You are on page 1of 18

UTILIZAO DOS INCENTIVOS FISCAIS E FINANCEIROS PARA EXPORTAO COMO ESTRATGIA DE COMPETITIVIDADE Resumo:

Chynthia Spirandeli Ferreira Universidade Federal de Uberlndia chynthiaspirandeli@yahoo.com.br Karm Cristina de Sousa Ribeiro Universidade Federal de Uberlndia Margareth Brbara Senne Pinheiro Universidade Federal de Uberlndia

Pablo Rogers Universidade Federal de Uberlndia

A atual conjuntura brasileira aponta o caminho do aquecimento econmico como umas das principais metas governamentais, para isso faz-se necessrio gerar empregos, aumentar a produtividade das empresas nacionais, circular capital e aumentar vendas. Neste sentido, a exportao pode ser considerada como um instrumento essencial para atingir esses objetivos. O presente artigo cita a legislao e decises pertinentes exportao, no que diz respeito a incentivos fiscais e programas de incentivos de crdito feitos pelo governo, com o intuito de reduzir os custos do produto exportado e facilitar o financiamento de sua produo e comercializao. O objetivo do trabalho o de divulgar a existncia de incentivos fiscais e apresentar algumas das diversas opes de financiamento e crdito existentes no mercado, usando para tal, uma anlise descritiva que poder ajudar as empresas a conhecer e decidir sobre a utilizao de incentivos fiscais e financeiros para exportao como ao estratgica de competitividade. rea Temtica: Gesto Estratgica de Custos

UTILIZAO DOS INCENTIVOS FISCAIS E FINANCEIROS PARA EXPORTAO COMO ESTRATGIA DE COMPETITIVIDADE 1. Introduo A opo por exportar exige que as empresas incorporem avanos tecnolgicos, ganhem produtividade e adotem padres de qualidade internacionais ao mesmo tempo que propicia obteno de economia de escala e faturamento em moeda forte, fazendo das empresas exportadoras menos vulnerveis as oscilaes do mercado interno. Desta forma, o conhecimento e utilizao dos incentivos fiscais e financeiros concedidos pelos governos aos que pretendem exportar so de vital importncia para tornar as empresas brasileiras competitivas no mercado nacional e internacional, aumentando seu volume de vendas e reduzindo seus custos. Para o governo o incremento das exportaes, por sua vez, restitui os benefcios concedidos na forma de gerao de novos empregos e entrada de divisas para a composio das reservas cambiais necessrias sustentao da poltica cambial oficial, cobertura e adimplemento das obrigaes em moeda estrangeira e melhoria de desempenho nas contas externas do pas. Em relao aos incentivos fiscais objetiva-se no trabalho fazer uma sistematizao dos mesmos, com citaes da legislao e algumas decises referentes s mesmas. Apesar da legislao brasileira sofrer freqentes alteraes, o intuito chamar a ateno das empresas para os incentivos fiscais como uma opo estratgica para reduo dos custos na exportao. Cabe ressaltar que os incentivos fiscais foram tratados de forma genrica, no contendo citaes referentes a produtos especficos. Concernentes aos incentivos de crdito ou financeiros objetiva-se dar suporte aos exportadores, apresentando um roteiro para que estes busquem a linha de crdito e os incentivos financeiros adequado s suas necessidades. Torna-se importante que antes de se decidir qual linha de financiamento ou crdito solicitar, o exportador saiba quais so os produtos existentes no mercado, o que estes oferecem, quais so seus benefcios, quais prazos para pagamento, quais composies de taxas de juros e o qu fazer para dar entrada no procedimento. Neste sentido, como j ressaltado, o trabalho objetiva apresentar um roteiro para que as empresas visualizem na utilizao de incentivos financeiros nas exportaes como uma ao estratgica para aumentar sua competitividade. 2. Incentivos Fiscais Exportao Incentivos fiscais exportao so medidas que beneficiam o exportador reduzindo-lhe a carga tributria. Os incentivos aplicam-se aos produtos a serem exportados na venda direta ao exterior e para a venda no mercado interno com fim especfico de exportao, a uma empresa comercial exportadora (trading company). Para fins do presente trabalho, atentando para o enquadramento jurdico, os incentivos fiscais podem ser classificados em:

Imunidade: prevista na Constituio Federal e age impedindo a incidncia da norma que prev o tributo. Iseno: prevista em lei, ou seja, a dispensa legal de recolher certo tributo, advm de dispositivo definido em lei, e como tal, inferior Constituio Federal. No incidncia: d-se a no incidncia quando o fato ocorrido no apresenta identidade com os elementos da norma, ou seja, quando a norma que prev a incidncia no aplicvel ao caso. Ressarcimento de Crditos: o ressarcimento a recuperao do valor do tributo pago em forma de crdito a ser utilizado no pagamento de outro tributo. Manuteno de Crditos: a manuteno de crditos significa recuperao do valor do tributo pago em forma de crdito a ser utilizado no pagamento do mesmo tributo em outra operao. Drawback: a devoluo de direitos de importao sobre matrias-primas em manufaturas a serem exportadas. Segundo a Price Waterhouse (1992), os incentivos ficais s exportaes brasileiras so classificados quanto a: Iseno de pagamento de IPI; Iseno e no-incidncia de ICMS; Suspenso de pagamento de IPI; Desonerao de PIS e COFINS; Manuteno de crditos fiscais de IPI e de ICMS nas compras de insumos dos produtos exportados; Importao sob regime de drawback. Porm para uma maior adequao s terminologias jurdicas e na crena do melhoramento didtico, os incentivos fiscais s exportaes brasileiras, no presente trabalho, so dispostas como: Imunidade quanto ao pagamento de IPI; Imunidade quanto ao pagamento de ICMS; Manuteno de crditos fiscais de IPI e de ICMS nas compras de insumos dos produtos exportados; Iseno de PIS/PASEP e COFINS; Iseno de Impostos incidentes sobre operaes financeiras relativas exportao; Ressarcimento do PIS/PASEP e da COFINS; e Regime aduaneiro especial de Drawback. Apesar do no reconhecimento pelas autoridades brasileiras, sero abordadas tambm as questes referentes imunidade da CSLL e da CPMF nas exportaes. 2.1. Imunidade quanto ao pagamento de IPI

Os produtos industrializados destinados ao exterior so imunes a incidncia do IPI - Imposto sobre Produtos Industrializados, conforme disposto na Constituio Federal de 1988, em seu artigo 153, pargrafo 3, inciso III:
Art. 153. Compete Unio instituir impostos sobre: [...] IV - produtos industrializados; [...] 3 - O imposto previsto no inciso IV: [...] III - no incidir sobre produtos industrializados destinados ao exterior.

