You are on page 1of 27

Meio ambiente e

desenvolvimento

Geoqumica Global:
oscilaes climticas e evoluo do meio ambiente desde quatro bilhes de anos
YVES TARDY
Penzias e Wilson captaram uma radiao fria (2,7K) de ondas milimtricas flutuando no espao sideral. Esta radiao foi considerada o eco de uma formidvel exploso de matria, denominada Big Bang (Grande Exploso), ocorrida h 15 bilhes de anos. Tal descoberta veio confirmar uma teoria sobre a origem do Universo, j formulada no incio do sculo por Gamow. Extremamente condensado no incio e em processo de disperso desde este instante primordial, o Universo est, ainda hoje, em expanso (Reeves, 1981, 1990).

O RADIOTELESCPIO,

O Big Bang: apenas uma teoria


O Big Bang apenas uma teoria sustentada por uma srie de fatos observados. Mas, como todas as teorias cientficas, todas destinadas a ser questionadas ou mesmo a morrer, esta do Big Bang tem sido criticada atualmente. Talvez ser preciso, um dia, abandon-la. Contudo, mesmo que certas interpretaes de fatos devessem ser deixadas de lado, seria um grave erro rejeit-la em bloco. Idias importantes surgiram com ela, as quais merecem grande ateno.

A origem recuada: o universo oscila


Precisamos, sem dvida, resignarmo-nos a abandonar o conceito de um instante primordial e a idia demasiadamente simples de uma exploso generalizada. O instante inicial, o instante da origem do Mundo, se que j existiu, deveria ser recuado para um tempo mais remoto. Outras teorias, talvez mais antigas que a do Big Bang, dizem que antes da fase de dilatao ocorrida h 15 bilhes de anos, houve uma fase de contrao que a precedeu. possvel imaginar que o Universo oscila desde sempre, contraindo-se ou dilatando-se. Segundo uma teoria formulada antes da do Big Bang, a periodicidade desses movimentos seria de 80 bilhes de anos: durante 40 bilhes de anos, aps um big bang, o Universo se dilata; durante os 40 bilhes de anos seguintes, ele se contrai e se condensa. A dilatao que segue se inicia aps um novo big bang e prossegue por mais 40 bilhes de anos e assim sucessivamente.

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

149

Dilataes e contraes
Se considerssemos o Mundo como hoje, em expanso, mas anteriormente em contrao, seria necessrio tambm consider-lo agora em dilatao mas anteriormente em condensao. A expanso do Universo relativa pois, num contexto geral de dilatao, formam-se planetas, estrelas, galxias e concentraes de matria em condensao. Apenas dois anos aps a descoberta de Penzias e Wilson, dois outros astrofsicos, Bell e Hewish, descobriram a existncia dos pulsares, estrelas constitudas por nutrons, extremamente densas e muito quentes. Ao lado, no espao intersideral, muito dilatado e frio, o vazio muito importante; apenas algumas molculas flutuam. O Mundo feito de agregados que se formam e se destroem em todas as escalas de tempo e de espao. O Mundo oscila, dilata-se e contrai-se, faz-se aqui e desfaz-se acol. Tudo se passa, finalmente, como se o que se fizesse aqui fosse compensado pelo que se produzisse acol e como se tudo o que fosse feito hoje compensasse o que se produziu ontem. Enfim, como se tudo o que se fizesse agora devesse ser compensado pelo que fosse produzido mais tarde. O Mundo um sistema oscilante, contrastado, sempre e em todo lugar em compensao. Tudo uma questo de escala de observao, tanto de tempo quanto de espao.

Evoluo da matria: oscilaes e compensaes


preciso que guardemos a idia de que, atravs de contraes e de dilataes, uma parte nova de matria surge e uma parte antiga destruda. Partculas: quarks, bsons, eltrons, nutrons, ...; tomos: hidrognio, carbono, ferro, ...; molculas simples: gua, gs carbnico, metano, ...; molculas complexas: aminocidos, protenas, ... so fabricados ou destrudos, desenvolvem-se ou reduzem-se, diversificam-se ou simplificam-se e, simplesmente, nascem ou morrem. Com a teoria do Big Bang, nasceu a idia de que a Evoluo das espcies vivas, complexas, est enraizada, longe e remotamente, na evoluo das partculas, dos tomos e das molculas minerais e orgnicas. Com a emergncia das teorias que vm ainda mais de longe no espao e no tempo, a Evoluo do Vivo aparece ainda como sendo talvez a evoluo da matria, diversificada e contrastada, mas tambm oscilante, simultaneamente progressiva e regressiva. Mas voltemos Terra!

Os primeiros passos da atmosfera terrestre


O sistema solar, o Sol, a Terra e os outros planetas, apareceram h 4,8 bilhes de anos. Em torno da Terra, ainda quente, a atmosfera era constituda por vapor dgua (H2O), cido clordrico (HCl), gs carbnico (CO2), metano (CH4), hidrognio (H2), nitrognio (N2), amonaco (NH3) e cido sulfdrico (H2S). A atmosfera cida e redutora. O oxignio livre est ausente. A atmosfera no respirvel!

Primeiros ciclos da gua


Considera-se, com os primeiros ciclos da gua, suas alteraes, a hidrlise e a formao dos primeiros solos, bem como a neutralizao da atmosfera.

150

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

A Terra resfria-se; o vapor dgua condensa-se; o primeiro oceano se forma; o ciclo da gua coloca-se em funcionamento: evaporao, transporte, chuva, escoamento superficial em direo ao oceano e, novamente, evaporao. A Terra torna-se animada; as coisas se repetem. Com o ciclo da gua, comeam a funcionar, igualmente, os ciclos geoqumicos (ainda no biogeoqumicos) de superfcie (1): alterao e formao dos primeiros solos; eroso, transporte, depsitos marinhos ou lacustres e formao dos primeiros sedimentos. A Terra se anima enquanto se instalam os ciclos geodinmicos. No seu aspecto fsico, as coisas parecem reproduzir-se. No seu aspecto qumico, elas modificam-se. Com a condensao do vapor dgua, forma-se a hidrosfera. A atmosfera, a hidrosfera e a litosfera interagem. Transferncias qumicas so produzidas. Simultaneamente verdadeira redistribuio da matria, diferenciam-se os ciclos geoqumicos dos elementos: carbono, enxofre, fsforo, silcio, clcio, magnsio, sdio, alumnio, ferro etc. Os processos geoqumicos dominantes so a dissoluo e a alterao. A dissoluo dos gases atmosfricos nas guas conduz formao dos cidos clordrico (HCl), sulfdrico (H2S) e carbnico (H2CO3). A alterao (2), resultado da interao entre atmosfera, hidrosfera e litosfera , antes de tudo, qumica. Progressivamente, o oceano e a atmosfera tm sua composio modificada. Os cidos clordrico, sulfdrico e carbnico so neutralizados. O cido clordrico transforma-se em cloreto de sdio (NaCl), acumulado em soluo no oceano (Cl vem da atmosfera; Na da litosfera); o cido sulfdrico (hidrognio sulfurado) fixado nos solos ou nos sedimentos sob forma de sulfeto de ferro (FeS) (S vem da atmosfera e Fe da litosfera); o gs carbnico tambm fixado sob a forma de carbonato de clcio ou de magnsio (CaCO3, MgCO3) (C vem da atmosfera ou do oceano; Ca e Mg da litosfera). A alterao dos silicatos da crosta terrestre fornece slica e ctions bsicos que, uma vez em soluo, chegam ao oceano. Fornece tambm argilas (3) que permanecem temporariamente nos solos (tabela 1). Os materiais argilosos formados nos solos so mais tarde erodidos, depois transportados na gua dos rios em direo aos oceanos para formar os sedimentos. O resultado da alterao duplo: neutralizao do oceano e da atmosfera e formao das argilas nos solos e nos sedimentos (tabela 1).

