You are on page 1of 4

Grafologia: Assinaturas - a auto-imagem :: Sergio Scabia ::

Ainda que a escrita do prprio nome esteja sujeita a todos os princpios de anlise vistos at agora, a assinatura tem carter nico e grande importncia na grafologia. o nosso carto de visita psicolgico, refletindo a atitude que o indivduo adota para com a sociedade, mel or que o self verdadeiro cuja nature!a se manifesta na escrita geral. "or isso, tem de ser considerada sempre com rela#o ao resto da escrita. $alve! possamos fa!er uma compara#o com a astrologia, di!endo que o te%to pode ser comparado com o &igno e a assinatura com o Ascendente. $am'm poderamos colocar no lugar da assinatura ()u( ou ()u e min a *amlia(, ()u+meu status( e isso d uma idia geral do que se trata. , nome prprio somente, escrito em documentos mais ntimos ()u(. -ome e so'renome representam o ()u( na unidade familiar. Afei#o, depend.ncia, ou averso a essa e%tenso familiar pode ficar 'em clara em uma assinatura completa. A forma#o de cada parte da assinatura cresce em maturidade pela evolu#o do indivduo e esse crescimento pode ser irregular. ,s que continuam os estudos em estgios avan#ados daro menos importncia a sua assinatura com rela#o aqueles que a usam pomposamente em documentos assinados logo aps ter terminado a adolesc.ncia e ter iniciado algum negocio. /omo muita repeti#o torna a assinatura automtica, infeli!mente essa assinatura to cultivada durante a adolesc.ncia pode se tornar definitiva e ridcula, refletindo nada alm de aspira#0es imaturas. 1uitos (julgam( a assinatura pela firme!a, armonia e simplicidade. -o seria mel or, talve!, no julgar em a'soluto, mas anotar com compai%o as dificuldades enfrentadas por alguns seres umanos em se relacionar com o mundo, a partir de um ponto de vista natural e sem esfor#o. *alamos muito da sim'ologia do espa#o at esse ponto e vemos que a assinatura representa o nosso camin ar na dire#o dos outros seres que encontramos em nosso camin o. &e temos medo deles ou se tentamos arduamente impression2los, ser por algum motivo, mesmo que seja antiquado ou aparentemente irrelevante. Assinatura em desarmonia com o texto 3epresenta normalmente uma auto2imagem falsa, e 4s ve!es variando entre um insulto e um grito pedindo socorro, com em'ele!amentos desnecessrios e tentando projetar determinada imagem. "ode ser decifrada pelas lin as de te%to que a precedem.

Assinatura em harmonia com o texto Aqui temos armonia entre o que a pessoa pensa que e aquilo que ela realmente . )sta armonia encontrada em todo tipo de nvel de forma 5provando que no podemos ter medo de avaliar como armoniosa uma escrita que simplesmente responda ao critrio que e%ige falta de em'ele!amento, de e%ageros e de contaflu%os6. )sse tipo de assinatura indica um 'om grau de autocon ecimento pois no e%iste uma fal a entre a e%peri.ncia de vida interior e e%terior. "or essa ra!o, caso no e%istam no te%to grandes tra#os ou padr0es contrrios, normalmente e%clumos conflito mental severo.

Dimenso da assinatura em relao com o texto A assinatura pode ser maior ou menor que o te%to com rela#o 4 escrita daquela pessoa.