2.2. Imunidade quanto ao pagamento do ICMS Os produtos industrializados exportados possuem imunidade ao pagamento de ICMS , consoante o disposto na Constituio Federal do 1988, em seu artigo 155, pargrafo 2, inciso X, alnea a, dada pela redao da Emenda Constitucional n 3 de Maro de 1993:
Art. 155. Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: [...] II - operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestaes de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao, ainda que as operaes e as prestaes se iniciem no exterior; [...] X - no incidir: a) sobre operaes que destinem mercadorias para o exterior, nem sobre servios prestados a destinatrios no exterior, assegurada a manuteno e o aproveitamento do montante do imposto cobrado nas operaes e prestaes anteriores.

2.3. Manuteno de crditos fiscais do IPI e do ICMS Conforme o artigo 1 da Lei n 8.402 de 8 de janeiro de 1992, assegurada a manuteno e utilizao dos crditos de IPI relativos a matrias-primas, produtos intermedirios e material de embalagem utilizados em produtos exportados:
Art. 1. So restabelecidos os seguintes incentivos fiscais: [...] II - manuteno e utilizao do crdito do Imposto sobre Produtos Industrializados relativo aos insumos empregados na industrializao de produtos exportados, de que trata o art. 5 do Decreto-Lei n 491, de 5 de maro de 1969 III - crdito do Imposto sobre Produtos Industrializados incidente sobre bens de fabricao nacional, adquiridos no mercado interno e exportados de que trata o art. 1 , inciso I, do Decreto-Lei n 1.894, de 16 de dezembro de 1981.

Ainda segundo a Lei Complementar n 65 de 15 de abril de 1991, no seu artigo 3:


Art. 3 . No se exigir a anulao do crdito relativo s entradas de mercadorias para utilizao como matria-prima, material secundrio e material de embalagem, bem como o relativo ao fornecimento de energia e aos servios prestados por terceiros na fabricao e transporte de produtos industrializados destinados ao exterior. Pargrafo nico. Para os efeitos deste artigo, equipara-se a sada para o exterior a remessa, pelo respectivo fabricante, com o fim especfico de exportao de produtos industrializados com destino a: I - empresa comercial exportadora, inclusive tradings, ou outro estabelecimento do fabricante; II - armazm alfandegado ou entreposto aduaneiro;

Conforme Deciso do 2 Conselho de Contribuinte, Acrdo 202-13.102 2 Cmara:


A lei assegura a manuteno e utilizao do crdito do IPI relativo s matrias-primas, produtos intermedirios e material de embalagem efetivamente utilizados na industrializao dos produtos exportados. O benefcio decorre do emprego na industrializao para exportao e no subordina tributao do produto final, nem a sua insero no campo de incidncia do tributo. Recurso a que se d provimento (BRASIL, 2002b).

O direito ao crdito relativo ao ICMS das matrias primas utilizadas para a fabricao do produto exportado, pode ser confirmado conforme a Lei Kandir. Apresenta-se trechos importantes desta lei e suas alteraes no Box 1.
Box 1 Lei Complementar n 87 de 13 de setembro de 1996 (Lei Kandir) Art. 19. O imposto no-cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operao relativa circulao de mercadorias ou prestao de servios de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicao com o montante cobrado nas anteriores pelo mesmo ou por outro Estado. Art. 20. Para a compensao a que se refere o artigo anterior, assegurado ao sujeito passivo o direito de creditar-se do imposto anteriormente cobrado em operaes de que tenha resultado a entrada de mercadoria, real ou simblica, no estabelecimento, inclusive a destinada ao seu uso ou consumo ou ao ativo permanente, ou o recebimento de servios de transporte interestadual e intermunicipal ou de comunicao. [...] 3 vedado o crdito relativo a mercadoria entrada no estabelecimento ou a prestao de servios a ele feita: I - para integrao ou consumo em processo de industrializao ou produo rural, quando a sada do produto resultante no for tributada ou estiver isenta do imposto, exceto se tratar-se de sada para o exterior; II - para comercializao ou prestao de servio, quando a sada ou a prestao subseqente no forem tributadas ou estiverem isentas do imposto, exceto as destinadas ao exterior. [...] Art. 32. A partir da data de publicao desta Lei Complementar: I - o imposto no incidir sobre operaes que destinem ao exterior mercadorias, inclusive produtos primrios e produtos industrializados semi-elaborados, bem como sobre prestaes de servios para o exterior; II - daro direito de crdito, que no ser objeto de estorno, as mercadorias entradas no estabelecimento para integrao ou consumo em processo de produo de mercadorias industrializadas, inclusive semi-elaboradas, destinadas ao exterior; [...] Art. 33. Na aplicao do art. 20 observar-se- o seguinte: I somente daro direito de crdito as mercadorias destinadas ao uso ou consumo do o estabelecimento, nele entradas a partir de 1 de janeiro de 2007; (Redao dada pela LCP 114, de 16.12.2002) II somente dar direito a crdito a entrada de energia eltrica no estabelecimento: (Redao dada pela LCP n 102, de 11.7.2000). [...] c) quando seu consumo resultar em operao de sada ou prestao para o exterior, na proporo destas sobre as sadas ou prestaes totais; e (Alnea includa pela LCP n 102, de 11.7.2000). [...] IV somente dar direito a crdito o recebimento de servios de comunicao utilizados pelo estabelecimento: (Inciso includo pela LCP n 102, de 11.7.2000) a) ao qual tenham sido prestados na execuo de servios da mesma natureza; (Alnea includa pela LCP n 102, de 11.7.2000) b) quando sua utilizao resultar em operao de sada ou prestao para o exterior, na proporo desta sobre as sadas ou prestaes totais; (Alnea includa pela LCP n 102, de 11.7.2000).
FONTE: BRASIL (2002b).

2.4. Iseno de pagamento do PIS/PASEP e da COFINS De acordo com artigo 5 da Lei n 10.637 de 30 de dezembro de 2002, so isentos da contribuio social para o Programa de Integrao Social (PIS) e de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico (PASEP), produtos e servios nacionais destinados exportao:
Art. 5. A contribuio para o PIS/Pasep no incidir sobre as receitas decorrentes das operaes de: I - exportao de mercadorias para o exterior; II - prestao de servios para pessoa fsica ou jurdica domiciliada no exterior, com pagamento em moeda conversvel; III - vendas a empresa comercial exportadora com o fim especfico de exportao.