Os testemunhos do nascimento da vida


O oceano e a atmosfera tornam-se neutros ou pouco cidos. A temperatura na superfcie da Terra suaviza-se. O oxignio continua ausente do ar atmosfrico. No se sabe se estes fatores foram determinantes mas interessante sublinhar ter sido aproximadamente no mesmo momento no qual se formaram os primeiros sedimentos que os primeiros traos de Vida apareceram e nasceram as primeiras bactrias e, posteriormente, os primeiros vrus. As argilas, os sulfetos de ferro, os carbonatos de clcio e de magnsio, se no so os ninhos da Vida, so os primeiros testemunhos de seu nascimento!

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

151

Tabela 1 Reaes qumicas de interao entre a litosfera, a atmosfera e o oceano primitivos CONDENSAO DA GUA E DISSOLUO DOS GASES ACIDOS Gs da atmosfera Substncias aquosas, dissolvidas
= HCl (aq) + H2O (l) HCl = cido clordrico CO2 (g) + H2O (g) H2S (g) + H2O (g) = H2CO3 (aq) H2CO3 = cido carbnico = H2S (aq) + H2O (l) H2S = cido sulfdrico = H+ (aq) + HS- (aq) + H2O (l) = H+ (aq) + HCO3- (aq)

ons dissociados na gua lqida


= H+ (aq) + Cl- (aq) + H2O (l)

HCl (g) + H2O (g)

ALTERACES DA LITOSFERA, NEUTRALIZAO DOS CIDOS E FORMAO DAS ARGILAS Chuva cida (aq) + litosfera (s) = Substncias dissolvidas nos rios ou no oceano (aq) + argilas nos solos
= 2 Na+ (aq) + 2 Cl- (aq) + 4 SiO2 (aq) + Al2Si2O5(OH)4 (s) ions sdio e cloro, e slica dissolvidos na gua + caulinita = FeS (s) + H2O (l) + SiO2 (aq) sulfeto de ferro + gua + slica dissolvida = Ca2+ (aq) + 2 HCO3- (aq) + Al2Si2O5(OH)4 (s) ion clcio + ion bicarbonato + caulinita = 2 Na+ (aq) + 2 HCO3- (aq) + 4 SiO2 (aq) + Al2Si2O5(OH)4 (s) ion sdio + ion bicarbonato + slica + caulinita

2 HCl (aq) + 2 NaAlSi3O8 (s) + H2O (l) cido clordrico + albita + gua H2S (aq) + FeSiO3 (s) cido sulfdrico + silicato de ferro H2CO3 (aq) + CaAl2Si2O8 (s) + 2 H2O (l) cido carbnico + anortita + gua CO2 (g) + 3H2O (l) + 2 NaAlSi3O8 (s) gs carbnico + gua + albita

Desenvolvimento da vida e primeira revoluo no ambiente terrestre


H 3,5 bilhes de anos, as primeiras bactrias fotossintticas aparecem. A reao de fotossntese de uma molcula de matria orgnica simples (CH2O) consome gs carbnico (CO2) e libera oxignio (O2):
CO2 + H2O = CH2O + O2

Cada vez que uma molcula de matria orgnica formada conservada nos solos, cada vez que, por eroso e por soterramento nos sedimentos, uma molcula de matria orgnica, preservada da oxidao, se conserva sob a forma de carvo, uma molcula de gs carbnico retirada da atmosfera, enquanto uma molcula de oxignio liberada na atmosfera. Oxignio assim produzido por fotossntese; mas, ele no est ainda livre, pois, assim que liberado, imediatamente consumi-

152

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

do pela oxidao de compostos redutores como metano, amonaco, hidrognio e cido sulfdrico da atmosfera e os sulfetos de ferro ferroso (4) da litosfera expostos alterao. O metano da atmosfera oxida-se em gs carbnico. O hidrognio se oxida em gua. Os sulfetos da litosfera, expostos alterao, e o anidrido sulfurado da atmosfera se oxidam em sulfatos. O ferro ferroso se oxida em ferro frrico. Todos os compostos redutores da hidrosfera, da atmosfera e da litosfera primitivas, captadores de oxignio, progressivamente oxidam-se (tabela 2). O oxignio assim capturado est presente, como reserva, nos compostos oxidados (Garrels & Mackenzie, 1971).
Tabela 2 Reaes de oxidao, pelo oxignio produzido pela fotossntese, das substncias reduzidas presentes na atmosfera, hidrosfera e litosfera
CH4 (g) + O2 (g) metano + oxignio NH3 + 1,75 O2 amonaco + oxignio H2S + 2 O2 hidrognio sulfurado + oxignio 2 FeS + 4,5 O2 + 2 H2O sulfeto de ferro + oxignio + gua = CO2 + 2 H2O gs carbnico + gua = NO2 + 1,5 H2O xido de nitrognio + gua = SO3 + H2O anidrido sulfrico + gua = Fe2O3 + 2 H2SO4 xido de ferro + cido sulfrico = H2CO3 cido carbnico

= H2SO4 cido sulfrico

Os primeiros sulfatos sedimentares


Os primeiros sulfatos sedimentares aparecem ao mesmo tempo que os primeiros organismos. So provas geoqumicas do aparecimento, sobre a Terra, da vida bacteriana fotossinttica. O oxignio dos sulfatos do oceano, gipso ou anidrita (CaSO4), hematita (Fe2O3) dos solos laterticos e dos red beds (5), assim como uma parte do oxignio ligado ao ferro frrico dos granitos da crosta terrestre reciclada, provm do desenvolvimento da Vida (tabela 3). O oxignio fruto da Vida e, dito de outra forma, o resduo (o excremento) natural da vida fotossinttica, enquanto que o gs carbnico seu alimento.
Tabela 3 Reaes de neutralizao dos cidos carbnico e sulfrico por precipitao do gipso e do carbonato de clcio
H2SO4 + CaAl2Si2O8 + 3 H2O cido sulfrico + anortita + gua H2CO3 + CaAl2Si2O8 + H2O cido carbnico + anortita + gua = CaSO4.2H2O + Al2Si2O5(OH)4 gipso + caulinita = CaCO3 + AlSi2O5(OH)4 calcita + caulinita

Obs.: No gipso, o oxignio o produto da fotossntese, enquanto que o enxofre vem da litosfera (FeS) ou da atmosfera (H2S). Na calcita, o carbono vem da atmosfera.

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

153

O oxignio livre
H dois bilhes de anos, ou seja, 1,5 bilhes de anos aps o incio da fotossntese, quando a taxa de produo pde equilibrar a taxa de consumo, sempre regulada pelo ritmo da eroso, o oxignio livre fez sua apario na atmosfera. , para o ambiente, a primeira revoluo, pois os organismos fotossintticos so, agora, obrigados a viver em meio ao seu excremento, o oxignio, que se mistura com seu alimento, que o gs carbnico. O oxignio invade e polui a atmosfera. Em excesso, o oxignio torna-se o veneno da Vida. Veremos mais adiante que tal revoluo, verdadeira poluio do meio global, deu origem talvez a duas invenes biolgicas que marcaram fundamentalmente a Evoluo das espcies vivas.

