You are on page 1of 18

1

RELATO DE UM CERTO ORIENTE: ONDE NARRAR VIVER LOUREIRO JUNIOR, Joo Pereira. Universidade Federal do Par Junior.loureiro.17@hotmail.com

RESUMO Ao longo da trajetria humana, diversas reas da cincia sempre questionaram a indissocivel relao entre o Homem e a Memria. Dos mais variados estudos cientficos sobre essa questo, a maioria nunca satisfez por completo a curiosidade humana, apresentando respostas ora cientificas demais, ora filosficas ao extremo. No caminho inverso ao traado pelo senso comum, a Literatura foi ao encontro desta incgnita, mas no no af de dissec-la, seno apenas compreender essa inerncia Homem/Memria no que diz respeito a formao de identidades. Em outras palavras, a Literatura, como cincia, tentou decifrar os possveis caminhos que constroem a identidade cultural do homem pelo vis da memria, tendo como principal foco a tradio da oralidade na formao de vozes narrativas da histria humana. se aventurando s entranhas ficcionais de Relato de um certo oriente de Milton Hatoum que o presente trabalho pretende traar um painel humano dos personagens-narradores que povoam a Amaznia, tendo como foco de estudo a reconstruo da memria a partir das vozes que transformam meros narradores convencionais em Homens-narrativas que, segundo Todorov, do vida s inmeras vozes condenadas a narrar a prpria solido. Palavras-chaves: Narradores; Memria;Oralidade 1. INTRODUO

No clebre poema Retrato de Ceclia Meireles um velho dilema humano ganha, nos versos finais, a eternidade angustiante de uma pergunta: Em que espelho ficou perdido a minha face? Questiona-se o eu potico como se a pergunta fosse to-somente um artifcio metafrico para justificar nossas incertezas. A esse dilema, to comum a literatura e todas as suas vertentes, no caberiam respostas fechadas, apenas breves contestaes que se dissipariam no tempo e no espao, no fosse a imortalidade dessa matria que d vida ao homem chamada Memria. nica fonte de recordao e de transmisso de conhecimento de pessoa para pessoa e de gerao para gerao segundo Aristteles, a memria abarca em seu

imenso caudal de significaes, inmeras possibilidades que tentam justificar a condio humana. Logo, pergunta do eu potico Meireliano, uma possvel - e licenciosamente justificvel resposta seria dizer que a memria o nico espelho em que se perdem nossas faces, e quando j no as encontramos como outrora - fartas de juventude - porque necessrio desembaar esse espelho quase que cotidianamente, e isso s possvel atravs da memria e sua infinita capacidade de refletir nossas vivencias nesse imenso espelho chamado vida. E assim como o eu potico de Ceclia Meirelles, inmeros personagens do mundo romanesco do escritor amazonense Milton Hatoum tentam se mover, ainda que aprisionados a suas dvidas, neste cenrio de espelhos e memrias de um olhar que se volta para o passado. Estagnados e absortos naquilo que j foi vivido, esses personagens forjados pra recriar suas vivencias atravs da memria, se espalham em toda a obra Hatoumniana (de Relato de um Certo Oriente rfos do Eldorado). So homens e mulheres que transformam a melancolia do tempo presente em algo palpvel, visto pelas lentes da memria, esse antes j experimentado pelo homem, segundo palavras de Regina Zilberman em artigo sobre Memria, Escrita e Oralidade.(Setembro, 2006) Atravs de variados estudos sobre memria, oralidade e os componentes que lhe so peculiares, apresentaremos adiante, como aporte terico/literrio para anlise a que se prope o titulo deste artigo, o ensaio de Tzvetan Todorov sobre os Homens-narrativas que povoam os contos dAs mil e uma noites, e como estes mesmos homens com faces distintas - esto presentes na Amaznia de Milton Hatoum, mais especificamente, como eles tambm povoam o romance de estreia do escritor amazonense e fazem de suas vozes um coro memorialstico de histrias e dramas to universais quanto os contos rabes. Em 1989, Milton Hatoum lanou Relato de um Certo Oriente, narrativa transgressora no por sua originalidade, posto que a estrutura do relato remonta s tradies orientais do j citado As mil e uma noites mas do ponto de vista do contexto literrio nacional, que at ento buscava reafirmar sua identidade ps-ditadura em meio a fragmentao proporcionada pela ps-modernidade. Com dramas centrados na famlia e tendo como pano de fundo no mais a exuberncia da Amaznia naturalista, mas um mundo fragmentado por uma diversidade cultural em meio a um cenrio to verde quanto urbano, Milton Hatoum cria, a partir de seu relato um coro de personagens que, movidos pela memria, fragmentada como suas vidas, resgatam o passado e de forma mais implcita - o carter oral das narrativas - em meio aos destroos de um presente forjado pela solido.

A narrativa como anuncia o prprio ttulo - o relato de uma narradora que busca atravs da memria sua e de outros personagens que ao longo do relato, alternaro histrias reerguer os escombros do passado de sua famlia tentando decifrar a si prpria, no emaranhado de angustias, vivencias e tristezas por qual passou sua estirpe. Ao fincar sua escrita nessa Amaznia de homens perdidos em conflitos psicolgicos, mais do que os conflitos sociais do romance regionalista, Milton Hatoum desconstri aos olhos dos que questionam o regionalismo literrio de forma pejorativa - a imagem extica da literatura produzida na Amaznia, onde os dramas sempre foram vistos pela critica literria brasileira como meros determinismos da natureza. Como bem explica Srgio Afonso Alves no artigo Milton Hatoum e Haroldo Maranho: questes de Literatura da Amaznia:
Mais recentemente, podemos dizer que a literatura da e sobre a Amaznia est mais voltada para temas e assuntos que problematizam a regio no contexto mais amplo da histria e da cultura latino-americana, sem necessariamente descrever o mundo verde da floresta (...)

