You are on page 1of 43

SOCIEDADE DE ENSINO UNIVERSITRIO DO NORDESTE

CURSO DE DIREITO
AV. DOM ANTNIO BRANDO, N. 204 FAROL MACEI ALAGOAS FONES: (82) 3336-2640 / 3336-3824 FAX: (82) 3326-2709 E-mail: seune@seune.com.br

MANUAL DE NORMATIZAO DE TRABALHOS ACADMICO-CIENTFICOS

Macei 2009

SUMRIO

APRESENTAO...................................................................................................... 2 1. TIPOS DE TRABALHOS ACADMICO-CIENTFICOS: ....................................... 2 1.1 Resenha ............................................................................................................ 2 1.2 Relatrios ......................................................................................................... 3 Relatrio Tcnico-Cientfico .................................................................................... 3 Relatrio de Estgio ................................................................................................ 3 Relatrio de Visita/Viagem ...................................................................................... 4 Relatrio Sobre um Filme ....................................................................................... 4 Relatrio de um Evento........................................................................................... 4 1.3 Resumo ............................................................................................................ 5 1.4 Resumo Cientfico ........................................................................................... 5 1.5 Artigo Cientfico ............................................................................................... 5 1.6 Projeto de Pesquisa ........................................................................................ 6 1.7 Monografia ....................................................................................................... 6 2. ASPECTOS TCNICOS DA EDITORAO ......................................................... 7 3. NORMAS PARA AS CITAES ........................................................................... 9 4. OBSERVAES SOBRE AS NORMAS DE REFERNCIAS ABNT - NBR 6023:2002 ................................................................................................................ 11 5. OBSERVAES SOBRE AS NOTAS DE RODAP .......................................... 16 BIBLIOGRAFIA UTILIZADA NA ELABORAO DESTE MANUAL ..................... 17 ANEXOS .................................................................................................................. 18

APRESENTAO

A produo, discusso e difuso da Cincia tarefa, por excelncia, do Ensino Superior. Nas Instituies de Ensino Superior (IES), o conhecimento construdo por diversas Cincias continuamente repensado, buscando-se a elaborao de novos saberes e novas prticas. No por acaso, a legislao brasileira determina que os cursos das IES sejam fundados sobre o trip ensino, pesquisa e extenso. Evidentemente, essa pesquisa deve ser de natureza cientfica e para concretiz-la preciso seguir os preceitos que determinam o que pertence ou no a Cincia, tais como: a objetividade, a neutralidade, a tica, a prova, etc. A Metodologia Cientfica, como uma disciplina presente em todos os cursos superiores, tem a misso de indicar aos cientistas acadmicos, iniciantes ou no, esses preceitos, expondo o caminho adequado ao fazer cientfico. Para isso, ela trabalha no apenas com as regras e/ou normas aplicadas Cincia, como alguns desavisados entendem a disciplina. Fazer Metodologia , antes de tudo, aprender a pensar, separando o que senso comum, experincia profissional e/ou didtica do que produzir Cincia. E fazer Cincia saber pensar, ler, escrever, falar e usar Cincia. Este Manual uma pequena contribuio normativa rumo ao aprendizado contnuo que a Cincia exige. No temos a iluso de que ele ser a resposta para os nossos problemas com a escrita de trabalhos cientficos. Acreditamos, no entanto, que ele poder colaborar para que, pelo menos, se tenha um norte sobre um pequeno elemento da Metodologia: as normas de elaborao, apresentao, citao e referncias utilizadas em textos cientficos. Profa. Dra. Anne Francialy da Costa Arajo

1. TIPOS DE TRABALHOS ACADMICO-CIENTFICOS: DEFINIES E ESTRUTURA ADOTADA


1.1 Resenha Definio: a resenha um tipo de texto utilizado para se fazer a anlise crtica de uma obra. Permite comentrios, opinies, julgamentos de valor, comparaes e avaliao da importncia da obra com relao s outras do mesmo gnero. Estrutura: Capa (ver modelo no anexo) Folha de Rosto (ver modelo no anexo) Resenha (deve-se dar um ttulo) Texto Incluindo: referncia (do filme, do livro, do show, etc.); resumo das idias principais; apreciao (avaliao, julgamento do resenhista); indicao da obra (a quem dirigida obra?).

1.2 Relatrios Definio: relatrio um texto, em geral narrativo-descritivo (exceto o relatrio tcnico-cientfico), escrito com o objetivo de expor ocorrncias, servios, fatos e/ou experincias vivenciados por um sujeito ou grupo de sujeitos. Tipos de Relatrios: - relatrios tcnico-cientficos; - relatrios de viagem; - relatrios de estgio; - relatrios de visita; - relatrios para fins especiais. Estrutura de Alguns Relatrios: Relatrio Tcnico-Cientfico A) Pr-texto: Capa (essencial). Folha de rosto (essencial). Lista de Figuras (opcional). Lista de Tabelas (opcional). Lista de Abreviaturas e Smbolos (opcional). Resumo (uma s lauda) (recomendvel). Resumo em outro idioma (ingls, francs ou espanhol) (opcional). Sumrio (essencial). B) Texto: O texto dos relatrios tcnico-cientficos contm as seguintes sees fundamentais: a) introduo: parte em que o assunto apresentado como um todo, sem detalhes. b) desenvolvimento: parte mais extensa, visa a apresentar o referencial terico, a metodologia empregada e os resultados obtidos. c) concluso: consiste na recapitulao sinttica dos resultados obtidos, ressaltando o alcance e as consequncias do estudo, contm, tambm, as aes a serem adotadas, as modificaes a serem feitas, os acrscimos ou supresses de etapas nas atividades, as sugestes. C) Ps-texto: Referncias (seguir normas). Anexos (se forem citados no texto). Relatrio de Estgio O relatrio de estgio segue, com pequenas variaes, a mesma estrutura do relatrio tcnico-cientfico: pr-texto, texto e ps-texto. O texto do relatrio de estgio dever, evidentemente, alm das partes do relatrio tcnico-cientfico, ter uma parte do seu desenvolvimento dedicada apresentao da empresa e do setor de estgio, do tempo de estgio (horas de estgio), das atividades realizadas, e uma anlise das atividades desenvolvidas, confrontadas com o referencial terico exposto anteriormente no relatrio.

