You are on page 1of 6

CONTABILIDADE DE CUSTOS A necessidade da anlise e do controle dos gastos empresariais acentua-se medida que cresce a competio entre as empresas.

. A Contabilidade de Custos que atende essa necessidade destina-se gerao de informaes contbeis de interesse dos usurios internos da empresa, servindo de apoio indispensvel a decises gerenciais das mais diversas nature as. Custo ! uma despesa que se fa a fim de obter um rendimento. Ao estabelecer um preo, para seu produto ou servio, deve-se saber qual ! seu custo total e o custo por unidade. "iferentes tipos de custos so usados para diferentes prop#sitos, e a escol$a correta poder assegurar o uso apropriado dos recursos do departamento. %.%Natureza& o custo representa um consumo de valores decorrentes de atividades industriais, comerciais ou de prestao de servios. 'ormalmente os custos antecedem as receitas (vendas). Ao custo inicial geralmente so agregados outros gastos, como por e*emplo mat!ria prima so adicionados os custos de mo-deobra, de energia el!trica, etc. no processo de transformao em produtos acabados. Importncia e finalidade& A determinao do preo de custo dos bens e servios ! necessria para fi*ao do preo de venda desses mesmos bens e servios.

%.+-

%., - CONTABILIDADE DE CUSTOS E CONTABILIDADE FINANCEIRA . Conta ilidade financeira& tem por ob-etivos determinar de um lado o valor dos bens, direitos e obrigaes e da situao l.quida da empresa atrav!s do balano e, de outro, determinar o lucro ou pre-u. o atrav!s do demonstrativo de resultado. /ale di er, a contabilidade de financeira se relaciona com o mundo e*terior, com o mercado, com os seus devedores (clientes, por e*emplo) e, de outro lado com os seus credores (fornecedores, governo pelos impostos, bancos pelos financiamentos recebidos). A contabilidade financeira tamb!m ! denominada de contabilidade e*terna. . Conta ilidade de cu!to!& 0 a contabilidade interna econ1mica. 2em por ob-etivo determinar o custo de fabricao e comerciali ao de um produto ou servio. %.3Conta ilidade "erencial& 0 o con-unto de con$ecimentos (administrativos, estat.sticos, matemticos, -ur.dicos, econ1micos, oramentrios) que atuando em con-unto com a contabilidade de custo e financeira, tem por ob-etivo fundamental informar a alta administrao para a tomada de decises corretas no mundo dos neg#cios. In#e!timento& 0 toda aplicao de recursos monetrios, pr#prios ou de terceiros, em bens de produo (mat!rias-primas, materiais diversos), bens de consumo (material de limpe a e conservao) e bens de uso (pr!dios industriais e administrativos, mquinas, equipamentos, marcas, patentes, etc.). Cu!to& 0 o consumo das aplicaes de recursos. 6 custo ocorre pela requisio da mat!ria-prima, do material de consumo, pela depreciao das mquinas e equipamentos. 0 o consumo de um bem ativo em funo do processo produtivo.

%.4-

%.5-

%.7-

De!pe!a e perda& De!pe!a& As despesas vencem em funo do tempo e no da produo. 8*emplos& o aluguel de um galpo industrial, o pagamento de salrios e encargos sociais, t9m que ser pagos no final do m9s, independentemente se $ouve produo ou no. $erda& 0 o consumo improdutivo decorrente do processo bril ou pela ao da pr#pria nature a. 8*. 8vaporao do l.quido necessrio ao processo produtivo: ao da lu nos filmes virgens, etc. 2odo esses con-unto de perdas representa consumo de aplicao de recursos monetrios nos bens acima descritos, improdutivamente. ;o por conseguinte, reduo do valor patrimonial de uma empresa. 28<=>'6?6@>A C6'2AA>?

6 ob-etivo ! uniformi ar o entendimento de determinados termos que sero utili ados. "ASTO ;acrif.cio que a entidade arca para obteno de um bem ou servio, representado por entrega ou processo de entrega de ativos (normalmente din$eiro). 6 gasto se concreti a quando os servios ou bens adquiridos so prestados ou passam a ser de propriedade da empresa. DESE%BOLSO Bagamento resultante da aquisio de um bem ou servio. Bode ocorrer concomitantemente ao gasto (pagamento a vista) ou depois deste (pagamento a pra o). CUSTO $OR FACILIDADE DE RASTREA%ENTO Cu!to! Direto! ;o os que podem ser diretamente (sem rateio), apropriados aos produtos, bastando e*istir uma medida de consumo (quilos, $oras de mo-de-obra ou de mquina, quantidade de fora consumida etc.). 8m geral, identificam-se com os produtos e variam proporcionalmente quantidade produ ida. ;o aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados, porque $ uma medida ob-etiva de seu consumo nesta fabricao. 8*emplos& %- %at&ria'prima. 'ormalmente, a empresa sabe qual a quantidade e*ata de mat!riaprima que est sendo utili ada para a produo de uma unidade do produto. ;abendose o preo da mat!ria-prima, o custo da. resultante est associado diretamente ao produto. +- %(o'de'o ra Direta. 2rata-se dos custos com os trabal$adores utili ados diretamente na produo. ;abendo-se quanto tempo cada um trabal$ou no produto e o preo da mo-de-obra, ! poss.vel apropri-la diretamente ao produto. )' %aterial de em ala*em 3- Deprecia+(o de e,uipamento, quando ! utili ado para produ ir apenas um tipo de produto. 4- Ener*ia el&trica da! m-,uina!, quando ! poss.vel saber quanto foi consumido na produo de cada produto.