Porm, a mesma lei referida acima e alteraes dada pela Lei n 10.684 de 30 de maio de 2003, limita a aplicao da iseno do PIS/PASEP em seu artigo 8, para empresas que se enquadrem como: pessoas jurdicas tributadas pelo imposto de renda com base no lucro presumido ou arbitrado; pessoas jurdicas optantes pelo Simples; pessoas jurdicas imunes a impostos; pessoas que tm receitas decorrentes das operaes sujeitas substituio tributria da contribuio para o PIS/Pasep, de prestao de servios de telecomunicaes, de sociedades cooperativas e receitas decorrentes de prestao de servios das empresas jornalsticas e de radiodifuso sonora e de sons e imagens etc (BRASIL, 2003a). De acordo com o Decreto Lei n 1.940 de 25 de maio de 1982, as exportaes so isentas da contribuio para o Fundo de Investimento social (FINSOCIAL):
Art 1. instituda, na forma prevista neste Decreto-lei, contribuio social, destinada a custear investimentos de carter assistencial em alimentao, habitao popular, sade, educao, e amparo ao pequeno agricultor. [...] 3 A contribuio no incidir sobre a venda de mercadorias ou servios destinados ao exterior, nas condies estabelecidas em Portaria do Ministro da Fazenda.

Consoante a Lei n 10.833 de 29 de dezembro de 2003, a Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), no incidir sobre as receitas decorrentes de exportaes:
Art. 6. A COFINS no incidir sobre as receitas decorrentes das operaes de: I - exportao de mercadorias para o exterior; II - prestao de servios para pessoa fsica ou jurdica domiciliada no exterior, com pagamento em moeda conversvel; III - vendas a empresa comercial exportadora com o fim especfico de exportao.

No se aplicam para a iseno da COFINS, de acordo com a Lei n 10.833 de 29 de dezembro de 2003, em seu artigo 10, praticamente todos os casos no aplicados na iseno do PIS/PASEP, conforme a Lei n 10.684 de 30 de Maio de 2003 mencionada acima. 2.5. Ressarcimento do PIS/PASEP e da COFINS

A Lei n 9.363 de 13 dezembro de 1996 assegura empresa produtora e exportadora de mercadorias nacionais, a recuperao das contribuies PIS/PASEP e COFINS incididas sobre insumo nacional utilizado em produto exportado, como crdito presumido do IPI a ttulo de ressarcimento dos valores dessas contribuies, podendo ser utilizado para quitar IPI ou ser transferido para qualquer estabelecimento da empresa para efeito de compensao do IPI:
Art. 1. A empresa produtora e exportadora de mercadorias nacionais far jus a crdito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados, como os ressarcimento das contribuies de que tratam as Leis Complementares n 7, de 7 de setembro de 1970, 8, de 3 de dezembro de 1970, e 70, de 30 de dezembro de 1991, incidentes sobre as respectivas aquisies, no mercado interno, de matrias-primas, produtos intermedirios e material de embalagem, para utilizao no processo produtivo. Pargrafo nico. O disposto neste artigo aplica-se, inclusive, nos casos de venda a empresa comercial exportadora com o fim especfico de exportao para o exterior. [...] Art. 4. Em caso de comprovada impossibilidade de utilizao do crdito presumido em compensao do Imposto sobre Produtos Industrializados devido, pelo produtor exportador, nas operaes de venda no mercado interno, far-se- o ressarcimento em moeda corrente.

Segundo deciso do Tribunal da Regional Federal da 4 regio:


A Lei n 9.363/96 estabeleceu a concesso de crdito presumido de IPI s empresas produtoras e exportadoras de mercadorias nacionais com o ntido intuito de fomentar as exportaes. O mecanismo utilizado foi o ressarcimento das contribuies ao PIS e a COFINS incidentes sobre as respectivas aquisies no mercado interno de matrias-primas, produtos intermedirios e materiais de embalagem empregados no processo produtivo que se d mediante a apropriao pelo contribuinte de tais valores a ttulo de crdito presumido de IPI, a ser aproveitado nos termos da Portaria n 38/97 do Ministrio da Fazenda (SANTA CATARINA, 2002).

Apesar de haver entendimento contrrio, foi encontrado alguns julgados que posicionam-se no sentido de considerar energia eltrica utilizada no processo de fabricao de produtos a serem exportados como produto intermedirio, sendo portanto passvel de ressarcimento do PIS/PASEP e da COFINS. Conforme verificase na Deciso do 2 Conselho de Contribuintes, Acrdo 201-75.782 - 1 Cmara, a energia eltrica consumida na exportao conceitua-se como produto intermedirio para o efeito de fruio do benefcio institudo pela Lei n 9.363/96 (BRASIL, 2002a). 2.6. Iseno de impostos incidentes sobre operaes financeiras relativas exportao Conforme a Lei n 8.402 de 08 Janeiro de 1992:
Art. 1. So restabelecidos os seguintes incentivos fiscais: [...] X - iseno do Imposto de Renda na Fonte incidente sobre as remessas ao exterior de juros devidos por financiamentos exportao, de que tratam o art. 1 do Decreto-Lei n 815, de 4 de setembro de 1969, com a redao dada pelo art. 87 da Lei n 7.450, de 23 de dezembro de 1985, e o art. 11 do Decreto-Lei n 2.303, de 21 de novembro de 1986; XI - iseno do Imposto sobre Operaes de Crdito, Cmbio e Seguro, ou Relativas a Ttulos ou Valores Mobilirios incidentes sobre operaes de

financiamento realizadas mediante emisso de conhecimento de depsito e warrant representativos de mercadorias depositadas para exportao em entrepostos aduaneiros, de que trata o art. 1 do Decreto-Lei n 1.269, de 18 de abril de 1973; XII - iseno do Imposto sobre Operaes de Crdito, Cmbio e Seguro, ou Relativas a Ttulos ou Valores Mobilirios incidentes sobre operaes de financiamento realizadas por meio de cdula e nota de crdito exportao, de que trata o art. 2 da Lei n 6.313, de 16 de dezembro de 1975; [...] 1 igualmente restabelecida a garantia de concesso dos incentivos fiscais exportao de que trata o art. 3 do Decreto-Lei n 1.248, de 29 de novembro de 1972, ao produtor-vendedor que efetue vendas de mercadorias a empresa comercial exportadora, para o fim especfico de exportao, na forma prevista pelo art. 1 do mesmo diploma legal. [...] Art. 3 . As compras internas com fim exclusivamente de exportao sero comparadas e observaro o mesmo regime e tratamento fiscal que as importaes desoneradas com fim exclusivamente de exportao feitas sob o regime de drawback.