Relatrio de Visita/Viagem Capa Folha de Rosto Introduo - A introduo serve para dizer por que o relatrio foi feito. Deve-se fazer uma referncia explcita ao que vai ser apresentado: o que, quando, como, por qu. Descrio Descrever, com suas palavras, o que foi visto, realizado, visitado. Avaliao - Anlise crtica do que foi visto/ visitado. Caso tenha sido visitada uma organizao, deve-se fazer uma avaliao das condies e tecnologias utilizadas por ela, comparando com o que recomendado teoricamente. Deve-se fazer uma anlise crtica do aprendizado que se obteve com a viagem/visita. Concluso - A partir do que foi observado e exposto anteriormente no relatrio, deve-se apontar as concluses sobre a viagem e/ou visita, fazendo-se na medida do possvel sugestes e indicaes para outras visitas/viagens. Referncias - Referncias nas quais o autor baseou-se para a realizao do relatrio. Relatrios Para Fins Especiais Relatrio Sobre um Filme Capa Folha de Rosto Apresentao Dados sobre o Filme: - Ttulo - Diretor - Tempo - Atores principais Data de exibio: Local de exibio: Resumo do filme (Fazer com suas palavras um resumo da histria) Comentrios pessoais (Sua interpretao da histria. Relaes com a disciplina e/ou curso. Lies extradas da pelcula) Relatrio de um Evento (Seminrio/Palestra/Congresso) Capa Folha de Rosto Apresentao Dados sobre o Evento: - Ttulo - Promotor - Data/perodo de realizao: - Local: - Conferencista(s)/Palestrante(s)

Comentrio crtico-avaliativo: (fazer comentrio sobre o contedo das apresentaes realizadas no evento, indicando os principais tpicos abordados, a qualidade das apresentaes, o uso dos recursos audiovisuais, de linguagem adequada, etc.). Concluso: (fazer comentrios sobre a importncia do evento para a formao acadmicoprofissional do aluno).

1.3 Resumo Definio: o resumo um tipo de texto utilizado para se fazer um levantamento das idias principais de uma obra. Ao contrrio da resenha, ele NO permite comentrios, opinies, julgamentos de valor, comparaes e avaliao da importncia da obra com relao s outras do mesmo gnero. Estrutura: Capa (ver modelo no anexo) Folha de Rosto (ver modelo no anexo) Resumo Texto Incluindo: referncia (do filme, do livro, do show, etc.); resumo das idias principais.

1.4 Resumo Cientfico Definio: o resumo cientfico tem por finalidade, segundo indica a NBR 6028:2003, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), destacar as idias principais de uma pesquisa cientfica. Para isso, so obrigatrias as citaes do objetivo da pesquisa; metodologia empregada; sntese dos resultados e concluso, alm da descrio de palavras-chave. Extenso: A NBR 6028:2003 recomenda que o resumo tenha entre 150 e 500 palavras em trabalhos acadmicos (teses, dissertaes, TCC, entre outros) e relatrios tcnico-cientficos; entre 100 e 250 palavras nos artigos de peridicos e entre 50 a 100 palavras nas indicaes breves. Estrutura: (ver modelo no anexo) Referncia Resumo Palavras-chave (usar at trs palavras)

1.5 Artigo Cientfico Definio: conforme a NBR 6022:2003 da ABNT, artigo parte de uma publicao com autoria declarada. Ele apresenta e discute idias, mtodos, tcnicas, processos e resultados de pesquisas realizadas nas diversas reas do conhecimento.