E essa caracterstica j est presente de forma contundente desde os romances do ciclo do extremo-norte de Dalcdio Jurandir1, em que o drama universal ganha fora nos indivduos e no naquilo que cerca o mesmo: a natureza. Ao longo do trabalho outros aspectos, alm dos j citados aqui, sero delineados de forma a cumprir com os objetivos dessa pesquisa que tem como foco principal, analisar Relato de um certo Oriente de acordo com aspectos do enfoque literrio proposto por Todorov em Potica da Prosa na qual a multiplicao dos narradores em uma narrativa acentua um coro de vozes que se revezam e fazem ecoar outros relatos - fortemente ancorados na tradio oral - travestidos agora em vozes amaznicas e, portanto, universais.

2. O SILENCIO DO NARRADOR

Antes que a escrita se multiplicasse mundo afora como a grande inveno que revolucionaria o mundo como de fato revolucionou a forma por excelncia pela qual se transmitia a histria humana se resumia oralidade. Ferramenta inconteste na manuteno de valores do mundo de outrora, ela estava presente no cotidiano dos povos antigos desde a construo de um simples objeto de uso corriqueiro transmisso de valores culturais atravs
1

Extremo-Norte: Ciclo romanesco do Escritor Dalcdio Jurandir que compreende dez romances (escritos entre 1939 e 1978) que retratam um vasto e universal mundo amaznico sob a tica do personagem Alfredo.

do simples ato de contar, de narrar, de relatar histrias que em outras palavras, sempre produziu a faculdade humana mais fascinante que possui o homem: a memria e sua natureza eminentemente voltada ao olhar pretrito, portanto experincia daquilo que j foi vivido, experimentado em algum lugar de um eu que hoje j se modificou. de acordo com este trip Experincia-Memria-Oralidade (Setembro, 2006) que Regina Zilberman aborda em Memria: entre Oralidade e Escrita, questes interessantes que dizem respeito a relao da Memria, sob a tica da oralidade e da escrita , ressaltando como a histria humana se molda de acordo com a forma com que se mantm seus valores culturais. A dicotomia Oralidade-Escrita evidencia-se de forma bastante contundente em um ensaio de Walter Benjamin intitulado O narrador no qual o estudioso alemo enfatiza, entre outras abordagens, o papel da narrativa enquanto responsvel pela preservao da memria, bem como a sua preocupao com o apagamento da memria (Zilberman, 2006) como consequncia de que a arte de narrar est em processo de extino. Publicado em 1936, o ensaio discorria sobre a obra do russo Nicolai Leskov, mas era bem mais que isso: tratava-se de um estudo sobre o papel da memria na construo da narrativa (Zilberman, 2006) e de como, naquele perodo entre a primeira e a segunda guerra mundial, o homem havia perdido a capacidade de narrar como se estivssemos privados de uma faculdade que nos parecia segura e inalienvel: a faculdade de intercambiar experincias (BENJAMIN, p. 198. 1994). As mesmas experincias que forjaram o carter oral dos povos-narradores do mundo antigo, com poetas e trovadores que cantavam e contavam as faanhas de seus antepassados, simbolizavam atravs do ato de narrar, a formao da identidade do homem como evidencia primordial de suas experincias s geraes futuras. Essas experincias reflexos da memria personificavam-se na figura do narrador, o ser que dava vida ao reino narrativo da histria humana. Sobre a experincia e a questo da escrita e da oralidade, Walter Benjamin ainda destaca que:
A experincia que passa de pessoa a pessoa a fonte a que recorreram todos os narradores. E entre as narrativas escritas, as melhores so as que menos se distinguem das histrias orais contadas pelos inmeros narradores annimos. (1994. p. 198)

Ao observar a escrita com os olhos de quem ainda acredita na fora motriz da oralidade, o estudioso ressalta as influencias do ato narrativo sobre o amadurecimento da escrita (em especial o romance) como expresso da modernidade. Enquanto refora essa utilidade e essencialidade do narrador, Benjamin destaca a individualidade quase suicida do ato da escrita, pois segundo Zilberman:

A modernidade se caracteriza pelo rompimento da unidade primitiva, nostalgicamente recuperada por Benjamin. igualmente o tempo da escrita individual e do isolamento do leitor, apontandopara a dissociao, irrecupervel, entre a dico e a redao, que o pensador diagnostica e lamenta. (2006. p.122)

Esse lamento Benjaminiano ganha fora definitivamente quando ele afirma que a sabedoria como conselho tecido na substancia da existncia (...) est em extino . Portanto, todos os partcipes do trip Experincia-Memria-Oralidade sucumbiram ao silencio de um iminente narrador por excelncia do sculo XX, o herdeiro das experincias de guerra que o levaram de volta pra casa, que so os combatentes [que] voltavam mudos do campo de batalha e no mais ricos, e sim pobres em experincia comunicvel (Benjamin Apud Zilberman, 2006). Esse carter taciturno do homem moderno preso a esse breve sculo XX, somado proliferao da informao e a consolidao da escrita atravs do romance, do o tom nostlgico do olhar de Walter Benjamin oralidade e a memria, e consequentemente aos narradores que outrora, multiplicados em vozes carregadas de experincias, relatavam um mundo que ironicamente hoje pode ser lido (e raramente ouvido) na profuso capitalista de diversas edies dAs mil e uma noites.

