You are on page 1of 39

ICORLI

INSTALAO, CONFIGURAO E OPERAO EM REDES LOCAIS E INTERNET

2010/2011

ICORLI

Introduo s redes e telecomunicaes


O que uma rede? Uma rede de computadores um sistema de comunicao de dados constitudo atravs da interligao de computadores e perifricos, com a finalidade de trocar informao e partilhar recursos, mediante meios de acesso, protocolos e requisitos de segurana.

ICORLI

O que uma rede? (cont.) Os principais objectivos da utilizao da rede de computadores so: - partilha de recursos fsicos da rede; - partilha de programas e ficheiros de dados ou documentos; - intercmbio de informao entre utilizadores.

ICORLI

O que um protocolo?

Um protocolo uma conveno ou padro que controla e possibilita uma conexo, comunicao ou transferncia de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como as regras que governam a sintaxe, semntica e sincronizao da comunicao. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por combinao dos dois. ex: TCP/IP
4

ICORLI

O que comunicao?

Consiste na transmisso utilizando dados.

de

informao

Em informtica, os termos dados e informao - so frequentemente utilizados com o mesmo significado. No entanto, convm ter a noo da diferena entre estes dois termos:

Dados so representaes codificadas de factos ou eventos, objectos, pessoas ou outros tipos de entidades. Essas representaes codificadas podem ser palavras, nmeros ou outros tipos de cdigos ou smbolos.
5

ICORLI

O que comunicao? (cont.)

Informao diz respeito a um conjunto de dados articulados entre si de modo a assumirem um certo significado e a poderem traduzir-se em conhecimento.

ICORLI

Ou seja podemos dizer que a informao um conjunto de dados organizados, com algum significado, enquanto que os dados por si s, podem no ter qualquer significado. Exemplos:

Os Dados so a base de qualquer informao e so obtidos atravs de fontes de informao.


7

ICORLI

Telecomunicaes

Telecomunicaes a transmisso, emisso ou recepo, por fio, radioeletricidade, meios pticos ou qualquer outro processo electromagntico, de smbolos, caracteres, sinais, escrita, imagens, sons ou informaes de qualquer natureza.

ICORLI

Fonte de informao (emissor)

Mensagem

Destinatrio (receptor)

Meio de transmisso

O emissor aquele que envia a informao (mensagem). O receptor aquele a quem se dirige a informao(mensagem). O meio de transmisso o canal onde circula a mensagem. A mensagem consiste na ideia que o emissor pretende enviar.
9

ICORLI

Tipos de Redes abrangncia

quanto

sua

Rede pessoal (Personal Area Network - PAN) uma rede de alcance restrito, usualmente destinada a um nmero reduzido de utilizadores, geralmente por apenas um. Este tipo de rede interliga normalmente um computador de secretria ou porttil a outro dispositivos. So baseadas nas tecnologias Bluetooth.

10

ICORLI

Rede pessoal (Personal Area Network - PAN)

11

ICORLI

Redes de rea local (Local Area Network LAN) uma rede que tem uma abrangncia limitada a uma determinada rea, normalmente uma sala ou conjunto de salas dentro de um edifcio.

12

ICORLI

Redes Campus (Campus Area Network CAN) So redes que ligam computadores em edifcios prximos, como blocos hospitalares ou cidades universitrias (campus). Corresponde, de uma forma global, a um conjunto de LANs prximas interligadas.

13

ICORLI

Redes de rea metropolitana (Metropolitan Area Network - MAN) Redes que cobrem reas maiores do que uma rede campus, podendo ir a sua abrangncia desde uma cidade a uma regio.

14

ICORLI

Redes de rea alargada (Wide Area Network WAN) Redes onde as estaes de trabalho esto geograficamente distribudas, so denominadas WANs. Estes tipos de rede cobrem reas correspondentes a um pas, continente, ou mesmo o mundo inteiro. Ex: Internet

15

ICORLI

16

ICORLI

Relao entre os postos de trabalho


Diz respeito relao entre os postos de trabalho, isto , como os computadores da rede funcionam entre si, por exemplo quantos deles so servidores, clientes ou ambos. Estas relaes podem ser de 2 tipos: rede pontoa-ponto e rede cliente-servidor.

17

ICORLI

Rede ponto-a-ponto (Peer-to-Peer - P2P)

neste tipo de rede todos os computadores tm as mesmas competncias; no existe um computador dedicado exclusivamente para partilhar recursos; e o utilizador que define quais os recursos que quer partilhar, que pode ser um disco ou uma directoria, uma impressora, etc; um computador que faz parte deste tipo de rede pode partilhar todos os seus ficheiros, bem como aceder aos ficheiros dos outros computadores da rede da qual faz parte.
18

ICORLI

Rede ponto-a-ponto (Peer-to-Peer - P2P)

19

ICORLI

Rede cliente-servidor (Client-server)

neste tipo de rede existem um ou mais computadores dedicados partilha de recursos;


estes computadores so chamados de servidores e por norma tm uma grande capacidade de armazenamento e de processamento, para alm de um sistema operativo de rede instalado; os computadores que acedem aos servidores tm o nome de clientes.

20

ICORLI

Rede cliente-servidor (Client-server)

Exemplos de sistemas operativos de rede:


Net Ware, da Novell; Windows NT server; Windows server 2003 e 2008.

