You are on page 1of 7

Biologia antceros (filo anthocerophyta)

O filo dos antceros contem cerca de 100 espcies descritas, sendo o gnero Anthoceros o mais conhecido. Morfologia O esporfito deste gnero verde, composto de um p e uma cpsula que ficam em posio ereta, coberto por uma cutcula. A cpsula persistente, de vida longa e produz esporos por toda a vida. Secam aps a liberao dos esporos. No interior da cpsula encontramos a columela. A cpsula apresenta estmatos, porem no so funcionais. Os demais estmatos so muito semelhantes aos de angiospermas.

Ambiente Habitam barrancos midos, regies montanhosas, gramados e solos midos. Reproduo Os gametfitos dos antceros (do grego Anthos = flor) assemelham-se a rosetas. Os gametfitos possuem cavidades cheias de mucilagem que abrigam algas simbiontes do gnero Nostoc. Algumas espcies possuem gametfitos unissexuados ou bissexuados. O arquegnio e o anterdio esto imersos no gametforo, e sua superfcie. Existem normas internacionais, como os tratados sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual relacionados com o Comrcio (OMC Organizao Mundial do Comrcio) que permitem aos pesquisadores patentear descobertas feitas atravs de pesquisas em outros pases desde que estes tenham participao nos lucros obtidos com as descobertas. Entretanto, so inmeros os casos em que a patente feita, mas o pas de origem sequer chega a ver a cor do dinheiro. A biopirataria acontece em qualquer pas do mundo que possua recursos naturais com potencial de comercializao e poucos investimentos em pesquisa e regulamentao, principalmente relacionada a medicamentos. Mas no Brasil o tema ganha uma dimenso enorme devido ao fato de este ser o pas com a maior biodiversidade do planeta e de que aqui ainda h um potencial muito grande e inexplorado. Estima-se que o Brasil perca cerca mais de 5 bilhes de dlares por ano com o trfico de animais, produtos da flora e de conhecimentos das comunidades tradicionais. Geralmente associa-se a biopirataria com as indstrias farmacuticas e princpios ativos de medicamentos. Mas, embora esse comrcio movimente as maiores cifras (o mercado de remdios baseados em plantas medicinais lucra algo em torno de U$400 bilhes por ano; e do Brasil saem anualmente e de forma ilegal, mais de 20 mil extratos de plantas nativas), ele no a nica forma de explorao. A extrao ilegal de madeira tambm figura como biopirataria.

Anthocerotophyta
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre. Ir para: navegao, pesquisa

Anthocerophyta

Phaeoceros laevis (L.) Prosk.

Classificao cientfica Domnio: Reino: Subreino: Eukaryota Plantae Embryophyta

Superdiviso: Bryophyta sensu lato Diviso: Classe: Ordem: Anthocerotophyta


Stotler & Stotl.-Crand.

Anthocerotopsida Anthocerotales Famlias e gneros Anthocerotaceae


Anthoceros Folioceros

Sphaerosporoceros

Dendrocerotaceae
Dendroceros Megaceros Nothoceros

Phaeomegaceros

Leiosporocerotaceae

Leiosporoceros

Notothyladaceae

Hattorioceros Mesoceros Notothylas Phaeoceros

O Wikispecies tem informaes sobre: Anthocerotophyta

Constituem um pequeno filo com cerca de 100 espcies. Os membros do gnero Anthoceros so os mais familiares dos seis gneros. Os gametfitos dos antceros assemelham-se aqueles das hepticas talosas, mas existem muitas caractersticas que indicam um relacionamento relativamente distante. As clulas da maioria das espcies geralmente tem um nico cloroplasto grande, com um pirenide, como na alga verde Coleochaete. Algumas especies de antceros apresentam clulas contendo muitos cloroplastos pequenos sem pirenides, como a maior parte das clulas vegetais, mas mesmo nesses antceros a clula apical contm um nico plastdeo, refletindo a condio ancestral.

Dendroceros sp.

