You are on page 1of 15

INTELIGNCIA DE NEGCIOS USANDO SOFTWARE LIVRE DE B.I.

APLICADO A PEQUENA E MEDIA EMPRESA: UM ESTUDO DE CASO

Autor: Roginaldo Franco Soares1 Orientador: Marcelo Fiorin2

Resumo: Atualmente, as tcnicas de Business Intelligence auxiliam na tomada de deciso, tornando-se fatores decisivos para o futuro de uma organizao. Neste contexto, o presente trabalho visa apresentar o projeto e a implementao de uma das tcnicas bastante difundidas deste assunto, o Data Warehouse. Para isso ser criado um deposito de dados com auxlio de ferramentas de cdigo aberto, buscando identificar as dificuldades e benficos e seu uso como ferramenta diferencial estratgica na gesto empresarial apresentando algumas analises, relatrios que colaboram para esse entendimento, com o intuito de, posteriormente, servir como apoio para o processo de tomada de deciso dentro de uma empresa.

PALAVRAS-CHAVE: Business Intelligence, Deciso, Analise, Estratgia.

1 INTRODUO O dinamismo das constantes mudanas tecnolgicas e a necessidade de aprimoramento da gesto estratgica das empresas, e a busca de um posicionamento privilegiado, permanncia, liderana de mercado impem as empresas adotarem mudanas de comportamento e inserem a Tecnologia da Informao no cenrio de negcios como uma ferramenta diferencial de competitividade. Porm a implantao e o uso da tecnologia no garantem o diferencial esperado.
1

Ps-graduando do curso de Especializao Lato Sensu em Gesto de Tecnologia da

Informao do programa de Ps-Graduao da Faculdade Sul Brasil Fasul.


2

Professor orientador do curso de Especializao Lato Sensu em Gesto de Tecnologia da Informao

do programa de Ps-Graduao da Faculdade Sul Brasil Fasul.

A avaliao de um sistema de informao importante para verificarmos a aderncia desse sistema e sua perspectiva de continuidade. necessrio avaliar a qualidade das informaes que sero utilizadas nas tarefas do dia-a-dia e sua confiabilidade nas tomadas de deciso. Os sistemas de tomada de deciso esto em crescimento no cenrio dos negcios inteligentes os quais utilizam os histricos da empresa como expertise para traar indicadores e metas de curto e de longo prazo. Este artigo busca demonstrar o uso de uma soluo tecnolgica livre de cdigo fonte aberto, e atestar quanto a sua funcionalidade e idoneidade dos dados, busca demonstrar tambm que vivel a utilizao de ferramentas livre e possvel atrelarem ao seu plano de estratgico de negcios.

SISTEMAS DE BUSINESS INTELLIGENCE

Dada a motivao apresentada anteriormente, nesta seo cabe expor as definies dos principais elementos envolvidos no estudo. Business Inteligence (BI), ou Inteligncia de Negcios, conceitua-se como um conjunto de conceitos e mtodos que so usados para auxiliar e aumentar a capacidade de tomada de deciso fazendo uso das informaes dos fatos ocorridos nas organizaes. Segundo Barbieri (2001), BI representa a habilidade de se estruturar, acessar e explorar informaes, normalmente guardadas em DW/DM (Data Warehouse/Data Mart), com o objetivo de desenvolver percepes, entendimentos, conhecimentos, os quais podem produzir um melhor processo de tomada de deciso. O Conceito surgiu nos anos de 1980 e descreve as habilidades das corporaes para acessar dados e explorar as informaes normalmente contidas em uma base de dados, originalmente importadas de seus sistemas legados armazenadas em local especifica que so chamados de DW/DM (Data Warehouse/Data Mart). As analises provenientes dessas informaes traz aos analistas percepes e entendimentos das mesmas, o que as permite incrementar e pautar a tomada de deciso. As organizaes tipicamente recolhem informaes com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informaes com pesquisas de marketing, industriais e de