21

ICORLI

Rede cliente-servidor (Client-server)

O servidor age como um computador central e armazena os arquivos que precisam ser compartilhados na rede. Um cliente qualquer computador na rede que solicita informaes armazenadas no servidor.

22

ICORLI

Consoante o tipo de recursos disponibilizados pelos servidores, podemos separ-los em: Servidor de ficheiros; Servidor de base de dados; Servidor de impressoras; Servidor de acesso Internet;

Servidor de correio electrnico;


Etc.

23

ICORLI

Vantagens da rede cliente-servidor sobre as redes ponto-a-ponto


podem

ser armazenados muitos arquivos como grandes base de dados num nico local, sendo mais fcil a sua actualizao, e execuo de backups; o servidor normalmente um computador de alto desempenho que assegura acessos velozes;

24

ICORLI

Vantagens da rede cliente-servidor sobre as redes ponto-a-ponto o software utilizado num escritrio pode ser armazenado num servidor e a partir daqui pode ser acedido por todos. Instalaes e actualizaes s precisam de ser feitas nos servidor e no nos PCs individualmente.

25

ICORLI

Algumas consideraes sobre a rede clienteservidor este tipo de rede exige no servidor um sistema operativo para redes;

todos os arquivos podem ser armazenados no servidor. Isto facilita a tarefa do administrar os arquivos, realizar backups e favorece a segurana, no geral;
se ocorrer algum problema a nvel do funcionamento no servidor, a rede inteira ser afectada;
26

ICORLI

Algumas consideraes sobre a rede clienteservidor quem estiver conectado rede pode ter acesso aos arquivos partilhados que esto armazenados no computador central.

27

ICORLI

Interconexo de redes informticas

Existe uma interconexo entre duas ou mais redes quando estas comunicam entre si. Actualmente existem 3 diferentes formas de conexo sendo elas a Internet, a Intranet e a Extranet. Internet
Rede mundial assente no protocolo TCP/IP e que interliga milhares de computadores por todo o planeta.
28

ICORLI

Intranet

Rede local com as mesmas funcionalidades da Internet, mas que normalmente est protegida do acesso exterior por uma firewall.
Extranet Intranet a que permitido o acesso exterior por parte de utilizadores autorizados.

29

ICORLI

Topologias de rede
As topologias de rede definem como os computadores e dispositivos informticos se interligam na rede, bem como a forma como os dados circulam nessa mesma rede, essas topologias so respectivamente a topologia fsica e topologia lgica.

30

ICORLI

Topologias Fsicas
De entre as topologias fsicas pode-se destacar as seguintes como as mais importantes a ter em conta:
Barramento ou Bus;

Estrela ou Star;
Anel ou Ring; Malha ou Mesh; rvore ou Tree.

31

ICORLI

Barramento ou Bus

Neste tipo de topologia todos os dispositivos informticos ligam-se a um cabo comum chamado backbone. Foi em tempos a topologia mais usada em redes locais at ser substituda pela topologia em estrela. Necessita de pouco equipamento (placas de rede, cabos coaxiais e fichas do tipo BNC). A maior desvantagem deste tipo de rede o facto de se o backbone avariar toda a rede deixa de funcionar.

32

ICORLI

Estrela ou Star

Neste tipo de topologia todos os dispositivos informticos ligam-se a um hub ou switch. bastante fcil de montar e configurar e para adicionar um dispositivo rede basta lig-lo ao hub ou switch. Contudo se este dispositivo falhar a rede deixa de funcionar.

33

ICORLI

Anel ou Ring

Neste tipo de topologia existe um backbone em forma de anel fechado ao qual se vo ligar os dispositivos informticos. Actualmente j no utilizada; existe uma variante com dois anis em que o segundo entra em funcionamento se o primeiro falhar. A principal desvantagem que se um computador falhar a rede deixa de funcionar.

34

ICORLI

Malha ou Mesh

caracterstica das redes do tipo WAN. No tem forma definida uma vez que existem vrias ligaes possveis entre os postos da rede. Uma das maiores vantagens ter vrios caminhos possveis a seguir, assim se um falhar sempre h outro por onde os dados podem circular. A maior das desvantagens o facto de serem difceis de administrar.

35

ICORLI

rvore ou Tree

Esta topologia tem por base uma estrutura hierarquizada onde existem vrias redes e subredes ligadas a uma raz comum que pode ser um hub ou switch.

36

ICORLI

Topologias Lgicas
As topologias lgicas so:
Topologia Lgica em Barramento; Topologia Lgica em Anel.

37

ICORLI

Topologia Lgica em Barramento

Os dados dentro de uma rede com este tipo de topologia circulam por difuso (broadcast), ou seja, quando um computador envia dados, envia-os para todos os computadores da rede, mesmo que no os queiram. Se nesse momento outro computador fizer o mesmo vai ocorrer uma coliso e a transmisso terminada.

38

ICORLI

Topologia Lgica em Anel

Quando um computador transmite dados, estes vo circular de computador em computador, no existem colises como as que existem na topologia em barramento, uma vez que necessrio deter a posse do token (testemunho) para se poder transmitir.
Significa isto que s o computador que detm esse token pode transmitir, tendo os outros computadores de esperar que este termine a sua transmisso e liberte o token, uma vez libertado o computador que o consiga ter em sua posse pode transmitir os seus dados.
39

You might also like