Estrutura: Pr-texto: Ttulo e subttulo, autoria, breve currculo do autor com endereo eletrnico, resumo (conforme a NBR 6028:2003) na lngua do texto e palavraschave. Texto: Introduo, Desenvolvimento e Concluso. (Deve ter numerao progressiva, conforme NBR 6024/2003, e alinhamento de ttulos margem esquerda). Ps-texto: Resumo em lngua estrangeira e Referncias (Elemento obrigatrio, elaborado de acordo com a NBR 6023:2002). 1.6 Projeto de Pesquisa (Adaptado a partir da NBR 15287:2005) Definio: projeto de pesquisa o texto que expe um planejamento que, obrigatoriamente, o pesquisador deve fazer a fim de prever o caminho adequado para a realizao de sua pesquisa. no projeto que o pesquisador traa seus objetivos, delimita a linha terica, indica a importncia do trabalho, vislumbrando quais sero suas contribuies, alm de apontar onde, como e quando espera encontrar a resposta da problemtica delineada. Estrutura: Capa Folha de rosto Sumrio Introduo (O que ser pesquisado? Em que perspectiva terica ser estudado? Expor o que se sabe sobre o tema, citando tericos. Definir problema e hiptese). Objetivos (Qual a finalidade da pesquisa? Apontar Objetivo Geral e Objetivos Especficos). Justificativa (Por que fazer a pesquisa? Ressaltar a importncia e necessidade do estudo, a partir de referencial terico). Metodologia (Onde e como ser feita a pesquisa? Descrever o nvel, o tipo, a abordagem, os mtodos e tcnicas de pesquisa que sero utilizados.). Cronograma (Quando ser desenvolvido o estudo? Estabelecer uma cronologia entre atividades e tempo necessrio para o seu desenvolvimento). Referncias (Quem foi citado no texto do projeto? Listar todas as obras utilizadas na escrita do texto, seguindo a NBR 6023:2002). 1.7 Monografia Definio: a monografia um tipo de texto escrito sobre um tema. Na graduao, muitas vezes, adotada como Trabalho de Concluso de Curso, recebendo por isso a denominao de TCC. A monografia, no entanto, aparece tambm em outros momentos da vida acadmica, tais como nas Ps-Graduaes Lato Sensu e Stricto Sensu, nas quais recebe as denominaes de Monografia de Especializao, Dissertao de Mestrado e Tese de Doutorado, respectivamente. Nmero de pginas: O Trabalho de Curso da SEUNE elaborado sob a forma de Monografia dever ter, no mnimo, 35 e, no mximo, 60 pginas de texto, ou seja, da introduo concluso.

Estrutura - (ABNT NBR 14724:2005). A estrutura de uma monografia compreende: Pr-texto. Texto. Ps-texto.

A) Pr-texto: Capa (essencial). Folha de rosto (essencial). Ficha Catalogrfica (opcional impressa no verso da folha de rosto). Dedicatria (opcional). Agradecimento (opcional). Epgrafe (opcional). Lista de Figuras (opcional). Lista de Tabelas (opcional). Lista de Abreviaturas e Smbolos (opcional). Resumo em lngua portuguesa (uma s lauda) (essencial). Resumo em outro idioma (opcional na estrutura adotada pela SEUNE). Sumrio (essencial). B) Texto: Introduo. Desenvolvimento - Captulos que se sucedem expondo a reviso da literatura, a metodologia empregada, a discusso dos dados e os resultados. Concluso. C) Ps-texto: Referncias (seguir ABNT NBR 6023:2002). Apndice (s) (documento escrito pelo autor da monografia) Anexo(s) (documento que no pertence ao autor da monografia)

2. ASPECTOS TCNICOS DA EDITORAO


2.1 Papel, Fonte e Cor Papel: papel formato A-4 (210 x 297 mm) na cor branca. Tipo de Fonte: arial ou times new roman. Tamanho da Fonte: 12 para o texto e 10 para citaes longas, notas de rodap, paginao e legendas de ilustraes e tabelas. Cor: todo o texto deve ser digitado na cor preta. OBS: Cores diferentes da preta so admitidas apenas em Grficos e figuras. 2.2 Margens Margens superior e esquerda = 3 cm Margens inferior e direita = 2 cm.

2.3 Espaamentos e Pargrafos - Todo o texto dever ser digitado em espao um e meio entre linhas (1,5), com espaamento 0 pt. entre pargrafos. - As citaes longas, notas de rodap, referncias, resumos, legendas de ilustraes e tabelas, ficha catalogrfica devem ser digitados em espao simples. - As citaes longas devem ser separadas do texto por espaamento de 6pt antes e depois. - Utilizar o tab de pargrafo recuado a 1,5 da margem esquerda. 2.4 Ttulos - Digitar os Ttulos das sees (Agradecimentos, Listas, Resumos, Sumrio, Introduo, Captulos, Concluso, Referncias, Glossrio, Apndice, Anexo) centralizados, em caixa alta, negrito, fonte tamanho 14 e separados do texto por dois espaos 1,5. - As sees devem sempre estar no incio de uma nova pgina. As subsees vm sequencialmente e devem estar, na medida do possvel, na mesma pgina que encerra uma outra subseo. - Digitar os Ttulos das subsees s com as iniciais maisculas, alinhados esquerda, negrito, fonte tamanho 12 e separados do texto por um espao 1,5. 2.5 Numerao de Pginas Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto devem ser contadas, mas no numeradas. Numera-se somente a partir da parte textual (introduo), em algarismos arbicos, no canto superior direito. OBS: as referncias, os apndices e os anexos seguem a numerao da parte textual e a capa no contada nem numerada. 2.6 - Ilustraes Ilustraes so desenhos, esquemas, fluxogramas, fotografias, grficos, mapas, organogramas, plantas, retratos e outros. Devem ser identificadas, na parte inferior, por legenda digitada em fonte tamanho 10 e que contenha, sequencialmente, a palavra designativa do tipo de ilustrao, nmero em algarismo arbico em que aparece no texto, ttulo e fonte (Ver exemplo abaixo). As ilustraes devem, tambm, ser inseridas o mais prximo possvel do texto a que se referem e citadas dentro do texto na forma cursiva ou abreviada entre parnteses.
10% 7% 13% 7% 63% Macei Murici Messias Coruripe Rio Largo

Grfico 1 Cidade de residncia dos alunos do curso de Pedagogia da UAB/UFAL Fonte: Alunos da UAB entrevistados via e-mail

2.7 - Tabelas As tabelas devem ser numeradas em algarismo arbico, sequencial, inscrito na parte superior, a esquerda da pgina, precedida da palavra Tabela. Ver exemplo a seguir. OBS: as tabelas devem ser elaboradas de acordo com norma do IBGE (1993).

