You are on page 1of 13

Faculdade de Educao e Instituto de Cincias Exatas

Licenciatura em Computao Modalidade EaD

LEONARDO HENRIQUE CANDIDO

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO

Local de Realizao do Estgio: Escola Estadual Dr. Alberto Vieira Pereira

Barbacena 2013

LEONARDO HENRIQUE CANDIDO

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO I

Relatrio de Estgio da disciplina Estgio Supervisionado I (EADDCC034), exigido como requisito parcial para a obteno do titulo de Licenciado em Computao.

Orientador: Stnio S Rosrio Furtado Soares

Juiz de Fora 2013

SUMRIO

1 - INTRODUO ................................................................................................................... 4 2 DESENVOLVIMENTO..................................................................................................... 5 2.1 ATIVIDADES DE OBSERVAO INICIAL E INSERO ....................................................... 5 2.2 ATIVIDADE DE INSERO ESPECFICA............................................................................. 6 2.3 IDENTIFICAO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NO ESTGIO.......................................... 7 2.4 IDENTIFICAO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIA DE INFORMAO ............................................................................................... 8 2.5 APRESENTAO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENO PEDAGGICA ............................. 9 3 - CONCLUSO ................................................................................................................... 11 REFERNCIAS ..................................................................................................................... 12 APNDICE ............................................................................................................................. 13

1 - INTRODUO
Na grande viagem que se chama aprendizado, percorri esta trilha com afinco no desejo de descobrir coisas ainda ocultos para mim. Nos anos iniciais numa escola pblica do interior comecei a viver e aprender. Esta vivencia me ajudava a descobrir como a educao estava inserida ainda numa cultura em que o professor o nico detentor do conhecimento e o centro das atenes no processo do aprendizado. Como aluno de uma famlia de sete filhos, a primeira dificuldade era ter o necessrio para todos. Muito antes dos planos de incentivo do governo, dar educao escolar para muitos filhos era um desafio adicional. Eu me esforava em ter um relacionamento positivo com os professores. Isso nem sempre era fcil devido a uma maneira autoritria de se ensinar. Depois de muitos anos longe de da escola, vi a oportunidade de um curso superior a distancia em uma universidade renomada. Privilgio e oportunidade no desperdiada por mim. Aps o vestibular fiquei apreensivo e frustrado. Apreensivo porque desejava estar entre os aprovados e frustrados por no render o suficiente que esperava. Na matemtica que pensava ir bem na verdade foi um fracasso. Enfim aprovado e em pleno curso posso dizer que houve uma grande mudana de perspectiva em minha vida e forma de ver as coisas. Passei a entender as mudanas nas tendncias pedaggicas e como elas influenciavam as formas de se ensinar e aprender. Vi-me inserido novamente na escola, no ensino mdio, vendo as tentativas de mudanas no olhar do professor ao mtodo de ensinar. Mas, a realidade, o contexto social, o medo da mudana, o medo da tecnologia faz com que a mudana no seja suficiente. Esta licenciatura que hoje curso pode ser um facilitador para uma educao realmente eficaz.

2 DESENVOLVIMENTO
No perodo de 8 de julho a 17 de julho e posteriormente em 5 de agosto a 9 de agosto efetuei atividades programadas no plano de estgio com o objetivo de ser inserido na realidade escolas e verificar as possibilidades para uma educao que atenda s necessidades atuais da sociedade. Tendo em vista tudo o observado, segue uma descrio e anlise do ambiente encontrado, seus desafios, caractersticas e de facilitadores aliados Tecnologia educacional.

