You are on page 1of 2

15/02/13

Parte 12 Todos os Homens So Iguais? - O Tanya

Printed from pt.chabad.org

Parte 12 Todos os Homens So Iguais?


O No segundo captulo do Tanya, Rabi Shneur Zalman explica que as almas dos judeus se originam na fonte idntica: "Assim como um filho derivado do crebro de seu pai, assim tambm a alma de todo judeu derivada do pensamento e sabedoria de Dus." Tendo isso em vista, no entanto, como explicamos que nem todas as almas so do mesmo nvel espiritual? Todos os homens no so criados iguais. Nossos Sbios dizem: "Assim como as caractersticas dos homens diferem, assim tambm suas opinies." E assim como as pessoas diferem no aspecto fsico, na capacidade intelectual e nos traos de carter, tambm diferem na natureza de sua alma. Estas diferenas esto expressas na medida da Divina revelao que cada alma capaz de absorver. Uma alma mais elevada aquela capaz de conter uma maior revelao da Divindade; uma alma de estatura espiritual menor pode conter menos luz Divina, menos santidade. Dessa maneira, evoluem "mirades de diferentes gradaes de almas, categoria aps categoria, at o infinito." Nveis diferentes De modo geral, pode-se fazer uma distino entre almas elevadas, como a dos Patriarcas e a de Mosh nosso mestre, e as almas que so reveladas "em nossas geraes [que pertencem ao] perodo precedendo a vinda de Mashiach". explicado na Cabal que Adam, o primeiro homem, possua uma alma universal, que inclua em si todas as almas dos judeus das geraes futuras. Algumas das almas eram da categoria mais elevada o nvel da cabea e do crebro; almas de um nvel inferior estavam includas nos outros membros; e as almas no perodo precedendo a vinda de Mashiach so do nvel dos calcanhares do p. E assim como a vitalidade imbuda nos calcanhares no podem de modo algum ser comparadas vitalidade intrnseca da cabea, da mesma forma no pode haver comparao entre aquelas almas que so "do nvel dos calcanhares dos ps", e as almas elevadas da categoria de "cabea" e "crebro". Na verdade, esta hierarquia de almas judaicas, que passa por toda a gama de nveis da "cabea" ao "calcanhar", encontrada em toda gerao: "Dentro de cada gerao" escreve Rabi Shneur Zalman "existem aqueles que so os cabeas das multides de Israel, pois suas almas esto na categoria de "cabea" e "crebro" em comparao com aquelas das massas e dos ignorantes." Deduz-se ento que h uma gama imensa de nveis entre as almas, da "cabea" at os "calcanhares". A Analogia da Criana A analogia acima mencionada, descrevendo o relacionamento entre uma criana e seu pai, nos ajudar a entender sua contrapartida no reino das almas, "Israel, meu filho primognito". O filho que deriva do crebro de seu pai possui 248 membros. Claramente, no afirmamos que cada membro tem uma fonte separada no pai da criana a criana inteira deriva da mesma gota de smen que destilada do crebro do pai. A diviso dos rgos e membros do filho em diversas entidades provocada por um fator diferente "estar no tero da me durante nove meses". Ali, os diferentes rgos e membros evoluem e se desenvolvem, da cabea s unhas dos ps da criana.

www.pt.chabad.org/library/article_cdo/print/true/aid/666899/jewish/Parte-12-Todos-os-Homens-So-Iguais.htm

1/2

15/02/13

Parte 12 Todos os Homens So Iguais? - O Tanya

Assim tambm no que tange a "Israel, meu primognito". H uma raiz de todas as almas, seja da categoria mais elevada ou da inferior isto Chochm Ila' (Sabedoria Celestial). As diferentes categorias encontradas entre as almas originam-se numa fonte diferente, secundria da "ordem encadeada da descida dos mundos". Aquelas almas que so atradas do nvel de Chochm (Sabedoria) de Atzilut (o nvel mais elevado do mundo mais sublime) so correspondentemente s almas mais elevadas. Outras almas esto num nvel espiritual mais baixo, correspondendo aos mundos inferiores que so chamados almas de Beri, ou almas de Yetzir, ou almas de Assiy. Alm disso, Rabi Shneur Zalman destaca, mesmo aps o nascimento de uma criana todos seus membros continuam ligados a sua fonte original o crebro do pai da criana. At as unhas de seus ps extraem nutrio do crebro de uma pessoa, e como o crebro da criana como o de seu pai, de onde deriva, as unhas de seus ps tambm esto conectadas, e unidas, com sua fonte original. Assim como ocorre na analogia do corpo humano, assim tambm a respeito da comunidade de Israel acima mencionada. Em toda gerao existem almas que esto ao nvel da cabea, que nutre e vitaliza todos os outros "membros". Estas so as almas "dos justos e dos sbios, os 'cabeas' de Israel em sua gerao." Quando as almas "dos ignorantes e menos merecedores" so conectadas aos justos e se apegam a eles, esto na verdade "conectadas e unidas com sua essncia original e sua raiz na Sabedoria Celestial".

O contedo desta pgina possui copy right do autor, editor e/ou Chabad.org, e produzido por Chabad.org. Se v oc gostou deste artigo, autorizamos sua div ulgao, desde que v oc concorde com nossa poltica de copy right.

Chabad.org A Division of the Chabad-Lubavitch Media Center In everlasting memory of Chabad.org's founder, Rabbi Yosef Y. Kazen 1993-2012 Chabad-Lubavitch Media Center

www.pt.chabad.org/library/article_cdo/print/true/aid/666899/jewish/Parte-12-Todos-os-Homens-So-Iguais.htm

2/2

You might also like