You are on page 1of 6

COMARCA DE PORTO ALEGRE 4 JUIZADO ESPECIAL CVEL FORO CENTRAL Processo n: 001/3.12.

0005991-0 Autora: LETCIA SOSTER ARROSI R: APPLE COMPUTER BRASIL LTDA. Data de publicao: 23 de abril de 2013 Juiz Leigo: Claudio Vincius Tesainer Bonatto

Vistos, etc. ...

I Relatrio:

Trata a presente demanda de ao de obrigao de fazer, cumulada com ao de cobrana e reparao por danos morais, onde diz a autora possuir um telefone modelo Iphone 3G, cuja verso 4.2.1.

Diz que seu telefone sempre funcionou perfeitamente mas, entretanto, ao viajar ao Uruguai, no final de 2012, percebeu que o aplicativo que mais utilizava, chamado Watsapp no estava mais funcionando.

Sustenta que ao retornar ao Brasil resolveu deletar o aplicativo e adquiri-lo novamente junto loja virtual da empresa-r, chamada Apple Store, ao preo de U$ 0,99.

Relata que para sua surpresa no obteve sucesso na compra pois para que este aplicativo voltasse a funcionar em seu aparelho, o mesmo deveria apresentar, no mnimo, o software IOS 4.3.

Salienta a autora que com o passar dos dias, tambm percebeu que uma srie de outros aplicativos como Mobo, Facebook, Facebook Messenger, Mercado Livre, Linkedin, Localizao, Instagram, Windows Live, Big Bang Theory, etc., simplesmente no funcionaram mais pois necessitavam da verso 4.3. ou superior para operarem.

Aduz que atualizao alguma disponibilizada pela empresa-r para seu telefone e que esta atravs de total arbitrariedade, automaticamente, sem aviso prvio e sem que outro aparelho tenha sido oferecido para troca, tornou o aparelho Iphone 3G praticamente intil para seus usurios ao no disponibilizar a atualizao do software para a verso 4.3.

Por fim, diz que a empresa-r ao invs de disponibilizar a atualizao de softwares dos aparelhos, cria novos smartphones, forando os consumidores a adquirir os modelos lanados no mercado.

o breve relatrio, embora dispensado por lei.

II Fundamentao:

Primeiramente, por se tratar de lide envolvendo evidente relao de consumo, determino a inverso do nus da prova, com fundamento no artigo 6, inciso VIII, do Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor, em face da verossimilhana das alegaes da autora.

Atravs da anlise dos documentos de prova juntados aos presentes autos pela autora (fls. 16 a 26), plenamente possvel de se concluir que esta possui um telefone modelo Iphone 3G e que tentou, atravs da loja virtual da empresa-r atualizar seu telefone para a verso 4.3. ou superior a fim de que conseguisse voltar a utilizar os aplicativos mais acessados por ela.

Segundo o documento de fl. 16, a autora somente conseguiu atualizar seu telefone para a verso 4.2.1., verso esta que continua sendo incompatvel com uma srie de aplicativos disponibilizados pela empresar, inclusive com aqueles mencionados pela autora em sua petio inicial.

Este Juiz-Leigo, a fim de sanar a controvrsia existente no caso concreto, controvrsia esta que ainda no restou definitivamente esclarecida pela atual jurisprudncia, manteve contato telefnico com a empresa SOMA Autorizada Apple, localizada na cidade de Porto Alegre (telefone n 51 3012-6092), ocasio em que foi informado de que efetivamente, nem mesmo ela enquanto assistncia tcnica e nem o Servio de Atendimento ao Cliente (0800) da empresa-r conseguiriam resolver o caso da autora, pois o telefone Iphone 3G est desatualizado, no existindo alternativa de atualizao do mesmo, no restando outro caminho autora que no seja a aquisio de um modelo superior (Iphone 4, Iphone 4S ou Iphone 5).