2.1 ATIVIDADES DE OBSERVAO INICIAL E INSERO


2.1.1 - Caracterizao da Escola Realizei meu estgio numa escola pblica da cidade de Barbacena/MG, a Escola Estadual Dr. Alberto Vieira Pereira. Localizada Rua Alagoas, 264, bairro Santa Efigenia. A escola encontra-se em reformas externas onde incluem a concluso de uma quadra poliesportiva coberta, a ampliao de banheiros para uso de professores e funcionrios, bem como revitalizao a rea externa por meio de pintura nas paredes. uma escola com um total aproximado de 600 alunos. Conta coalunos dos anos iniciais, dos anos finais do fundamental, do ensino mdio e turmas do EJA. O corpo docente conta com um total de 35 entre professores, supervisores, orientador, vice-diretores e a diretora. H o espao fsico destinado ao laboratrio de informtica, mas os computadores foram roubados. A cantina pequena, mas, o nico lugar possvel de haver projees multimdia. uma escola que mesmo com limitados recursos, sobrevive em um bairro que o uso de drogas ilcitas comum. 2.1.2 - Caracterizao dos discentes e docentes Os alunos desta escola esto inseridos num contexto conturbado, no muito diferente de vrias outras escolas de Minas e do Brasil. Iniciando com famlias pouco estruturadas, onde a participao dos pais no processo de aprendizagem limitada e em muitos casos nula. s vezes, somente a me para trabalhar e cuidar de outros assuntos, estas relegam sua reponsabilidade para outros, talvez o filho primognito, de cuidar dos filhos. Quando a figura do pai existe, ele em muitos casos esto envolvidos com situaes ilcitas ou est detido por seu envolvimento. Em um contexto familiar assim os bairros ao redor da escola e sua clientela chegam com conceitos distorcidos ou at mesmo inexistentes sobre respeito e autoridade. A autori-

dade do professor desafiada diariamente, alguns casos sendo necessria a interveno de um supervisor e em alguns casos da prpria Polcia Militar. Ainda assim podemos encontrar prolas, sim, alunos que apesar das dificuldades emergem como uma luz de esperana. Quanto incluso digital os alunos em seus lares em sua maioria tem acesso a recursos digitais e internet. Dentro da escola outra histria. O laboratrio de informtica foi roubado antes do incio do ano letivo, de modo que no existiu este ano. Outros recursos como data show, TV e outros, seu uso limitado quanto ao espao. Por no haver uma sala de projees, as mesmas so sempre feitas adaptando em locais pequenos. Mesmo neste cenrio socioeconmico descrito, o corpo docente se empenha em criar estratgias que garantam um aprendizado eficaz para mudar o paradigma que assola os bairros circunvizinhos. Neste contexto, porm, claro o despreparo de uma grande parte do corpo docente no uso de recursos tecnolgicos. Bem poucos professores tem a noo bsica desses recursos como estratgia pedaggica. O ambiente escolar que est inserido tambm dificulta a utilizao dos mesmos. Os equipamentos computacionais so poucos e pouco so os que sabem us-los com eficcia. fato, a equipe pedaggica reconhece a importncia e necessidade recursos tecnolgicos, mas, no h nada verdadeiramente implementado na escola.

2.2 ATIVIDADE DE INSERO ESPECFICA

No perodo de estgio, pude acompanhar uma turma do ensino mdio, em todas as suas disciplinas. O que percebi foram alunos desinteressados e professores desmotivados. Celulares mesmo proibidos usos, estes imperam. Seguem alguns aspectos pontuais que gostaria de destacar no observado em sala de aulas; No perodo estagiado, nenhum professor fez ou planejou suas aulas de forma que pudessem utilizar de recursos computacionais. Culpam o sistema pelo desinteresse dos alunos e continuam essencialmente com quadro e giz. Quanto a concepes Computacionais vi aspectos positivos e negativos; professores com anos de docncia, alguns prximos da aposentadoria pensam que perda de tempo aprender. Em alguns casos embora sejam beneficiados por ela ao mesmo tempo so resistentes ao novo. Em con-

trapartida, vi professores recm-formados, efetivados no ultimo concurso que tem uma viso ampla e aberta para a nova realidade e que, com o estmulo certo podem fazer a diferena. O auxilio institucional que recebem ainda pouco. No decorrer do ano letivo alguns as convidados para participarem de mini cursos de aperfeioamento no uso de tecnologias. As reunies pedaggicas focam na importncia de aulas diversificadas para uma aprendizagem eficaz.