Deriva das placas continentais e oscilaes da atividade tectnica global


No se conhece muito da tectnica (6) do Arqueano e dos tempos anteriores a dois bilhes de anos. No Proterozico, entretanto, e sobretudo a partir de um bilho de anos, as coisas tornam-se mais claras. A tectnica de placas (7) entra em cena: fraturas continentais e formao de riftes (8), expanso ocenica, deriva de placas continentais, coliso e formao de cadeias de montanhas, subduco (9) e metamorfismo (10). Ao longo das dorsais ocenicas, a crosta traciona-se, rompe-se e desenvolve-se. Nas fraturas e nas falhas transformantes, ocorrem circulaes convectivas hidrotermais onde se aceleram as trocas entre a gua do mar e a crosta ocenica basltica submarina. Ao longo das zonas de subduco, onde sismos e vulces ativos testemunham um gigantesco afundamento do assoalho ocenico, a crosta e os sedimentos so intensamente aquecidos, transformados e metamorfisados.

Tempo de submerso e tempo de emerso


Quando a tectnica ativa, as placas separam-se, os continentes fragmentam-se, o vulcanismo vigoroso, a subduco forte, o metamorfismo intenso, o assoalho do oceano arqueado, o nvel dos mares elevado, a altitude dos continentes tende a abaixar e a superfcie das terras emersas diminui. So os tempos de transgresso e de submerso de Sloss (Mackenzie & Pigott, 1981). Aps as colises e a formao das cadeias de montanhas, quando as placas so soldadas, a tectnica calma, a subduco se desacelera, o vulcanismo e o metamorfismo se enfraquecem em intensidade, o fundo dos oceanos se deprime enquanto que a altitude dos continentes se eleva e a superfcie das terras emersas cresce. O nvel dos mares baixo: so os tempos de regresso e de emerso de Sloss. Os ritmos de transgresso e de regresso, de submerso ou de emerso so submetidos aos movimentos cclicos de convico do manto, ativados pelos pulsos cclicos dos fluxos de calor.

154

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

Paleoclimas ou climas dos velhos continentes


Na escala dos tempos geolgicos, o clima dos continentes oscila conforme as flutuaes da tectnica global, por vrias razes:
h, inicialmente, razes de posio. Quando os continentes so reagrupados

em torno dos plos, instalam-se naturalmente perodos glaciais, frios e secos. Quando, ao contrrio, vastas reas ocenicas rodeiam os plos, as condies suavizam-se. Quando os continentes esto localizados em torno dos trpicos e do equador, instalam-se climas quentes. No primeiro caso, a tendncia para a umidade; no segundo, para o carter seco;
em seguida razes de configurao. Quando os continentes esto fragmen-

tados, as costas martimas so longas e os climas so midos (sobretudo nas baixas latitudes e sobre as costas orientais); quando os continentes se reagrupam, o clima tende, ao contrrio, ao carter seco, pois as distncias costa aumentam. Tal caracterstica sobretudo marcante ao longo das costas ocidentais e nas latitudes tropicais, onde se localizam os desertos;
finalmente, razes ligadas composio qumica da atmosfera e, particularmente, ao seu teor em gs carbnico. CO2 um gs estufa (11); sua abun-

dncia na atmosfera provoca aquecimento e aumento da evaporao sobre as zonas ocenicas tropicais. Por conseqncia, a evaporao sobre os oceanos provoca um aumento da umidade sobre os continentes, particularmente nas zonas equatoriais e sob as latitudes mdias, temperadas. A reduo em seu teor, por outro lado, provoca queda na temperatura e umidade globais. O gs carbnico produzido de diferentes maneiras: pelo metamorfismo das sries carbonatadas antigas e sua transformao em rochas silicticas novas; pela alterao submarina dos basaltos da crosta ocenica (troca entre Ca da crosta e Mg do oceano); e pela oxidao (eroso qumica) das matrias orgnicas fsseis. O consumo de gs carbnico assegurado pela alterao de rochas silicticas antigas e por sua transformao em rochas carbonatadas novas; e pela eroso de matrias orgnicas recentes, soterradas nos sedimentos para reencontrar o reservatrio sedimentar de carbono orgnico fssil (Garrels & Mackenzie 1971). As taxas de produo de gs carbnico e seus teores na atmosfera so fortes, quando a subduco e o metamorfismo, de um lado, assim como a expanso ocenica e a circulao hidrotermal, por outro, so intensos (figuras 1 e 2). Por essa razo, o clima dos tempos de submerso geralmente quente e mido; o dos tempos de emerso, em geral, frio e seco.

Velhos ciclos geodinmicos


Desde um bilho de anos e com a periodicidade de cerca de 250 milhes de anos sucederam-se na Terra grandes pocas quentes e, provavelmente midas, quando os continentes foram divididos e a tectnica de placas ativada: 850 Ma, 700 Ma (Proterozico Superior), 380 Ma (Devoniano) e 100 Ma (Cretceo) ou

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

155

frios e secos quando os continentes foram, ao contrrio, unidos e formavam pangas (12), ao fim das grandes orogneses. Foi o que se produziu em torno de 300 Ma (Permo-Carbonfero) assim como entre 20 e 0 Ma (Negeno, Quaternrio). Desde a formao dos primeiros depsitos marinhos e a colocao em funcionamento dos grandes ciclos tectnicos, estima-se que a massa dos sedimentos foi, em mdia, reciclada seis vezes. Contudo, a durao dos ciclos no a mesma e parece que que o ritmo das sucessivas reciclagens foi acelerado, particularmente durante o Proterozico Superior e o Fanerozico (figura 3). As flutuaes da tectnica global aparecem, portanto, como um conjunto de fatores que determinaram, na escala dos tempos geolgicos, as amplas oscilaes do clima.

Mensagem sedimentar e balano geoqumico global


As flutuaes da tectnica global repercutiram sobre o balano da eroso e da sedimentao, sobre a composio do oceano e da atmosfera, assim como sobre a distribuio geoqumica dos elementos entre os diferentes reservatrios de superfcie. Na escala dos tempos geolgicos considera-se com muito interesse as oscilaes de composio do oceano e da atmosfera, se bem que as variaes registradas influam pouco sobre o balano de distribuio global. Na escala global da Terra pode-se considerar que elementos como o carbono, o oxignio, o enxofre, o silcio etc. esto presentes em quantidades totais constantes, mas que tais elementos se distribuem de maneira varivel nos diferentes reservatrios sedimentares da litosfera. Essa hiptese, solidamente verificada, hoje a chave das interpretaes modernas em geoqumica global. A viso sobre o mundo sedimentar, os conceitos de ambiente sedimentar e de meio de deposio de fcies paleoclimticas representativas foram renovados. Os depsitos evaporticos, supostos caractersticos de climas quentes e secos e os depsitos carbonatados, supostos caractersticos de mares quentes e pouco profundos, para tomar apenas dois exemplos notrios, esto, no apenas sob a dependncia do clima planetrio, mas tambm sob a fora determinante do balano geoqumico global. A fora determinante relativa ao balano pode at superar a determinao do meio, de tal sorte que a abundncia de uma fcies sedimentar particular no diretamente caracterstica do clima que lhe era, no entanto, favorvel.

