You are on page 1of 42

CONCURSO SUSAM 2014

LNGUA PORTUGUESA
100 QUESTES GABARITADAS FGV Fundao Getlio Vargas

1) (FGV - 2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) - Nas alternativas a seguir, os vocbulos ou expresses sublinhados nas duas ocorrncias apresentam o mesmo valor semntico, exceo de uma. Assinale-a. a) o laboratrio ter efetivamente cerca de seis anos de proteo exclusiva para obter no mercado o retorno do investimento feito. / A pesquisa para obteno de novos medicamentos comprovadamente eficazes envolve somas elevadssimas. b) os genricos e similares podem ser lanados a preos mais baixos do que os dos medicamentos de marca / Optou por uma atitude mais pragmtica, que tem dado bons resultados. c) Muitas vezes, esse perodo at o lanamento comercial do produto / o lanamento comercial do produto pode levar at quatro anos. d) ...para tratamento dos pacientes portadores do vrus HIV e dos que sofrem com a AIDS / ...chegando depois a um entendimento com os laboratrios. e) chegando depois a um entendimento com os laboratrios / O tema da quebra de patente voltou tona depois que a Corte Superior da ndia no reconheceu como inovao um medicamento para tratamento do cncer.

2) (FGV 2013 TJ-AM- Analista Judicirio Enfermagem) Patentes de medicamentos geralmente so reconhecidas pelo prazo de dez anos, de acordo com regras internacionais aceitas por muitos pases. Esse prazo inclui a fase final de desenvolvimento dos medicamentos, chamada pipeline no jargo tcnico. Muitas vezes, esse perodo at o lanamento comercial do produto pode levar at quatro anos.... O emprego da forma pronominal esse, nos casos sublinhados, se justifica por que: a) se refere a um termo anterior localizado contextualmente mais distante que outro. b) se liga a fatos cronologicamente distantes. c) se prende a um elemento anterior citado mais proximamente ocorrncia do pronome. d) se relaciona a um elemento textual mais prximo do leitor que do enunciador do texto. e) se conecta com elementos anteriormente citados de forma a estabelecer coeso textual.

3) (FGV - 2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) - Aps a leitura, correto constatar que, segundo a opinio do autor do texto, o Brasil: a) J praticou a quebra de patente, mas sua posio foi reconhecida como justa pelos laboratrios. b) No pretende banalizar a quebra de patente e se comprometeu a respeitar os acordos internacionais. c) Reconhece a necessidade de investimentos maiores na rea de laboratrios estatais. d) Atua de forma cuidadosa, j que, como pas menos desenvolvido, necessita de medicamentos mais baratos e de laboratrios de qualidade. e) Tem trabalhado no sentido de revolucionar a indstria farmacutica no pas, produzindo medicamente inclusive para exportao. 4) (FGV 2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) - Assinale a frase que no apresenta uma forma verbal na voz passiva. a) Patentes de medicamentos geralmente so reconhecidas pelo prazo de dez anos.... b) A quebra de patente no pode ser banalizada. c) Optou por uma atitude mais pragmtica, que tem dado bons resultados.... d) A patente foi reconhecida nos Estados Unidos e em outros 39 pases.... e) os genricos e similares podem ser lanados a preos mais baixos. 5) (FGV 2013 TJ-AM- Analista Judicirio - Enfermagem) - O fato motivador da produo do texto :
a) A banalizao da quebra de patentes dos remdios. b) As mudanas ocorridas na legislao das patentes de remdios. c) A polmica sobre um novo medicamento, na ndia. d) A fabricao de genricos e similares em pases pobres. e) A quebra de patente no caso da AIDS, no Brasil.

6) (FGV - 2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) - A polmica sobre o medicamento, referida no ltimo pargrafo do texto, se concentra entre: a) Necessidade X custo. b) Pblico X privado. c) Inovao X continuidade. d) Criao X plgio. e) Investimento X subveno.

7) (FGV - 2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) A necessidade de se remunerar o investimento realizado faz com que, no raramente, os remdios sejam caros em relao renda da maioria das pessoas, e isso provoca conflitos de toda ordem, em especial nos pases menos desenvolvidos, onde se encontram tambm as maiores parcelas da populao que sofrem de doenas endmicas, causadas por falta de saneamento bsico, habitao insalubre, deficincias na alimentao etc. Assinale a alternativa que justifica corretamente o emprego de vrgulas. a) As vrgulas na expresso no raramente mostram a presena de um aposto explicativo. b) A vrgula aps o vocbulo pessoas se deve presena da conjuno E a seguir. c) As vrgulas no segmento em especial nos pases menos desenvolvidos indicam um termo intercalado. d) A vrgula aps endmicas assinalam a necessidade de se evitar uma ambiguidade. e) As vrgulas entre os vocbulos na penltima linha do fragmento destacado se devem presena de vocativos.

8) (FGV - 2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) - O primeiro pargrafo do texto argumenta que em vrios casos o laboratrio ter efetivamente cerca de seis anos de proteo exclusiva para obter no mercado o retorno do investimento feito. Considerando somente o que est escrito no segmento acima, correto concluir que:
a) A proteo exclusiva indispensvel para a manuteno da pesquisa, embora os lucros

ultrapassem de muito os investimentos nessa rea.


b) Os laboratrios no visam ao lucro, mas sim ao retorno dos investimentos feitos nas

pesquisas.
c) O tempo reservado para a venda do produto com proteo exclusiva suficientemente largo

para a obteno de lucros.


d) O tempo efetivo de venda exclusiva do produto sempre menor do que o dedicado sua

pesquisa e criao.
e) Todos os laboratrios de medicamentos recebem verbas pblicas a fim de poderem manter

sua qualidade de produo cientfica.

9) (FGV - 2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) O texto justifica uma srie de realidades na rea de patentes de medicamentos. Nas alternativas a seguir, o fato e a justificativa apresentada casam perfeitamente, exceo de uma. Assinale a.

a) Os preos dos genricos e similares so mais baixos porque seus fabricantes no gastaram

dinheiro em pesquisas
b) Os genricos no so to eficientes em sua utilizao porque s apresentam os princpios

ativos dos remdios originais.


c) Os remdios so caros, em muitas vezes, em relao renda da maioria das pessoas nos

pases menos desenvolvidos.


d) Casos de quebras de patentes provm do conflito entre necessidade social e preos dos

medicamentos.
e) Os laboratrios necessitam de lucro na venda de medicamentos a fim de manterem o alto

nvel da pesquisa.