A Informtica na Educao no uma realidade nesta escola somente


para os alunos fora dela. Professores no buscam aperfeioamento e nem auxilio para uso destes recursos em sala de aulas.

2.3 IDENTIFICAO DOS DESAFIOS ENCONTRADOS NO ESTGIO

A Escola Estadual Dr. Alberto Vieira Pereira tem grandes desafios a serem vencidos. H uma grande rotatividade do corpo docente, com isso vrios projetos no tem continuidade em anos posteriores. Os professores que l esto h anos, consideram a clientela caso perdido e com isso no do a devida ateno s possibilidades de inovar em seus mtodos de ensino. Pude perceber o tamanho desinteresse por parte dos alunos nos mtodos de ensino usados pelos professores no atingem os alunos com real aprendizado. As preocupaes e interesses dos alunos no so as preocupaes e interesses dos professores. O grande desafio, portanto, motivar os professores a perderem o medo do novo e entenderem que no importa a clientela possvel transmitir o conhecimento com uma boa dose de criatividade e clara com a ajuda da tecnologia.

2.4 IDENTIFICAO DE FACILITADORES DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO USO DE TECNOLOGIA DE INFORMAO

de conhecimento geral como a tecnologia moderna tem mudado conceitos e processos, incidindo tambm sobre o tratamento do conhecimento no processo de ensino e aprendizagem. O perodo em que vivemos de grandes transformaes e a educao tambm deve ter como aliada as novas tecnologias nesta necessria e essencial faceta da vida humana. Para Alves (2001) no podemos ser apenas consumidores das novas tecnologias, mas, produzir as que mais eficazmente se adequem nossa realidade. Entre as aprendizagens essenciais para os docentes da atualidade esto; utilizar diferentes linguagens; adaptar-se ao novo, sabendo diferenciar as mudanas necessrias do simples modismo; separar o essencial do suprfluo, desenvolvendo assim a capacidade de sntese; resolver problemas e desafios; aprender a trabalhar em equipe; perceber como se d o seu prprio processo de aprendizagem e se este se transforma diante da utilizao das novas tecnologias; buscar sempre novas aprendizagens; aprender a construir o conhecimento. Para o sucesso dos docentes na era atual faz-se necessrio uma mudana de atitude. Quadro e giz se tornaram lentos e obsoletos para a juventude moderna. No se atualizar e utilizar as tecnologias disponveis e criar ainda outras fadar ao fracasso qualquer que seja as estratgias usadas. Tendo em mente este processo tecnolgico podemos traar pequenos comeos que tornem as aulas mais instrutivas para esta nova gerao. A maioria dos alunos possui acesso internet e s redes sociais. Utilizar isso como estratgia pedaggica de depsito de informaes poderia surtir um melhor efeito que quadro e giz. Aps disponibilizar tais informaes a segunda estratgia poderia ser discutir em sala de aula os assuntos j disponibiliza-

dos. Utilizando um projetor de imagens em sala de aulas, sintetizando as informaes e trazendo tona novas possibilidades por envolver os alunos na construo do conhecimento. Vivemos na era em que o conhecimento est disponvel a todos. Tentar fazer a figura de o docente ser o principal portador de tal idntico a remar contra a mar, no h resultado positivo. Envolver os alunos e usar os recursos tecnolgicos em favor da educao pode gerar um efeito muito positivo nos alunos. Por maior que seja o desinteresse deles, as utilizaes dessas possibilidades pedaggicas os colocaro numa posio de coprodutores do conhecimento e assim gerando um tipo de responsabilidade social do qual necessitam.

