You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAO E SOCIEDADE CURSO DE PEDAGOGIA

DEBORA MARTINS SILVA

NEPE (Nucleo de Extenso e Pesquisa) I e II

NOVA IGUACU ABRIL 2013.

DEBORA MARTINS SILVA

RESPOSTA A QUESTO: QUE RELAES VOC PODE ESTABELECER ENTRE A MEMORIA E A FORMAO DE PROFESSORES? POSSVEL QUE A NARRATIVA MEMORALISTICA CONTRIBUA PARA A FORMAO DE PROFESORES? QUAIS?

Trabalho professora

apresentado Mnica

Pinheiro

Fernandes para avaliao na disciplina de NEPE (Nucleo de Extenso e Pesquisa) I e II, do Curso de Pedagogia, da

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

NOVA IGUACU ABRIL 2013.

SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. Educao & Sociedade. Ano XXI, n71, julho/00

Aps a leitura do texto a memria em questo: uma perspectiva histrico- cultural, observei que a mmoria constituida de vrias maneiras. Atravs de imagens e da prpra escrita. Vrios autores expressam suas opnies destes assuntos indagam e dialogam que a memria fruto de muitos estudos e principalmente da mitologia Grega. O objetivo do texto de Smolka fazer um panorama da memria, contando e construindo sua histria, desde os sulos passados at nossa atualidade. Mostrando-nos que a memria a construo do ser, assim como a mesma afirma Pensar e estudar sobre a formao da mente em uma perspectiva histrico-cultural implica compreender e relevar esses aspectos (Smolka, 2000) A psicologia tambm tem seu espao quanto reflexo da memoria. Atualmente h diversos campos que se apoiam na memria, porm na educao que ela se faz imprescindvel. Observamos que a construo do trabalho docente paltada no conhecimento, no saber, uma marca muito forte de nossa profisso a recordao, o dominio da mmoria o que faz de ns professores seres brilhantes e inteligentes. Partindo do principio de que a memria um processo no interior dos individuos e dos grupos sociais, e as influencias sofridas pela cultura e histria, podemos afirmar que a memria algo muito subjetivo e pessoal de cada ser, assim como a libido tratada por Freud. A memria profissional algo complexo e especifico de cada pessoa, isso no foge a regra dos professores, caracterizado pela forma como o mestre encara situaes problemas do dia a dia. A forma de se tomar uma atitude consequencia de sua memria pessoal e profissional.

Acredito que a narrativa memoralistica seja consequencia de definies culturais e comportamentais, pois ela construida a partir de diferentes concepes. Sabemos que a cada poca a importncia do professor transformada, existem diferenas bruscas do professor de antigamente para o professor de agora, tendo vista que o decorar o que move a atual poca em que vivemos. Observamos que a memria constroi o profissional, dentro deste contexto as experincias so de suma importncia para com nossa profisso, embora na atualidade seja ela a nica exigencia. A identidade profissional est dirtemente ligada memria. Sabemos que desde o nascimeto o individuo constroi sua aprendizagem a partir daquilo que os cerca, esses conceitos so coordenados por mecanimos de memria, fixando imagens as memrias. Percebemos aqui que a memria alm de ser algo nato tambm inato. Nessa perspectiva sugerimos que seja incluida na prtica didtica docente a memria em movimento que ir produzir alteraes no ensino referendado, alido memria-saber que rege nossa profisso. A temtica da memria, alm de contribuir com a reflexo e construo das identidades profissionais dos professores, integra experincias e trajetrias s preferncias e desejos s possibilidades de aes transformadoras dos docentes. Estimular a memria tambm uma das funes estruturais do professor, tendo vista que nela que nossa profisso se embasa e tem sua reflexo contida.

You might also like