You are on page 1of 55

1 - INTRODUO

Um dos grandes desafios que a Engenharia voltada a geotcnica enfrenta, considerando a estrutura projetada, a determinao da cota de assentamento para fundaes em solos com pouca resistncia. Parmetros como estratigrafia e resistncia do solo fornecem informaes importantes para elaborao de um projeto de fundaes, porm esses dados so fornecidos geralmente no campo. Para um perfeito levantamento de dados, o estudo do solo feito em laboratrio, traz novos e indispensveis resultados. Os Engenheiros so responsveis pela durabilidade,

funcionalidade e estabilidade de suas obras. Partindo do principio que os esforos diretos ou indiretos da estrutura so descarregados em forma de reao no apoio de fundao, que por sua vez so transmitidos para o solo, Fazer o estudo do solo e da estrutura em conjunto, garantem a segurana e a vida til de uma construo. Apesar disso a maioria dos projetistas consideram essas duas partes, solo e estrutura, independentes. Onde o projetista de superestrutura preocupa-se apenas com a parte acima do terreno, e o projetista de fundaes leva em considerao apenas a carga e os parmetros do solo. A falta de combinao desses dados podem levantar dados no condizentes com a realidade. Para o caso estudado neste Trabalho, encontramos com base no laudo de sondagem (anexo 1), uma camada resistente a uma profundidade de 10m, porm de acordo com o mesmo laudo na cota de 12m existe uma camada de argila mole com baixa resistncia. Tendo em vista que construes de mdio e grande porte assentadas sobre este tipo de terreno sofrem com problemas de estabilidade oriundos de excessivos recalques e como j falado anteriormente o estudo feito em laboratrio traz informaes essenciais para um bom projeto de fundaes, houve a necessidade de encontrar parmetros de compressibilidade da o solo em questo para que se possa garantir a estabilidade da estrutura.

2 Foram feitos ensaios para caracterizar o solo e determinar os parmetros de compressibilidade. O ensaio de compresso edomtrica ou compresso confinada o mais importante, pois ele que fornece parmetros para estimar o recalque e determinar se o solo normalmente adensado, pradensado ou ainda sub-adensado (ou em processo de adensamento). O prximo captulo aborda a reviso bibliogrfica de assuntos importantes no trabalho e que serviram de base para desenvolvimento do mesmo. No captulo 3 feito um breve relato sobre procedimento para extrao da amostra, com tubo Shelby e a descrio do ensaio de adensamento unidimensional no fim com captulo. No captulo 4 so apresentados os resultados e suas devidas interpretaes. No 5 Capitulo apresentada a concluso do trabalho.

3 2 - REVISO BIBLIOGRFICA. 2.1 ANLISE OU INVESTIGAO GEOTCNICA. Para uma perfeita investigao geotcnica, a visita no local da execuo do projeto importante para conhecer a rea, assim fazer uma analise preliminar. Em seguida um estudo mais detalhado do solo deve ser feito atravs de sondagem tipo SPT, que alm de fornecer dados para classificao do solo, estratigrafia e diviso de camadas, indica sua resistncia. Com base nos parmetros encontrados na sondagem podemos determinar as provveis contas de assentamento do projeto. Para uma perfeita investigao geotcnica podemos executar outros tipos de ensaios, como: Ensaio de palheta in situ , com o objetivo de determinar a resistncia no drenada Su do solo; Ensaio de cone, piezone ou dilatmetro, a fim de definir melhor as camadas atravessadas, e estimar a histria das tenses de resistncia, adensamento, e de compressibilidade. Ensaio de permeabilidade in situ, com o intuito de determinar a poropresso atuante assim como o coeficiente de permeabilidade do material ensaiado; Ensaio com pressiometro autopenetrante, sendo este o mais completo pois possibilita a obteno de todos os parmetros necessrios ao estudo do comportamento do solo, porm pouco por ser muito caro; Campanha de retirada de amostra indeformadas, atravs de amostrador de parede fina com pisto estacionrio, a fim de se preservar ao Maximo as caractersticas naturais do solo, de modo que se realize ensaios de laboratrio para a determinao de parmetros de resistncia e de deformabilidade.

4 De todos os ensaios executados em laboratrio os mais usados para obteno de parmetros so: Ensaio de adensamento edometrico, para se obter o ndice OCR e os parmetros de compressibilidade do solo, que sero tratados mais adiante. Ensaio triaxial adensado no drenado, a fim de se obter parmetros de resistncia no drenada, resistncia em tenses efetivas e o modulo de elasticidade do solo. Dependendo do tipo de obra a tabela abaixo mostra perfeitamente a necessidade de combinar dados obtidos em campo com os de laboratrio, combinao esta que fornece subsdios para uma perfeita elaborao de um projeto aumentando assim a margem de segurana.
Tipo de Ensaio Laboratrio Vantagem Condies de contorno bem definidas; Condies de drenagem controlada; Trajetria de tenses conhecidas durante o ensaio; Natureza do solo identificvel. Desvantagem Amolgamento em solos argilosos; Pouca representividade do volume ensaiado; Em condies analgicas , em geral, mais caro que ensaio de campo. Condies de contorno mal definidas (exceo: Solo ensaiado em seu ambiente natural; Medidas continuas com a Campo profundidade (CPT , piezocone); Ensaio maior volume de solo; Geralmente mais rpido que ensaio de laboratrio. pressiometro auto cravante); Condies de drenagem desconhecidas; Grau de amologamento desconhecido; Modos de deformao e ruptura diferentes da obra; Natureza do solo no identificada (exceo: SPT). Tabela 1: Vantagens e desvantagens de ensaios de laboratrio e de campo aplicados a argila mole (Almeida, 1996).

5 2.2 COMPRESSIBILIDADE

O solo um sistema composto de gros slidos e vazios, os quais podem estar preenchidos por gua e/ou ar. Quando se executa uma obra de engenharia, impe-se no solo uma variao no estado de tenso que acarreta em deformaes. A natureza das deformaes pode ser subdividida em 3 categorias: deformaes elsticas, plsticas ou viscosas. As deformaes elsticas esto associadas a variaes volumtricas totalmente recuperadas aps a remoo do carregamento. Estas deformaes causam em geral pequenas variaes no ndice de vazios. As deformaes plsticas so aquelas que induzem a variaes volumtricas permanentes; isto , aps o descarregamento o solo no recupera seu ndice de vazios inicial. J as deformaes viscosas, tambm denominadas fluncia, so quelas associadas a variaes volumtricas sob estado de tenses constante. Essas deformaes se devem a: deformao dos gros individuais; compresso da gua presente nos vazios (solo saturado); variao do volume de vazios, devido ao deslocamento relativo entre partculas. Considerando as faixas de tenses aplicadas pelas obras civis razovel desprezar as parcelas relativas a compresso do gro individual e da gua. Assim sendo, as deformaes no solo ocorrem basicamente pela variao de volume dos vazios. Somente para casos em que os nveis de tenso so muito elevados, a deformao total do solo pode ser acrescida da variao de volume dos gros. Define-se como Compressibilidade a relao entre a magnitude das deformaes e a variao no estado de tenses imposta. No caso de solos, estas deformaes podem ser estabelecidas atravs de variaes volumtricas ou em termos de variaes no ndice de vazios.

6 Dependendo da forma adotada, a compressibilidade do solo fica ento definida a partir de diferentes parmetros conhecidos como: mdulo confinado (D), coeficiente de variao volumtrica (mv), coeficiente de compressibilidade (av) e ndices de compressibilidade (Cc, Cr,Cs).