2.8 - Lista de tabelas e de ilustraes As listas de tabelas e de ilustraes so de uso obrigatrio para os textos que apresentem trs ou mais elementos ilustrativos e/ou tabelas. Nas listas estaro contidas as relaes das ilustraes/tabelas constantes da monografia, com ttulos e as indicaes das pginas em que estas se encontram. Observar que se tratam de listas separadas: uma para a relao de tabelas e outra para ilustraes, nessa ordem.

3. NORMAS PARA AS CITAES


A NBR10520:2002 da ABNT apresenta as seguintes definies: citao: Meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte. citao direta: Transcrio textual de parte da obra do autor consultado. citao indireta: Texto baseado na obra do autor consultado. citao de citao: Transcrio direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original. notas de referncia: notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado. notas de rodap: indicaes, observaes ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor [...].

10

3.1 - Regras gerais, segundo a NBR10520: 2002. 3.1.1. Nas citaes do sistema numrico ou autor-data, as entradas pelo sobrenome do autor, pela instituio responsvel ou ttulo includo na sentena devem ser em letras maisculas e minsculas, e quando estiverem entre parnteses devem ser em letras maisculas. A SEUNE ADOTAR APENAS O SISTEMA AUTOR-DATA.

Exemplo1: A ironia seria assim uma forma implcita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificao proposta por Authier-Reinz (1982). Apesar das aparncias, a desconstruo do logocentrismo no uma psicanlise da filosofia. (DERRIDA, 1967, p.293).

Exemplo 2 (Documento da Internet - sem autor): No texto - [...] pelo sangramento que engorda poderosos sem nacionalidade. (A FLOR..., 1995, p.4). Na lista de referncias: A FLOR Prometida. Folha de S. Paulo, So Paulo, p. 4, 2 abr. 1995.

3.1.2. As transcries no texto de at trs linhas devem estar encerradas entre aspas duplas. As aspas simples so utilizadas para indicar citao no interior da citao. 3.1.3. As transcries no texto com mais de trs linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem aspas. 3.1.4. Devem ser indicadas as supresses, interpolaes, comentrios, nfase ou destaques, do seguinte modo: a) supresses: [...] b) interpolaes, acrscimos ou comentrios: [ ] c) nfase ou destaque: grifo ou negrito ou itlico etc. 3.1.5. Quando se tratar de dados obtidos por informao oral (palestras, debates, comunicaes etc.) indicar entre parnteses a expresso informao verbal, mencionando-se os dados disponveis em nota de rodap. 3.1.6. Para indicao de trechos destacados usa-se a palavra grifo seguida de nosso ou do autor. Exemplos: a) [...] para que no tenha lugar a produo de degenerados, quer physicos quer moraes, [...] (SOUTO, 1916, p.46, grifo nosso). [...] b) desejo criar uma literatura independente, diversa, de vez que, aparecendo o classicismo como manifestao de passado colonial [...] (CANDIDO, 1993, p.12, grifo do autor).

11

3.1.6. Quando o trecho citado for citao de citao, usa-se a expresso latina apud (citado por, conforme) para indicar isso. Exemplos: a) "[...] o vis organicista da burocracia estatal e antiliberalismo da cultura poltica de 1937, preservado de modo encapuado na Carta de 1946." (VIANNA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215). b) No modelo serial de Gough (1972 apud NARDI, 1993), o ato de ler envolve um processamento serial que comea com uma fixao ocular sobre o texto, prosseguindo da esquerda para a direita de forma linear.

4. OBSERVAES SOBRE AS NORMAS DE REFERNCIAS ABNT - NBR 6023:2002


4.1 REFERNCIA 4.1.1 Referncia a representao dos documentos efetivamente citados no trabalho. Nota: Para documentos consultados pode-se fazer uma lista adicional usando o ttulo Obras consultadas ou Bibliografia Consultada. 4.2 ORDENAO DAS REFERNCIAS 4.2.1 As referncias podem ter uma ordenao alfabtica, cronolgica e sistemtica (por assunto). Entretanto, neste manual, adotamos, apenas, a ordenao alfabtica ascendente. 4.2.2 Autor repetido: Quando se referencia vrias obras do mesmo autor, substituise o nome do autor das referncias subsequentes por um trao equivalente a seis espaos. 4.3 ASPECTOS GRFICOS 4.3.1 Espaamento: as referncias devem ser digitadas, usando espao simples entre as linhas e espao duplo para separ-las. 4.3.2 Margem: As referncias so alinhadas somente margem esquerda. EXEMPLOS LIVROS: AUTOR DA OBRA. Ttulo da obra: subttulo. Nmero da edio. Local de Publicao: Editor, ano de publicao. Um Autor SCHUTZ, Edgar. Reengenharia mental: reeducao de hbitos e programao de metas. Florianpolis: Insular, 1997. Dois Autores SDERSTEN, Bo; GEOFREY, Reed. International economics. 3. ed. London: MacMillan, 1994.