Uma assinatura maior que qualquer palavra do texto 1ostra auto2importncia7 quem escreve se ac a a presen#a mais notvel do grupo. , mesmo se aplica se a assinatura for mais alta que larga, mas se a !ona mdia for pequena... a confian#a no passa de uma iluso e isso pode dar rudo ou ostenta#o. Uma assinatura muito pequena com relao escrita "ode querer di!er modstia ou timide!. -os 'ons nveis de forma, quem escreve pode estar completamente satisfeito com seus recursos mentais e deseja principalmente no ser notado. 8e fato, ele pode no ser tmido, como por outros tra#os na escrita. 9uando a assinatura no somente pequena mas colocada longe do centro da pgina, temos uma atitude modesta com o assunto tratado naquele te%to. Assinatura espaada 1ostra um alcance para a frente, uma atitude de a'ra#ar o mundo sem medos e sem nada a esconder. Assinaturas que ocupam todo o espao disponvel )ssas assinaturas que c egam at a invadir outros espa#os da escrita, marcam a irrita#o por ficar fec ado pelas (restri#0es mesquin as( da fol a de papel. :eja, pelo contrrio, quando outro indivduo procura encai%ar a assinatura no pouco espa#o disponvel. 1ais uma ve!, su'stitua ()u(, ou ()u+min a famlia+status( para perce'er qual a atitude da pessoa num espa#o confinado. Posicionamento da assinatura 3eflete a postura adotada em p'lico. 9uando um pouco diferente do te%to mostra um desejo de ser notado e um certo distanciamento da matria do te%to. 9uando muito pr%ima do te%to, mesmo e%istindo muito espa#o disponvel, reflete grande envolvimento com o contedo do te%to. , significado de uma escrita que se refugia na esquerda a do escritor que, como um animal assustado, no consegue se afastar da toca 5sim'olicamente posicionada na margem esquerda6; preferiria talve!, nem ter sado do 'uraco. Assinatura bem direita 1ostra atividade e entusiasmo, desde que no ven a de uma escrita caligrfica que j sinal de 'loqueio. <ma assinatura 'em espa#ada tam'm avan#ar para a direita demonstrando inten#0es impulsivas. Assinatura inclinada &e reporta ao restante da escrita. 9uando temos improvisos picos para cima, logo pensamos em auto2inspiraco e am'i#o e aqui o ser interior joga uma parte muito pequena. Assinatura inclinada para baixo -ormalmente, temporria e pode ser devido 4 fadiga ou desmorali!a#o. -este caso, tam'm o te%to dever indicar inclina#o nas lin as de 'ase. 9uando somente a assinatura est para 'ai%o o ()u+min a famlia+status( est 'em longe de ser inspirado. , movimento est mergul ando para as reas do negativo. Escrita contrada somente no nome. =ndica insatisfa#o consigo prprio; no e%iste confian#a suficiente para que o ()u( na escrita seja escrito livremente e a'ertamente. 8o contrrio, o nome prprio e%agerado com rela#o ao so'renome indica narcisismo, um amor+preocupa#o e%agerados consigo prprio.

Escrita contrada no sobrenome "ode indicar ostilidade para com o esposo+esposa ou a famlia, especialmente quando o so'renome fica em nvel inferior ao do nome, fa!endo2o parecer um pesado fardo. -a assinatura de pessoas infeli!es no casamento, normalmente o nome que fica mostrando tenso e contra#o, mostrando sofrimento pessoal; mas quando o nome est redu!ido a iniciais, nesse caso poderemos ver letras pequenas e em'ele!adas com crculos. /ontra#o, diminui#o da dimenso, ou uma lin a de 'ase instvel ou desigual nas assinaturas sempre indicam falta de tranq>ilidade. :ale lem'rar que, 4s ve!es, a e%cita#o ou a felicidade tam'm podem mostrar uma lin a de 'ase inclinada. Crculo em volta da assinatura =ndica desejo de se esconder. -uma assinatura irresoluta 5faltando firme!a, armonia e simplicidade6 o escritor pode querer proteger sua imagem de sentimentos de inadequa#o. 1as em assinaturas que ('atem( com o te%to e de 'om nvel de forma, 4s ve!es podem e%istir 'ons motivos para se esconder. *a!er o circulo no nome circunda2lo com um tra#o e no cortar o nome com o mesmo. Embelezamento da assinatura &e d quando outros tra#os ou movimentos 2 desnecessrios 2 so adicionados 4 assinatura, seja dentro do nome ou no espa#o circunstante. "esados em'ele!amentos podem ter origem na adolesc.ncia e podem estar ligadas mais com os son os daquela poca do que com a imagem presente. &e as mudan#as forem recentes deveremos analis2los pelo simbolismo do espao ?randes ns e letra inclinada para trs podem indicar um desejo de enganar. 1as precisamos o'servar esses sinais com muito ju!o7 uma avalia#o muito grave a ser feita. anchos no comeo ou no !im da assinatura A 'ase de avalia#o a mesma das letras em pequenos sinais 2 golpes iniciais e ganc os. "ara muitos grafologos tam'm significam persist.ncia. Assinatura cortada na linha mediana 9uando um tra#o corta a assinatura ao meio temos uma grande insatisfa#o consigo mesmo, com a postura geral do indivduo e representa um sinal de alerta 2 um dos poucos da grafologia 2 e nos di! que o escritor pode querer ferir a si mesmo. Alguns assassinos tem 4s ve!es esse tipo de assinatura.