2.2.1 ENSAIO DE COMPRESSO EDOMTRICA O ensaio de compresso edomtrica utilizado no estudo das deformaes volumtricas de amostra de solo confinadas lateralmente. O ensaio consiste em submeter a um esforo de compresso, a amostra de solo contida dentro de um molde que impede deformaes laterais. Desta forma, o ensaio simula em propores reduzidas, o comportamento do solo quando submetido a esforos de compresso pela ao do peso de uma nova estrutura com a edificao aqui estudada. importante lembrar que mesmo com carregamento atuante em pequenas reas, exemplo as sapatas, e com as deformaes laterais desprezveis, o ensaio de compresso edomtrica utilizado, pois conduz a valores representativos no muito distantes da realidade. O prximo capitulo ir descrever detalhadamente como realizado o ensaio, onde a amostra colocada em um anel rgido de ao e o conjunto ajustado na clula de compresso edomtrica com duas pedras porosas, uma acima e outra abaixo, para permitir a drenagem da gua. A clula de compresso edomtrica colocada em uma prensa, para a aplicao de cargas axiais de compresso atravs de uma placa de distribuio rgida que serve para uniformizar as presses. O carregamento feito por etapas sendo que cada estgio do carregamento se inicia depois de cessados praticamente todos os recalques do carregamento anterior. Normalmente a carga e dobrada entre um estgio e outro, e para cada carga aplicada faz-se o registro de deformao em vrios

7 intervalos de tempo este registro ser utilizado na plotagem de grficos que serviro de base para a obteno da tenso de pr-adensamento, parmetros de compressibilidade e de adensamento do solo.

2.2.2 TENSO EFETIVA DE PR-ADENSAMENTO

Como os solos possuem um comportamento no-elstico, eles apresentam uma espcie de memria de carga. Quando um solo sofre um processo de carga-descarga, seu comportamento posterior fica marcado at este nvel. A utilizao da escala logartmica para a tenso vertical efetiva prende-se ao fato de que, desta forma, a curva tenso x ndice de vazios tpica dos solos apresenta dois trechos os aproximadamente retos e uma curva suave que os une. A tenso na qual se d a mudana de comportamento uma indicao da mxima tenso vertical efetiva que aquela amostra j sofreu no passado. Esta tenso tem um papel muito importante em Mecnica dos Solos, pois divide dois comportamentos tenso-deformao bem distintos, sendo denominada de tenso ou presso de pr-adensamento do solo (vm = a). Sua determinao muito importante para o clculo de recalques. O recalque de uma estrutura geralmente tolervel, se o acrscimo de tenso devido estrutura, mais a tenso efetiva inicial, no a ultrapassar. A determinao da tenso de pr-adensamento pode ser feita por um dos processos a seguir descritos: Processo de Casagrande e Processo de Pacheco Silva. 2.2.3 - PROCESSO DE CASAGRANDE Para a determinao de vm, segue-se os seguintes passos: Obter na curva ndice de vazios x logaritmo da tenso efetiva o ponto de maior curvatura ou menor raio (R);

8 Traar uma tangente (t) e uma horizontal (h) por R; Determine e trace a bissetriz do ngulo formado entre (h) e (t); A abscissa do ponto de interseco, da bissetriz com o prolongamento da reta virgem corresponde presso de pradensamento.

Figura 1 - Determinao da presso de pr-adensamento pelo processo de Casagrande.

2.2.4 PROCESSO DE PACHECO SILVA.

Para a determinao de vm, segue-se os seguintes passos: Traar uma horizontal passando pela ordenada

correspondente ao ndice de vazios inicial; Prolongar a reta virgem e determinar seu ponto de interseco (p) com a reta definida no item anterior; Traar uma reta vertical por (P) at interceptar a curva ndice de vazios x logaritmo da tenso efetiva (ponto Q); Traar uma horizontal por (Q) at interceptar o prolongamento da reta virgem (R). A abscissa correspondente ao ponto (R) define a presso de pr-adensamento.

Figura 2 - Determinao da presso de pr-adensamento pelo processo de Pacheco Silva.

Uma vez estabelecida a presso de pr-adensamento possvel definir o ndice de pr-adensamento ou Over Consolidation Ratio (OCR):

Onde vo a tenso efetiva que age na atualidade sobre o ponto do qual foi retirada a amostra, podem-se ter trs situaes distintas (Figura 3) Solos Normalmente Adensados A primeira das situaes ocorre, quando a tenso ocasionada pelo solo sobrejacente (v0) ao local onde foi retirada a amostra igual tenso de pr-adensamento (vm). Neste caso, diz-se que o solo normalmente adensado (NA), isto , a mxima tenso que o solo j suportou no passado corresponde ao peso atual do solo sobrejacente (Figura 3 (a)).

10 Portanto o valor do ndice de pr-adensamento (OCR) aproximadamente igual a 1,0.Solos Pr-Adensados A segunda situao corresponde ao caso em que a tenso efetiva atual menor que a tenso de pr-adensamento, isto , o peso atual de solo sobrejacente menor que o mximo j suportado (Figura 3 (b)). Neste caso, diz-se que a argila pr-adensada (PA) e o OCR > 1,0. Qualquer acrscimo de carga, sobre este solo, de modo que v0 + v < vm implica recalques insignificantes, pois estamos no trecho quase horizontal da curva ndice de vazios x logaritmo da tenso efetiva. Muitos fatores podem tornar um solo pr-adensado, destacandose a eroso, que com a retirada de solo, diminui a tenso que age atualmente, bem como escavaes artificiais ou o degelo. A variao do nvel dgua uma das causas freqentes do pradensamento, pois, se o nvel dgua sofrer uma elevao no interior do terreno, as tenses efetivas sero aliviadas, ocasionando o pr-adensamento. Outra causa importante o ressecamento devido a variaes de nvel dgua prximo a superfcie de um depsito de argila normalmente adensada, que provoca o aparecimento de uma crosta pr-adensada. A lixiviao que o fenmeno de precipitao de elementos qumicos solveis, como compostos de slica, alumina e carbonatos pode ocorrer nos solos, nas camadas superiores devido a chuva. Tais elementos, se precipitados nas camadas inferiores, podem provocar a cimentao entre os gros, fenmeno este utilizado por Vargas (1977) para interpretar a formao e as tenses de pr-adensamento em argilas porosas de So Paulo e da regio centro-sul do Brasil. Segundo o mesmo autor, o fenmeno do pr-adensamento no se restringe aos solos sedimentares. Os solos residuais tambm podem apresentar um pradensamento virtual, relacionado com ligaes intergranulares provenientes do intemperismo da rocha.

11 Solos em Adensamento Por ltimo, temos o caso em que v0 > vm, isto , a argila ainda no terminou de adensar, sob efeito de seu prprio peso (Figura 3 (c)).

Figura 3 - Condies de adensamento das argilas.