2.7. Regime aduaneiro especial de Drawback O regime aduaneiro especial de Drawback pode ser aplicado em duas modalidades: suspenso do pagamento e iseno dos tributos. Na modalidade suspenso, o pagamento dos tributos exigveis na importao fica suspenso at a comprovao de que a mercadoria importada foi exportada aps beneficiamento ou destinada fabricao, complementao ou acondicionamento de outra a ser exportada. J no modelo iseno, o exportador est isento de pagamento dos tributos exigveis na importao, em quantidade e qualidade equivalente utilizada no beneficiamento, fabricao, complementao ou acondicionamento de outro produto j exportado. Foi apresentado dia 12 abril de 2004 pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (MDIC), o projeto da nova portaria do Drawback, na qual so consolidados os 11 Atos Normativos at ento em vigor. O Drawback suspenso totalmente informatizado, mas o MDIC pretende ampliar a automatizao do sistema. De acordo com o projeto de simplificao e modernizao do sistema Drawback, a ser transformado em portaria do Secex, o regime de Drawback poder ser concedido desde que a operao seja caracterizada como: Transformao: a que, exercida sobre matria-prima ou produto intermedirio, importe na obteno de espcie nova; Beneficiamento: a que importe em modificar, aperfeioar ou, de qualquer forma, alterar o funcionamento, a utilizao, o acabamento ou a aparncia do produto; Montagem: a que consista na reunio de produto, peas ou partes e de que resulte um novo produto ou unidade autnoma, ainda que sob a mesma classificao fiscal; Renovao ou Recondicionamento: a que, exercida sobre produto usado ou parte remanescente de produto deteriorado ou inutilizado, remove ou restaure o produto para utilizao; Acondicionamento ou Reacondicionamento: a que importe em alterar a apresentao do produto, pela colocao de embalagem, ainda que em

substituio da original, salvo quando a embalagem colocada se destine apenas ao transporte de produto (BRASIL, 2004b). De acordo com o projeto de consolidao do regime especial de Drawback podero ser concedidas as seguintes operaes especiais: Drawback Genrico: concedido exclusivamente na modalidade suspenso. Caracteriza-se pela discriminao genrica da mercadoria a importar e o seu respectivo valor; Drawback Sem Cobertura Cambial: concedido exclusivamente na modalidade suspenso. Caracteriza-se pela no cobertura cambial, parcial ou total, da importao; Drawback Solidrio: concedido exclusivamente na modalidade suspenso. Caracteriza-se pela participao solidria de duas ou mais empresas industriais; Drawback Intermedirio: concedido na modalidade suspenso e iseno. Caracteriza-se pela importao de mercadoria, por empresas denominadas fabricantes intermedirios, destinada a processo de industrializao de produto intermedirio a ser fornecido a empresas industriais-exportadoras, para emprego na industrializao de produto final destinado exportao; Drawback Financeiro: concedido na modalidade suspenso, pela anlise dos fluxos financeiros de importaes e exportaes (BRASIL, 2004b). Ainda de acordo com o projeto de consolidao do regime especial de Drawback, so descritas situaes de quando o regime de drawback pode ou no ser concedido. Um resumo das principais situaes de concesso apresentado no Quadro 1.
Quadro 1 Principais Situaes de Concesso do Regime Especial de Drawback Poder ser concedido animais destinados ao abate e posterior exportao; mercadoria importada para beneficiamento no Pas e posterior exportao; matria-prima, produto semi-elaborado ou acabado, utilizados na fabricao de mercadoria exportada, ou a exportar; mercadoria destinada embalagem, acondicionamento ou apresentao de produto exportado ou a exportar, desde que propicie, comprovadamente, uma agregao de valor ao produto final; pea, parte, aparelho e mquina, veculo ou equipamento exportado ou a exportar; empresa industrial ou comercial matria-prima e outros produtos que, embora no integrando o produto exportado, sejam utilizados em sua industrializao, em condies que justifiquem a concesso; matrias-primas e outros produtos utilizados no cultivo de produtos agrcolas ou na criao de animais a serem exportados, definidos pela Cmara de Comrcio Exterior; No poder ser concedido exportao ou importao de mercadoria suspensa ou proibida; exportao contra pagamento em moeda nacional; importao de petrleo e seus derivados, exceto coque calcinado de petrleo. importao de mercadoria utilizada na industrializao de produto destinado ao consumo na Zona Franca de Manaus e em reas de livre comrcio; exportaes conduzidas em moeda-convnio ou outras no conversveis, contra importaes cursadas em moeda de livre conversibilidade; e

mercadoria utilizada em processo de industrializao de embarcao, destinada ao mercado interno


FONTE: (BRASIL, 2004b)

2.8. Imunidade da CSLL e da CPMF nas exportaes A Emenda Constitucional n 33 de 11 de Novembro 2001, confere a receitas decorrentes de exportao, imunidade em relao s contribuies sociais e intervenes de domnio econmico. A Contribuio Provisria sobre Movimentao Financeira (CPMF) destina-se ao custeio da Previdncia Social, ao Fundo Nacional de Sade e ao Fundo de Combate e Erradicao da Pobreza, e como tal, a mesma uma Contribuio Social e incide sobre receitas de exportao no momento em que estas so realizadas. Por sua vez, a CSLL Contribuio Social Sobre o Lucro Lquido, incide sobre parte da receita de exportao (Lucro Lquido). Apesar do enquadramento jurdico da CPMF e CSLL como contribuio social, ainda assim, a Administrao Pblica posiciona-se conforme Soluo de Consulta SRRF/9 RF DISIT N 031, de 25 de Fevereiro de 2003, como abaixo transcritas:
ASSUNTO: Contribuio Social sobre o Lucro Lquido CSLL EMENTA: Imunidade. A imunidade conferida pelo artigo 149, 2, inciso I, da Constituio Federal alcana apenas as contribuies sociais que possuem como base de incidncia as receitas decorrentes de exportao, no atingindo a CSLL DISPOSITIVOS LEGAIS: Constituio Federal, arts. 149, 2, inciso I e 195, inciso I, alnea c, e Lei n 7.689/88, art. 2 . ASSUNTO: Contribuio Provisria sobre Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crditos e Direitos de Natureza Financeira - CPMF EMENTA: Imunidade. A imunidade conferida pelo artigo 149, 2, inciso I, da Constituio Federal alcana apenas as contribuies sociais que possuem como base de incidncia as receitas decorrentes de exportao, no atingindo a CPMF DISPOSITIVOS LEGAIS: Constituio Federal, arts. 149, 2, inciso I e 195, inciso I, alnea c, e Lei n 9.311/96, art. 6 .