mercado, alm de anlises competitivas, desenvolvimento e criao de novos produtos ou servios. Ao longo de sua existncia as organizaes competitivas acumulam experincias e expertise medida que ganham sustentao na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal expertise como o aspecto central para competir em alguns mercados. Geralmente as primeiras fontes de dados so da prpria empresa, podem ser usadas tambm informaes enviadas por outras empresas, isso faz com que quem decide entenda e faa da forma correta e com menos risco. As informaes podem incluir necessidades do consumidor, processo de deciso do cliente, presses competitivas, aspectos econmicos e tecnolgicos e tendncias culturais. A partir dos resultados podemos formar meta especfica, tendo por base o objetivo organizacional ou a viso da empresa, em seu plano estratgico de negcios. O Data Warehouse um composto por um banco de dados estruturado, projetado para a anlise de dados no volteis, lgica e fisicamente transformados, provenientes de diversas aplicaes, alinhados com a estrutura da empresa, atualizados e mantidos por um longo perodo de tempo, referidos em termos utilizados no negcio e sumarizados para anlise rpida. A integrao de um Sistema de informao e Data Warehouse permite prover dados histricos, e permite a recuperao de informaes de forma sinttica ou analticas. Segundo Inmon (1997, p. 33), [...] Data warehouse um conjunto de dados baseado em assuntos, integrado, no-voltil, e varivel em relao ao tempo, de apoio s decises gerenciais" [...]. Data Marts: um banco de dados pequeno Data Warehouse que fornece suporte deciso de um pequeno grupo de pessoas, como por exemplo, informaes necessrias para um departamento da organizao. preciso estar ciente que as diferenas entre Data Mart e Data Warehouse so apenas com relao ao tamanho e ao escopo do problema a ser trabalhado onde se pretende atingir a resoluo de um problema especifico. O termo OLAP origina-se da expresso On-Line Analytic Processing, Kimball define como a atividade de consulta e apresentao de dados textuais e numricos de uma forma dinmica e multidimensional em um DW. Permite o detalhamento das consultas ou agregao de dados em um processo OLAP.

O Data Mining refere-se a minerao de dados (DM) definido pelo processo de extrao informao vlida da base de dados, previamente desconhecida e de mxima abrangncia a partir de grandes bases de dados, usando-as para efetuar decises importantes.

3 BUSINESS INTELLIGENCE SUITE PENTAHO O Pentaho uma sute de ferramentas composta por diversos softwares livres open source, objetivando a disponibilizao de uma completa plataforma de BI. Seu desenvolvimento est centrado na linguagem de programao de computadores Java. A suite conta com duas verses: Pentaho Community Edition (CE): verso da comunidade de pessoas que trabalham com a ferramenta, onde o suporte dado pela prpria comunidade. Pentaho Enterprise Edition (EE): sistema comercial, suportado pela empresa ou por representante oficial da Pentaho. No Brasil varias empresas utilizam o Pentaho, destacam-se dentre todas como por as empresas: Banco do Brasil, Caixa Econmica Federal, Serpro, Rede Globo de Televiso. De acordo com a Pentaho (2013), o Pentaho Data Integration PDI, tambm conhecido como Kettle, a ferramenta de ETL da Pentaho, totalmente baseado em metadados. No Kettle, o conceito de processo ETL clssico (extrao, transformao e carregamento) foi ligeiramente modificado, porque composto por quatro elementos ETTL, que significam: Extrao de dados das bases de dados de origem; Transporte dos dados; Transformao dos dados; Carregando (Loading) dados em um Data Warehouse. Assim, Kettle um conjunto de ferramentas e aplicativos que permite manipulaes de dados atravs de mltiplas fontes. (PENTAHO, 2013) O Spoon, uma ferramenta grfica utilizada para modelar o fluxo de dados de um processo de transformaes ETTL. Desempenha as funes de fluxo de dados tpicos como a leitura, validao, refino, transformao, gravao de dados em uma variedade de diferentes

fontes de dados e destinos. As transformaes projetadas em Spoon podem ser executadas com Pan e Kitchen. Pan - Constitui em uma de aplicao dedicada para executar transformaes de dados projetados em Spoon. Chef - Uma ferramenta para automatizar tarefas de atualizao do banco de dados deuma forma complexa. Kitchen - Um aplicativo que ajuda a executar as tarefas em modo de lote, geralmente usando uma programao que torna fcil para iniciar e controlar o processamento ETL. Carte - um servidor web que permite o monitoramento remoto dos processos ETL atravs de um navegador web. Embora as ferramentas de ETL sejam mais frequentemente usadas em ambientes de data Warehouses, o Kettle tambm pode ser aplicado para outros fins: o Migrar dados entre aplicaes ou bases de dados; o Exportar ou importar dados entre bancos de dados e arquivos simples; o Carregar de dados maciamente em bancos de dados; o Limpar e analisar dados; o Integrar aplicaes.