2.3 RECALQUES Recalques so deslocamentos verticais que todas as fundaes apresentam. Em geral, deve-se classificar os recalques de fundaes diretas em recalque imediato (elstico), recalque por adensamento, e compresso secundria (creep). H = Hi + Ha + Hcs Onde: Hi = recalque imediato ou recalque elstico resultante da distoro do solo a volume constante, presente em todos os materiais; Ha = recalque por adensamento resultante da dissipao do excesso de presso neutra, tpico de solos argilosos saturados (recalques ocorrem ao longo do tempo);

12 Hcs = recalque secundrio evolui com o tempo, porm a tenses efetivas constantes (aps a dissipao das presses neutras); A magnitude dos recalques depende da magnitude das tenses no geostticas (tenses resultantes de carregamento externo) desenvolvidas no solo e das propriedades dos solos atingidos pelo acrscimo () destas tenses. Para o clculo das tenses no geostticas e dos recalques imediatos utiliza-se teoria da elasticidade. O clculo dos recalques por adensamento feito com base na teoria do adensamento. O clculo dos recalques secundrios feito com base em mtodos empricos. Recalques em solos granulares so predominantemente imediatos. Como para a utilizao da teoria da elasticidade necessrio o conhecimento das propriedades elsticas dos materiais e estes solos so difceis de serem amostrados e ensaiados em laboratrio, emprega-se na prtica uma srie de mtodos empricos e semi-empricos. O mtodo mais utilizado para a previso de recalques em solos granulares a extrapolao de resultados de ensaios SPT. Os mtodos mais conhecidos so o de Terzaghi e Peck (1945), Meyerhof (1965), SPT-Estatstico de Burland, Broms e de Mello (1977), SPT-Estatstico de Schultze e Sherif (1973) e extrapolao de provas de cargas - Bazarra (1967). O recalque total em solos argilosos ser a soma do recalque imediato, recalque por adensamento e recalque secundrio ou secular. Quando ocorrem carregamentos do tipo rpido (no drenado) em solos argilosos saturados, utiliza-se a teoria da elasticidade para a previso de recalques imediatos da camada.

13 O recalque vertical imediato de uma camada submetida a um carregamento superficial Q (tenso) pode ser obtido atravs da expresso:

Onde: Hi = recalque vertical imediato Cd = fator de forma e rigidez B = dimetro ou largura da rea carregada = coeficiente de Poisson E = mdulo de elasticidade do solo

2.3.1 RECALQUES POR ADENSAMENTO O clculo de recalques de muita importncia em obras como aterros rodovirios, fundaes diretas, pistas de aeroportos, barragens, etc. Embora o problema maior esteja nos recalques diferenciais, pois so estes que provocam o aparecimento de fissuras e falhas, no h meios de avali-los previamente. Entretanto, a experincia geotcnica tem demonstrado que os danos s estruturas, devido a tais recalques, esto associados magnitude do recalque total. Na realidade, o recalque final que uma estrutura sofrer ser composto de outras parcelas, como, por exemplo, o recalque imediato ou elstico, estudado na Teoria da Elasticidade. Como no existe uma relao tenso-deformao capaz de englobar todas as particularidades e complexidades do comportamento real do solo, as parcelas de recalque de um solo so estudadas separadamente. Nesta seo, se estudar o clculo do recalque total que um solo sofrer no campo, que se processam no decorrer do tempo, e que se deve a uma expulso de gua dos vazios do solo a partir de dados obtidos do ensaio de adensamento. Para o clculo do recalque total (H) que uma camada de solo compressvel de espessura H passou por uma variao do ndice de vazios (e) considerando o esquema da figura 4.

14

Figura 4 - Elemento de solo submetido adensamento.

Admitindo que a compresso seja unidirecional e que os slidos sejam incompressveis, tem-se: V = V0 - Vf = Vv0 - Vvf porm, e0 = Vv0 / Vs e ef = Vvf / Vs V = e0 . Vs - ef . Vs = (e0 - ef ) . Vs = e . Vs como a compresso s se d na direo vertical, a rea (A) da amostra de solo permanece constante: A. H = e. A. Hs H = e. Hs Contudo, e0 = Vv0 /Vs = (V - Vs)/Vs = (A . H - A . Hs)/(A . Hs) = (H - Hs)/Hs Hs = H / (1 + e0 ) Assim:

H = deformao ou recalque H = espessura da camada compressvel e = variao do ndice de vazios e0 = ndice de vazios inicial

15 2.4 - PROCESSO DE ADENSAMENTO - SOLOS FINOS SATURADOS. A compressibilidade dos solos advm da grande porcentagem de vazios (e = Vv/Vs) em seu interior, pois para os nveis de tenso encontrados usualmente nos trabalhos de engenharia no so capazes de causar variao de volume significativa nas partculas slidas. Sem erro considervel, pode-se dizer que a variao de volume do solo inteiramente resultante da variao de volume dos vazios. Redues de volume ocorrem com a alterao da estrutura medida que esta suporta maiores cargas: quebram-se ligaes interpartculas e h distores. Disto resulta um menor ndice de vazios e uma estrutura mais densa. Uma forma conveniente de estudar o fenmeno atravs da analogia mecnica sugerida por TERZAGHI (1943). 2.4.1 - MODELO MECNICO DE TERZAGHI O modelo compe-se basicamente de um pisto com uma mola provido de uma sada (Figura 5). Inicialmente (antes de t = 0), o sistema encontra-se em equilbrio. No tempo inicial, h um incremento de presso externa instantnea (P) que provoca um aumento idntico de presso na gua. Como no houve tempo para o escoamento da gua (variao de volume), a mola no sofre compresso e, portanto, no suporta carga. H, a partir da, processo de variao de volume com o tempo, pela sada da gua, e, simultaneamente, ocorre dissipao da presso do lquido. Gradativamente, aumenta a tenso na mola e diminui a presso da gua at atingir-se a condio final da Figura 5 (e). Uma vez que a presso externa est equilibrada pela presso da mola, no h mais compresso e o adensamento est completo. Este modelo guarda a seguinte analogia com os solos reais: a mola representa o esqueleto mineral e a tenso que ela suporta denominada de tenso efetiva; a gua representa o lquido no interior dos poros ou vazios do solo e sua presso dita poro-presso ou presso neutra; a presso externa ser sempre equilibrada pela poro-presso e/ou pela tenso efetiva. A diferena fundamental de comportamento que os solos continuam apresentando alguma variao de volume, mesmo aps o final do

16 que se denomina adensamento primrio (e que corresponde analogia de Terzaghi). H sada de gua mesmo com poro-presso praticamente nula (compresso secundria). Algumas observaes, obtidas a partir do modelo, que so importantes: A diferena de altura entre o inicio e o final do fenmeno (h0 - hf) depende da rigidez da mola e seu comprimento e do incremento de tenso vertical (P); O tempo para atingir-se a condio final, isto , de (u = 0), varia com a abertura da vlvula de sada de gua.

17

Figura 5 - Analogia hidromecnica para ilustrar a distribuio de cargas no adensamento. (a) exemplo fsico; (b) analogia hidromecnica; estado inicial; (c) carga aplicada com a vlvula fechada; (d) o pisto desce e a gua comea a escapar; (e) equilbrio sem mais sada de gua; (f) transferncia gradual de carga.

Nos solos, o fenmeno comporta-se de modo similar: O recalque total depende da rigidez da estrutura do solo, da espessura da camada e do incremento de carga vertical;

O tempo de dissipao da presso neutra depende da permeabilidade do solo e das condies de drenagem que h nos contornos da camada.

a interveno do homem nestes fatores, com seu conhecimento prvio, que conduz s diversas solues construtivas. A Figura 6 representa, qualitativamente, as variaes de tenses e de volume que se processam ao longo do fenmeno de adensamento. Portanto, o processo de adensamento corresponde a uma transferncia gradual do acrscimo de presso neutra (provocado por um carregamento efetivo) para tenso efetiva. Tal transferncia se d ao longo do tempo, e envolve um fluxo de gua com correspondente reduo de volume do solo

18

Figura 6 - Variaes de tenses e de volume durante o adensamento.