12

Trs Autores NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard. Peter Norton: a bblia do programador. Traduo: Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994. Mais de trs Autores BRITO, Edson Vianna. et al. Imposto de renda das pessoas fsicas: livro prtico de consulta diria. 6. ed. atual. So Paulo: Frase Editora, 1996. Autor Entidade Coletiva (Associaes, Empresas, Instituies). UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Instituto Astronmico e Geogrfico. Anurio astronmico. So Paulo, 1988. ASSOCIAO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. Centro de Estudos em Enfermagem. Informaes pesquisas e pesquisadores em Enfermagem. So Paulo, 1916. ARTIGO DE REVISTA AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo da Revista, (abreviado ou no) Local de Publicao, Nmero do Volume, Nmero do Fascculo, Pginas inicial-final, ms e ano. ESPOSITO, I. et al. Repercusses da fadiga psquica no trabalho e na empresa. Revista Brasileira de Sade Ocupacional, So Paulo, v. 8, n. 32, p. 37-45, out./dez. 1979. ARTIGO DE JORNAL AUTOR DO ARTIGO. Ttulo do artigo. Ttulo do Jornal, Local de Publicao, dia, ms e ano. Nmero ou Ttulo do Caderno, seo ou suplemento e, pginas inicial e final do artigo. OLIVEIRA, W. P. de. Jud: Educao fsica e moral. O Estado de Minas, Belo Horizonte, 17 mar. 1981. Caderno de esporte, p. 7. SUA safra, seu dinheiro. Folha de S. Paulo, So Paulo, 17 ago. 1995. 2. cad. p. 9.

PARTES DE PUBLICAES PERIDICAS (ON-LINE) Artigos de Peridicos (On-line) AUTOR. Ttulo do artigo. Ttulo da publicao seriada, local, volume, nmero, ms ano. Paginao ou indicao de tamanho. Disponvel em: <Endereo.>. Acesso em: data. MALOFF, Joel. A internet e o valor da "internetizao". Cincia da Informao, Braslia, v. 26, n. 3, 1997. Disponvel em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 18 nov.1998.

13

Artigos de Jornais (On-line) AUTOR. Ttulo do artigo. Ttulo do jornal, local, data de publicao, seo, caderno ou parte do jornal e a paginao correspondente. Disponvel em: <Endereo>. Acesso em: data. TAVES, Rodrigo Frana. Ministrio corta pagamento de 46,5 mil professores. Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponvel em:<http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 19 jun. 1998. UFSC no entrega lista ao MEC. Universidade Aberta: online. Disponvel em: < http://www.unaberta.ufsc.br/novaua/index.html>. Acesso em: 19 maio. 1998. DOCUMENTOS JURDICOS Legislao - Os elementos essenciais so: jurisdio (ou cabealho da entidade, no caso de se tratar de normas), ttulo, numerao, data e dados da publicao. No caso de Constituies e suas emendas, entre o nome da jurisdio e o ttulo, acrescenta-se a palavra Constituio, seguida do ano de promulgao, entre parnteses. Exemplos: SO PAULO (Estado). Decreto n. 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998. BRASIL. Medida provisria n. 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 14 dez. 1997. Seo 1, p. 29514. BRASIL. Decreto-lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943. Lex: coletnea De legislao: edio federal, So Paulo, v. 7, 1943. Suplemento. BRASIL. Cdigo civil. 46. ed. So Paulo: Saraiva, 1995. BRASIL. Congresso. Senado. Resoluo n. 17, de 1991. Coleo de Leis da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991. BRASIL. Constituio (1988). Emenda constitucional n. 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislao federal e marginlia, So Paulo, v. 59, p. 1966, out/dez. 1995. - Quando necessrio, acrescentam-se elementos complementares referncia para melhor identificar o documento. Os elementos essenciais so: entidade responsvel e/ou autor, ttulo, nmero da patente e datas (do perodo de registro). Exemplos:

14

SO PAULO (Estado). Decreto n. 42.822, de 20 de janeiro de 1998. Dispe sobre a desativao de unidades administrativas de rgos da Administrao direta e das autarquias do Estado e d providncias Correlatas. Lex: coletnea de legislao e jurisprudncia, So Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-200, 1998. BRASIL. Medida provisria n. 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Estabelece multa em operaes de importao, e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, 14 dez. 1997. Seo 1, p. 29514. BRASIL. Decreto-lei n. 5.452, de 1 de maio de 1943. Aprova a consolidao das leis do trabalho. Lex: coletnea de legislao: edio federal, So Paulo, v. 7, 1943. Suplemento. BRASIL. Cdigo civil. Organizao do texto, notas remissivas e ndices por Juarez de Oliveira. 46. ed. So Paulo: Saraiva, 1995. BRASIL. Congresso. Senado. Resoluo n. 17, de 1991. Autoriza o desbloqueio de Letras Financeiras do Tesouro do Estado do Rio Grande do Sul, atravs de revogao do pargrafo 2, do artigo 1 da Resoluo n. 72, de 1990. Coleo de Leis da Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, v. 183, p. 1156-1157, maio/jun. 1991. BRASIL. Constituio (1988). Emenda constitucional n. 9, de 9 de Novembro de 1995. D nova redao ao art. 177 da Constituio Federal, alterando e inserindo pargrafos. Lex: legislao federal e Marginlia, So Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995. JURISPRUDNCIA (DECISES JUDICIAIS) Os elementos essenciais so: jurisdio e rgo judicirio competente, ttulo (natureza da deciso ou ementa) e nmero, partes envolvidas (se houver), relator, local, data e dados da publicao. Exemplos: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smula n. 14. In: ______. Smulas. So Paulo: Associao dos Advogados do Brasil, 1994. p. 16. BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Habeas-corpus n. 181.636-1 da 6 Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, Braslia, DF, 6 de dezembro de 1994. Lex: jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais, So Paulo, v. 10, n. 103, p. 236-240, mar. 1998. BRASIL. Tribunal Regional Federal (5 Regio). Apelao cvel n. 42.441-PE (94.05.01629-6). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Tcnica Federal de Pernambuco. Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de maro de 1997. Lex: jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais, So Paulo, v. 10, n. 103, p. 558- 562, mar. 1998. Quando necessrio, acrescentam-se elementos complementares referncia para melhor identificar o documento.