3.1

CUBO Um banco de dados multidimensional permite que os dados sejam apresentados

em forma de cubos, ou matrizes, onde cada face representa um aspecto do assunto que se deseja analisar. Assim, ao mesmo tempo, possvel observar vrias vises do dado que est sendo apresentado (ROSINI e PALMISANO, 2003, p. 47-48 ).

3.2

SAIKU OLAP ANALYTICS O plugin Saiku se integra a sute Pentaho, criado pela Analytical Labs foi

desenvolvido para fazer anlises rpidas de dados, visualizando cubos OLAP uma ferramenta que surge para substituir o antigo JPivot. Com uma interface mais amigvel e a funcionalidade do Drag and Drop, traz as analises maior facilidade de compreenso.

Para a sua utilizao deve se ter um cubo OLAP previamente definido, com fatos e dimenses a serem trabalhadas nas analises. A figura 3 demonstra um relatrio de um cubo Olap de uma tabela fato vendas. Figura 1 - Saiku Reporting

Fonte: Autoria prpria. 4 ESTUDO DE CASO O estudo de caso limitou-se a uma empresa localizada na regio sudeste da cidade de Toledo Paran. Constituda a quatro anos a empresa atua especificamente no ramo de venda de materiais de construo. A sua rea de atuao de vendas concentra-se nos bairros prximos, tem-se como estratgia financeira oferecer condies de pagamento variadas mais seguras como: Venda a vista, vendas no carto de crdito. Com esse objetivo estratgico a empresa visa eliminar a inadimplncia. Constatou-se que uma das estratgias da empresa vender produtos com preos acessveis e que possa ser levado pelo prprio cliente.

5 CONSTRUO DOS RELATRIOS E ANALISES Para esse estudo de caso foi montado um DW, a partir dos dados do ERP da empresa que contempla o fato vendas. A tabela fato vendas considerou as dimenses de: Clientes, formas de pagamento, vendedor, produto, grupo de produtos e unidade de medida e tempo. Para o processo de carga de dados foram criadas nove procedures responsvel por executarem a carga dos dados de tabelas de origem para a tabela de destino. Essas quando executadas fazem a tarefa de popular as tabelas de destino do DW. A partir das tabelas do DW, foram criados dois cubos, um com a tabela fato em vendas e outro centrado em itens de venda. A figura 2 representa as duas fatos criados a partir das tabelas e seus atributos. Figura 2 Fato_Vendas

Fonte: Autoria prpria. O relatrio de anlise vendas lquidas por ms representado pelo grfico 1 traz duas linhas de anlises: Total por percentual e por percentual acumulado.

Grfico 1 - Vendas por Ms

Fonte: dw_vendas autoria prpria. O relatrio de anlise representada pelo grfico 2 composto pelo total de Vendas lquidas por bairros, expressando demonstra a presena da empresa, este traz duas linhas de anlises: Total por percentual e por percentual acumulado.

Grfico 2 - Vendas por Bairros

Fonte: dw_vendas autoria prpria.

O relatrio de anlise representada pelo grfico 3 composto pelo total de Vendas lquidas por plano de pagamento, expressando demonstra a presena da empresa, este traz duas linhas de anlises: Total por percentual e por percentual acumulado. Essa anlise demonstra que a forma de pagamento mais solicitada pelos clientes.

Grfico 3 - Vendas por Plano de Pagamento

Fonte: dw_vendas autoria propria.

A tabela 1 representa uma anlise das vendas vista de duas dimenses, trimestres e planos de pagamentos. Essa anlise possibilita uma avaliao e formao do perfil do cliente quanto aos planos de pagamentos solicitados pelos mesmos.

Tabela 1 - Plano de Pagamento por Trimestre


Plano de Pagamento A VISTA BONUS -CRED 1 PAGAMENTO BONUS-CRED 2 PAGAMENTOS BONUS-CRED 3 PAGAMENTOS BONUS-CRED 4 PAGAMENTOS BONUS-CRED 5 PAGAMENTOS BONUS-CRED 6 PAGAMENTOS LOJA 1 + 30 DIAS LOJA 1 + 30/60 LOJA 1 + 30/60/90 LOJA 30 DIAS DIRETO LOJA 30/60 LOJA 30/60/90 LOSANGO ATE 24 PAGAMENTOS REDECARD CREDITO 01 PAGAMENTO REDECARD CREDITO 02 PAGAMENTOS REDECARD CREDITO 03 PAGAMENTOS REDECARD CREDITO 04 PAGAMENTO REDECARD CREDITO 06 PAGAMENTO REDECARD DEBITO Tri 1 9.832,70 287,80 370,25 Tri 2 14.898,63 Tri 3 50.469,64 105,47 Tri 4 43.640,30 1.651,10 1.596,08 2.048,26 873,45 820,80 4.209,92 2.167,83 1.685,37 8.083,27 2.210,95 1.473,53 7.348,86 384,28 829,07 921,54 354,50 526,09 2.508,86