O Cdigo de Proteo e Defesa do Consumidor, em seu artigo 32, caput e pargrafo nico, que analogicamente se entende aplicveis ao caso concreto, claro ao definir exatamente o seguinte:

Art. 32. Os fabricantes e importadores devero assegurar a oferta de


componentes e peas de reposio enquanto no cessar a fabricao ou importao do produto. Pargrafo nico. Cessadas a produo ou importao, a oferta dever ser mantida por perodo razovel de tempo, na forma da lei.

Ora, ao que tudo indica e pela divulgao nos meios de comunicao, o telefone Iphone 3G, ou seja, modelo idntico ao que a autora possui foi comercializado por empresas de telefonia deste Pas at bem pouco tempo por preos extremamente acessveis, o que faz com que a empresa-r, sem dvida alguma, tenha que manter componentes (aqui includos os softwares necessrios para o funcionamento de aplicativos) enquanto o produto estiver sendo fabricado ou dever manter por perodo razovel de tempo a oferta dos

mesmos componentes.

Entende-se como perodo razovel de tempo no caso de um aparelho celular (smartphone) como o Iphone 3, perodo no inferior a 3 (trs) anos, dadas as caractersticas e durabilidade do aparelho de alto padro internacional.

Aparelho smartphone um bem durvel e dele se espera uma fruio por perodo razovel, o que est, certamente, relacionado com a qualidade do produto adquirido. Os aparelhos smartphones tornam-se obsoletos muito rapidamente, em funo de novas tecnologias, contudo, devem manter o funcionamento adequado dentro do modelo, da qualidade e funcionalidade que o modelo adquirido promete.

Certo que no se pode esperar que o produto dure indefinidamente, mas tambm certo que a inviabilidade de atualizao de aplicativos do aparelho impossibilita seu uso.

Pois bem.

Em que pese a argumentao, no merece prosperar o pedido da autora quanto obrigao de fazer e nem mesmo quanto cobrana de um aparelho de modelo novo (Iphone 4) fl. 26.

Entretanto, com

relao ao dano moral e a sua

indenizao, importante salientar que estes so institutos jurdicos modernos decorrentes da evoluo dos tempos, que vm exigindo da sociedade uma busca constante ao respeito de valores pessoais que sempre devem ser sobrepostos aos valores patrimoniais.

Esta, a propsito, a vocao da ordem jurdica a partir da Carta da Repblica de 1988, tida como a Constituio Cidad. No toa que o seu artigo 1, no inciso III, estabelece a dignidade da pessoa humana como direito fundamental, dentre os demais elencados no mesmo artigo.

Em vista disso, a reparao pelos danos morais pleiteada pela autora merece, sem dvida alguma, prosperar, visto que afloram do contexto probatrio dos presentes autos evidncias concretas no sentido de se concluir pelos prejuzos de ordem moral experimentados em razo de toda a frustrao de expectativa, irresignao e desgaste fsico e emocional da mesma visando a soluo de um caso que deveria ser simples para a empresa-r mas que, tornouse impossvel de ser solucionado pois somente com a aquisio de um novo produto poder a autora ter acesso aos componentes (softwares) atualizados fornecidos de forma paga ou gratuitamente pela empresa-r.

III Dispositivo:

Diante do exposto, a sugesto de deciso pela PARCIAL PROCEDNCIA DA PRESENTE AO, condenando-se a empresa-r a indenizar a autora, pelos danos morais experimentados, no montante de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais), corrigidos, monetariamente, pelo IGP-M e com juros legais de 1% (um por cento) ao ms, ambos desde a presente deciso.

Sem custas ou honorrios de sucumbncia, em face do disposto no artigo 55 da Lei n 9.099/95.

Encaminhe-se apreciao do Excelentssimo Senhor Doutor JuizPresidente do 4 Juizado Especial Cvel do Foro Central da Comarca de Porto Alegre - RS, para fins de homologao judicial, de acordo com o artigo 40 da Lei n 9.099/95.

Registre-se. Publique-se. Porto Alegre, 16 de abril de 2013.

CLAUDIO VINCIUS TESAINER BONATTO Juiz Leigo

You might also like