You are on page 1of 129

HUBERTO ROHDEN

ENTRE DOIS MUNDOS


TENTATIVA DUMA SNTESE ENTRE O UNO E O VERSO DO UNIVERSO HOMINAL
UNIVERSALISMO

ADVERTNCIA

A substituio da tradicional palavra latina crear pelo neologismo moderno criar aceitvel em nvel de cultura primria, porque favorece a alfabetizao e dispensa esforo mental mas no aceitvel em nvel de cultura superior, porque deturpa o pensamento. Crear a manifestao da Essncia em forma de existncia criar a transio de uma existncia para outra existncia. O Poder Infinito o creador do Universo um fazendeiro criador de gado. H entre os homens gnios creadores, embora no sejam talvez criadores. A conhecida lei de Lavoisier diz que na natureza nada se crea e nada se aniquila, tudo se transforma, se grafarmos nada se crea, esta lei est certa mas se escrevermos nada se cria, ela resulta totalmente falsa. Por isto, preferimos a verdade e clareza do pensamento a quaisquer convenes acadmicas.

ENTRE DOIS MUNDOS


(EXPERINCIA CSMICA)

O profano no se interessa pela Auto-Realizao. O mstico foge do mundo para se encontrar com Deus. O homem univrsico, de experincia csmica, penetra to profundamente na alma do universo que atinge o Deus do mundo no mundo de Deus. E todo o seu antigo dever compulsrio se transforma num novo querer espontneo, num flamejante entusiasmo, numa irresistvel adorao dinmica por essa estupenda Realidade que est alm de todos os nomes. Para o mundo profano, esse homem deve necessariamente parecer um louco ou alucinado, um anormal e, de fato, anormal ele , se por normal se entende essa cegueira habitual dos inexperientes e essa insensibilidade paquidrmica dos profanos. Esse homem anormal para cima, supra -normal, e no anormal para baixo, infra-normal, como certos doentes. Mas, como o homem comum nada sabe do supra-normal, ao passo que tem algum conhecimento do infra-normal que admira que coloque o supra-normal no plano dos infranormais? Cada um pensa e fala segundo a medida do seu conhecimento ou da sua ignorncia, porquanto o conhecido est no cognoscente segundo a capacidade do cognoscente. O homem normal pode conhecer o infra -normal, que para ele um menos, mas no pode saber o que seja supra -normal, porque para ele um mais. Ningum pode conceber coisa maior do que ele mesmo ; o nosso SER a medida do nosso CONHECER. Entretanto, so os homens universificados os nicos que garantem a continuidade do fogo da espiritualidade sobre a face da terra. o vasto incndio da experincia csmica, desses poucos, que ilumina muitos. Seja, voc mesmo, esse Homem universificado!

TOMANDO PERSPECTIVA

O Universo sideral um perfeito equilbrio entre o Uno centrpeto e o Verso centrfugo, formando um cosmos estvel e dinmico. No Universo hominal, porm, surge um novo fator o livre-arbtrio que pode causar harmonia ou desarmonia. O homem pode, pelo uso ou abuso do seu livre-arbtrio, crear um Universo muito mais maravilhoso do que esse cosmos sideral, e pode tambm ser autor de um imenso caos, pelo abuso da sua liberdade. O homem , aqui na terra, o nico ser dotado de creaturidade e de creatividade; s ele creatura e creador ao mesmo tempo; s ele se pode tornar melhor ou pior do que Deus o fez. O homem, quando livremente cosmificado, algo incomparavelmente mais maravilhoso do que todas as grandezas e belezas fora dele; mas, quando livremente caotizado, tambm muito mais repugnante do que outra creatura qualquer. O macrocosmo sideral, regido por leis imutveis e automticas, ser sempre um sistema de perfeita ordem e harmonia mas o microcosmo hominal, pode estabelecer desordem e desarmonia. Atravs das pginas deste livro, aparentemente heterogneas, vai um trao de permanente homogeneidade; todos os captulos giram em torno de duas alternativas: a voluntria harmonia entre o Eu central e o ego perifrico do homem ou ento a voluntria desarmonia entre esses dois plos da sua natureza. A harmonia bondade e felicidade a desarmonia maldade e infelicidade. A natureza humana participa da mesma bipolaridade que caracteriza todo o cosmos. No existem crculos monocntricos no Universo, h to-somente elipses bicntricas. Astros e tomos se movem em trajetrias elpticas, bipolares. Esses dois plos no so contrrios um ao outro, mas so complementares. Da sntese das duas antteses complementares resulta a harmonia csmica, que os gregos chamavam beleza (kosmos), e os romanos denominavam pureza (mundus). Da mesma forma, da sntese das duas antteses complementares do homem, do Eu e do ego, resulta a harmonia, a beleza e a felicidade da vida humana.

O homem o autor da sua grandeza ou da sua mesquinhez, do seu cosmos ou do seu caos. O livre-arbtrio uma espada de dois gumes, o maior privilgio e tambm o maior perigo do homem; a chave para o cu ou para o inferno da sua vida. Do uso ou abuso da sua liberdade tece o homem, dia a dia, a sua felicidade, ou a sua infelicidade. O livre-arbtrio o invisvel fio de Ariadne, que pode conduzir o homem, so e salvo, atravs de todos os labirintos da vida terrestre, rumo sua definitiva libertao, rumo sua verdadeira auto-realizao. Entre dois mundos, o mundo da luz e o mundo das trevas, oscila a vida humana. Compete ao humano viajor decidir-se livremente por este ou por aquele mundo. Desta deciso depende o seu valor ou o seu desvalor, a sua felicidade ou a sua infelicidade.

QUAL A VERDADEIRA MENSAGEM DO CRISTO HUMANIDADE

A mensagem do Cristo, segundo o Evangelho, no tem carter ritual, nem moral, nem intelectual, nem social. A mensagem do Cristo essencialmente metafsica, ontolgica, real, csmica. Mas, como esta mensagem incidiu num ambiente humano de baixa compreenso, foi ela, de incio, condicionada e contagiada pela atmosfera circunjacente. O contedo divino do Evangelho sofreu o impacto dos seus contenedores humanos. Dos mistrios pagos do Imprio Romano herdou o Cristianismo o seu colorido ritualista-sacramental, segundo o qual a salvao do homem consiste em certas prticas mgicas e ocultistas, relacionadas com determinados objetos, frmulas, gestos, etc. O judasmo contemporneo afetou o Cristianismo nascente com a idia da redeno pelo sangue, consoante a cerimnia do bode expiatrio que se realizava anualmente em Jerusalm, e que foi sublimada por um ex-rabino judaico convertido ao Cristianismo, iniciando a concepo brbara do sangue de Jesus a lavar os pecados da humanidade. Mais tarde, nos primrdios da Renascena, a mensagem do Cristo foi interpretada intelectualmente, projetada sobre o fundo duma anlise da letra da Bblia, e num ato de f fiducial no sangue de Jesus.

Por fim, em nossos dias, o Cristianismo foi identificado com filantropia social, obras de caridade e altrusmo, relacionados com a idia evolutiva de reencarnaes sucessivas. Todas estas verses podem, at certo ponto, ser aceitas como fenmenos concomitantes e subsequentes mas nenhuma delas representa o centro e cerne da autntica mensagem do Nazareno. Ritos, sacrifcios, estudos, crenas, altrusmos tudo isto pertence ainda velha concepo horizontal de que o homem seja apenas o seu ego fsicomental-emocional, conceito que o Cristo transcendeu totalmente. Para ele, o homem no esse seu invlucro, nem mesmo na forma mais sublimada, que ele chama remendo novo em roupa velha; o homem no a sua persona ou personalidade, mas sim o seu Eu interno, a sua profunda e divina individualidade, a sua alma ou esprito que o Cristo chama o Pai, a Luz, o Reino, o Tesouro oculto, a Prola preciosa. Esta concepo que o Nazareno tem do homem e que forma a quintessncia de toda a sua mensagem, profundamente metafsica, ontolgica, realista, csmica. A mensagem do Evangelho no visa, em primeira linha, a transformao do homem-ego vicioso num homem-ego virtuoso, que Jesus rejeita com remendo novo em roupa velha; mas convida o homem a descobrir a sua realidade divina, j existente nele, mas ainda inconsciente; convida-o a tirar a sua luz divina de baixo do alqueire da sua inconscincia e coloc-la no candelabro da sua conscincia; convida o homem a conscientizar o Pai, a Luz, o Reino, o Tesouro, a Prola, que o homem por natureza, mas que ignora ser; o Cristo convida o homem quilo que os filsofos orientais e, ultimamente, tambm os psiclogos ocidentais, denominam auto-conhecimento, e que no Evangelho aparece com o nome do primeiro e maior de todos os mandamentos. A mensagem do Cristo no se refere, primariamente, a algo que o homem deva fazer, mas sim ao algum que o homem deve ser conscientemente; e deste ser da mstica do primeiro mandamento resultar espontaneamente o fazer do segundo mandamento da tica a vivncia tica da fraternidade universal , para ele, o irresistvel transbordamento da experincia mstica da paternidade nica de Deus. Auto-conhecimento mstico produz auto-realizao tica. Numa palavra: a mensagem do Cristo gira inteiramente em torno da Realidade Metafsica do homem cujo centro e cerne Deus, o Absoluto, o Infinito, o Eterno.

Quando o homem se identifica ainda com o seu ego humano, e procura fazer desse ego vicioso e mau um ego virtuoso e bom, anda ele no caminho estreito e passa pela porta apertada do dever compulsrio, sempre difcil e sacrificial; mas, depois de despertado para a conscincia da realidade do seu Eu divino entra na zona do jugo suave e do peso leve do querer espontneo; passa da boa vontade da virtuosidade da moral para a sapincia da compreenso, e sua moral dolorosa se transforma numa tica jubilosa e s ento encontra ele repouso para sua alma. Quando Mahatma Gandhi escreveu que a Verdade dura como diamante e delicada como flor de pessegueiro, compreendeu ele que a dureza diamantina do tu deves se pode associar delicadeza flrea do eu quero eu quero espontaneamente o que devo necessariamente suposto que o meu ego virtuoso entre na zona do meu Eu sapiente. Neste ocaso do segundo milnio da era crist, e quase na alvorada do terceiro milnio, encontramos, em todas as partes do mundo, uma elite de homens que esto comeando a suspeitar a farejar, como diz J. W. Hauer que a mensagem do Nazareno encerra algo infinitamente mais profundo e sublime do que, geralmente, lemos e ouvimos no ocidente cristo. Estamos comeando a descobrir a alma do Evangelho. Entretanto, para esta compreenso necessrio que o homem transcenda a sua intelectualidade analtica e ingresse na nova dimenso de uma conscincia intuitiva que o homem parcial de hoje passe a ser o homem integral de amanh.

MORRER DECENTEMENTE PARA VIVER GLORIOSAMENTE

Se o gro de trigo no morrer, ficar estril mas, se morrer, produzir muito fruto (Jesus, o Cristo). Eu morro todos os dias, e por isso que eu vivo mas no sou eu que vivo, o Cristo que vive em mim (Paulo de Tarso). Quando algum imagina que j morreu ou melhor, quando se sente empolgado por esta certeza que coisa ainda lhe poderia ser difcil? A nica coisa que lhe sobrou uma fora tranquila, irresistvel, que brilha de dentro de si mesma, como a chama vertical de uma vela num ambiente sem vento. Esta chama pergunta vida e morte: que quereis de mim? este corpo? est morto! Este ego? dissolveu-se a sua iluso! Todos os horrores e todas as amarguras contra os quais se revolta o homem, j foram dantemo saboreados e superados. Esta experincia da incorporao da morte, faculta ao homem a experincia duma vida superior. O ego, que, por toda a parte, age como veculo e como obstculo, j foi dissolvido. Esta pura vivncia interna transforma todas as vivncias externas e todas as relaes com o mundo de fora. Qualquer palavra sobre isto suprflua; basta saber que surgiu uma fora silenciosa, inesgotvel, capaz de tudo. Uma vez que algum morreu deste modo, ele imortal, incapaz de morrer. L se foi o seu gostar ou no-gostar! Esse homem est sempre disposto a tudo, sempre pronto para carregar fardos pesados. Permanente serenidade em face das coisas mais difceis substituiu a sua vacilante atitude de outrora. O enigma da existncia encontrou uma soluo definitiva. Daqui por diante, todas as coisas externas se referem apenas ao modo como faz-las e isto no tem importncia. O agradvel e o desagradvel desse como, nas variadas circunstncias, foi superado.

O homem que atingiu estas alturas est para alm de propriedade e de sexo. Morrer? pergunta algum que passou por esta experincia morrer no posso mais; j superei o ser-mortal, assim como superei o ser-criana e o seradolescente. E, na medida que todas as coisas pesadas perdem o seu peso, vai nascendo a intuitiva e espontnea compreenso das circunstncias. Todas as coisas se vo tornando transparentes. Todas as formas e gestos em derredor se vo tornando visveis de dentro. A razo-de-ser de todos os fenmenos se torna compreensvel, uma vez que deixou de existir a nebulosidade do ego, que se interpunha entre a viso original do Eu e o mundo externo. Para o homem assim transformado nada sem fala; a sua serenidade receptiva faz eco a toda as coisas. Graas sua transparente intuio, esse homem participa de todas as coisas do universo. (cf. H. Zimmermann)

LIBERTAO PELA SAPINCIA UNIVRSICA

Filosofia, Yoga, Metafsica, Mstica, Espiritualismo, Esoterismo todas estas palavras, e outras similares, suscitam grave suspeita no esprito de muitos homens do ocidente. Parecem insinuar algo como escapismo, uma fuga das cruas realidades da vida e um refgio para dentro de um idealismo utpico. Mas o homem ocidental terrivelmente realista, e no quer saber de filosofias idealistas, por mais belas e suaves que sejam. E no parece ter razo? O oriental, diz ele, nunca fez nada no campo da cincia e tcnica, porque se enamorou de uma filosofia espiritualista e duma metafsica mstica. No descobriu tomos nem realizou viagens cosmonuticas; no fabricou rdio, televiso, radar, locomotivas, avies, automveis nada. De tanto suspirar pelo cu se esqueceu da terra. De tanto amar um Alm futuro e distante, se desinteressou pelo Aqum presente e prximo. No, no estamos dispostos a trocar o nosso materialismo eficiente por um espiritualismo ineficiente. Assim pensam e falam milhares de homens sinceros, aqui no ocidente. E todos eles tm razo na base das suas premissas. Mas... estas premissas so falsas, radicalmente falsas. A premissa falsa est nisto: em pensarem que as coisas metafsicas sejam necessariamente incompatveis com as coisas fsicas. Se assim parece ser de facto, assim no precisa ser de direito. No verdade em si que o homem que trata das coisas do esprito no possa tratar dinamicamente das coisas da matria. Esse antagonismo dualista fruto da nossa ignorncia e duma viso incompleta da Realidade: A Sapincia Univrsica, a Filosofia Csmica no afirma a metafsica custa da fsica, no proclama a presena do esprito na ausncia da matria. A Filosofia Univrsica estabelece a tese, 100% matemtica e lgica: quanto mais intensamente o homem realiza a metafsica tanto mais perfeitamente pode ele realizar a fsica; a Filosofia verdadeira estabelece uma perfeita harmonia e complementaridade entre o mundo espiritual e o mundo material. Se o nosso mundo material ainda hoje to imperfeito e se o nosso mundo espiritual ainda to deficiente, porque nem este nem aquele conseguiram

fazer uma verdadeira sntese e simbiose entre as coisas da matria e as coisas do esprito, entre as Facticidades externas e a Realidade interna. Nem o ocidente realizador nem o oriente sonhador agiram universicamente, no puseram a constituio do Universo como base e diretriz da sua vida. UNI VERSO... O ocidente se limita ao unilateralismo do VERSO, ao passo que o oriente se enamorou do unilateralismo do UNO. Mas nem o UNO nem o VERSO, separadamente, perfazem o Universo Integral esse grandioso Universo, que os gregos chamavam Ksmos (beleza), e os romanos denominavam mundus (pureza). O Universo o que seu nome diz: uno e diverso, unidade na diversidade, isto , perfeita e indestrutvel harmonia. Se o homem pensasse e vivesse universicamente, estaria em perfeita harmonia consigo, com Deus e com o mundo; no seria materialista nem espiritualista, mas sim universalista, ou melhor, universificado. O que falta ao ocidental a viso do UNO no meio do VERSO. O que falta ao oriental o interesse pelo VERSO. O ocidental se derrama na pluralidade dos efeitos materiais. O oriental se isola na unidade da causa espiritual. Ns, porm, queremos o UNO da causa manifestado no VERSO dos efeitos. O primeiro passo para o ocidental a viso da unidade atravs dessa imensa diversidade. E, para conseguir esta viso unitria, deve o homem, por algum tempo, prescindir de qualquer impacto diversitrio; deve isolar-se, de vez em quando, nessa conscientizao da unidade, fechando os sentidos a todas as diversidades, no para negar ou abandonar estas diversidades, mas para se consolidar na viso da Realidade Una, a tal ponto que as Facticidades Verso nunca mais possam destruir aquela. O mal no est nas diversidades, como pensam alguns msticos; o mal est na viso parcial, incompleta, unilateral da realidade, que o profano identifica com essas diversidades dos sentidos e do intelecto. O homem ocidental, predominantemente diversitrio, deve treinar a sua viso unitria, afirmando a soberania da sua substncia una sobre todas as tiranias das circunstncias mltiplas. Esse treino unitrio no uma meta, mas um mtodo; no um fim, mas um meio.

Muitos orientais, vem no mundo material uma simples iluso, maya, irrealidade e por isto no podem entusiasmar-se por ele ningum pode interessar-se por um fantasma. Para eles, a nica Realidade est no mundo espiritual; no est aqui e agora; est no futuro e na distncia. E como realidade e valor so homnimos, segue-se que o mundo presente das materialidades no tem para os espiritualistas valor algum. por isto que os alm-nistas nunca compreenderam os aqum-nistas, nem estes aqueles. A humanidade vive em dois compartimentos-estanque, em dois hemisfrios ideologicamente separados, mecanicamente justapostos, sem nenhuma interpenetrao orgnica: os materialistas do aqum e os espiritualistas do alm. Mas no esta a viso da Filosofia Csmica, precisamente por ser uma viso harmoniosa do Universo Integral, que no Uno nem Verso, mas Universo. Para que o homem possa ver e conscientizar a Realidade Metafsica em todas as Facticidades Fsicas, deve ele, j o dissemos, isolar-se, por longo tempo, na pura metafsica, at que o ltimo resqucio da fsica desaparea do horizonte do seu consciente, e ele permanea, sozinho e desnudo, no seu cosmoconsciente, sentindo em si o grande UNO, longe de todo o VERSO. Mas precisamente aqui que est o tremendo problema para quase todos os homens do ocidente, que, em geral, tm 100% de conscincia fsica e 0% de conscincia metafsica. Esse peso morto remonta a milhares de anos na raa humana, e tem alguns decnios em cada indivduo. Neutralizar esse peso morto um problema de rdua soluo. Quanto tempo necessita o homem para conseguir isto? No questo de tempo, mas de intensidade de exerccio. Todos os grandes iluminados da histria isolavam-se, geralmente, por 30 a 40 dias, em total solido e silncio. Isto , cerca de um ciclo lunar, que abrange 28 dias; mas, para maior garantia, convm iniciar o isolamento uma semana antes da lua nova e encerr-lo uma semana depois da lua nova. Assim, todos os altos e baixos, todos os positivos e negativos, todas as mars e vazantes percorrem as vias experienciais dos nervos e do crebro, dos quais depende grandemente, na presente existncia, o grau da nossa conscincia. Depois que o mstico verificou e saboreou devidamente a Realidade do UNO, em total solido, pode ele levar consigo, ao meio do mundo e da sociedade, essa experincia nirvnica. Pode ver o Transcendente tambm em forma Imanente; pode enxergar no mundo de Deus, o Deus do mundo, que experimentou fora do mundo. O profano enxerga o mundo sem Deus.

O mstico enxerga Deus sem o mundo. O homem csmico enxerga o Deus do mundo em todos os mundos de Deus. Esta intro-viso ou intro-vidncia, esta experincia do Deus imanente em todas as coisas, a ltima e suprema conquista do homem em evoluo ascensional. Ver o Infinito em todos os Finitos, a Realidade eterna em todas as Facticidades efmeras o inicio do reino de Deus sobre a face da terra. este o supremo ideal da Sapincia Univrsica. A sua aquisio compensa todos os esforos.

DA FRUSTRAO EXISTENCIAL REALIZAO EXISTENCIAL

Victor Frankl, mdico-psiquiatra, diretor da Policlnica Neurolgica da Universidade de Viena, em quase todos os seus livros, se refere a casos de neurose provindos da frustrao existencial, embora as suas causas imediatas possam apresentar outro carter. No seu livro Theorie und Therapie der Neurosen (Verlag Urban und Schwarzenberg, Wien Innsbruck, 1956), refere-se ele a numerosos casos, ocorridos no consultrio e na clnica, que se baseavam em frustrao existencial, e s puderam ser definitivamente sanados com logoterapia. Um desses casos o seguinte, registrado na Policlnica Neurolgica de Viena, amb. 392/1955, D. Marion A, escreve: Meu marido saiu no seu carro, como faz todas as noites. Eu , a bem dizer, tenho pena dele; ele precisa dessa farra. Agora, que o servio dele mais leve e ele est livre s 5 horas, o desassossego o impele para fora de casa. Temos um belo apartamento com rdio; mas no temos nada a nos comunicar um ao outro. E agora, que tudo acabou em rotina velha, estou diante de um vcuo. Livros no interessam o meu marido, a no ser romances criminais e aventureiros; mas essas coisas a gente v melhor no cinema, o que nos dispensa da leitura; e durante o programa de rdio a gente dorme. No estou com vontade de bancar a mulher incompreendida para me tornar interessante. Poucas semanas mais tarde, aps o tratamento, D. Marion escreve: Estou de perfeita sade. Encontrei-me comigo mesma. Sinto-me segura. Estou cheia de alegria. Tenho a impresso de que se me abriu um vasto portal e entrei numa claridade ofuscante. Meu corao um jardim florido, para o qual me posso retirar todas as vezes que quiser. Tudo vai bem. A vida magnfica, maravilhosa. As coisas grandes em nossa vida, nunca mais as podemos perder. Victor Frankl no menciona, com uma nica palavra, que a situao matrimonial tenha mudado; parece que no; nem explica o que D. Marion fez, nessas poucas semanas, em que to radical mudana se deu com ela, como a

sua segunda carta revela. O que certo que ela passou dum estado de Frustrao Existencial para uma grandiosa Realizao Existencial. E luz dessa Realizao do seu Eu central as frustraes do seu ego perifrico, de mulher e esposa, se tornaram suportveis, embora a situao externa continuasse a persistir objetivamente, como antes. *** O caso acima tpico. Quase todas as pessoas existencialmente frustradas, por no terem descoberto a sua verdadeira razo-de-ser que Victor Frankl denomina realizao existencial atribuem essa sua insatisfao ao fracasso deste ou daquele objetivo da vida seja na esfera social, profissional ou emocional; confundem o seu Eu central com o seu ego perifrico; confundem os sintomas do mal com a raiz do mal. E, por isso, tentam eliminar os sintomas da sua insatisfao. Possivelmente, consigam essa eliminao de sintomas mas amanh podero recair na mesma, ou em outra insatisfao, porque a raiz do mal continua viva. E assim arrastam 20, 50, 80 anos de vida, de frustrao em frustrao. Suponhamos que um desses infelizes, frustrados no plano social, profissional ou emocional, tenha a clarividncia e a coragem de mergulhar nas profundezas do seu Eu central, mediante um verdadeiro auto-conhecimento e subsequente auto-realizao: poderemos garantir a esse homem que seu insucesso social, profissional ou emocional, tenha fim? De forma alguma. bem possvel que nada se modifique no plano das circunstncias externas, como parece ter acontecido no caso acima citado, de D. Marion. Mas a nova e radical atitude da substncia interna desse homem assim mudado no seu Eu, suportar as circunstncias externas de um modo completamente diferente de antes. Disto j sabiam os antigos esticos da Grcia. Para eles, o verdadeiro estoicismo no consistia em suportar passivamente o desfavor das circunstncias inevitveis; mas sim em crear dentro do sujeito uma atitude ativa de compreenso, de auto-compreenso, de auto-conhecimento. Em ltima anlise, ningum e nada de fora me poder fazer mau, se eu no quero ser mal. Mal no meu ego, mas no mau no meu Eu. O meu ntimo ser inatingvel, um baluarte inexpugnvel. Todos me podem fazer bem ou mal, ningum me pode fazer bom nem mau, sem o meu consentimento. Se eu sou, pelo poder do meu livre-arbtrio internamente bom, nenhum mal externo, por maior que seja, me pode fazer internamente mau, embora me possa fazer males externos. Este ser-bom auto-realizao, realizao existencial. E, em face disto, toda e qualquer circunstncia adversa, da natureza ou da humanidade, suportvel.

Quando o homem se tolera a si mesmo, todas as coisas de fora so tolerveis. Mas quando o homem se sente intimamente mau, frustrado, nenhuma circunstncia adversa suportvel. Frustrar quer dizer despedaar, desintegrar. O homem frustrado, j o dissemos, se sente interiormente desunido, fragmentado, desintegrado no seu ntimo ser e isto verdadeira infelicidade. Para ser feliz, o homem desintegrado pela frustrao se deve reintegrar pela realizao, pela conscientizao do seu Eu Integral, que divino, que Eterno, que Infinito. Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertar esta frmula antiqussima a nica terapia radical; a conscientizao da verdade sobre si mesmo a nica cura de qualquer frustrao, porque a sua integrao ou realizao.

KARMAN, AKARMAN, NAISKARMAN FALSO-AGIR, NO-AGIR, RETO-AGIR

Os dois maiores livros da humanidade giram em torno destas trs palavras, ou seja, em torno das trs atitudes que o homem pode assumir em face do mundo externo. Cada um desses dois livros abrange cerca de 50 pginas em formato comum. O volume deles pequeno, mas o seu contedo enorme, maior que o de todas as bibliotecas do mundo. O mais antigo desses pequenos-grandes livros conhecido pelo nome snscrito de Bhagavad Gita, que quer dizer Sublime Cano; as suas razes se embebem na era dos Vedas da ndia dos rios, cerca de 5.000 anos antes da nossa cronologia crist, ou seja, 7.000 anos antes do tempo hodierno. Os protagonistas da Gita so o avatar Krishna e seu discpulo Arjuna. O outro livrinho tem o nome grego Evangelion, que significa boa nova; nele aparecem as palavras e atividades de Jesus de Nazar, cognominado o Cristo, e remonta a quase 2.000 anos. A Bhagavad Gita o livro sagrado de quase todos os povos orientais ndia, China, Japo e outros pases asiticos; pode-se dizer que ele a voz da conscincia espiritual da sia, representada por cerca de 2/3 da humanidade. O Evangelho, por sua vez, considerado o livro divino pelos chamados cristos de todos os setores coptos, ortodoxos, romanos, evanglicos, espiritistas, etc. Quase todo o mundo ocidental, Europa e Amricas, invocam o Evangelho como seu padro de f e de vida. *** Entretanto, nem os orientais nem os ocidentais, tomados em seu conjunto, compreenderam o esprito da Gita nem do Evangelho; a alma e quintessncia desses livros continua praticamente ignorada pela humanidade deste ou daquele hemisfrio. Por qu? Porque a alma da Gita de Krishna e do Evangelho do Cristo algo to profundo e inaudito que nem os filsofos orientais nem os telogos ocidentais

foram capazes da atingi-la. E, no conseguindo atingir a alma desses livros, os homens se limitaram a tratar do corpo da Gita e do Evangelho, analisando intelectualmente o que devia ser intudo espiritualmente. H milhares de anos que a humanidade s conhece duas atitudes em face do mundo externo em que vive mas a Gita e o Evangelho falam duma terceira atitude, aparentemente paradoxal e impossvel. A humanidade s conhece agir ou no-agir; atividade ou passividade. A humanidade do ocidente quer agir, ser ativa a humanidade do oriente quer no agir, ser passiva. Sobretudo desde os dias de Gautama Siddhartha, o Buda, o oriente se convenceu de que toda a atividade do homem visceralmente m, negativa, pecaminosa, porque quem age o ego e como poderia o ego agir seno egoicamente? Em face desta suposta impossibilidade de homem agir sem egosmo, sem karman, sem dbito, sem culpa, recomendam muitos orientais o no-agir, cair na passividade total. Pois, se o agir, procedente do homem-ego, produz culpa, dbito, ento o no-agir pelo menos no aumenta esse dbito, embora no possa talvez cancelar o dbito j existente. As quatro verdades nobres de Buda, que resumem toda a filosofia do agir e do no-agir, formam a base, consciente ou inconsciente, do misticismo passivo de uma grande parte da humanidade do oriente: no-agir melhor que agir. O homem ocidental, pelo contrrio, essencialmente ativo, a sua filosofia agir o mais possvel. Nem sequer suspeitou ainda da tara negativa que todo o agir traz dentro de si. O ocidental uma espcie de criana que se derrama totalmente numa atividade externa, sem querer saber se essa atividade boa ou m; o principal agir, agir sempre, sem muito pensar nas consequncias desse incessante agir. O ocidental quer ver os resultados palpveis do seu incessante agir, sem pensar no porqu nem no para qu dessa atividade. O homem oriental, com uma cultura quase trs vezes mais antiga que a nossa, j entrou na fase da reflexo, da raflexividade, da introspectividade ao passo que seu irmo ocidental , em geral, extroverso, esgotando-se em atividades externas. *** Ora, se verdade que todo o agir externo nasce do ego, ento claro que o homem se onera de dbitos ou culpas na razo direta da sua atividade. Deixar de agir sustaria o incremento de novos dbitos e novas culpabilidades.

