You are on page 1of 29

Turismo e valorizao do lugar

Heliana Comin Vargas. Prof. Daniel Telles


Elton Jos da Silveira. Marino Lacay
Maro 2014

Idias centrais do trabalho da autora...


A homogeneizao dos mercados busca a manuteno das diferenas e a valorizao do lugar. Globalizao: definio e origens. (um novo processo?) Produtividade e desenvolvimento a partir das aes do poder local ( dentro de um contexto de globalizao) A cidade enquanto produto a ser oferecida ao investidor ou ao visitante. Para isso adotando os conceitos de city marketing e marketing do lugar. Competio entre cidades de mesmo porte ou mesma grandeza atravs dos atributos de lugar, sejam os naturais ou os produzidos pelo homem. O turismo como viabilizador do potencial do lugar ou da cidade (valorizao do lugar). Comentrios do texto

Globalizao...
Sociedade planetria unificada, com um futuro a longo prazo. Este cenrio conduz a necessidade de uma profunda reflexo sobre a criao de uma cultura mundial. Ser a globalizao capaz de congraar os povos mais diversos, unindo-os na mesma atividade criativa, conduzindo superao dos particularismos agressivos e das hostilidades manifestas ou latentes entre nacionalidades, etnias e raas? Ser ela responsvel pela eliminao da diversidade, das diferenas e das idiossincrasias destes mesmos povos pela perda da identidade local?

EM BUSCA DAS DIFERENAS...


Localizao geogrfica(clima, solo e facilidade de transporte) X talento(vocao) natural para determinadas atividades e atributos econmicos. (Vargas, 1992). O consumo como fator de diferenciao - O foco estava na posse e no uso de determinado produto, no conjunto do mercado e no no consumidor individual.

Elementos histricos e viabilizadores do consumo e da diferenciao do lugar...


Comeou a se delinear uma forte tendncia homogeneizao de gostos, hbitos, valores, crenas e territrios. A infraestrutura torna-se necessria para viabilizar essa ideia globalizadora dos mercados. A produo fordista americana contribui para a internacionalizao dos mercados. Sociedade super-industrial, onde se apresentariam grupos de todos os tipos hippies, homossexuais, vegetarianos, atletas e ambientalistas. (Tofler,1970)

Produo x Consumo x cio...

Segundo a autora, Toffler acreditava que o cio era bem vindo, desde que ocupado com atividades comercializveis, baseada em sofisticadas tecnologias.

Neste tipo de produo, alguns aspectos podem ser destacados:


Crescimento da importncia do setor tercirio na economia, com nfase no Turismo; Participao nos acontecimentos mundiais e recebimento imediato da informao e do conhecimento; Tendncia ao territrio nico. (Ver exemplos do artesanato vendido no nordeste)

Novas Formas de Gesto Urbana...cont.


Numa viso macroeconmica, resultante das transformaes dos padres e investimentos do setor industrial e das comunicaes que passaram, tambm, a ligar as cidades pequenas ao mercado mundial. A competio entre pases passa a ser complementada pela competio entre cidades. Governo estimulando a pr atividade da economia local por no conseguir mais suprir e esperado bem estar por si s. (Nientied,1993) Planos diretores que no conseguem num olhar mais abrangente suprir o papel de gerao de empregos, produtividade urbana e desenvolvimento econmico, se restringindo organizao do espao fsico para as diferentes atividades urbanas. Dificuldade de envolver pesquisadores, poder pblico e agncias financiadoras nestas novas linhas de pesquisa sobre produtividade urbana.

Marketing do Lugar...
Segundo Kotler (1995), marketing um processo social e gerencial pelo qual os indivduos obtm o que necessitam e desejam atravs da criao, oferta e troca de produtos entre si. O marketing no cria necessidades humanas as quais esto diretamente relacionadas satisfao bsica. Apenas desperta o desejo que se transformem em necessidade. O desejo um elemento inerente ao homem, ampliado e diferenciado pelas relaes sociais. Este desejo, por sua vez, transforma-se em demanda quando existe poder de compra.

