You are on page 1of 7

Introduo

Um sistema de controle numrico comanda as aes de uma ou mais mquinas por interpretao automtica de instrues expressas em nmeros. A palavra "interpretao" refere-se a converso de alguns ou todos os dados numricos como distancias !ngulos temperaturas concentraes etc. "stas so quantidades mensurveis cu#as magnitudes podem ser expressa numericamente assim como numero de pessoas ou quantia em din$eiro. Uma mquina numericamente controlada %mais con$ecida como &quinas '()'(' *+ rece,e informaes em forma digital. (meros em c-digos indicando dimenses de peas que podiam ser produ.idos em cartes perfurados na dcada de /0 %sistemas de transmisses de dados deste tipo era poss1vel ser encontrado at na dcada de 20+ eletronicamente gravados em fita magntica como mais comum atualmente em disquetes ou at mesmo num ,anco de dados centrali.ado. 3peraes de manufatura t4m sido usadas com auxilio do controle numrico com muito sucesso e cada dia mais perce,emos possi,ilidade mais generali.adas de sistemas alimentados com informaes '(' %desde as mquinas de usinagem '(' at maquinas de costura ou de ,ordar+ em,ora grande parcela das mquinas '(' est nas mquinas ferramenta %ou de usinagem+ e so,re esse tipo de mquinas '(' que trataremos aqui citarei agora alguns outros usos do sistema '(' que no sero tratados aqui5-6rensas mquinas de re,itagem mquinas de corte a la.er ou a maarico do,radeiras de tu,os mquinas de teste de circuitos mquinas de inspees mquinas de montagens eletr7nicas mquinas de traagens sistemas industriais em fa,rica de papel tecidos controles diversos em diversos tipos de industrias qu1micas ou se#a um campo to grande como a vastido do uso do computador que a cada dia se desco,re uma nova possi,ilidade de uso.6ara demonstrarmos $istoricamente como surgiu a tecnologia '(' preciso falar so,re os acontecimentos importantes que permitiram o surgimento deste conceito que mudou os rumos da manufatura e que $o#e nos permite produ.ir produtos de extrema complexidade.8oram tr4s as tecnologias que ao se desenvolverem enunciaram a visionrios o surgimento desta tecnologia que muitos estudiosos c$amam de a nova era da industria so elas5

&quinas ferramenta Automao 9nformtica.

Das mquinas ferramentas

James Watt e sua mquina

A revoluo industrial pode ser dita que se iniciou com o escoc4s :ames ;att %pro#etando a mquina a vapor+ deste modo ele tam,m criou a necessidade pela indstria de mquinas ferramentas. 6ois ficou ,astante -,vio que sem uma mquina ferramenta que usinasse cilindros com ra.ovel preciso ele no poderia construir motores porque no $avia meios de usinar cilindros nos seus primeiros empen$os. 3 primeiro cilindro foi de fato feito com muita dificuldade como se fa. $o#e a funilaria de autom-veis e com um funileiro muito ,om pois a concord!ncia da forma do cilindro e do pisto extremamente importante para se conseguir o funcionamento do sistema. 6orem mesmo assim o va.amento era tal que o vapor escapava e fa.ia a mquina extremamente ineficiente.8eli.mente em tempo ;att se reuniu com o :o$n ;il<inson %mestre ferreiro nascido na 9nglaterra no inicio de =>00+ que possu1a a $a,ilidade de produ.ir os tais cilindros que ;att requeria. 6ois ;il<inson desenvolvera uma mquina onde era fixado a parte externa do cilindro e uma ,arra r1gida estendia-se na longitudinal da pea num ca,eote de furao uma ferramenta muito simples desli.a pela ,arra removendo o metal e assim se produ.ia um furo de ra.ovel preciso de forma. "sta mquina rudimentar de corte de metal executou o tra,al$o para ;att em =>>?. A partir deste acontecimento e por exig4ncia das novas necessidades iniciou-se um surgimento de pequenas oficinas para implementar as novas industrias com mquinas e ferramentas que satisfi.essem as necessidades emergentes. @ugiram muitos engen$eiros natos e criativos na "uropa e nos "UA realmente se desencadeou uma poca de ouro o despertar das necessidades por parte das novas industrias e o g4nio inventivo de certos $omens permitiu todo este desenvolvimento.'om esses desenvolvimentos resultou em uma grande efici4ncia em termos do uso do tra,al$o $umano eles tam,m requereram na poca mais guindastes fixaes e mquinas especiais."sse neg-cio progrediu largamente e $ouve uma necessidade continua por empresas desse tipo.