3. AS MIL E UMA NOITES: ONDE NARRAR VIVER

O rei da Prsia trado pela esposa mandou mat-la e a partir de ento decidiu passar cada noite com uma mulher diferente, que na manh seguinte era morta. Quando chegou a vez de Sherazade, ela comeou a narrar uma histria que despertou o interesse do rei em ouvir a continuao da histria na noite seguinte e assim ela escapou da morte e, para continuar vivendo, contou em mil e uma noites inmeras histrias que se tornaram to famosas quanto a forma com que ouvimos cada narrao que nos leva a outra num mergulho visceral ao interior de um mundo narrativo que exemplifica magistralmente a tradio oral dos narradores orientais e divide o mundo entre um antes e um depois dAs mil e uma noites. Assim como bebeu na fonte das obras clssicas de Shakespeare, Homero, Dante entre outros, o mundo ocidental fez de As mil e uma noites um modelo que perdura e se perpetua at os dias de hoje, como acontece em algumas estruturas narrativas de obras da literatura ocidental (O lobo da estepe de Hermann Hesse, O morro dos ventos uivantes de Emile Bront, entre outras2.). Isso mostra a fora inominvel daquelas noites rabes que se eternizaram no imaginrio do mundo atravs da voz coletiva que se alterna, num mundo
2

As obras citadas tem em comum com As mil e uma noites um aspecto da narrativa chamado de Encaixe. Mais adiante, quando for tratar dos Homens-Narrativas, o artigo reforar o conceito.

regido pela fora da narrativa oral que multiplica as experincias e, retomando alguns pontos importantes de O narrador de Walter Benjamin, imprime na(s) narrativa(s) [posteriores] a marca do narrador, como a mo do oleiro na argila do vaso. (1994. p. 205, grifo meu). Essa marca contraria a possibilidade do apagamento da memria, pois ao oralizar as narrativas, todo narrador mantm vivo o passado e isso permite que tenhamos uma identidade pessoal: ela [a memria] que faz a ligao entre toda a sucesso de eus que existiram desde nossa concepo at o momento presente (Tadi apud Zilberman) Sobre essas relaes entre narrador, oralidade e memria, Tvetan Todorov - em Os Homens-narrativas - destaca de forma pontual a fora que move As mil e uma noites. Para o estudioso blgaro, o contar equivale a viver(Todorov, 2003. p. 105) e a prova mais cabal disso a prpria Sherazade que s vive na medida em que possa continuar a contar(Idem, 2003. p. 105)suas histrias que escondem em si outras histrias que habitam a urgncia do ato narrativo que a mantm viva durante tantas noites. Essa observao que relaciona vida e o ato narrativo encontra eco nas ideias de Walter benjamim acerca do silencio do narrador e sua iminente morte. Zilberman destaca o olhar do estudioso alemo da seguinte forma:

As pessoas contam o que experimentaram, o que se aloja em sua memria. Quando querem esquecer experincias negativas, ficam sem ter o que contar. O narrar, por sua vez, supe a presena de ouvintes, e estes no so indivduos isolados, mas o grupo: a narrao s tem sentido se dirigida ao coletivo. Pela mesma razo, depende da oralidade. (2006. p.119)

E se no temos narradores, tampouco teremos os ouvintes e logo perderemos a capacidade de oralizar as experincias. Silencioso, o homem promove a morte da arte de narrar, to bem simbolizada por Todorov quando afirma que a narrativa equivale vida, a ausncia de narrativa morte. Para ilustrar essa relao viver/narrar como a matria que move Sherazade e suas mil e uma noites de narraes que a mantm viva, Todorov apresenta outro exemplo outra narrativa de As mil e uma noites - que justifica suas proposies. Trata-se do conto O pescador e o Djim onde:

O mdico Duban ao ser ameaado de morte, pede ao rei a permisso de contar a histria do crocodilo; no a obtm e perece. Mas Duban vinga-se pelo mesmo meio e a imagem dessa vingana uma das mais belas das Mil e Uma Noites: oferece ao rei impiedoso um livro que este deve ler enquanto cortam a cabea de Duban. O carrasco faz seu trabalho; a cabea de Duban diz: rei, podes compulsar o livro. O rei abriu o livro. Encontrou as pginas coladas umas s outras. Colocou o dedo na boca, umedeceu-o de saliva e virou a primeira pgina. Depois virou a

segunda e as seguintes. Continuou a agir do mesmo modo, abrindo as pginas com dificuldade, at chegar stima folha. Olhou a pgina e no viu nada escrito: mdico, disse ele, no vejo nada escrito nesta folha. Vira mais pginas, respondeu a cabea. Abriu outras pginas e continuou no encontrando nada. Transcorrido um curto espao de tempo a droga penetrou nele: o livro estava impregnado de veneno. Deu ento um passo, as pernas vacilaram e ele se inclinou para o cho... (TODOROV, 2003. p. 106)