E no afirmam os prprios livros sacros do Cristianismo que o mundo jaz no maligno? e no diz o Cristo a seus discpulos: O prncipe deste mundo (o ego) tem poder sobre vs?... Toda a humanidade exceo de alguns iniciados csmicos oscila, pois, entre estas duas alternativas: ou agir e aumentar os seus dbitos ou no agir para no aumentar os dbitos. *** E, no entanto, os dois maiores livros da humanidade, a Bhagavad Gita de Krishna e o Evangelho do Cristo, no recomendam nem esta nem aquela atitude; conhecem uma terceira alternativa, equidistante do simples agir do profano e do simples no-agir do mstico. No recomendam nem o falso-agir (karman) nem o no-agir (akarman), mas o reto-agir (naiskarman). Pergunta-se: em que consiste esse reto-agir? e donde vem ele? do ego? de alguma outra fonte?... Se todo o agir vem do ego, como parecem supor as filosofias correntes, no pode deixar de ser egico, negativo, culposo. Mas, a Gita e o Evangelho admitem que o agir pode ter outra origem que no seja o ego; insinuam uma fonte extra-egica, alguma origem csmica, donde possam derivar as atividades humanas... Insinuam algo como auto-conhecimento, algo como cosmo-conscincia, algo como as palavras Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar... Se o ego fosse a verdade, no nos escravizaria... Mas... deve haver uma verdade para alm do ego ilusrio, uma verdade que, uma vez conhecida, nos liberta da maldio do dbito, da culpa do agir, do karman negativo... Que verdade esta? Na Gita e no Evangelho no se trata da alternativa de agir ou no-agir, mas sim do falso-agir ou do reto-agir; em qualquer hiptese, recomendam um agir, uma atividade. E tambm, se Deus ato puro (Aristteles), pura atividade, como poderia o verdadeiro homem deixar de ser ativo, se ele imagem e semelhana de Deus? A alternativa no , pois, agir ou no-agir, mas sim: um falso-agir ou um retoagir. Surge agora a grande pergunta: em que consiste o reto-agir? O homem-ego age sempre por causa de algum objeto, por causa de algo fora dele, por amor a um no-Eu, de algo separado ou separvel da sua intrnseca realidade. O ego, sendo iluso, sempre age por amor a uma iluso. O mundo objetivo, feito de quantidades, projetado dentro de tempo e espao, maya, iluso, reflexo, cpia, projeo, mas no a Realidade em si. Ora, agir por amor a uma irrealidade, uma iluso, mau, filho da ignorncia.

O homem, para agir retamente, deve retificar a meta e o motivo da sua atividade; deve agir por causa e por amor Realidade, embora os canais da sua atuao sejam facticidades ilusrias. A Fonte do nosso agir deve ser a Verdade, que a conscincia da Realidade, embora a manifestao dessa Realidade possa fluir atravs de facticidades. O Eu verdadeiro, que Fonte, pode servir-se dos canais do ego para se manifestar, mas nunca deve considerar esses canais como a Fonte. Os objetos do ego podem ser meios mas somente o sujeito Eu pode ser o fim da nossa atividade. O ego age por causa de alguma quantidade, de algum allos (outro), que ele deseja alcanar com a sua atividade e isto iluso, egosmo, idolatria. Quem age por amor ou adorao a qualquer objeto ama e adora um falso deus, um pseudo-deus, idlatra e isto mau. Esta alo-adorao idlatra que degrada o homem. Quando o amante ama algo inferior a ele, o amante se inferioriza, degradando-se ao baixo nvel do amado. O amado nivela o amante ao plano do amado. Se o amante representado por 10, e o amado por 0, o amante se nulifica por esse amor ao nulo. O homem que age por amor a uma coisa se coisifica, quantifica a sua qualidade, desvaloriza o seu valor; ele se esquece do seu algum e se degrada a algo; nega o seu Eu real e afirma o seu ego irreal. A ltima razo da maldade do homem ego-agente radica numa maldade metafsica, numa maldade ontolgica. O divino Algum do Eu nunca deve ser reduzido ao humano Algo do ego. Em face desse perigo de apostasia ontolgica do ego-agente resolveram os orientais cair na no-agncia, por sinal que no descobriram coisa melhor. Krishna e Cristo, porm, descobriram a reta-agncia em lugar da falsaagncia. Substituram a ego-agncia pela Eu-agncia. Homem, trabalha intensamente mas renuncia a cada momento aos frutos de teu trabalho (Krishna). Quando tiverdes feito tudo que deveis fazer, dizei: Somos servos inteis; cumprimos a nossa obrigao, nenhuma recompensa merecemos por isto (Cristo).

A ESSNCIA DO RETO-AGIR (NAISKARMAN)

O problema do reto-agir (ou naiskarman) no tem por ponto de partida nem norma de referncia este ou aquele preceito moral, mas baseia-se no carter fundamental, metafsico, ontolgico do prprio agir em si mesmo. Se o nosso agir tem por fim exonerar-nos e preservar-nos da tragicidade da vida, ento importa, em primeiro lugar, compreender nitidamente a natureza da obra, a ntima essncia da atuao do homem aqui no mundo. A viso superficial, que do ego, enxerga em primeiro lugar o fruto, isto , aquilo que a obra produz ou deseja produzir. Esta perspectiva que vida ao fruto ou utilidade da obra, chamada pela Bhagavad Gita falasanga, que quer dizer apego ao resultado. A filosofia oriental se esfora sempre de novo para mostrar que esse apego ao fruto do trabalho desvia as foras internas do homem para um ponto falso, para um trilho secundrio, mostra que essa mania de resultados ou falasanga rouba atividade humana a sua energia libertadora, e vai emaranhando o homem cada vez mais funestamente em culpas e sofrimentos. As torrentes vitais creadoras fluem de largo, fora do seu leito verdadeiro, inaproveitadas, porque esse pendor objetivo e utilitarista desvia o homem do seu centro de energias, rumo a algo que jaz do lado, fora do eixo dinmico da sua atividade. Esta tendncia objetiva e utilitarista, esta mania de sucesso externo, atua como um vampiro que suga as melhores foras do corao da atividade do homem. precisamente neste vampirismo utilitarista que se baseia a mais profunda tragicidade de todo o homem profano. esta uma experincia que cada um de ns pode sempre de novo fazer em si mesmo: nada h que tanto disperse as nossas foras vivas e redentoras como essa mania de sucesso e utilidade ou ento a amargura em face do insucesso e fracasso externo. Enquanto especularmos com sucessos ou recearmos insucessos, enquanto procurarmos qualquer espcie de resultado objetivo, reconhecimento ou aplausos, visamos a algo fora do centro e cerne da nossa verdadeira atividade, e nunca conseguiremos focalizar num nico ponto a fora total da nossa obra; no conseguiremos mergulhar sem reserva no corao vital da nossa atividade redentora. Temos de ser como crianas que se entregam de corpo e alma ao seu agir, sem desvios e segundas intenes.

O homem profano age exclusivamente por amor aos objetos, aos possveis frutos do seu trabalho e por isto se onera cada vez mais de culpas, que geram sempre novos sofrimentos. O mstico, luz desta tragdia, resolve no agir de forma alguma. O homem csmico, porm, compreendeu que a redeno no est no falsoagir do profano, nem no no-agir do mstico, mas sim num reto-agir numa atividade por amor ao prprio Eu divino no homem, embora esse agir se realize, externamente, atravs dos canais do mundo objetivo. O homem csmico age por amor Fonte do seu Eu divino, ainda que atravs dos canais do seu ego humano. O seu auto-conhecimento se revela atravs da sua auto-realizao.

OS PALHAOS E AS PALHAADAS DA VIDA

Este mundo um circo de palhaos. A vida do homem uma palhaada uma humana comdia que no deve tornar-se uma divina comdia. A nica coisa que o homem sensato pode fazer descer do palco dos atores e sentar-se na plateia dos espectadores da grande palhaada da vida; olhar de longe a comdia, sem tomar parte de perto. Ou ento, se tal for a sua misso, subir ao palco, unir-se aos palhaos e dirigir a comdia, mas sem acompanhar internamente as palhaadas; assim faz o homem contemplativo, mstico, csmico, que atua pelo que , e no pelo que faz. Deve manter sempre a conscincia ntida tudo isto uma palhaada, por enquanto inevitvel. No tomar a srio nenhuma das palhaadas da vida, que os verdadeiros palhaos tomam muito a srio. Deve sempre manter uma conscincia interna de nopalhao, manter uma linha reta atravs de todos os ziguezagues dessa dana macabra, manter a conscincia do EU REAL para alm das convenincias do ego ilusrio. Deve olhar de cima, das alturas da Verdade, todas as baixadas das iluses terrenas. O palhao-ego compra, vende, registra os seus imveis no cartrio, sobre as estampilhas infalveis, com firma reconhecida, tudo devidamente carimbado mas o Eu divino sabe que nada dele nem da sua famlia; sabe que tudo de Deus e da humanidade; sabe que acima de todos os cartrios h uma conscincia, que fala a linguagem da convico para alm de todas as convenes. O nosso ego humano trabalha, corre, luta, cansa-se, ri, e chora, perde o sono e o sossego, arranja enfartos e arteriosclerose, cncer, lcera de estmago, briga com marido e mulher e filhos, corre 50, 80 anos atrs do dinheiro, compra o ltimo tipo de automvel, ou at 2 ou 3 e depois vai para o sanatrio, para o hospcio ou acaba no hospital e no cemitrio tudo isto a servio das suas importantssimas palhaadas... Faa tudo isto, se o achar necessrio, de acordo com a sua ignorncia; seja palhao, se quiser mas nunca se identifique realmente com esse palhaoego; para alm dos bastidores da vida mantenha sempre firme a conscincia tranquila Eu no sou ele, Eu sou o meu Eu divino, Eu e o Pai somos um, Eu sou a luz do mundo, O reino de Deus est dentro de mim.

Homem, conserva sempre a conscincia da tua divina ALTERIDADE e no sucumbas iluso da tua humana IDENTIDADE. No te niveles jamais com o contedo da tua carteira de identidade pessoal. O teu verdadeiro Eu no tem carteira de identidade, registrada e carimbada em alguma repartio pblica o teu divino Eu vive na ignota alteridade do Infinito. O nosso ego ilusrio no aprendeu ainda o abc da verdade, em milhes de anos de existncia racial, e alguns decnios de vida individual. necessrio que ultrapassemos essa escola primria da personalidade humana e entremos na Universidade da nossa individualidade divina. Ns, os palhaos das palhaadas da vida terrestre.

AUSCULTANDO MARCIANOS E VENUSIANOS

Que que os Telricos celebram no fim do ano? perguntou um Marciano a um visitante de Vnus. Voc quer dizer, no dia 25 de dezembro? Isto mesmo. Acho que os Telricos celebram o aniversrio de um velhote da cara rubicunda, de barbas brancas. Tem cara de palhao pateta, mas traz muitos presentes gente. Como se chama esse velhote? Pelo que consegui captar no meu receptor, chama-se Papai Noel; em algumas partes da Terra, lhe chamam Santa Claus. Mas parece que um s. Esse Papai Noel ou Santa Claus deve ter sido um grande benfeitor dos habitantes do planeta Terra, para ter tantos adoradores. Voc sabe algo da vida dele? Nada! Nunca cheguei a saber quando viveu nem o que fez, para ser to lembrado. Neste momento apareceu um pequeno Mercuriano, rubro como um salamandra gneo e exclamou, deitando chispas e chamas: Vocs esto muito enganados! Os Telricos, no dia 25 de dezembro, no relembram nenhum Papai Noel nem Santa Claus; eu s ouo referncias a uma tal Cesta, uma Cesta de Natal; Mas o que fez por eles esta Cesta de Natal? perguntaram os dois a uma voz. O que fez, no sei. Sei que os Telricos so uns grandes comiles e beberres, e quase todos eles s vivem comendo e bebendo, e a Cesta de Natal est cheia de coisas boas. Vivem comendo e bebendo e depois morrem acabou-se. Enquanto os trs assim conversavam entre si, estava eu, o Telrico, escondido atrs de um rochedo, sem ser percebido por eles. De repente, sa do meu

esconderijo e exclamei: Nada disto! Os Telricos no comemoram nada disto na noite de Natal. Mas disse o Marciano o que aqui se ouve s isto. Que , afinal de contas, o que vocs comemoram nessa data? De to envergonhado me sentia eu o nico Telrico presente, que no pude falar. Sentia-me humilhado em face das ideias que os nossos vizinhos planetrios tinham de ns, os planetrios terrestres. Finalmente, cobrei nimo e tentei falar do verdadeiro objetivo da nossa festa de Natal; mas foi difcil convencer Marcianos, Venusianos e Mercurianos de que ns os Telricos, no dia 25 de dezembro, celebrvamos o aniversrio do nascimento do maior homem do nosso planeta. Falei-lhes dos vaticnios dos profetas, dois mil anos antes da nossa era; falei-lhes do nascimento desse homem num estbulo, da sua vida misteriosa em Nazar, da sua doutrina e dos seus grandes feitos; da sua morte e ressurreio. Mas nenhum dos meus ouvintes parecia dar f s minhas palavras. O Mercuriano disse que, alguns sculos atrs os habitantes da Terra haviam falado nesse homem, mas que hoje em dia ningum mais o conhecia. Lembrei o nome desse homem, que se chamava Jesus, o Cristo, mas o Marciano interveio perguntando: Se vocs celebram Jesus, o Cristo porque no o dizem quando mandam mensagens eletrnicas ao espao? Eu no sabia o que responder a esta pergunta, quando o venusiano exclamou: Espere um momento! Lembro-me de ter captado anos atrs uma mensagem sobre o tal Jesus: um cntico vinha da Terra e dizia assim Noite Feliz, uma cano muito bonita, que falava de Jesus. Infelizmente, de repente interrompeu a linda cano religiosa, e uma voz rouca berrou no meio compra sabo marca X, depois continuou o cntico Jesus Deus da luz, quo amvel teu corao. E quando eu estava me deliciando em esprito, outra voz rouquenha berrou o melhor calado do mundo a marca Y e deu o nome do tal calado insupervel. Irritado com essa falta de educao quis desligar o meu aparelho de rdio, quando uma voz de menina vinda da Terra cantou uma linda cano em homenagem me de Jesus, que comeava assim Ave Maria gratia plena mas de repente, quando eu me estava deliciando com essa maravilha espiritual levei uma pancada nos ouvidos porque algum gritou l da Terra beba a melhor cachaa da Terra e deu o nome d a droga. Dessa vez perdi a pacincia, desliguei o aparelho e fui dormir. Assim conversavam o Venusiano, que me olhava com uns olhos cheios de amor e de dor, de alegria e de tristeza ao mesmo tempo. Parece que gostava de mim, por seu eu habitante da Terra, e ao mesmo tempo tinha pena de mim,

por pertencer a uma raa to atrasada, incapaz de saborear as coisas boas e belas que havia entre ns. Mais tarde, a ss, conversei longamente com o Venusiano, que se me revelou um ser de elevados sentimentos espirituais; invejava a Terra por uma razo: porque nela se havia revelado visivelmente a maior Entidade do cosmos. Chegou a dizer-me, que, visto l de Vnus, o nosso planeta era o mais belo de todos, envolto numa atmosfera azulada, que parecia proteg-la num como alo de suave espiritualidade. O Venusiano lamentava que ns, os Telricos, num ambiente to maravilhoso, fssemos uma raa to atrasada. O grosso da humanidade acrescentei verdade, degenerou em materialismo repugnante, incapaz de saborear as delcias de uma vida superior; mas sempre existiram entre ns alguns seres humanos de elevada experincia. Passei a falar-lhe de alguns Telricos que haviam antecipado, por milhares de anos, e compreendido a alma da mensagem do Cristo. O Venusiano manifestou desejo de se encontrar com algum desses seres terrestres mais avanados. Fiz-lhe ver que podia captar mensagens espirituais sem intermdio de seres terrestres e mesmo sem um aparelho de rdio. Bastava sintonizar devidamente a sua alma pela onda exata, e captaria a mensagem desejada. O Venusiano mergulhou num profundo silncio, e, mesmo sem dizer nada, percebi, ou adivinhei que ele j tinha alguma experincia dessa sintonizao csmica e sabia de coisas que no se podem dizer nem pensar. Deixei-o mergulhado em meditao, e, despedir-me dele, disse-lhe: o planeta Vnus, que nosso povo chama estrela DAlva, visto da nossa Terra, tem um fulgor to intenso que at parece um pequeno sol. O Venusiano no disse nada, mas mandou-me uma mensagem silenciosa com os olhos que lembravam a luminosidade da estrela.

NINGUM SERVE IMPUNEMENTE

O dominador deste mundo, que o poder das trevas, tem poder sobre vs sobre mim, porm, ele no tem poder, porque eu j venci este mundo (Jesus, o Cristo). Amigo, que ainda vives sob o regime do dominador deste mundo do ego! No te esqueas de que a lei deste mundo ser-servido; e quem no obedece a esta lei, querendo servir em vez de ser servido, merece castigo, de acordo com a legislao vigente neste mundo. perigoso querer servir desinteressadamente, prestar benefcio a algum sem segundas intenes, sem esperar nenhuma retribuio. Cedo ou tarde, o beneficiado se sentir humilhado pelo benfeitor e planejar vingana, em forma de revolta, ingratido ou calnia. E, quando essa revolta secreta na alma do beneficiado atingir o clmax de presso interna, haver uma exploso vulcnica; a lava gnea da humilhao romper impetuosa e se lanar contra o odiado benfeitor. Ningum serve impunemente! O servidor desinteressado ru, porque violou as leis deste mundo. um subversivo. O servidor desinteressado merece castigo, em face dos dispositivos da legislao do dominador deste mundo. Mas... no desanimes! Este sofrimento que resulta de servios prestados desinteressadamente, o mais poderoso fator de redeno definitiva e integral para o benfeitor. Sem sofrimento no h redeno. importantssimo que o servidor se considere sempre servo intil, de acordo com as palavras do Mestre: Quando tiverdes feito tudo que fazer deveis, dizei: agora somos servos inteis; cumprimos a nossa obrigao nenhuma recompensa merecemos por isto.

Continua, pois, a servir desinteressadamente. O maior beneficiado no aquele que recebe o benefcio, mas sim aquele que o faz. Pode ser que para o ego beneficiado o benefcio seja um malefcio por culpa dele mesmo, mas para o benfeitor que se considera servo intil, o servio que prestou sempre benfico e redentor. Nem todo o recebedor recebe com amor o que com amor lhe dado mas tu, o doador do amor, podes sempre dar com amor o que ds. H mais felicidade em dar do que em receber. Mas, para poderes servir com amor e no te sentires ofendido pelo desamor do recebedor, deve o teu servir ser um transbordamento espontneo do teu adorar. S a Deus adorars e s a Ele servirs. No podes servir a Deus em suas creaturas, se no aprendeste a adorar a Deus em Deus. No h ao correta sem adorao. A palavra ao a parte final da palavra adorao. Ador - ao. Ao filha da adorao. A tica da ao do servidor um transbordamento da mstica do adorador.

A MORAL DA RELIGIO ESTTICA E A TICA DA RELIGIO DINMICA

No seu livro As duas fontes da religio e da moral, Bergson entende por religio a religio dinmica, ou mstica, ao passo que atribui a moral religio esttica. Esta, de carter meramente objetivo, tem por fim estabelecer e manter certa harmonia social no meio dos homens, isto , um armistcio precrio e temporrio entre ego e ego, no plano horizontal. A religio esttica no pode jamais crear uma paz verdadeira e duradoura, porque no atinge a raiz da natureza humana, que o Eu real, e no o ego ilusrio. Somente a religio dinmica, ou mstica, atinge a ltima raiz do ser humano, pela experincia da sua essencial identidade com o Infinito (Eu e o Pai somos um, o Pai est em mim... O Cristo vive em mim). Toda e qualquer religio externa, objetiva, atinge apenas o ego perifrico do homem, mas no o seu Eu central; produz uma moral externa, mas no uma tica interna. A moral pode produzir armistcio, que uma trgua entre duas guerras, mas no pode estabelecer verdadeira paz, que nasce do conhecimento intuitivo de que o Deus em mim tambm o Deus em ti (namast), e que, por isto, eu posso amar o prximo assim como amo a mim mesmo, porque o ponto de referncia do amor-prprio e do amor-alheio o mesmo: o verdadeiro Eu Divino, seja em mim, seja em ti. O Deus-em-ti, o Deus-nele, o Deus-nela. No plano da moral se trata dum ato de boa vontade, de uma virtude, que coisa incerta e precria. No plano da tica se trata duma atitude de sabedoria ou compreenso, que se baseia na divindade do Eu verdadeiro. Duas ondas do mar so diferentes como ondas, mas so idnticas como gua do mar. A luz vermelha irradiada pelo prisma diferente da luz verde, mas as duas luzes coloridas so iguais do outro lado do prisma, onde d existe luz incolor. E por isto pode a onda A amar a onda B, e a luz vermelha pode amar a luz verde, porque h uma base comum. Amor supe diversidade na unidade. O amor univrsico. Quando h somente diversidade no pode haver amor; quando h somente unidade no pode haver amor. Amor a percepo da diversidade existencial como manifestao da unidade essencial.

Sendo que quase todos os nossos programas educativos giram no plano da egoidade personal, que meramente externa, inevitvel que essa educao seja ineficiente, incapaz de estabelecer paz e harmonia duradouras. Toda a educao perifrica que , alis, mera instruo ou inducao no passa de camuflagem e charlatanismo, interessada em remover sintomas de periferia, mas no em erradicar a raiz do mal. Para curar a raiz do mal no basta boa vontade, que do ego, mas requer-se sabedoria, compreenso da realidade do Eu humano. Horizontal mais horizontal no d vertical. Ego mais ego d ego, egos de boa vontade; no d Eu, que sabedoria. O ego e o Eu esto em dimenses diferentes. Para solver o problema central da educao, temos de abandonar a dimensoego e entrar na dimenso-Eu, erguer uma vertical sobre a horizontal, com um ngulo reto entre os dois planos. Bergson tem sido atacado pelos adeptos da religio esttica, por no admitir uma religio objetiva, histrica, revelada, que possa ser devidamente analisada e organizada. O filsofo responde que toda a religio externa, objetiva, quando verdadeira e eficiente, tem a sua raiz na religio interna, subjetiva, isto , na experincia mstica da religio dinmica. No existe nem jamais poder existir uma mstica social, coletiva; a experincia mstica essencialmente individual, em sua raiz; os efeitos dessa experincia individual podem, sim, ser sociais, revelando-se em forma de tica, de harmonia social, de fraternidade coletiva. Bergson compara a religio dinmica da experincia mstica com um vulco a lanar lava gnea pela cratera e compara as religies estticas, a simples moralidade social, com a lava fria e as cinzas que sobraram da erupo gnea do vulco da mstica. Os moralistas, os dogmticos, os telogos, os intelectualistas se apoderam dessa lava fria e discutem a sua natureza e procedncia, mas toda essa discusso sobre a lava fria da religio objetiva no fogo e no pode reacender o fogo da erupo mstica, que se apagou. Felizmente, de tempos a tempos, certas almas humanas tornam a lanar substancia gnea, renovando e mantendo assim, atravs de sculos e milnios, o entusiasmo espiritual. Se no fossem esses grandes msticos, com a sua inspirao divina, j teria desaparecida da face da terra a religiosidade, porque os adeptos da religio esttica, dogmtica, teolgica, so incapazes de reacender o fogo divino no seio da humanidade; so os poucos msticos, de fogo prprio, que garantem luz e calor aos muitos profanos que no tm calor e luz prprios. Nem adianta usar fogo pintado para substituir o fogo real. Fogo pintado, por mais perfeito que seja, no d calor nem luz.

*** Quando o homem entra na zona da experincia mstica, nesse centro atmico do seu Eu ento sente ele, pela primeira vez, a sua total alteridade. Percebe que no um elo na longa cadeia dos determinismos causais; sente-se como auto-determinante, e no mais como alo-determinado. Sente-se como fator ativo do seu destino, e no mais como fato passivo de um fatalismo inevitvel e pr-estabelecido. Sente o poder de ser causa prpria, e no mais joguete de causas alheias. Terminou a continuidade, o continusmo passivo do ego, e veio um novo incio pelo despertamento do Eu. O fator suplantou os fatos. Uma nova atitude de soberania derrotou os velhos atos de tirania de que o homemego vtima. O homem-Eu sente a realidade do seu livre-arbtrio, a onipotncia do seu Eu triunfante. Outrora, sentia-se o homem, o homem-ego, idntico com o mecanismo causal dessa egoidade escravizante agora foi essa sua identidade suplantada por uma estranha alteridade, a alteridade do seu Atman sobre o seu Aham, e tambm sobre o mundo de Maya. O homem-Eu sente-se como uma realidade triunfante, e no mais como uma facticidade escravizada. A sua qualidade de hoje derrotou as quantidades de ontem e de anteontem. As palavras de Einstein do mundo dos fatos no conduz nenhum caminho para o mundo dos valores so a expresso da vivncia do homem assim liberto pelo conhecimento da verdade sobre seu verdadeiro Eu. O seu UNO tomou conta dos seus VERSOS. De ego-pensante passou a ser cosmo-pensado e um dia ser cosmopensante.

No princpio, parece a experincia mstica ser uma morte, uma estranha eutansia, um egocdio. A onda do Eu parece dissolver-se para sempre no oceano do grande Todo, o imenso Nirvana do Nada absoluto. S aos poucos, o homem que mergulhou no oceano do Infinito verifica que ele continua a existir como uma onda finita, mas que essa onda tomou outra forma e encheu-se de novo contedo. A identidade continua, mas foi cosmificada pelo mundo em que submergiu. A mscara da egoidade personal e ilusria recebeu um novo contedo, pela invaso da individualidade do verdadeiro Eu. O pseudo-real do ego foi realizado pela realidade do Eu. O ego-vivente, depois de cosmovivido, tornou-se cosmo-vivente. A identidade do Eu real, que subjaz a todo esse processo, continua a existir. Da nulificao voluntria do ego nasce a totalidade do Eu.