3. Incentivos Financeiros Exportao Os incentivos de crdito ou financeiros concedidos pelo governo brasileiro s empresas exportadoras so formas de financiamento a curto e longo prazo. A curto prazo, so operacionalizados no regime cambial vigente para as exportaes, e a longo prazo a juros subsidiados pelo governo federal. H vrios tipos de financiamentos disponveis no mercado: programas prembarques que cooperam com a produo em grande escala da empresa; programas ps-embarque que ajudam o exportador a fidelizar o cliente dando-lhe maior prazo para pagamento e recebendo o dinheiro de imediato; financiamentos a curto e a longo prazo; e diversas composies de juros. Atento a realidade brasileira e ciente de que o comrcio exterior de extrema importncia para o pas, o governo tem criado uma variedade de produtos com a

finalidade de incrementar as exportaes. Tais produtos, podem contribuir consideravelmente s empresas que planejam exportar pois, disponibilizam uma gama opes que facilitam colocarem seus produtos no mercado internacional. Os principais instrumentos financeiros disponibilizados s exportao so relatados adiante. 3.1. Adiamento sobre contrato de cmbio Segundo o Banco do Brasil (2004), adiantamento sobre o contrato de cmbio (ACC) a antecipao de recursos em moeda nacional, por conta de uma exportao a ser realizada no futuro, sendo o pagamento realizado em moeda estrangeira. O ACC efetivado na fase pr-embarque, e objetiva a injeo de recursos na continuidade do processo produtivo, no acondicionamento e despesas de embarque da mercadoria. Empresas exportadoras que sejam clientes do Banco do Brasil e tenham limite de crdito aprovado podem se beneficiar do ACC. O adiantamento poder ser de at 100% do valor da exportao, com prazo de pagamento de at 360 dias. Os principais benefcios do ACC so: obteno de recursos para produzir os bens destinados exportao a um custo financeiro reduzido (taxas de juros internacionais); capital de giro de at 360 dias antes do embarque do bem exportado (ACC); as vendas ao exterior realizadas a prazo (at 180 dias) so recebidas vista pelo exportador; e iseno do Imposto sobre operaes financeiras (IOF). 3.2. Adiantamento sobre cambiais entregues Assim como o ACC, o adiantamento sobre cambiais entregue (ACE) a antecipao de recursos em moeda nacional ao exportador por conta do pagamento futuro em moeda estrangeira, entretanto, a efetivao se d aps o embarque da mercadoria para o exterior, na fase ps-embarque mediante a transferncia ao Banco do Brasil dos documentos e direitos sobre a venda a prazo. O objetivo e pblico-alvo do ACE so os mesmos do ACC. O adiantamento poder ser de at 100% do valor da exportao, com prazo de pagamento de at 180 dias na modalidade ACE. Os principais benefcios do ACE so: as vendas ao exterior realizadas a prazo (at 180 dias) so recebidas vista pelo exportador; e iseno do IOF. 3.3. PROEX Programa de Financiamento s Exportaes Segundo o Banco do Brasil (2004), o PROEX o programa de financiamento ao exportador de bens e servios brasileiros, realizados exclusivamente pelo Banco do Brasil, com recursos do tesouro nacional. Os prazos para pagamento do financiamento so de at 10 anos, definidos de acordo com o valor agregado da mercadoria ou a complexidade do servio prestado sobre a venda a prazo.

O percentual financivel limitado a 85% do valor da exportao apenas nos financiamentos com prazos superiores h dois anos. Se o ndice de nacionalizao do bem for inferior a 60%, implicar em reduo do percentual financivel. So financiveis quaisquer modalidades dos termos de compra e vendas internacionais (inconterms), sendo as taxas de juros do financiamento as praticadas no mercado internacional. As vantagens do PROEX so: concesso de prazo ao importador, com recebimento vista pelo exportador; acesso facilitado ao crdito, sem necessidade de intermedirios; rapidez na aprovao; no h taxa de administrao para a concesso do crdito; e operacionalizao simplificada nos financiamentos de curto prazo e no h limite mnimo de valor ou de quantidade de mercadoria por operao ou embarque. 3.4. Programas de apoio s exportaes De acordo com do Banco Nacional Desenvolvimento Econmico e Social BNDES (2004), os programas de incentivo s exportaes contam com o apoio da organizao para financiar grandes empreendimentos industriais e de infra-estrutura tendo marcante posio no apoio aos investimentos na agricultura, no comrcio e servio e nas pequenas e mdias empresas; suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo a custos competitivos para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercializao de mquinas e equipamentos novos, fabricados no pas, bem como para o incremento das exportaes brasileiras. Os programas do BNDES que visam o incremento das exportaes e que fazem parte do financiamento BNDES-EXIM podem ser visualizados no Quadro 2. 3.5. Fundo de garantia para a promoo da competitividade O Fundo de Garantia para a Promoo da Competitividade (FGPC) foi institudo pela Lei 9.531 de 10 de dezembro de 1997 e passou a vigorar regulamentado em 6 de junho de 1999, atravs do Dec. n 3.113. Tal fundo foi criado com recursos do tesouro nacional e gerenciado pelo BNDES. Tem como finalidade garantir parte do risco de crdito das instituies financeiras nas operaes de microempresas e pequenas empresas, e de mdias empresas exportadoras que venham a utilizar as linhas de financiamento do BNDES. Para fins de classificao o FGPC aplica indstria, comrcio e servios, a seguinte separao: Microempresas: receita operacional bruta anual at R$ 1.200 mil (um milho e duzentos mil reais). Pequenas Empresas: receita operacional bruta anual superior a R$ 1.200 mil (um milho e duzentos mil reais) e inferior ou igual a R$ 10.500 mil (dez milhes e quinhentos mil reais).