15

Exemplos: BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smula n. 14. No admissvel por ato administrativo restringir, em razo de idade, inscrio em concurso para cargo pblico. In:_______. Smulas. So Paulo: Associao dos Advogados do Brasil, 1994, p. 16. BRASIL. Supremo Tribunal de Justia. Processual Penal, Habeas-Corpus. Constrangimento ilegal. Habeas-corpus n 181.636-1, da 6 Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Estado de So Paulo, Braslia, DF, 6 de dezembro de 1994. Lex: jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais, So Paulo, v. 10, n. 103, p. 236-240, mar. 1998. BRASIL. Tribunal Regional Federal (5. Regio). Administrativo. Escola Tcnica Federal. Pagamento de diferenas referente a enquadramento de servidor decorrente da implantao de Plano nico de Classificao e Distribuio de Cargos e Empregos, institudo pela Lei n 8.270/91. Predominncia da lei sobre a portaria. Apelao cvel N 42.441-PE (94.05.01629-6). Apelante: Edilemos Mamede dos Santos e outros. Apelada: Escola Tcnica Federal de Pernambuco. Relator: Juiz Nereu Santos. Recife, 4 de maro de 1997. Lex: jurisprudncia do STJ e Tribunais Regionais Federais, So Paulo, v. 10, n. 103, p. 558-562, mar. 1998. DOUTRINA Exemplos: BARROS, Raimundo Gomes de. Ministrio Pblico: sua legitimao frente ao Cdigo do Consumidor. Revista Trimestral de Jurisprudncia dos Estados, So Paulo, v. 19, n. 139, p. 53-72, ago.1995. DOCUMENTO JURDICO EM MEIO ELETRNICO As referncias devem obedecer aos padres indicados para documento jurdico acrescidas das informaes relativas descrio fsica do meio eletrnico (disquetes, CD-ROM, online etc.). Exemplos: BRASIL. Legislao brasileira: normas jurdicas federais, bibliografia Brasileira de Direito. 7. ed. Braslia, DF: Senado Federal, 1999. 1 CDROM. Inclui resumos padronizados das normas jurdicas editas entre janeiro de 1946 e agosto de 1999, assim como textos integrais de diversas normas. BRASIL. Regulamento dos benefcios da previdncia social. In: SISLEX: Sistema de Legislao, jurisprudncia e Pareceres da Previdncia e Assistncia Social. [S.l.] DATAPREV, 1999. 1 CD-ROM. BRASIL. Lei n. 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislao tributria federal. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, DF, 8 dez. 1999. Disponvel em: <http://www.in.gov.br/ Mp_leis/leis_texto.asp?Id-LEI%209887>. Acesso em: 22 dez. 1999. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smula n. 14. No admissvel, por ato administrativo, restringir, em razo de idade, inscrio em concurso para cargo

16

pblico. Disponvel em: Acesso em: 29 nov. 1998.

<http://www.Truenetm.com.br/jurisnet/sumusSTF.html>.

CAPTULOS DE LIVROS NOGUEIRA, Davi. Pereira. Elementos Sobre a Fadiga. In: SILVA, Antnio Jos. Curso de mdicos do trabalho. 3.ed. So Paulo, 1994. v.3, p. 807-813. VERBETES DE ENCICLOPDIAS MIRANDA, Jorge. Regulamento. In: POLIS. Enciclopdia Verbo da Sociedade e do Estado: Antropologia, Direito, Economia, Cincia Poltica. So Paulo: Verbo, 1987. v. 5, p. 266-278. VERBETES DE DICIONRIOS HALLISEY, Charles. Budismo. In: OUTHWAITE, William; BUTTOMORE, Tom. Dicionrio do pensamento social do sculo XX. Traduo de Eduardo Francisco Alves; lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. p. 47-49. CONFERNCIAS ORTIZ, Alceu Loureiro. Formas alternativas de estruturao do Poder Judicirio. In: CONFERNCIA NACIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, 11., 1986, Belm. Anais [S.l.]: OAB, [1986?]. 924 p. p. 207-208. DISSERTAES E TESES AMBONI, Narcisa de Ftima. Estratgias organizacionais: um estudo de multicasos em sistemas universitrios federais das capitais da regio sul do pas. 1995. 143 f. Dissertao (Mestrado em Administrao) - Curso de Psgraduao em Administrao, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis. LOPES, Heitor Silveira. Analogia e aprendizado evolucionrio: aplicao em diagnstico clnico. 1996. 179 f. Tese (Doutorado em Engenharia Eltrica) - Curso de Ps-Graduao em Engenharia Eltrica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis. FITAS DE VDEO BLADE Runner. Direo: Ridley Scott. Produo: Michael Deeley. Los Angeles: Warner Brothers, 1991. 1 DVD (117 min).