O Eu sente-se mais Eu, depois de desegoficado. Eu (ego) morro todos os dias e por isto que eu vivo, mas j no o meu ego que vive, o meu Cristo (Eu) que vive em mim, eu sou vivido pelo Eu crstico. Do Nada da personalidade nasce o Todo da individualidade. *** A estratgia educacional de Bergson, como alis, de todos os pensadores clarividentes, inteiramente diferente da dos educadores comuns. Estes dizem: o mal est no plano da personalidade e da sociedade; por isto, o remdio s pode vir da personalidade e da sociedade. E se pem a excogitar como melhorar a pessoa pela pessoa, a sociedade pela sociedade. Estranhamente, no percebem que essa estratgia um crculo vicioso, um charlatanismo pedaggico. como se um engenheiro quisesse canalizar as guas de um lago sobre os tubos duma turbina a ser movida, argumentando com a grande massa de gua do lago. Confunde quantidade com qualidade, amperagem com voltagem. A questo no quantidade, amperagem; o problema qualidade, voltagem, isto , desnvel. Do lago turbina no mesmo nvel no h movimento. Mas uma cachoeira, isto , desnvel entre causa e efeito, resolve o problema do movimento da turbina. Os nossos educadores e autores de programas pedaggicos jogam com o fator imediatismo, resultados imediatos, palpveis, falasanga, em linguagem de filosofia oriental: mania de resultados. claro que ningum deve esperar resultados imediatos da nossa Filosofia csmica. No contamos com nenhum resultado imediato. Nem daqui a 10 anos, a nossa Filosofia ter melhorado o nvel educacional. Estamos investigando a causa ltima e profunda do descalabro educativo. Essa causa no est na superfcie do ego, mas nas profundezas do Eu. Sem uma verdadeira experincia da realidade do Eu, nenhum melhoramento substancial se pode esperar no plano da personalidade e da sociedade. No hostilizamos as medidas superficiais dos imediatistas; so at necessrias o que negamos que essas medidas imediatistas sejam suficientes e capazes de resolver o doloroso problema da educao integral. O ego ser sempre egosta, mesmo ego de boa vontade, que se chama altrusta. Altrusmo no resolve, porque o ego altrusta no abandonou o plano do ego e neste plano no h soluo real. A questo no passar dum ego de m vontade para um ego de boa vontade. A soluo est em ultrapassar totalmente o plano do ego, tanto mau como bom, e entrar na nova dimenso do Eu sapiente.

Objetam que o ego altrusta, de boa vontade, , pelo menos, um preldio e trampolim para o Eu sapiente. Pode ser que isto acontea, mas em rarssimos casos. Por via de regra, o ego altrusta no um preliminar para as alturas do Eu sapiente, mas sim uma substituio, como prova a histria do fariseu no templo, que foi para casa no ajustado. Apesar de todo o seu altrusmo e toda a sua virtuosidade, estava desajustado. No adianta por remendo novo em roupa velha, necessrio jogar fora a roupa velha, despojar-se do homem velho (ego) e revestir-se do homem novo (Eu) e fazer de si uma nova creatura em Cristo, no um ego remendado, mas um Eu remido. nisto que Bergson insiste, quando fala em experincia mstica, em religio dinmica, em total alteridade. Quem nunca experimentou a paternidade nica do Infinito, pela experincia mstica do seu Eu central, esse no pode viver a fraternidade universal dos Finitos pela vivncia tica. Pode ser um homem moral, mas no pode ser um homem tico. Mas a moral, que do ego de boa vontade, no resolve o problema, que s pode ser resolvido pelo homem tico, o homem que faz transbordar em vivncia tica a sua experincia mstica. Quem no atingiu a fonte da realidade no pode canalizar as guas vivas pelos canais das facticidades.

PARA QUE ESTOU AQUI NA TERRA?

Estou aqui para melhorar o mundo? No! Estou aqui para melhorar a humanidade? No! O primeiro desnecessrio. Nenhum homem pode fazer um mundo melhor do que Deus o fez. Quando Deus creou o mundo, diz o Gnesis, viu que tudo era bom. O segundo impossvel. Nenhum homem pode converter outro homem. Jesus, durante a vida terrestre, no converteu ningum, nem mesmo conseguiu impedir que um dos seus discpulos se pervertesse. Ser que eu sou mais poderoso que Deus, para melhorar o mundo? Ser que eu sou melhor que o Cristo, para melhorar os homens? Uma coisa, porm, posso fazer que nem Deus nem o Cristo podem fazer por mim ou em meu lugar: posso fazer-me bom. Ningum, exceto eu, me pode fazer bom. Ningum pode ser bom em meu lugar. Deus s me creou com a potencialidade de ser bom, mas eu me posso fazer atualmente bom. Eu me posso fazer melhor do que Deus me fez e tambm me posso fazer pior do que Deus me fez. esta a onipotncia do livre-arbtrio, para o bem ou para o mal. Estou aqui na terra para fazer de mim o que Deus no me fez. Estou aqui para me fazer o que ningum pode fazer por mim estou aqui para me fazer bom. A creaturidade que Deus me deu, deve manifestar-se em creatividade positiva para o bem. Mas que quer dizer ser bom? Ser bom tronar-se explicitamente o que Deus me fez implicitamente.

Ser bom conscientizar-se que eu e o Pai somos um; as obras que eu fao no sou eu que as fao, mas o Pai em mim que faz as obras. Ser bom estar intimamente convencido de que o reino de Deus est dentro de mim; um tesouro oculto, de que eu devo fazer um tesouro manifesto. Ser bom saber que eu sou a luz do mundo, mas que no devo deixar a minha luz debaixo do alqueire, e sim colocar no alto do candelabro. Ser bom conscientizar que minha alma uma prola preciosa, que devo trazer tona do oceano da minha vida. Ser bom amar o Senhor meu Deus com toda a minha alma, com toda a minha mente, com todo o meu corao e com todas as minhas foras, porque este o primeiro e o maior de todos os mandamentos. Ser bom fazer transbordar a experincia mstica da paternidade nica do Pai, na vivncia tica da fraternidade universal dos homens. Ser bom fazer externamente no meu AGIR o que sou internamente no meu SER. Estou aqui na terra para conhecer o Deus do meu SER e realiz-lo no meu agir. E, quando eu me tiver realizado assim no meu externo AGIR como sou no meu interno SER; quando a minha tica for o transbordamento fiel da minha mstica ento terei feito humanidade o maior bem que lhe posso fazer e ento terei feito o mundo muito melhor do que Deus o fez. Mas, se eu no me fizer assim como posso e devo fazer-me, a minha vida terrestre ser uma falncia, e sobre a minha lousa sepulcral se deve gravar este tristssimo epitfio: Aqui jazem os restos mortais de um homem que viveu 30, 50, 80 anos sem saber porqu...

O MISTRIO DO LIVRE-ARBTRIO

Muitos representantes da chamada cincia exata negam a realidade do livre arbtrio, afirmando que, num Universo regido por leis frreas e imutveis, no h lugar para o fenmeno da liberdade, que, segundo eles, seria indeterminismo, incompatvel com um cosmos governado por um determinismo absoluto e universal. Determinismo causalidade. Indeterminismo seria no-causalidade. Na zona do suposto indeterminismo ou livre-arbtrio, haveria algo como nocausalidade, efeito sem causa, quando o cosmos uma imensa cadeia de causas e efeitos, uma concatenao infalvel de precedente causante e de consequente causado. O indeterminismo do livre-arbtrio seria, segundo esses cientistas, um efeito sem causa, o que anti-csmico, e, portanto, inadmissvel. Respondemos que o livre-arbtrio no indeterminismo, efeito sem causa, mas auto-determinao, em vez de alo-determinismo. O livre-arbtrio, disse algum, o poder de ser causa prpria. No setor do determinismo ou alodeterminismo tudo depende de uma causa ou causao alheia, externa, ao passo que na auto-determinao, ou liberdade, atua uma causa prpria, interna; o ser livre um auto-agente, e no mais um alo-agido, um autocausante, e no mais um alo-causado. A substncia do autos o libertou das circunstncias escravizantes dos allos. No ser livre h uma substncia auto-agente, que neutraliza as circunstncias alo-agidas. Nos seres no livres no h conscincia de uma substncia central auto-causante, h to-somente circunstncias perifricas alo-causadas. Em vista disto, escreveu Spinoza, sculos atrs, que h no Universo uma nica substncia que se manifesta em muitas circunstncias, o nico UNO que se revela atravs de muitos VERSO UNI-VERSO. Ou, na linguagem desse grande monista csmico, Deus alma do Universo, e o Universo o corpo de Deus. Alma corresponde a causa, uno corpo significa efeito, verso. O Universo um sistema de causa una que atua atravs de efeitos mltiplos, Essncia Infinita manifestada em Existncias Finitas.

Liberdade, em sentido absoluto, total, perfeito, essa Causa Una e nica. Quando um ser finito se torna consciente da presena dessa Causa Una ento este ser participa da liberdade do Ser Absoluto, e se torna livre por participao, na medida da sua conscincia ou conscientizao. Podemos, pois, afirmar que tanto mais livre um ser finito quanto mais consciente for da presena do Ser Infinito nele. A participao na liberdade do Ser Infinito por parte de um ser finito est na razo direta da conscincia que esse ser finito tem da presena do Ser Infinito. inegvel, como j dissemos alhures, que a Realidade Infinita est em todas as Facticidades Finitas, uma vez que a Realidade Infinita onipresente, Presena Universal, sem nenhuma ausncia parcial. Mas no o fato objetivo da presena da Realidade Infinita que torna livre o ser finito; se assim fosse, toda a natureza infra-hominal mineral, vegetal, animal seria livre, uma vez que nela est presente a Realidade Infinita. Entretanto, o que gera a liberdade no a presena objetiva da Realidade Infinita, mas sim a conscincia subjetiva dessa presena. O grau de liberdade diretamente proporcional ao grau de conscincia que um ser finito tem da presena do Ser Infinito. Se esse grau de conscincia for zero, a liberdade do ser igual a zero; se o grau de conscincia for 10, a liberdade desse ser 10; se o seu grau de conscincia relativamente presena da Realidade Infinita for 100, ento a liberdade desse ser igual a 100. A evoluo ascensional de um ser, digamos do homem, consiste, pois, essencialmente na evoluo do seu consciente relativamente presena da Realidade Infinita nele. Com outras palavras: a perfeio de um ser consiste no grau de harmonia ante o consciente finito e a Realidade Infinita. Esta harmonia entre o consciente e a Realidade tambm se chama Verdade. E por isto que o maior sbio que a humanidade conhece disse: Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertar. A minha harmonia consciente entre o meu Finito e o Infinito me liberta de toda a escravido do alo-determinismo e me introduz na perfeita liberdade da autodeterminao. Libertao , pois, a conscientizao da Realidade que se chama Verdade. A maior ou menor harmonia entre a minha conscincia humana e a Realidade csmica determina o grau da minha liberdade esta a Verdade que me liberta. Ora, sendo que a Realidade csmica perfeita vida e sade, a minha vida e sade dependem do grau de harmonizao consciente com a vida e sade do Universo.

Isto cosmoterapia. Cosmoterapia uma harmonizao consciente entre o nthropos e o ksmos. O UNO da perfeita vida e sade do Universo cura o VERSO da vida e sade imperfeitas, oriundas de uma conscincia deficiente do meu ego. O meu ego um VERSO imperfeito. O meu Eu um UNO perfeito. Cosmoterapia logoterapia, a cura do ego pelo Eu, do humano pelo divino em mim. O meu perfeito Atman cura o meu imperfeito Aham... Se eu tiver a conscincia ntida de que o meu Atman a essncia do meu Aham que eu e o Pai somos um, que eu estou no Pai, e o Pai est em mim, ento sou realmente liberto pela Verdade.

A IMANNCIA DA PSICOLOGIA E A TRANSCENDNCIA DA YOGA

Carl G. Jung o campeo da mais avanada psicologia ocidental, que procura culminar numa tal ou qual psicoterapia. Superou a substrutura id de Freud, bem como a estrutura ego de Adler e iniciou uma superstrutura rumo a um super-ego (Eu). Segundo Jung, h em cada ser humano certos arqutipos ( Urbilder), imagens fundamentais que fazem parte da natureza humana, independentes do saber ou querer consciente do homem. Um desses arqutipos a idia de Deus. Essas imagens parecem apontar para algo alm do homem, algo Trans, ou Transcendente assim como a seta beira da estrada aponta para alguma cidade distante, mas essa cidade no est presente na seta. O viajor olha para a seta, fixa a direo da ponta da flecha, que vai, digamos, rumo norte isto cientfico mas, se o viajante admite a realidade de uma cidade do norte, cidade que ele no v, isto no considerado cientfico, porque o viajante, em nosso caso, o psiclogo, s pode cientificamente admitir o que v, ouve, tange, etc. E, como a cidade longnqua no objeto de viso, audio, tato, etc., ela no pode ser admitida cientificamente. Na cidade ausente s pode o viajante crer, mas no a pode ver, e s esse ver que cientificamente admissvel. esta, mais ou menos, a atitude da psicologia de Jung e da sua escola. Os psiclogos dizem, para ficar dentro dos limites da cincia exata, s podemos admitir o que est imanente na seta, e, nada do que lhe transcendente; no podemos admitir algum objeto longnquo apontado pela seta, mas no contido na seta. Quem admite uma realidade transcendente, dizem eles, no procede cientificamente, procede como um crente, um religioso, um mstico, um yogui. Graas a esta atitude, como frisa J. W. Hauer, no seu livro monumental Der Yoga, Jung para no conceito da psicoterapia, mas no vai at logoterapia, como Victor Frankl. Mas, como a psicoterapia apenas uma terapia de sintomas, e no da raiz, esse processo no contm verdadeira terapia. Imanente no cura imanente. Uma turbina ao nvel dum lago no pode ser

movida pelas guas do lago, por maior que seja o volume destas guas. Falta voltagem; amperagem no resolve. Somente o desnvel, uma cachoeira, por exemplo que d movimento. No pretenso processo psicoterpico no h desnvel entre o doente e a teraputica, e por isto no h verdadeira cura, que supe diferena de nvel. A psicoterapia, toda do ego, procurando agir sobre outro ego, o que falta de desnvel. Na yoga, h desnvel, o ego doente curado pelo Eu sadio. Entre imanncia e transcendncia h desnvel, ectropia. Entre imanncia e imanncia no h desnvel, h entropia. Para o oriental, sobretudo o yogui, espontaneamente evidente que h uma Realidade Transcendente para alm das Facticidades imanentes, porque estas no teriam sentido sem aquela assim como uma seta na encruzilhada apontando para uma cidade no teria sentido se essa cidade no existisse; seria um apontante sem um apontado. Estranhamente, porm, para o ocidental parece ser cientfico admitir um apontante sem um apontado, uma agulha magntica que aponta para o plo norte, sem que esse plo norte exista independente da agulha. Por que essa estranha atitude do ocidental? Porque o ocidental , por excelncia, o homem da anlise intelectual, ao passo que o oriental se guia, por via de regra, por uma intuio espiritual. O ocidental tem toda a confiana numa perfeita anlise intelectual, e sente-se tomado de uma certa fobia e insegurana em face da chamada intuio espiritual. Essa atitude do ocidental , em grande parte, o produto de quase 2000 anos de teologia artificial, substituindo a religio natural. O cientista ocidental sente uma repugnncia instintiva em face da idia de ser tomado por um crente, em vez de um ciente. Cincia lhe parece superioridade, crena tem ares de inferioridade. As teologias, claro, exigem crena nas suas doutrinas. A Religio, porm, no se baseia em crenas, mas sim na sapincia, isto , na experincia e no saboreamento (sapincia) interno da prpria Realidade. A cincia da inteligncia. A crena da vontade. A sapincia da razo. O homem religioso, que o verdadeiro yogui, age em nome da razo, da mais alta racionalidade muito alm da inteligncia e da vontade.

Mas, como uso e abuso, no ocidente, identificar teologia com Religio, o cientista recusa-se a crer e prefere inteligir, porque v uma superioridade na cincia e uma inferioridade na crena. Se ele chegasse s alturas da Religio, que sinnimo de yoga, veria que a sapincia ultrapassa tanto a cincia como tambm a crena. Na yoga oriental no h teologia, h to-somente Religio. Religio, como j lembrou Santo Agostinho, no sculo 5, vem de religare, algo que religa o finito com o Infinito, uma ligao consciente e livre entre o homem e Deus e, neste sentido exato, coincide com a idia de yoga, palavra snscrita para unio: pela yoga, ou religio, se une o homem a Deus. Na filosofia oriental no existe esse instintivo pavor anti-religioso que caracteriza grande parte da psicologia ocidental, porque no h base para esse pavor, que nasce da confuso entre teologia e Religio. Yoga Religio, e Religio yoga. *** Por conseguinte, quem apenas admite arqutipos imanentes, e no uma realidade transcendente, da qual esses arqutipos sejam reflexos espontneos, no pode curar o homem dos seus males; pratica charlatanismo em nome da psicoterapia, mas no cura pela logoterapia, ou cosmoterapia. Cosmoterapia supe o contato consciente com a alma do Universo. Quem est doente nunca o UNO, mas to-somente o VERSO. Por outro lado, quem pode curar nunca o VERSO, mas to-somente o UNO. No plano da simples psicoterapia imanente, o VERSO tenta curar o VERSO. No processo da logoterapia, ou cosmoterapia, o UNO cura o VERSO. Para que o ego doente sinta um impacto dinmico da parte do Eu, deve haver distncia (no local, mas consciente) entre o curando e o curador. Esse desnvel, essa alteridade, essa ectropia entre o ego movendo e o Eu movente, essencialmente necessrio. Verdade que o intelecto analtico do homem no pode falar em nome de uma Alteridade Transcendente pois todo ele Identidade Imanente no pode agir em virtude de algo maior do que ele mesmo. Mas h no homem ultraintelectual algo que no analisa, mas fareja o Transcendente. O homem que no tenha despertado em si esse faro csmico no pode admitir cosmoterapia; v a seta beira da estrada, mas no admite a realidade da cidade apontada pela seta. Esse homem permanece no plano penltimo da

psicoterapia, e nada sabe do estgio ltimo da logoterapia ou da cosmoterapia. Embora o homem-ego, no plano da inteligncia analtica, no possa submeter o Transcendente a uma anlise de laboratrio; embora ele no possa invadir essa zona transcendente, contudo ele pode ser invadido pelo transcendente, suposto que seja invadvel, que abra as portas para essa invaso csmica. Se o homem estabelecer em si um clima de invadibilidade, de receptividade, de fides, de fidelidade e harmonia com a alma do cosmos, certo que vai ter a experincia do Transcendente. Quando o discpulo est pronto ento o Mestre aparece... A cosmoterapia, como se v, muito mais uma questo de atitude de profundidade do que atos de superfcie. O que decide no este ou aquele agir transitrio, mas sim um modo de ser permanente.

FRUSTRAO EXISTENCIAL GERANDO HIPERTROFIA SEXUAL

Fale-nos do sexo. Foi este o pedido que um grupo de moas modernas fez a uma das minhas alunas do curso de Filosofia Csmica, no Rio de Janeiro. E ela me consultou sobre se devia aceitar o pedido e o que devia dizer s interessadas. Respondi minha aluna, mais ou menos, o mesmo que vou expor nas linhas seguintes. Que adianta falar sobre sexo separadamente? Sexo um dos aspectos biolgicos do ego humano, masculino e feminino. Mas, como se pode falar com eficincia sobre um dos derivados do ego sem ter uma noo correta desse prprio ego em si? E, alm disto, como falar de um dos componentes da natureza humana sem ter noo exata do prprio composto dessa natureza? A filosofia e a psicologia mais avanadas giram em torno desses dois plos da natureza humana: o ego perifrico e o Eu central do homem. Que o homem, esse desconhecido? O homem uma harmonia csmica do Eu central e dos egos perifricos, assim como o Universo um equilbrio entre fora centrpeta e fora centrfuga, entre a unidade da atrao e a diversidade da repulso. Unidade com diversidade harmonia. Unidade sem diversidade monotonia ou estagnao. Diversidade sem unidade caos ou disperso. Se, no Universo sideral, se hipertrofiasse um dos dois plos, e se atrofiasse o outro plo, deixaria de existir o cosmos; acabaria tudo ou em imploso e monotonia rumo ao centro, ou em exploso e disperso rumo s periferias. O Universo s existe graas a uma perfeita harmonia e equilbrio estvel entre os dois plos complementares, da atrao centrpeta e da repulso centrfuga.

O mesmo que se d no macrocosmo sideral acontece tambm no microcosmo hominal. O homem que afirma unilateralmente o seu Eu custa do seu ego, cai vtima de monotonia e estagnao. O homem que afirma unilateralmente o seu ego custa do seu Eu, cai vtima de caos e dispersividade. O primeiro caso acontece, em parte, no oriente. O segundo caso est acontecendo, sobretudo agora, no ocidente, ou pelo menos com numerosos representantes deste hemisfrio. E esse centrifuguismo diversitrio do ego custa do centripetismo unitrio do Eu est assumindo, ultimamente, propores catastrficas na humanidade do ocidente. Nunca a hipertrofia do ego e a atrofia do Eu apareceu to nitidamente como em nossos dias. E por que est isto acontecendo agora, no ocaso do segundo milnio da era crist? At ao fim da Idade Mdia, sculo 15, quase s se havia tratado dos interesses do Eu espiritual do homem, da sua alma. Salve a tua alma, era o brado universal; salva o teu Eu espiritual, depois da morte, em regies distantes e ignotas do cosmos; a vida presente no valia nada; era sofrimento e misria, que deviam ser tolerados, com pacincia, contanto que a alma se salvasse, depois da morte e em outros mundos. A humanidade europeia era, espiritualmente, criana e a criana aceita qualquer crena que os adultos lhe impinjam. Deus era uma realidade inegvel, mas uma realidade apenas crida, distante e futura, aceita docilmente por testemunho alheio, no sabida por experincia prpria. Com a superao da infncia espiritual e o despertamento da adolescncia, no princpio da Renascena, sculo 16, o homem repudiou a crena, baseada em testemunho alheio, e tentou substituir a crena pela cincia mas, no tardou a sentir grande decepo. A cincia d conforto ao ego, pela tcnica, mas no satisfaz as necessidades mais profundas do Eu. Voltar crena num Deus ausente e futuro impossvel para os mais avanados. Permanecer no plano da simples cincia e tcnica, para satisfazer as coisas do ego era insuficiente para os homens de maior profundidade. A terceira alternativa, para alm de crena e cincia, seria a sapincia, a experincia prpria da Realidade espiritual e divina mas quem capaz dessa sapincia? dessa experincia prpria e imediata da Realidade Eterna?

E assim, o desequilbrio continua, por enquanto. O homem perdeu o contato com o plo positivo do seu Eu real, e est apenas com o plo negativo do seu ego fatual, que o deixa insatisfeito e aqui est o grande desequilbrio, a profunda desarmonia csmica, ou anti-csmica. A clerocracia medieval, que se dizia representante de Deus, morreu para muitos. A egocracia do homem profano de hoje no satisfaz os ntimos anseios do homem. A cosmocracia seria a soluo, cosmocracia, harmonia e equilbrio entre o centrifuguismo diversitrio do ego e o centripetismo unitrio do Eu. Mas essa cosmocracia, esse estado de harmonia csmica, ainda um ideal longnquo, no ainda uma realidade presente, para o grosso da humanidade. O Eu medieval, desequilibrado pela hipertrofia do Eu e atrofia do ego, foi substitudo pelo ego renascentista, hipertrofiado no ego e atrofiado no Eu. O homem medieval cria num Deus desconhecido. O homem moderno rejeitou o Deus desconhecido da crena antiga e quis descobrir um Deus conhecido pela cincia, mas no encontrou. Encontrou muitos dolos do ego, no encontrou o ideal do Eu. No meio desse tremendo vcuo do Eu Real, o homem moderno, neste ocaso do segundo milnio, se agarra cada vez mais freneticamente aos dolos do ego ilusrio sexo, dinheiro, divertimentos para se esquecer temporariamente da sua profunda desarmonia interior. Recorre a todas as camuflagens, a todos os narcticos, a todos os analgsicos e anestsicos, a toda a espcie de charlatanismos, para no sentir o seu doloroso desequilbrio, a sua profunda desarmonia interior. O que essa fulminante sexomania e sexolatria da juventude de hoje seno uma tentativa desesperada de narcotizar a sua profunda infelicidade com uma iluso de felicidade? Quem nunca experimentou a mstica do esprito afoga-se na ertica da carne, para ao menos se esquecer, durante umas horas, ou uma noite de orgias sexuais, da sua frustrao espiritual. Procura fugir do inferno real da sua frustrao espiritual mediante um cu ilusrio de realizao sexual. E os estmulos tm de ser cada vez mais violentos para poderem fazer esquecer, por umas horas ao menos, a profunda infelicidade da sua frustrao existencial. E essa alternativa entre gozo e nojo se acentua cada vez mais: quanto mais o homem goza tanto mais se embota a sua possibilidade de gozar; o prprio gozo diminui a gozabilidade; e, quando a gozabilidade baixa a zero, quando o homem j gozou tudo, e nada mais resta para gozar, porque a sua capacidade

de gozar baixou a zero ento esse infeliz gozador est maduro para o hospcio, para o hospital, para o cemitrio, para o suicdio, ou ento para um inferno em plena vida. E tudo isto como consequncia de um desequilbrio entre os dois plos da natureza humana, como uma hipertrofia do ego perifrico e uma atrofia do Eu central. Mas o homem no quer reconhecer que a cura estaria num reequilibramento, numa corajosa, sincera e honesta reharmonizao entre o seu ego humano e o seu Eu divino. O homem continua a adorar os objetivos da vida do ego, e continua a no se interessar pela razo-se-ser da sua existncia real, do seu Eu central. E, quando se fala ao homem dessa razo-de-ser da sua existncia, ele grita e protesta e pensa que o queiramos levar ao outro extremo, hipertrofia unilateral do seu centro divino Eu, substituindo-o pela querida hipertrofia do seu ego perifrico. O homem profano do ego unilateral, quando ouve falar da necessidade do Eu csmico, universificado, universalizado, nada compreende; pensa que lhe queiramos tirar as coisas boas e queridas do ego, e substitu-las pelas coisas, para ele desconhecidas, do Eu. Como ele s conhece as suas profanidades, suspeita que esses dolos da sua vida devam tombar dos seus pedestais, para ceder lugar ao Deus desconhecido (e temido) do Eu mstico. Receia trocar o seu querido caos profano pela monotonia sagrada e ele prefere o seu caos, embora doloroso, monotonia. Ns, porm, no somos advogados nem do caos nem da monotonia. Somos defensores da harmonia csmica, equidistante desta e daquele. Nada queremos saber de substituio, nem mesmo de simples justaposio queremos realizar a grande sntese, o perfeito equilbrio, a maravilhosa harmonia hominal, a grandiosa complementaridade entre todas as foras e faculdades do homem integral. No queremos um corpo sem alma, que seria cadver. No queremos uma alma sem corpo, que seria fantasma. Queremos o homem real e integral, cuja alma vivifique o corpo, e cujo corpo seja a manifestao visvel da alma invisvel. Na juventude, o homem e a mulher se interessam principalmente pelas coisas do sexo, que muitos chamam amor. Na idade adulta, o homem se interessa pelo sexo e pelo dinheiro.

E durante a vida inteira, juventude e adultez, o homem quer divertimentos. Sexo, dinheiro e divertimentos, essa trindade do ego, que no m em si torna-se m quando o homem estabelece desequilbrio entre estes dolos do ego e os ideais do Eu, quando faz desses trs objetivos da vida uma razo-deser da sua existncia humana, quando hipertrofia, sexo, dinheiro ou divertimentos, e atrofia a realidade central do seu Eu superior. O homem profano do ego abusa de sexo, dinheiro e divertimentos, e isto idolatria. O homem mstico recusa tudo isto. Mas o homem csmico no abusa nem recusa, mas usa de tudo isto, em perfeita harmonia e equilbrio com o seu Eu central. Abusar proibido, recusar permitido, usar recomendado. Quando substituir o homem o charlatanismo de hoje pela cura de amanh? Quando o seu Eu central, que ainda est dormindo, estiver to acordado como est hoje o seu ego perifrico. Quando o Eu se tornar to consciente como o ego j consciente. No h nenhuma necessidade de reduzir o ego inconscincia; convm mesmo tornar o ego cada vez mais egoconsciente contanto que o Eu tambm se torne to consciente como o ego. S assim haver perfeito equilbrio e harmonia dentro da natureza humana. E esta harmonia csmica a verdadeira e permanente felicidade do homem.