10) (FGV 2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) A partir da perda de validade da patente, o medicamento estar sujeito concorrncia de produtos similares e genricos que contenham princpios ativos encontrados no original. Assinale a alternativa que traz uma afirmao adequada sobre os componentes desse fragmento do texto. a) A expresso a partir de indica uma ideia de causa. b) A presena do acento grave da crase fruto da unio de duas ocorrncias do artigo definido feminino singular a. c) produtos similares e genricos se referem a produtos idnticos. d) O pronome relativo que refere- se exclusivamente a genricos. e) A forma do subjuntivo contenham indica uma possibilidade.

11) (FGV 2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) Assinale a alternativa em que a modificao de uma frase verbal para uma frase nominal foi realizada de forma equivocada. a) para obter no mercado o retorno do investimento feito / para a obteno no mercado do retorno do investimento feito. b) Por no embutirem os custos de pesquisa e desenvolvimento do produto original / pelo no embutimento dos custos de pesquisa e desenvolvimento do produto original. c) tiveram a oportunidade de conquistar a confiana do consumidor / tiveram a oportunidade de conquista da confiana do consumidor. d) A necessidade de se remunerar o investimento realizado / A necessidade de remunerao do investimento realizado. e) Muitas vezes para reduzir o custo da distribuio de medicamentos / Muitas vezes para o reducionismo do custo da distribuio de medicamentos. 12) (FGV -2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) O ponto de vista prioritariamente defendido neste texto o dos: a) Governos de pases pobres que se veem com problemas endmicos de sade. b) Laboratrios regionais de medicamentos, que se encarregam da fabricao de genricos. c) Fabricantes da grande indstria farmacutica internacional. d) Grupos de profissionais das redes pblicas de sade. e) Pesquisadores de medicamentos, que se dedicam criao de remdios novos e veem seu trabalho desvalorizado. 13) (FGV 2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) O termo sublinhado que desempenha uma funo diferente da dos demais, : a) patentes de medicamentos. b) desenvolvimento dos medicamentos. c) lanamento comercial do produto. d) distribuio de medicamentos. e) tratamento do cncer. 14) (FGV - 2013 - TJ-AM - Analista Judicirio - Enfermagem) - Por sua estrutura global, o texto caracterizado, prioritariamente como: a) informativo b) narrativo c) publicitrio. d) argumentativo. e) descritivo.

15) (FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - Muitas afirmaes do texto se localizam no terreno do provvel. Assinale a que foge a esse padro. a) "No existe, provavelmente porque seria intil', um levantamento sobre formas e maneiras de combater o trfico e o uso de drogas no Brasil'". b) "Nos debates sobre o tema, a questo mais complexa parece ser a distino entre o vcio e o crime". c) "O principal problema parece ser a dificuldade de distinguir entre viciados e traficantes". d) "Pesquisa recente mostrou que num perodo de um ano e meio, 66% dos presos com drogas eram rus primrios...". e) "O outro lado do combate ao vcio, que a recuperao dos viciados, poder ganhar impulso...". 16) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) "No existe, provavelmente porque seria intil, um levantamento sobre formas e maneiras de combater o trfico e o uso de drogas no Brasil". A forma de reescrever esse pargrafo do texto que altera o seu sentido original : a) Provavelmente porque seria intil, no existe um levantamento sobre formas e maneiras de combater o trfico e o uso de drogas no Brasil. b) Provavelmente no existe, porque seria intil, um levantamento sobre formas e maneiras de combater o trfico e o uso de drogas no Brasil. c) No h, talvez porque seria intil, um levantamento sobre formas e maneiras de combater o trfico e o uso de drogas no Brasil. d) Um levantamento sobre formas e maneiras de combater o trfico e o uso de drogas no Brasil no existe, provavelmente porque seria intil. e) Talvez porque seria intil, no h um levantamento sobre formas e maneiras de combater o trfico e o uso de drogas no Brasil. 17) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) "No existe, provavelmente porque seria intil, um levantamento sobre formas e maneiras de combater o trfico e o uso de drogas no Brasil". Esse primeiro pargrafo do texto estruturado da seguinte forma: a) uma informao anexada fonte dessa mesma informao. b) a expresso de uma opinio seguida de um argumento taxativo. c) uma afirmao acompanhada de uma explicao provvel. d) um fato comprovado junto a dados cientficos sobre esse fato. e) uma notcia com a sua localizao temporal e espacial.

18) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - Assinale a alternativa em que as duas ocorrncias do vocbulo sublinhado no possuem o mesmo sentido. a) "...vai criar um trabalho para a polcia..." / "...sugere a descriminalizao do plantio de maconha para uso prprio". b) "...um levantamento sobre formas e maneiras de combater o trfico..." / "Nos debates sobre o tema...". c) "A proposta mais recente..." / "Nada mais simples". d) "Se transformada em lei, criar a internao compulsria..." / "...poder ganhar impulso, se o Congresso aprovar...". e) "...a dificuldade de distinguir entre viciados e traficantes" / "...parece ser a distino entre o vcio e o crime". 19) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - O segundo pargrafo do texto fala da proposta legal mais recente sobre as drogas. Sobre essa proposta, segundo o contedo desse pargrafo, assinale a afirmativa inadequada. a) A proposta no desfruta de um apoio generalizado. b) O rigor excessivo se refere internao compulsria. c) A dificuldade de distinguir viciados e traficantes deve prejudicar a aplicao da lei. d) A sociedade deseja, aparentemente, que os viciados sejam internados para tratamento. e) Os opositores da lei so mais numerosos que seus defensores. 20) ( FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) "Alguns adversrios ochom que castigo excessivo; os que a defendem sustentam que isso mesmo que a sociedade deseja, mas no h provas disso". Um texto apresenta sempre elementos que retomam elementos anteriores, dando coeso ao que se escreve. Assinale a alternativa que indica, nesse perodo, o elemento que no retoma qualquer termo anterior. a) os. b) a. c) isso d) que. e) disso.

21) ( FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - O segundo pargrafo do texto exemplifica um tipo de gnero textual. Por sua estruturao, sua classificao mais adequada a de a) expositivo informativo. b) expositivo didtico. c) argumentativo polmico. d) narrativo publicitrio. e) descritivo cientfico.

22) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) "Uma especialista da ONU, llona Szabo. lembra que a quantidade de drogas em poder do cidado no prova coisa alguma : apenas cria para o traficante a necessidade de ter estoques do produto escondidos e s levar consigo pequenas quantidades de cada vez. Nada mais simples." Sobre os constituintes desse segmento, assinale a afirmativa correta. a) Llona Szabo, por no ser identificada de forma precisa, no traz qualquer credibilidade ao texto. b) O indefinido "alguma", no contexto em que est, tem valor negativo. c) O termo "llona Szabo" aparece entre vrgulas por ter valor de vocativo. d) A preposio "de", em suas trs ocorrncias, tem emprego obrigatrio, em funo de ser solicitada por algum termo anterior. e) O perodo "nada mais simples" indica uma opinio do traficante de drogas.

23) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) "Uma especialista da ONU, llona Szabo, lembra que a quantidade de drogas em poder do cidado no provo coisa alguma: apenas cria para o traficante a necessidade de ter estoques do produto escondidos e s levor consigo pequenos quantidades de codo vez. Nada mais simples". No caso desse segmento do texto, o vocbulo "produto" se refere a "drogas", mostrando a substituio de um termo especfico (drogas) por um termo mais geral (produto). Assinale a frase em que ocorre o mesmo processo. a) Alguns traficantes de drogas foram presos e aqueles que transportavam maconha foram considerados de menor periculosidade. b) J houve muitas leis que abordavam o comrcio de drogas, mas nenhuma delas conseguiu impedir a venda do produto. c) As autoridades esto agora estudando um novo projeto de lei sobre as drogas, mas difcil que deputados e senadores cheguem a uma concluso de forma rpida. d) A internao obrigatria de viciados parece ser um desejo de toda a sociedade, mas a penalidade ainda tem muitos crticos. e) A venda de cocana aumenta no momento de grandes festas populares e curioso que at hoje no se saiba de onde provm tanta coca. 24) (FGV 2013 FGV - MPE-MS - Analista - Administrao) - Todas as alternativas a seguir mostram a juno de um substantivo + um adjetivo. Assinale a alternativa em que o adjetivo tem valor subjetivo, ou seja, representa uma opinio. a) Internao compulsria. b) Comunidades teraputicas. c) Castigo excessivo. d) Pesquisa recente. e) Rus primrios. 25) (FGV- 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - "Os nmeros da represso so pouco animadores". Essa frase inicial do quarto pargrafo nos faz inferir da leitura que esses nmeros seriam animadores caso. a) o nmero de presos fosse bem menor. b) a represso pegasse tambm pessoas de camadas sociais mais altas. c) os presos no fossem rus primrios, mas procurados pela justia. d) a arraia- mida estivesse livre do vcio das drogas. e) os presos portassem outras drogas alm de maconha.

26) ( FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - "66% dos presos eram rus primrios". A concordncia verbal, nesse caso, pode ser feita com o nmero (66%) ou com o parttivo (presos). Assinale a alternativa que apresenta erro de concordncia. a) 92% da populao carcerria de baixa renda. b) 30% do trfico escapam da poltica de represso. c) 1,2% da populao apoiam a nova lei de represso ao trfico. d) 0,5% dos cariocas desejam que os traficantes sejam presos. e) 55% dos jovens so vtimas do apelo do trfico. 27) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - "Os nmeros da represso so pouco animadores. Uma pesquisa recente mostrou que, num perodo de um ano e meio, 66% dos presos com drogas eram rus primrios, e quase metade carregava menos de cem gramas de maconha". O fato de os presos portarem menos de 100 gramas de maconha indica que: a) eram somente viciados e no traficantes. b) eram traficantes que atendiam as camadas pobres. c) eram traficantes de pouca importncia. d) eram traficantes que se disfaravam de viciados. e) eram viciados que tambm traficavam. 28) (FGV 2013 FGV - MPE-MS - Analista - Administrao) - Assinale a alternativa que mostra um vocbulo do texto formado sem a ajuda de um prefixo. a) Descriminalizao. b) Imprprio. c) Anteprojeto. d) Desintoxicao. e) Internao. 29) ( FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) Assinale a alternativa em que o termo sublinhado funciona como agente do termo anterior e no como paciente. a) Represso ao trfico. b) Quantidade de drogas. c) Plantio de maconha. d) Uso de drogas. e) Necessidade de ter estoques.

30) ( FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - A pergunta que serve de introduo ao texto mostra uma forma verbal no futuro do pretrito do indicativo: "seria". Essa forma verbal indica. a) uma maneira educada de dialogar com o prximo. b) um fato ocorrido no passado. c) uma possibilidade a ser considerada. d) um fato futuro dependente de uma condio. e) uma referncia a uma possvel dvida do interlocutor. 31) (FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) Sobre a pergunta inicial do texto "A represso no seria uma forma mais simples de diminuir o problema das drogas?", correto afirmar que. a) respondida afirmativamente e sem ressalvas pelo entrevistado. b) no respondida na progresso do texto, mostrando a estratgia de "fuga do assunto. c) negada pelo entrevistado, que acredita mais na preveno. d) parcialmente aceita pelo entrevistado, mas em conjunto com outras medidas. e) criticada pelo entrevistado como medida anacrnica. 32) ( FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) "A represso no seria uma forma mais simples de diminuir o problema das drogas ?" Nessa pergunta inicial h uma srie de inferncias possveis, entre as quais no se encontra: a) as drogas so um problema na sociedade atual. b) a represso somente uma das formas de atuar contra as drogas. c) h dvidas quanto melhor maneira de atuar no combate s drogas. d) acabar definitivamente com o problema das drogas parece tarefa impossvel. e) as autoridades policiais deveriam ter a responsabilidade maior no combate s drogas. 33) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - " necessrio tratar a questo de formo equilibrada ". Assinale a alternativa que indica a forma desenvolvida adequada da orao reduzida sublinhada desse perodo. a) Que se tratasse a questo de forma equilibrada. b) Que fosse tratada a questo de forma equilibrada. c) Que se trate a questo de forma equilibrada. d) Que haja o tratamento da questo de forma equilibrada. e) Que ocorresse tratamento da questo de forma equilibrada.

34) (FGV 2013 MPE-MSAnalista - Administrao) - A expresso "ou seja" (2 linha do texto) indica a) uma retificao de algo que foi dito. b) um esclarecimento de algo expresso anteriormente. c) uma confirmao de uma informao anterior. d) um acrscimo de informao. e) uma enumerao de elementos contidos num termo anterior. 35) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) "...reduzindo tanto a oferta por parte do traficante (mediante a represso) quanto a procura por parte do usurio (mediante a preveno) ". Nesse segmento do texto, a forma de gerndio "reduzindo" tem o valor de a) modo. b) tempo. c) explicao. d) proporo. e) concesso.

36) ( FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - "Se um jovem quiser experimentar drogas ". Nessa frase do texto III empregou-se corretamente o futuro do subjuntivo do verbo querer (quiser). Assinale a frase em que a forma do futuro do subjuntivo sublinhada est errada. a) Quando ele vir a prova do delito, confessar o crime. b) Quando os traficantes serem presos, a situao melhorar. c) Se o viciado requerer ajuda, tudo ficar mais fcil. d) Se a polcia intervier, o problema aumentar. e) Quando vierem as testemunhas, o processo ficar mais claro.

37) ( FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - "Ainda que pudssemos contar...". O conectivo que pode substituir "ainda que", mantendo o sentido original da frase e sem qualquer modificao formal, . a) apesar de. b) sem que. c) embora. d) assim que. e) logo que.

38) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Administrao) - No ltimo pargrafo do texto III h um conjunto de informaes sobre drogas relacionadas a jovens. Lendo essas informaes, os pais dos jovens devem, obrigatoriamente. a) selecionar os amigos que acompanham seus filhos. b) relaxar a vigilncia aps a idade de 21 anos. c) exigir a presena da polcia em todos os bares. d) confirmar a presena de normas escritas em todos os postos de venda de bebidas. e) reduzir a idade considerada de maioridade para que aumente a responsabilidade dos jovens.

39) (FGV2013 MPE-MS - Analista - Administrao) - Assinale a alternativa que apresenta a ideia que contraria o que foi exposto nos textos II e III. a) Mesmo com a represso, as drogas nunca acabaro no meio social. b) A represso e a preveno devem estar presentes entre as medidas de combate s drogas c) Os pais podem colaborar ativamente para que os jovens no se submetam ao vcio das drogas. d) A maconha a etapa inicial no caminho do vcio das drogas e) As drogas legais no viciam os jovens, da sua menor periculosidade.

40) (FGV2013 MPE-MS: Analista - Direito) "Neste segundo caso, com direito a vestidos nas noivas e beijos enfileirados lado a lado. Esse fato no provocou o menor alvoroo na sociedade como causa a manifestao de afeto entre duas pessoas do mesmo sexo". A observao correta sobre o emprego dos demonstrativos sublinhados :]

a) A forma "neste" incorreta, pois se refere a um termo anterior e, por isso mesmo, deveria assumir a forma "nesse". b) A forma "esse" incorreta, j que se refere a um termo imediatamente anterior e, por isso, a forma correta seria "este". c) A forma "esse" correta, visto que se refere a um fato que ocorre no presente, tendo em vista o momento de elaborao do texto. d) A forma "neste" est correta, pois se refere ao elemento mais prximo, entre dois termos anteriores. e) As duas formas esto corretas pois se referem, respectivamente, a termos prximos do falante e do interlocutor.

41) ( FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Direito) "Paradoxalmente, por algum critrio de moralismo seletivo, o tal "beijo gay" ainda continua sendo um tabu". Assinale a alternativa que indica o paradoxo a que o autor do texto se refere.

a) A aceitao social de alguns casos fora do padro dominante e a recusa de outros, sem uma
razo aparente.

b) O conformismo diante de mudanas sociais violentas e o inconformismo diante de revolues


no terreno sexual.

c) O espanto diante de uma relao sexual que envolve dois homens e a compreenso da unio
afetiva de duas mulheres.

d) A permisso de abordarem-se temas escabrosos na televiso e a proibio de beijos entre


pessoas do mesmo sexo.

e) A existncia de tabus dentro de uma sociedade altamente permissiva.

42) (FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Direito) - "...por algum critrio de moralismo seletivo, o tal "beijo gay" ainda continua sendo um tabu". Sobre esse fragmento, assinale a afirmativa adequada.

a) A frase "por algum critrio de moralismo seletivo" mostra uma certeza do autor do texto sobre o fato citado. b) A expresso "o tal" refere- se a uma realidade qualquer de forma pejorativa. c) O termo "beijo gay" aparece entre aspas por conter uma palavra estrangeira. d) O termo "moralismo seletivo" indica que as pessoas fazem uma seleo entre o que moralmente aceito a fim de afastarem o que ilcito. e) A forma verbal "continua sendo" indica que o tabu referido j existia antes e que permanece no momento de produo do texto.

43) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Direito) - "Neste segundo caso, com direito a vestidos nas noivas e beijos enfileirados lado a lado ". Os dois dados fornecidos "vestidos de noiva" e "beijos enfileirados" mostram a) a presena de elementos tradicionais nos casamentos. b) as modificaes propostas pela sociedade atual nas formas dos casamentos. c) uma permanncia e uma modificao na tradio matrimonial. d) a quebra de tabus tradicionais dos casamentos religiosos. e) revolues sexuais das relaes modernas.

44) ( FGV 2013 - MPE-MS Analista - Direito) - "Uma relao pblica abenoada por toda nossa famlia ". Essa frase significa que a) toda a sociedade conhece a famlia do autor do texto. b) a famlia do autor abenoa o casamento dele. c) toda a famlia do autor esteve presente em seu casamento civil. d) a bno recebida a prpria famlia construda. e) a famlia do autor abenoada pela felicidade comum

45) ( FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Direito) O ttulo dado ao texto " Perigosa Intolerncia ". A intolerncia referida , no contexto de nosso artigo, praticada. a) por grupos religiosos que tentam impor sua viso de mundo. b) por antissemitas e racistas. c) por homossexuais contra a homofobia. d) por arianos contra negros e mestios. e) por sociedades legais contra grupos antilegais. 46) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Direito) - Ao referir- se ao Cdigo Civil, o autor do texto. a) pretende separar o espao civil do religioso. b) deseja mostrar a ilegalidade de casamentos nos novos moldes. c) tenta justificar legalmente as novas formas de unio civil. d) quer indicar a legalidade de sua unio matrimonial. e) tem a inteno de justificar as unies entre pessoas.

47) ( FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Direito) - "Por que, afinal, as pessoas querem se casar?" Essa pergunta do texto respondida da seguinte forma: as pessoas querem se casar porque. a) estabelecem, assim, entre si, vnculos mais profundos. b) mostram publicamente sociedade a fora de seu amor. c) demonstram o desejo de procriar e criar uma famlia. d) desejam ter ampla proteo das leis civis. e) pretendem valorizar os ritos religiosos.