Reservatrios e fluxo de superfcie


O carbono flutua entre os dois reservatrios de carbono oxidado (carbono mineral: carbonatos de clcio calcrios e carbonatos de magnsio dolomitos) e o reservatrio de carbono reduzido (carbono orgnico: carves, betumes querognio, petrleo, gs). O enxofre distribui-se entre o reservatrio de enxofre oxidado (sulfatos: gipso, anidrita dos evaporitos e sulfatos dissolvidos no oceano) e o reservatrio de enxofre reduzido (sulfetos: pirita dos sedimentos redutores). A slica fica com o magnsio, incorporados nas argilas de alterao da crosta ocenica, com o clcio nos silicatos de metamorfismo ou com o ferro e o alumnio nas argilas dos solos e dos sedimentos detrticos. O ferro est distribudo entre um

156

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

reservatrio oxidado (hematita, argilas) e um reservatrio reduzido (pirita). O oxignio dos reservatrios oxidados, enfim, distribui-se, portanto, entre os carbonatos, os sulfatos e as argilas ou os xidos de ferro frrico. No conjunto, a quantidade de cada um desses elementos permanece constante; somente muda a distribuio de um reservatrio a outro. A dimenso de cada um dos reservatrios flutua ao mesmo tempo que as condies determinadas pelas flutuaes da tectnica global. Assim, os fluxos de matria entre os diferentes reservatrios oscilam com o tempo. A teoria das causas atuais, sem dvida, continua respeitada, mas a das condies atuais no mais considerada. Os fatores e as causas atuais dos fenmenos so sempre os mesmos. Contudo, as condies atuais geralmente no so aquelas do passado, salvo por perodos bem precisos, como a poca glacial do fim do Carbonfero e do comeo do Permiano, por exemplo, poca semelhante, em muitos aspectos, do tempo presente, ou seja, do Quaternrio e do que se chama vulgarmente de Atual. Os modelos em geoqumica global so baseados no conhecimento das taxas de sedimentao, ou de conservao (de permanncia ou sobrevivncia, survival rate, como se diz em ingls), das massas sedimentares de todas as idades, assim como nas variaes conjuntas de composio isotpica do carbono, do enxofre ou do oxignio dos carbonatos, das matrias orgnicas, dos sulfatos e dos sulfetos. As descobertas suscitadas pelos modelos de geoqumica global so surpreendentes. Sem dvida, o resultado mais interessante o de ter verificado que os fluxos de transferncia de um elemento dado entre os diferentes reservatrios que o contm estavam ligados (o que sustm a hiptese de base, de maneira evidente) mas tambm de ter encontrado que os fluxos de diferentes elementos entre os diferentes reservatrios no eram independentes (o que no era evidente a priori, ou, dito de outra forma, o que resulta tambm da hiptese de base mas de maneira pouco evidente, desta vez).

O ciclo do carbono mineral


Os ciclos tectnicos, vulcnicos e metamrficos determinam os pulsos dos fluxos de gs carbnico emitidos para a atmosfera e o oceano. Regem, assim, os ritmos de sedimentao do carbonato de clcio das sries sedimentares calcrias. Pode-se escrever, simplificando, a seguinte reao qumica, de duplo sentido:
CaCO3 + SiO2 = CaSiO3 + CO2

Da esquerda para a direita, a reao aquela do metamorfismo das sries calcrias antigas. Da direita para a esquerda, a reao de compensao aquela da alterao das rochas silicatadas antigas e formao das sries calcrias recentes. O aumento da cadncia tectnica e metamrfica destri parte dos calcrios antigos. O CO2 emitido imediatamente (no sentido geolgico do termo) consumido, simultaneamente alterao, e reincorporado nas novas sries sedimentares carbonatadas que se desenvolvem tanto mais quanto mais intenso o metamorfismo fonte do gs carbnico. No entanto, no reservatrio da atmosfera, o teor em CO2 elevado e o clima quente e mido. Provavelmente no devido poca na qual

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

157

os mares so quentes que se depositam grandes quantidades de carbonatos; mas por serem destrudas grandes quantidades de carbonatos antigos que so criadas, em compensao, grandes sries carbonatadas recentes (figura 1). , portanto, justo acreditar que em perodo quente o limiar de precipitao dos carbonatos seja abaixado, mas no certo supor que um aumento de temperatura seja o mecanismo motor da sedimentao carbonatada. Para precipitar CaCO3 o carbonato de clcio preciso uma fonte de CO2 o gs carbnico fornecido pelo metamorfismo das sries carbonatadas antigas e uma fonte de Ca o clcio fornecido pela alterao das rochas aflorantes, expostas aos agentes atmosfricos. No se deve, portanto, confundir as causas e os efeitos. Os mecanismos fsico-qumicos que controlam o sentido das reaes de transferncia so uma coisa. A necessidade de frear o balano global outra. Os ciclos tectnicos determinam os pulsos do relevo e agem diretamente sobre o ritmo de exposio dos sedimentos antigos submetidos aos agentes do clima da poca. O clima, pela pluviosidade e pela temperatura, intervm tambm diretamente sobre a eroso (Tardy et al. 1989). A eroso qumica e mecnica; mas, na escala global, a eroso mecnica comporta componentes qumicos de grande importncia.

A eroso mecnica, fonte de oxignio


Se, como acabamos de ver, a eroso qumica por oxidao dos sulfetos e das rochas carbonatadas da litosfera consome oxignio, a eroso mecnica das matrias orgnicas, ao contrrio, o produz. A eroso mecnica exerce, por exemplo, o controle do fluxo de oxignio emitido (ou consumido) em direo (ou a partir) da atmosfera e do oceano. Podese escrever, simplificando, a seguinte reao, de duplo sentido:
CO2 + H2O = CH2O + O2

Da esquerda para a direita, a reao de fotossntese produz matria orgnica e oxignio. Da direita para a esquerda, a reao de oxidao ou de mineralizao da matria orgnica consome oxignio e produz gs carbnico. Geralmente, as duas reaes se equilibram e a biomassa permanece constante. Entretanto, cada vez que, por eroso mecnica, retira-se de um solo um mol de matria orgnica e, num lago ou num oceano, este mol imobilizado, soterrado num sedimento (querognio, betume, turfa, carvo, de formao recente), tal fato significa que, irreversivelmente (ou por um longo tempo), um mol de gs carbnico foi consumido e, portanto, produzido um mol de oxignio. Da esquerda para a direita, por outro lado, a reao de oxidao da matria orgnica fssil anteriormente depositada. Por eroso qumica natural ou por combusto industrial, o resultado o mesmo: matria orgnica destruda, oxignio consumido e CO2 produzido. esta a reao que se tornou responsvel pelas mudanas do clima atual por modificao do efeito estufa.

158

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

20 40 60 80 100 150 200

250 300 350 400 450 500

Figura 1: Flutuaes de intensidade do vulcanismo total e da taxa de sobrevivncia (103 km/106 anos) ao longo dos tempos fanerozicos.

50 100 150 200 250 300 350 400 450 500

Pr-Cambriano

Figura 2: Flutuaes do nvel eusttico dos mares e superfcies de terras emersas, segundo Tardy (1986).

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

159

Total de sedimentos (1015 t/m.yr.)

Tempo (Ma) Calculado com as superfcies:

Corrigidas Observadas

Tempo (m.yr)

Acumulado (depositado):

corrigido (erodido) observado (remanescente)

Intensidade (mm/an)

Tempo (Ma)

Temperatura (oC)

Tempo (Ma)

Ciclos Orognicos

Concentrao (mg/1)

Eroso Esperdica (106 t.km-2 .an-1)

Tempo (Ma)

Figura 3: Evoluo cclica dos parmetros do ambiente e do clima global, ao longo dos tempos fanerozicos (1) Paleogeografia e posio dos continentes em latitude (superfcies continentais polares/superfcies ocenicas equatoriais). (2) Taxa de sobrevivncia dos sedimentos, taxa de sedimentao e taxa de eroso ao curso do fanerozico, segundo Tardy et al. (1989). (3) Oscilaes dos parmetros do balano hidrolgico global, segundo Probst (1992). (4) Oscilao da temperatura global calculada sobre o nvel geral dos mares (Tardy 1994). (5) Taxa de eroso especfica e carga mdia calculada dos rios do globo, de acordo com Tardy et al. (1989).