2.4.2 - TEORIA DE ADENSAMENTO DE TERZAGHI

O estudo terico do adensamento permite obter uma avaliao da dissipao das sobre presses hidrostticas (excesso de presso neutra gerada pelo carregamento) e, conseqentemente, da variao de volume ao longo do tempo, a que um elemento, de solo estar sujeito, dentro de uma camada compressvel. Tal estudo foi inicialmente realizado por Terzaghi, para o caso de compresso unidirecional, e constitui a base pioneira, para afirmao da Mecnica dos Solos como cincia. A partir dos princpios da Hidrulica, Terzaghi elaborou a sua teoria, tendo, entretanto, que fazer algumas simplificaes, para o modelo de solo utilizado. As hipteses bsicas de Terzaghi so: solo homogneo e saturado;

19 partculas slidas e a gua contida nos vazios do solo so incompressveis; compresso (deformao) e drenagem unidimensionais (vertical); propriedades do solo permanecem constante ( k, mv, Cv); validade da lei de Darcy ( v = k . i ); h linearidade entre a variao do ndice de vazios e as tenses aplicadas. Ao admitir escoamento unidirecional de gua, algumas

imprecises aparecem, quando se tem o caso real de compresso tridimensional, entretanto, a hiptese condicionante de toda a teoria a que prescreve a relao linear entre o ndice de vazios e a variao de presses. Admitir tal hiptese significa admitir que toda variao volumtrica se deva, expulso de gua dos vazios, e que seafasta em muitos casos da realidade, pois ocorrem juntamente com o adensamento, deformaes elsticas e outras, sob tenses constantes, porm crescentes com o tempo (Creep). As demais hipteses podem facilmente ser reproduzidas em laboratrio ou se aproximam da realidade. A Figura 7 a seguir mostra um perfil de solo muito comum: uma camada de solo saturado compressvel intercalada entre outras camadas pouco compressveis. O carregamento que foi imposto do tipo unidimensional, isto , no h distoro lateral do solo. Esta forma de solicitao ocorre quando a largura do carregamento muito maior do que a espessura da camada, por exemplo, em aterros de aeroportos, alguns aterros rodovirios, tanques de combustvel, aterros industriais, etc. Na mesma figura (item b) mostra um elemento de solo da camada na qual o incremento de carga aplicada foi P. Analisando a presso neutra (u) dentro da camada, observa-se que ela ser zero (ou igual a um valor hidrosttico inicial constante, dependente do lenol fretico na areia) no contato superior. A areia possui uma

20 permeabilidade muito alta em relao argila e fornece uma condio de drenagem livre, portanto.

Figura 7 -(a) camada de solo compressvel submetida a um incremento de tenso; (b) elemento de solo da camada.

A gua expulsa dos vazios do solo com uma velocidade: v = k. i Onde o gradiente hidrulico expresso por: i = dh/dz Para o caso em estudo, a gradiente varivel em funo da profundidade (z) e do tempo (t), Portanto temos: i = - h/z Como a carga hidrulica pode ser substituda pela poro-presso dividida pelo peso especfico da gua (h = u/ w), temos:

A velocidade tambm varia com a profundidade (z), portanto, temos:

21

Por outro lado, a variao de velocidade ao longo de (z) depende da variao de volume que ocorre nos elementos de solo. Portanto, a variao de volume depende do tempo, dado pela expresso:

Uma vez que a variao de volume unitria (V/V) funo da variao da tenso efetiva, e a variao da tenso efetiva proporcional dissipao do poro-presso, temos:

O coeficiente (mv) definido nas expresses anteriores determinado experimentalmente e denomina-se coeficiente de variao volumtrica (ou deformao volumtrica). Quanto maior esse coeficiente, maior ser a variao de volume unitrio do solo para certo incremento de tenso efetiva. O coeficiente de variao volumtrica o inverso do mdulo de elasticidade (mv = 1/E). Como o fluxo no elemento de solo unidimensional (por definio do carregamento), toda a variao de volume se dar na dimenso de z. Haver uma variao da velocidade originada pelo aumento de vazo, isto , h uma diferena entre o volume que sai e o que entra no elemento de solo, devido prpria variao de volume do elemento (solo saturado). Com isso poderemos escrever:

22

COEFICIENTE DE ADENSAMENTO Esse coeficiente representa as caractersticas de

compressibilidade do solo e pela teoria do adensamento considerado constante durante o processo, ele um parmetro que depende da permeabilidade e da compressibilidade do solo, pois conforme se aumenta a carga sobre um determinado solo argiloso h uma diminuio de seu ndice de vazios, portanto fica mais denso, diminuindo conseqentemente a sua permeabilidade. Geralmente o coeficiente de adensamento e encontrado na literatura e em projetos em m2/ano, simplesmente para facilitar sua aplicao na geotecnia, mas os resultados de laboratrio geralmente so expressos em cm2 /s. Conhecendo-se a curva de adensamento, e de posse dos parmetros obtidos atravs dos mtodos grficos descritos a seguir. Calcula-se o Cv para cada estagio de carregamento atravs da equao: Cv = (Tv x Hd2) / t Onde: Cv = Coeficiente de adensamento Hd = altura mdia do corpo de prova, que corresponde a altura do a 50% do adensamento. T = tempo decorrido (seg) Tv = fator tempo COEFICIENTE DE PERMEABILIDADE O coeficiente de permeabilidade pode ser definido como ndice da maior ou menor dificuldade que o solo opes percolao dgua atravs de seus poros, isto , mede a permeabilidade do solo. Quando menores forem

23 os vazios do solo e conseqentemente menores as partculas menores sero os coeficientes de permeabilidade. O coeficiente de permeabilidade dado pela expresso: K= Cv x W x mv Onde: K= coeficiente de permeabilidade. Cv = coeficiente de adensamento; mv = coeficiente de variao volumtrica;

W = massa especifica da gua considerada igual a 1 g/cm3.


2.5 FASES DE ADENSAMENTO Quando uma argila saturada submetida a uma presso de consolidao constante, observam-se trs classes de deformaes atuando simultaneamente: Compresso imediata, que se d pela expulso do ar nos vazios das argilas parcialmente saturadas e deformaes cisalhantes sob o volume constante; Compresso primaria, que ocorre pela dissipao da poro presso , sendo diferido no tempo; Compresso secundaria, ocorre pelo ajuste da estrutura do solo, assim como a compresso primaria diferido no tempo, e pode ser considerada como um fenmeno de Creep. A magnitude do fenmeno varia em funo do tipo de solo sendo que em alguns casos representa importante parcela de contribuio para acompresso total. 2.5.1 COMPRESSO IMEDIATA Normalmente, a deformao resultante da compresso imediata em argilas saturadas muito pouco expressiva quando com a resultante da compresso primaria, mas em argilas parcialmente saturadas essa parcelas

24 passa a ter grande importncia de modo se no for considerada, pode levar a erros significativos no calculo das deformaes totais. Geralmente este fenmeno no considerado como parte da diviso do fenmeno de consolidao em argilas, mas conforme dito acima, um fenmeno que em alguns casos deve ser considerado pois representa parcela significativa na compresso total. 2.5.2 COMPRESSO PRIMARIA Todos os materiais oferecem resistncia a uma mudana nas condies de equilbrio existentes. No estudo da resistncia doa materiais, esta definida como a inclinao da curva causa-efeito. Com base nesta definio, o principio clssico de resistncia foi ento aplicado com o propsito de se obter significativas caractersticas de deformao dos solos utilizando o modulo ou tangente M. A tangente curva tenso deformao foi considerada um meio pratico de medida das caractersticas de deformao dos solos, sendo: M = d / d Onde: M= Modulo resistente (resistncia de deformao); = Tenso (em uma dada direo) = Deformao ( na mesma direo). 2.5.3 COMPRESSO SECUNDARIA A compresso secundaria responsvel pelo aumento da resistncia do solo, quando submetido a uma tenso vertical constante, causando assim um pr - adensamento aparente. Conforme dito a compresso primaria se d pela dissipao do excesso de poro presso. Assim, termina a dissipao, cessam tambm as