243,20 1.725,29 42,60

2.403,68 164,08 1.787,91 1.700,00 110,55

8.209,64 5.148,00 104,00 5.308,37 512,29 450,61

3.601,40 1.517,97 954,37 16.323,78 3.518,15 3.932,10

200,00 321,05 1.020,07

Fonte: dw_vendas autoria prpria.

A tabela 2 representa uma anlise das vendas vista de duas dimenses, planos de pagamentos e bairros. Essa anlise possibilita uma viso da localizao dos clientes e as suas formas de pagamento mais requisitadas, fato determinante para uma avaliao e formao do perfil do cliente quanto aos planos de pagamentos solicitados pelos mesmos.

Tabela 2 - Vendas por Bairro e Plano de Pagamento

Fonte: dw_vendas autoria prpria.

6 RESULTADOS E DISCUSSO Durante o processo de busca de repostas e identificao das estratgias empresarias constatou-se que o sistema de gesto integrado (ERP) da empresa no esta sendo utilizado de forma a maximizar o potencial da ferramenta. O processo de entrada de dados atravs dos cadastros no apresentava uma massa de dados slida. A ferramenta de BI. Pentaho Data Integration PDI, responsvel pela importao dos dados e gerao do Data Warehouse j contextualizada, apontou vrias inconsistncias: Estoque com produtos negativos; produtos em estoque sem entrada de compra; lanamento de vendas com carto de crdito apontadas como entradas em espcie no caixa. Inicialmente houve muita dificuldade em ter acesso ao banco de dados do sistema legado da empresa, bem como qual fato analisar devido a falta de documentao do banco de dados. O no conhecimento da senha de acesso base de origem dos dados foi um dos maiores obstculo execuo desse estudo.

Posteriormente as dificuldades se concentraram no aprendizado da sute Pentaho, especificamente na seleo de qual ferramenta usar. A falta de domnio das ferramentas, o pouco material em idioma portugus e incompletude dos tutoriais disponvel na internet contriburam negativamente para a execuo e a elaborao dessa seleo das ferramentas. Finalmente vencidas as complicaes obtendo acesso a base de dados, utilizando-se a ferramenta administration-console foi estabelecida a conexo com a base de dados. Com isso foi possvel criar o Data Warehouse dw_vendas, e utilizar o Pentaho Data Integration para a importao dos dados, onde se concentrou todas as anlises desse artigo. O banco dw_vendas foi construdo a partir dos dados das tabelas de: Clientes, formas de pagamento, vendedor, produto, grupo de produtos e unidade de medida e tempo. A sua estrutura pode ser vista na figura 4. A nova base de dados manteve os campos originais das tabelas de origem, acrescentado um campo com um registro ndice para cada tabela e um campo de relao da tabela de vendas com a tabela de tempo. Com base nesses dados para na anlise originou-se dois cubos: O de vendas com a tabela fato em vendas e o de produtos com a tabela fato em itens de vendas. Com isso foi possvel criar 3 grficos e duas tabelas descritos na seo 5. O grfico 1 permite ao empresrio uma projeo para antecipao de cenrios de vendas para os meses futuros, esse traz duas linhas de anlises de realizado e acumulado, deixa de forma transparente os meses em que as foram de maior volume e de menor volume. O grfico 2 traz a conhecimento, os bairros onde se concentram os clientes da empresa em termos de residncia. Esse grfico permite a interpretao da localizao geogrfica, trazendo oportunidades de personalizao em campanhas de marketing e propaganda direcionada. Pode com essa informao tambm elaborar uma personalizao no atendimento a esses clientes. O grfico 3 a conhecimento uma fonte valiosa para a empresa, onde fica visvel as condies de pagamento mais requisitadas pelos clientes. Pode se notar que esse grfico traz como a forma mais requisitada a venda a vista, o que comprova que a estratgia da empresa descrita na seo 4. De posse dessas informaes a empresa pode tomar decises em relao at mesmo a ampliar o estoque de produtos de forma estratgica. As tabelas 1 e 2 respectivamente tratam as informaes contidas nos grficos em escala de valores. A tabela 1 traz os valores das vendas por condies de pagamento por