5. OBSERVAES SOBRE AS NOTAS DE RODAP


5.1 - NOTAS DE RODAP As notas de rodap so as que aparecem ao p das pginas onde so indicadas. Servem para abordar pontos que no devem ser includos no texto para no sobrecarreg-lo. Na utilizao das notas de rodap deve-se observar o seguinte: a) A numerao das notas sequencial e em algarismos arbicos ao longo do documento;

17

b) O nmero apresentado sobrescrito no texto e no incio da nota; c) O indicativo numrico separado do texto da nota por um espao; d) A nota escrita com letra e entrelinhamento menores que o texto (fonte tamanho 10 e espao simples); e) As notas de rodap devem constar, sempre, na mesma pgina em que foram feitas as chamadas. f) ESTE MANUAL ESTABELECE O USO DAS NOTAS DE RODAP APENAS PARA NOTAS EXPLICATIVAS OU INDICATIVAS. DEVE-SE USAR AS CITAES NO SISTEMA AUTOR-DATA E APRESENTAR AS REFERNCIAS DAS OBRAS CITADAS ORDENADAS AO FINAL DO TRABALHO ACADMICO E NO NO RODAP. BIBLIOGRAFIA UTILIZADA NA ELABORAO DESTE MANUAL ALVES, Maria Bernadete Martins; ARRUDA, Susana Margareth. Como fazer referncias. (bibliogrficas, eletrnicas e demais formas de documentos). UFSC. Disponvel em: <http://www.bu.ufsc.br/>. Acesso em: 30 abr. 2003.

ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de psgraduao: noes prticas. So Paulo: Atlas, 1995.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6028: Informao e documentao Resumo Elaborao. Rio de Janeiro, 2003. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: Informao e documentao Citaes em documentos Apresentao. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023:Informao e documentao Referncias Elaborao. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724:Informao e documentao Trabalhos acadmicos Apresentao. Rio de Janeiro, 2005.

COSTA, Ana Rita Firmino et.al. 7.ed. Orientaes metodolgicas para produo de trabalhos acadmicos. Macei: EDUFAL, 2006.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1995.

MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaborao de monografias. So Paulo: Atlas, 1990.

18

ANEXOS

19

MODELOS
(A moldura ilustrativa, no colocar) MODELO DE CAPA (obrigatria)

Sociedade de Ensino Universitrio do Nordeste SEUNE Curso de Direito

Nome Completo do Aluno

TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO (se houver)

Macei 2009

20

MODELO DE FOLHA DE ROSTO (obrigatria) (A moldura ilustrativa, no colocar)

Nome do(a) aluno (a)

TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO (se houver)

Monografia apresentada Sociedade de Ensino Universitrio do Nordeste SEUNE, como parte dos requisitos para obteno do grau de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Ms. Fulano(a) de Tal.

Macei 2009

21

MODELO DE FOLHA DE APROVAO (obrigatria) Nome do aluno(a)

TTULO DO TRABALHO: SUBTTULO(se houver)

Monografia apresentada Sociedade de Ensino Universitrio do Nordeste SEUNE, como parte dos requisitos para obteno do grau de Bacharel em Direito.

_________________________________________________ Orientador: Prof. Ms. Fulano de Tal.

_________________________________________________ 1 Examinador: Prof. Ms. Sicrano de Tal.

_________________________________________________ 2 Examinador: Prof. Esp. Beltrano de Tal.

Data da aprovao: ______/______/______

22

DEDICATRIA (OPCIONAL, NO COLOCAR O TTULO DEDICATRIA)

Dedico este trabalho a ...

23

AGRADECIMENTOS (OPCIONAL COLOCAR O TTULO)

AGRADECIMENTOS

Agradeo a todos os que colaboraram para a realizao deste trabalho, em especial ...

24

EPGRAFE (OPCIONAL. NO TEM TTULO E DEVE TER RELAO COM O TEXTO/TEMA DO TRABALHO)

indispensvel a conscincia de que o processo no mero instrumento tcnico a servio da ordem jurdica, mas, acima disso, um poderoso instrumento tico destinado a servir sociedade e ao Estado (CINTRA; GRINOVER; DINAMARCO, 2004, p.45).

25

RESUMO EM PORTUGUS (OBRIGATRIO DEVE TER DE 150 A 500 PALAVRAS, SEGUNDO A NBR 6028:2003 DA ABNT)

RESUMO Este trabalho tem por objetivo ???????????? A pesquisa, de natureza bibliogrfica (e/ de campo??), foi realizada ????? (onde? Como?? Descrever um pouco da metodologia, como foi feita a pesquisa). A anlise demonstrou que .....?????? (que respostas voc encontrou para seu problema de pesquisa). Sendo assim, (diga algo da concluso??) PALAVRAS-CHAVE: (at 3 palavras).

26

RESUMO EM UMA LNGUA ESTRANGEIRA (OPCIONAL)

ABSTRACT This work ???????????? (O mesmo resumo feito em portugus deve ser traduzido para uma lngua estrangeira, ingls, por exemplo). KEY WORDS: (at 3 palavras).