25 deformaes. Matematicamente o fenmeno de adensamento tem durao infinita, ou seja, sempre haver excesso de poro presso para dissipar, mas quando se compara a curva terica com a curva experimental, observa-se que as deformaes que ocorrem, ,mesmo aps o excesso de poro presso ter-se tornado praticamente nulo, so excessivas para serem atribudas apenas ao crescimento de tenso efetiva dissipao de excesso neutra remanescente. Por praticidade muitos autores dividem o fenmeno de

adensamento em duas partes: compresso primaria que ocorre enquanto o excesso de poro presso est sendo dissipado e diferido no tempo de acordo com a teoria de Terzaghi; e a compresso secundaria que definida como o decrescimento de volumes que continua com o tempo mesmo aps a dissipao de praticamente todo o excesso depresso neutra. Esta diviso do fenmeno existe apenas para facilitar a compresso do mesmo, haja vista que tanto a compresso primaria quanto a secundaria devam acorrer simultaneamente e fazer de um fenmeno mais complexo que o idealizado por Terzaghi. Observaes experimentais indicam que a compresso secundaria um fenmeno bastante expressivo em argilas muito plsticas e solos muitos orgnicos, sendo que nos demais tipos de solos muito pouco expressivo. 2.6 DETERMINAO DO COEFICIENTE DE ADENSAMENTO (CV) A PARTIR DE ENSAIOS DE ENDOMTRICOS. A determinao correta do coeficiente de adensamento o fator mais importante e mais difcil para utilizao da teoria do adensamento. A dificuldade existe pois no processo de adensamento existem dois fenmenos que no so previstos pela teoria. Esses fenmenos so justamente a compresso imediata e adensamento secundrio. Para vencer esse obstculo, foram criados vrios mtodos para estimar os ndices de vazios correspondentes ao inicio e ao fim do adensamento primrio, entre eles destacam se o mtodo de Casagrande ou

26 Log t , e o mtodo de Taylor ou t, ambos obtidos a partir do ajustamento de curvas de ensaio teoria do adensamento.

2.6.1 TEORIA DE CASAGRANDE OU LOG t Para cada incremento de carga escolhida, desenhar a curva de adensamento, marcando seno eixo das ordenadas a altura do corpo de prova e no eixo das abscissas o logaritmo do tempo; Determinar o ponto correspondente a 100% do adensamento primrio pela interseco das retas tangentes aos ramos da curva que definem as compresses primria e secundria.Transportar o ponto encontrado para o eixo das abscissas, obtendo-se a altura H100; Para determinar o ponto correspondente a 0% do adensamento primrio, selecionar duas alturas do corpo de prova (H1 e H2) correspondentes respectivamente aos tempos (t1 e t2), cuja relao t2 /t1 seja igual a 4. A altura do corpo de prova correspondente a 0% de adensamento primrio, calculada por: H0 = H1 + (H1 - H2); A altura do corpo de prova, correspondente a 50% do adensamento primrio, obtida pela expresso: H50 = (H0 - H100)/2; Calcular o coeficiente de adensamento pela expresso: Cv = (T50 . Hd2)/ t50 = (0,197 . (0,5 . H50)2 )/ t50 Onde: Cv = coeficiente de adensamento, em cm2 /s. H50 = altura do corpo de prova correspondente a 50% do adensamento primrio, em cm. t50 = tempo correspondente ocorrncia de 50% do adensamento primrio, em s.

27

Figura 8 - Curva de altura do corpo de prova, em funo do logaritmo do tempo, para clculo do coeficiente de adensamento pelo processo de Casagrande.

2.6.2 - PROCESSO DE TAYLOR Para cada incremento de carga escolhido, desenhar a curva de adensamento, marcando-se no eixo das ordenadas altura do corpo de prova e no eixo das abscissas a raiz quadrada do tempo; Determinar o ponto correspondente a 0% do adensamento primrio, prolongando-se a reta definida pelos pontos iniciais da curva de adensamento at o eixo das ordenadas; Traar por esse ponto uma linha reta com coeficiente angular igual a 1,15 vezes o coeficiente angular da reta obtida no item anterior. A

28 interseco desta reta com a curva de adensamento primrio, cujas coordenadas so respectivamente t90 e H90; A altura do corpo de prova, correspondente a 50% do adensamento primrio, obtida pela expresso: H50 = H0 - 5/9 (H0 - H90); Calcular o coeficiente de adensamento pela expresso: Cv = (T90 . Hd2 )/ t90 = (0,848 . (0,5 . H50)2 )/ t90 Os valores obtidos para o coeficiente de consolidao (Cv) por mtodos correntes de ensaios de laboratrio, muitas vezes, so imprecisos e ocorre uma grande disperso. Devido a isto, os engenheiros geotcnicos tm procurado solues mais confiveis, como os ensaios in situ, que evitam a perturbao da amostragem, do transporte e da preparao do corpo de prova, o que impossvel no caso de amostras destinadas a ensaios de laboratrio. Entretanto, perde-se o controle das condies de tenso, deformao e drenagem, bem conhecida nos ensaios de laboratrio mas impossveis de serem controladas integralmente no campo. Entre os mtodos in situ, podem sercitados o do piezocne, o de Asaoka e o mtodo combinado atravs de permeabilidade in situ e compressibilidade de laboratrio Pelo grfico da abaixo pode-se notar que qualquer acrscimo de tenses far que a argila normalmente adensada recalque, ao longo da reta virgem.

Figura 9 - Curva altura do corpo de prova, em funo da raiz quadrada do tempo, para o clculo do coeficiente de adensamento pelo processo de Taylor.

29 3 ESTUDO DE CASO 3.1 DESCRIO DO PROBLEMA Como j falado anteriormente, de acordo com o laudo de sondagem, foi encontrada um camada resistente a 10m de profundidade, com base no projeto estrutural da edificao possvel determinar que a cota resistente suporta a estrutura, porm abaixo desta cota encontramos uma camada de argila com pouca resistncia. A fim de garantir a estabilidade da estrutura houve a necessidade de realizar ensaios para determinar a grandeza do recalque que a estrutura ir sofre, para uma possvel reavaliao de projeto ou uma mudana de cota de assentamento. Tendo em vista solucionar o problema encontrado foram realizados ensaios de campo e de laboratrio, que forneceram dados para uma reavaliao de projeto. 3.2 ENSAIO DE CAMPO REALIZADO Em campo foi realizado o ensaio de prospeco geotcnica do tipo SPT (Standard Penetration Test), que o ensaio mais executado no Brasil e na maioria dos pases do mundo. Isto ocorre pelo fato de ser um ensaio relativamente simples que conjuga uma sondagem de simples reconhecimento das camadas atravessadas e do nvel dgua, com uma medida de resistncia dinmica pela cravao de um amostrador padro. Em outras palavras, atravs deste ensaio, pode-se conhecer o nvel dgua, a estratigrafia do terreno, os tipos de solos das varias camadas, a consistncia ou compacidade (resistncia) do material.