160

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

Ciclo do carbono orgnico


Por outro lado, o carbono pode ser envolvido em reao de competio entre matria orgnica, fonte ou fixadora de carbono orgnico e carbonato de clcio, fonte ou fixador de carbono mineral. Intervm a, necessariamente, para assegurar o funcionamento das transferncias, um silicato da litosfera, fonte de clcio que, liberado pela alterao sobre os continentes, o fixador, no oceano, do carbono mineral:
CH2O + O2 + CaSiO3 = CaCO3 + SiO2 + H2O

Da esquerda para a direita, a oxidao da matria orgnica, a alterao dos silicatos de clcio, sob efeito da eroso qumica, acarreta a formao de carbonatos de clcio e o depsito de slica sedimentar. Da direita para a esquerda, o gs carbnico liberado pelo metamorfismo das sries calcrias antigas utilizado no mais para a formao de calcrio novo mas para o desenvolvimento de matria orgnica nova. Quando da sntese orgnica, produz-se um fracionamento dos istopos (13) de carbono e o istopo leve (12C) preferido ao istopo pesado (13C). Assim, as flutuaes das quantidades relativas de carbono orgnico e de carbono mineral traduzem-se por variaes de composio isotpica do carbono em cada um dos dois reservatrios sedimentares orgnico e mineral. Quando o reservatrio orgnico fortemente intensificado (caso do Carbonfero e do Permiano), os carbonatos de mesma idade, depositados em quantidades menores, se enriquecem no istopo pesado (13C), pois o istopo leve foi preferencialmente utilizado na sntese orgnica.

Entrelaamento dos ciclos do carbono e do enxofre pelo oxignio


Ao procurar-se integrar os ciclos dos diferentes elementos, percebe-se que preciso consider-los juntos, pois todos esto interligados. As reaes qumicas de transferncia devem ser, como se diz, equilibradas: 4 FeS2 (sulfeto de ferro, reduzido) + 7 MgCO3 (plo magnesiano dos dolomitos) + 8 CaCO3 (dolomitos e calcrios) + 7 SiO2 (slica sedimentar) + 15 H2O = 15 CH2O (matria orgnica) + 8 CaSO4 (gipso dos evaporitos) + 7 MgSiO3 (argilas de alterao dos basaltos submarinos) + 2 FeO3 (ferro oxidado das argilas e xidos). Da esquerda para a direita, o ferro ferroso e o enxofre reduzido dos sulfetos de ferro so oxidados e transformadados em xidos e em sulfatos, enquanto o carbono oxidado dos carbonatos transformado em carbono orgnico reduzido. Da direita para a esquerda so observadas as reaes contrrias; nos dois casos, o carbono, o enxofre, o silcio, o clcio, o magnsio mas tambm o oxignio so conservados. A formao, no curso de determinada poca, de grande quantidade de matria orgnica acompanhada, necessariamente, de importante oxidao dos sulfetos e de forte aumento dos sulfatos ou do ferro frrico para consumir as enormes quantidades de oxignio produzidas. tipicamente o caso do Permiano, que pode ser citado entre outros exemplos (figuras 4 e 5).

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

161

50 100 150 200

250 300

350 400 450 500

Pr-Cambriano

Figura 4: Flutuaes do valor 34S (%o) de depsitos sulfatados e da dimenso do reservatrio de evaporitos, segundo Tardy (1986).

20 40 60 80 100 150 200 250 300 350 400 450 500

Pr-Cambriano

Figura 5: Flutuaes da taxa de vestgios de carbonos (106 km3 / 106 ans), segundo Ronov et. al. (1980) e do rendimento 13C, segundo Veizer et. al. (1980).

162

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

Balano geoqumico e meio de depsito


Assim, seria necessrio prudncia quando se tenta reconstituir os paleoclimas em funo da abundncia das fcies sedimentares caractersticas. s caractersticas prprias ao meio de deposio, juntam-se as circunstncias do balano global. Exemplo simples pode ilustrar tal proposio: uma vez constatada hoje uma importante deposio de gipso evaportico no Golfo Prsico, pode-se pensar que a intensa evaporao, caracterstica do clima quente e seco que impera na regio seja a causa dessa precipitao salina. No entanto, tal deposio somente pode ser abundante se o Golfo for alimentado em sulfato para compensar a parte perdida. Em caso de falta dessa alimentao, toda a precipitao cessaria. de se supor que o resto do oceano fornece tal compensao e que ele prprio alimentado por uma fonte que no pode ser outra seno continental. Nesse caso, necessrio investigar quais so as causas geodinmicas responsveis por to importante oxidao dos sulfetos de ferro e, portanto, tambm responsveis pela sntese de quantidade tambm to grande de matria orgnica, nico processo capaz de fornecer o oxignio necessrio a essa oxidao etc. O Cretceo foi considerado como um perodo quente e seco devido abundncia dos depsitos evaporticos. Sabe-se hoje, entretanto, que esse perodo foi quente mas mido. A abundncia dos depsitos evaporticos do Permiano poderia levar crena de que tal poca teria sido quente e seca, enquanto a abundncia de carves levaria concluso que ela foi quente e mida. De fato, o Permiano foi globalmente frio e seco. Evaporitos e carves formaram-se ao mesmo tempo: os evaporitos nas latitudes tropicais, os carves nas latitudes periglaciais, em regies midas, apesar do carter global seco do clima. Uma interpretao por demais clssica, teria considerado o Permiano como quente e frio, seco e mido. Note-se que o globo terrestre oferece hoje, como sempre ofereceu no passado, grande variedade de zonas climticas, quaisquer que tenham sido as tendncias do clima global. Com efeito, a Terra sempre pde responder, pela diversidade de seus climas, s necessidades do balano geoqumico global, cujos pulsos so comandados pela atividade tectnica, esta tambm global. Tal fator vlido na escala dos tempos geolgicos e, digamos tambm, na escala das flutuaes apercebidas na durao da ordem de um milho de anos. Em escalas mais curtas, preciso considerar outras causas de flutuaes ligadas dinmica celeste e aos ciclos de Milankovitch, por exemplo. Tome-se aqui os exemplos das oscilaes do clima que animaram o Quaternrio, assim como o sculo atual.

As oscilaes climticas no modo normal (14)


No tercirio e no quaternrio
No Permiano, os continentes so reagrupados em torno do plo sul; a atividade tectnica global desacelerada; o nvel dos mares baixo; o clima global (todas as zonas climticas, sobre terra e sobre mar) frio e seco; as estepes e os desertos so extensos; o plo sul o centro de uma vasta glaciao. O escoamento superficial modesto; a eroso mecnica e a eroso qumica so fracas; a pedognese refreada; a cobertura vegetal pouco extensa.

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

163

No Cretceo e no Paleoceno, os continentes so divididos; seu centro de gravidade prximo do Equador; a tectnica global viva; o teor em CO2 da atmosfera 30 vezes mais importante que o conhecido hoje; o efeito estufa forte; a temperatura global de 25oC, ou seja, 10oC a mais que os 15oC atuais. O clima global quente e mido; os desertos pouco extensos; as geleiras ausentes. O escoamento superficial elevado (50% mais forte que atualmente); a eroso mecnica e a eroso qumica intensas; a taxa de sedimentao elevada; a pedognese ativa e as lateritas se desenvolvem sobre grandes extenses; a cobertura vegetal densa e cobre vastas superfcies nos domnios temperado e equatorial. Ao longo do Tercirio e do Quaternrio, os continentes so soldados novamente; desta vez, ao redor do plo norte, enquanto o continente Antrtico, de altitude elevada, ocupa o plo sul. A tectnica global, com exceo de um sobressalto h cerca de 40 Ma, diminui progressivamente. Desenvolve-se grande regresso do nvel dos mares. As glaciaes se sucedem desde o fim do Eoceno e culminam ao final do Quaternrio. A glaciao de Wrm foi a mais rude. Os desertos, particularmente o Sahara, expandiram-se em direo ao norte e ao sul; a extenso do Sahara, por exemplo, mxima h cerca de 20 mil anos. O teor em CO2 da atmosfera diminuiu; a temperatura global tambm. O escoamento superficial reduziu-se; a eroso qumica enfraqueceu consideravelmente, embora a mecnica tenha aumentado em conseqncia da orognese alpina; a floresta regrediu (figura 6).
Groelndia Europa do N Europa do S Saara Israel Amaznia Brasil Austrlia Africa do Sul

Antrtica Insolao

300.000

200.000

100.000

0 Anos

Figura 6: Flutuaes das zonas climticas secas e midas, quentes e frias ao curso dos trs ltimos ciclos glaciais do Quaternrio recente, segundo Harris & Fairbridge (1967).