A pgina em branco est envenenada. O livro que no conta nenhum relato mata. A ausncia de narrativa significa morte. (2003, p. 106) conclui Todorov, apresentando em seguida outros exemplos de narrativas que reafirmam o quo fundamental o ato narrativo para a continuidade da prpria narrativa e da vida. Destacando essa constante relao, Todorov dialoga com o ensaio de Benjamim, e reitera os pontos fundamentais que movem as narrativas que vo da prpria experincia enquanto ferramenta primordial para o ato narrativo construdo atravs da oralidade e sua potencialidade como mantenedor da memria seja ela coletiva ou individual. E todas essas peculiaridades da arte de narrar se fazem fundamentais nAs mil e uma noites porque elas acentuam a fora da narrativa oral em detrimento ao silencio que provoca morte ou o vazio ps-guerra do qual Walter Benjamim critica duramente como principais fatores que o fazem adotar o tom alarmante de que a arte de narrar est em vias de extino. A mesma arte que nos contos rabes abundante, pois de acordo com as proposies de Todorov, As mil e uma noites o maior exemplo do que ele chama de narrativa-vida, porque alm de ser uma eterna influencia para o porvir literrio do mundo ocidental, mantm-se firme tradio oral dos narradores orientais, continua universal por ser atemporal s transformaes estruturais que o mundo narrativo sofreu ao longo da historia e representa acima de tudo a sobrevivncia da memria atravs das vozes que ecoam em meio a esse silencio perturbador que se anuncia toda vez que um homem decide se calar.

4. NO REINO DOS HOMENS-NARRATIVAS

Um narrador interrompe sua histria dando lugar uma segunda narrativa, e o narrador desta, por sua vez, d voz a um outro narrador, at que numa espcie de mergulho as profundidades de uma narrativa vamos desentranhando histrias, lembranas, memrias que esto espalhadas entre as vozes que do vida a uma categoria narrativa bastante comum na histria literria e que possui razes fincadas nas narrativas-vidas dos contos de As mil e uma noites. A esse procedimento narrativo d-se o nome de Engaste (Todorov, p. 100) e sobre esse tipo de estrutura que Tzvetan Todorov volta seu olhar para nos situar no que ele

mesmo d o nome de Reino dos Homens-Narrativas, que seriam essas narrativas onde o surgimento de um novo personagem [ou narrador] acarreta inevitavelmente a interrupo da histria precedente para que uma nova histria (...) nos seja contada. (Todorov, p. 100, Grifo Meu) Narrativa forjada por Engastes, As mil e uma noites continua sendo a base para os estudos sobre essa peculiaridade estrutural que tambm ganha representantes em outras obras, mas que aqui, sero omitidas, posto que os contos rabes representam de maneira sublime e satisfatria os objetivos deste trabalho. Para que possamos conhecer melhor as funes e objetivos deste aspecto narrativo importante tecer algumas consideraes sobre conceitos e nomenclaturas acerca do tema abordado. comum o termo Engaste (do francs Enchassement) aparecer em estudos relacionados ao tema com a nomenclatura de Encaixe, por isso importante destacar que ambas tem significaes semelhantes, pois engastar tem um significado prximo de encaixar uma coisa na outra embutir, portanto, temos entre os dois termos a mesma ideia de encaixe que se estende s narrativas onde uma histria se encaixa em outra e assim sucessivamente, como uma espcie de boneca russa, que traz dentro de si uma outra, que traz dentro de si outra, etc. (TELAROLLI, 2007). a partir da nomenclatura3 que chegamos a uma definio mais restrita do engaste como procedimento narrativo. Segundo Carlos Ceia no seu dicionrio de termos literrios, o Encaixe um:
(...) processo de interligao de sequncias narrativas: uma dada sequncia entalhada numa outra e a sua importncia diegtica normalmente determinada pela importncia que o narrador atribui aos factos revelados no texto encaixado perante a fora do texto que permite o encaixe. O processo, que se traduz para ingls pelo nome embedding (traduo directa do francs enclave), deve ser avaliado de acordo com a funo do texto encaixado e a forma como influencia ou no o texto encaixador. (CARLOS CEIA)

a partir desse procedimento aplicado s narrativas de As mil e uma noites que Todorov nos apresenta aspectos narratolgicos sobre a funo destes homens-narrativas que afetam profundamente a estrutura da narrativa por possurem um carter argumentativo dentro daquilo que est sendo narrado. So estes personagens dotados de um relativo poder de ao atravs da memria, que do ao drama narrado as caractersticas de uma oralidade que se perde pela escrita solitria. Retomando novamente alguns pontos relevantes de O narrador de Walter Benjamin, destacamos que ao declarar a falncia do narrador ante o poder da escrita, ele quer acentuar a presena do narrador como fundamental no processo do contar histrias,pois sem ele, as narrativas ganham um tom de impessoalidade e solido, que
3

Para este trabalho optamos por utilizar os dois termos: Engaste e Encaixe.

contraria a exposio coletiva e mltipla da oralidade, enfraquecendo o poder genuno da memria como ferramenta fundamentalmente humana. O que Walter Benjamim focaliza em suas anlises sobre a dicotomia OralidadeEscrita no o expurgo de um em detrimento ao outro, mas uma espcie de sincronia das formas de linguagem, onde um no ofusque as particularidades do outro. Para que essa relao possa ser vista de um ngulo mais esclarecedor, Paul Zumthor prope em Introduo poesia oral uma tipologia da oralidade onde possvel encaixar no apenas os estudos de Walter Benjamin como a prpria ideia dos Homens-narrativas de Todorov, posto que seus estudos dialogam no que diz respeito a estrutura narrativa. Segundo essa tipologia, existemt rs estgios de oralidade: a oralidade primria onde no h um contato com a escrita, seguida a essa temos a:

(...) oralidade coexistente com a escrita e que, segundo esta coexistncia, pode funcionar de dois modos: seja como oralidade mista, quando a influncia da escrita a continua externa, parcial ou retardada (como atualmente nas massas analfabetas do terceiro mundo); seja como oralidade segunda, que se (re)compe a partir da escrita e no interior de um meio em que esta predomina sobre os valores da voz na prtica e no imaginrio; invertendo o ponto de vista, diramos que a oralidade mista procede da existncia de uma cultura escrita (no sentido de possuindo uma escrita); a oralidade segunda, de uma cultura letrada (na qual toda expresso marcada pela presena da escrita). A terceira modalidade corresponde a uma oralidade mecanicamente mediatizada, logo diferenciada no tempo e/ou no espao (ZUMTHOR, 1997. p.

18) Em conformidade a essa classificao, poderamos licenciosamente- conjecturar que tanto o pensador alemo quanto Todorov aplicariam seus apontamentos de acordo com essa oralidade mista onde o oral coexiste com o escrito sem que um corrompa a essncia do outro. Tanto o narrador como condio primeira da manuteno da memria, quanto os homens-narrativas que detm o poder argumentativo da narrativa a fala - tem o poder de dar oralidade o carter genuno que forjou a memria humana. Sobre os Homens-narrativas enquanto objeto terico dos estudos de Todorov, seria interessante apresentar sua relao com a lingustica e de como, compreendendo essa relao, possvel observar os meandros desse procedimento literrio. Todorov faz uso de uma estrutura da lngua alem para nos apresentar seus argumentos. Segundo ele a sintaxe alem permite encaixes muito mais eloquentes ( p. 101). Observemos a frase:
Derjenige, der den Mann, der denPfahl, der auf der Brcke, der aufdem Weg, der nachWormsfhrt, liegt, steht, umgeworfenhai,anzeigt, bekommteine Belohnung. (Aquele queindicaa pessoa que derrubou a placa erguida sobre a ponte que se encontra no caminho que leva a Worms receber uma recompensa.)(TODOROV, 2003. p. 101)

10

A frase se constri atravs de oraes que na medida em que surgem pedem uma orao subordinada, de forma a repetir-se at que uma interrupo nos leve de volta a ideia principal da frase. Segundo Todorov, o encaixe narrativo tambm se d dessa forma s que a subordinao dentro do olhar narratolgico uma nova narrao que surge tendo como sujeito da orao (da narrativa) o substantivo (o personagem) que faz de sua histria um relato subordinado ao anterior. A narrativa com engastes tem exatamente a mesma estrutura, sendo que a funo de substantivo desempenhada pelo personagem: cada novo personagem acarreta uma nova histria. (p. 102) assim Todorov define essa relao. Aps apresentar os encaixes de um ponto de vista mais pragmtico, Todorov direciona seu olhar sobre a presena dos engastes na estrutura dAs mil e uma noites, assim, evidencia o quo vertiginoso esse procedimento narrativo. Basta observar a estruturas abaixo e compar-las:

Observem que um elemento (Substantivo/Personagem) pede o seguinte de forma que vamos mergulhando ao interior do texto, (Frase/Narrativa) j devidamente presos aos encaixes propostos pelo construtor do mesmo. Para concluir esse mergulho ao reino dos Homens-narrativas reiteramos um questionamento de Todorov sobre a significao interna do encaixe e porque todos estes meios encontram-se reunidos para lhe dar importncia?. O prprio estudioso responde nos afirmando que:

A estrutura da narrativa nos fornece a resposta:o encaixe uma explicitao da propriedade mais profunda de toda narrativa. Pois a narrativa encaixante a narrativa de uma narrativa. Contando a histria de uma outra narrativa, a primeira atinge seu

11

tema essencial e, ao mesmo tempo, se reflete nessa imagem de si mesma; a narrativa encaixada ao mesmo tempo a imagem dessa grande narrativa abstrata da qual todas as outras so apenas partes nfimas, e tambm da narrativa encaixante, que a precede diretamente. Ser a narrativa de uma narrativa o destino de toda narrativa que se realiza atravs do encaixe. (TODOROV, 2003. p. 104)

E essa constatao de Todorov acerca desse fado narrativo serve no apenas como reafirmao da importncia de determinada estrutura a narrativa de encaixes na formao identitria de uma obra, nem como uma mera justificativa para a relevncia milenar dos contos de As mil e uma noite, - afinal estes j so parte inexorvel do cnone literrio mundial mas como um importante olhar que visa acima de tudo analisar como a literatura psmoderna se situa neste Reino de homens-narrativas que multiplicados atravs das heranas literrias, do vozes memria e a um tempo que sobrevive em meio as runas do vivido. A seguir, analisaremos todas essas proposies e apontamentos tericos at aqui enumerados, tendo como objeto de analise o j citado Relato de um Certo Oriente do Escritor Milton Hatoum, com sua polifonia narrativa (PERDIGO, p.4) to semelhante a de As mil e uma noites e a teoria das estruturas narrativas de Todorov, bem como os aspectos relativos memria e oralidade apontados por Walter Benjamin como elementos formadores de uma Amaznia povoada por narradores que do voz ao palpvel barulho que vem das lembranas.