30 3.3 COLETA DA AMOSTRA INDEFORMADA A amostra indeformada foi coletada de um ponto escolhido previamente no projeto arquitetnico. Como o intuito do trabalho e determinar a grandeza do recalque que a estrutura ir sofre, o ponto escolhido foi a torre de elevadores, pois ser a rea que mais receber carga, assim o ponto que mais sofrer deslocamento vertical. A coleta da amostra foi feita com um tubo tipo Shelby com dimetro externo de 150mm e comprimento de 80 cm (FIGURA 10). Devido grande profundidade, 12 metros, a cravao do tudo Shelby foi feita em trs etapas: 1 Etapa. Foi usado um trepano com dimetro inferior ao dimetro externo do Shelby, porm ao chegar camada resistente no foi possvel continuar a perfurao. Posteriormente foi usado um equipamento com trs laminas (FIGURA 10) e dimetro superior ao externo do Shelby com alcanou a cota desejada, que era de 12 metros de profundidade.

Figura 10 Tubo Shelby e lana com trs laminas.

31 2 Etapa. Chegando cota desejada, foi feita uma limpeza com lavagem(FIGURA 11), a fim de garantir a qualidade da amostra. Usando o mesmo equipamento de uma sondagem normal, acoplamos o tubo Shelby, o conjunto foi levado at a cota de coleta e cravado. (FIGURA 12).

Figura 11 Lavagem para cravao do tubo Shelby

Figura 12 Conjunto com Shelby cravados na cota de 12 metros.

32 A cravao foi feita de forma homognea e com velocidade quase que constante, mesmo o amostrador tendo 80 cm de comprimento, foi cravado apenas 50 cm, evitando assim que a amostra se comprimisse no interior, deixando assim de ser indeformada. Depois de aproximadamente uma hora o conjunto foi retirado do furo, em seguida o Shelby era desacoplado do conjunto. Em seguida o mesmo foi limpo, desejando deixar a amostra com as mesmas propriedades de campo, o tudo Shelby foi devidamente selado com parafina e gaze, para que o mesmo no perdesse umidade (FIGURA 13).

Figura 13 Shelby lacrado com parafina e gaze.

Depois de lacrado a amostra foi levada para o laboratrio de solos da Universidade da Amaznia UNAMA , mantido e armazenado na posio de coleta, vertical at o inicio do ensaio de adensamento. 3.4 EXECUO DO ENSAIO DE ADENSAMENTO UNIDIMENSIONAL 3.4.1 EQUIPAMENTOS O ensaio de adensamento realizado com os seguintes equipamentos: Prensa de adensamento (FIGURA 14); Clula de adensamento e anel fixo ;

33 Extrator de amostra indeformada; Extensmetro sensvel a 0,001 cm; Paquimetro; Rgua de metal; Esptula; Cronmetro; Cpsula de porcelana; Balana de preciso; Estufa

Figura 14 - Prensa de adensamento

3.4.2 PREPARAO DAS AMOSTRAS Como j falado anteriormente a amostra foi trazida do campo para o laboratrio de Solos da Unama e mantida em uma cmara mida at o momento da execuo do ensaio. Mantida lacrada no tubo Shelby (FIGURA 15) a amostra foi colocada no extrator. O procedimento de retirada da amostra e feito atravs e uma manivela que empurra o solo at uma superfcie de vidro (FIGURA 16),

34 com o anel tentamos moldar a amostra para posterior retirada do excesso com uma corda de violo.

Figura 15 Tubo Shelby lacrado no Laboratrio de Solos da Unama.

Figura 16 Solo sendo empurrado para uma superfcie de vidro.

35 Com o corpo de prova moldado no anel (FIGURA 17), colocado o conjunto na balana e pesado, que posteriormente montado na clula de adensamento (FIGURA 18) e realizado o ensaio.

Figura 17 Amostra moldada no anel

Figura 18 Conjunto montado na clula de adensamento.

3.4.3 PROCEDIMENTOS DO ENSAIO Uma vez a clula na prensa de adensamento (FIGURA 19), centralizada no ponto que h transferncia de carga inicia-se o ensaio.

36 Com cuidado para no haver deformao na amostra e estabelecido contato entre o ponto de transmisso de carga e a clula de adensamento. ajustada a clula de adensamento ao dispositivo de medio (extensmetro), onde o mesmo zerado. A amostra deve manter seu nvel de saturada, ou seja, colocado gua na clula de adensamento (FIGURA 20). Aplica-se uma carga inicial de 50g, que serve para estabilizar a amostra, em seguida aplicam-se cargas no corpo de prova. As cargas aplicadas foram de: 5Kpa, 10Kpa, 20Kpa, 40Kpa, 80Kpa, 160Kpa, 320Kpa, 640Kpa, sendo que para ultima carga foi usada 25600g (FIGURA 21). A prensa de adensamento possui uma alavanca, nela que so colocadas as cargas, como h uma distancia entre o ponto central e o ponto onde so colocadas as cargas temos que considerar o momento criado, no caso da prensa do laboratrio da Unama multiplicamos as cargas por 10(dez). Para efeito de calculo considera-se a presso atuante na amostra, para chegar as estes valores devemos pegar a fora atuante no brao, multiplicar por 10 e dividir pela rea do anel (local onde se encontra a amostra). O brao da prensa de adensamento travado de forma que a carga colocada no atue antes da preparao total do equipamento, o mesmo deve sempre estar nivelado. Aps preparao total da prensa, procedimentos acima descritos, podemos destravar a alavanca de fazer as leituras da deformao do solo a partir das cargas aplicadas, as leituras so feitas no intervalo de tempo de 7 , 15 , 30 , 1, 2, 4, 8, 15, 20, 30, 1 , 2 , 4 , 8 e 24 horas. Para conhecer melhor as caractersticas de expanso da amostra, realizamos um processo inverso, processo de descarregamento. Onde no a mais um acrscimo de carga na amostra, mas retirada. O descarregamento foi

37 feito com a seguinte seqncia: 160Kpa e 80Kpa, com leituras no mesmo intervalo de tempo acima descrito. Conforme aplicado carga na amostra, podemos fazer a leitura da deformao do solo atravs do extensmetro, leitura esta que servir de parmetros para criao de uma curva de adensamento. Traam-se as curvas de adensamento atravs de dois mtodos, Taylor (t) e o mtodo de Casagrande (log t). Com base nas curvas encontramse informaes da determinao do Cv, no carregamento e descarregamento.

Figura 19 Clula na prensa de adensamento.

Figura 20 Saturao da amostra dentro da clula de adensamento.

38

Figura 21 Prensa no ultimo estagio de carregamento (25600g).

3.5 EXECUO DE ENSAIO PARA OBTENO DO NDICE E PLASTICIDADE (IP) Coloca-se a amostra na cpsula de porcelana, adicionar gua destilada em pequenos incrementos, amassando-a continuamente, com o auxlio da esptula, de forma a obter uma pasta homognea, de consistncia plstica. (Figura 22). O tempo total de homogeneizao deve estar compreendido entre 15 e 30 minutos, sendo o maior intervalo de tempo para solos mais argilosos.

Figura 22 Amostra homognea na cpsula de porcelana

39 Para o ensaio de limite de plasticidade tomar cerca de 10 g da amostra assim preparada e formar uma pequena bola, que deve ser rolada sobre a placa de vidro com presso suficiente da palma da mo para Ihe dar a forma de cilindro (figura 23). Se a amostra se fragmentar antes de atingir o dimetro de 3 mm, retorn-la cpsula de porcelana, adicionar gua destilada, homogeneizar durante pelo menos 3 min, e repetir o procedimento descrito anteriormente. O ndice de plasticidade dos solos deve ser obtido utilizando a expresso: IP = LL LP onde: IP = ndice de plasticidade LL = limite de liquidez, LP = limite de plasticidade

Figura 23 Amostra em forma de cilindro com d=3mm

O ensaio de limite de liquidez Colocar a amostra na cpsula de porcelana, adicionar gua destilada em pequenos incrementos, amassando com auxlio da esptula, de forma a obter uma pasta homognea, com consistncia tal que sejam necessrios cerca de 35 golpes para fechar a ranhura. Transferir parte da mistura para a concha, moldando-a de forma que, na parte central, a espessura seja da ordem de 10 mm. Dividir a massa de solo

40 em duas partes, passando o cinzel atravs da mesma, de maneira a abrir uma ranhura em sua parte central. (figura 24)

Figura 24 Massa de solo na concha dividida em duas partes.