FANATISMO OCIDENTAL INDIFERENA ORIENTAL ENTUSIASMO UNIVERSAL

Nenhum pas tem tantas seitas religiosas como a ndia e, no entanto, todas elas convivem pacificamente, em perfeita tolerncia e harmonia. Ningum faz proselitismo, ningum tenta converter outro sua religio. No ocidente, sobretudo nos Estados Unidos, h centenas de seitas crists e seitas no crists e quase todas vivem hostilizando umas s outras, porque cada uma se considera como possuidora nica da Verdade e julga seu dever de conscincia converter os adeptos de outro credo. Cruzadas, inquisies, excomunhes, guerras de religio marcam a estrada do Cristianismo teolgico e seus similares h quase 2000 anos. Donde esta diferena? A razo ltima e mais profunda est no seguinte: o genuno oriental no toma a serio a personalidade do ego humano, que para ele o que o seu nome diz, persona, isto , mscara; como, alis, no toma a srio nenhum fenmeno externo, objetivo, que lhe maya ou iluso. O oriental considera todas as facticidades, pessoais ou impessoais, como meras manifestaes temporrias e transitrias da suprema e nica Realidade, como luzes multicores emanadas da nica Luz Incolor, ou, servindo-nos da linguagem da nossa Filosofia Univrsica, considera todo o mundo objetivo como o VERSO ilusrio projetado pelo UNO verdadeiro do UNIVERSO. O ocidental, em geral, d grande importncia persona e aos fatos objetivos, porque no tem experincia da individualidade humana e da Realidade Csmica; vive mais nas periferias do ego do que no centro do Eu, e por esta razo a personalidade do ego lhe parece ser a nica e suprema Realidade, que a conscincia manda defender a todo o custo. Isto torna o ocidental intolerante, sectrio e fantico, por motivos de conscincia, da sua pseudo ou egoconscincia, que ele confunde com a verdadeira conscincia do Eu. Indiferena oriental? Fanatismo ocidental? Que prefervel?

H uma terceira alternativa, equidistante da indiferena e do fanatismo: o entusiasmo. En (em) e thes (Deus) deram origem palavra entusiasmo, que quer dizer literalmente em Deus. Quem sente Deus em si ou se sente em Deus um entusiasta. O radical de fanatismo fantasma; o radical de entusiasmo Deus. O fantico defende um fantasma irreal, o entusiasta professa um Deus real. O fantico corre atrs de fantasmas. O entusiasta adora a Deus. Quando o entusiasta enxerga o Deus do mundo sem o mundo de Deus, ele um mstico mas, quando enxerga o Deus do mundo em todos os mundos de Deus, passa a ser um entusiasta csmico. Por via de regra, o ocidental um profano, por vezes fantico. O oriental , no raro, um entusiasta mstico. Mas o homem universal um entusiasta csmico, que tanto pode ser oriental como ocidental. O homem csmico pode amar sinceramente as coisas do mundo por amor a Deus. A sua fsica muito mais bela que a dos profanos, porque est baseada na metafsica. Fsica baseada em simples fsica, cedo ou tarde acaba em fastio, como todo o crculo vicioso; fsica, quando baseada em metafsica, permanentemente gostosa, e no enjoa nunca. O homem que v o Deus do mundo em todos os mundos de Deus, proclama com grande entusiasmo as suas convices espirituais, que cada dia lhe revelam novos encantos mas no as impinge a ningum. Se algum se converte, no pelo que algum diz ou faz, mas por amor daquilo que ele ; no se sente impelido por algo, mas atrado por algum. O homem csmico alegra-se sinceramente quando outros seguem o mesmo caminho e o acompanham nessa comunho dos santos, irmos annimos da Fraternidade Branca a que ele pertence, sem legenda nem bandeira. O homem csmico, embora tenha o seu altar predileto em algum recanto da grande catedral de Deus, no leva a mal que outros tambm tenham o seu altarzinho individual com sua devoo pessoal, dentro do mesmo templo da Divindade. Ele essencialmente inclusivista, e nada exclusivista, porque sabe que todo o VERSO uma emanao do nico UNO. Quando eu vou ao norte, e vejo algum demandar o sul, pode-se parecer ele meu adversrio, pois que vai rumo adverso ao meu. Mas, quando passo da perspectiva unilateral para uma viso onilateral, verifico que todos os viajores de norte a sul, de leste a oeste, e vice-versa demandam o mesmo e nico

centro que eu demando, porque todas essas existncias finitas vo rumo Essncia Infinita, rumo ao nico UNO central. O homem csmico sabe que no h dois indivduos humanos iguais, porque a Natureza no faz cpias, crea to-somente originais inditos. E, como cada indivduo por ser indiviso e indivisvel nico e irrepetvel, cada um tem a sua experincia individual e irreversvel, e deve seguir o seu caminho individual, rumo Meta Universal. Mas todos os caminhos do VERSO, quando sinceramente seguidos, convergem infalivelmente no mesmo UNO, que a Fonte nica dos canais mltiplos. Por isto, pode o homem de viso cosmormica saudar entusiasticamente todos os seus companheiros de jornada, quer sigam o caminho dele, quer sigam o caminho deles, uma vez que todos os caminhos convergem na mesma meta, que a minha meta e a meta deles. O homem csmico no um fantico nem um indiferente um sincero entusiasta; pode amar realmente todas as creaturas de Deus, porque ama o Creador de todas as creaturas. Quem encontrou Deus em si mesmo encontra-o por toda a parte, tanto nos outros homens como tambm em todas as coisas da Natureza. Esse homem realizou: a mstica de Deus, pela tica dos homens, na esttica da Natureza.

QUEM NO RENUNCIAR A TUDO NO PODE SER MEU DISCPULO

De acordo com estas palavras do Cristo, escreveu um dos grandes heris do sculo 20, Albert Schweitzer: No h heris da ao h to-somente heris da renncia e do sofrimento. E isto disse Schweitzer depois de ter prestado, por quase meio sculo, servios gratuitos e desinteressados parte mais infeliz da humanidade, aos negros primitivos da frica Equatorial, no pior clima do mundo, no meio duma populao boal, incapaz de aquilatar a grandeza de seu benfeitor. No h heris da ao ningum grande pelo que faz. O fazer algo ainda compatvel com a pequenez e mesquinhez do ego humano somente o ser algum entra na zona da divina grandeza do homem. O fazer algo ou ter algo, quando no nascido do ser algum, obstrui os caminhos da grandeza do auto-conhecimento e da auto-realizao. Quem no renunciar a tudo que tem... Esse ter algo do divino Mestre no se refere, em primeira linha, a bens materiais, mas sim aos bens mentais e emocionais, que so os grandes males do homem-ego, e aos quais muitos no conseguem renunciar, mesmo depois de terem renunciado aos bens materiais. Renunciar s suas posses mentais e emocionais mil vezes mais difcil, e mais importante, do que abandonar as posses materiais. Renunciar a todo e qualquer apego mental, ofendismo emocional, dios, rancores, ressentimentos, antipatias, animosidades, intrigas, maledicncias e malevolncias isto indispensvel para abrir o caminho rumo a Deus e ao Eu divino no homem. Sobre o desapego dos bens materiais e o apego aos bens mentais e emocionais, escreveu Paulo de Tarso uma das suas pginas mais estupendas, aos cristos do primeiro sculo: Se eu distribusse aos pobres todos os meus haveres, mas no tivesse amor, de nada me serviria isto... O amor no ciumento, o amor no orgulhoso, o

amor no rancoroso; o amor tudo sofre, tudo cr, tudo espera, tudo suporta o amor no acaba jamais. Quem no renunciou s suas posses mentais e emocionais dio, rancores, amarguras, ofendismos crnicos e ofendites agudas esse no tem amor, porque no renunciou posse principal, embora tenha renunciado s suas posses secundrias, de carter material e est longe de ser discpulo do Cristo, porque no foi liberto pela experincia da verdade sobre o seu Eu real. Pode ser um bom escravo, mas no entrou ainda na gloriosa liberdade dos filhos de Deus. No h heris da ao h to-somente heris da renncia e do sofrimento. Mahatma Gandhi, de acordo com Schweitzer, com Paulo de Tarso, e com o prprio Cristo, se libertara no s dos dolos materiais, mas tambm de toda a idolatria mental e emocional, de ofendismos e ofendites de toda a espcie. Quando, pelo fim da vida, foi perguntado se perdoara todas as ofensas que de seus inimigos recebera, respondeu que nada tinha que perdoar, porque nunca fora ofendido. O ego vicioso, quando ofendido, se vinga, de acordo com a lei do talio: olho por olho, dente por dente; o ego virtuoso perdoa generosamente, de acordo com as nossas teologias crists; mas o Eu crstico nada sabe de ofensas, absolutamente inofendvel, porque incontaminvel como a luz do mundo, que ele conscientemente, e de acordo com o qual age eticamente. No se vinga nem perdoa, porque nada sabe de ofensa, ou ofendibilidade entrou na zona da libertao total. No momento em que Gandhi recebeu as trs balas mortferas do seu assassino, saudou ele o criminoso com a costumada saudao hindu namast (o Deus em mim sada o Deus em ti). Isto renncia total. deveras estranho escreve um autor moderno que o melhor cristo do sculo 20 tenha sido um pago. Quem quer bem a 99 creaturas de Deus e tem dio a 1 creatura, esse inimigo de Deus e no discpulo do Cristo. um egosta disfarado, que vive a vida inteira se iludindo com aparncias de espiritualidade. ainda um homem egovivente, e no um Cristo-vivido, e no pode afirmar com Paulo j no sou eu que vivo, o Cristo que vive em mim. No meu livro De Alma para Alma encontra o leitor um captulo intitulado Heris de Papelo. Heris de papelo e de palha so todos os heris de ao que no querem praticar o herosmo da renncia e do sofrimento, porque adoram e idolatram a sua prpria atividade heroica; deliciam-se com louvores e elogios, aplausos e admirao. O ego virtuoso um heri de ao um pseudo-heri.

O Eu da sabedoria um heri verdadeiro, porque heri da renncia. H milhes de cristos h pouqussimos homens crsticos. Quem no passou pelo terremoto, pela tempestade e pelo incndio do Pentecostes, no foi ainda batizado com o fogo do Esprito Santo, e no ainda discpulo do Cristo, porque no renunciou s idolatrias do seu velho ego, embora tenha dourado com virtuosidade as grandes frreas da sua antiga viciosidade. Os grandes mestres no querem discpulos que sejam escravos, maus nem bons, nem viciosos nem virtuosos querem discpulos plenamente libertos pelo conhecimento da verdade. No possvel ser algum no Cristo e ao mesmo tempo ter algo, no AntiCristo, porque a luz no admite trevas. Possivelmente, um discpulo do Cristo pode ter posses materiais mas ningum pode ter posses mentais e emocionais anticrsticos. Muitos sadam o Mestre com um sculo salve mestre, com um sculo de traio cristos anticrsticos. Quem no se libertou pela renncia um pseudo-heri mesquinho. Quem no trabalha intensamente e renuncia a cada passo aos frutos do seu trabalho esse no heri. S quem pode dizer: fizemos tudo que devamos fazer, e somos servos inteis esse heri, porque renunciou ao prprio apego ao, e plenamente liberto. H somente heris da renncia e do sofrimento...

OS QUATRO ESTADOS DA CONSCINCIA

H quatro estados de conscincia: o estado de sono nem sonhos, o estado de sono com sonhos, o estado de sonhos sem sono, e o estado de viglia, sem sono nem sonhos. Sendo que o homem comum do nosso tempo vive no terceiro estado, de sonhos sem sono, passemos a tratar mais explicitamente deste estado. Em que consiste esse estado de sonhos sem sono? Consiste, como alis todo o sonho, na confuso entre o real e o irreal. No estado de sonho, por exemplo, voc ganhou a sorte grande na loteria. Voc milionrio, bilionrio, e intensamente feliz, enquanto permanece nesse estado; ou voc morreu de um acidente, e est morto, enquanto no sair desse estado, em que o irreal real. No estado de sonho, voc realmente milionrio, ou realmente morto, embora essa realidade seja algo relativo; voc nada sabe dessa relatividade da realidade. Isto realissimamente real para voc enquanto permanece no estado de sonho. Fato anlogo se d tambm no estado de sonho sem sono, estado em que todo homem fsico-mental se encontra diariamente, quando se diz acordado. Esta viglia algo muito relativo; ele no est plenamente vgil, acordado, porque os sentidos e a mente o mantm nesse estado de semi-dormncia e semi-viglia, em que o homem sonha sem o sono fsico, mas em outro estado de sono ou semi-sono. Nesse estado fsico-mental, o homem considera real o que no real, pelo menos no pleni-real, mas apenas realizado, isto , um reflexo do real, como uma imagem no espelho bi-dimensional de tempo e espao. Este homem, por exemplo, tem num Banco muitos milhes ou bilhes de cruzeiros, que ele tem realmente nesse estado de sonho fsico-mental, criado e mantido pelos sentidos e pela mente. O dinheiro a sntese condensada de todas as coisas que o homem considera reais no mundo das quantidades objetivas: casas, terrenos, fbricas, prestgio social e poltico, etc.; tudo baseado na presena do dinheiro, que funciona como uma espcie de valor universal e simboliza todas as coisas da terra. Outrora, antes da inveno do dinheiro, funcionava o comrcio de permuta: fulano trocava um saco de arroz com sicrano, que lhe dava o equivalente num

saco de feijo. Hoje, em vez da mercadoria, o vendedor recebe do comprador um pedacinho de papel estampado na Casa da Moeda, e que simboliza nominalmente, no apenas um saco de feijo ou de arroz, mas simboliza literalmente todo e qualquer objeto material um nico smbolo equivale a milhares e milhes de simbolizados. E os nmeros impressos no smbolo representam o nmero de simbolizados que o homem pode adquirir com esse farrapo de papel, que sempre o mesmo. Esse valor do dinheiro meramente simblico, fictcio, convencional, porque no h nenhum valor real num objeto, nem pode haver valor num objeto quantitativo, porque valor e realidade so sinnimos, atributos que no inerem a nenhum objeto, a nenhuma quantidade. Valor, realidade, so atributos da qualidade, e no da quantidade. O valor a realidade, que qualidade. O valor no uma facticidade, que apenas quantidade. Surge agora a magna pergunta: que que o homem comum considera valioso, real? Segundo tradio multimilenar, impera na humanidade a convico ou conveno tcita de que reais so os objetos materiais, as quantidades. E, como o homem comum nada sabe da realidade, considera as facticidades dos sentidos e da mente como sendo a prpria realidade. Neste qui-pro-quo passa a ego-personalidade toda a sua vida terrestre, numa permanente e inconsciente iluso. E precisamente aqui que comea a grande bifurcao dos caminhos entre o profano e o iniciado, entre o de fora e o o de dentro, entre o ilusionista e o realista. O homem comum, o homem-ego, considera solidamente reais os objetos dos sentidos e da mente, que ele chama a realidade, ao passo que o homem iniciado, o homem que superou esse estado de sonho fsico-mental, e entrou na grande viglia, esse homem sabe que os objetos no so reais, auto-reais, embora sejam realizados, alo-reais. Real , para o iniciado o homem pleni-vgil, to-somente a qualidade, no sujeita s categorias de tempo e espao. A realidade no tem princpio nem fim, permanente, eterna ao passo que as facticidades dependem de tempo e espao tm princpio e tero fim. Quando o divino Mestre disse que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se sofrer prejuzo em sua prpria alma?, frisou ele essa diferena entre as facticidades ilusrias (o mundo inteiro) e a realidade verdadeira (a alma). As facticidades quantitativas so como outros tantos zeros: 000 000, ao passo que a realidade qualitativa comparvel a 1; o 1 pode valorizar os 000

000, mas estes no se podem auto-valorizar: 1 000 000. Neste sentido, disse Einstein Do mundo dos fatos no conduz nenhum caminho para o mundo dos valores. Poderia ter acrescentado: mas do mundo dos valores conduz um caminho para o mundo dos fatos. O valor pode valorizar o fato, assim como o 1 pode valorizar os 000. A plenitude pode plenificar a vacuidade, mas a vacuidade no pode plenificar a plenitude. A qualidade pode qualificar as quantidades; o real pode realizar o irreal mas no vice-versa. O homem coleciona milhes e bilhes de facticidades quantitativas, objetos, que ele considera reais e valiosos, enquanto permanecer nesse estado de sonhador de sonhos e caador de sombras; e ningum o convencer da sua iluso. Compreenso da verdade supe distanciao, superao desse nvel horizontal, supe a entrada numa nova dimenso de conscincia. O sonhador que sonha os seus sonhos, est convencido da sua realidade; enquanto no despertar para a viglia, vtima da sua iluso. Muitos acham que com a morte fsica, esse sonhador de sonhos desperta para a viglia e viso da realidade, o que, todavia, no verdade. Morrer no evigilar, no despertar da velha iluso fsico-mental. Perder a matria do corpo no equivale a superar o materialismo mental. H homens que morrem e continuam escravos do materialismo, que est antes na mente do que na matria, e a morte no os priva da mente e do seu mentalismo materialista. Esses homens, sem matria, porm materialistas, se sentiro como peixe fora da gua, num ambiente sem matria, e faro o possvel para regressar sua querida matria, ao seu cu material; a sua mente materialista descobrir meios e modos para se rematerializar e recomea ento um novo cu material, que o seu inferno terrestre. Pode ser que este crculo vicioso desmaterializao-rematerializao prossiga por sculos e milnios, sem nenhum melhoramento. O que escraviza o homem sem corpo fsico na sua iluso no so, propriamente, as facticidades materiais, que ele j perdeu, mas sim a mentalidade materialista, que ele ainda conserva. E, se h tal coisa como rematerializao do homem desmaterializado, s pode acontecer em virtude dessa mentalidade materialista, que tenta reentrar na deliciosa matria, como peixe fora da gua procura reentrar na gua. E esse materialismo mental, rematerializado, vive mais uns decnios nesse seu cu material graas a seu inferno mental. possvel que esse crculo vicioso se repita indefinidamente, no mesmo plano horizontal, sem nenhuma verticalizao ascensional, que no vem de fatos repetidos, mas poderia vir do impacto do livre-arbtrio. Mas, para o homem que perdeu a matria do seu corpo e tambm o materialismo da sua mente no h mais realidade alguma nem valor algum na matria, que se nadificou e nulificou irrevogavelmente. Para a Verdade a inverdade no subsiste, assim como para a luz a treva irreal.

Quando o sonhador de sonhos emerge da zona ilusria dos seus sonhos fsicomentais, e entra na zona verdadeira da viglia espiritual, ento, pela primeira vez, adquire ele critrio seguro sobre o mundo dos sonhos e do sono, porque compreenso supe viso do alto, distanciao verticalizada, alteridade ectrpica entre o cognoscente e o cognoscido, entre o sujeito faciente e o objeto feito. Quando a plenitude do Todo atua sobre a vacuidade do Nada ento aparece o Algo. A Essncia, atuando sobre a Inexistncia, produz a Existncia. A Infinita Realidade, atuando sobre a Infinita Irrealidade, faz nascer as Facticidades Finitas. O 0, deixado a si mesmo, eternamente 0; no existe operao alguma que possa fazer do Nada um Algo. O 1 representa Infinita qualidade em si mesmo, mesmo sem nenhum 0. Mas, colocando o 0 do lado direito do 1, esta Infinita qualidade gera quantidades finitas: 1 000 000 000. Verso sem Uno Zero. Uno sem Verso Infinito. Uno-Verso o Infinito do Uno que se esparrama, verte, atravs do Verso, em Universo. Mas... para compreender esta Metafsica Matemtica, deve o homem achar-se em estado de plena viglia, capaz de permeiar e valorizar todos os sonhos e todos os sonos assim como o UNO permeia e valoriza todos os VERSOS, perfazendo a estupenda harmonia do UNIVERSO.

A MORTE NO NOS FAZ O QUE A VIDA NO NOS FEZ

opinio quase geral que basta morrer para saber o que Deus. Aps o enforcamento de Adolf Eichmann, em Tel-Aviv, disse o reverendo que em vo tentara convert-lo: Agora Eichmann j sabe o que Deus. Entretanto, a simples perda do corpo material no torna ningum sbio, no faz ningum melhor ou pior do que foi durante a sua vida terrestre. O estado de um defunto permanece o mesmo, aps-morte, que foi em vida. O que modifica o homem no a morte, nem mesmo a vida como tal, mas sim uma nova vivncia, um outro modo de ser e de agir, nascido da experincia ntima da verdade sobre Deus e sobre o prprio homem. Quem no morreu espontaneamente antes de ser morto compulsoriamente, perde o seu tempo. Disto sabiam e sabem os grandes mestres da vida. O Cristo diz: Se o gro de trigo no morrer, ficar estril mas, se morrer, produzir muito fruto. E Paulo de Tarso escreve: Eu morro todos os dias e por isto que vivo; mas j no sou eu que vivo, o Cristo vive em mim. Quem no teve a coragem de morrer decentemente no pode ter a esperana de viver gloriosamente, nem aqum nem alm-tmulo. H quem confie em guias invisveis que o orientem nas veredas escuras da vida terrestre e extra-terrestre. Mas quem nos dar a certeza de que esses guias possuam a necessria sabedoria para nos conduzirem com acerto nos caminhos da existncia? E como pode o homem confiar nas palavras dessas entidades annimas? Quem me garante que o guia que se me apresenta seja Tom, Paulo, Agostinho, ou at o prprio Cristo? Nos sagrados Evangelhos no encontramos uma nica palavra do divino Mestre que nos aconselhe a nos entregarmos a um guia espiritual. O nico esprito que Jesus conhece o esprito do Pai, o esprito da verdade. E ele insiste: No chameis ningum, sobre a face da te rra, vosso pai, vosso mestre, vosso guia porque um s o vosso pai, o vosso mestre, o vosso guia, o Cristo.

E ainda: Ningum vai ao Pai a no ser por mim... Eis que estou convosco todos os dias, at consumao dos sculos... Eu sou o caminho , a verdade e a vida; quem me segue no anda em trevas, mas tem a luz da vida. O mundo est repleto de espiritualismos mas pobre em espiritualidade. A verdadeira espiritualidade nasce duma profunda revelao interior, duma radical transmentalizao (metnoia), como diz o Evangelho; o homem-ego tem de transcender a sua mentalidade habitual e entrar numa nova dimenso do homem-Eu, da nova creatura em Cristo. Esta metnoia a morte do homem-velho e o nascimento do homem-novo, em esprito e em verdade. Este processo morte-vida belamente simbolizado pelo ritual do mergulho (baptisma), representando a morte do velho homemego (imerso na gua) e o nascimento do novo homem-Eu (emerso). Se essa transmentalizao ou converso do homem interior no tiver ocorrido, nenhum batismo externo o pode salvar. O que de fora acontece ao homem no o torna puro nem impuro, no o faz bom nem mau somente o que de dentro acontece ao homem, isto sim o torna puro ou impuro, bom ou mau. Em ltima anlise, o uso ou abuso do livre-arbtrio que abre ao homem as portas do cu ou do inferno.

AS HERICAS PALHAADAS DE UM ESQUILO

No Jardim Zoolgico de X vivia um esquilo. Estava preso numa gaiola redonda que girava em torno de um eixo. Quando o esquilo corria, a gaiola rodava, rodava, rodava. E quanto mais corria, mais rodava a gaiola. E o esquilo corria, de manh at noite. Ao anoitecer de um dia, tive esta conversa com o esquilo: Ests cansado? Estou, sim. Hoje corri uns 10 km; h dias em que corro at 15 km. H quanto tempo ests correndo assim? Creio que vai fazer uns 5 anos que estou aqui, correndo sempre, sempre... Imagina quantos quilmetros corri nesses anos!... Vou fazer o clculo: 5 vezes 365 dias d 1.825 dias. Quantas horas corres por dia? Corro, na mdia, umas 10 horas por dia. D 18.250 horas em cinco anos. Se, na mdia, correste 10 km por dia, perfaz 182.500 km em 5 anos. Puxa vida! que formidvel corredor sou eu!... Mas, sabes, meu esquilo, que no saste do lugar? Como no? estou a uma distncia de ... de... como disseste? 182.500 km. Estou a uma distncia de 182.500 km do lugar onde estava 5 anos atrs. Ests muito enganado, amigo esquilo... Como? Ests ainda no mesmo ponto zero, onde estavas 5 anos atrs.

No compreendo... que sempre te moves em crculo, voltando sempre ao ponto de partida... Num interminvel crculo vicioso, como diriam os homens. O esquilo me olhou, incrdulo. De repente, no vi mais esquilo algum. Na gaiola estava um ser humano muito parecido comigo. Essa creatura humana havia corrido pela gaiola redonda da terra, no 5 anos, mas 50 anos. E no sara do lugar. Esse esquilo humano, na gaiola da vida terrestre, trabalhava 10 a 15 horas por dia, durante 6 dias na semana; por vezes at aos domingos. Havia construdo coisas estupendas sobre a face da terra. Tinha no cofre forte e nos Bancos montes de papis estampados na Casa da Moeda. Havia tambm criado filhos, viajado muito, gozado a vida. Era um homem realizado no plano material e social. Mas... no sara do lugar, porque confundia os fatos das quantidades com os valores das qualidades. No criara nenhum valor, s descobrira fatos. No fim de meio sculo de correrias, estava ainda no marco zero, porque andara em crculo, voltando sempre ao ponto de partida, como fazem todos os egoesquilos na gaiola rodante da vida terrestre. Mas, como esses esquilos humanos ignoram a sua triste palhaada, considerando riqueza a sua pobreza, no se sentem frustrados. Ou, quando suspeitam a sua vacuidade e seu desatino, abafam a sua infelicidade com entorpecentes e ruidosos divertimentos e continuam a correr, a correr, na sua gaiola rodante, sem sarem do lugar... Um desses ego-esquilos, quando compreendeu a palhaada da sua frentica lufa-lufa circular, resolveu no correr mais na gaiola da sua vida. Parou e se manteve passivo e imvel sobre o eixo da sua gaiola parada. Olhou para mim com um olhar interrogativo e quase triunfante, como se dissesse: Ento? devo no correr em vez de correr?... Eu, porm, meneei a cabea, desaprovando a sua imobilidade, e apontei com o dedo para fora da gaiola, em linha reta, rumo ao Infinito. O esquilo olhou atravs das grades da sua gaiola, viu o cu azul ao longe, deu um suspiro e continuou preso no seu velho crcere. S conheo dois tipos de esquilos humanos: uns querem correr, num interminvel crculo vicioso e estes habitam, de preferncia, as plagas do hemisfrio ocidental; outros compreenderam a insensatez desse crculo vicioso

e resolveram ficar parados e estes so assaz numerosos no hemisfrio oriental. Mas onde esto os da terceira classe? os que no correm nem param na gaiola? os que saram da priso e vivem l fora, na gloriosa liberdade dos filhos de Deus?...

O MAGNETISMO DA REALIDADE ESPIRITUAL


(Mestre Mahasaya fala a Paul Brunton sobre Ramakrishna)

Em Calcut, um companheiro meu de trem me falava com reverncia de seu mestre espiritual, que era um dos poucos discpulos de Ramakrishna ainda sobreviventes. Esse mestre tinha quase 80 anos de idade; no vivia na solido, mas no corao de Calcut, no quarteiro hindu da cidade. Pedi a meu companheiro o endereo de seu mestre, e ele mo deu de boa vontade, acrescentando: Para apresentao no precisa de nada seno manifestar o desejo de o conhecer. Em Calcut, me ponho procura de Mahasaya, o idoso discpulo de Ramakrishna. Atravesso um ptio aberto e encontro-me ao p duma escadaria de pedra de uma casa velha. Subo por uma escada escura e entro por uma porta aberta do andar superior. Acho-me numa pequena sala, que d para um terrao plano da casa. Sofs baixos correm por dois lados da sala; alm disso, somente uma lmpada e uma ruma de livros. Aparece um jovem e me pede que espere pelo Mestre, que se encontra num dos andares inferiores. Passados uns 10 minutos, ouo que algum vem subindo pela escada e subitamente sinto que o homem l embaixo dirige sobre mim os seus pensamentos. Aparece ento o que vinha subindo vagarosamente os degraus. Ao entrar, ningum me precisa dizer quem esse homem. Um dos venerandos patriarcas do Antigo Testamento da Bblia parece ter assumido forma visvel. Esse homem, de cabea calva, longa barba branca, semblante srio, grandes olhos pensativos, com os ombros curvados ao peso dos anos s pode ser o sbio Mahasaya em pessoa. Senta-se sobre um dos sofs e olha para mim em silncio. A sua atitude serena e calma afugenta de mim, subitamente, toda a vontade de zombar, rir ou gracejar, todos os cinismos e dvidas sombrias que, por vezes, me acometem. Qualquer pessoa pode ler nesse homem que do mais nobre carter e ama a Deus. Benvindo aqui diz-me ele em excelente ingls.