Do principio dos controles (automao)

Aurante a revoluo industrial $ouve outro desenvolvimento necessrio para a introduo das ferramentas controladas por nmeros o desenvolvimento de controles automticos. 3 controle do som um dos esforos iniciais no controle automtico ocorreu em torno de =/?0 na Bolanda quando tam,ores rotativos foram equipados com pinos para tocar carril$es automticos. "stes foram mais tarde miniaturi.ados e aperfeioados nas populares caixin$as de musica. 3 primeiro tocador automtico de piano patenteado por &. 8ourneaux em =2/C utili.ava um grande rolo de papel com =D polegadas de largura perfurado de modo que o ar pudesse passar pelos furos para ativar teclas apropriadamente. "ste piano podia produ.ir apenas notas de intensidade uniforme em =EC0 porm eles estavam to desenvolvidos que podiam simular controles de pedais variaes amplificadas e deste modo produ.ir msicas que certamente podia se perce,er as diferenas das tend4ncias dos autores pianistas. Um dos ltimos produ.ido contin$a oito furos extras de cada lado de modo a regular 2D canais das teclas. "stes canais extras possi,ilitaram o controle da intensidade do som o tom da atuao dos pedais velocidade da fita e muitas outras variveis. 9sto sem dvida foi muito importante para o desenvolvimento das mquinas '(' pois o sistema de fita perfurada com passagem de ar pelos furos foi largamente usado e at a dcada de 20 podia se encontrar mquinas '(' com sistema semel$ante. &anufatura de tecidos. (o inicio de =>00 &. falcon inventou uma mquina de tricotar controlada por cartes perfurados. 'ada um dos muitos cartes era sincroni.ado em uma seqF4ncia para atuar na mquina de tricotar. 'ada furo em um dado carto atuava um acoplamento mec!nico o qual impulsionava uma agul$a associada com uma coluna particular no carto para puxar uma lin$a colorida atravs do tecido naquele certa posio.
A inveno de Falcon era, porm limitada bai a produo!

Mquina de Jaquard a qual foi inserido o carto de controle

"m =20> :. &. :aquard inventou um carto de controle mel$orado para mquinas de tricotar e permitiu a mquina de tecer uma alta produtividade e ,aixo custo por unidade o qual ainda usado em produes modernas.6ara alto volume de produo as mquinas de tricotar usavam discos de engrenagens com padro de dentes perifricos tais mquinas so anlogas a mquinas automticas de parafusos ou mquinas de traagem nas indstrias de corte de metais.

Dos computadores!

(o final de =200 '$arles Ga,age %o pai dos computadores+ pro#etou o primeiro computador digital sofisticado que foi desenvolvido porm nunca foi conclu1do. &ais rpido mais preciso e mais flex1vel o computador apareceu em =EH? quando o "(9A' foi desenvolvido pelo departamento de ordenao do exercito dos "UA. "sta era uma mquina ,astante lenta e no possu1a programas arma.enados em mem-ria. e as informaes seqFenciais precisavam ser inseridas por meios externos.

(os prim-rdios de =E00 Bermam Bollerit$ desenvolveu um sistema arma.enamento de dados para cartes perfurados para o departamento de recenseamento dos "UA. Aurante a segunda guerra mundial :o$n Ion (eumann pro#etou o computador de programas arma.enados digitalmente o qual se tornou uma pea essencial para o comercio e industria complexa.

Mquina de cartes perfurados de Herman Hollerith Do aparecimento e desenvolvimento do controle numrico

(o curso da revoluo industrial tin$am sido ac$ados meios para redu.ir o esforo f1sico exigido para se desenvolver o processo industrial. 'omputadores para fcil acumulao arma.enagem e processamento de dados poderiam aliviar as mem-rias dos $omens e a#udar no exerc1cio do poder da l-gica. Jecon$ecidamente foi inevitvel o dese#o de prover uma ligao entre estes dois desenvolvimentos. Aeste modo o que por alguns foi c$amado de segunda revoluo industrial tin$a comeado. "m =E=D @c$eKer solicitou a patente da mquina de cortar algodo aos ".U.A. o qual tin$a como o,#etivo "prover os meios para ou controlar movimento em qualquer direo ou espao em um ou vrios planos para movimentos angulares por meio de uma gravao preparada previamente em uma fol$a perfurada de papel ou outro material". "m =EHE a fora area dos ".U.A. estava certa que mquinas ferramentas convencionais manuais no poderiam ser confiveis para manter lado a lado as freqFentes mudanas e ao mesmo tempo prover adequada produo de componentes de avies em uma emerg4ncia. Gaseado na experi4ncia de uma pequena empresa fa,ricante $lices e rotores de $elic-pteros na poca a "6arsons 'orporation" %Bo#e porm uma grandiosa empresa atuante em muitos ramos tecnol-gicos+ que em =EH> $avia experimentado colocar uma forma rudimentar de controle por nmeros em uma mquina de usinagem convencional ligando esta mquina a um computador que era alimentado por informaes via cartes