41 4 APRESENTAO E ANALISE DOS RESULTADOS 4.1 CARACTERSTICA FSICA DO SOLO Dados para o calculo: Dimetro do anel 7.14cm rea do anel 40.039 cm2 Altura inicial do corpo de prova - 2 cm Volume do anel 80.078 cm3 Peso do solo mido 95.46g Peso do solo seco 67,53g Massa especfica aparente do solo mido 1.19325g/cm3 Massa especifica aparente do solo seco 0.85325g/cm3 Massa especifica real dos gros do solo 2.62g/cm3 Determinao da umidade. Para determinar a umidade, foram coletas trs amostras de solo pesadas na balana de preciso colocadas na estufa, onde foram encontrados os seguintes resultados: Cpsula n Peso da Cpsula Peso do Solo Saturado + Cpsula Peso do Solo Seco + Cpsula Peso de gua Peso do Solo Seco 1 88.25g 320.49g 242.43g 78.06g 154.18g 2 90.07g 272.32g 214.41g 57.91g 124.34g 3 95.63g 300.04g 232.62g 67.78g 136.99g

4.2 APRESENTAO DOS RESULTADOS.


ITEM G (g/cm ) 2.62
3

W (%) 48.89

OCR

LL (%) 38,58

LP (%) 19,24

IP (%) 19,34

CLASSIFICAO (OCR) PROCESSO DE ADENSAMENTO

CLASSIFICAO (IP) ALTAMENTE PLASTICO

AMOSTRA

1.57

FRACAMENTE PLASTICO MEDIANAMENTE PLASTICO ALTAMENTE PLASTICO


Tabela 2 Classificao das argilas segundo valor de IP

1<IP<7 7<IP<15 15<IP

42 4.2 MEMORIAL DE CALCULO DO ENSAIO. 4.2.1 UMIDADE INICIAL DO CORPO DE PROVA W1= (78.06/154.18) X 100 W1= 50.63% W2= (57.91/124.34) X 100 W2= 46.57% W3= (67.78/136.99) X 100 W3= 49.47% Para determinar a umidade da amostra, foi retirada a mdia dos valores encontrados. W= (50.63 + 46.57 + 49.47) / 3 W= 48.89% 4.2.2 CALCULO DA ALTURA SLIDA Hs = H0 / (1 + e0) Hs= 2 / ( 1+ 1,93) = 0,68 4.2.3 CALCULO DO NDICE DE VAZIOS. Vseco = Pseco / solo Vseco= 71,53 / 2,62 = 27,30 cm3 e0 = (Vcap / Vseco) 1 e0 = (80,078 / 27,30) 1 = 1,93 e1 = (1.99/ 0.68) 1 = 1,92 e2 = (1.96/ 0.68) 1 = 1,88 e3 = (1.91/ 0.68) 1 = 1,81 e4 = (1.83/ 0.68) 1 = 1,69 e5 = (1.69/ 0.68) 1 = 1,49 e6 = (1.50/ 0.68) 1 = 1,21 e7 = (1.33/ 0.68) 1 = 0,95 e8 = (1.16/ 0.68) 1 = 0,70 e9 = (1.10/ 0.68) 1 = 0,60 e10 = (1.20 /0.68) 1 = 0,76

43 4.2.4 TENSO DE PRE-ADENSAMENTO vm = 44 Kpa (conforme grfico 1) 4.2.5 TENSO EFETIVA v = [(11,94 x 11,30) + (8.53 x 0,70) ] ( 10 x 11,30 ) v =27.893 kpa 4.2.6 CALCULO DO OCR OCR = 44 / 27.893 = 1.57

Grfico 1 ndice de vazios por logaritmo da presso.

44 4.2.7 CALCULO DO CV 5 Kpa H50 = 2 5/9 x (2 1.950)= 1.972 cm Cv = [0.848 x (0.5 x 1.972)2 ] / (31.92 x 60) = 0.00043 cm2/s 10 Kpa H50 = 1.925 5/9 x (1.925 1.882)= 1.90 cm Cv = [0.848 x (0.5 x 1.90)2] / (49.70 x 60) = 0.00026 cm2/s 20 Kpa H50 = 1.828 5/9 x (1.828 1.766) = 1.79 cm Cv = [0.848 x (0.5 x 1.79)2] / (51.12 x 60) = 0.00022 cm2/s 40 Kpa H50 = 1.722 5/9 x (1.722 1.664) = 1.69 cm Cv = [0.848 x (0.5 x 1.69)2] / (20.70 x 60) = 0.00049 cm2/s 80 Kpa H50 = 1.600 5/9 x (1.600 1.531) = 1.56 cm Cv = [0.848 x (0.5 x 1.56)2] / (64.80 x 60) = 0.00013 cm2/s 160 Kpa H50 = 1.495 5/9 x (1.495 1.432) = 1.46 cm Cv = [0.848 x (0.5 x 1.46)2] / (52.56 x 60) = 0.00020 cm2/s 320 Kpa H50 = 1.395 5/9 x (1.395 1.324) = 1.36 cm Cv = [0.848 x (0.5 x 1.36)2] / (30.25 x 60) = 0.00022 cm2/s 640 Kpa H50 = 1.272 5/9 x (1.272 1.218) = 1.24 cm Cv = [0.848 x (0.5 x 1.24)2] / (22.09 x 60) = 0.00025 cm2/s

45 320 Kpa (Descarregamento) H50 = 1.187 5/9 x (1.187 1.192) = 1.184 cm Cv = [0.848 x (0.5 x 1.184) 2] / (1.10 x 60) = 0.00045 cm2/s 4.2.8 CALCULO DO av 5 Kpa av =- (1.93 1.92)/ 0 5 = 0.002 m2 / KN 10 Kpa av =- (1.92 1.88) / 5 10 = 0.008 m2 / KN 20 Kpa av =- (1.88 1.81) / 10 20 = 0.007 m2 / KN 40 Kpa av =- (1.81 1.69) / 20 40 = 0.006 m2 / KN 80 Kpa av =- (1.69 1.49) / 40 80 = 0.005 m2 / KN 160 Kpa av =- (1.49 1.21) / 80 160 = 0.004 m2 / KN 320 Kpa av =- (1.21 0.95) / 160 320 = 0.002 m2 / KN 640 Kpa av =- (0.95 0.70) / 320 640) = 0.0008 m2 / KN 320 Kpa (Descarregamento) av =- (0.70 0.60) / 640 320 = 0.0003 m2/ KN 80 Kpa av =- (0.60 0.76) / 320 80 = 0.0006 m2 / KN

46 4.2.9 CALCULO DO mV 5 Kpa mv = 0.002 / 1+ 1.92 = 0.0007 m2 / KN 10 Kpa mv = 0.008 / 1+ 1.88 = 0.003 m2 / KN 20 Kpa mv = 0.007 / 1+ 1.81 = 0.002 m2 / KN 40 Kpa mv = 0.006 / 1+ 1.69 = 0.002 m2/ KN 80 Kpa mv = 0.005 / 1+ 1.49 = 0.002 m2 / KN 160 Kpa mv = 0.004 / 1+ 1.21 = 0.0018 m2 / KN 320 Kpa mv = 0.002 / 1+ 0.95 = 0.001 m2 / KN 640 Kpa mv = 0.0008 / 1+ 0.70 = 0.0005 m2 / KN 320 Kpa mv = 0.0003 / 1+ 0.60 = 0.0002 m2 / KN 80 KPa mv = 0.0006 / 1+ 0.76 = 0.0003 m2 / KN0