Convida-me a me aproximar e sentar-me ao lado dele, no sof. Segura minha mo longamente na sua. Fao-lhe a minha apresentao e digo-lhe o que me traz aqui. Depois de terminar, ele me aperta de novo a mo amigavelmente, e diz: Um poder superior o conduziu para a ndia, presena dos santos da nossa terra. Tudo isso tem um sentido mais profundo, que o futuro lhe revelar. Aguarde com pacincia. Queira dizer-me algo sobre Ramakrishna o meu pedido. Dele lhe falarei com o maior prazer. Faz quase meio sculo que Ramakrishna nos deixou, mas a lembrana dele nunca me deixa. Eu tinha 27 anos quando cheguei a conhec-lo, e durante os ltimos cinco anos da sua vida estive sempre perto dele. Tornei-me outro homem, graas influncia do divino Ramakrishna. Todos os que dele se aproximavam sentiam-se empolgados pelo fascnio espiritual dele; ele como que os enfeitiava e os prendia a si. Mesmo homens mundanos, que tinham vindo para zombar dele, emudeciam na presena de Ramakrishna. Como podem tais homens sentir reverncia pelas coisas espirituais, em que no crem? perguntei. Nos cantos dos lbios de Mahasaya houve um tnue sorriso. Dois homens comem pimenta malagueta replicou ele. Um deles no conhece o nome desse condimento, talvez nunca o tenha visto; o outro sabe o que . Ser que o sabor no o mesmo para os dois? no ser que a pimenta arder na lngua de ambos? Do mesmo modo, o desconhecimento da grandeza espiritual de Ramakrishna no impedia os mundanos de saborearem o esprito que dele irradiava. Era ele na verdade um super-homem espiritual? Sim, e, ao meu ver, mais do que isto: Ramakrishna era, no fundo, um homem simples, sem cultura e sem instruo, to simples que nem sabia escrever o seu prprio nome, muito menos uma carta. O seu exterior era singelo, mais singela ainda era a sua vida; e, no entanto, era seguido pelos homens mais cultos e inteligentes da sua poca; curvavam-se diante do seu poderoso esprito, que era to forte que a gente o sentia sempre. Dizia-nos que orgulho, riqueza, glria e sucesso so coisas vs e transitrias, em face da realidade espiritual. Muitas vezes mergulhava num estado de xtase, que era to sagrado que ns, que o rodevamos, tnhamos a sensao de que Ramakrishna era mais Deus que homem. Possua a faculdade rara de pr os seus discpulos no mesmo estado, com um simples toque da mo; e durante esse estado de samadhi eram eles capazes de compreender imediatamente os mistrios da Divindade. Deixe-me contar o que ele fez de ns.

Eu tinha sido educado segundo os ditames do mundo profano. O meu crebro estava repleto do orgulho da cincia. Em diversos colgios de Calcut, em tempos vrios, ocupava eu as ctedras de literatura inglesa, de histria e de cincias econmicas. Ramakrishna vivia, nesse tempo, no templo de Dakshineswar, algumas milhas de Calcut, rio acima. Foi ali que o encontrei na inesquecvel manh duma primavera a falar das suas experincias internas, em linguagem muito simples. Fiz uma ligeira tentativa de discutir com ele; mas a sua santa personalidade me amarrou a lngua. Tornei a voltar presena dele, e j no pude viver mais sem esse homem simples e divino. Certo dia, disse Ramakrishna, gracejando: Um pavo comeu pio, e na manh seguinte reapareceu no mesmo lugar e na mesma hora, porque estava narcotizado pelo pio e queria outra dose. Assim acontecera comigo. Nunca me sentira to feliz como na presena dele. Que admira que eu sempre voltasse a ele? Com o tempo, passei a pertencer ao crculo dos seus discpulos mais ntimos, o que era mais do que esses visitantes espordicos. Certo dia, me disse o Mestre: Eu leio nos teus olhos, na tua testa e no teu semblante, que tu s um yogui; trabalha na tua profisso, vive com tua mulher e filhos, com pai e me mas centraliza a tua alma em Deus. A tartaruga nada nas guas do lago, mas todo o seu ser est preso ao lugar da praia onde ela tem os seus ovos. Assim, faze tambm tu o que tens de fazer no mundo, mas sempre com tua alma presa a Deus. Quando nosso Mestre Ramakrishna morreu, a maior parte dos seus discpulos renunciou espontaneamente s coisas do mundo, vestindo o manto amarelo e procurando difundir a mensagem do Mestre. Eu, porm, conservei o meu cargo de professor, firmemente decidido a viver no meio do mundo, mas sem me deixar capturar pelas coisas do mundo. Para seguir este caminho, por vezes, altas horas da noite, eu me associava aos mendigos que dormiam ao relento diante da casa do Senado, e dormia no meio deles, a fim de me sentir, pelo menos de vez em quando, como um homem que no possua nada. Ramakrishna morreu. Nas suas viagens atravs da ndia, o Sr. encontrar sempre de novo vestgios desses primeiros discpulos dele, seja no plano social, seja no setor da filantropia ou da medicina. Mas o que o Sr. no encontrar to facilmente so coraes que se tenham modificado pela influncia desse homem magnfico. A sua palavra se propagou de discpulo a discpulo. Coube-me a mim a bela misso de registrar, em lngua bengali, muitos dos seus ditos: esse livro no falta em quase nenhuma casa, no Bengal, e conhecido tambm em traduo para outras lnguas, em outras partes da ndia. Como v, a influncia de Ramakrishna ultrapassou o crculo de seus discpulos. Mahasaya calou-se. E eu murmurei:

Desejaria saber o que Ramakrishna diria a um homem que no somente vive da f, mas quer tambm satisfazer a sua inteligncia e razo. Ramakrishna diria: Ora! a orao um poder imenso. O prprio Mestre orava para que Deus lhe enviasse homens que buscassem o Esprito e da a pouco apareceram seus futuros discpulos e outros adeptos. E, se o homem no ora, que acontece ento? A orao o ltimo socorro do homem. A orao o ajuda quando a inteligncia falha. E, se algum for ter com o Sr. e lhe disser que no sabe orar, que lhe diria? Que deve procurar muitas vezes a companhia de homens santos que tenham tido experincias internas; o permanente contacto com esses homens despertar nele a espiritualidade dormente. Esses homens lhe faro sentir a nostalgia de uma vida em esprito. Procurar esses homens o primeiro passo, e no raro tambm o ltimo passo, como costumava dizer Ramakrishna. noite vm sempre numerosas pessoas, que enchem o modesto recinto. Tambm eu venho noite por noite, no tanto para ouvir as palavras do Mestre, mas para me sentir feliz em sua presena. As auras que ele irradia so benficas, suaves e belas; que ele alcanou a beatitude interior, que transborda para outros. O que o atraa para Ramakrishna, isto me atrai para ele. Numa das ltimas noites, Mahasaya e eu fomos ao terrao aberto em frente salinha. Era noite de lua cheia. Ele permaneceu silencioso por alguns minutos, olhando, imvel, para o disco redondo da lua. Orava em silncio. Eu, ao lado dele, tambm me mantinha imvel. Finalmente, ele disse, em tom solene e vagaroso: A minha tarefa est para terminar; este corpo cumpriu a misso que Deus lhe deu. Tome a minha bno, antes de partir. Ele pousa a sua mo, de leve, sobre a minha testa. Eu, embora no seja um homem religioso, me curvo humildemente. Esta hora revolucionou todo o meu interior. De sono, nem vestgio, nesta noite. Passei toda a noite em claro, subindo e descendo as ruas de Calcut. Se h neste mundo algum que me possa libertar das minhas dvidas e encher-me duma f singela e simples, ento unicamente o Mestre Mahasaya. Pouco mais tarde, soube que ele havia deixado este mundo. (Do livro A Search in Secret India de Paul Brunton, cap.10)

OS MALEFCIOS DA CONCEPO PARCIAL DO HOMEM OS BENEFCIOS DA CONCEPO DO HOMEM INTEGRAL

H cerca de meio sculo que o comunismo, em todas as suas variantes Rssia, China, Cuba est empolgando grande parte da humanidade; e h tambm alguns decnios que ele est sendo impugnado por outra parte do gnero humano. Sendo que a ns nos interessa, acima de tudo, a ideologia fundamental do movimento sovitico, indispensvel que tenhamos uma viso clara sobre a quintessncia dessa mentalidade. A maioria dos que combatem o comunismo limita-se represso da sua atuao no setor poltico e social, esquecendose de que, assim, atingem apenas o corpo, mas no a alma do comunismo e esto lutando com armas desiguais e inferiores panplia do adversrio. Essa luta poltico-social no atinge o cerne da ideologia comunista, porquanto o movimento sovitico no , em primeiro lugar, uma ideologia poltico-social, mas sim uma espcie de filosofia metafsica ia quase dizendo, uma mstica, como foram, ainda h pouco, o nazismo e o fascismo. No se pode lutar com bacamartes obsoletos contra metralhadoras e tanques modernos. Somente uma ideologia de fundo filosfico, metafsico, mstico, capaz de abalar vastos setores da humanidade, para o mal ou para o bem. Os terremotos no vm da conhecida superfcie da terra, mas sim das ignotas profundezas do globo. E, por se tratar de uma filosofia vertical, deve o comunismo ser contrabalanado no mesmo setor vertical da filosofia e da metafsica de profundidade. Reprimir sintomas de doena no cur-la; apenas protelar, e qui mesmo, perpetuar o mal. Pode ser que essa represso de sintomas externos seja uma necessidade, para evitar maiores males, mas no uma medida suficiente e definitiva. O Brasil sobretudo neste perodo indito de renovao e integrao no deve e no pode contentar-se com paliativos e simples represso de manifestaes poltico-sociais do comunismo; deve descer raiz do mal; deve opor uma filosofia sadia a uma metafsica doentia. O Brasil clama por uma

terapia e teraputica profiltica ia quase dizendo, por uma vacina, que o imunize preventivamente contra a atuao das bactrias da ideologia sovitica. No podemos neutralizar uma filosofia metafsica com uma sociologia poltica, por melhor e mais bem intencionada que esta seja. Uma ofensiva de ndole vertical deve ser combatida por uma contra-ofensiva de carter vertical, e no apenas por uma defensiva meramente horizontal. Em face disto, achamos necessria e indispensvel uma radical mudana de ttica e estratgia. Julgamos necessrio enfrentar a filosofia do comunismo com outra filosofia na mesma altura. O recente decreto-lei de 12 de setembro de 1969, sobre Educao Moral e Cvica em base filosfica, vem em socorro desta nova estratgia, radical; requer uma educao no apenas horizontal, mas tambm profundamente vertical, uma educao do homem integral, tanto no plano do ego como do Eu. Mas, que eu saiba, a vertical filosfica do decreto no est sendo devidamente realizada; quase todos os professores e educadores se limitam ao plano horizontal de carter moral-cvico, porque o magistrio no dispe de elementos idneos para essa tarefa. Duas vezes em 1971, estive em Braslia, realizando semanas de conferncias e programas radiofnicos, nos setores militar e universitrio, sobre este magno problema, relacionado com a prpria segurana nacional e duas vezes voltei decepcionado, em face da incompreenso da base filosfica-metafsica do decreto. Se perguntarmos em que consiste precisamente a filosofia comunista, respondemos que consiste numa viso unilateral e parcial da natureza humana, e desta premissa falsa derivam todos os erros e males subsequentes do sovietismo. A filosofia comunista conhece apenas o homem-ego, o homem material-mental, e nada sabe nem quer saber do homem-Eu, do homem espiritual. Em linguagem de Filosofia Csmica ou Univrsica diramos: conhece apenas o homem-Verso, no o homem-Uno, deturpando assim o homem integral, o Homem-Universo. Esta concepo incompleta, unilateral do homem responsvel por todos os males do comunismo, responsvel por seu materialismo dialtico e por seu atesmo militante. O carter anticsmico, antiunivrsico do comunismo o alfa e o mega da sua atuao deletria e dissolvente no seio da humanidade. No existe em todo o universo um nico crculo unipolar s existem elipses bipolares. tomos e astros so governados pela bipolaridade; na eletricidade e no mundo orgnico tudo bipolar, nada unipolar. Ora, se o macrocosmo governado pela bipolaridade complementar, como poderia o microcosmo, o homem, ser um crculo unipolar, um ego sem Eu, um homem-Verso sem ser tambm um homem-Uno, um Homem-Universo?

A nossa filosofia, precisamente por ser univrsica, no substitui o Verso (ego) pelo Uno (Eu), mas associa este quele, formando o Homem-Universo, o homem total, integral. A mais importante de todas as integraes de que hoje se fala por toda a parte a integrao hominal, a integrao do homem-ego no homem-Eu. Esta integrao individual a base de todas as outras integraes: social, nacional, internacional. O nico caminho certo para evitar qualquer espcie de totalitarismo, seja da direita, seja da esquerda a creao do homem total; somente o homem total e totalizado em sua natureza completa, e s ele garantia segura contra qualquer espcie de totalitarismo. Lutamos contra o comunismo em nome da constituio do ksmos, que tambm a constituio do nthropos, o homem integral. Para combatermos eficazmente a ideologia sovitica, temos de dar ao pblico uma viso exata do homem integral, pois precisamente a concepo do homem parcial que serve de base a essa filosofia unilateral, e por isto falsa. Temos de demonstrar, em bases rigorosamente cientficas e filosficas, que o homem real tanto Uno ou espiritual, como tambm Verso ou material-mental. S assim lutaremos com igualdade de armas e estratgia.

REALIZAO DO HOMEM CRSTICO

O rico avarento do Evangelho dava 100% dos seus haveres a si mesmo e 0% aos outros; nem sequer as migalhas que caam da sua mesa eram dadas ao pobre Lzaro e esse egosta 100% e altrusta 0% foi sepultado no inferno. Alis, mesmo em vida, j estava no inferno, embora no tivesse ainda plena conscincia desse inferno (dessa inferioridade) que estava nele. O fariseu no templo dava 10% dos seus haveres aos outros, guardando 90% para si, sendo, pois, 90% egosta e 10% altrusta e este voltou para casa no-ajustado; continuou to desajustado como sempre fora, com todo o seu altrusmo e sua ausncia de pecados. O Cristo, porm, no recomenda nenhuma dessas atitudes, exige categoricamente: Quem no renunciar a tudo que tem no pode ser meu discpulo. Ama teu prximo como a ti mesmo... Tudo que queres que os outros te faam, faze-o tambm a eles. Este renunciar se refere, acima de tudo, ao nosso modo de pensar e de querer, donde nasce o nosso fazer e o nosso ter; acima de tudo, uma questo de atitude interna, donde brotam os nossos atos externos. Quem vive num falso-pensar e falso-querer, cedo ou tarde acabar num falso-fazer e num falso-ter. Os grandes mestres da humanidade, sobretudo o Nazareno, no so charlates que se interessam pela represso dos sintomas do mal, mas so grandes mdicos e curadores que querem, antes de tudo, erradicar a raiz do mal, que essa atitude interna de falso-pensar e falsoquerer. Em que consiste o falso-pensar e falso-querer? Consiste na identificao do nosso verdadeiro Eu divino com o nosso ilusrio ego humano consiste na falta de autoconhecimento. Em que consiste o reto-pensar e o reto-querer? Consiste no descobrimento consciente do meu Eu divino, do Pai em mim, da Luz do mundo, do Reino de Deus em mim, do Tesouro oculto, da Prola preciosa de minha alma, que sou eu mesmo. Depois de descobrir a verdade sobre o meu Ser Divino, posso agir corretamente no plano do meu Agir Humano, uma vez que a experincia

mstica da paternidade nica de Deus gera a vivncia tica da fraternidade universal de todos os homens. Pensar e querer so a raiz fazer e ter so ramificaes. O falso pensar e o falso querer geram um falso fazer e um falso ter. Assim como o homem pensa no seu corao assim vive ele. O nosso pensar e querer no devem visar como um fim ao nosso ego humano, mas sim ao nosso Eu divino, ao aperfeioamento, auto-realizao do Deus em ns, embora os atos do nosso ego possam servir como meios para a realizao desta nossa atitude divina. Os atos do ego so canais mas a atitude do Eu fonte. O meu corpo, minha mente, minhas emoes so meios, mtodos e canais para a realizao do fim, da meta, da fonte divina de minha alma, do meu Eu verdadeiro. Renunciar no quer dizer no-fazer, no-pensar, no-querer, no-ter. Renunciar quer dizer retificar o nosso falso-pensar num reto-pensar. Renunciar retificar o falso-querer num reto-querer. E, uma vez feita essa retificao de base e raiz, segue-se espontaneamente a retificao do nosso falso-fazer e falso-ter num reto-fazer e num reto-ter. Quem pensa e quer corretamente pode fazer e ter corretamente. Os atos de fazer e ter so consequncias da atitude de pensar e querer. Retificar o seu pensar e querer retificar a sua vida toda. Falso-agir no se retifica com no-agir mas sim com reto-agir. Semelhante cura semelhante esta a homeopatia do mundo da metafsica, como o do mundo da fsica. O falso-agir piorado pelo falso-agir, e no curado pelo no-agir o falso-agir s curado por um outro agir, por um retoagir. Assim como na vacina profiltica, a bactria venenosa desenvenenada no laboratrio e depois neutraliza o veneno das bactrias venenosas, suas irms, redimindo o corpo humano da ofensiva das bactrias mortferas de modo anlogo, tambm a bactria venenosa do ego-agir neutralizada pelo agente desenvenenado do Eu-agir, produzindo uma vacina de imunizao no organismo da alma e de todo o ser humano. Nem o dinamismo materialista do ocidente nem o misticismo espiritualista do oriente, resolvem o problema da vida humana; o que resolve uma atividade csmica, uma universificao do homem integral, equidistante do falso-agir e

do no-agir o que redime o homem da sua tragicidade existencial um retoagir, baseado num reto-pensar, uma auto-realizao que nasceu do autoconhecimento, tica que transbordou da mstica. *** Qual o caracterstico desse Homem Integral? Amar a si mesmo e desamar os outros? No! Desamar a si mesmo e amar os outros? No! O Homem Integral segue a lei da natureza e a mensagem dos grandes mestres da humanidade: Ama a ti mesmo e ama teu semelhante do mesmo modo que te amas a ti mesmo. Aqui est o UNO em perfeito equilbrio com o VERSO. Aqui est o homem UNIVRSICO. O homem-Eu harmonizado com o homem-ego. Aqui no temos o Uno do Eu sem o Verso do ego aqui temos o Uno e o Verso. Nenhum homem normal pode deixar de se amar a si mesmo, porque toda a existncia amor-prprio. O ser vivo que no se ama no existe. O amorprprio a prpria vida e vivncia. Amor-prprio no egosmo. Egosmo amar a si mesmo e no amar os outros. Amor-prprio amar a si mesmo e amar os outros como a si mesmo, e isto um altrusmo bom e sadio, recomendado por todos os grandes mestres espirituais da humanidade. Mas, para que algum possa amar os outros como a si mesmo, indispensvel que tenha chegado ao conhecimento do seu verdadeiro Eu divino, da sua alma, do Pai, do Cristo interno, que o primeiro e maior de todos os mandamentos. A verdadeira tica impossvel sem a verdadeira mstica. Mstica revelada em tica nestes dois mandamentos que consistem toda a lei e os profetas.

CONFUSO ENTRE DEMNIO E DIABO

A mais estranha confuso que, h sculos, reina na humanidade , certamente, a tradicional identificao do diabo com os demnios. Quando eu ia escrever o meu livro Lcifer e Lgos, caiu -me nas mos o livro II Divolo, de Giovanni Papini. Esperava eu que o notvel escritor italiano me fornecesse alguma matria-prima para o meu livro; mas foi grande a minha decepo: Papini, seguindo o equvoco geral, confunde demnio com diabo. H alguns anos, apareceu nos Estados Unidos uma obra de parapsicologia, da autoria de um mdico porto-riquenho, intitulada God bless the devil (Deus abenoe o Diabo), obra em que o erudito autor trata das foras ou entidades do mundo astral ou elemental, que ele confunde com o diabo. Aqui em So Paulo, uma senhora catlica me emprestou um livro sobre a vida e os exorcismos do sacerdote francs Joo Batista Vianney, geralmente chamado o Cura dArs, para que eu visse que poder estupendo esse sacerdote tinha sobre o diabo, que, como o autor do livro refere, o dito padre expulsava dos possessos mais uma confuso entre demnios e diabo. Em 1966 ocorreu na Sua o monstruoso crime referido pela revista LIllustr, onde uma jovem de 17 anos foi espancada at morte, a fim de expulsar dela o diabo, de que, segundo a opinio dos carrascos, a jovem estava possessa. Na Idade Mdia era praxe queimar as bruxas, por serem consideradas endiabradas, ou filhas de um diabo (incubo) e uma mulher humana. Ainda no sculo XV foi queimada em praa pblica, na Frana, uma jovem de 19 anos, Joana dArc, que era clari-audiente e recebia mensagens de uma entidade que ela chamava o Arcanjo Miguel e por isso foi considerada possessa do diabo. A Parapsicologia, essa caula das nossas cincias, tenta lanar luz sobre as misteriosas regies do subconsciente e ultraconsciente humano, por vezes dominadas por foras desconhecidas que produzem factos visveis. As causas invisveis, sediadas no tenebroso mundo extra-consciente, elemental ou astral, poderiam ser chamadas daimones, como diziam os gregos, palavra que ns transformamos em demnios. Scrates afirmava que ele havia recebido um bom demnio; ns diramos talvez um bom gnio. Entretanto, esses demnios nada tm que ver com o diabo ou satans, que so creao da mente e do livre-arbtrio do homem.

notvel que o Evangelho do Cristo, escrito por Mateus, Marcos, Lucas e Joo, quando refere expulses de demnios realizadas pelo Nazareno, nunca confunda essas foras ou entidades com o diabo. Nem uma nica vez afirmam os evangelistas que Jesus tenha expulsado diabos. Repetidas vezes se referem os Evangelhos ao diabo (ou satans, beelzebu), mas nunca o consideram como uma entidade da natureza separada do homem. O diabo, ou satans, , segundo os Evangelhos, uma creao do homem. O apstolo Pedro chamado satans (palavra hebraica para adversrio) por qu? Porque se opunha ao esprito do Cristo: O teu modo d e pensar no segundo Deus, mas segundo o homem. Por onde se v que, na linguagem de Jesus, satans uma atitude ou mentalidade anticrstica, antidivina, creada pelo livre-arbtrio do homem. Sabemos que Pedro, mais tarde, deixou de ser satans, ou adversrio no por ter Jesus expulsado dele algum diabo, mas pelo fato de se ter Pedro convertido, passando livremente de um modo de pensar humano para um modo de pensar divino. Segundo o Evangelho, tambm Judas era diabo (dibolos, em grego, quer dizer opositor): No escolhi eu a vs doze? no entanto, um de vs diabo. E Joo explica porque Judas era diabo: porque no tinha f nas palavras de Jesus. No sabemos se Judas deixou de ser diabo. O certo que Jesus no expulsou dele o diabo, porque, sendo este uma mentalidade creada pelo livrearbtrio humano, e sendo que Deus nunca contradiz ao nosso livre-arbtrio, bom ou mau, no podia Jesus expulsar esse diabo. Se fosse apenas demnio, entidade da natureza, certamente teria expulsado esse vampiro, como o expulsou de tantos outros, at uma legio inteira de demnios. H tempos, a revista mensal Realidade, de So Paulo, publicou uma reportagem sobre a Falncia do Diabo, continuando na velha confuso entre diabo e demnio. Pedi a um dos diretores que publicasse um artigo meu que retificava o equvoco, mas no consegui ver publicada a minha retificao. E a confuso continua, aqum e alm-mar. sumamente instrutivo o episdio do Evangelho, quando os chefes da sinagoga acusavam Jesus de expulsar demnios pelo poder do diabo (beelzebu, satans). Replica-lhes o Nazareno: Se eu expulso demnios pelo poder de satans, ento est desunido em si mesmo o reino dele, e um reino desunido no pode subsistir. Depois acrescenta uma comparao muito ilustrativa: Quando o Forte guarda os seus utenslios (skeue, em grego), est em segurana tudo quanto possui; mas, quando lhe sobrevm outro Mais Forte, liga o Forte e o despoja de todas as armas (panoplia, em grego) em que confiava.

Pelo contexto se v claramente que o Forte satans, o Mais Forte o Cristo, enquanto os utenslios e armas do Forte so os demnios. O Forte chamado chefe dos demnios, mas ele mesmo no demnio; os demnios so apenas utenslios e armas do diabo. Os demnios pertencem ao mundo vital (astral, elemental), ao passo que o diabo, satans, pertence ao mundo mental, representado pelo ego humano, quando adversrio do Eu espiritual do homem. Freud talvez diria: o demnio do id, o diabo do ego, e o Cristo do super-ego, que ns costumamos chamar o verdadeiro Eu homem. Esperamos que a verdadeira Parapsicologia, de mos dadas com a Filosofia Csmica, e iluminada pelo Evangelho, consiga projetar uma luz esclarecedora no meio dessas trevas multisseculares.

DO HOMEM CSMICO PR-SEXUAL AO HOMEM TELRICO SEXUAL

Depois de passar 40 anos nas solitrias estepes da Arbia, como pastor de rebanhos, teve Moiss a revelao intuitiva da origem do mundo e da humanidade. Mas, como essas relevaes so ditos indizveis e no tm palavra nos vocabulrios humanos, tentou ele vazar em alegorias o que contemplara na dimenso annima transcendente. Os primeiros captulos do Gnesis so um reflexo dessa viso csmica de Moiss. H, no Gnesis, duas narrativas, no primeiro e segundo captulo, sobre a origem do ser hominal: a primeira de carcter grandiosamente simples e csmico; a segunda de um colorido quase mitolgico. Na primeira narrativa refere Moiss que os Elohim (as Potncias Divinas) crearam Adam como macho e fmea literalmente, como pnis e vagina (zakar e nqebah, no original hebraico; como arsen e thelys, na traduo grega). Nesta narrativa no se fala em mulher como entidade separada, autnoma. Adam1 simplesmente o ser humano como tal, o anthropos macho-fmea em uma nica individualidade, o andrgino, o hermafrodita potencial, ainda no diferenciado em varo e mulher.
1. Adam a contrao de duas palavras snscritas, adi (primeiro) e aham (ego), significando o primeiro ser vivo da terra que adquiriu a egoidade pelo despertamento da inteligncia consciente, o que insinua que Moiss teve contato com o Oriente longnquo.

Esse ente hominal neutro era implicitamente macho e fmea, mas no era explicitamente nem isto nem aquilo. Era uma simples potencialidade latente para as duas atualidades futuras. Nesse estado pr-sexual no podia o homem multiplicar-se, no plano horizontal quantitativo, como fazem os animais. Era, por assim dizer, um puro Eu csmico, uma Individualidade Hominal, mas ainda no uma personalidade Ego, masculina ou feminina. possvel que o habitat de Adam no fosse este planeta Terra; talvez o tal den do Oriente fosse outro planeta, ou mesmo o espao astral. Talvez o

corpo de Adam fosse de substncia etrea ou astral, de matria ainda no congelada, na linguagem de Einstein; pura energia astral ainda no cristalizada em materialidade. Na segunda narrativa do Gnesis temos a bifurcao de Adam em macho e fmea separados, uma vez que Yahveh que, daqui por diante, substitui os Elohim queria a quantificao do gnero humano pela procreao, que no era possvel no puro estado admico. O tronco original e nico do anthropos se divide nos dois galhos do anr e da gyn, que j no so apenas rgos genitais masculino (arsen) e feminino (thelys), mas duas personalidades separadas e autnomas. Dois grupos de clulas orgnicos se tornaram duas entidades humanas. Da Tese inicial do Adam se formaram as duas Anti-teses, varo e mulher, anr e gyn, o plo masculino e o plo feminino, para que destas Anti-teses, complementares se pudesse, um dia, formar a Sn-tese da unio sexual procreadora. Neste sentido, era a mulher irm do varo, e se tornou, mais tarde, sua esposa, a me de todos os viventes. A fim de realizar essa Anti-tese2, preldio da futura Sn-tese, fez Yahveh vir sobre Adam um sono profundo, f-lo descer das alturas do cosmo-consciente para as baixadas do ego-consciente, cujo plano a nossa Terra e seu ambiente hominal. Durante esse sono profundo, viu Adam a sua ava, palavra snscrita para reflexo, imagem, e reconheceu esse seu reflexo como sua contra-parte, semelhante a ele no sexo, igual a ele na natureza hominal. Antes disto, refere o Gnesis, havia Adam verificado que estava s, apesar de ser macho-fmea, e havia procurado em vo, entre os animais, algum que lhe fosse igual na natureza e pudesse servir de companheira auxiliar, de contraparte complementar no plano sexual. Agora encontra ele um ser osso do meu osso e carne da minha carne.
2. As palavras de radical latino para esses termos gregos seriam: posio (tese), contraposio (anttese) e composio (sntese).