5. OS RELATOS DE UM MUNDO AMAZNICO

Como naquela famosa cena em que Alice, antes de cair no Pas das maravilhas se v mergulhando em um poo onde ela apalpa vrios objetos sem poder compreender o que se passa, o leitor que se aventura atravs das pginas de Relato de um Certo Oriente tambm, suspenso meio ao mergulho visceral de um mundo de relatos, observa meio atnito o maravilhoso objeto que se multiplica nesse poo: A memria. Quando nos damos conta uma narradora (aquela que ouve e repassa o relato) dispara: Numa das cartas que me enviaste, escreveste algo assim: A vida comea necessariamente com a memria e eis que j estamos devidamente tragados para o mundo de lembranas e dor que a narrativa hipntica do escritor amazonense nos leva, como se fossemos e somos de fato - to-somente ouvintes de um mundo reerguido pela palavra narrada, sentida e vivenciada. As vozes da memria de um mundo amaznico, to bem delineado pelo olhar-testemunha do escritor, esto aptas a despertar um passado longnquo que uma vez vivido, no pode ser esquecido muito menos ignorado por quem, assim como a pequena Alice, encontrou o fim poo e adentrou nesse vasto pas das maravilhas.

12

Apresentados ao mundo do Relato preciso refletir sobre o papel da memria como o ponto de partida para a vida. A experincia do viver/contar de Walter Benjamin, ganha em Hatoum os contornos mltiplos das vozes que ajudam na confeco narrativa to retalhada quanto a vida dos que sobreviveram a ela como homens, agora personagens-narradores. Como foi citado no comeo deste artigo, o verdadeiro espelho em que se perde a face de nosso passado, surge aqui, metamorfoseado nas parcas lembranas de uma narradora, nunca nomeada mas que de certo modo ganha a face de uma Sherazade que volta a sua terra natal, ao espao de sua infncia, cidade imaginria, fundada numa manh de 1954... (Hatoum, p.12) atravs de sua nsia em conhecer sua vida nunca poca anterior e a partir de um doloroso mergulho s entranhas de um mundo perdido ela vai reconstruir ou pelo menos tentar o passado, ouvindo as vozes que ao final da obra, sero reunidos na forma deste relato enviado ao seu irmo na Espanha. Essa inteno organizacional da obra s nos revelada quase no epilogo do romance quando a narradora diz:

[...]Gravei vrias fitas, enchi de anotaes uma dezena de cadernos, mas fui incapaz de ordenar coisa com coisa. Confesso que as tentativas foram inmeras e todas exaustivas, mas ao final de cada passagem, de cada depoimento, tudo se embaralhava em desconexas constelaes de episdios, rumores de todos os cantos, fatos medocres, datas e dados em abundncia. Quando conseguia organizar os episdios em desordem ou encadear vozes, ento surgia uma lacuna onde habitavam o esquecimento e a hesitao: um espao morto que minava a sequncia de ideias. (HATOUM, 2005: 165).

Essa tentativa de encadear vozes que faz a narradora apenas confirma o carter oral que possui a obra e sua clara influencia oriental. O prprio Milton Hatoum afirma que do ponto de vista estrutural pensou muito na estrutura das Mil e Uma Noites (PERDIGO, P. 4) e isso fica evidente na medida em que adentramos os encaixes narrativos da obra, onde a linha narrativa se aprofunda de tal forma que, s vezes assim como acontecia com As mil e uma noites nos perdemos nesse labirinto proposto por Hatoum. Essa influencia se confirma quando analisamos o que nos apresenta Toledo acerca da literatura rabe como influencia literria:

A literatura rabe, ou de inspirao rabe,conhece um tipo especial de polifonia narrativa, em que o narrador de uma histria, ao termin-la, ou ao encaminh-la para o clmax, passa a palavra a um de seus personagens, que se transforma em narrador do episdio seguinte e assim sucessivamente. (2006. p.42)

E nessa sucesso de vozes, o relato afirma-se como estrutura narrativa e, transforma - sua maneira - seus narradores nos Homens-Narrativas, que daro aos dramas revisitados

13

pela memria a veracidade dolorosa do recordar. So eles (os Homens-Narrativas) que, narradores por natureza do tecido de lembranas, vo manter vivos o prprio tempo presente, pois a ideia de Todorov sobre o Narrar equivalente a viver, tambm se faz presente na obra de Milton Hatoum, j que todos os seus narradores devem necessariamente narrar para viver, para manter vivo aquilo que os sustenta no tempo cronolgico atual, um tempo de perdas e frustraes to evidentes ao fim do romance quando a narradora nos abandona, justo quando ela est suspensa num drama do tempo presente que ganhar espao na memria de um futuro incerto. A distribuio da narrativa em inmeras vozes forma uma espcie de quebra-cabea narrativo que embeleza o discurso polifnico. A relao de encaixe entre um relato e outro cria um curioso ciclo de narratrios, conceito que Carlos Ceia define como:
Entidade da narrativa a quem o narrador dirige o seu discurso. O narratrio no deve ser confundido com o leitor, quer este seja o leitor virtual, isto , o tipo ideal de leitor que o narrador tem em mente enquanto produtor do discurso, nem com o leitor ideal, isto , o leitor que compreende tudo o que o autor pretende dizer. O narratrio uma entidade fictcia, um ser de papel com existncia puramente textual, dependendo directamente de outro ser de papel cf. Roland Barthes, (1966). O narratrio , assim, o simtrico do narrador e por este posto em cena na diegese. Para Gerald Prince, o narratrio revela-se em pronomes pessoais da segunda pessoa a quem o narrador se dirige (...) (CEIA)