"marketing da imagem" foi de Charles Revson, fundador da Revlon Cosmetics, autor da seguinte frase: Na nossa fbrica, ns fazemos batons; na nossa propaganda, ns vendemos esperana.

Analise textual

TURISMO E VALORIZAAO DO LUGAR HELIANA COMIM VARGAS

Globalizao e turismo

O problema da escala em Geografia... um problema epistemolgico no apenas metodolgico.... Escala como estratgia de apreenso da realidade (CASTRO, 2007, P 180)

Globalizao

Impe de um lado, um novo padro de cidades com dinmicas diferenciadas e ao mesmo tempo cidades que se assemelhavam nos mercados de trabalho e nas formas de crescimento s metrpoles mundiais, porm combinando essa polarizao do crescimento urbano com a periferizao. De outro, cidades mdias e pequenas cidades desconectadas do processo (MATTOS, 1999; BAUMAN, 2006).

Globalizaco e consumo

Pode-se dizer que o turista, por natureza um consumidor que participa num processo em que aparentemente o sujeito, mas participa em roles diferentes, ora excludo (inovao), ora includo (difuso). Mas como individuo, ele subordinado s lgicas estabelecidas pelo processo de acumulao que tem na homogeinizao dos padres de consumo uma poderosa alavanca do fortalecimento do capital a escala global.

Yzigi fala da globalizao....


Num mundo globalizado, a personalidade do lugar encerra mltiplas identidades, produto dos movimentos de migrantes, fluxos de objetos e informaes que, praticamente, puseram um ponto final a quase todas as comunidades isoladas da terra. Como se reencontrar neste cipoal que o mundo moderno tende nivelar? assim que o trabalho, por ser estrutural do cotidiano das pessoas, e por muitas vezes manifestar-se visivelmente no espao geogrfico, converte-se numa marcante forma de identidade. assim tambm que o prprio turismo, como prtica social e econmica, tambm identidade, dependendo da intensidade e forma como se organiza, no contexto em que est inserido.

CIDADES GLOBAIS E MARKETING DE CIDADES

A expresso global cities (Saskia Sassen, 1991 apud CONPANS, 1999), designa os pontos nodais dos fluxos financeiros a Partir dos quais se produz um controle global dos mercados financeiros secundrios e stios de produo dispersos, na medida em que o investimento estrangeiro direto ocorre hoje preferencialmente pelo mercado de aes e de ttulos. O lugar central ocupado pelas cidades de Nova York, Londres e Tquio nesta rede de fluxos econmicos global atribuda concentrao de importantes recursos e infraestruturas muito menos mveis do que se imagina

O NOVO PAPEL DAS CIDADES


(COMPANS, CASTELL, M. SANTOS, MOURA e SANCHEZ, CRUZ, ROLNIK)

CIRCUITOS ECONOMIA DE FLUXOS E ECONOMIAS DE REDES. CIDADE COMO UM PONTO NA REDE! A CIDADE SURGE DO PRINCIPIO DA IGUALDADE DAS DIFERENAS (DEFENDIDO PELA AUTORA) (POLIS) POREM VAI PERDENDO ESSA SUA CARATERISTICA (ROLNIK ,2000, P.182) CONCEITOS COMO diviso social do trabalho, especializao produtiva, taxa de lucro s tem sentido discutidos dentro desse contexto da relao capital trabalho que do sentido a cidade moderna. PARA ESTUDAR LUGARES PRODUZIDOS PELO TURISMO DEVEM SER CONSIDERADOS OS SEGUINTES PRESUPOSTOS (CRUZ,2007 p.30-34)

City marketing (Fernanda Snchez, R. Moura, vrios artigos)

H uma relao estratgica entre cidade e informao (ou a imagem que se produz, a marca que se quer vender) Cidade e informao: o papel organizador do "city marketing".