A Tese neutra do anthropos se bifurca e diferencia na Anti-tese varo e mulher, os quais, chegados sua plena adultez, se uniriam na Sn-tese da complementaridade sexual. No se pode dizer que o fim primrio dessa unio sexual seja o filho, nem mesmo a simples satisfao da libido masculino-feminina, mas sim a completao do homem e da mulher pelo Eros, isto , pelo amor mtuo, destinado a transfundir em cada um dos dois aquilo que lhe falta e que o outro lhe d. O Eros realiza uma doao recproca entre varo e mulher, doao que no consiste primariamente na procreao de um novo indivduo humano, nem na mera satisfao da libido animal, mas em algo tipicamente hominal, que o aperfeioamento dos dois pelo intercmbio vitalizante de auras ou fluidos.

Essa re-integrao do masculino parcial e do feminino parcial no homem total; esse desejo, consciente ou inconsciente, de re-unificao, num plano superior o mergulho de dois vivos incompletos na nica Vida completa perfeito paralelo da fuso da creatura finita no Creador Infinito que ocorre na experincia do entusiasmo mstico. Pode-se dizer que a ertica3 a mstica da carne, assim como a mstica a ertica do esprito. essa a razo porque os livros sacros da humanidade sempre se servem de roupagem ertica para exprimir realidades msticas.
3. A minha afirmao de que a ertica a mstica da carne, assim como a mstica a ertica do esprito, usada em alguns livros meus, tem dado aso a grandes deturpaes; alguns escritores, citando as minhas palavras, afirmam que eu considero o erotismo como o misticismo da carne, e o misticismo como o erotismo do esprito. Nada disto verdade. Erotismo e misticismo so vcios mas a ertica e a mstica so sade.

O caminho do Lgos vai atravs do Eros, que no libido. O animal conhece libido, mas nada sabe de Eros. Infelizmente, os nossos autores usam o termo ertico em vez de libidinoso, como tambm confundem ertica com erotismo. O Eros um amor tipicamente humano entre os sexos. O animal no sabe de amor, Eros. Ao Eros subjaz um anseio de recosmificao do homem telrico, o que explica a elementar veemncia do instinto sexual. Na narrativa da creao de Adam usa o hebraico o verbo bsico barah, ao passo que, no aparecimento dos sexos, usa o termo secundrio itser, que quer dizer formar, plasmar, dar determinada forma a algo j existente. A origem do Adam, do anthropos, era uma verdadeira creao indita, um novo in cio, ao passo que o aparecimento do varo e da mulher apenas uma continuao, uma formao, uma evoluo ou criao, mas no uma creao4.
4. profundamente deplorvel que a nossa Academia de Letras tenha abolido a forma crear, creao, creador, mandando substitu-la por criar, criao, criador, quando h enorme diferena de sentido entre crear e criar. O fazendeiro um gnio creado r, mas no necessariamente um criador. Deus o creador do Universo, mas nem por isto um criador. Esperamos que a Academia, algum dia, restitua o termo crear, de acordo com o que acontece em outras lnguas cultas.

Tem dado aso a muita pilhria o tpico do Gnesis de que Deus teria formado a Eva de uma costela de Ado. Convm saber que nos relatos da Assria e da Sumria sobre a origem do homem e da mulher, nada consta dessa costela. Os documentos cuneiformes da Sumria, muito anteriores ao nosso Gnesis, dizem que Deus fez a mulher da fora vital do homem. A palavrinha ti, que figura nesses documentos e significa vitalidade, talvez tenha dado origem ao equvoco, uma vez que ti tambm poderia significar osso. A cincia moderna sabe que as clulas vermelhas do nosso sangue tm origem no tutano dos ossos maiores do corpo. Adam diz: Isto osso do meu osso, talvez no sentido: Isto vitalidade da minha vitalidade.

Parece que, em nosso dias, a formao bissexual macho -fmea est em vias de uma re-formao, ou mesmo, uma deformao; cada vez mais s e apagam as fronteiras entre homem e mulher. Muitos homens no querem mais ser homens, e muitas mulheres esto cansadas de ser mulheres. Por um lado, assistimos a uma crescente hipertrofia do sexo ou do sexismo; por outro, vemos uma hipotrofia ou atrofia sexual. Este fenmeno, embora parea paradoxal, profundamente lgico: a hipertrofia do instinto sexual, quando descontrolada, acarreta, cedo ou tarde, a sua atrofia. Toda a fome, quando chega a excessiva fartura, acaba em fastio. O hipersexismo gera infrasexismo. Possivelmente, a humanidade vai desaparecer da face da terra por involuo sexual. O regresso no ser ao plano do homem csmico prsexual, mas sim a um homem pseudo-csmico dessexuado por supersexuao, enfastiado por supersaturao. D-se na humanidade o mesmo fenmeno que na fsica se chama entropia, isto , nivelamento gradual de todos os desnveis, at acabar na completa paralizao de todas as foras vivas do cosmos ou do anthropos suposto que no haja um processo reversivo ou compensador, que os filsofos modernos chamam ectropia, que seria o re-desnivelamento dos desnveis nivelados. Para que a entropia mortfera seja sustada e contrabalanada pela ectropia vitalizante deve surgir, das profundezas do cosmos ou da humanidade, um fator ativo que compense os fatos negativos. Este fator ectrpico existe na conscincia hominal; importa que seja altamente desenvolvido at atingir a elevada voltagem da pleni-conscincia do EU SOU, da realidade do Eu. O grosso da humanidade, certamente, no possui essa elevada voltagem consciente da sua realidade Eu, no est auto-realizada; mas sempre existe na grande humanidade-massa uma pequena humanidade-elite, capaz de servir de fermento vivo no meio das trs medidas de farinha morta, podendo levedar com a sua intensa qualidade a extensa quantidade dos outros. Quando a eletricidade impolar (tese) do Universo se separa em eletricidade bipolar, positiva-negativa (anttese), podem esses dois plos reunir-se numa sntese, que se manifesta como luz, como calor, como fora. Isto, no caso que a eletricidade bipolarizada seja devidamente controlada rumo sntese, como acontece em nossas lmpadas (luz), em nossos aquecedores (calor) e em nossos dnamos (fora). Mas, quando a re-unificao dos plos antitticos se fizer sem controle como acontece no raio e em nossos curtocircuitos ento h uma violenta exploso momentnea e a eletricidade bipolar voltou a seu estado neutro, impolar. A humanidade est agora nessa tendncia de unio descontrolada, de exploso sexual e ao mesmo tempo de desnivelamento sexual, de

desmasculinizao e desfeminizao. Exploses violentas e entropia mortfera... Ser que seremos uma sntese sexual controlada, que d luz, calor e fora? Ser que esta entropia mortfera ser contrabalanada por uma ectropia vitalizante? Ser que essa libido animalesca vai culminar num Eros humano? Se houver uma elite humana controlada e ectrpica, teremos uma semente para uma futura humanidade cosmificada, cristificada, que povoar o planeta Terra e haver um nove cu e uma nova terra e o reino de Deus ser proclamado sobre a face da terra... O Cristo Csmico, que apareceu aqui, personificado em Jesus de Nazar, era o novo Adam. No era o Adam pr-sexual do Gnesis; nem era o Adam sexuado que creou Eva mas era o novo Adam ultra-sexual, que est alm daqueles dois estgios evolutivos da humanidade. Um dia falou ele de trs tipos de homens relacionados com o sexo: os que por deficincia da natureza no eram sexuados; os que tinham sido assexuados pelos homens e os que, por amor ao reino de Deus haviam ultrapassado o sexo e a sexualidade. Falou dos infra-homens, dos semi-homens e dos plenihomens. E, como os da terceira fase dependem da mais alta compreenso da natureza humana, exclamou o Mestre: Quem puder compreend-lo compreenda-o! O Adam pr-sexual no procreava. O Adam sexuado em macho e fmea garante a imortalidade racial da humanidade. O Adam ultra-sexual realiza a sua prpria imortalidade individual.

PERIFERISMO OU CENTRALIDADE?

Duma cidade do interior recebi carta pedindo conferncias sobre certos assuntos. Os interessados marcaram nada menos de meia dzia de temas diferentes, todos eles perifricos, desconexos, de superfcie nada de profundidade. Est acontecendo na filosofia o que acontece na medicina: medicao de sintomas no uma cura da raiz do mal. Este bacharelismo de cursinhos a morte da Filosofia. H na Europa, diz Salmananoff, 70 sistemas filosficos e nunca nenhum deles beneficiou a humanidade. Coisa anloga se poderia dizer da medicina: h centenas de sistemas de medicao de sintomas mrbidos e h pouqussima cura radical do organismo. O mesmo processo se verifica tambm no plano social: muita instruo e pouca educao. A instruo se refere aos objetos do ego ao passo que a educao tem que ver com o sujeito do Eu. Instruo do Verso educao do Uno. a fora central do Uno que move as periferias do Verso. Os charlates do periferismo querem eliminar os males sem abolir a maldade. Querem extirpar os frutos peonhentos, sem exterminar a rvore venenosa. Combatem os atos maus, mas se esquecem de destruir a atitude m. Toda a nossa vida, individual e social, sofre desse infeliz periferismo sem nenhuma centralidade. Remendo novo em roupa velha, diria o Nazareno. A nossa Filosofia Univrsica visa exatamente o contrrio: procura curar as doenas do VERSO pela sade do UNO. Se, na linguagem de Einstein, no h um caminho do Verso dos fatos para o Uno dos valores, h contudo um caminho do Uno dos valores para o Verso dos fatos, dando em resultado um grandioso UNIVERSO HOMINAL. No podemos melhorar a moral do agir sem retificarmos a metafsica do ser. No podemos esperar auto-realizao sem auto-conhecimento. Enquanto o homem no tiver conscincia ntida e firme sobre a sua prpria Realidade

Central, no h nenhuma esperana de melhorar as suas Facticidades Perifricas. A reforma da vida social depende da converso do homem individual e esta converso no outra coisa seno auto-conhecimento, uma resposta clara eterna pergunta: Que o homem, esse desconhecido? que sou eu? Pouco adianta converter vcios em virtudes, porque tanto estas como aqueles esto na zona do ego humano, na mesma linha horizontal. O plo negativo dessa horizontal se chama homem vicioso o plo positivo da mesma horizontal se chama homem virtuoso. A soluo definitiva no est nesta transio horizontal do ego vicioso para o ego virtuoso est na superao total de qualquer tipo de egoidade; est na vertical do Eu sbio erguida sobre a horizontal dos egos viciosos ou virtuosos. No se trata de pr remendo novo em roupa velha, trata -se de fazer nascer a nova creatura em Cristo, o homem integral, o homem universificado. Mas... pode o ego transformar-se em Eu? Pode o ego vicioso ou virtuoso atingir as alturas do Eu sbio? Podem os fatos produzir valores? No! do mundo dos fatos no conduz nenhum caminho para o mundo dos valores, diz Einstein. E o que vale na Matemtica vale tambm na Metafsica. um erro multissecular querer fazer do ego um Eu, da semente uma planta. Mas no vemos cada dia que a semente se transforma em planta? e por que no poderia o ego transformar-se em Eu? Aqui est uma velha iluso, um equvoco, aparentemente razovel. Se dermos semente ou ao ego o grau 10, e planta ou ao Eu o grau 100, ser possvel admitir que o 10 possa causar o 100? Neste caso, o efeito seria maior que a causa, o que a negao radical da lgica este, alis, o erro fundamental do darwinismo, que deriva do animal o homem, do menos o mais. Se colocarmos uma semente, grau 10, sobre a mesa, nunca veremos a sua transformao em planta, grau 100. Por que no? Porque o 100 da planta no est contido no 10 da semente. Mas, se pusermos a semente no fundo da terra, com suficiente umidade e calor, ela brotar em planta. Que foi que a fez brotar? que foi que a transformou em planta? que foi que fez do 10 da semente o 100 da planta? A Vida contida na gua do solo e no calor do sol. A potncia da Vida Universal do cosmos foi canalizada para dentro da semente e fez nela despertar o vivo potencial da semente para o vivo atual da planta. A semente potencialmente

viva serviu de catalizador para produzir a planta atualmente viva. O cu e a terra, o sol e a gua, causaram a evoluo da semente em planta. Mas, como no sol e na gua h Vida Universal, Vida em grande abundncia, Vida recebida do Uno do Universo, pode a Vida Infinita transformar o vivo finito 10 em um vivo finito 100. O 100 no veio do 10, mas veio da Vida Infinita do Cosmos, atravs do 10. De modo anlogo, no o 10 do ego que causa o 100 do Eu; mas o Poder Infinito do Universo que, atravs do ego, produz o Eu, suposto que o ego funcione como canal e veculo da Fonte Csmica. O vivo menor deve receber o impacto da Vida para se transformar num vivo maior. inadmissvel, luz da lgica e da matemtica, que um vivo menor produza um vivo maior, mas perfeitamente admissvel que um vivo menor sirva de canal para um vivo maior, contanto que, para alm de todos os canais, exista uma fonte de Vida. A Potncia Infinita causa ou fonte. As Potencialidades Finitas funcionam como condies ou canais. Quando o ego humano tem suficiente receptividade (potencialidade), o Eu divino flui para dentro dele, assim como as guas da fonte fluem para dentro dum canal aberto. A natureza extra-hominal sempre receptiva para a causa ou fonte da Vida, porque funciona automaticamente, em sentido unilinear. Mas o homem, dotado de livre-arbtrio, pode abrir ou fechar os seus canais, possibilitando ou impossibilitando o fluxo das guas da fonte para dentro dos canais. A Potncia da fonte atua nos canais de acordo com a potencialidade destes. O efeito no depende da Potncia, causa, fonte o efeito, maior ou menor, depende da maior ou menor abertura dos canais. O recebimento dos canais diretamente proporcional sua receptividade. E esta receptividade creao do livre-arbtrio do homem. Quem mergulha no oceano um copo, tirar um copo de gua. Quem mergulha no oceano um litro tirar um litro de gua. Quem mergulha no oceano um tonel apanhar uma tonelada de gua. A medida do recebido no est no oceano doador, mas no vaso receptor. O Infinito do Uno est finitamente no Verso.

O Infinito de Deus (Eu) est no homem (ego) de acordo com a capacidade receptiva deste. Toda a diferena entre a maior ou menor perfeio espiritual dos homens est na sua maior ou menor capacidade receptiva. O Uno Infinito condicionado pelo Verso dos Finitos. As periferias recebem as foras do centro segundo as suas capacidades receptivas. O livre-arbtrio o nico responsvel pela diferena espiritual entre fulano, sicrano e beltrano. O livre-arbtrio o poder de ser causa prpria. O livre-arbtrio um poder interno, auto-causante e auto-causado. No livre-arbtrio no existe nenhum porqu externo todo o seu porqu interno. O livre-arbtrio no indeterminismo (ausncia de causalidade), mas autodeterminao, causao prpria em vez de causao alheia. Quando o Verso humano se trona 100% receptivo em face do Uno divino, ento este Uno, de infinita riqueza, enche o Verso de acordo com a capacidade deste.

VISO UNIVRSICA DO COSMOS E DO HOMEM

Para compreender a histria da humanidade, devemos ter a viso ntida de que, no cenrio do Universo atuam duas foras, aparentemente contrrias, mas realmente complementares: a inteligncia analtica e a razo intuitiva. A inteligncia analtica representa a fora centrifuga. A razo intuitiva representa a fora centrpeta. O equilbrio harmnico entre centrifuguismo e centripetismo forma a harmonia csmica. No homem, a inteligncia analtica (divergente) representada pelo ego; a razo intuitiva (convergente) representada pelo Eu. No cosmos, no pode haver desequilbrio, desarmonia, entre as duas foras, porque elas so automticas, mecnicas, necessrias, no-livres. No homem pode haver desequilbrio, desarmonia, entre o ego centrfugo e o Eu centrpeto. Desequilbrio significa destruio, assim como equilbrio conservao. A manifestao do desequilbrio se chama sofrimento, que um convite para o reequilibramento do desequilbrio provocado pelo livre-arbtrio. Se esse convite ao reequilibramento no atendido, dentro do ciclo total da evoluo humana, o livre-arbtrio do homem se extingue automaticamente, e o indivduo humano recai ao seio universal do cosmos, como matria-prima, deixando de ser individual. Se o homem se harmoniza espontaneamente com a harmonia do cosmos, integra-se nesse cosmos como individualidade, representando um aspecto individual no cosmos universal assim como uma onda na superfcie do mar, se fosse permanente, seria um novo aspecto desse mar universal. Toda a histria da humanidade um duelo permanente entre as foras centrfugas do ego divergente e a fora centrpeta do Eu convergente. No h nesse drama csmico nenhuma finalidade, no sentido humano, h apenas causalidade, no sentido csmico: a infinita intensidade do UNO tende a manifestar-se na infinita extensidade do VERSO, para equilibrar a qualidade

do UNO pela quantidade do VERSO, uma vez que o UNIVERSO exige esse equilbrio entre o UNO e o VERSO. Por isto, a intensidade do UNO tende a se revelar sempre de novo em novas extensidades do VERSO sem nenhuma finalidade transcendente, mas com irresistvel causalidade imanente. Ns, os seres humanos, somos simples atores no cenrio do cosmos. O destino csmico infalvel e vai se realizar, independente da atividade do ego e do Eu. Somente o modo desta realizao do destino csmico est no poder do homem, mas no o qu, o fato, dessa realizao. Quer eu me extinga, quer eu me conserve, nada disto afeta o destino csmico, afeta apenas o meu destino humano, a minha destruio individual ou a minha conservao individual. No interessa ao cosmos nem a minha destruio nem a minha conservao, como procura fazer crer a nossa viso unilateral e o nosso personalismo sentimental.

CONFORTO, CONFORTISMO, CONFORTITE

Todo o progresso consiste numa progressiva objetivao (ego-hipertrofia) e correspondente des-subjetivao (Eu-atrofia). A mquina do ego procura substituir a alma do Eu. O homem progressista 90% objeto e 10% sujeito; por fim, ele 100% objeto e 0% sujeito. O conforto razovel. O confortismo doentio. A confortite mortfera. Todas as grandes civilizaes morreram de confortite. Toda a hipertrofia acaba em atrofia. O homem pode construir um olho artificial muito mais perfeito que o olho natural; pode tambm fabricar um crebro eletrnico muito mais eficiente, seguro e rpido do que o crebro natural; o crebro eletrnico executa em 5 minutos o que o crebro natural no faria em 5 dias, e com infalvel exatido. A natureza, evidentemente, no est interessada numa progressiva e ilimitada objetivao, mecanizao, coisificao. A natureza mant m um equilbrio estvel entre o objeto e o sujeito, entre a coisa e a pessoa (ou indivduo); produz coisas materiais a servio do indivduo hominal, mas no substitui este por aquelas. A natureza no est interessada em produzir um olho 100% perfeito, ou um crebro 100% eficiente, porque sacrificaria o fim (homem) pelo meio (mquina). Ela quer que o objeto inconsciente sirva ao sujeito consciente, a fim de evitar a morte por entropia, por falta de ectropia. provavelmente aqui que reside todo o luciferismo anticsmico da tecnologia humana; o homem tcnico tenta substituir o homem hominal pelo pseudohomem maquinal. Hipertrofia o objeto e atrofia o sujeito. O homem criou a mquina para se libertar de certos trabalhos mecnicos, mas a mquina tomou conta do homem e o reduz a um escravo. Virou o feitio contra o feiticeiro. Virou a mquina contra o maquinista. O rob criado pelo homem tomou conta do homem.

So precisamente os pases mais desenvolvidos, as naes superdesenvolvidas, como os Estados Unidos e a Rssia, que mais sucumbiram a essa epidemia. No lhes basta o conforto, querem confortismo; e, quando este culmina em confortite, ento estes povos esto no princpio do fim. Tudo que o ego faz circular, um crculo vicioso, a serpente que morde a sua prpria cauda. Todas as grandes civilizaes morreram de confortite, apodreceram dentro do seu prprio luxo. Todo progresso, levado ao excesso, anti-progressista assim como toda a liberdade sem feio liberticida. Toda a fsica necessita de uma base na metafsica para no ser contraproducente. A sabedoria est na harmonia do equilbrio est no Uni-verso.

QUE MENSAGEM TEM A YOGA ORIENTAL PARA O HOMEM OCIDENTAL?

Pode a yoga trazer-nos algo realmente novo? Pode a yoga ajudar-nos a realizarmos melhor o nosso destino humano, aqui na terra, e, possivelmente, em outros mundos? H no ocidente pessoas que se julgam perfeitos yoguis. Conhecem e dominam todas as sanas e mudras praticadas no oriente. Mas, o que nos interessa, em primeiro lugar, no so essas tcnicas, que, no duvidamos, podem ser praticadas tambm pelo homem ocidental. O que queremos saber outra coisa: se a prtica da yoga pode fazer do homem moderno to frustrado um homem reintegrado, seguro, tranquilo e feliz. Com outras palavras: se a yoga pode fazer do homem material-mental do ocidente, no um homem espiritual do oriente mas sim um homem integralmente humano, um homem autntico, um pleni-homem. Um homem perfeitamente humano no corpo, na mente e na alma, uma sntese csmica do homem-ego e do homem-Eu. Perguntamos se a yoga, assim como est sendo praticada no oriente, e como invadiu o ocidente h uns 50 anos, pode realizar este sonho dourado da humanidade. No negamos absolutamente que as prticas yogusticas possam despertar no homem poderes dormentes, que o yogui possa, eventualmente, tornar-se um mago, um clarividente, um telepata, ou mesmo um faquir. Mas o que nos interessa, antes de tudo, no so essas conquistas secundrias, perifricas o que, acima de tudo, nos interessa, a autorealizao do homem integral. E, como esta auto-realizao supe autoconhecimento, perguntamos se a prtica de yoga que nos vem do oriente pode dar ao homem ocidental verdadeiro auto-conhecimento e seu corolrio, a auto-realizao. No se trata absolutamente de desenvolver no homem esta ou aquela faculdade parcial trata-se de realizar nele a sua natureza integral, que no somente corporal, nem mental, nem espiritual, mas universal, abrangendo, em perfeita harmonia e equilbrio, todos esses componentes do homem csmico.

Acima de tudo, queremos saber se essas prticas yogusticas j realizaram alguma vez, no oriente ou no ocidente, esse ideal do homem integralmente humano. Outra pergunta, no menos importante: verdade que o oriente trouxe ao ocidente algo que este no possua ou pelo menos ignorava possuir? No! O oriente no introduziu nada de novo no ocidente. O que ele fez foi chamar a ateno e o interesse do homem ocidental para algo que j existia entre ns, mas que ns, sobretudo no fim do sculo XIX e princpios do sculo XX, havamos grandemente obliterado e negligenciado, mas que, em eras anteriores despertava vivo interesse tambm na humanidade ocidental. Basta evocar nomes como Scrates, Plato, os Neo-platnicos, Herclito, Zenon e os Esticos, Sneca, Marco Aurlio; e mais, recentemente, os msticos cristos Meister Eckehardt, Joo da Cruz, Boehme, Fichte, Thoreau, Coleridge, Novalis, e tantos outros, que sempre chamaram a ateno do homem das suas periferias ego para o seu centro Eu. Verdade que alguns yoguis orientais despertaram a nossa ateno e o nosso interesse para essas coisas de dentro, que eles praticam h milnios sacrificando, quase sempre, as coisas de fora. Da a tendncia de certos ocidentais de quererem abandonar as coisas de fora pelas coisas de dentro como se houvesse essencial incompatibilidade entre estas e aquelas. No compreenderam a mensagem do maior mestre da humanidade, que no foi propriamente oriental nem ocidental, mas uma espcie de trao de unio entre esses dois hemisfrios, a mensagem que fala do reino de Deus e sua harmonia, e que a conscientizao dessa harmonia (justitia, em latim; dikaiosyne, em grego) nos garantiria todas as outras coisas, as coisas materiais atradas pela realidade espiritual. Muitos ocidentais esto caindo no erro de quererem substituir uma coisa por outra, em vez de realizarem uma complementao recproca. Querem trocar as coisas materiais pelas espirituais, processo inverso do que praticam muitos orientais em vez de espiritualizarem todas as coisas materiais. Muitos querem fazer uma dissociao em vez duma associao, duas antteses parciais em vez de uma grande sntese total, uma substituio ou justaposio mecnica em vez de uma interpenetrao orgnica entre as coisas do ego humano e do Eu divino no homem. No nos interessam nem os materialistas unilaterais nem os espiritualistas unilaterais interessam-nos os universalistas onilaterais, os que no somente realizaram as outras coisas, nem somente o reino de Deus , mas sim a harmonia entre aquelas coisas materiais e esta coisa espiritual.

Permitimos que o yogui oriental desperte em ns o interesse pelas coisas espirituais mas no permitimos que nos tire as coisas materiais e mentais. Queremos uma perfeita sntese, harmonia orgnica entre os factos externos e os valores internos, entre o VERSO do ego e o UNO do Eu, para que a nossa vida seja como a do prprio UNIVERSO, unidade na diversidade, que Harmonia Csmica. E o reino de Deus ser proclamado sobre a face da terra.

A CULPA DE TODOS O SOFRIMENTO DE MUITOS

H culpabilidade individual mas h tambm penalidade coletiva. Pode um indivduo no ser pessoalmente culpado; mas o fato de ele pertencer a um organismo humano cujos indivduos so culpados, faz esse indivduo sujeito penalidade coletiva. Isto injustia? No. O individuo humano comum filho de mulher, filho dessa me comum que a me-humanidade, qual ele est preso pelo cordo umbilical do seu ego hominal; ele apenas semi-nato, espcie de nascituro corpo-nato, no esprito-nato no ainda um pleni-nato, nascido pelo esprito. Aqui na terra apareceu apenas um nico homem pleni-nato, o filho do homem, o homem integral, que no estava mais ligado me-humanidade pelo cordo umbilical do ego. Somente o Eu pleni-nato, o ego semi-nato, embora seja um ego virtuoso, no um Eu sapiente. A gerao natural esperma-vulo oriunda de duas libidos que a mais alta forma de egosmo no permite pleni-nato, que seria fruto de puros amores. S a gerao verbo-vulo permite pleni-nato. A libido macho-fmea mantm o homem no plano do semi-nato (em dores dars luz os teus filhos). Somente o amor garante pleni-nato. No ter a libido, em lugar do amor, sido o tal pecado original? Adam, a razo do Eu, j tendo a potencialidade de gerar pelo verbo (lgos, razo), deixou-se seduzir pela libido do ego encarnada em Eva, ligada ainda aos sentidos e ao intelecto. Eva, recm-sada do mundo do ego, fez baixar Adam (o Adi-aham, primeiro ego) ao plano da animalidade, quando Adam devia elevar Eva ao plano da hominalidade. Poderia haver gerao verbo-vulo, por amor e houve apenas gerao esperma-vulo, por libido. E como poderiam duas libidos gerar um homem perfeito, um pleni-nato, um filho do homem? Filho do homem seria produto do amor filho de mulher produto da libido. Somos todos filhos de mulher, libido-natos e no filhos do homem, amornatos; e por isto estamos sujeitos penalidade coletiva, embora nos tenhamos

emancipado de uma culpabilidade individual. O nosso mal da nossa origem, da concepo pela libido. este o pecado original. Podemos, pelo poder do livre-arbtrio, libertar-nos da culpa no podemos libertar-nos da pena, que uma espcie de contgio ou contaminao racial. Enquanto a raa humana como tal no se originar de outro modo, no cessaro os sofrimentos.

