You are on page 1of 19

31/10/2013

Tema 3: Ideologia e Representaes sociais


Profa Helenrose A da S Pedroso Coelho

Objetivos
Compreender o conceito de ideologia e sua importncia. Estudar as inter-relaes entre cultura, indivduo e sociedade. Analisar o conceito de representaes sociais

O conceito de Ideologia surge a partir de 1970 na Psicologia Social. Para Moscovici(1972): o objeto central e exclusivo da Psicologia Social deve ser o estudo de tudo que se refere ideologia e comunicao[...]

31/10/2013

Vrios enfoques tericos= diferentes significados e funes.

Ideologia no sentido positivo ou neutro


Conjunto de ideias, valores, filosofias de uma pessoa ou grupo

Ideologia no sentido negativo ou crtico


Ideias distorcidas. Meias-mentiras que ajudam obscu-recer a realidade. Expressam interesses dominantes e sustentam relaes de dominao. Concepo de Marx: sistema de representaes que sustentam a classe dominante. Mannheim: ideias dominantes de um grupo sobre o outro (dominao de classes).

31/10/2013

Ideologia como algo materializado ou como prtica Ideologia corporificada na prpria ideia de forma simblica ou concretizada em uma instituio, como a famlia e a escola. Aparelhos ideolgicos do Estado. As instituies constituem as ideologias.

Ideologia na sua dimenso dinmica Vista como uma prtica, um modo de agir, produzir, manter ou manter relaes sociais. Construo de subjetividades.

Juntando as linhas
Ideologia como prtica que serve para criar, ou manter relaes assimtricas, desiguais, injustas.

31/10/2013

Um modo ideologia:

prtico

de

tratar

Diz respeito a maneira como as formas simblicas so usadas e transformadas em contextos sociais especficos. Faz refletir sobre como as relaes sociais so criadas.

Estudar a ideologia estudar as maneiras como o

sentido serve para estabelecer e sustentar relaes de dominao. (THOMPSON, 1995).

12

31/10/2013

A- Ideologia como uma concepo crtica O fenmeno ideolgico enganador, ilusrio ou parcial. B-Sentido e formas simblicas So as aes e falas, imagens e textos que so produzidos por pessoas e reconhecidos por elas como contendo significados. Esto dentro de um contexto scio-histrico.

13

C- Conceito de Dominao Poder a capacidade de produzir algo. Dominao uma relao, quando as relaes de poder so assimtricas D- Valorizao das formas simblicas Dependendo da condio de poder que a pessoa ocupa ser a forma como ela buscar a valorizao simblica.

Viso de homem como um ser constitudo nas relaes sociais e nas atividades que desenvolve, coletivamente, para produzir sua sobrevivncia e de seu grupo social.

31/10/2013

necessrio captar a mediao ideolgica na dinmica social, considerando a sociedade como produto histrico-dialtico (relaes entre os homens e instituies sociais), a fim de no reproduzi-la como fato inerente natureza do homem.(LANE, 1993).

16

No h, basicamente, uma contradio entre indivduo e sociedade. O indivduo um ser histrico-cultural que constitudo pelas inter-relaes sociais (BONIN, 2001, p. 60).

17

O homem um ser social por natureza. Entende-se aqui que cada indivduo aprende a ser um homem nas relaes com os outros homens, quando se apropria da realidade criada pelas geraes anteriores, apropriao que se d pelo manuseio dos instrumentos e pelo aprendizado da cultura humana (BOCK et al., 1999, p. 142).

18

31/10/2013

A constituio do sujeito humano: Ocorre numa rede intrincada de relaes em que se interpenetram os aspectos biolgicos havendo, desde o incio, comportamentos inatos ligados sua estrutura biolgica -, psquicos e scio-culturais.

19

O sujeito humano criado dentro de instituies e que pode, coletivamente, alter-las, assim como por elas afetado.

20

Todo indivduo desempenha um papel ativo no meio em que vive, sendo sujeito/agente do seu processo, o que nega uma perspectiva de determinismo social nesta interatividade ele , simultaneamente, produto e produtor.