Cidade e informao: o papel organizador do "city marketing".

City marketing (Fernanda Snchez, R. Moura, vrios artigos)

Outra forma o ranking (ou rankeamento para medir a competitividade entre cidades...) Ver tabela do Brasil. (Revista Exame, vrios anos).

LUGAR
(CASTROGIOVANI, 2007)

O conceito de lugar busca incorporar sua dimenso subjetiva, mas acrescenta seu potencial poltico, numa abordagem terica e pedaggica que indica a possibilidade dos lugares assumirem-se como territrios. O lugar o espao onde o particular, o histrico, o cultural e a identidade permanecem presentes. no lugar que a globalizao acontece, pois, cada vez mais ele participa das redes e deixa de explicar-se por si mesmo.

LUGAR cont.

Alguns lugares se destacam economicamente por seus objetos e pelas aes que neles se realizam. Este o olhar sobre o lugar, como produtividade e rentabilidade oferecidas ao capital. Essa relao local-global traz, em suas contradies prprias, a possibilidade tanto de os lugares se tornarem refns dos interesses hegemnicos quanto de se contraporem a eles, o que organiza e fortalece a idia de poltica (relaes de poder). Segundo Castrogiovani, O lugar turstico pode ser visto como um tapete, em que as formas, que as tramas comunicam se fazem, no apenas estereotipadas pelo mercado, mas, pela compreenso do turismo, numa dimenso inserida na complexidade da vida, por todos os sujeitos, envolvidos num constante planejamento. Segundo o autor, importante procurarmos exercer a humildade de sermos apenas um tapete, com a harmonia das partes na formao do todo.

LUGAR final

A globalizao e a chamada psmodernidade, to refletidas e questionadas, parecem encaminhar para certos esteretipos de tapete, incentivando a valorizao de determinadas tramas. Mas, a autonomia e a autoria dos sujeitos, envolvidos na oferta e na demanda por tapetes devem ser respeitadas, por mais diversas que possam ser, pois vivemos num mundo formado por diferentes culturas (CASTROGIOVANI, 2007).

Turismo e Valorizao do Lugar...


Toda a cidade tem que ter uma base econmica para se viabilizar. Conforme salienta Harvey (1989), alguns tipos bsicos de estratgias podem ser apontados para vencer a competio interurbana ou apenas dinamizar a sua economia: disputa por funes de comando e de controle no campo das finanas, informaes e governo; atrao de consumidores atravs das inovaes culturais, grandes equipamentos comerciais e de lazer, novos estilo de arquitetura e "urban design", a explorao de vantagens particulares para a produo de bens e servios, De qualquer forma, para todas as situaes mencionadas necessrio, no entanto, reforar o prazer de consumir este novo produto.

Concluso...

A "indstria turstica" que a primeira no mundo, no que concerne gerao de recursos financeiros e empregos, depende, fortemente, de uma gesto sustentvel do patrimnio natural e cultura.. Este o momento de o poder local abandonar sua posio de gerenciador de cidades, caracterstico dos anos 60 e assumir posturas de empreendedor, visando a promoo do desenvolvimento econmico. (Harvey,1989) O PODER PBLICO DEVE ATENTAR PARA: - PARCERIAS ENTRE O PBLICO EO PRIVADO - PRESERVAO - EDUCAO - ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE LOCAL - QUALIFICAO DE MO DE OBRA. ENVOLVIMENTO - ATIVIDADES SUSTENTVEIS PARA QUE -- "no se mate a galinha dos ovos de ouro " Os objetivos fundamentais so os de: melhoria de qualidade de vida urbana da populao residente.