MORALIDADE DO AGIR OU VERDADE DO SER?

Em que consiste a quintessncia da auto-realizao? As igrejas e sociedades espiritualistas convidam o homem a passar da imoralidade do agir para a moralidade do agir, do egosmo para o altrusmo, do vcio para a virtude. Praticamente, toda a nossa educao, moral, cvica e religiosa, consiste numa transio do mal-agir para o bem-agir. Nisto vem os moralizadores o alfa e mega da religiosidade, e da prpria auto-realizao. Quer dizer que essa mentalidade visa unicamente a fazer do ego vicioso um ego virtuoso. Na linguagem do Evangelho do Cristo chama-se isto pr remendo novo em roupa velha, deitar vinho novo em odres velhos. No negamos absolutamente que o altrusta seja melhor do que o egosta, que o homem virtuoso seja prefervel ao homem vicioso. Negamos que esta mentalidade horizontalista seja a alma da auto-realizao. Em quase 2000 anos de cristianismo, o homem no ultrapassou esta linha horizontal do ego-agir; o mximo que ele conseguiu foi apenas elevar a linha horizontal baixa do agir egostico para outra linha horizontal mais alta de um agir altrustico. A imensa maioria dos homens est satisfeita com esse horizontalismo. Muitos esto convencidos de que os grandes Mestres da humanidade, sobretudo o Cristo, tenham proclamado essa moralidade do agir como supremo e definitivo ideal da sua mensagem. Isto porm, um erro funesto, muita vezes corroborado pelo prprios chefes das igrejas e das sociedades espiritualistas. Devido a esse erro fundamental, no melhorou humanidade. luz das estatsticas oficiais de qualquer pas do mundo, a criminalidade vai crescendo assustadoramente. Em 1950, a estatstica criminal dos Estados Unidos, pas quase 100% cristo, apresentava o seguinte quadro: 1 assassinato cada 40 minutos. 1 violao cada 30 minutos. 1 roubo cada 8 minutos

1 furto cada 29 segundos 1 roubo de automvel cada 2,4 segundos 1 briga violenta cada 4 segundos Dessa data para c, as estatsticas pioraram grandemente. A mensagem dos grandes Mestres no visa, em primeiro lugar, a moralidade do agir, mas sim a verdade do Ser. Os grandes iniciados sabem, por uma intuio genial, que a transio do agir imoral para um agir moral apenas uma represso de sintomas do mal, mas no uma erradicao da raiz do mal; no atinge a raiz profunda da qual brotam sempre novas maldades, mesmo quando essas maldades sejam reprimidas ou medicadas em sua manifestao social e externa. O agir virtuoso no uma cura radical do agir vicioso; apenas uma camuflagem, uma represso superficial e temporria, porque tanto o agir virtuoso como o agir vicioso tm por base o mesmo ego humano, que visceralmente negativo e malfico. Enquanto o homem no ultrapassar o plano horizontal da sua egoidade quer viciosa quer virtuosa e entrar na conscincia vertical do seu Eu divino, no h cura real e definitiva das maldades; h apenas represso, camuflagem, paliativo, charlatanismo, embora bem intencionados. A mensagem dos Mestres e do Cristo no tem carter moral, mas sim metafsico. Visa no apenas a uma vivncia melhorada, mas sim a uma nova conscincia sobre a natureza fundamental do homem. Neste sentido diz o Cristo: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar vos libertar tanto do ego vicioso como tambm do ego virtuoso, porque tanto este como aquele so essencialmente imperfeitos e ilusrios. O Evangelho do Cristo, e sua continuao em forma da ALVORADA, no visam, em primeiro lugar, um melhoramento no plano horizontal do agir, mas exige uma nova viso no plano vertical do Ser. Desta correta viso do Ser, desta conscientizao do Eu divino no homem, brota ento, com infalvel certeza, um novo modo de agir, no mais precariamente moral, mas firmemente tico. Depois dessa conscincia metafsica do Ser verdadeiro, o agir que da resulta no mais um agir virtuoso e difcil, mas sim um agir sbio e fcil; no est mais pautado pelo dever compulsrio tu deves, mas inspirado pelo querer voluntrio eu quero. Nenhum agir difcil tem garantia de perpetuidade somente um agir fcil e jubiloso que garante perpetuidade. Tambm no plano fsico tudo que tem garantia de continuidade fcil e deleitoso, como o comer, beber, dormir, como

as coisas do sexo: so coisas espontaneamente fceis. Sem essa facilidade e esse prazer no haveria garantia na continuao do indivduo e da espcie. No plano metafsico superior vigora a mesma lei: enquanto a vivncia espiritual for apenas caminho estreito e porta apertada, no h garantia de continuidade; mas, quando a vivncia espiritual se torna jugo suave e peso leve, ento h perfeita garantia e certeza de continuidade. Para os principiantes, certamente, necessrio a virtuosidade sacrificial mas para os mais avanados porm, impera a sapincia fcil e jubilosa. Ser que o homem deve ser eterno principiante? Surge a pergunta: se o querer espontneo da sabedoria fruto do dever compulsrio da virtuosidade? Respondemos que a virtuosidade sacrificial do principiante, o dever compulsrio, pode ser um caminho e preliminar para o querer espontneo mas somente no caso em que esse dever seja nitidamente visualizado como um meio a ser ultrapassado, como uma seta beira da estrada, que deve ser contemplada e depois abandonada. Do contrrio, se o dever compulsrio for considerado como um fim em si mesmo, obstrue o caminho para progresso ulterior rumo suprema sapincia do Ser. Os grandes Mestres da humanidade no acreditam numa radical e definitiva transformao do homem somente por um agir moral; insistem grandemente na absoluta necessidade do auto-conhecimento, isto , da ntida viso da verdade do homem sobre si mesmo, a fim de poder agir corretamente em virtude dessa conscincia do seu Ser. Sem esse auto-conhecimento no pode haver verdadeira auto-realizao. O melhoramento moral e social da humanidade s pode ser realizado pelo auto-conhecimento e pela auto-realizao do homem individual. este o supremo ideal de toda a Filosofia, do Evangelho do Cristo e da nossa Alvorada. Auto-realizao pelo auto-conhecimento.

COMO ESTABELECER NO UNIVERSO HOMINAL A HARMONIA DO UNIVERSO SIDERAL

Como dizamos, a harmonia do Universo sideral automtica, perene, porque depende de leis csmicas que no sofrem mutao. No Universo hominal, porm, entrou um novo fator, que pode crear uma harmonia maior que a do cosmos mas pode tambm diminuir, e at destruir totalmente a harmonia na vida humana. este o privilgio e tambm o perigo do livre-arbtrio do homem. Mas, por causa da possibilidade duma harmonia maior espontnea em vez de automtica permite o Universo essa espada de dois gumes, que o livrearbtrio humano. O livre-arbtrio , potencialmente, uma harmonia supra-csmica ou ento infra-csmica. Sendo que o UNO do Universo de qualidade infinita, o seu VERSO deve ser de quantidade infinita (ou indefinida) e esta a razo porque o UNO tem a irresistvel tendncia de se manifestar em formas sempre novas e diferentes. A pluralidade do VERSO tende a equilibrar a unidade do UNO. A Essncia do Uno Infinito crea sempre novas Existncias no Verso dos Finitos. No h nisto uma finalidade, em sentido humano, mas sim uma causalidade, que a prpria natureza bipolar do Universo. este o postulado bsico que serve de substrato a toda e qualquer filosofia digna deste nome. Uma das formas creadas pelo Verso quantitativo do cosmos precisamente o fenmeno do livre-arbtrio: ao lado da harmonia automtica existe a possibilidade duma harmonia voluntria. Por causa da infinita unidade existe a infinita pluralidade do cosmos. O fenmeno do livre-arbtrio a mais alta prova de confiana que o Universo tem em si: ele pode permitir e querer a mais vasta diversidade das suas creaturas, na certeza de que nenhuma pluralidade espontnea conseguir destruir a unidade necessria. Na imensa variedade dos Finitos celebra o cosmos o maior triunfo da sua unidade, no Infinito. A eterna Essncia nunca ser esfacelada pelas existncias temporrias.

O Universo sideral, automtico e definitivo, totalmente creado, por isto no nada creador ao passo que o Universo hominal apenas parcialmente creado e por isto parcialmente creador. Disse algum que Deus creou o homem o menos possvel para que o homem se possa crear o mais possvel. A creatividade do homem est no seu livre-arbtrio, onde ele parcialmente creado, como o resto da natureza, e parcialmente creador, como a natureza no . A creaturidade do homem aquela parcela da sua natureza que coincide com a restante natureza a creatividade do homem aquele elemento que no existe na restante natureza. A natureza automtica, creada e no creativa, comparvel a um disco de gramofone, que toca infalivelmente todas as notas gravadas na espiral do disco, nenhuma a mais, nenhuma a menos, nem pode variar a tonalidade. 100% escravo e 0% livre. a monotonia da infalibilidade, a segurana do automatismo. A natureza livre do homem comparvel a um violinista com seu violino: neste instrumento no existem notas pr-estabelecidas, tudo deve ser produzido no momento pelo violinista. Isto implica na possibilidade de ele errar, mais inclui tambm a possibilidade de variar indefinidamente a msica, fazendo vibrar subtons e supertons, vibraes imponderveis da sua prpria alma, jubilar alegrias e soluar tristezas; pode humanizar as prprias cordas do violino, como se fossem os nervos vivos e sensveis do seu corpo, e cantar sobre esses nervos todos os cambiantes dos seus sentimentos de amor e dio, de esperana e desespero, de beatitude e de frustrao. De maneira que a falibilidade do violino ricamente compensada pela imensa ampliao da escala de sentimentos e emoes do violinista, e nada disso existe no automatismo montono do gramofone. o que se d com o livre-arbtrio humano to falvel quo glorioso. A sua pequena creaturidade bem compensada por sua grande creatividade. E o esprito csmico tolera todas as pequenezas por uma nica grandeza. O Universo antes uma hierarquia do que uma democracia; ergue uma nica vertical sobre muitas horizontais; lana ao cu um estreito vrtice sustentado por uma larga base terrestre. Um nico fator livre vale por todos os fatos no livres. Neste sentido, continua o homem a ser a coroa da creao.

Pelo livre-arbtrio pode o homem supra-universificar-se, como pode tambm infra-universificar-se. Pode ser melhor que o cosmos sideral e pode ser pior do que ele. Mas o Universo tolera o possvel pior pelo possvel melhor, porque o Universo inexoravelmente hierarquizante. Uma nica harmonia consciente vale mais que todas as harmonias inconscientes. No fosse essa harmonia hominal consciente base duma grande ectropia possivelmente todas as harmonias inconscientes do cosmos acabariam por perecer em total entropia, como Paulo de Tarso parece ter entressentido nas palavras do captulo 8 da epstola aos romanos. *** A Filosofia Univrsica tem por fim mostrar ao homem o caminho certo para construir a sua vida segundo a imagem e semelhana do cosmos, fazer livremente o que o cosmos faz automaticamente. A msica automtica do Universo sideral pode transformar-se na msica livre de um violino a servio do homem. Para conseguir isto, deve o homem: 1) conhecer-se a si mesmo; 2) realizar-se de acordo com esse auto-conhecimento. Auto-conhecimento, e auto-realizao e nada mais. Filosofia Univrsica a conscincia e vivncia da Realidade Csmica dentro do prprio homem.

EXTINO DA HUMANIDADE PELO HOMOSSEX E UNISSEX

O fenmeno mundial do homossex e do unissex um produto tipicamente hominal, creado pelo ego civilizado. A humanidade no ser extinta por bombas atmicas, que matam poucos milhares ou milhes de vivos ser extinta pelo movimento homossex ou unissex, que previne o aparecimento dos vivos, que impossibilita a sua concepo, reduzindo a populao, sobretudo nos pases altamente civilizados, ou egoficados. O ego humano tem a tendncia de destruir tudo que natural, e, como o instinto de reproduo natural, e exige macho e fmea, o ego, visceralmente anti-natural e tanto mais desnatural quanto mais egoficado provoca necessariamente a esterilizao e extino da raa. A humanidade do passado e do presente ainda existe, graas sua baixa egoidade e a sua alta naturalidade; mas, na razo direta que a egoidade, tambm chamada civilizao, cresce, a naturalidade e fecundidade decrescem. Em nossos dias, os povos mais fecundos so os menos civilizados, e os menos fecundos so os mais civilizados. Num futuro prximo, esses povos semiselvagens tomaro conta da terra. Mais tarde, tambm eles, quando altamente civilizados e egoficados, seguiro o mesmo caminho dos povos civilizados de hoje e o gnero humano ser extinto, ego-extinto, em virtude do seu desnaturamento. O movimento homossex e unissex o princpio do fim. No h nenhum perigo que a terra no possa alimentar a humanidade do futuro. Depois de atingir o clmax da sua civilizao desnaturante, a humanidade iniciar o seu declnio automtico, diretamente proporcional sua egoficao esterilizante. E este processo irreversvel: os povos, uma vez altamente egoficados, e infecundos, no voltaro atrs, rumo a uma re-naturizao e fecundidade. Outra humanidade, outra categoria de seres conscientes vir povoar a Terra.

Nenhum Deus, nenhum diabo, nenhum cataclisma csmico necessrio para provocar o fim da humanidade. O homem-ego bastante poderoso para construir e para destruir o que construiu. O smbolo do ego o crculo assim como o smbolo do Eu a linha reta. A linha curva do crculo volta sempre ao seu ponto de partida; um crculo vicioso auto-destruidor. O ego a misteriosa serpente circular, que morde a ponta do seu prprio rabo o ego auto-devorador, o ego suicida.

EGO-AGENTE, COSMO-AGIDO E COSMO-AGENTE

Para que o homem possa ego-agir sem estreiteza, sem medo, sem egosmo, deve ele permitir, antes de tudo, ser cosmo-agido, isto , desistir da sua pequena egoidade e deixar-se empolgar pela grande cosmicidade. Deve ser ego-evacuado a fim de ser cosmo-plenificado. Esta ego-morte se revelar mais tarde como sendo uma pleni-vida, tambm para o prprio ego, que ressuscita da sua ilusria pequenez para a verdadeira grandeza. O que h de difcil e problemtico em todo esse processo a presena ou ausncia de uma f, de uma fides, de uma secreta fidelidade do ego ao Eu, um tal ou qual faro csmico, que segreda ao pequeno e tmido ego: tu s o grande Eu... tu e Deus sois um... o teu verdadeiro Ser o Infinito, o Absoluto, o Eterno... Se o ego, depois de farejar esta pista, resolve seguir na direo farejada, alcanar a meta final; atravs dessa atitude de cosmo-agncia acabar ele por se tornar tambm cosmo-agente. E o homem, ontem ego-agente, hoje cosmo-agido e amanh cosmo-agente, um verdadeiro Cristo, cujas obras so feitas pelo Cristo Eu, mas atravs do Jesus ego.

ALO-DETERMINISMO E AUTO-DETERMINAO NO UNIVERSO

A cincia dos ltimos decnios, sobretudo depois da Teoria dos quanta de Max Planck e da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, j admite que o Universo no um simples sistema de causalidade mecnica ou alo-determinismo passivo, baseado no elemento quantitativo do VERSO mas que tambm um processo de causao dinmica, ou auto-determinao ativo, baseado no fator qualitativo do UNO. A cincia de hoje diz Lincoln Barnett, no seu livro O Universo de Einstein prefaciado pelo prprio Einstein se aproxima cada vez mais da idia do livrearbtrio como parte integrante do Cosmos. James Jeans, no seu livro The mysterius Universe, chega ao ponto de dizer que o Universo j no nos parece ser uma grande mquina, mas sim um grande pensamento. Antigamente, os cientistas prognosticavam o fim do Universo pelo fenmeno da entropia universal e inexorvel nos ltimos decnios j se fala em ectropia, como fator de vitalizao do cosmos, capaz de contrabalanar o fenmeno mortfero da entropia. A entropia, como elemento mecnico, nivela todas as diferenas vivas, reduzindo todas as alteraes dinmicas a uma nica identidade mecnica, e com isto provocando a morte do cosmos pela entropia mortfera. Quer dizer, se o Universo fosse apenas quantidade ou Verso, a entropia ia tomar conta do cosmos, levando-o a uma paralisao universal. Mas, como o Universo tambm qualitativo em seu Uno, esse Uno qualitativo que contrabalana aquele Verso quantitativo. A ectropia vitalizante do Uno contrabalana a entropia mortfera do Verso. O pensamento preserva a mquina da sua total paralisao. Em face disto, devemos admitir uma espcie de morte do Universo pela entropia mecnica, mas tambm uma vitalizao pela ectropia dinmica. Max Planck, na sua teoria do quantum fez a experincia de que as partculas da matria tanto mais obedecem ao determinismo mecnico quanto maior a sua quantidade e menor a sua qualidade. O tomo, ou sub-tomo, se porta, por vezes, arbitrariamente, no obedecendo lei da gravidade ou

determinismo mecnico, ao passo que quantidades maiores de matria seguem invariavelmente a lei da gravidade determinista. Futuramente, talvez a cincia provar em definitivo que o determinismo mecnico diretamente proporcional quantidade, e inversamente proporcional qualidade. Se uma partcula ou energia tivesse apenas 1% de materialidade, e 99% de imaterialidade isto , 1% de quantidade e 99% de qualidade essa entidade estaria sujeita ao determinismo apenas 1% e seria 99% indeterminista. Esse indeterminismo da qualidade no seria talvez auto-determinao, mas seria uma espcie de estgio preliminar para ela. Se, segundo Aristteles, Deus actus purus, segue-se que em Deus s h qualidade sem quantidade, atividade sem passividade, ou seja autodeterminao sem alo-determinismo. Demcrito de Abdera diria que Deus tomo puro, isto , pura qualidade sem mescla alguma de quantidade. Santo Agostinho diria que o centro de Deus est em toda a parte, e sua periferia no est em parte alguma. Absolutamente livre seria, pois, somente a pura qualidade, o Infinito, o Absoluto e os Finitos seriam tanto mais livres quanto mais participassem da qualidade do Infinito. Esta participao se chama conscincia. Um Finito que tivesse 10% de conscincia da sua participao com o Infinito seria 10%. A porcentagem da sua inconscincia seria a medida da sua no-liberdade, da sua servido, do seu determinismo. Quer dizer que o consciente equivale ao livre e o inconsciente corresponde ao no-livre. O consciente o UNO o no-consciente o VERSO. Mas, como o mundo no totalmente VERSO, mas tambm UNO, o mundo no totalmente mquina determinada, mas tambm pensamento determinante. A verdadeira evoluo ou educao do homem consiste, pois, no fato de ele se tornar cada vez mais consciente do seu verdadeiro SER, do seu Eu, da sua essencial identidade com o Infinito. Esta progressiva conscientizao da sua realidade a sua progressiva libertao. Ou, na expresso do homem que adquiriu liberdade mxima: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar. Conscincia da realidade prpria liberdade.

Paulo de Tarso, na Epstola aos Romanos, cap. 8, 19 ss., parece ter suspeitado essa libertao pela conscientizao da verdade, quando escreveu: Os anseios da natureza so anseios pela revelao dos filhos de Deus. A natureza est sujeita corruptibilidade (entropia, determinismo) no por vontade prpria, mas por aquele que a sujeitou (o homem imperfeito). Mas a natureza tem esperana de ser libertada da escravido do corruptvel, e alcanar a gloriosa liberdade dos filhos de Deus. Com efeito, sabemos que toda a natureza geme e sofre dores de parto at ao presente. E no somente ela, como tambm ns, que possumos as primcias do esprito, gememos em nosso interior, ansiando pela filiao divina, a redeno do nosso corpo (ectropia, auto-determinao). O livre-arbtrio do homem, ainda imperfeito, ainda muito alo-determinista e pouco auto-determinante, quando se tornar perfeito, emancipar o homem da sua corruptibilidade e o levar incompatibilidade, pelo poder do esprito. E, uma vez remido o corpo humano, da entropia mortfera, tambm a restante natureza ser remida da sua corruptibilidade, por meio do homem. No faz isso pensar no Fenmeno Humano de Teilhard de Chardin? A matria corruptvel, mas o esprito incorruptvel. E, se o esprito atingir a plenitude da sua conscincia espiritual, ter o poder de espiritualizar tambm a matria. O Verbo se faz carne, para que a carne se possa fazer Verbo. Encarnao, ressurreio, ascenso... A palavra mgica INTEGRAO est, ultimamente, dominando todos os setores da poltica nacional. No plano da filosofia csmica usamos mais a palavra UNIVERSIFICAO. Mas, no fundo, estas duas palavras significam o mesmo. No podemos continuar a considerar o Universo como um bloco de matria inerte, regido por si mesmo, como pensam os materialistas, ou regido por um esprito, por um Deus transcendente, externo, como pensam certos espiritualistas dualistas. O universo de hoje no uma mquina automtica, nem mesmo uma maquina manobrada por um maquinista sentado ao lado dela. Esta concepo mecnica ou justaposta do Universo incompatvel com a presente mentalidade do homem mais avanado. A concepo mecnica do mundo est cedendo lugar a uma viso orgnica cada vez mais ntida. O mundo no uma mquina de partes justapostas o mundo de hoje um organismo de funes interpenetradas.

No dizer de James Jeans, o Universo no parece hoje um grande PENSAMENTO. O mundo no mais a matria, o VERSO, dos materialistas, nem o esprito, o UNO, dos espiritualistas. O mundo um TODO ORGNICO, uma grande SNTESE, de esprito e matria, de alma e corpo, de Infinito e Finitos, de Invisvel e Visvel, de Essncia e Existncia. Deus cada vez mais imanente no mundo, como j dizia Teilhard de Chardin, e por isto foi hostilizado por materialistas e espiritualistas, porque ele era Universalista, Csmico, Univrsico. Teilhard de Chardin foi acusado de pantesta. E ele no negou ser pantesta em certo sentido, porque via Deus em tudo, embora no afirmasse que Deus tudo. Nos ltimos decnios, esta imanncia de Deus em tudo chamada panentesmo (e no pantesmo). O panentesmo equidistante do dualismo de certos telogos ocidentais, como tambm do pantesmo de alguns filsofos orientais. O panentesmo no identifica Deus com o mundo, o Creador com a creatura, o Infinito com o Finito, mas v o Infinito em todos os Finitos, o Creador em todas as creaturas, o Deus do mundo em todos os mundos de Deus. Portanto, nem separao nem identificao, mas integrao. A educao integral s se pode basear numa Filosofia de Integrao. O homem essencialmente univrsico, Uno no seu Eu, e Verso nos seus egos.

NOS MISTRIOS DO LSD


(O original foi escrito logo depois de eu sair da experincia com LSD, s 21,30 do dia 15.1.1966)

Acabo de voltar do mundo da pura conscincia do Eu para o mundo dos pensamentos e sentimentos do ego estive ausente umas 5 horas, desde as 15h30 at s 20h30, em casa de um amigo, sob a ao do LSD, que o Prof. Cesrio Morey Hossri me injetou. Uns 15 minutos aps a injeo de 50 mg de cido lisrgico, senti um frio crescente, avanando dos ps para cima, depois para os braos, ficando com vida s a cabea e o trax. Deitei-me numa cama e pedi cobertores, apesar do grande calor do vero. Mandei fechar todas as janelas, ficando aberta somente uma porta que dava para uma sala. Pouco depois comecei a perder o contato com o meu corpo fsico, que se vai distanciando cada vez mais at perder tambm o contato com o meu ego pensante... Nada sinto, nada penso, nada desejo... Morri para todas as atividades do ego... Mas estou intensamente consciente no meu Eu, luminosamente consciente. Sinto-me envolto e permeiado deliciosamente pelas poderosas carcias da Conscincia Csmica, que o meu Eu pleni-consciente. Est cortado o cordo umbilical entre o meu velho ego e meu novo Eu. No tenho conscincia de nenhuma continuao de algo j existente experimento-me como um novo incio de algo novo, original, indito, um glorioso fiat lux uma iniciao cheia de indizvel iniciativa creadora. Ouo ao longe a msica divina do Hino a Brahma, cuja melodia reala a voz do silncio. Sinto, de vez em quando, interferncias dolorosas nessa deliciosa harmonia de msica e silncio. So os pensamentos ou as palavras a meia-voz de umas 5 pessoas, meus amigos, que, sem eu saber, vieram agrupar-se ao redor da cama, acompanhando o que eu dizia. Pois falei umas 5 horas, intensamente consciente, mas sem nada pensar. Levei os meus ouvintes atravs do Inferno, do Purgatrio e do Paraso, servindo-me de Virglio e de Beatriz de Dante; item, de Joo Batista como condutor ao Cristo. Quase 5 horas de eloquncia faiscante, sem nada pensar... O meu ego totalmente desligado do Eu... O Eu no znite e o ego no nadir...

Descrevi dramaticamente a origem do Hino a Brahma, 5000 anos antes de Cristo, cuja origem assisti e cujos primeiros ensaios toscos presenciei desse diamante no lapidado. Pelas 9 horas da noite sentei-me na cama, olhei em derredor e perguntei a todos os presentes quem eram, porque estavam ali, onde eu estava e donde viera. Ningum me compreendia... S a muito custo consegui, s apalpadelas, voltar ao mundo do sansara do ego, ao qual estivera totalmente alheiado nessas 5 horas, e s vivia no nirvana do Eu divino. Desprendido como estava de todas as funes do ego, se eu tivesse perdido o meu corpo fsico, no o teria chegado a saber, e teria estranhado as lgrimas dos sobreviventes, que me chamariam morto, quando eu me sentia intensamente vivo, mais vivo do que nunca, depois desse pleno nascimento do Eu. Atravs de tudo isto senti-me guiado pelo supremo guru, o Cristo, que o meu Eu interno, a Luz do mundo, o Pai em mim... Como eu estava em jejum quase total desde a manh, pelas 9h30 da noite me convidaram para um jantar, juntamente com os mdicos e psiclogos presentes. Com muito custo consegui restabelecer o contato com o ambiente; no sabia como segurar a colher; os nervos suspensos durante horas se recusavam a retomar o seu servio. Eu no me sentia nas mos, nos ps, no corpo. Estava ausente deles, pois eu sou o meu consciente, que eclipsou o meu pensamento e os meus sentimentos. Levei horas para estabelecer plenamente o contato com o velho sansara. Agora, quase 23 horas, a ss, em casa, estou 80% em contato com o mundo. Mas tudo me parece alheio, ignoto, longnquo, mas muito bonito, harmonioso, pacfico... Sei que meu corpo minha ferramenta, mas no sou eu... Esta experincia mstica, induzida artificialmente, despertou em mim foras dormentes e uma antecipao temporria daquilo que a vivncia mstica natural pode ser em carter permanente. Deo gratias! Aleluia!...