trimestre, o que pode trazer uma interpretao da dimenso de recuperao em uma situao de diminuio das vendas. A tabela 2 um pouco mais complexa traz uma anlise especifica a qual demonstra a rea de atuao da empresa e qual a forma de pagamento mais requerida pelos clientes. Atravs das informaes contidas nessa tabela podemos abstrair qual setor, descrito aqui por bairro, e qual a condio de pagamento mais usada. Essa informao estratgica e muito importante para a empresa, a qual pode se antecipar ao cliente e oferecer os produtos que esto dentro perfil dos clientes do setor.

7 CONCLUSO

Neste trabalho realizou se uma pesquisa acerca da inteligncia de negcios usando software livre de Bussiness Inteligence aplicado a pequena e media empresa fazendo uso de ferramentas de cdigo aberto. Dentre os vrios sistemas com essa caracterstica selecionou-se a Sute Pentaho verso 4.8.0 com a qual foi possvel criar um Data Warehouse onde os dados histrico da empresa foram importados. Utilizou-se como fonte de dados a rea de vendas da empresa, considerando esta como uma rea estratgica para a realizao de negcios, para uma empresa de pequeno porte. Essa rea concentra a maioria das decises, as quais tendem a dar suporte ao negocio. O modelo de dados multidimensional projetado para o presente artigo possui apenas as dimenses bsicas descritas na literatura, no entanto as informaes obtidas atravs das consultas realizadas no servidor OLAP foram satisfatrias, pois atendem aos requisitos necessrios para executar as analises. A partir das analises feitas no Data Warehouse verifica-se que o sistema pode-se apoiar ao legado e pode ser aliado a estratgia empresarial. Essas analises revelam informaes que podem ser usadas para a tomada de deciso estratgica. Como por exemplo a criao de campanhas direcionadas para as regies segundo o plano de pagamento. Deve-se destacar tambm a inexistncia de mensalidades para seu uso, e a facilidade nas analises dos dados e gerao relatrios, os quais podem ser exportados para outros softwares. Um dos maiores benefcios da ferramenta poder ser usado como um diferencial revelando oportunidades de negcios que estejam ocultas no previstas no sistema de gesto. Dessa forma permiti direcionar as foras e oportunidades segundo o histrico de acontecimentos anteriores, para o fortalecimento e crescimento da empresa, construindo assim um plano estratgico solido pautado em sua prpria trajetria de negcios. Portando o desconhecimento acerca de ferramentas de software livre para gesto, bem como de analise das informaes e a necessidade de pesquisas especificas, direcionadas, com cunho empresarial, contribuem ativamente para que as pequenas e medias empresas no adotem uma soluo de Bussiness Inteligence.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BARBIERI, Carlos. BI Business Intelligence - Modelagem & Tecnologia: Editora AXCEL BOOKS, Rio de Janeiro, 2001. ECKERSON, Wayne W. Performance Dashboards: Measuring, Monitoring, and Managing Your business. John Wiley & Sons, Inc., Hoboken, New Jersey, 2011. INMON, W. H. Como construir o Data Warehouse. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. KIMBALL, Ralph e ROSS, Margy. The Data Warehouse Toolkit: Editora Campus, Rio de Janeira, 2002. LAUDON, K. C. e LAUDON, J. P. Gerenciamento de sistemas de informao. 3 ed. LTC, Rio de Janeiro, 1999. LAUDON, Kenneth C. LAUDON, Jane P. Sistemas de informao gerenciais: Administrando a empresa digital. So Paulo: Prentice Hall, 2004. PENTAHO. Pentaho InfoCenter. Disponvel em: <http://www.pentaho.com >. Acesso em: 13 ago. 2013. ROSINI, Alessandro M.; PALMISANO, ngelo. Administrao de sistemas de informao e a gesto do conhecimento. So Paulo: Thomson, 2003. REZENDE, D.; ABREU, A. Tecnologia da informao aplicada a sistemas de informao empresariais: o papel estratgico da informao e dos sistemas de informao nas empresas. So Paulo: Atlas, 2003. SANTOS, Rui Rossi dos. Java na Web: programando sites dinmicos. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2007. SERRA, Laercio. A Essncia do Business Intelligence: Editora BERKELEY BRASIL, So Paulo, 2002. THOMSEN, Erik. OLAP: construindo sistemas de informaes multidimensionais. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

You might also like