27

MODELO DE SUMRIO (obrigatrio)

SUMRIO

INTRODUO ........................................................................................................5 1 TTULO DO CAPTULO ......................................................................................7 1.1 Ttulo da parte ........................................................................................7 1.2 Ttulo da parte ......................................................................................12 1.3 Ttulo da parte ......................................................................................17 2 TTULO DO CAPTULO ....................................................................................22 2.1 Ttulo da parte ......................................................................................22 2.2 Ttulo da parte ......................................................................................32 3 TTULO DO CAPTULO ....................................................................................39 3.1 Ttulo da parte ......................................................................................39 3.2 Ttulo da parte ......................................................................................48 CONCLUSO ........................................................................................................54 REFERNCIAS .....................................................................................................56 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA (SE TIVER) ...................................................... 57 APNDICE (SE TIVER) ....................................................................................... 58 ANEXO (SE TIVER) ..............................................................................................59

28

INTRODUO (obrigatria)

Falar sobre o objetivo do trabalho. Citar problema e hipteses. Como o trabalho foi feito (metodologia) e quais os principais autores utilizados. Encerrar apresentando as partes da monografia (o que o leitor vai achar no captulo 1, 2 e da por diante. A introduo redigida depois de escrito todo o trabalho.

29

1 TTULO DO CAPTULO

1.1 Ttulo da Subseo

1.2 Ttulo da Subseo

1.3 Ttulo da Subseo

30

2 TTULO DO CAPTULO

2.1 Ttulo da subseo

2.2 Ttulo da subseo

31

3 TTULO DO CAPTULO

3.1 Ttulo da subseo

3.2 Ttulo da subseo

32

CONCLUSO (obrigatria)

Retomar o problema e as hipteses analisando se as hipteses foram confirmadas ou no. Comentar, novamente, alguns dos resultados expostos nos captulos. Falar do que no foi possvel pesquisar, sugerir outros estudos, tecer crticas e /ou consideraes sobre sua pesquisa.

33

REFERNCIAS (obrigatrio)

Listar em ordem alfabtica TODOS os autores (livros, revistas, net) referidos no corpo do trabalho (citados). No usar marcadores, nem numerar as referncias. Digitar as referncias em espao simples, dando um espao duplo entre uma e outra e deixando-as alinhadas somente esquerda. EX:

ALVES, Maria Bernadete Martins; ARRUDA, Susana Margareth. Como fazer referncias. (bibliogrficas, eletrnicas e demais formas de documentos). UFSC. Disponvel em: <http://www.bu.ufsc.br/>. Acesso em: 30 abr. 2006.

ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de psgraduao: noes prticas. So Paulo: Atlas, 1995.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: Informao e documentao Citaes em documentos Apresentao. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Informao e documentao Referncias Elaborao. Rio de Janeiro, 2002.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: Informao e documentao Trabalhos acadmicos Apresentao. Rio de Janeiro, 2005. ABNT.

COSTA, Ana Rita Firmino et.al. 4.ed. Orientaes metodolgicas para produo de trabalhos acadmicos. Macei: EDUFAL, 2000.

PUBLICAO do trabalho cientfico: compromisso tico. So Paulo. 26. ago. 2001. Metodologia.Org. Disponvel em: <http://www.metodologia.org>. Acesso em: 10 mar.2006.

34

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA (opcional)

LISTAR AQUI apenas os autores lidos, mas no citados. Organizar a digitao da mesma forma das referncias.

35

APNDICE

36

APNDICE A Ttulo do apndice

Apndice todo texto ou documento elaborado pelo autor do trabalho. Para aparecer deve ser chamado no texto. Deve ser marcado por letras. Ex. A esse respeito ver Apndice A Tanto o apndice como o anexo so opcionais. (muitos chamam erroneamente de anexo)

37

ANEXO

38

ANEXO A Ttulo do anexo

Anexo todo texto ou documento NO elaborado pelo autor do trabalho que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Para aparecer deve ser chamado no texto. Ex. A esse respeito ver Anexo A Tanto o apndice como o anexo so opcionais.

39

MODELO DA CAPA DURA COM LOMBADA A monografia, depois de aprovada pela banca examinadora, de ter sido devidamente revisada e ter recebido o aval final do orientador, dever ser entregue SEUNE em UMA Cpia encadernada em CAPA DURA COM LOMBADA (ver modelos a seguir), na cor VINHO e letras na cor PRATA. A fonte a ser utilizada na capa dura com lombada deve ser ARIAL (tamanho 14) ou TIMES NEW ROMAN (tamanho 16), a depender de qual delas foi utilizada na escrita do texto. Sugerimos que sejam feitas mais duas cpias, uma para o orientador e outra para o arquivo do prprio aluno.

40

Modelo da lombada da capa dura

Nome Completo do Aluno

Ttulo Completo: subttulo quando houver

2009

41

Modelo de Capa Dura

Sociedade de Ensino Universitrio do Nordeste - SEUNE Curso de Direito

Nome Completo do Aluno

TTULO DO TRABALHO: subttulo quando h

Macei 2009

42

PARMETROS DE AVALIAO DO T.C.C

- No texto escrito ser observado: - com relao ao contedo: a) adequao da fundamentao terica; b) integrao entre a teoria e o tema pesquisado; c) sequncia lgica; d) criatividade/inovao; e) respeito norma culta da lngua. - com relao aos aspectos metodolgicos: a) estrutura do trabalho, conforme determina o manual da SEUNE; b) uso adequado das normas de citao e referncias c) apresentao grfica (papel, cores, encadernao, etc.).

- Na defesa oral ser observado: a) domnio do contedo; b) adequao dos recursos didticos utilizados; c) adequao e correo da expresso oral.

You might also like