You are on page 1of 6

FACULDADE ESTCIO DE S JUIZ DE FORA ESPECIALIZAO ENFERMAGEM DO TRABALHO

Peixe morre pela boca, vamos viver mais!

Disciplina: Psicologia Aplicada a Sade do Trabalhador Docente: Carla Mara Mendes Piazzi Discente: Izabela Matos Floriano Mendona

Juiz de Fora Nov/ 2011

Introduo

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) um tema muito discutido nos dias de hoje. A relao dos trabalhadores em com o trabalho, com sua vida cotidiana e com e empresa, influencia diretamente na produtividade do trabalhador. Estudos mostram que uma alternativa que as empresas voltem sua gesto de forma a propiciar maior participao, integrao e desenvolvimento do trabalhador, numa viso traga satisfao financeira e de ordem pessoal ao trabalhador de forma a trat-lo holisticamente em suas necessidades. A valorizao do trabalhador como ser humano, estimula e leva o indivduo ao equilbrio com a organizao em que trabalha, propiciando melhor interao entre as exigncias e necessidades de ambos, trabalhador e empresa. Desta forma importante tornar trabalho e vida pessoal complementar, pois, fatores externos s instituies interferem diretamente na organizao, na satisfao do indivduo, e reflete diretamente no desempenho do trabalhador. preciso se ater s condies que extrapolam os limites da organizao em termos de melhoria da qualidade de vida dos empregados. Necessrio enxergar o trabalhador com um ser bio, psquico e social e no somente pensar melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores em situao de trabalho, para que se tornem mais produtivos e motivados. Neste sentido preciso pensar aes concretas como atividades que busquem a melhoria da qualidade de vida do trabalhador no seu contexto bio, psquico e social, abordando aspectos educacionais, fsicos, biolgicos e pessoais, promovendo assim, melhoria nas condies e estilo de vida. Com esse pensamento, propomos a implantao de um programa de Orientao alimentar, a fim de promover melhoria na qualidade de vida, estado nutricional e sade dos trabalhadores.

1. Objetivo:
Promover junto aos trabalhadores orientao e estmulo proposta de reeducao alimentar. 1.1 Objetivos especficos: - Promover melhoria nos ndices pressricos dos trabalhadores. - Prevenir e controlar doenas crnicas (cardiopatias, diabetes, hipertenso e obesidade). - Melhorar bem estar fsico e psicolgico dos trabalhadores. - Reduzir o absentesmo. - Melhorar produtividade e eficincia no trabalho. - Diminuir do nmero de queixas, consultas e gastos mdicos. - Melhorar a situao geral de sade do trabalhador.

2. Justificativa:
A partir das aes da semana de sade realizada pela CIPA, detectou-se um alto ndice de trabalhadores com sobrepeso e obesidade, hipertensos e com glicemia acima do desejvel. Esses fatores condicionantes de sade detectados interferem no s na produtividade do trabalhador com em sua vida cotidiana. Desta forma propomos inicialmente um acompanhamento mais destes trabalhadores pelo servio de sade do trabalho da empresa e aes que propiciem uma reduo desses ndices, assim como preveno para que eles no se desenvolvam em outros trabalhadores.

3. O Programa: Peixe morre pela boca, vamos viver mais!


Em funo do alto ndice de trabalhadores detectados com risco e j com diagnstico de doenas crnicas e cardiovasculares, propem a implantao do programa Peixe morre pela boca, vamos viver mais!, a fim de proporcionar melhor qualidade alimentar dos trabalhadores. Sabe-se que o ndice de morte e agravos por essas doenas altssimo em nossa populao e que se refletem diretamente no desempenho laboral das pessoas. Desta forma propomos num primeiro momento a implantao de um programa de reeducao alimentar que ser o primeiro programa do setor de sade e segurana do trabalho, implantado a partir da proposta colocada pela empresa para melhorar a qualidade de vida e produtividade dos trabalhadores. O programa consistir em uma primeira fase, trabalhar junto ao servio de nutrio na elaborao de um cardpio que seja nutritivo, energtico e promova melhoria nas condies de sade dos trabalhadores. Para isso, ser aplicado um questionrio de avaliao da dieta atual que servida aos trabalhadores, assim como solicitao de sugestes de cardpio. Aps avaliao dos dados obtidos, estabelecer o cardpio do refeitrio. Elaborao de cronograma de atividades junto aos coordenadores de setor. Concomitante as essas aes, iniciar dentro da empresa uma campanha de sensibilizao dos trabalhadores quanto importncia de uma alimentao adequada, para ter uma vida saudvel no trabalho e na sua vida familiar cotidiana. Aes: distribuio de folders, palestras, de visitas no refeitrio para conhecer o processo de preparo dos alimentos, introduo gradual de novo cardpio, reestruturar cesta bsica fornecida pela empresa. Disponibilizar consultas com nutricionista da empresa para acompanhamento de reeducao alimentar individual com os trabalhadores que foram identificados com risco para doenas crnicas e os que j so portadores dessas doenas. Estender esse acompanhamento aos familiares, de forma que essa ao seja continuada e estendida para alm do ambiente da empresa. Promover para trabalhadores e familiares cursos de culinria visando orientao quanto ao preparo adequado dos alimentos, combinaes e cardpios alimentares.

Desenvolver atividades junto aos filhos dos trabalhadores a fim de estimular AA mudana de hbito alimentar no ambiente familiar dos trabalhadores. Em um terceiro momento, concomitante com as aes programadas junto aos trabalhadores e familiares, propor empresa melhorias fsicas no refeitrio, a fim de proporcionar uma ambiente mais agradvel ao trabalhador.

4. Pblico alvo: Todos os 150 trabalhadores da empresa Escavadeira Passarinho do Nordeste. Especificamente os 60 trabalhadores diagnosticados com risco para doenas crnicas e os 15 j sabidos acometidos por hipertenso e/ou diabetes e/ou obesidade. Familiares dos trabalhadores da empresa (aproximadamente 300 pessoas).

5. Meta: Pretende-se desta forma reduzir em 50% dos trabalhadores diagnosticados de risco, no perodo de 01 ano, ndices de massa corporal; avaliao de diminuio das faltas por problemas de sade; controle da hipertenso, diabetes, colesterol, triglicrides. Trabalhar com pelo menos 200 familiares durante 01 ano.

6. Recursos: - Fsicos: auditrio, data show, televiso. - Material: 500 folders, 500 cartilhas, 2000 papel A4, 1000 questionrios Lanches para cursos e palestras. - Humanos: (profissionais da empresa) Trs nutricionistas; Trs tcnicos de enfermagem do trabalho; Dois enfermeiros do trabalho.

Um mdico do trabalho. - Financeiros: Custo anual de R$10.000,00.

7. Cronograma: A implantao acontecer gradativamente com atividades desenvolvidas mensalmente ao longo de 12 meses, de acordo com cronograma de cada setor.

8. Avaliao

- Realizar junto CIPA nova avaliao na semana da sade do trabalhador. - Aplicar junto aos trabalhadores questionrio de avaliao do programa. - Levantar estatisticamente o progresso dos trabalhadores e familiares diagnosticados como de risco. - Aes desenvolvidas semestralmente.

Bibliografia: PIAZZI, Carla Mara Mendes. Psicologia Aplicada a Sade do Trabalhador (Apostila). Curso de Especializao em Enfermagem do Trabalho Faculdade Estcio de S-JF. Juiz de Fora, 2011. O que as empresas podem fazer pela incluso das pessoas com deficincia / Marta Gil coordenao. - So Paulo: Instituto Ethos, 2002.

You might also like