"inhas paralelas acima e embaixo da assinatura 1ostram algum que pretende dominar ou conquistar. 9uando a assinatura muito (forte( tam'm, essas lin as formam como o cano de um can o pronto a disparar. #ublinhado curto 1ostram determina#o e tam'm uma 'oa proje#o da vontade. $uitos sublinhados 1ostram frustra#o da vontade Embelezamento ondulado 5*6 encontrado sem grande freq>.ncia no @rasil e deve significar e%i'icionismo mais ou menos e%agerado, em fun#o da variedade do su'lin ado. Assinatura ile%vel 8eve pertencer a pessoas que no tem a coragem de mostrar seu prprio nome. 1as, lem'rando de que muitos ideais ou son os da adolesc.ncia podem se transformar em assinaturas comple%as, e que se trataria como que desen ar um ideal, poderemos tam'm encontrar esse tipo de assinaturas em pessoas de am'i#o, coragem e vontade. Assinatura dos que assinam muitas vezes por dia "odem se tornar como que um carim'o de 'orrac a que impresso em documento so're o nome do indivduo. , processo de assinar se torna automtico e o nome no precisa ser identificado por ser familiar ao recipiente ou porque identificado pelas letras impressas em'ai%o da assinatura.

) aqui normalmente temos movimentos que evoluram desde a infncia com impulsos regulares. <m 'om graflogo teria muita dificuldade em analisar uma assinatura ilegvel so!in a sem o te%to, mesmo que muitos pequenos sinais descritos nesta se#o se apliquem perfeitamente. claro tam'm que o avan#o dos computadores e das impressoras o'riga cada ve! mais o graflogo a analisar somente o que fica disponvel, e mesmo uma assinatura ilegvel pode ser esse nico elemento. , estudo da assinatura poder se tornar um dia um estudo separado. AAAAA Dicas para melhorar sua vida pela assinatura /omo a assinatura considerada 2em importncia2, metade de uma avalia#o grafolgica, nada mais simples para come#ar a mudar, para mel or e desde j2, sua camin ada pela e%ist.ncia... &im, possvel e funciona, eu mesmo fi! isso na poca em que ainda estudava esta ci.ncia muito especial. )ssencialmente trata2se de refinar, ajustar e seguir alguns pontos 'sicos. simples e fa! sentido; so quatro aspectos principais7 B 2 $orne sua escrita totalmente legvel, a'ra2se para o mundo, confie em sua nature!a divina, em sua lin agem de Cu!. D 2 @usque mant.2la em armonia com o te%to, no mesmo estilo; denota equil'rio e at esta'ilidade emocional. E 2 "rocure c egar a uma escrita ligada, sem interrup#0es, rpida, espontnea. F 2 $udo isso no esquecendo a simplicidade dos tra#os, evitando todos os sinais inteis, suprfluos. & isso. $reine 'astante, fa#a muitas simula#0es e sentir os 'enefcios c egando e tocando sua Alma. @em2vindo 4 ?rafoterapiaG , <niverso agradece.

You might also like