Cu!to! Indireto! ;o os que, para serem incorporados aos produtos, necessitam da utili ao de algum crit!rio de rateio. 8*emplos& aluguel, iluminao, depreciao, salrio de supervisores etc. 'a prtica, a separao de custos em diretos e indiretos, al!m de sua nature a, leva em conta a relevCncia e o grau de dificuldade de medio. Bor e*emplo, o gasto de energia el!trica(fora) !, por sua nature a, um custo direto, por!m, devido as dificuldades de medio do consumo por produto e ao fato de que o valo obtido por rateio, em geral, pouco difere daquele que seria obtido com uma medio rigorosa, quase sempre ! considerado como custo indireto de fabricao. ;o os custos que dependem de clculos, rateios ou estimativas para serem apropriados em diferentes produtos, portanto, que s# so apropriados indiretamente aos produtos. 6 parCmetro utili ado para as estimativas ! c$amado de base ou crit!rio de rateio. 8*emplos& %. +. ,. 3. 4. "epreciao de equipamentos utili ados na fabricao de mais de um produto. ;alrios dos c$efes de superviso de equipes de produo. Aluguel da fbrica. @astos com limpe a da fbrica 8nergia el!trica que no pode ser associada ao produto CUSTOS $OR CO%$ORTA%ENTO Cu!to! fi.o! Custos Di*os so aqueles cu-o total no varia proporcionalmente ao volume produ ido. Bor e*emplo& aluguel, seguro de fbrica etc. Em aspecto importante a ressaltar ! que os custos fi*os so fi*os dentro de determinada fai*a de produo e, em geral, no so eternamente fi*os, podendo variar em funo de grandes oscilaes no volume de produo. 6bserve que os custos fi*os so fi*os em relao ao volume de produo, mas podem variar de valor no decorrer do tempo. 6 aluguel da fbrica, mesmo quando sofre rea-uste em determinado m9s, no dei*a de ser considerado um Custo Di*o, uma ve que ter o mesmo valor qualquer que se-a a produo do m9s. 6utros e*emplos& impostos predial, depreciao dos equipamentos (pelo m!todo linear), salrios de vigias e porteiros da fbrica, pr9mios de seguros etc. Custos Variveis ;o os que variam proporcionalmente ao volume produ ido. 8*emplos& mat!ria-prima, embalagem. ;e no $ouver quantidade produ ida, o custo varivel ser nulo. 6s custos variveis aumentam medida que aumenta a produo.

6utros e*emplos& materiais indiretos consumidos, depreciao dos equipamentos quando esta for feita em funo das $orasFmquinas trabal$adas, gastos com $oras e*tras na produo etc.

CUSTOS DE TRANSFOR%A/0O <epresentam o esforo empregado pela empresa no processo de fabricao de determinado item (mo-de-obra direta e indireta, energia, $oras de mquina etc.) 'o inclui mat!ria-prima e outros produtos adquiridos prontos para consumo. CUSTOS $RI%1RIOS 0 a soma simples de mat!ria-prima e mo-de-obra direta. 'o ! o mesmo que o custo direto, que ! mais amplo, incluindo, por e*emplo& materiais au*iliares, energia el!trica etc. CUSTOS $OR FUN/0O Materiais Diretos ;o os materiais que se incorporam (se identificam) diretamente aos produtos. 8*emplos& mat!ria-prima, embalagem. =ateriais au*iliares tais como cola, tinta, parafuso, prego etc. Mo-de-obra direta <epresenta custos relacionados com pessoal que trabal$a diretamente na elaborao dos produtos, por e*emplo, o empregado que opera um torno mecCnico. A mo-de-obra direta no deve ser confundida com a de um operrio que supervisiona um grupo de torneiros mecCnicos. Como regra prtica, podemos adotar o seguinte crit!rio& sempre que for poss.vel medir a quantidade de mo-de-obra aplicada a determinado produto ! mo-de-obra direta, caso contrrio, $avendo necessidade de rateio, ! mo-de-obra indireta. 'a medio da mo-de-obra direta, podem surgir dificuldades e, principalmente, certos custos, que levam as empresas a tratar gastos de mo-de-obra, que por sua nature a so diretos, como custos indiretos. 8videntemente, o custo dos produtos ficar distorcido, cabendo empresa um estudo de custo-benef.cio para decidir qual ! o tratamento mais adequado. G que se lembrar, ainda, que o clculo do custo da $ora de mo-de-obra (quer direta, quer indireta) deve levar em conta todos os encargos sociais, como >ABA;, D@2;, %, salrio etc., e tamb!m deve ser feito um a-uste para considerar as $oras efetivamente trabal$adas e o tempo improdutivo decorrente de f!rias, fim de semana remunerado, feriados etc.