2.5 APRESENTAO DE UMA PROPOSTA DE INTERVENO PEDAGGICA

Diante dos diversos perodos j cursados, podemos perceber que uma boa interveno pedaggica na atualidade precisa adequar o que e como ensinar com a realidade dos alunos. Como vimos no item 2.1 esta escola tem srios problemas com o uso de equipamentos eletrnicos em sala de aulas, os alunos perdem muito tempo em casa com redes sociais o que faz com que uma esmagadora maioria no faa sequer as atividades propostas pelo professor para que sejam feitas em casa. Para aliar as novas tecnologias ao aprendizado a criao de um blog da turma onde as diversas disciplinas seriam alimentadas pelo professor e exigidos comentrios dos alunos pode ser uma proposta vivel para fazer os alunos focarem no aprendizado. possvel tambm criarem grupos particulares em redes sociais com o objetivo de discutirem o assunto em um ambiente que atualmente parte da realidade da maioria dos alunos, a saber, o ambiente virtual. Os gestores e seus superiores precisam estar engajados na etapa de sala de aulas para que esta venha a cumprir os objetivos propostos. impossvel inserir as novas tecnologias se elas no estiverem disponveis in loco. A ampliao do ponto de acesso internet, a disponibilizao de mais projetores, a capacitao efetiva de todo professor, por mais relutante que seja, devem ser encaradas como medidas para que as novas tecnologias sejam de fato uma realidade no cotidiano dos discentes, o virtual.

No podemos deixar de destacar a importncia do licenciando em Computao dentro da escola. Mesmo que os professores sejam treinados, a maioria no conseguir o tempo ou o conhecimento necessrio para desenvolver projetos que aliem a tecnologia com a educao. Neste contexto o professor licenciado em Computao pode ser o elo. No para ministrar o contedo que o professor se qualificou para dar, mas, para auxili-lo a faz-lo da forma mais eficaz possvel, visando o aprendizado.

3 - CONCLUSO
A vivncia em uma instituio de ensino me ajudou a ver o desafio que est a nossa frente. Este estgio abriu meus olhos quanto importncia do que estamos fazendo hoje neste curso de Licenciatura em Computao. Estamos sendo preparados para auxiliar um processo de reestruturao da Educao brasileira. Diversas tendncias pedaggicas tiveram um forte impacto sobre a forma de se ensinar e aprender no Brasil. Mas, em meio a todas elas e com o avano tecnolgico ficamos deriva sem exatamente responder de forma concisa s mudanas inerentes ao desenvolvimento humano. No possvel continuarmos na janela do tempo observando nossos jovens prodgios sendo confundidos com desinteressados justamente porque os mtodos no so instigantes. Coloco-me em meio a esta mudana e desejoso de fazer o possvel para transformar a Educao brasileira num modelo para o mundo. Utopia? Talvez! Mas, esse estgio me fez ver as coisas dum ponto de vista diferente, ponto de vista este que deixou claro para mim que apesar das dificuldades e diferenas socioeconmicas o maior problema da educao ela ter parado no tempo. O mundo se desenvolveu, as pessoas mudaram e inconcebvel diante de tantas novidades que jovens cheios de vigor consigam estar atentos a aulas ainda ministradas da mesma maneira que seus avs aprenderam! Este estgio fortaleceu minha determinao de fazer parte dessa mudana.

REFERNCIAS
KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias: o redimensionamento do espao e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educao. N.8, maio/agosto. 1998. SANTOS, Ana Lcia Cardoso dos. Didtica. v.2. 3.ed., Rio de Janeiro: Fundao CECIERJ, 2010.

APNDICE Anexe os documentos de estgio na seguinte ordem: 1. PLANO DE ATIVIDADES DE ESTGIO DAS LICENCIATURAS 2. TERMO DE COMPROMISSO DE ESTGIO 3. FICHAS DE CONTROLE DE PRESENA NA ESCOLA
4. FICHA DE AVALIAO (preenchida pelo professor supervisor)

You might also like