47 4.2.10 CALCULO DO LP, LL E IP

Cpsula Golpes

n n Cps. + solo mido g g Cps. + solo seco Peso da cpsula g Peso da gua g Peso do solo seco g midade %

16 25 18,77 15,60 6,77 3,17 8,83 35,90

LIMITE DE LIQUIDEZ 15 14 9 39 61 35 22,81 20,72 20,03 18,67 17,24 16,63 6,91 6,78 6,75 4,14 3,48 3,40 11,76 10,46 9,88 35,20 33,27 34,41

8 20 24,65 19,71 6,74 4,94 12,97 38,09

LL (%)=

38,58

n Cps. + solo mido g Cps. + solo seco g Peso da cpsula g Peso da gua g Peso do solo seco g midade % Cpsula

10 19,82 19,58 18,31 0,24 1,27 18,90

11 8,67 8,35 6,63 0,32 1,72 18,60

12 8,89 8,56 6,83 0,33 1,73 19,08

3 8,89 8,54 6,83 0,35 1,71 20,47

2 8,42 8,14 6,68 0,28

Resultados LL (%)= 38,58 LP (%)= 19,245 IP (%)= 19,335

1,46 19,18 LP (%)=

19,24

48 5 CONCLUSES.

O material estudo acima uma argila siltosa de cor cinza claro com resistncia classificada como mdia, e com um alto ndice de plasticidade. De acordo com o ensaio de adensamento o solo apresenta uma alta compressibilidade, recomenda-se um cuidado maior na execuo de projetos com fundaes assentadas sobre este tipo de solo, principalmente obras de grande porte. Observa-se que todos os valores para o coeficiente de adensamento so da ordem de 10-3 cm/s, valores estes considerados altos, se comparados com os valores geralmente encontrados em argilas orgnicas. Conforme ensaios e informaes acima dadas, podemos classificar o solo como, uma argila siltosa com pedregulhos, pr-adensada, ou seja, OCR> 1. Os dados necessrios para a realizao do ensaio foram retirado somente da amostra de solo existente da camada de 12m, para uma maior preciso de resultados deveria se estudar todas as camadas acima, principalmente na determinar a Presso efetiva, contudo os valores acima apresentados esto prximos aos esperados. A partir deste trabalho, pode-se fazer um estudo sobre recalques podendo tambm fazer um comparativo com outros solos que apresentam diferentes estratigrafias, porm com baixa resistncia como o solo acima estudado.

49 ANEXO-1

C lie n te :
W S - G E O T E C N IA LT DA

D A T A : 1 2 /0 7 /2 0 0 7

F ls .: 1 /1

CONSTRUTORA CONSTRUTORA COELHO DE DE SOUZA SOUZA

L o c a l : T v. A n g u s t u r a , P e d r e i r a , B e l m - P A

P E R F IL IN D IV ID U A L D E F U R O D E S O N D A G E M T IP O S P T

C O N S IS T N C IA * OU C O M PA C I D A D E * *

C o ta em rela o a o R .N .: T r m in o : 1 6 /0 7 /2 0 0 7 Penetrao Prof. Do Nvel dgua (m) P ro f. Prof. (golpes / penetrao em cm) a a do Da 1 e 2 penetraes Inicial: 0,70 m Final: 3,50 m E n s a io Camada 2a e 3a penetraes (m ) (m) o N d e G o lp e s G R F IC O In c io : 1 2 /0 7 /2 0 0 7
15 / 30 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Eng . Res p ons vel: Stoes s el Farah Sad alla Neto CREA - 8090 D - M.Sc. G eotecnia Diretor Tcnico Eng . Res p ons vel: W and emyr Mata d os S. Filho CREA - 8875 D - M.Sc. G eotecnia C ons ultor Tcnico 19,82 16,74 9,79 1 3 /3 0 1 2 /3 0 6 /3 0 7 /3 0 8 /3 0 9 /3 0 1 0 /3 0 9 /3 0 1 0 /3 0 1 1 /3 0 1 6 /3 0 1 4 /3 0 1 3 /3 0 7 /3 0 8 /3 0 9 /3 0 1 0 /3 0 1 0 /3 0 9 /3 0 1 1 /3 0 1 2 /3 0 1 5 /3 0 07 08 09 10 7,86 8,65 2 0 /3 0 1 1 /3 0 1,78 2,94 30 / 45 0 4 /3 0 2 /3 0 5 /3 0 1 0 /3 0 2 5 /3 0 3 1 /3 0 *** *** 11 14 13
5 10 15 20 25 30 35 40 45

S o nd a g em n : SP 01
AMOSTRADOR:

R e la t rio n : 00 0/2 00 7

Interno : 34.9 mm Peso 65 kg externo : 50.8 mm Altura de queda : 75 cm Revestimento : 63.5 mm

C L A S S I F I C A O
Silte arenoso c/pedregulho de cor variegada

5 /3 0 2 /3 0 4 /3 0 8 /3 0 1 7 /3 0 2 2 /3 0 2 2 /3 0 3 7 /3 0

04 02 05
N .A ( fin a l) = 3 ,5 0 m

Fofa* *

Fofa* *
Md ia* Rija*

Silte arenoso de cor cinza clara

10 25 31

Muito* rija Dura*

Argila siltosa de cor variegada

Dura*

Argila siltosa de cor cinza clara Argila silto arenosa de cor cinza escura

Rija* Rija*

Md ia*

Argila siltosa de cor variegada

Rija*

10 09 11 12 15
Md ia** P ouco** com p acta

Areia fina argilosa de cor variegada

Rija*

Argila silto arenosa de cor variegada

LIMITE DA SONDAGEM = 20,45 m

O b s ervaes : N.A. (final) = 3,50m

50 ANEXO-2 5 Kpa

10 Kpa

51 ANEXO-3 20 Kpa

40 Kpa

52 ANEXO-4 80 Kpa

160 Kpa

53 ANEXO-5 320 Kpa

640 Kpa

54 ANEXO-6 320 Kpa (Descarregamento)

55

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA ALMEIDA, Marcio de Souza S. de. Aterros sobre Solos Moles: da concepo a avaliao do desempenho. Rio de Janeiro, Editora UFRJ. 1996 ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, Ensaio de

adensamento Unidimensional NBR 12007. Rio de Janeiro, 1990 CAPUTO, Homero Pinto. Mecnica dos Solos e Suas Aplicaes. Vol. 1 6 Ed. Rio de Janeiro, Livros Tcnicos e Cientficos, 1987. COSTA, B. S. R. S. Estudos dos Parmetros de Compressibilidade de uma argila orgnica de Belm. Belm, 1998. 104p. Trabalho de Concluso de Curso (Engenharia Civil) Centro de Cincias Exatas e Tecnologia, Universidade da Amaznia, 1998. TERZAGHI, Karl, PECK, Ralph B. Mecnica dos Solos na prtica da Engenharia. Rio de Janeiro, 1962.

SITES PESQUISADOS http://www.geotecnia.ufjf.br/MECSOL/T11_limite_de_liquidez.htm http://www.geotecnia.ufba.br/arquivos/ensaios/Aula%20de%20Laboratorio% 20-%20Roteiro%20-%20Adensamento.pdf http://www.scielo.br/pdf/rbeaa/v4n3/v4n3a24.pdf

You might also like