Jean-Franois Richard...
Para a psicologia cognitiva, a cognio entendida como um processo disparado por uma situao, compreendida pelos mecanismos perceptivos do crebro. Tal situao uma perturbao interna[1] ao indivduo, possivelmente fruto de uma ressonncia causada por algum fator externo. A viso do gestor se contrapondo viso do turista, no que se refere avaliao, pois, em Richard vemos que o conhecimento, as representaes e o raciocnio so distintos. O gestor como forma de city marketing ou marketing do lugar, tenta construir ou estimular representaes standard no turista, que por sua vez tende a uma leitura cada vez mais formatada do lugar. Quando construmos a representao de uma nova situao e a armazenamos na nossa memria, estamos construindo conhecimentos. Quando, no entanto, essa representao fruto de um problema

Significado e valor do Lugar...


A autora posiciona no artigo LUGAR como algo com latitude e longitude, levando em conta aspectos econmicos e relacionais(regio ou vizinhana) para desenvolver suas ideias. Embora faa meno aos aspectos sociais que so importantes para o que ela desenvolva como City Marketing e marketing da cidade. LUGAR uma forma ambiental criada, impregnada de significado simblico para seus usurios (CASTELLO, 2007), viso de um urbanista. Carl von Linn: tido como um dos precursores do uso da idia de hierarquia de espao, onde a geobotnica analisa da regio ao distrito, e a ecologia segue com a ideia de zona-bitipo. Adjetivao do vocbulo regio para melhor cercar sua compreenso: regio natural, histrica, econmica, administrativa e assim por diante. Dito de outra forma, o reconhecimento de que a superfcie da terra composta de diferentes sistemas e subsisternas. Com Karl Ritter(1770-1859) se reconhece a introduo da histria e da identidade no espao, ou seja, a regio passa a ser entendida como uma realidade objetiva. O francs Paul Vidal de La Blache(1922: 6 sqq), talvez o primeiro a usar a expresso personalidade da regio, Ele reconhece contornos dados pelo clima, solo e vegetao, mas destaca as combinaes possveis que acabam conferindo sua personalidade. Em Princpios de geografia humana, destaca o papel fundamental da fisionomia da vegetao corno trao mais expressivo de uma regio, a ponto de marear nossa memria. No seria a lembrana de coqueiros, araucrias ou seringueiras em particular, mas o conjunto percebido como ondulaes, silhuetas, cores etc... (YZIGI, Ed. Contexto, 2002, pgs. 2949)

O lugar segundo Rappoport(1972)


Assim, numa perspectiva voluntria e a par do papel da natureza, a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo ressurgem como possveis formas de reverso ao est ficando tudo com a mesma cara. Com a ressalva de fugirem da fetichizao, de no serem meras carcaas, para se configurarem como estilos de vida. Uma viso sobre a cidade e os efeitos da globalizao sobre a mesma. Porm, segundo Vargas, esses elementos podem tambm serem utilizados como estandardizadores do lugar, a favor da padronizao globalizante.

PARA ESTUDAR LUGARES NO TURISMO (PROPOSTA DE CRUZ ,2007 p.30-34)


1.

2.

3.

4.

5.

O turismo organizado e macio coloca os lugares no circuito das mercadorias, pois os toma como mercadorias (CASTRO, A. 2001) TURISTA COMO PRINCIPAL ELO DA CADEIA - So inmeros os fluxos capazes de conectar os lugares tursticos, mas um deles imprescindvel existncia da rede: o fluxo de turistas, considerando-se que, sem estes, no h turismo. No h turismo sem turistas... Redes de lugares tursticos pressupem a existncia de redes de natureza oposta e complementar, quais sejam, as redes de lugares emissores de turistas; Redes de lugares tursticos, tal como o prprio de qualquer rede no sentido amplo, no tem contiguidade territorial como o pressuposto (os turistas); Lugares tursticos so pontos em uma rede; como em qualquer rede, pontos podem desempenhar papis hierarquicamente diferentes (divergncia central com a autora!)...portanto, globalizao no homogeiniza lugares, homogeiniza consumos!

OBRIGADO! ELTON MARINO

You might also like