164

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

Oscilaes de segunda e terceira ordens vieram se superpor tendncia geral do clima que, de quente e mido, passou a frio e seco. Tais oscilaes foram tambm produzidas sobre o modo normal, associando estdios glaciais muito frios e secos alternados com interestdios mais amenos e midos. interessante sublinhar que as flutuaes dos teores em CO2 da atmosfera, nas diferentes escalas de tempo consideradas, acompanharam as oscilaes da temperatura. Geralmente considerado como especificamente responsvel ou como varivel explicativa do efeito estufa, o gs carbnico poderia ser visto apenas como uma varivel explicada, cujas variaes seriam simples conseqncias e no causas das flutuaes de temperatura. As reaes no ciclo do carbono, ligadas aos outros ciclos elementares, so to numerosas e to imbricadas que apenas se pode abordar simplificadamente. preciso ainda investigar.

Oscilaes milenares e seculares do clima nas escalas de 100 e 1.000 anos


O exame das flutuaes, desde h 100 anos, do fluxo dos rios do mundo inteiro e das temperaturas anuais sobre o conjunto dos oceanos e dos continentes permite a seguinte sntese: o escoamento continental global (soma dos fluxos de todos os rios e correntes que escoam sobre os continentes) aumentou. Contudo, em certas regies do globo, o fluxo aumentou durante a primeira metade do sculo e diminuiu durante a segunda. Em outras regies, ao contrrio, o fluxo diminuiu durante a primeira mas aumentou durante a segunda metade do sculo. As oscilaes seculares da pluviosidade so compensadas de uma regio para a outra. Enfim, o aumento refere-se apenas aos continentes e no aos oceanos, de sorte que nada permite concluir ter a Terra toda se tornado mais mida. possvel, de fato, que o excesso de pluviosidade sobre os continentes seja compensado por um dficit sobre os oceanos. A escala continental, considerando o conjunto dos continentes, no deve ser confundida com a escala global, ou seja, a escala de todo o Globo Terrestre. Em 100 anos, na escala anual, as oscilaes do fluxo foram muito fortes (mais ou menos 50% de um ano a outro). Todavia, de uma regio para a outra, as oscilaes no so sincrnicas, mas defasadas. De leste a oeste ou de norte a sul, com efeito, propagam-se ondas de seca e de umidade que constituem a explicao do mecanismo de compensao, tomado em escala continental ou planetria. As ondas defasadas que aparecem como quase cclicas so, na verdade, policclicas e reguladas com as freqncias de emisso das manchas solares. Sobre o mar, o ritmo das vagas o mesmo, apesar de, no porto, a posio dos barcos que flutuam no ser idntica de um ponto a outro; uns se elevam quando outros se abaixam; uns culminam sobre as cristas enquanto outros esto mais abaixo, entre as cristas. A temperatura global mdia aumentou. Entretanto, como para o fluxo (fortemente ligado pluviosidade), as oscilaes seculares so compensadas em escala regional e em escala local. Para a Terra como um todo, de um ano a outro, por exemplo, as flutuaes se fazem para 75% no modo normal (quente e mido contra frio e seco) e para 25% no modo anormal (quente e seco contra frio e mido) (figuras 7, 8, 9 e 10).

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

165

Figura 7: Oscilaes de fluxo do Congo e do Amazonas ao longo deste sculo, segundo Tardy & Probst (1992).

Fluxos

Figura 8: Propagao em direo a leste dos perodos secos Figura 9: Propagao em direo ao norte dos perodos e midos. Flutuaes defasadas dos fluxos de alguns rios secos e midos. Flutuaes defasadas dos fluxos de da Europa e da sia, de acordo com Probst & Tardy quatro rios da Amrica, segundo Probst & Tardy (1989) (1989) e Tardy & Probst (1992). e Tardy & Probst (1992).

Fluxos

166

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

As flutuaes de temperatura e de umidade so na verdade determinadas pela posio dos anticiclones e das depresses sobre os oceanos e sobre os continentes que, de um ms a outro, de um ano a outro, de um sculo a outro, ou mesmo de um milnio a outro oscilam em posio, no ritmo e maneira do SOI (southern oscillation index ndice de oscilao sulina mensageiro do El Nio). Esta dana de altas e baixas presses determinada pelas bolhas de ar polar que, provenientes alternadamente do plo sul ou do plo norte, so enviadas mais ou menos distante para o Norte ou para o Sul, em direo ao Equador (Leroux, 1994). O estudo da bacia do Amazonas, no Brasil, mostra que com as oscilaes climticas as quais, como acabamos de dizer, so fortes variam os ritmos de consumo de gs carbnico, de mineralizao da matria orgnica, de eroso fsica e de eroso qumica. Na escala de uma estao, de um ano e de um milnio, oscilaes dos fatores do clima e flutuaes dos parmetros que definem o ambiente so interconectadas. Tal modelo aplicvel s flutuaes do clima dos ltimos 20 mil anos que se seguiram ltima grande glaciao, denominada glaciao de Wrm. Em torno de 18 mil anos para a Europa do Norte e de 16 mil anos para a Amrica do Sul, instala-se um episdio frio e seco, enquanto o Sahara encontra-se muito ampliado entre 20 mil e 15 mil anos. Simultaneamente deglaciao, instaura-se, nas regies antes geladas, clima ameno e chuvoso. H cerca de 8 mil anos, o Sahara era verde. a poca do Paraso Terrestre, onde abundam a gua, o leite, os frutos, a caa, os belos guerreiros e as belas amazonas, representados em toda parte pelos afrescos rupestres sobre as paredes de grutas pr-histricas. H cerca de 6 mil anos, o clima se deteriora; a gua torna-se escassa, a desertificao avana; a vida torna-se difcil e o trabalho necessrio. A seqncia est na Bblia e a noo do pecado original deve ser talvez investigada no contexto de uma severa crise climtica. Pode-se acreditar ou no! Mas deve-se saber que nossas interpretaes e nossa viso cientfica do Mundo, impregnadas por antigas crenas, so provenientes de velho arcabouo cultural, todo ele elaborado ao curso de alternncias entre nossas horas de facilidades e nossos dissabores paleoclimticos.

Evoluo, oscilaes e crises do ambiente


Est o Homem a caminho de destruir a Terra, que, nos diz a Bblia, foi criada para que ele a dominasse? Desde 3,5 bilhes de anos a Terra vive permanentemente submetida a crises do clima e do ambiente: transgresses e regresses marinhas, vulcanismo, glaciaes, aquecimentos, desertificaes, dilvios, florestas densas, escassez ou abundncia de oxignio, de oznio ou de gs carbnico etc., piores do que aquelas pelas quais nos cremos responsveis atualmente. A Vida atravessou tudo isto! E se a Evoluo sinnimo de diversificao, poderia acontecer que a Evoluo no tivesse sido possvel no fossem os sobressaltos e oscilaes do clima e do ambiente. A Vida teria utilizado estas crises para diversificar-se e evoluir. Mas a Vida modificou e continua a modificar o ambiente e assim, tambm, o clima. A Terra , portanto, um sistema. A Terra um ser vivo superior, nos diz Lovelock (1984).