Esse conceito ganha relevncia aqui por simbolizar o ouvinte coletivo to necessrio para que o narrador de Walter Benjamin tenha autonomia e relevncia ao repassar suas experincias, portanto seus relatos. por isso que, ainda que se trate de um romance na forma escrita, o Relato de um Certo Oriente tem na oralidade a sua origem, pois seja transcrito para papeis, gravados em equipamentos eletrnicos, entre outras formas de transmisso de linguagem, a histria que est sendo Contada, reflete os atributos de uma tradio sempre em voga, uma tradio que jamais perder espao, enquanto houver um narrador pronto a repassar suas experincias para que outrem as guarde em suas memrias, num eterno ciclo de narraes mltiplas. Na obra em questo, a relao narrador-narratrio se evidencia significativamente, pois medida que avanamos entre os captulos e encontramos no 2 capitulo a narradoraprincipal como narratria (ouvinte) de um novo narrador, Hakim e, assim, sucessivamente at que, ao final, voltamos a ter contato com a narradora principal, nesse texto que se constri em um movimento circular (TELAROLLI, 2007).Para efeito didtico e comparativo, observemos abaixo essa estrutura circular que acompanha as vozes de Relato de um certo Oriente e como essa linha narrativa forjada atravs do encaixe consegue revisitar de forma

14

primorosa a estrutura dAs mil e uma noites, bem como consegue explicitar a ordem na qual esbarramos com esses narradores em meio ao mergulho as profundezas narrativas da obra:

Essa troca de papis no que diz respeito ao narrador, evoca o estado bruto da palavra memrias, essa capacidade de adquirir, armazenar, e recuperar informaes disponveis. Nessa troca quase que ininterrupta de narradores, os personagens apresentam-se de forma fragmentria, caracterizando-se pela proposital alternncia de aparies paulatinas que aos poucos desnudam o passado da famlia. Essa pluralidade dramtica representada pelos narrares e narrados, convergem para um epicentro onde esto presentes as personagens mais emblemticas da narrativa, curiosamente,todas mulheres, mas essa questo merece um espao mais especifico. Aqui o importante observar o mecanismo dessa colcha de retalhos e como a histria atravs da voz mltipla dos homens-Narrativas,encaixam-se de forma a revelar um mundo amaznico agora povoado de lembranas, e no apenas preso a contemplao de um mundo verde. As vozes que se encaixam como smbolos de uma resistncia morte do ato narrativo, povoam no apenas os ecos silenciosos do presente, mas do vida ao passado, e, por conseguinte, ao mundo que o cerca, pois os aspectos dessa povoao ruidosa de vozes servem para constatar que a tradio oral ainda to importante para o resgate memorialstico de um povo, como para a manuteno de seus elementos culturais que definiro o futuro. Algumas outras peculiaridades do romance de Hatoum so importantes como a relao tempo e espao. O tempo que predomina ao longo da narrativa psicolgico, j que a

15

linha narrativa da trama tecida em torno das lembranas dos narradores. Se h um tempo cronolgico, ele se restringe as aparies da narradora enquanto tempo presente, pois em determinados momentos (inicio e final da trama) ela consegue ligar os fios do tempo ao espao em que se encontra, revelando esse movimento circular:
(...) pois, no final do 1 captulo, a narradora, ao atender ao telefone da casa, nada escuta alm de rudos e interferncias e depois, s mais ao fim da histria, saber que quem tentava se comunicar era Emilie, a matriarca da famlia, em seus ltimos minutos de vida. Portanto, a personagem que domina o andamento da histria a me, que adotou no passado os dois irmos (a narradora e o destinatrio do texto) e os criou junto a seus quatro filhos. (TELAROLLI, 2007)

O espao da narrativa todo construdo a partir do tempo psicolgico, que ao resgatar o passado resgata os espaos de outrora que foram testemunhas de tudo o que se passou. Os espaos em Relato de um certo Oriente podem ser definidos como espaos metafricos onde se entulham objetos que exalam memrias de tudo que foi vivido e agora so apenas lembrados. Num plano mais objetivo poderamos dizer que Manaus, a cidade flutuante com todas as suas casas e palafitas e o pouco descrito de um Oriente longnquo so espaos que, unidos, ajudam a enfatizar a casa de Emilie, como espao de vivncias (o passado) e lembranas (o presente).

6. ALGUMAS CONCLUSES

Ao fim desta breve leitura acerca de Relato de um Certo Oriente e seus aspectos narrativos vistos sob a luz de alguns aportes tericos, faz-se necessrio tecer algumas consideraes relevantes sobre a memria como ferramenta primordial para a manuteno dos componentes culturais da histria humana, bem como para a perpetuao do homem como a voz narrativa por excelncia que molda o mundo de acordo com suas experincias. Experincias que devem conter em si o signo da memria, pois o ciclo da vida comea de fato com esse intercambiar de experincias (Benjamin, 1994. p. 198). Essa viso, s vezes interpretada de forma alarmista por alguns crticos, torna o estudo de Walter Benjamin ainda mais urgente de urgncias, pois o silencio (ou a extino) do homem que narra, representa o silencio da memria, e, portanto o silencio do mundo e a extino da matria que o compe: o passado. Na contramo deste iminente silencio, Relato de um Certo Oriente proporciona aos leitores (e ouvintes) de seus dramas, um barulho ensurdecedor, com recordaes palpveis e