perfurados.A 8AA L8ora Area AmericanaL ento ao recon$ecer um poss1vel grande avano na fa,ricao de avies e material ,lico contratou a 6arsons e patrocinou estudos e desenvolvimento do controle numrico e assim plane#aram e executaram as adaptaes de controle numrico para uma mquina ferramenta convencional da 'incinnati %fa,ricante na poca de mquinas ferramenta convencionais e atualmente um dos maiores fa,ricantes de &quinas '(' + e deste modo criaram o prot-tipo de uma mquina '( que foi demonstrado em =E?C no L&9MLinstituto de tecnologia de &assac$usetts. "stes estudos foram estendidos para incluir o desenvolvimento de sofisticadas rotinas de computadores por fitas perfuradas e os estudos da evoluo do controle numrico. 3s resultados foram excepcionais e demonstraram uma mudana revolucionria nas industrias de transformao. 3 1mpeto dado pela fora area americana permitiu um rpido desenvolvimento de uma variedade de controle de mquinas e sistema de arma.enamento de dados. &uitos formatos diferentes foram aplicados fita magntica carto perfurado fita perfurada e mais atualmente disquetes e sistemas de dados centrali.ados. A padronizao. 3 tra,al$o de padroni.ao foi feito principalmente pela Associao das industrias eletr7nicas %"9A @tandards+ com o auxilio de ativistas nas mquinas ferramentas controles eletr7nicos e usurios das industrias de mquinas ferramentas. "ste tra,al$o #udou a redu.ir o numero mdio de arma.enamento de programas e acess-rios para '('. 3s mais ativos desenvolvedores de controle numrico nos ".U.A. esto $o#e usando informaes gravadas em disquetes ou em ,ancos de dados que so transmitidos at as mquinas atravs de protocolos especiais como o 8M6 %8ile Mransfer 6rotocol o mesmo usado pela internet+ ou em caso de redes especificas atravs dos A(' %Airect (umerical 'ontrol+.A "9A @tandards definiu um con#unto de c-digos de caracteres usados na perfurao de fitas de uma polegada de largura. 6ara que os usurios de mquinas numericamente controlados pudessem se unificar nos equipamentos de preparao de fita. 6ara aliviar a tarefa do engen$eiro de processo o formato da fita ou arran#o dos caracteres na fita tam,m foram unificados para certos tipos de mquina.Atualmente a 9@3 %9nternational 3rgani.ation for @tandardi.ation+ entidade de padroni.ao de maior aceitao mundial regulari.a o maior e mais aceito con#unto de normas para se usar na tecnologia '(' .

Comentrios e concluses: 3 culminar das tr4s tecnologias %&quinas ferramenta Automao 9nformtica+ e a ansiedade evolutiva $umana trouxeram nos $o#e as possi,ilidades de construir peas e insumos de extrema complexidade e preciso poss1vel por exemplo perce,er a evoluo nos design dos autom-veis que $ vinte anos tin$am formas rudimentares que de certo modo nos dava a impresso de so,ra de materiais. Bo#e quando nos colocamos no interior de um ,om autom-vel parece que tudo muito #usto as formas so ,onitas tem se a impresso n1tida de mais conforto mais espao a ergonomia dos acentos pedais e manoplas so impecveis. @em quase perce,emos em tudo isso esta impl1cita a evoluo do '(' e as ferramentas afins como os 'AA)'A&s e mquinas ferramentas.3 '(' continua em sua mais franca evoluo nunca foi usada tanto esta tecnologia no mundo e no Grasil um mercado muito atraente tanto para a industria e comercio como para profissionais que dese#am se aprimorar ou ingressar em uma carreira promissora. (ovos conceitos esto surgindo em todos os ramos tecnol-gicos que se findam na tecnologia '(' desde o concepo nos 'AAs de ultima gerao at a finali.ao do produto nas mais sofisticadas mquinas '(' tais como5

&odelamento de s-lidos CA em 'AAs de ultima geraoN Jotinas ultra-automticas nos novos 'A&sN (UJG@ suportados desde o 'AA'A& at a mais nova gerao de controlesN B@& %$igt$ speed mac$ines+N 8erramentas de alt1ssima velocidade de corte.

Mudo isso e muito mais esto contri,uindo para o desenvolvimento muito rpido desta tecnologia que a,re um leque muito grande de oportunidades para novas empresas e profissionais que se aventurem neste to recente ramo da engen$aria.

* CN em portugus do NC em ingls (numerical control e CNC (Computeri!ed Numerical Control "iblio#rafia$ Hand"oo# of manufacturing automation and integration ($di%o &'()* +,Numerical control in manufacturing./ran# W0 Wilson (+,- * Mc.1ra2 Hill 3oo# Compan4

You might also like