48) ( FGV - 2013 - MPE-MS - Analista - Direito) - Na deciso do ministro Luiz Felipe Salomo, reconhece- se a) a impossibilidade legal de unio sem o reconhecimento religioso. b) a possibilidade legal de unio entre pessoas do mesmo sexo. c) o casamento entre homoafetivos, embora sem a mesma dignidade. d) a capacidade de pessoas possurem mais de uma unio legal. e) a permisso de pessoas se ligarem com base exclusiva na religio.

49) (FGV 2013 - MPE-MS - Analista - Direito) - O ministro Luiz Felipe Salomo, para expor sua tese, apoiou- se na Carta Magna do pas, ou seja, utilizou um argumento caracterizado como de. a) intimidao. b) seduo. c) tentao. d) constrangimento. e) autoridade. 50) (FGV 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) Observe a charge a seguir.

Assinale a alternativa inadequada em relao aos elementos da charge acima. a) A noo de insegurana dada, entre outras coisas, pelo arame farpado sobre os muros. b) A fala do personagem indica, tambm, a falta de coleta normal de lixo. c) O tamanho das casas indica local de poucas possibilidades econmicas. d) As reticncias aps segurana pblica indicam reflexo sobre o tema. e) Os termos do personagem indicam vocabulrio militar.

51) (FGV 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) Observe o grfico a seguir.

Depreende-se da observao do grfico acima que : a) ocorre uma tendncia de aumento tanto em furto quanto em roubo de veculos. b) fazem-se muito mais roubos que furtos em 2012, segundo a medio. c) acontecem, no segundo semestre de cada ano, mais roubos e furtos do que no primeiro. d) realizam-se mais roubos e furtos em So Paulo do que nos demais estados. e) vem ocorrendo uma reduo do nmero total de veculos roubados e furtados em So Paulo.

52) (FGV -2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) Observe o cartaz a seguir.

O elemento visual do cartaz acima visto de forma inadequada : a) A frase quebrando o silncio visa a denunciarem-se casos de bullying. b) A letra inicial de silncio, por estar diferente em tamanho e em posio, representa a quebra que a frase pretende incentivar. c) A mo espalmada do lado direito inferior do cartaz significa um gesto de rendio diante da violncia do bullying. d) O rosto da menina em primeiro plano mostra seu desconforto pelo bullying que sofre das colegas. e) O grupo das meninas ao fundo do cartaz mostra uma atitude de crtica que est em primeiro plano.

53) ( FGV 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) - O pequeno travesso entre os dois termos do ttulo dado ao texto pode ser substitudo adequadamente, em relao ao que expresso no texto, por: a) deve ser. b) no somente. c) no mais. d) sempre ser. e) nunca foi. 54) (Banca: FGV 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) "No momento em que comea a existir essa transformao poltica e social, a compreenso da sociedade como um ambiente conflitivo, no qual os problemas da violncia e da criminalidade so complexos (...)" A presena do pronome demonstrativo essa na primeira frase desse segmento mostra que: a) a transformao aludida est presente no momento em que o texto foi composto. b) esse segmento do texto no o segmento inicial, j que se refere a algo dito antes. c) a transformao poltica e social acontecer em futuro prximo. d) o autor apresenta uma viso depreciativa sobre a transformao referida. e) o autor do texto considera a transformao algo conhecido de todos.

55) (FGV 2012 - PC-MA -Delegado de Polcia) "No momento em que comea a existir essa transformao poltica e social, a compreenso da sociedade como um ambiente conflitivo, no qual os problemas da violncia e da criminalidade so complexos (...)" O segmento sublinhado no texto significa que: a) a sociedade compreende estar vivendo um momento conflitivo. b) a sociedade tem a compreenso de todos por ser geradora de conflitos. c) a sociedade vista como um ambiente de muitos conflitos. d) o ambiente conflitivo da sociedade no compreendido por todos. e) a sociedade no compreendida por ser um ambiente muito complexo.

56) (FGV - 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) A ao da polcia ocorre em um ambiente de incertezas, ou seja, o policial, quando sai para a rua, no sabe o que vai encontrar diretamente;. A expresso sublinhada indica a presena de uma: a) retificao. b) concluso. c) oposio. d) explicao. e) enumerao. 57) ( FGV - 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) - O texto ope dois posicionamentos da polcia, que so: a) ao repressiva /ao preventiva. b) funo protetora / funo conflitiva c) posio democrtica / posio ditatorial. d) atitude receptiva / atitude ofensiva e) posicionamento conciliador / posicionamento interventor 58) (FGV 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) ...a polcia passa a ser demandada para garantir no mais uma ordem pblica determinada...; O campo de garantia de direitos exige uma ao mais preventiva,.... Os termos sublinhados nas duas frases retiradas do texto: a) quantidade / intensidade. b) tempo / quantidade. c) oposio / concesso. d) tempo / intensidade. e) quantidade / tempo.

59) (FGV 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) "Algumas recentes notcias divulgadas na mdia, especialmente a que d conta de que o Brasil ocupa a 2 0colocao no ranking mundial de consumo de cocana e derivados (crack, por exemplo), atrs apenas dos Estados Unidos, aumentaram a preocupao das autoridades e da populao em geral com relao ao problema das drogas em nosso pas". Deduz-se desse primeiro pargrafo do texto que : a) no havia, no Brasil, preocupao com o problema das drogas antes de algumas notcias divulgadas pela mdia. b) a notcia da 2. colocao do Brasil no ranking mundial do consumo de cocana e derivados fez com que algumas notcias fossem divulgadas pela mdia. c) alm do crack, no h outros derivados da cocana que sejam consumidos no Brasil. d) o problema das drogas preocupava somente as autoridades, mas agora chega tambm a preocupar a populao em geral. e) as informaes prestadas pela mdia so dignas de confiana.