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

167

Todo desenvolvimento, por mais equilibrado que seja, acarreta uma poluio. Ambiente e desenvolvimento devem ser considerados em conjunto! A primeira grande poluio foi, sem dvida, aquela da chegada do oxignio livre na atmosfera, fruto do desenvolvimento da biomassa bacteriana e algal procaritica que, praticamente sem evoluo, acumulou-se durante dois bilhes de anos, conservada nos sedimentos primitivos ou nas rochas metamrficas. A reao foi grandiosa e os processos de formao dos eucariotas o resultado da simbiose de bactrias, explica-nos Lynn Margulis (1989). Pode-se imaginar que algumas dessas bactrias vieram se abrigar do oxignio que havia sido por elas produzido e se proteger de seus resduos (excrementos), desenvolvendo para seus ncleos um envlucro mais adequado com relao ao mundo exterior. Nesse instante preciso da evoluo, a grande revoluo biolgica se cumpriu. O desenvolvimento dos organismos eucariotas, nos quais nos inclumos, resulta, sem dvida, da poluio da atmosfera pelo oxignio. A partir dos organismos primitivos com ncleo mas ainda com reproduo assexuada, desenvolveram-se os organismos sexuados monocelulares, pluricelulares; depois os animais com esqueleto externo, com esqueleto interno, com sistema nervoso; os peixes, os rpteis, os pssaros, os mamferos; Lucy e o Cavalier Polonais, de Rembrandt, considerado como o ser mais evoludo da Criao. Tal evoluo parece ter se expandido e se acelerado a partir de um bilho de anos, quando os ciclos da tectnica global se colocaram em pleno funcionamento. Na escala dos Tempos Geolgicos (tempo de existncia da Terra), a biodinmica e a geodinmica interagem. O Vivo e o Mineral: da litosfera atmosfera e da hidrosfera biosfera, so os rgos da Terra que Lovelock (1984) considera como nicos seres vivos.

Figura 10: Repartio espacial atravs do mundo das tendncias seculares em direo umidade (+) ou em direo aridez (-) do clima, de acordo com Tardy et al. (1994).

168

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

Concluso
Viso crtica sobre as relaes de causa e efeito, elogio das mudanas de escalas de tempo e de espao
Tais so as interpretaes, quando se trata das relaes entre as oscilaes dos fatores climticos e as flutuaes dos parmetros do meio ambiente que lhe so associadas. Pode-se enganar de escala e acreditar, precipitadamente, que as oscilaes do clima se fazem sempre em modo normal: quente e mido contra frio e seco; seria esquecer que as transies entre estes dois regimes ocorrem, na maior parte do tempo, no modo j definido (Tardy, 1986) como anormal: frio e mido contra quente e seco. Pode-se supor sem muita certeza, no entanto que as flutuaes dos teores em CO2 da atmosfera apenas acompanham as oscilaes de temperatura e umidade do clima, ou sejam apenas suas conseqncias e no suas causas. Pode-se tambm crer e no seria absurdo que a enorme taxa de produo de CO2 em direo atmosfera, conseqente do atual desenvolvimento industrial, no seja a causa profunda do aumento de temperatura, da elevao do nvel do mar e do aumento da pluviosidade sobre os continentes. Contudo, provvel e j mais seguro diz-lo assim que o aumento do teor em CO2 atmosfrico por combusto estimula um aumento de temperatura e de umidade que poderiam ser apenas naturais. Finalmente, seria totalmente correto afirmar que, para os ltimos 100 anos, esses trs parmetros aumentaram juntos. Percebe-se, de um lado, que esta constatao, verificvel na escala do sculo, no era perceptvel na escala do ano. A prudncia deveria, portanto, impor-se. Em Cincia da Terra, como em outras cincias da Natureza, deve-se ter sempre em mente que, em geral, h precipitao em identificar uma causa para cada um dos fenmenos observados. Tal atitude costuma ser demasiadamente passional para o que se pensa ter descoberto. Deve-se ainda ter em mente que, a partir do momento no qual se acha que duas variveis so bem correlacionadas, a tendncia se pensar que uma explicativa de outra. s vezes ocorre o contrrio; ou, freqentemente, uma terceira varivel que explicativa das duas primeiras. Dever-se-ia, igualmente, levar frontalmente em conta o estudo dos mecanismos e das causas, o estudo dos processos, isto , dos caminhos seguidos e, enfim, o estudo dos balanos, ou seja, das quantidades colocadas em jogo. Essas trs etapas deveriam ser consideradas em vrias escalas. A Natureza apreendida a vrias escalas, de tempo e de espao! A Natureza um sistema complexo (Morin, 1982; Morin & Kern, 1993). Deve-se, na verdade, saber que uma lei estabelecida a uma dada escala pode se revelar invlida em outra escala de tempo ou de espao. A escala de tempo baliza a histria e as flutuaes somente podem ser percebidas pelas sries histricas. O fsico determina condies de experimentao, para que possa guiar suas interpretaes. O naturalista tambm usa experimentaes mas deve, para tanto, aguardar que a Natureza lhe fornea as condies, as variaes e as co-variaes que ele espera interpretar. Para bem compreender a Terra e seu meio de superfcie seria urgente criar observatrios permanentes do Ambiente.

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

169

Para bem compreender o ambiente planetrio dever-se-ia mesmo evitar as interpretaes demasiadamente antropocntricas e no crer que o andarilho que se encontra numa encruzilhada vai necessariamente seguir a mesma direo que temos a inteno de seguir. O clima de uma regio, por mais caro que nos seja, no evolui necessariamente como o clima das outras regies e nem como o clima global. O segmento ascendente de uma oscilao no deve ser visto com parcialidade como uma tendncia extrapolvel por longo tempo, pois, aps o fluxo, vem freqentemente o refluxo. A evoluo, quando constatada, no deve ser compreendida como um progresso ou como uma regresso, mas simplesmente como uma modificao de longo termo. O conceito de progresso ligado ao da evoluo no deveria entrar num procedimento cientfico. A evoluo, se ela existe realmente, conduziu e ser finalizada no Homem? Se o Homem receia no poder dominar a Terra e se ele se comporta como se tivesse a inteno de destru-la, por que, portanto, ela culminaria nele? O destino da Terra ultrapassa, talvez, o do Homem, como j ultrapassou mais de quatro bilhes de espcies nascidas e desaparecidas ao longo dos tempos geolgicos. Procuremos conhecer a Terra por ela mesma. Observemos e meamos sem descanso! Esperemos, decifrando as mudanas cclicas, em todo o espao e ao fio de todos os tempos. O remoto revela o prximo, o passado esclarece o presente e o presente pode pr-figurar o futuro. Observemos e esperemos, medindo, que a Terra nos fornea os segredos de sua oscilaes compensadas.