Os gametfitos dos antceros so frequentemente semelhantes a rosetas e suas ramificaes dicotmicas frequentemente no so aparentes. Geralmente, eles

apresentam 1 a 2 cm de dimetro. Os representantes de Anthoceros apresentam muitas cavidades internas que so habitadas por cianobactrias que fixam nitrognio e o fornecem para suas plantas hospedeiras. Os gametfitos de algumas espcies de Anthoceros so unissexuados, enquanto outros so bissexuados. Os anterdios e arquegnios esto mergulhados na superfcie dorsal do gametfito, com os anterdios agrupados em cmaras. Numerosos esporfitos podem desenvolver-se no mesmo gametfito. O esporfito de Anthoceros, que uma estrutura vertical alongada, consiste em um p e uma cpsula longa e cilndrica, ou esporngio. Um aspecto nico dos esporfitos de antceros que em seu desenvolvimento inicial um meristema ou zona de clulas em diviso ativa desenvolve-se entre o p e o esporngio. Esse meristema basal permanece ativo enquanto as condies so favorveis para o crescimento. Como resultado, o esporfito continua a alongar-se por um perodo prolongado de tempo. Ele verde e tem vrias camadas de clulas fotossintetizantes. Ele tambm coberto por uma cutcula e tem estmatos. A presena de estmatos nos esporfitos de antceros e musgos considerada como evidncia de um importante elo evolutivo com as plantas vasculares. A maturao dos esporos e deiscncia do esporngio comea prximo ao seu pice e estende-se em direo a base medida que os esporos maturam. Entre os esporos, h estruturas estreis, alongadas, frequentemente multicelulares que lembram elatrios de hepticas. O esporngio pronto para a deiscncia fende-se longitudinalmente em metades semelhantes a fitas.
https://www.google.com.br/search?q=esporofito+dos+antoceros&tbm=isch&tbo=u&source=u niv&sa=X&ei=OokzU_WoHomj0gG4nICwCw&ved=0CD0QsAQ&biw=1138&bih=536

Diviso Anthocerotophyta

Pequena

diviso

de

plantas,

com

aproximadamente

100

espcies.

- Gnero mais comum Anthoceros.

Um antcero do gnero Anthoceros.

- Os gametfitos, superficialmente, lembram o das hepticas talosas, mas apresentam das 2diferenas outras Apresentam como: plantas. estmatos. 1- Antceros apresentam em suas clulas um nico grande cloroplasto, diferente

3- Apresentam cavidade interna com mucilagem (no com ar, como nas hepticas). Estas cavidades podem ser habitadas por cianobactrias fixadoras de nitrognio. - Gametfitos possuem forte achatamento dorsiventral e forma de roseta. - Podem ser monicos ou diicos. - Anterdios e arquegnios na superfcie dorsal do gametfito. Anterdio incrustado em cmaras. - Muitos esporfitos podem se desenvolver sobre um mesmo gametfito. - Esporfito uma estrutura ereta e alongada. Consiste em um p e uma cpsula cilndrica longa.

Imagem de um Antocero, Diviso Anthocerotophyta, mostrando seu esporfito cilndrico.

- A deiscncia comea no pice da cpsula e vai at a base. - Juntamente com os esporos, existem estruturas parecidas com os elatrios das hepticas (pseudo-elatrios).

Classe Anthocerotae (Antceros) Os antceros tm gametfitos diferenciados dorsiventralmente, forma externa simples e homogeneidade interna. Os gametngios mergulham no gametfito, o feminino deriva de clulas superficiais e os masculinos de clulas hipodrmicas da face dorsal do talo. O esporfito est diferenciado em cpsula e p. A parte basal da cpsula meristemtica e contribui continuamente para o seu alongamento. O tecido esporognico de uma cpsula deriva da camada superficial do embrio e rodeia uma columela. Cada clula de antceros geralmente tem apenas um grande cloroplasto, como em vrias algas, enquanto que numerosos cloroplastos pequenos foram encontrados nas clulas de outras plantas. Cada cloroplasto contm um pirenide, fazendo lembrar algas verdes. Outro carter a presena de estmatos, que aparentemente permanecem abertos durante mais tempo no desenvolvimento dos organismos, uma caracterstica que os antceros dividem com todas as outras plantas, exceto as hepticas.

- See more at: http://www.jornallivre.com.br/182156/biologia-antoceros-filoanthocerophyta.html#sthash.DQCvKz1y.dpuf


http://pt.wikipedia.org/wiki/Anthocerotophyta http://www.biologados.com.br/botanica/taxonomia_vegetal/divisao_anthocerotophyta_briofi tas_antoceros.htm http://www.faficp.br/graduacao/c_biologia/projetos/bot01/proj01-02.htm

You might also like