Mdias Empresas: receita operacional bruta anual superior a R$ 10.500 mil (dez milhes e quinhentos mil reais) e inferior ou igual a R$ 60 milhes (sessenta milhes de reais). Grandes Empresas: receita operacional bruta anual superior a R$ 60 milhes (sessenta milhes de reais).
Quadro 2 Relao das Linhas de Financiamento BNDES-EXIM Descrio Financia a produo de bens a serem exportados em embarques especficos, ocorre na fase pr-embarque. O pblico-alvo dessa modalidade de financiamento so empresas exportadoras constitudas sob as leis brasileiras e que tenha sede e administrao no pas. Caso sejam trading companies ou empresas comerciais PR exportadoras, os recursos so transferidos diretamente s produtoras dos bens EMBARQUE objeto do financiamento. Para pagamento do financiamento o prazo total at 18 meses, no podendo o ltimo embarque ultrapassar o prazo de 12 meses e a liquidao da operao, seis meses. Financia a produo de bens a serem exportados, com prazo de pagamento de at 180 dias, ocorre tambm na fase pr-embarque e visa a produo e exportao de bens passveis de apoio do BNDES e que apresentem ndice de nacionalizao, em PR valor, igual ou superior a 60% (sessenta por cento). Essa modalidade exige o EMBARQUE pagamento em at 180 dias da data do financiamento, sendo as operaes CURTO realizadas exclusivamente atravs de instituies financeiras credenciadas. PRAZO O pblico-alvo e composio dos juros so os mesmos da modalidade prembarque, no entanto, o BNDES poder estabelecer outros encargos financeiros, a seu exclusivo critrio. Financia a produo nacional de bens exportados, sem vinculao com embarques especficos, mas com perodo pr-determinado para a sua efetivao. Assim como no pr-embarque curto prazo, ocorre na fase pr-embarque, e objetiva a produo de bens passveis de apoio pelo BNDES, que apresentem ndice de nacionalizao, PR EMBARQUE em valor, igual ou superior a 60% (sessenta por cento), em condies compatveis ESPECIAL com o mercado internacional. Os Clientes so empresas exportadoras constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sede e administrao no pas, excludas trading companies ou empresas comerciais exportadoras. Financiamento para apoiar a comercializao, no exterior, dos bens passveis de apoio pelo BNDES, pelo refinanciamento aos clientes, mediante o desconto de ttulos de crdito (notas promissrias ou letras de cmbio) ou a cesso dos direitos creditrios (cartas de crdito) relativos exportao. Os bens, cuja comercializao seja financiada, devero apresentar ndice de nacionalizao, em valor, igual ou superior a 60%, segundo critrios do BNDES. O pblico-alvo so empresas de qualquer porte, exportadoras de bens e/ou servios (pessoas jurdicas constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sede e administrao no Brasil), trading company ou empresa comercial exportadora. O prazo total at 12 anos, devendo constar do Registro de Operaes de Crdito, do Sistema Integrado de Comrcio Exterior - SISCOMEX.
FONTE: BNDES (2004).

Produto

PS EMBARQUE

Segundo o BNDES (2004):


Podero ter coberta por instituies dispensar a reduzido a exigncia de garantias reais na parcela do crdito este Fundo as operaes que vierem a utilizar o FGPC. As financeiras credenciadas, a seu critrio, podero tambm exigncia dessas garantias nos crditos cujo valor garantido

pelo FGPC seja de at R$ 500 mil (quinhentos mil reais), concedidos a empresas enquadradas como microempresas e pequenas empresas. Nas operaes BNDES-EXIM poder ser dispensada a exigncia e garantia real nos financiamentos de at US$ 500 mil (quinhentos mil dlares). A deciso quanto s garantias, inclusive a utilizao do Fundo de Aval - FGPC, da instituio financeira ao aprovar a operao.

3.6.

Seguro de crdito exportao

De acordo com SEGURADORA BRASILEIRA DE CRDITO EXPORTAO - SBCE (2004), o seguro de crdito exportao objetiva segurar as exportaes brasileiras de bens e servios contra os riscos comerciais, polticos e extraordinrios que possam afetar as transaes econmicas e financeiras vinculadas a operaes de crdito exportao. Tal seguro feito atravs da SBCE, que tem como acionistas o Banco do Brasil, o BNDES, o Bradesco Seguros, a Sul Amrica Seguros, a Minas Brasil Seguros, o Unibanco Seguros e a Coface. A SBCE oferece ao mercado um slido e moderno instrumento de cobertura de seguro s exportaes, preventivos e voltado para a proteo das vendas futuras. As aplices do seguro de crdito exportaes emitidas pela SBCE podem ser utilizadas tambm como garantia para financiamentos exportao. Os riscos comerciais podem ser caracterizados pela inadimplncia, concordata ou falncia do importador parte da transao. Os riscos polticos e extraordinrios so caracterizados em geral pela possibilidade de variveis macroeconmicas adversas no previstas antes da transao, como a moratria do governo em que o importador est situado. Aplices de seguro de crdito a exportaes emitidas pela SBCE que so utilizadas tambm como garantia para financiamentos exportao, classificacamse: "SUPPLIER's CREDIT": (Crdito para o vendedor / exportador) a aplice emitida em favor do exportador. O prprio exportador concede crdito ao seu cliente no exterior. Porm, o exportador poder solicitar um refinanciamento (podendo ser feito atravs do desconto dos ttulos de crdito oriundos da operao de exportao), transferindo ao banco financiador o direito s indenizaes cobertas pela aplice de seguro. BUYER's CREDIT: (Crdito para o comprador / importador) - Aplice emitida em favor dos bancos. O exportador recebe o pagamento vista de seu comprador, que obtm um financiamento junto ao banco financiador. O Box 2 retrata as caractersticas operacionais principais de funcionamento da SBCE. As principais vantagens do seguro de crdito exportao, enumeradas pela SBCE (2004), so: Preveno: a seguradora tem disposio, on-line, uma rede internacional de agncias de informaes financeiras e comerciais possibilitando a avaliao e acompanhamento da efetiva capacidade de pagamento do importador;