Notas de esclarecimento da tradutora Maria Cristina Motta de Toledo:


1 Ciclo geoqumico Conjunto de transferncias de um elemento qumico ou substncia de um reservatrio geolgico a outro, atravs dos vrios processos geolgicos, de modo a fechar um ciclo aps certo tempo, varivel. 2 Alterao Termo aqui usado no sentido de alterao intemprica, ou seja, modificaes (fsico-mecnicas ou qumicas) pelas quais os minerais constituintes das rochas passam quando expostos ao dos agentes intempricos (guas da chuva, variao de temperatura, presena de substncias orgnicas e oxignio, principalmente). O produto da alterao , num primeiro momento, a rocha alterada e, posteriormente, atravs da pedognese, o solo. Durante a alterao e a pedognese, elementos e substncias solveis podem ser transportados pelas guas de escoamento superficial ou subterrneo. 3 Argila termo genrico aqui utilizado para designar os argilominerais (minerais de composio aluminossilictica, geralmente de dimenses muito pequenas, menores que 2(m) formados pela ao da alterao intemprica sobre os minerais silicticos (principal grupo de minerais formadores de rochas). Representa uma fase residual da alterao, em oposio fase mvel, que removida com as guas de drenagem. 4 Ferro ferroso Ferro no estado reduzido, equilibrado com ambientes redutores, isto , com falta de oxignio livre.

170

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

5 Red Beds Camadas sedimentares avermelhadas pela presena de ferro no estado oxidado (ferro frrico), passveis de formao somente em ambiente oxidante, significando, portanto, a presena de oxignio livre na atmosfera na poca de sua formao. 6 Tectnica (do grego tektonikos: relativo ao arcabouo) Conjunto de deformaes causadas por movimentos, que afetam os terrenos geolgicos aps a sua formao. Terremotos, dobramentos de rochas, soerguimentos de montanhas, entre outros, so processos tectnicos. 7 Tectnica de placas Teoria que explica a dinmica terrestre com base no movimento relativo de separao e coliso das placas tectnicas, movidas a partir de correntes de convico no material slido e plstico abaixo delas. O mosaico de placas constitui a Litosfera (espessura variando de cerca de 10 a 100 km), que corresponde Crosta e poro superior do Manto Superior. 8 Rifte (do ingls rift) Vale mais ou menos profundo existente ao longo das dorsais meso-ocenicas. As dorsais correspondem a cordilheiras submarinas, que existem em todos os oceanos e so formadas nas zonas de separao de placas, onde h contnua formao de assoalho ocenico novo por vulcanismo submarino. 9 Subduco Zona de coliso de placas, onde uma placa, ocenica, mergulha sob a outra, continental. A placa que mergulha, ou seja, que sofre a subduco, termina por sofrer fuso parcial dentro do manto, tendo seu material reciclado, enquanto que a placa continental sofre deformaes (dobramentos) e soerguida, gerando cadeias de montanhas continentais; ao lado dessas cadeias montanhosas formam-se as fossas tectnicas ocenicas. Exemplo: Cadeia dos Andes e Fossa Chilena-peruana. 10 Metamorfismo Conjunto de processos geolgicos que transformam as rochas no estado slido, sob efeito do aumento de temperatura e da presso. Zonas de coliso de placas so uma das sedes destes fenmenos. 11 Gs estufa/Efeito estufa O autor utilizou, em seu original, o termo efeito de serra (effet de serre), em analogia ao comportamento sobe-e-desce da radiao solar, parcialmente aprisionada entre sucessivas reflexes na superfcie terrestre e na atmosfera (devido presena dos gases-estufa). Em portugus o termo estufa tem sido utilizado com maior freqncia. 12 Pangea Nome dado ao supercontinente formado pela unio de todas as terras emersas, que existiu h cerca de 250 milhes de anos. Significa toda a terra. O oceano nico que existiu neste perodo denominado de Panthalassa (toda a gua). 13 Istopo Duas espcies atmicas so chamadas istopos quando tm o mesmo nmero de eltrons e o mesmo nmero de prtons, mas diferem pelo nmero de nutrons. Isto resulta em mesmas propriedades qumicas mas diferentes propriedades fsicas. Assim, um istopo leve pode ser preferido a um pesado quando o peso interfere no processo considerado. Os estudos isotpicos tm se revelado de enorme utilidade na interpretao de vrios processos naturais. 14 Modo normal e modo anormal de oscilao climtica Segundo Tardy (1986), o modo normal de oscilao climtica aquele entre os climas quente-mido e frioseco, enquanto que o modo anormal entre os climas quente-seco e frio-mido.

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

171

Referncias bibliogrficas
GARRELS, R.M & MACKENZIE, F.T. Evolution of sedimentary rocks. W.W. Norton and Co., Inc., 1971. 397 p. HARRIS, S.A. & FAIRBRIDGE, R.W. Ice-age meteorology. In: R.W. Fairbridge (ed.) Encyclopedia of atmospheric science and astrogeology. Reinhold Publ. Co., 1967, p. 454-461. LEROUX, M. Interprtation mtorologique des changements climatiques observs en Afrique depuis 8000 ans. Climatic change and geomorphology in tropical environments. Roy. Acad. Overseas Sciences, Bruxelles, Belgique, Geo-Eco-Trop, v. 16, n.1-4, p. 207-258, 1994. LOVELOCK, J. La Terre est un tre vivant. Lhypothse Gaa. Paris, Le Rocher, 1984. MACKENZIE, E.F. & PIGOTT, J.D. Tectonic controls of Phanerozoic sedimentary rock cycling. London, J. Geol. Soc., 138, p. 183-196, 1981. MARGULIS, L. Lunivers bactriel. Paris, Albin Michel, 1989. 333 p. MORIN, E. Science avec conscience. Paris, Fayard, 1982. 328 p. MORIN, E. & KERN, B. Terre-Patrie. Paris, Seuil, 1993. 217 p. NKOUNKOU, R.R. Hydrogodynamique actuelle du Congo et de lAmazone. Cycle global de leau et bilan de lrosion au cours des temps phanrozoques. Strasbourg, France, 1989. Thse (doctorat), Universit Louis Pasteur. PROBST, J.L. & TARDY, Y. Global runoff fluctuations during the last 80 years in relation to world temperature change. American Journal of Science, 289, p. 267-285, 1989. PROBST, J.L. Gochimie et hydrologie de lrosion continentale. Sci. Gol. Mm., 94, 1992. 161 p. REEVES, H. Patience dans lazur. Paris, Seuil, 1981. 241 p. ___________. Malicorne. Rflexions dun observateur de la nature. Paris, Seuil, 1990. 216 p. TARDY, Y. Le cycle de leau. Climats, paloclimats et gochimie globale. Paris, Masson, 1986. 338 p. ___________. Erosion. Encyclopdia Universalis, 9, p. 615-627, 1990. ___________. Pirat: Programme interdisciplinaire de recherche de biogodynamique intertropicale priatlantique. Sci. Gol. Mm., 96, 1994, 100 p. TARDY, Y.; NKOUNKOU, R. & PROBST, J.L. The global water cycle and continental erosion during Phanerozoc time. American Journal of Science, 289, 4, p. 455-483, 1989. TARDY Y, & PROBST, J.L. Scheresse, crises climatiques et oscillations tlconnectes du climat depuis 100 ans. Scgeressem 3, p. 35-36, 1992. _______________. Scheresse et crises climatiques. Encyclopedia Universalis, Universalia, 1992, p. 167-174.

172

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

TARDY, Y.; FURLAN, J.; MORTATTI, J, & PROBST, J.L. Distribution des oscillations du climat au cours du sicle coul. Fluctuations de dbit de cinquante grands fleuves du Monde. C.R. Acad. Sci., 320, 2A, p. 945-952, 1995.

Yves Tardy professor de Geoqumica da Superfcie, Universit Louis Pasteur, Institut de Gologie (1, rue Blessig, 67084, Strasbourg - France). Traduo de Maria Cristina Motta de Toledo. O original em francs Gochimie Globale: oscillation climatiques et evolution du milieu ambiant depuis quatre milliards d'annees encontra-se disposio do leitor no IEA-USP para eventual consulta.

ESTUDOS AVANADOS 11 (30), 1997

173

You might also like