RATEIO <epresenta a alocao de custos indiretos aos produtos em fabricao, segundo crit!rios racionais. 8*emplo& depreciao de mquinas rateada segundo o tempo de utili ao ($Fm) por produto etc. Contudo, dada a dificuldade de fi*ao de crit!rios de rateio, tais alocaes carregam consigo certo grau de arbitrariedade. A importCncia do crit!rio de rateio est intimamente ligada manuteno ou uniformidade em sua aplicao. "evemos lembrar que a simples mudana de um crit!rio de rateio afeta o curso de produo e consequentemente afetar o resultado da empresa. FORMAS DE RATEIO DOS GGF Gastos Gerais de Fabricao Ema ve determinado o crit!rio ou base de rateio, a e*ecuo do rateio consiste numa regra de tr9s simples. 8*emplo& ;upon$amos que temos que ratear gastos com material indireto que totali aram <H +I.III,II entre tr2! produto!3 A3 B3 C, e que a base de rateio se-a gasto de mat!ria-prima incorrida em cada produto conforme abai*o& B<6"E26 A A C 262A? =A20<>A B<>=A 4I.III,II %+4.III,II 74.III,II +4I.III,II

6 rateio do material indireto para o produto A ser& <H +I.III esto para H +4I.III,II, assim como, 4 est para <H 4I.III,II, logo& * J 4I.III * +I.III J R5 67888388 +4I.III produto B +I.III J +4I.III, logo& * %+4.III * J +I.III * %+4.III J R5 987888388 +4I.III produto C +I.III J +4I.III, logo& 74.III * J +I.III * 74.III J R5 :7888388 +4I.III

Outra forma de efetuar o rateio seria estabelecer a porcentagem de cada produto em relao ao crit!rio de rateio e multiplicar a porcentagem pelo valor a ser rateado. /e-a quadro a seguir& Brodutos A A C 2otal Crit!rio de rateio J gasto com mat!ria-prima 4I.III %+4.III 74.III +4I.III K +I 4I ,I %II =aterial >ndireto (K * +I.III) 67888 987888 :7888 ;87888

<- mai! uma maneira de efetuar a distribuio dos custos indiretos. 2oma-se o valor do mesmo e divide-se pelo valor total do parCmetro de rateio. =ultiplica-se a seguir pelo valor do parCmetro correspondente a cada produto. A!!im= /alor do custo indireto (L) /alor total do gasto com mat!ria-prima (J) <H de custo indireto por <H de mat!ria-prima B<6"E26 A B<6"E26 A B<6"E26 C +I.III,II +4I.III,II I,IM

<H 4I.III * I,IM J R5 67888388 <H %+4.III * I,IM J R5 987888388 <H 74.III * I,IM J R5 :7888388

Como se percebe, qualquer que se-a a forma de efetuar o rateio, c$ega-se sempre ao mesmo resultado. Cabe decidir qual delas l$e ! mais conveniente.

CENTRO DE CUSTO 8m princ.pio, centros de custos so departamentos de rea de produo diferenciados segundo a funo de cada um no processo produtivo. Bor ve es, essa diferenciao est mais ligada ao fator econ1mico, em vista da maior ou maior uniformidade de custos incorridos nas vrias funes, do que sob o ponto de vista tecnol#gico, pois este est mais ligado nature a das fases de processo. "istinguem-se fundamentalmente duas esp!cies de centro de custos& Centro de cu!to! produti#o! ;o centros onde os produtos da lin$a de comerciali ao da empresa so fabricados, por meio de operaes de produo parcial ou de acabamento final. Centro de cu!to! au.iliare! ;o centros de prestao de servios aos centros de custo produtivos ou queles de sua esp!cie, possibilitando a continuidade das condies de produo. Bodem e*ercer controle de condies e pessoas, manuteno de equipamentos, distribuio de insumos como gua, energia el!trica, vapor, gs, frio, etc...8ventualmente, podem gerar receitas, por prestao de servios a terceiros.

You might also like