Box 2 Caracterizao Operacional da SBCE A SBCE divide as exportaes seguradas em dois grupos, conforme o prazo de pagamento concedido ao importador e a natureza do risco envolvido. As operaes podem ser de curto prazo (at 02 anos) com cobertura para riscos comerciais; garantia privada e cobertura para riscos polticos e extraordinrios; ou garantias pblicas. Podem ainda ser de longo prazo (acima de 02 anos) com cobertura para riscos comerciais; garantias pblicas e cobertura para riscos polticos e extraordinrios; ou garantias pblicas. O seguro de crdito exportao de curto prazo amparado por uma aplice global que dever consolidar todas as exportaes do segurado que envolva risco de pagamento, quando vinculadas a cobrana documentria simples, remessa direta, cobrana vista contra documentos e cartas de crdito no confirmadas e fora do convnio de crditos recprocos. A aplice de riscos comerciais de curto prazo oferece cobertura para produtos com prazos de faturamento de at 180 dias. Determinados produtos, como equipamentos leves, podem ter este prazo estendido para at dois anos, mediante anlise prvia. Riscos comerciais so caracterizados pela inadimplncia, concordata ou falncia do importador em questo enquanto riscos polticos e extraordinrios so caracterizados pela inadimplncia de importador pblico, moratria geral decretada pelas autoridades do pas do importador, decises do governo brasileiro ou de governos estrangeiros que impossibilitem a realizao do pagamento pelo importador, supervenincia fora do Brasil, de guerra, revoluo, motim ou catstrofes naturais que impeam a execuo do contrato de exportao, entre outros. Quanto caracterizao dos riscos, h o risco pr-crdito e o risco de crdito. O Risco Pr-crdito (Fabricao) definido pela impossibilidade do segurado fabricar os bens ou executar os servios contratados pelo importador, em razo da ocorrncia de um dos fatos geradores de sinistro que afete o importador ou seu pas. A cobertura fornecida durante este perodo est relacionada aos custos incorridos pelo exportador at o momento da interrupo contratual. J o Risco de Crdito (Ps-embarque) o risco de que o comprador no pague sua dvida. A cobertura fornecida nesse estgio refere-se s somas devidas pelo importador. Nas operaes de mdios e longos prazos, a aplice individual e relativa a cada operao segurada. O mesmo exportador poder ter diversas aplices, sendo estas emitidas de acordo com o beneficirio do seguro. Sobre indenizao a SBCE tem a expectativa de recuperar o valor devido dos sinistros dentro do perodo de indenizao. Nesses casos, o segurado ressarcido mesmo antes dos 150 dias e, na maioria das vezes, no valor total da fatura no paga. Caso no haja o pagamento no perodo acima e seja caracterizado o sinistro com base na efetiva exigibilidade do crdito, ser procedida a indenizao contratada, em at 30 dias. A SBCE atua como agente da Unio, nas operaes de riscos comerciais de mdios e longos prazos e riscos polticos e extraordinrios, em qualquer prazo. So caracterizadas por exportaes financiadas com prazos de pagamentos superiores h dois anos as operaes de mdios e longos prazos e, em geral, esto relacionadas a projetos e negcios envolvendo bens de capital, estudos e servios ou contratos com caractersticas especiais. Nesta modalidade as solicitaes de seguro de crdito so analisadas pela SBCE e garantidas pela unio. Isto significa que o lastro para garantir as operaes, nestes casos, provido pelo governo federal, atravs do fundo de garantia exportao - FGE (criado pela Lei n 9.818/99), cabendo a SBCE a anlise das operaes e a emisso das aplices. As coberturas nas operaes de mdios e longos prazos se do por riscos comerciais, pr-crdito e crdito.
FONTE: SBCE (2004).

Competitividade: possibilita ao exportador vendas seguras em prazos compatveis com os praticados pelos concorrentes no mercado internacional; Cobrana: o seguro de crdito funciona tambm como um instrumento de cobrana;

Garantia para financiamento: a aplice pode tambm ser utilizada como garantia para financiamentos exportao, nas modalidades ps-embarque, tais como: ACE, PROEX e BNDES-Exim ps-embarque; Ampliao do crdito: devido parceria com alguns bancos na aceitao da aplice como garantia para financiamento; Relacionamento comercial: a exportao segurada normalmente evita que o importador seja obrigado a utilizar sua prpria garantia e impactar o limite de crdito em sua instituio bancria; Ampliao de novos mercados: o seguro de crdito exportao d a tranqilidade necessria ao exportador para vender a novos clientes e mercados e ampliar as relaes comerciais j existentes; Tratamento diferenciado: no caso de inadimplncia do importador: As exportaes seguradas podero ter seu cmbio prorrogado por at 180 dias aps o vencimento, pelo Banco Central do Brasil; Contbil: podero ser reduzidas as provises de perdas em contas a receber; e Indenizao: o seguro de crdito garante ao exportador a recuperao de suas perdas lquidas, em percentuais pr-estabelecidos, conforme o tipo de cobertura contratada - riscos comerciais de curto prazo; riscos comerciais de mdio e longo prazos e riscos polticos e extraordinrios. 4. Consideraes Finais Exportar torna-se cada vez mais factvel medida que surge a possibilidade das empresas disponibilizarem seus produtos mais facilmente nos mercados internacionais com preos competitivos, mediante a reduo de custos dos produtos vendidos. Desta forma o conhecimento de incentivos fiscais, programas de crditos e linhas de financiamentos torna-se, para as empresas nacionais que pretendem exportar, uma ao estratgica que contribui para a penetrao dos produtos brasileiros nos mercados internacionais. As empresas que se adiantam em utilizar eficientemente os incentivos disponibilizados tm vantagem competitiva em relao s outras. Neste sentido, o presente trabalho procurou dar aos incentivos fiscais uma abordagem legal genrica, no cabendo a consulta na integra da legislao que tratam a aplicabilidade dos incentivos fiscais ao produto ou servio que se deseje exportar. Da mesma forma, em relao aos programas de crdito e linhas de financiamento objetivou-se o esboo de um roteiro geral, procurando mostrar os principais instrumentos financeiros s empresas que queiram utilizar tais incentivos para viabilizarem as exportao como ttica de alavancagem de vendas. Assim, antes de se decidir qual linha de financiamento ou crdito solicitar, o exportador deve saber quais so os produtos especficos oferecidos pelo governo ou instituies privadas existentes no mercado, que mais adaptam e agregam valor para a empresa. No geral, a essncia procurada no trabalho foi a apresentao dos principais incentivos fiscais e financeiros para os produtos e servios exportados, chamando a ateno que, a utilizao de tais incentivos concedidos para a exportao podem ser

uma ao estratgica de aumento de competitividade, por meio da alavancagem das vendas e da reduo de custos. 5. Bibliografia
ADUANEIRAS. Disponvel em: <http://aduaneiras.com.br>. Acesso em: abril de 2004. BALARIN, Raquel. Governo muda regras do drawback. Valor, So Paulo, 12 de abril de 2004. Caderno Especial, p. A18. BANCO DO BRASIL. Braslia, 2004. Disponvel em: <http://www.bb.com.br>. Comrcio Exterior. Acesso em: 07 de fevereiro de 2004. BANCO NACIONAL DO DESENVOLVIMENTO ECONMICO <http://www.bndes.gov.br>. Acesso em: 07 de fevereiro de 2004. E SOCIAL. Disponvel em:

BRASIL. Decreto Lei n 1.940 de 25. de maio de 1982. Braslia: Presidncia da Repblica, 1982. Disponvel em: <http:://www.presidenciadarepublica.gov.br>. Legislaes . Acesso em: fevereiro de 2004. BRASIL. Constituio (1988). Constituio Brasileira, 1988. Texto Constitucional de 5 de outubro de 1988 com alteraes adotadas pelas emendas constitucionais n. 3/93 Braslia: Presidncia da Repblica, 1993. Disponvel em: <http:://www.presidenciadarepublica.gov.br>. Legislaes . Acesso em: fevereiro de 2004. BRASIL. Lei n 65 de 15 de abril de 1991. Braslia: Presidncia da Repblica, 1991. Disponvel em: <http:://www.presidenciadarepublica.gov.br>. Legislaes . Acesso em: fevereiro de 2004. BRASIL. Lei n 8.402 de 8 de janeiro de 1992. Braslia: Presidncia da Repblica, 1992. Disponvel em: <http:://www.presidenciadarepublica.gov.br>. Legislaes . Acesso em: fevereiro de 2004. BRASIL. Lei n 9.363 de 13 dezembro de 1996. Braslia: Presidncia da Repblica, 1996. Disponvel em: <http:://www.presidenciadarepublica.gov.br>. Legislaes . Acesso em: fevereiro de 2004. BRASIL. Emenda Constitucional n 33 de 11 de Novembro de 2001. Braslia: Presidncia da Repblica, 2001. Disponvel em: <http:://www.presidenciadarepublica.gov.br>. Legislaes . Acesso em: fevereiro de 2004. BRASIL. Deciso do 2 Conselho de Contribuintes. Relator: Rogrio Gustavo Dreyer. Braslia, Acrdo 201-75.582 1 Cmara. Dirio Oficial da Unio, 12 de fevereiro de 2002, p. 151. BRASIL. Deciso do 2 Conselho de Contribuinte. Relator: Neyle Olimpio Holanda. Braslia, Acrdo 202-13.102 2 Cmara. Dirio Oficial da Unio, 13 de maro de 2002, p. 21. BRASIL. Lei Complementar n 87 de 13 setembro de.1996 (Lei Kandir) e alteraes dada pela LCP n 102, de 11 de julho de 2000 e LCP n 114, de 16 de dezembro de 2002. Braslia: Presidncia da Repblica, 2002. Disponvel em: <http:://www.presidenciadarepublica.gov.br>. Legislaes . Acesso em: fevereiro de 2004. BRASIL. Lei n 10.637 de 30 de dezembro de 2002 e alteraes dada pela Lei n 10.684 de 30 de maio de 2003. Braslia: Presidncia da Repblica, 2003. Disponvel em: <http:://www.presidenciadarepublica.gov.br>. Legislaes . Acesso em: fevereiro de 2004. BRASIL. Lei n 10.833 de 29 de dezembro de 2003. Braslia: Presidncia da Repblica, 2003. Disponvel em: <http:://www.presidenciadarepublica.gov.br>. Legislaes . Acesso em: fevereiro de 2004. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Braslia, 2004. Disponvel em: <http://www.portaldoexportador.gov.br> Instrumentos de Crdito. Acesso em: 07 de fevereiro de 2004. BRASIL. Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior. Consolidao das Normas do Drawback. Braslia, 2004. Disponvel em <http://www.desenvolvimento.gov.br> Drawback . Acesso em: 15 de abril de 2004. BRASIL. Soluo de Consulta SRRF/9 RF DISIT N 031, de 25 de Fevereiro de 2003, Braslia: Secretaria da Receita Federal, 2003. Disponvel em: <http://www.receita.fazenda.gov.br> Legislaes. Acesso em: Fevereiro de 2004.

FONSECA, Silvia Saraiva; SARAIVA, Carmem Ferreira. CSSL e as imunidades nas exportaes. Jus Navigandi, Teresina, a.8, n.166, 19 dez. 2003. Disponvel em: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=4623>. Acesso em: 08 de fevereiro de 2004. GODINHO, Wagner Botelho. Negcios e preos internacionais. 2003. Monografia (Ps-Graduao em Finanas e Estratgias Empresariais) Faculdade de Gesto e Negcios, Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia, 2003. MELO, Jos Eduardo Soares de. ICMS Teoria e Prtica. So Paulo: Atlas, 1995. PRICE WATERHOUSE. Incentivos Fiscais ao Comrcio Exterior. So Paulo: Price Waterhouse, 1992. . Srie Legis-Empresa n 6. REVISTA DE ESTUDOS TRIBUTRIOS. Porto Alegre: Sntese, v.5, n.25 a 27, maio-jun. 2002. ISSN 1519-50 REVISTA DE ESTUDOS TRIBUTRIOS. Porto Alegre: Sntese, v.5, n.26, jul-ago. 2002. ISSN 151950 REVISTA DE ESTUDOS TRIBUTRIOS. Porto Alegre: Sntese, v.5, n.27, set-out. 2002. ISSN 151950 REVISTA DE ESTUDOS TRIBUTRIOS. Porto Alegre: Sntese, v.5, n.29, jan-fev. 2003. ISSN 151950 REVISTA DE ESTUDOS TRIBUTRIOS. Porto Alegre: Sntese, v.5, n.30, mar-abr. 2003. ISSN 151950. SANTA CATARINA. Deciso do Tribunal da Regional Federal da 4 Regio. Relator: Desembargador Federal Vilson Dars. Apelao em Mandado de Segurana 2000.72.00.009600-9 2 Turma. Santa Catarina. Dirio da Justia da Unio, 03. de junho de 2002, p. 313. SEGURADORA BRASILEIRA DE CRDITO EXPORTAO S/A. So Paulo, 2004. Disponvel em: <http://www.sbce.com.br>. Acesso em: 13 de maio de 2004.

You might also like