EXPERINCIA CSMICA DE PAUL BRUNTON


(Segundo o livro A SEARCH IN SECRET INDIA, cap. 17)

deveras estranho estar separado da prpria mente e observ-la distncia, como se ela pertencesse a uma pessoa alheia, observar como os pensamentos nascem e morrem. Mais estranha ainda a certeza de que eu possa penetrar nas mais secretas regies da alma. Sinto-me como um Colombo a aportar a um pas desconhecido... Antegozo as delcias de uma alegria inefvel... Mas como liberta-me da antiqussima tirania da mente? Lembro-me de que o Maharishi sempre me recomendava: Investiga o pensamento at sua primeira origem; procura descobrir o teu Eu real e ento os teus pensamentos se acalmaro por si mesmos. Sinto agora que cheguei at origem dos pensamentos. Por isto me posso relaxar um pouco e deixar-me levar merc da corrente, mas sempre com os olhos na meta, como a serpente a espreitar fixamente a sua presa. Esse estado continua; verifico que o sbio tinha razo quando dizia: ento se acalmam as ondas do pensamento, extingue-se o raciocnio analtico. Nunca sentira o que agora sinto... O tempo deixou de existir... Cada vez mais profundamente mergulho no reino ignoto do meu interior... L se foram as sensaes corporais!... No tenho mais a menor lembrana do meu corpo... Tenho a conscincia de estar, dentro em breve, para alm de todas as coisas do mundo objetivo, e atingir a prpria fonte dos mistrios da Vida... Chegou esse momento... Apagou-se o pensamento, assim como se extingue uma luz... Eclipsou-se a inteligncia... A minha conscincia trabalha liberta da funo mental... Vejo agora o que, h muito, suspeitava e que o Maharishi sempre repetia: a origem do Esprito est no Transcendente. O raciocnio deixou de existir, como acontece no sono profundo; mas estou plenamente consciente. Sinto-me perfeitamente calmo, sei quem sou e o que se passa dentro de mim... Mas esta conscincia de mim rompeu os estreitos

limites da personalidade; transformou-se numa sublime oni-conscincia, abrangendo todas as coisas do Universo. O Eu continua a existir, mas tem agora uma existncia transfigurada, radiante, profunda. Ultrapassei o pequeno eu que eu era, e sou agora um novo ser divino, que em mim nasceu... Vivo na conscincia feliz de uma liberdade absoluta; estou liberto da tirania dos pensamentos, que me prendiam com o seu mecnico vai-vem... Tenho a sensao de ter sado de um crcere e respirar o ar puro l fora... Deixei para trs todos os pensamentos mundanos que me dominavam... Mergulhei numa luz radiante... Sinto, mais do que nunca, que cheguei origem de todas as coisas do Universo, matria-prima de que nasceram os mundos... Infinitamente grande esse cosmos e, no entanto, ele est presente em mim... O meu Eu, esse novo Eu, repousa no seio duma beatitude indizvel... Bebi a taa do Lethe1 e l se foram todas as amargas reminiscncias do passado e as dolorosas preocupaes do futuro!... Alcancei a liberdade divina, e com isto uma delcia indiscutvel... Quisera abraar, num amplexo de amor, todas as creaturas do Universo... Compreendo agora que saber tudo no s perdoar tudo, mas tambm amar tudo... Meu corao em xtase como recm-nascido...
1. Lethe, na mitologia, rio do esquecimento total do passado; a alma que, aps a morte, atravessa essa torrente, perde a lembrana de tudo que viveu anteriormente.

............................................................................................................................... O que, alm disto, me aconteceu, no h palavra que o possa exprimir. Ser que ousarei erigir um monumento em memria daquilo que vi, nessas nvias amplitudes do cosmos, que se alargam para alm do alcance do esprito humano? (Depois disto, Brunton escreve algumas pginas em que tenta em vo dizer o indizvel).

A COSMOVISO DE PRINCETON
(Corifeus da Era Atmica em busca de uma Religio)

H mais de 10 anos que um grupo de cientistas atmicos da Universidade de Princeton, Estados Unidos, de mos dadas com astrnomos de Pasadena, dos observatrios de Monte Wilson e Monte Palomar, da Califrnia, mais um grupo de biologistas, se renem periodicamente em Princeton, centro das pesquisas atmicas, para elaborar uma sntese entre cincia e religio, a que do o nome de GNOSE. Gnosis, em grego, quer dizer conhecimento. Nos primeiros sculos da nossa era foi intenso o movimento da Gnose entre os cristos. Os adeptos da gnosis, entraram em conflito com os defensores da pistis, palavra grega para f. Os psticos ensinavam que somente pela f podia o homem ter certeza sobre Deus e o mundo espiritual, ao passo que os gnsticos afirmavam que um conhecimento superior, mais intuitivo do que analtico, dava certeza experimental do mundo divino. Os cientistas dos Estados Unidos, dando o nome de Gnose sua sntese entre religio e cincia, certamente entendem por esta palavra algo afim filosofia intuitiva dos tempos antigos. As reunies dos novos gnsticos de Princeton so feitas sem a menor publicidade nem proselitismo. Em 1974, um cientista suo, Raymond Ruyer, conseguiu romper a muralha do silncio e entrevistar alguns dos componentes desse conclave cientfico. Teve permisso de dar reportagens sobre a Gnose de Princeton, com a condio de no revelar nenhum nome individual. O dito escritor suo, alm de artigos no jornal Evoluer, de Lausanne, publicou um livro com o ttulo A Gnose de Princeton Os Sbios em busca de uma Religio, publicado pela casa Fayard, de Paris. Segundo a nova Gnose, religio e cincia no so duas coisas diferentes, menos ainda antagnicas, mas so o prprio Universo em sua totalidade, comparvel a uma pea de tapearia vista ora pelo lado direito, ora pelo avesso. A religio intue o Universo pelo lado da unidade, ao passo que a cincia analisa o mesmo Universo sob o aspecto da diversidade. Isto cosmoviso.

A base da Gnose dos sbios de Princeton, diz Ruyer, a de toda a gnose e de todos os iniciados: o mundo governado pelo Esprito, no por um esprito individual, mas pelo Esprito Universal, ou Csmico, que no creatura, mas o prprio Creador Increado. Quando o Creador se manifesta, aparecem as creaturas, ou a creao. da ntima natureza do Esprito Csmico ser Creador, porque o Esprito a Realidade dinmica, o Actus Purus, a Infinita Atuao. Desenvolvendo mais amplamente esse conceito do Esprito Creador e das creaturas, podemos dizer, luz da nossa Filosofia Univrsica, que o Creador o Uno ou Infinito, que se manifesta como Verso ou finito, do Universo. O Universo Uno ou Unitrio na sua Causa Infinita e Eterna, e Verso ou Diversitrio em seus efeitos finitos e temporrios. A religio tem a viso do Uno, a cincia estuda o Verso do mesmo Universo, que unitrio em sua essncia e diversitrio em sua existncia. O Uno e o Verso no so duas realidades, mas uma nica realidade Una e nica, que, quando intuda como causa e essncia, aparece como Uno e nico, quando analisada como efeito e existncia, se revela como Verso e Mltiplo. Quando o homem unilateralmente religioso, tem ele a viso da unidade; quando unilateralmente cientfico, trata ele da diversidade. Mas quando o homem ao mesmo tempo religioso e cientista, tem ele a viso onilateral do Universo, do Universo-Causa e do Universo-Efeito, do Universo-Essncia e do Universo-Existncia. A Gnose a viso do Universo como causa e efeito, como essncia e existncia, como Infinito e finito, como eterno e temporrio. A controvrsia tradicional sobre se o Universo finito ou infinito, temporrio ou eterno, desaparece em face da viso do Universo Integral, que tanto infinito e eterno como tambm finito e temporrio. Essa controvrsia nasceu de uma viso incompleta do Universo Integral, duma viso somente religiosa, ou duma viso somente cientfica. luz da verdadeira Gnose, como dissemos, o Universo tanto infinito e eterno como finito e temporrio. A dificuldade no provm do Universo objetivo, mas sim de uma viso subjetiva e incompleta do Universo. Em face da viso csmica oni lateral do Universo, no h nenhum conflito entre religio e cincia; so dois aspectos da mesma e nica realidade, que se completam mutuamente. Religio e cincia so os dois plos complementares do nosso conhecimento; esses plos no so idnticos, nem so contrrios, mas so complementares como todas as bipolaridades da natureza. A nova Gnose de Princeton, como se v, focaliza uma verdade to antiga como a prpria humanidade pensante, mas que sempre de novo obliterada por aspectos unilaterais e incompletos, seja por parte de certos espiritualistas, seja

por parte dos materialistas. Os sbios de Princeton desenvolvem um conceito cosmocntrico, ou seja, um monismo csmico, que no pantesta, mas sim panentesta. O Uno Creador est em todo o Verso Creado; uma s a essncia do Creador e a da Creatura, porque o Uno est no Verso e o Verso est no Uno; na sua existncia, porm, a existencialidade do Verso finito no idntica essncia infinita; a realidade causal e causante realiza as facticidades causveis e causadas. Esta viso dos efeitos finitos da causa infinita aparece, desde o sculo passado, com o nome exato de panentesmo (tudo em Deus) ou monismo csmico, que tambm a idia central da Gnose de Princeton. Tratando do homem, a nova Gnose o considera como um composto de dois elementos, esprito e matria. A matria densa, devido sua inrcia, o princpio da resistncia ou oposio ao esprito, no ser humano. A matria, devido sua passividade, oferece resistncia ao esprito, princpio de atividade. Essa resistncia necessria para a evoluo ascendente do homem; porquanto o homem uma creatura intermediria entre o Creador-creativo e a creatura-creada o homem uma creatura creativa. As creaturas creadas so estticas por natureza, a creatura creativa ou creadora dinmica por sua natureza. A creatura creada no pode tornar-se melhor do que foi creada, sofre duma rigidez esttica ao passo que a creatura creadora tem uma elasticidade dinmica. Nesse sentido, escreve um pensador moderno: Deus creou o homem o menos possvel, para que o homem se possa crear o mais possvel. A Cosmoviso o Gnose dos sbios de Princeton concorda com este princpio de creatividade dinmica do homem. Quando o esprito envolto na matria se deixa dominar por esta matria, torna-se pior; quando o esprito humano supera a matria, torna-se melhor, intensifica a sua espiritualidade. O conceito de salvao, segundo a Gnose de Princeton, precisamente esta passagem do esprito pela matria do corpo. Salvao um termo teolgico, que, em terminologia filosfica, se chama auto-realizao. O homem se salva, ou se auto-realiza, pela passagem atravs do mundo material. O invlucro corpreo no um impedimento, mas sim um meio de evoluo ascensional do esprito. A vida terrestre pois um teste, feito por meio dum desafio entre esprito e matria. Sendo que o homem por sua natureza uma creatura creativa, e no apenas uma creatura creada, pode ele superar as circunstncias da matria pela substncia do esprito. A razo-de-ser do envolvimento do esprito humano pela materialidade do seu corpo terrestre a sua evoluo rumo ao Creador, ao Esprito Csmico Increado. Esta evoluo ascensional salvao, ou auto-realizao. A Gnose de Princeton apela para o despertamento das foras creadoras latentes em todo o homem; pois a creatividade humana apenas potencial no

princpio, que, pela conquista da conscincia, deve transformar-se em creatividade atual. Esta Gnose de Princeton est sendo proclamada, h diversos decnios, pelo nosso Centro de Auto-realizao Alvorada, sob a forma de Filosofia Univrsica.

O EGO PECADOR E O EU REDENTOR


(Focalizando o livro Sidarta de Hermann Hesse)

Nesses ltimos anos, alguns livros de Hermann Hesse apareceram em vernculo, e esse autor se tornou quase um best-seller no Brasil. Entretanto, no creio que 10% dos leitores brasileiros tenha compreendido os livros de Hesse, excetuando apenas Sidarta, que, a meu ver, vale por toda a restante literatura desse autor. E, no livro Sidarta, precisamente o terceiro captulo, entitulado Gotama, que representa o centro e cerne da obra. o momento em que Sidarta se despede de Gotama Buda, no jardim de Jetavana e lhe d as razes porque no necessita mais de livros e mestres, porque est em vsperas de receber a visita do mestre de dentro. Sidarta faz ver a Gotama que o grande iniciado da ndia, nas suas quatro verdades nobres e no caminho ctuplo mostrou, com inigualvel clareza, que o Universo inteiro uma imensa e infalvel cadeia de causas e efeitos, sem a menor lacuna. E o homem faz parte dessa cadeia csmica. Mas... precisamente esta cadeia csmica que forja a cadeia, o crcere, a priso, para o homem. E o supremo anseio do homem libertao, evaso de todas as cadeias e prises da existncia. O homem se aprisionou e quem o libertar? E Sidarta faz ver ao Sublime Gotama Buda que ele mesmo, o Buda, encontrou redeno, no em virtude do conhecimento de causa e efeito da cadeia csmica, mas precisamente pelo fato de ter ultrapassado essa imensa cadeia. Mas, qual o fator que deu a Gotama a fora de se libertar e encontrar redeno? Como conseguiu o Buda superar o sofrimento? Certamente no por ter conhecido a causa do sofrimento, a culpa, mas precisamente por ter superado a prpria culpa, base de todo o sofrimento. E quem lhe deu a fora para superar a culpa? Por que h culpa na humanidade? Por que no existe o fenmeno culpa no mundo extra-hominal?

O homem-ego o autor da culpa mas o homem-ego no pode ser o redentor da culpa, que seria um crculo vicioso. Ego no redime ego. Culpado no redime culpado. Ru no absorve ru. Onde, pois, encontrou Gotama Buda o elemento redentor? Certamente, no no seu ego hominal, que autor de culpa, cuja reao csmica o sofrimento. Gotama Buda no se redimiu em virtude do conhecimento de que todo o cosmos uma imensa cadeia de causa e efeito digamos, de culpa e sofrimento, em se tratando do cosmos hominal. Encontrou redeno em algo que transcende essa cadeia causa-efeito. O homem no apenas creatura, como os outros seres da natureza; ele tambm creador. O homem o nico ser terrestre que, alm da sua creaturidade, que tem de comum com todos os seres, possui tambm creatividade, que nenhum outro ser terrestre possui. Em virtude dessa sua creatividade, pode o homem ser bom ou mau, ou, como dizia Moiss, comer do fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal. O homem bipolarizado: pode harmonizar com o cosmos, e pode tambm desarmonizar com ele. Disse algum que Deus creou o homem o menos possvel, para que o homem se possa crear o mais possvel. A creaturidade lhe foi dada por Deus como ddiva fixa, mas a creatividade representa um atributo varivel; por ela pode o homem tornar-se melhor ou pior do que Deus o fez. No seu ego representa o homem o seu plo negativo, mau, pecador no seu Eu simboliza o homem o seu plo positivo, bom, redentor. Mas como, segundo o processo evolutivo, o ego externo do homem desperta antes do seu Eu interno, o homem, em primeiro lugar, come do fruto da rvore do conhecimento do bem e do mal. Desperta nele a serpente rastejante, que come do p da terra. S muito mais tarde aparecer um poder supraserpentino, a serpente erguida s alturas, no dizer do Cristo, a serpente do ego horizontal que se verticaliza na forma do Eu divino e redime os que forem mordidos pela serpente rastejante do ego hominal. A ego-creatividade, devido a seu carter negativo, crea a culpa, que uma atitude anti-csmica, e contra a qual o cosmos reage em forma de sofrimento, cobrindo a terra de espinhos e abrolhos, na linguagem simblica do Gnesis. O cosmos d creaturidade a todos os seres, que atitude neutra, mas o homem, graas a seu livre arbtrio bipolar, graas sua creatividade, assume atitude positiva ou negativa em face do cosmos. Algum dia, afirma Moises, depois de 40 anos de solido nas estepes da Arbia, e qui na ndia, o homem, que j comeu do fruto do conhecimento do bem e do mal, comer do fruto da rvore da vida eterna, passando do seu ego

rastejante para seu Eu verticalizado, da serpente horizontal Lcifer para a serpente vertical Lgos. Mas, enquanto o homem rasteja no plano horizontal do ego no h redeno do sofrimento, porque no houve redeno da culpa e o homem-ego no pode redimir o homem-ego. Negativo no redime negativo. Ru no absolve ru. Vs sois a luz do mundo. Verdade que o homem luz, mas, enquanto estiver rastejando na ego-conscincia, luz debaixo do alqueire, e a sua vida est repleta de trevas, de dores e sofrimentos; somente o homem-Eu colocou a sua luz no alto do candelabro e todos os que habitam na casa da sua humanidade so iluminados e lucificados por essa luz. A entropia passiva do homem-ego s pode ser redimida pela ectropia ativa do homem-Eu. Lago horizontal no move turbina colocada no mesmo plano mas uma cachoeira pode mov-la. A redeno do ego humano pelo Eu divino acontecer quando o ego for redimvel. Redeno supe redimibilidade. Quando o ego humano for invadido pelo Eu divino, ento ser redimido mas esta invaso supe que o ego se torne invadvel. Enquanto o ego viver na iluso de ser uma plenitude, no pode ser plenificado pela plenitude csmica do Eu. A cosmo-plenitude s plenifica a ego-vacuidade. Somente o ego-vcuo pode ser plenificado pela cosmoplenitude. Mas, ainda que o ego no se possa plenificar por si mesmo, ele pode e deve crear em si a condio favorvel para ser cosmo-plenificado. Esta cosmoplenitude (Divindade, Brahman) a causa da redeno mas a ego-vacuidade condio indispensvel para que aquela plenitude possa exercer a sua causalidade. Do mundo dos fatos escreve Einstein no conduz nenhum caminho para o mundo dos valores, porque estes vm de outra regio. O ego s conhece o mundo dos fatos, das facticidades objetivas; nada sabe do mundo dos valores, que jazem na zona da conscincia do Eu, que o Cristo chama Pai, Luz, Reino, Tesouro, Prola. Somente o mundo dos valores qualitativos pode redimir o mundo dos fatos quantitativos. Somente o Eu divino pode redimir o ego humano. Ego-pecador s pode ser redimido pelo Eu-redentor, porque esse Eu o nosso valor interno, o nosso Pai, o nosso Cristo, a nossa Luz. em torno deste tema central da humanidade pecado e redeno que gira o memorvel colquio entre Sidarta e Gotama Buda, no livro de Hermann Hesse.

No meu livro Lcifer e Lgos focalizei extensamente este mesmo problema fundamental da humanidade. Sidarta faz ver ao Buda que ele, o iniciado, no encontrou redeno do sofrimento e da culpa por especulaes analticas do seu ego humano, mas que a redeno lhe aconteceu em virtude duma invaso das guas vivas da Fonte divina nos canais abertos do ego humano. Os preparativos dessa abertura de canais podem ser feitos por meio de livros e de mestres, mas a invaso das guas vivas vem unicamente da Fonte Infinita. Quando o discpulo est pronto, ento o mestre aparece. O Nazareno incubou, durante trs anos, as almas de seus discpulos, mas a ecloso veio s no dia do Pentecostes, quando o Jesus humano estava ausente e presente somente o Cristo divino. Os preldios para a redeno podem ser feitos pelo ego humano de boa vontade mas a redeno graa, que sempre de graa; pode ser condicionada pelo ego humano, mas sempre causada pelo Eu divino. As obras que eu fao no sou eu (ego) que as fao, mas o Pai em mim (Eu) que faz as obras; de mim mesmo (pelo meu ego) nada posso fazer. O Colquio entre Sidarta e Gotama Buda, entre o discpulo e o mestre, pode ser considerado como magnfica parfrase destas palavras do Cristo a seus discpulos.

NDICE

TOMANDO PERSPECTIVA QUAL A VERDADEIRA MENSAGEM DO CRISTO HUMANIDADE MORRER DECENTEMENTE PARA VIVER GLORIOSAMENTE LIBERTAO PELA SAPINCIA UNIVRSICA DA FRUSTRAO EXISTENCIAL REALIZAO EXISTENCIAL KARMAN, AKARMAN, NAISKARMAN FALSO-AGIR, NO-AGIR, RETOAGIR A ESSNCIA DO RETO-AGIR (NAISKARMAN) OS PALHAOS E AS PALHAADAS DA VIDA AUSCULTANDO MARCIANOS E VENUSIANOS NINGUM SERVE IMPUNEMENTE A MORAL DA RELIGIO ESTTICA E A TICA DA RELIGIO DINMICA PARA QUE ESTOU AQUI NA TERRA? O MISTRIO DO LIVRE-ARBTRIO A IMANNCIA DA PSICOLOGIA E A TRANSCENDNCIA DA YOGA FRUSTRAO EXISTENCIAL GERANDO HIPERTROFIA SEXUAL FANATISMO OCIDENTAL INDIFERENA ORIENTAL ENTUSIASMO UNIVERSAL QUEM NO RENUNCIAR A TUDO NO PODE SER MEU DISCPULO OS QUATRO ESTADOS DA CONSCINCIA A MORTE NO NOS FAZ O QUE A VIDA NO NOS FEZ AS HEROICAS PALHAADAS DE UM ESQUILO O MAGNETISMO DA REALIDADE ESPIRITUAL

OS MALEFCIOS DA CONCEPO PARCIAL DO HOMEM OS BENEFCIOS DA CONCEPO DO HOMEM INTEGRAL REALIZAO DO HOMEM CRSTICO CONFUSO ENTRE DEMNIO E DIABO DO HOMEM CSMICO PR-SEXUAL AO HOMEM TELRICO SEXUAL PERIFERISMO OU CENTRALIDADE? VISO UNIVRSICA DO COSMOS E DO HOMEM CONFORTO, CONFORTISMO, CONFORTITE QUE MENSAGEM TEM A YOGA ORIENTAL PARA O HOMEM OCIDENTAL? A CULPA DE TODOS O SOFRIMENTO DE MUITOS MORALIDADE DO AGIR OU VERDADE DO SER? COMO ESTABELECER NO UNIVERSO HOMINAL A HARMONIA DO UNIVERSO SIDERAL EXTINO DA HUMANIDADE PELO HOMOSSEX E UNISSEX EGO-AGENTE, COSMO-AGIDO E COSMO-AGENTE ALO-DETERMINISMO E AUTO-DETERMINAO NO UNIVERSO NOS MISTRIOS DO LSD EXPERINCIA CSMICA DE PAUL BRUNTON A COSMOVISO DE PRINCETON O EGO PECADOR E O EU REDENTOR

HUBERTO ROHDEN
VIDA E OBRA

Nasceu na antiga regio de Tubaro, hoje So Ludgero, Santa Catarina, Brasil em 1893. Fez estudos no Rio Grande do Sul. Formou-se em Cincias, Filosofia e Teologia em universidades da Europa Innsbruck (ustria), Valkenburg (Holanda) e Npoles (Itlia). De regresso ao Brasil, trabalhou como professor, conferencista e escritor. Publicou mais de 65 obras sobre cincia, filosofia e religio, entre as quais vrias foram traduzidas para outras lnguas, inclusive para o esperanto; algumas existem em braile, para institutos de cegos. Rohden no est filiado a nenhuma igreja, seita ou partido poltico. Fundou e dirigiu o movimento filosfico e espiritual Alvorada. De 1945 a 1946 teve uma bolsa de estudos para pesquisas cientficas, na Universidade de Princeton, New Jersey (Estados Unidos), onde conviveu com Albert Einstein e lanou os alicerces para o movimento de mbito mundial da Filosofia Univrsica, tomando por base do pensamento e da vida humana a constituio do prprio Universo, evidenciando a afinidade entre Matemtica, Metafsica e Mstica. Em 1946, Huberto Rohden foi convidado pela American University, de Washington, D.C., para reger as ctedras de Filosofia Universal e de Religies Comparadas, cargo esse que exerceu durante cinco anos.

Durante a ltima Guerra Mundial foi convidado pelo Bureau of lnter-American Affairs, de Washington, para fazer parte do corpo de tradutores das notcias de guerra, do ingls para o portugus. Ainda na American University, de Washington, fundou o Brazilian Center, centro cultural brasileiro, com o fim de manter intercmbio cultural entre o Brasil e os Estados Unidos. Na capital dos Estados Unidos, Rohden frequentou, durante trs anos, o Golden Lotus Temple, onde foi iniciado em Kriya Yga por Swami Premananda, diretor hindu desse ashram. Ao fim de sua permanncia nos Estados Unidos, Huberto Rohden foi convidado para fazer parte do corpo docente da nova International Christian University (ICU), de Metaka, Japo, a fim de reger as ctedras de Filosofia Universal e Religies Comparadas; mas, por causa da guerra na Coria, a universidade japonesa no foi inaugurada, e Rohden regressou ao Brasil. Em So Paulo foi nomeado professor de Filosofia na Universidade Mackenzie, cargo do qual no tomou posse. Em 1952, fundou em So Paulo a Instituio Cultural e Beneficente Alvorada, onde mantinha cursos permanentes em So Paulo, Rio de Janeiro e Goinia, sobre Filosofia Univrsica e Filosofia do Evangelho, e dirigia Casas de Retiro Espiritual (ashrams) em diversos Estados do Brasil. Em 1969, Huberto Rohden empreendeu viagens de estudo e experincia espiritual pela Palestina, Egito, ndia e Nepal, realizando diversas conferncias com grupos de yoguis na ndia. Em 1976, Rohden foi chamado a Portugal para fazer conferncias sobre autoconhecimento e auto-realizao. Em Lisboa fundou um setor do Centro de Auto-Realizao Alvorada. Nos ltimos anos, Rohden residia na capital de So Paulo, onde permanecia alguns dias da semana escrevendo e reescrevendo seus livros, nos textos definitivos. Costumava passar trs dias da semana no ashram, em contato com a natureza, plantando rvores, flores ou trabalhando no seu apirio-modelo. Quando estava na capital, Rohden frequentava periodicamente a editora responsvel pela publicao de seus livros, dando-lhe orientao cultural e inspirao. zero hora do dia 8 de outubro de 1981, aps longa internao em uma clnica naturista de So Paulo, aos 87 anos, o professor Huberto Rohden partiu deste mundo e do convvio de seus amigos e discpulos. Suas ltimas palavras em estado consciente foram: Eu vim para servir Humanidade. Rohden deixa, para as geraes futuras, um legado cultural e um exemplo de f e trabalho, somente comparados aos dos grandes homens do sculo XX.

RELAO DE OBRAS DO PROF. HUBERTO ROHDEN

COLEO FILOSOFIA UNIVERSAL: O PENSAMENTO FILOSFICO DA ANTIGUIDADE A FILOSOFIA CONTEMPORNEA O ESPRITO DA FILOSOFIA ORIENTAL

COLEO FILOSOFIA DO EVANGELHO: FILOSOFIA CSMICA DO EVANGELHO O SERMO DA MONTANHA ASSIM DIZIA O MESTRE O TRIUNFO DA VIDA SOBRE A MORTE O NOSSO MESTRE

COLEO FILOSOFIA DA VIDA: DE ALMA PARA ALMA DOLOS OU IDEAL? ESCALANDO O HIMALAIA O CAMINHO DA FELICIDADE DEUS EM ESPRITO E VERDADE EM COMUNHO COM DEUS

COSMORAMA PORQUE SOFREMOS LCIFER E LGOS A GRANDE LIBERTAO BHAGAVAD GITA (TRADUO) SETAS PARA O INFINITO ENTRE DOIS MUNDOS MINHAS VIVNCIAS NA PALESTINA, EGITO E NDIA FILOSOFIA DA ARTE A ARTE DE CURAR PELO ESPRITO. AUTOR: JOEL GOLDSMITH (TRADUO) ORIENTANDO QUE VOS PARECE DO CRISTO? EDUCAO DO HOMEM INTEGRAL DIAS DE GRANDE PAZ (TRADUO) O DRAMA MILENAR DO CRISTO E DO ANTICRISTO LUZES E SOMBRAS DA ALVORADA ROTEIRO CSMICO A METAFSICA DO CRISTIANISMO A VOZ DO SILNCIO TAO TE CHING DE LAO-TS (TRADUO) SABEDORIA DAS PARBOLAS O QUINTO EVANGELHO SEGUNDO TOM (TRADUO) A NOVA HUMANIDADE A MENSAGEM VIVA DO CRISTO (OS QUATRO EVANGELHOS TRADUO) RUMO CONSCINCIA CSMICA O HOMEM

ESTRATGIAS DE LCIFER O HOMEM E O UNIVERSO IMPERATIVOS DA VIDA PROFANOS E INICIADOS NOVO TESTAMENTO LAMPEJOS EVANGLICOS O CRISTO CSMICO E OS ESSNIOS A EXPERINCIA CSMICA

COLEO MISTRIOS DA NATUREZA: MARAVILHAS DO UNIVERSO ALEGORIAS SIS POR MUNDOS IGNOTOS

COLEO BIOGRAFIAS: PAULO DE TARSO AGOSTINHO POR UM IDEAL 2 VOLS. AUTOBIOGRAFIA MAHATMA GANDHI JESUS NAZARENO EINSTEIN O ENIGMA DO UNIVERSO PASCAL MYRIAM

COLEO OPSCULOS: SADE E FELICIDADE PELA COSMO-MEDITAO

CATECISMO DA FILOSOFIA ASSIM DIZIA MAHATMA GANDHI (100 PENSAMENTOS) ACONTECEU ENTRE 2000 E 3000 CINCIA, MILAGRE E ORAO SO COMPATVEIS? CENTROS DE AUTO-REALIZAO

You might also like