You are on page 1of 3

O ADJETIVO

O adjetivo uma palavra que qualifica ou modifica, de forma geral, o substantivo. Concorda em gnero e nmero com o substantivo e normalmente utilizado nas funes: atributiva (ou seja: qualifica o substantivo - atribuindolhe qualidade)e predicativa, tambm chamada completiva. Existem poucos adjetivos em hebraico. Sempre concordam em gnero e nmero com o substantivo.

FUNO ATRIBUTIVA:
O adjetivo vem depois do substantivo, e caso este tenha o artigo definido o adjetivo tambm o ter (SEMPRE recebe o artigo caso o substantivo o tenha). Ex:

povo um bom povo o bom povo

Quando houver mais de um adjetivo junto ao substantivo definido, todos recebero o artigo como no exemplo a seguir: Ex:

o povo sbio e poderoso

FUNO PREDICATIVA:
Na funo predicativa ou completiva, o adjetivo vem antes do substantivo e concorda com ele em gnero e nmero e apenas o substantivo levar o artigo. Na traduo, como pode ser visto nos exemplos abaixo, a qualidade expressa pelo adjetivo transmitida para o substantivo pela utilizao de um verbo. Ex:

um povo bom. o povo bom.

Observao: Diferente da funo atributiva na predicativa o adjetivo NUNCA levar artigo, nem quando o substantivo tiver. Quando um adjetivo que termina com uma vogal seguida da letra a vogal quanto o

. Veja os exemplos com o adjetivo , como segue: duros, difceis. duras, difceis.

recebe algum sufixo acaba perdendo tanto

duro, difcil dura difcil

GRAUS DE COMPARAO O adjetivo pode ser flexionado para a forma comparativa ou superlativa. Comparativo pode ser de igualdade, superioridade ou inferioridade.

- to, quanto) Jos e to grade quanto Joo.


Igualdade: o uso da partcula ( SUPERIORIDADE E INFERIORIDADE. Esses graus estabelecem comparao entre um elemento e outro, pondo-o um com mais qualidades que o outro. O adjetivo maior e grande, em hebraico, so a mesma palavra ( ), j a preposio ( pela expresso do que. O mesmo raciocnio se usa para o adjetivo menor.

)pode ser traduzida

Moises maior do que Jos. As vacas so menores do que os bois (touros). O homem maior do que a criana.
No hebraico tambm no existem formas sintticas de inferioridade e superioridade como na lngua portuguesa, Ex: melhor =bom, maior= grande, pior= mau, menor = pequeno. Sendo assim usamos a palavra mais ( adicionada ao adjetivo, veja os exemplos abaixo.

melhor pior maior menor


GRAU SUPERLATIVO Serve para expressar uma qualidade em sua mais alta intensidade. Pode ser dividido em superlativo relativo e superlativo absoluto. Superlativo relativo Estabelece a qualidade de um elemento em seu grau mximo, mas em relao a outro elemento. Portanto, temos grau superlativo relativo de superioridade e superlativo relativo de inferioridade. No h formas sintticas no hebraico.

O filho maior (com relao aos outros filhos) Dos maiores at os menores

SUPERLATIVO ABSOLUTO Estabelece a qualidade de um elemento em seu grau mximo, sem relao ou comparao a outro elemento. Assim como no caso anterior este superlativo formado pelo uso de um advrbio (muito adjetivo, veja abaixo:

) aps o

Muito bom. timo Muito ruim. Pssimo Muito grande Muito pequeno
Existem outras formas para o superlativo absoluto em hebraico. Uma delas se d pela repetio do adjetivo. A outra acontece usando substantivos.

Santssimo (Isaas 6:3) Rei dos reis Cntico dos Cnticos.

You might also like