21

31/10/2013

Mudando de assunto... Agora vamos falar sobre REPRESENTAES SOCIAIS

Como podemos por meio do estudo da ideologia promover uma transformao social auxiliando as pessoas a enxergarem a realidade de uma forma menos obscurecida pelas formas simblicas?

31/10/2013

INTRODUO O conceito de representao nasceu na sociologia e na antropologia. Foi obra de mily Durkheim e de Lvi-Bruhl. Mas a teoria das Representaes Sociais, forma sociolgica da psicologia social, originou-se na Europa com a publicao feita por Serge Moscovici (1961) de seu estudo La Psychanalyse: Son image et son public.

Representao Social um termo filosfico que significa a reproduo de uma percepo anterior ao do contedo do pensamento.

Teoria das Representaes Sociais Moscovici, 1961 Representao Social uma forma de conhecimento, socialmente elaborada e partilhada, tendo um objetivo prtico, e que contribui para a construo de uma realidade comum a um conjunto social (Jodelet, 2001, p. 22).

31/10/2013

REPRESENTAES SOCIAIS Expresso do que pensa ou acha determinada populao sobre determinado tema Esse pensar pode se manifestar atravs do conjunto de discursos verbais emitidos por pessoas de uma determinada populao So, segundo seus tericos (Jodelet, 1989), entidades sociais complexas que preenchem uma srie de funes. De modo deliberadamente simplificado, um conhecimento muito prximo da ao cotidiana e que tem a funo de guiar, orientar, justificar a ao.

Representaes Sociais As representaes sociais so o conjunto de explicaes, crenas e idias que nos permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objeto.

Estas representaes so resultantes da interao social, pelo que so comuns a um determinado grupo de indivduos. A representao social uma forma de conhecimento corrente, dita de senso comum, caracterizada pelas seguintes propriedades:

10

31/10/2013

elaborada e partilhada socialmente; Tem uma concepo prtica de organizao de controlo do ambiente (material, social, das ideias) e de orientao dos comportamentos e das comunicaes;

Concorre para o estabelecimento de uma concepo da realidade comum a um dado conjunto social (grupo, classe, etc.) ou cultural. Estas so indispensveis nas relaes humanas, fazem parte do processo de interao social, permitindo aos membros de um grupo comunicarem e compreenderem-se entre si.

Um conjunto de discursos ou pensamentos encadeados discursivamente consiste em uma Representao Social sobre o tema O conjunto dessas Representaes o imaginrio existente sobre um dado tema.

11

31/10/2013

Representao Social A finalidade de todas as representaes tornar familiar algo no familiar, ou a prpria no-familiaridade.

Orientar os comportamentos em situaes sociais concretas.


(S, 1988; Moscovici, 2005).

Um modo de conceber as Representaes Sociais consiste em entend-las como a expresso do que pensa ou acha determinada populao sobre um determinado tema.

12

31/10/2013

REPRESENTAES SOCIAIS papel da linguagem na reproduo e manuteno dos valores sociais. desenvolvimento de processos mentais que formam as representaes sociais que temos em nossa mente

INFLUNCIA SOCIAL conceitos amplos derivados da sociedade acabam por interferir nas representaes que fazemos dos objetos e das aes

LUGAR QUE O INDIVDUO OCUPA Dentro de nossa atividade como profissional da rea social teremos que observar de onde o sujeito fala para podermos compreender qual o significado de sua interpretao da realidade

13

31/10/2013

O QUE FAZEM AS REPRESENTAES SOCIAIS? Segundo Moscovici (2004), elas convencionalizam os objetos, pessoas ou acontecimentos. Colocam os objetos em categorias e modelos partilhados por um determinado grupo de pessoas. Exemplo: acreditamos que a Terra redonda, associamos o comunismo cor vermelha, etc

IMPORTNCIA DO ESTUDO verificar que nunca estamos livres dos efeitos de condicionamentos anteriores que nos so impostos por representaes, linguagem ou cultura. Desde que nascemos j encontramos uma estrutura social pronta, com respostas s nossas questes e com explicaes para todas as aes.