60) ( FGV 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) "O combate militarizado ao trfico, de forma isolada, certamente ser medida ineficiente na luta contra as drogas. Seus efeito, ao contrrio, somente aumentar o custo da operao do trfico, o que aumentar ainda mais sua lucratividade e formentar a corrupo ". Deduz-se desse segmento do texto que. a) o combate s drogas deva ser feito no s pela polcia militar, mas tambm pela polcia civil. b) o combate ao trfico deve ser feito por aqueles setores da sociedade preparados para confrontos. c) j que o combate social do trfico vai dificultar a venda de drogas, seu preo se tornar mais alto. d) os traficantes passam a ter mais lucros quando a polcia militar, por sua corrupo, deixa de combater o trfico. e) a luta contra as drogas s ter sucesso se o corrupo for combatida. 61) (FGV - PC-MA - Delegado de Polcia) - Assinale a alternativa cujo termo sublinhado desempenha uma funo textual diferente de todas as demais. a) Consumo de cocana. b) Combate ao trfico. c) Busca de aperfeioamento. d) Enfrentamento da questo. e) Custo da operao. 62) (FGV 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) Certamente, a indesejada posio no ranking mundial de consumo de drogas levanta a questo sobre o papel de cada entidade pblica e de cada cidado no enfrentamento da questo das drogas. Contudo, preciso avaliar inmeros outros aspectos na constante busca de aperfeioamento da atividade de cada envolvido, de forma que se possa dar a devida contribuio para o enfrentamento da questo com eficincia. No segmento acima, o termo sublinhado que tem seu valor semntico corretamente identificado : a) certamente dvida b) sobre lugar c) contudo concluso d) de forma que comparao e) com modo

63) (FGV 2012 PC-MAM Delegado de Polcia) - Com relao ao cartaz acima, analise as afirmativas a seguir. I. No contexto do cartaz, a palavra drogas tem valor de morte. II. A linguagem formal do cartaz pretende atingir a elite dominante do pas. III. O enunciador das frases do cartaz , hipoteticamente, um viciado em drogas. Assinale: a) se apenas a afirmativa I estiver correta. b) se apenas a afirmativa II estiver correta. c) se apenas a afirmativa III estiver correta. d) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas. 64) (FGV 2012 - PC-MA - Delegado de Polcia) - Mantendo o mesmo nvel de linguagem do cartaz, a forma plural da frase nele exposta : a) Vida ns queremos! Drogas, estamos fora! b) Vida ns queremos! Drogas, estamos foras! c) Vida ns quer! Drogas, tamos fora! d) Vida ns queremos! Drogas, tamos fora! e) Vida ns quer! Drogas, tamos foras! 65) (FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) Observe a charge a seguir.

Em relao charge acima, assinale a afirmativa inadequada. a) b) c) d) e) A fala do personagem uma modificao intencional de uma fala de Cristo. As duas ocorrncias do pronome eles referem-se a pessoas distintas. A crtica da charge se dirige s autoridades polticas no poder. A posio dos braos do personagem na charge repete a de Cristo na cruz. Os elementos imagsticos da charge esto distribudos de forma equilibrada.

66) ( FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) - O cartaz abaixo faz parte de uma campanha sobre a violncia contra os animais.

#3; Sobre os elementos constituintes do cartaz, assinale a afirmativa inadequada. a) O cartaz apresenta um protesto amplo contra o sofrimento do animal racional (o homem) e do animal irracional (o boi). b) A imagem do cartaz se apropria de uma placa de proibio empregada no trnsito. c) As palavras do cartaz utilizam um processo de repetio prprio da poesia. d) O significado das palavras do cartaz traz em si um protesto veemente contra a violncia presente nos rodeios. e) A imagem do cartaz pode ser vista como o desenho da prpria arena onde se apresenta o rodeio. 67) (FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) Observe o grfico a seguir.

A partir da observao do grfico, assinale a afirmativa correta. a) H um progressivo aumento de homicdios causados por armas de fogo. b) V-se uma progressiva reduo do nmero de homicdios no perodo observado. c) Somam-se na coluna de homicdio total as outras duas colunas representadas. d) Morrem sempre mais elementos da populao jovem no quadro geral de homicdios. e) Ocorrem mais homicdios por armas de fogo do que por qualquer outra causa.

68) ( FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) A proposio de polticas pblicas de segurana, no Brasil, consiste num movimento pendular, oscilando entre a reforma social e a dissuaso individual. Assinale a alternativa que mostra uma medida localizada no terreno da dissuaso individual. a) Aes de cunho assistencialista. b) Ensino profissionalizante e aprendizado de artes. c) Processo reeducativo nas prises. d) Gerao de empregos. e) Combate fome e misria.

69) (FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) - Leia as frases a seguir mostram alguns elementos sublinhados, com a identificao de seus referentes no texto. I. Parece que uma das razes do fracasso e da inexistncia de polticas nessa rea... rea das polticas pblicas de segurana. II. Esta deteriorao das condies de vida traduz-se no acesso restrito de alguns setores da populao a oportunidades no mercado de trabalho e de bens e servios... bloqueio do acesso a meios legtimos de se ganhar a vida. III ...que se reformem ento aqueles indivduos ... jovens candidatos potenciais ao crime. Assinale: a) se apenas as frases I e II estiverem corretas. b) se apenas as frases I e III estiverem corretas. c) se apenas as frases II e III estiverem corretas. d) se apenas a frase II estiver correta. e) se todas as frases estiverem corretas. 70) (FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) - Assinale a afirmativa em que h possibilidade de ambiguidade. a) Parece que uma das razes do fracasso e da inexistncia de polticas nessa rea reside num plano puramente cognitivo. b) A proposio de polticas pblicas de segurana, no Brasil, consiste num movimento pendular, oscilando entre a reforma social e a dissuaso individual. c) A ideia da reforma decorre da crena de que o crime resulta de fatores socioeconmicos que bloqueiam o acesso a meios legtimos de se ganhar a vida. d) Quando isto j no mais possvel, que se reformem ento aqueles indivduos que caram no mundo do crime atravs do trabalho e da reeducao nas prises. e) Esta deteriorao das condies de vida traduz-se no acesso restrito de alguns setores da populao a oportunidades no mercado de trabalho e de bens e servios. 71) (FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) "Parece que uma das razes do fracasso e da inexistncia de polticas nessa rea reside num plano puramente cognitivo. A proposio de polticas pblicas de segurana, no Brasil, consiste num movimento pendular, oscilando entre a reforma social e a dissuaoindividual. A ideia da reforma decorre da crena de que o crime resulta de fatores socioeconmicos que bloqueiam o acesso a meioslegtimos de se ganhar a vida". Entre os adjetivos sublinhados, aqueles que se encontram explicados nesse segmento destacado do texto so a) b) c) d) e) pblicas / pendular social / individual pendular / socioeconmicos pblicas / socioeconmicos social / legtimos

72) ( FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) - O texto Polticas Pblicas de Segurana no Brasil pode ser caracterizado como a) expositivo, j que seu objetivo informar o leitor sobre aspectos novos das polticas pblicas de segurana. b) argumentativo, porque seu interesse est em defender certas idias sobre as polticas pblicas de segurana. c) descritivo, pois nada mais faz do que caracterizar por meio de muitos adjetivos vrios aspectos da poltica de segurana atual. d) narrativo, visto que expe em sequncia cronolgica as vrias fases por que passaram as polticas pblicas de segurana. e) conversacional, j que o autor do texto simula a estruturao de um dilogo entre leitor e algumas autoridades no assunto.

73) ( FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) - A segurana no processo do exame aludido Enem visa sobretudo a. a) impedir o vazamento de questes antes do momento do exame. b) facilitar a distribuio das provas por todos os municpios distantes. c) auxiliar, no caso de acidentes de trnsito, os veculos transportadores das provas. d) apoiar a Empresa de Correios e Telgrafos na distribuio das provas. e) conduzir os veculos transportadores de provas para os locais de armazenamento.

74) (FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) " A Polcia militar de mato Grosso do Sul vai disponibilizar 1.200 homens e mulheres para garantir a segurana no processo do Exame Nacional do ensino Mdio 2012, queser aplicadono sbado (3) e no domingo (4). Os policiais estaro em todos os locais de provas. Tambm haver escoltas para transporte de cadernos e cartes-respostas." Como o texto foi produzido antes do dia 3 de novembro, os tempos verbais sublinhados esto no futuro. Se o exame j tivesse sido realizado, essas formas verbais seriam, respectivamente. a) foi aplicado / estiveram / houveram b) ia ser aplicado / estiveram / houveram c) era aplicado / estariam / houve d) foi aplicado / estiveram / houve e) se aplicou / estavam / houveram 75) (FGV 2012 - PC-MA) - A seguir esto cinco segmentos retirados do texto nos quais foram sublinhados determinados elementos. I. transporte de cadernos II. interiorizao das provas III. guarda dos locais IV. retorno dos cartes V. ficar de prontido Assinale a alternativa que indica os elementos de mesma funo. a) apenas I, II e III. b) apenas II e V. c) apenas I, II e IV. d) I, II, III, IV e V. e) apenas I e II. 76) ( FGV - 2012 -PC-MA - Farmacutico Legista) " A PM ir acompanhar o transporte dos cadernos do centro de distribuio para os locais de exame." Assinale a alternativa que mostra outro modo de reescrever-se essa frase do texto que altera o seu sentido original. a) A PM acompanhar o transporte dos cadernos do centro de distribuio para os locais de exame. b) O transporte dos cadernos do centro de distribuio para os locais de exame ir ser acompanhado pela PM. c) Ser acompanhado pela PM o transporte dos cadernos do centro de distribuio para os locais de exame. d) A PM ir acompanhar, do centro de distribuio para os locais de exame, o transporte dos cadernos. e) Os cadernos sero transportados e acompanhados pela PM, do centro de distribuio para os locais de exame.

77) (FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) - Esse o incio da parte final de um trabalho da autoria de um comandante de uma academia de polcia. Por esse segmento, percebe-se que a teoria francesa aludida no texto deve defender . a) um debate mais aprofundado sobre as necessidades de segurana. b) uma ligao mais intensa com a vida particular dos cidados. c) a necessidade de segurana mais democrtica. d) uma nova dimenso intelectual dos policiais. e) mais qualidade de vida para a populao em geral. 78) (FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) - " Assim, percebe-se o debate acirrado, quer pelos letrados, quer pelos cientistas, quer, sobretudo, pelas pessoas comuns,...";tomado literalmente, o segmento de texto destacado pode significar algo incoerente e inadequado, ou seja, que. a) s letrados e cientistas travam debates acirrados. b) os cientistas no so letrados. c) pessoas comuns pertencem ao grupo dos cientistas. d) todas as pessoas da sociedade discutem o problema da segurana. e) todos os cidados desejam participar dos debates sobre segurana. 79) (FGV 2012 - PC-MA - Farmacutico Legista) "As leis so como teias de aranha: quando algo leve cai nelas, fica retido, ao passo que se for algo maior, consegue romp-las e escapar" (Solon) Assinale a alternativa que mostra o comentrio inadequado sobre os constituintes desse pensamento. a) Ocorre nesse pensamento uma comparao entre as leis e as teias de aranha. b) A frase quando algo leve cai nelas fala de um fato potencial. c) Algo leve e algo maior so termos de sentido oposto. d) O pronome las refere-se ao termo anterior leis. e) A frase alude a certa deficincia da justia.

80) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - No texto II, a citao de vrios pases tem valor: a) comparativo. b) adversativo. c) alternativo. d) aditivo. e) conclusivo. 81) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - O texto II deve ser classificado como: a) descritivo. b) narrativo. c) expositivo. d) publicitrio. e) argumentativo.

82) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - No texto II, a citao de vrios pases tem valor: a) comparativo. b) adversativo. c) alternativo. d) aditivo. e) conclusivo. 83) (FGV 2011 FGV - PC-RJ - Perito Legista) - O texto II deve ser classificado como: a) descritivo. b) narrativo. c) expositivo. d) publicitrio. e) argumentativo.

84) (FGV- 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - O ttulo dado ao texto I se justifica: a) pelos numerosos interesses envolvidos no Cdigo Florestal. b) pelos interesses, em nmero de mil, que participam da votao do Cdigo Florestal. c) pelos interesses governamentais na aprovao do Cdigo Florestal. d) pelos interesses econmicos dos ruralistas na produo agrcola. e) pelos interesses da oposio poltica ao governo na aprovao do Cdigo Florestal.

85) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - Assinale a alternativa que apresenta o segmento que se refere composio do prprio texto I. a) A votao do Cdigo Florestal, que regulamenta a explorao de terras no Brasil, escancarou o tamanho de interesses divergentes que cercam o assunto. b) Comeando por esse captulo, o leque de simpatizantes partidrios do governo de tal ordem que abriga, do mesmo lado, desde ambientalistas a ruralistas. c) E mais: vem colocando prova a eficcia de funcionamento da imensa base aliada que apoia o governo. d) segmentos sociais que vivem tradicionalmente s turras para fazer valer os seus direitos. e) O governo segue espremido entre os dois argumentos.... 86) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - No fragmento do texto I ...um grupo levanta a bandeira da preservao ambiental..., a expresso sublinhada significa que o grupo referido: a) ataca a preservao ambiental apresentada pelo Cdigo Florestal. b) chama a ateno para a preservao ambiental contida no Cdigo Florestal. c) faz da preservao ambiental o tema de menor importncia no Cdigo Florestal. d) defende a preservao ambiental contra os inimigos dessa preservao. e) tenta atrair outros parlamentares para a defesa da preservao ambiental.

87) ( FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - As alternativas a seguir apresentam elementos que, no texto I, se opem clara ou implicitamente na discusso do Cdigo Florestal, exceo de um. Assinale-o. a) Ambientalistas X Ruralistas. b) Preservao ambiental X Atividade agrcola. c) Conservao X Desmatamento. d) Base aliada X Simpatizantes do governo. e) Ecologia X Economia. 88) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista ) - Assinale a alternativa que indique um dado contrrio posio dos ambientalistas. a) O Brasil est entre os pases com mais reas protegidas do mundo. b) O Brasil possui 2,4 milhes de quilmetros quadrados sob condio de controle absoluto. c) no Brasil que ocorrem ndices recordes de desmatamento. d) O Cdigo Florestal deve harmonizar os diversos interesses em jogo. e) A atividade agrcola no Brasil no compromete as riquezas naturais.

89) (FGV 2011 FGV - PC-RJ - Perito Legista) - Na expresso votao do Cdigo Florestal, o termo sublinhado paciente do termo anterior, ou seja, o Cdigo Florestal votado. Assinale a alternativa em que o termo destacado exerce essa mesma funo. a) Explorao de terras. b) Competitividade do setor. c) Tamanho de interesses divergentes. d) Funcionamento da base aliada. e) Leque de simpatizantes. 90) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - A votao do Cdigo Florestal, que regulamenta a explorao de terras no Brasil, escancarou o tamanho de interesses divergentes que cercam o assunto. Os dois pronomes relativos sublinhados nesse segmento do texto I tm, respectivamente, como antecedentes: a) votao / tamanho. b) Cdigo / interesses. c) Florestal / divergentes. d) votao / interesses. e) Cdigo / tamanho. 91) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - Assinale a alternativa que apresente a frase do texto I que pode ser entendida como crtica ao Governo Federal. a) A votao do Cdigo Florestal, que regulamenta a explorao de terras no Brasil, escancarou o tamanho de interesses divergentes que cercam o assunto b) E mais: vem colocando prova a eficcia de funcionamento da imensa base aliada que apia o governo. c) Comeando por esse captulo, o leque de simpatizantes partidrios do governo de tal ordem que abriga, do mesmo lado, desde ambientalistas a ruralistas segmentos sociais que vivem tradicionalmente s turras para fazer valer os seus direitos. d) ... e que isso est comprometendo a competitividade do setor. e) ambientalistas e ruralistas segmentos sociais que vivem tradicionalmente s turras para fazer valer os seus direitos.

92) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - Analise o fragmento do texto a seguir: um grupo levanta a bandeira da preservao ambiental a todo custo. Assinale a alternativa que apresenta a forma reescrita do fragmento acima que modifica seu sentido original. a) Um grupo levanta, a todo custo, a bandeira da preservao ambiental. b) A todo custo, um grupo levanta a bandeira da preservao ambiental. c) A bandeira da preservao ambiental levantada, a todo custo, por um grupo. d) A bandeira da preservao ambiental levantada por um grupo a todo custo. e) Uma bandeira levantada pelo grupo da preservao ambiental a todo custo. 93) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - Assinale a alternativa em que o segundo termo no funciona como adjetivo do primeiro. a) Preservao ambiental. b) Cdigo Florestal. c) Interesses divergentes. d) Base aliada. e) Diversas regies.

94) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - O ttulo do texto II mostra a palavra leve entre aspas. Nesse caso, as aspas so empregadas para: a) destacar uma palavra importante do texto. b) mostrar que se trata de um erro do estudo. c) indicar certa ironia no significado da palavra. d) enfatizar a justia social no nosso pas. e) identificar que se trata de uma opinio do estudo apresentado 95) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - Brasil tem carga tributria leve para ricos. Segundo o estudo, o ttulo do texto II significa que: a) os ricos consideram a carga tributria leve. b) os ricos pagam poucos impostos. c) os impostos, no Brasil, so pesados para os pobres. d) a carga tributria brasileira enorme para todos os cidados. e) s os ricos acham a carga tributria leve. 96) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) Na Holanda, onde um profissional na faixa mais baixa recebe um valor lquido semelhante ao do Brasil aps os impostos e encargos (84,3%), os mais ricos levam para casa menos de 55% do salrio. Esse comentrio do texto II funciona mesmo: a) um possvel exemplo a ser seguido. b) uma denncia de uma injustia flagrante. c) um alerta para um perigo. d) uma demonstrao de algo absurdo. e) uma indicao de algo correto a ser evitado. 97) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - No penltimo pargrafo do texto II, as palavras entre parnteses funcionam como: a) retificao de um erro. b) esclarecimento de uma informao. c) explicao de um termo anterior. d) destaque de algo importante. e) demonstrao de um argumento.

98) (FGV 2011 - PC-RJ - Perito Legista) - No texto II aparecem algumas siglas. A respeito das siglas, assinale a afirmativa incorreta. a) So formas de abreviaturas. b) Podem causar problemas de entendimento. c) So formadas segundo processos variados. d) So sempre explicadas nos textos. e) So escritas predominantemente em letras maisculas. 99) (FGV 2011- PC-RJ- Perito Legista) - Assinale a alternativa em que o vocbulo mais no apresenta valor superlativo. a) Um levantamento de mais uma associao internacional de consultorias indicou que o Brasil tem uma carga tributria considerada leve.... b) o Brasil tem uma carga tributria considerada leve para as classes mais altas. c) Na Holanda, onde um profissional na faixa mais baixa recebe um valor lquido semelhante ao do Brasil. d) aps os impostos e encargos (84,3%), os mais ricos levam para casa menos de 55% do salrio. e) A lgica tambm se aplica a todos os pases do G7, o grupo de pases mais industrializados do mundo (EUA, Canad, Japo, Gr-Bretanha, Alemanha, Frana e Itlia).

100) (FGV 2011- PC-RJ Perito Legista) - No texto III h muitas vozes e todas elas: a) fazem declaraes contrrias entre si. b) corrigem os erros de declaraes anteriores. c) aumentam a credibilidade do texto. d) produzem suspense na leitura. e) fornecem informaes falsas.

GABARITO
N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 RESPOSTA D E D C C C C B B E E C A D D B C A E A C B D C B C A E B C D E C 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 B A B C A E D A E C D A A D B E B A C A B C D A D E C E E A D B A E 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 C A D C B A D A E C B D A E A E A B D D C A B C E E C B A B D A C

You might also like