You are on page 1of 2

Epistemologia - Epistemologia ou teoria do conhecimento (do grego"episteme" cincia, conhecimento; "logos" - discurso), um ramo da filosofia que trata dos

s problemas filosficos relacionados cren a e ao conhecimento! " teoria de #lat$o abrange o conhecimento terico, o saber que! %al tipo de conhecimento o con&unto de todas aquelas informa 'es que descre(em e e)plicam o mundo natural e social que nos rodeia! Este conhecimento consiste em descre(er, e)plicar e predi*er uma realidade, isto , analisar o que ocorre, determinar por que ocorre dessa forma e utili*ar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura!

+, outro tipo de conhecimento, n$o abrangido pela teoria de #lat$o! %rata-se do conhecimento pr,tico, o saber como!

" epistemologia tambm estuda a e(idncia (entendida n$o como mero sentimento que temos da (erdade do pensamento, mas sim no sentido forense de pro(a), isto , os critrios de reconhecimento da (erdade!

"nte a quest$o da possibilidade do conhecimento, o su&eito pode tomar diferentes atitudes-

.ogmatismo; atitude filosfica defendida por .escartes segundo a qual podemos adquirir conhecimentos seguros e uni(ersais, e ter absoluta certe*a disso! /epticismo; atitude filosfica oposta ao dogmatismo a qual du(ida de que se&a poss0(el um conhecimento firme e seguro, esta postura foi defendida por #irro de Elis! 1elati(ismo; atitude filosfica defendida pelos sofistas que nega a e)istncia de uma (erdade absoluta e defende a idia de que cada indi(0duo possui sua prpria (erdade! Esta (erdade depende do espa o e o tempo! #erspecti(ismo; atitude filosfica que defende a e)istncia de uma (erdade absoluta, mas pensa que nenhum de ns pode chegar a ela sen$o que chegamos a uma pequena parte! /ada ser humano tem uma (is$o da (erdade! Esta postura foi defendida por 2iet*sche!

3egundo 4alande, trata-se de uma filosofia das cincias, mas de modo especial, enquanto " essencialmente o estudo cr0tico dos princ0pios, das hipteses e dos resultados das di(ersas cincias, destinado a determinar sua origem lgica (n$o

psicologica), seu (alor e seu alcance ob&eti(o"! #ara 4alande, ela se distingue, portanto, da teoria do conhecimento, da qual ser(e, contudo, como introdu $o e au)iliar indispens,(el!

#ortanto, temos que epistemologia o estudo sobre o conhecimento cient0fico, ou se&a, o estudo dos mecanismos que permitem o conhecimento de determinada cincia! /omo diria 5arilena /hau0, o 6conhecimento do conhecimento cient0fico7!

8apiassu distingue trs tipos de Epistemologia-

a Epistemologia global ou geral que trata do saber globalmente considerado, com a (irtualidade e os problemas do con&unto de sua organi*a $o, quer se&am especulati(os, quer cient0ficos; a Ep0stemolog0a particular que trata de le(ar em considera $o um campo particular do saber, quer se&a especulati(o, quer cient0fico; a Epistemologia espec0fica que trata de le(ar em conta uma disciplina intelectualmente constitu0da em unidade bem definida do saber e de estud,-la de modo pr)imo, detalhado e tcnico, mostrando sua organi*a $o, seu funcionamento e as poss0(eis rela 'es que ela mantm com as demais disciplinas Epistemologia - 9 o ramo da filosofia que trata da nature*a, das origens e da (alidade do conhecimento!

" origem histrica de um determinado conhecimento Epistemologia- : termo refere-se a filosofia da cincia quando se obser(a seu sentido mais estrito, entretanto quando se depara com um aspecto mais amplo entende-se por teoria do conhecimento, assim conclui-se de a epistemologia em essncia o estudo critico do conhecimento cientifico em seu (,rios ramos!

2a concep $o epistemologia o conhecimento analisa e entendido como rela $o entre o su&eito e seu meio!

You might also like