16

dores visveis, que ainda que nocivas aos personagens pois recordar em relato confirmar as incertezas do presente - alimentam a imaginao do leitor (ouvinte) pois resgata no apenas dramas, mas um punhado de elementos que vo de um velho relgio de parede a uma fotografia que antecede uma morte. A esses elementos, encaixam-se muito mais que histrias, encaixa-se a significao de uma vida inteira resgatada atravs da arte de narrar to bem evidenciada na obra de Milton Hatoum. Portanto, ao calar esse silencio que se anunciava no horizonte segundo Walter Benjamin (tendo em vista a poca de publicao de O Narrador) a obra de Milton Hatoum, com suas vozes memorialsticas, nasce como a verdadeira narrativa-vida, pois sem as recordaes relatadas na forma de encaixes, como se no houvesse mais vida aos narradores do Relato, que sobrevivem para e d(o) passado como verdadeiros Homens-narrativas de uma Amaznia agora povoada, no mais pelo olhar externo (de fora para dentro), mas um olhar interno (de dentro pra fora) que transforma o espao amaznico, em um espao de vivencias, lembranas, fragmentado no por suas origens, mas pela juno mltipla do universo enquanto reflexo daquilo que nossa memria alimenta: a ambio por um final feliz que pode redimir narradores, mas jamais redimir o narrado, pois ele to inviolvel quanto a eternidade dAs mil e uma noites.

7. REFERENCIAS

ALVES, Jorge. NARRATRIO, E-Dicionrio de Termo Literrios. <Disponvel em http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=66&Itemid=2 = Acesso em 18/03/2012.> ALVES, Srgio Afonso Gonalves. Milton Hatoum e Haroldo Maranho: questes de literatura da Amaznia. < disponvel em http://www.miltonhatoum.com.br/sobreautor/milton-hatoum-e-haroldo-maranhao-questoes-de-literatura-da-amazonia-de-sergioafonso-goncalves-alves. Acesso em 22/02/2012.> BENJAMIN, Walter. Onarrador. Consideraes sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e tcnica, arte e poltica. P. So Paulo: Brasiliense, 7 Ed. 1994. CEIA, Carlos. MEMRIA, E-Dicionrio de Termo Literrios.< Disponvel em

http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=877&Itemid= 2.Acesso em 12/03/2012. >

17

___________.

ENCAIXE,

E-Dicionrio

de

Termo

Literrios.

<Disponvel

em

http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=968&Itemid= 2 Acesso em 12/03/2012.> CORRA, Paulo Maus. Consideraes sobre o Relato de um Certo Oriente de Milton Hatoum. Revista Moara. Belm, n27, p. 76-95, 2007. FERREIRA, Rafael Dias. CUNHA, Joo Manuel dos Santos. As Tapearias Narrativas de Relato de um Certo Oriente de Milton Hatoun. Pelotas, Rio Grande do Sul. 2011. UFPEL. <Disponvel em http://www.ufpel.edu.br/enpos/2011/anais/pdf/LA/LA_00409.pdf,acesso em 17/03/2012.> GOMES, Clarissa Rodrigues Pinheiro. BARBOSA, Sidney. O coro de vozes em Relato de um Certo Oriente. Estudos Lingsticos XXXV, p. 472-481, 2006.<Disponvel em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos2006/sistema06/763.pdf. acesso em 23/02/2012. > HATOUM, Milton. Sobre Relato de um Certo Oriente, Conferncia proferida na PUC-SP, 288/9/1995, e publicada em Literatura & Memria, So Paulo, PUC-SP, 1996, PP. 9,10,11. Apud. TOLEDO, Marleine Paula Marcondes e Ferrreira de. p.27. _______________. Relato de um Certo Oriente. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. _______________. Entrevista concedida a AidaRamezHanania em 5-11-93. Transcrita e editada por ARH. <Disponivel em http://www.hottopos.com/collat6/milton1.htm, acesso em 18/03/2012.> MEIRELES, Cecilia. Retrato. In: Viagem: Poemas. p. 15. < Disponvel em:

http://pt.scribd.com/doc/60277524/Cecilia-Meireles-Viagem. Acesso em: 12/03/2012. > PERDIGO, Noemi Henriqueta Brando de. A Nova Amaznia dos Romances Relato de um Certo Oriente e Dois Irmos, de Milton Hatoum. XII Congresso Internacional da ABRALIC, centro, Centros tica, Esttica, Curitiba, Julho, 2011.<Disponvel ,acesso em em

http://www.abralic.org.br/anais/cong2011/AnaisOnline/resumos/TC1012-1.pdf 03/03/2012.>

REIS, C. & LOPES, A . C. Dicionrio de teoria da narrativa . So Paulo: tica, 1988. TADI, Jean-Yves; TADI, Marc. Le sens de la mmoire. Paris: Gallimard,1999. TODOROV, Tzvetan. Os Homens-Narrativas .In: _____________. Potica da Prosa. So Paulo, Martins Fontes, 2003. p. 95-112. ZILBERMAN, Regina. Memria entre oralidade e escrita. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 41, n. 3, p. 117-132, setembro, 2006. <Disponvel em

18

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewFile/621/452. Acesso em 10/03/2012.> ZUMTHOR, Paul.Introduo poesia oral. Traduo de Jerusa Pires Ferreira, Maria Lcia Diniz Pochat, Maria Ins de Almeida. So Paulo: Hucitec; EDUC, 1997.

You might also like