Quer dizer ento que a representao no est diretamente relacionada nossa forma de pensar, ela imposta a ns, transmitida como resultado de sucessivas geraes. um processo dinmico a sociedade se transforma e modifica as representaes os indivduos modificam as representaes

14

31/10/2013

PARA QUE SERVEM? auxiliam a interpretar mensagens como significantes em relao a outras, como por exemplo o fato de ver um brao levantado saber se ele est assim para saudar um amigo ou para mostrar impacincia ou uma atitude violenta.

Funes das representaes sociais De entre as vrias funes das representaes sociais destacam-se quatro: as funes de saber, de orientao, identitria e de justificao. Funes de saber as representaes sociais do uma explicao e um sentido realidade: servem para os sujeitos explicarem, entenderem e alargarem aes palpveis acerca do real; Funes de orientao a sua funo de esclarecimento recai ao nvel da ao, so um guia de conduta. Ditam prticas na medida em que antecedem o progresso de uma ao;

Funo identitria as representaes sociais permitem ao indivduo estabelecer uma identidade social, posicionando-se em relao aos grupos sociais de pertena ou no-pertena. Elas permitem distinguir o grupo que as produz dos outros grupos. Funo de justificao as representaes sociais permitem aos indivduos explicarem e justificarem as suas opinies e os seus comportamentos.

15

31/10/2013

Assim sendo, nos possvel concluir que as representaes sociais permitem que as pessoas orientem as suas aes no mundo fsico e social em que esto inseridas, permitindo-lhes que se adaptem de modo rpido e adequado.

IMPORTNCIA PARA SS O ambiente natural do ser humano a sociedade e esta sociedade se mostra como sendo um sistema de relaes que geram crenas, normas, linguagens, mitos, rituais coletivos e partilhados que mantm a coeso das pessoas, ento as representaes sociais so a fora da sociedade que se comunica e se transforma.

Moscovici considera que: O processo social no conjunto um processo de familiarizao pelo qual os objetos e os indivduos vm a ser compreendidos e distinguidos na base de modelos ou encontros anteriores. A predominncia do passado sobre o presente, da resposta sobre o estmulo, da imagem sobre a realidade. tem como nica razo fazer com que ningum ache nada de novo sob o sol.

16

31/10/2013

Por serem ao mesmo tempo ilusrias, contraditrias e verdadeiras, as representaes podem ser consideradas matria-prima para a anlise do social e tambm para a ao pedaggico-poltica de transformao, pois retratam a realidade.

PSICOLOGIA SOCIAL as representaes sociais so objeto de estudo porque atravs delas que se pode conhecer o universo do indivduo. A psicologia social a cincia do entre. Isso significa dizer que o lugar privilegiado do inqurito psicossocial no nem o indivduo nem a sociedade, mas precisamente aquela zona nebulosa e hbrida que comporta as relaes entre os dois.

Categorias como a identidade, o eu, o discurso, a representao e a ao, para citar apenas algumas, so todas produzidas l, no espao do entre. minha convico que este espao constitui o objeto especfico do inqurito psicossocial e o entendimento detalhado deste espao que a psicologia social pode oferecer a um dilogo interdisciplinar.

17

31/10/2013

CONCLUINDO...

Representaes Sociais So uma espcie de 2 lngua Que permitem que os indivduos se comuniquem e se identifiquem como pertencentes a uma mesma formao scio-cultural... Conjunto de explicaes, crenas, ideias que permitem relembrar, evocar um dado acontecimento, pessoa ou objeto... Resultam da interao social

So comuns a um determinado grupo de indivduos, Correspondem a uma forma de conhecimento socialmente elaborada e partilhada contribuem para a construo de uma realidade comum a um conjunto social,

18

31/10/2013

O Hospital pblico para quem no pode pagar, O filho tem o dever de cuidar dos pais quando Exemplos: ficam velhos, porque os pais cuidaram deles quando jovens, Hoje em dia as informaes esto por todo o lado: S engravida quem quer...

Prxima aula
Linguagem e conhecimento

19

You might also like