You are on page 1of 16

97

O PROJETO POLTICO PEDAGGICO E A INCLUSO ESCOLAR: ENTRE O ESCRITO E O EXECUTADO


Keyla Nunes Castilho 186 187 Michelle Pereira Gomes

Resumo: O estudo busca entender a incluso de alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotao no cotidiano das escolas de ensino regular, a luz do Projeto Poltico Pedaggico (PPP). Articulamos o trabalho a autores que evidenciam o PPP e Incluso Escolar como Veiga, Drago e Mantoan, bem como a legislaes que garantem os direitos desses alunos. Est anlise de carter bibliogrfico-documental, utilizando dois procedimentos de pesquisa: anlise documental e questionrio. A pesquisa nos revelou um universo desafiador, sobre o qual afirmamos a incluso como direito de todos os alunos, ao acesso, desenvolvimento e participao poltica nas escolas com ensino de qualidade.

Palavras chave: Projeto Poltico Pedaggico. Educao Inclusiva. Deficincia.


ABSTRACT: The study seeks to understand the inclusion of students with disabilities, pervasive developmental disorders or high ability / gifted in the daily mainstream schools, the light of the Political Pedagogical Project (PPP). We articulated the work that the authors highlight the PPP and School Inclusion and Veiga, Drago andMantoan, and the laws that guarantee the rights of these students. This analysis is a bibliographical-documentary research using two procedures: documentary analysis and questionnaires. The survey revealed a challenging universe on which we affirm the inclusion as a right of all students, access, development and political participation in schools with quality education.

KEYWORDS: Pedagogical Political Project. Inclusive Education.Disabilities.

O PROJETO POLTICO E PEDAGGICO E INCLUSO ESCOLAR Pensando o Projeto Poltico Pedaggico, destacamos esse documento como essncia do trabalho escolar e fruto de um processo global em permanente construo, a organizao do trabalho realizado trazendo singularidades de cada espao, planejamento e caminhos possveis acerca do trabalho desenvolvido, baseando-se em seus prprios alunos. A elaborao do PPP planeja um futuro, diferente do que vivido, cujas reflexes previstas sero afirmadas ou questionadas, avaliadas e ento ganham vida no espao escolar.

186

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal do Esprito Santo. Bolsista de Iniciao Cientfica pela FACITEC. <keylinhanunes@hotmail.com> 187 Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal do Esprito Santo. Bolsista de Iniciao Cientfica pelo CNPQ. <michelle.gomes1988@hotmail.com>

98

Para conceituar o Projeto Poltico Pedaggico, utilizamos os conceitos de Marques188, cujo afirma que esse documento busca um rumo, uma direo, com compromissos definidos coletivamente, vivenciados a todos os momentos por todos os envolvidos, trazendo o pedaggico e o poltico juntos, por tratar do compromisso sociopoltico com a formao cidad dos alunos que esto na escola e tambm da dimenso pedaggica assumida na efetivao da intencionalidade da escola de formar cidados participativos, crticos e criativos. O momento de construo permite uma vivncia da democracia, se efetivamente acontecer com a participao de todos, superando relaes de conflitos, superioridade, competitividades, possibilitando interaes diferentes das que acontecem na rotina da escola. Ressaltamos que no pode se tratar de um documento criado fora do cho da escola, algo inventado. Afirmamos novamente a participao de todos, profissionais da escola, alunos, famlias, e comunidade, que devero pactuar de uma mesma vontade, a fim de realizar mudanas na realidade escolar para melhora da educao dos alunos. Buscamos no bojo da pesquisa sobre os documentos legais que garantem esse aspecto de incluso nas escolas regulares de ensino. Vale lembrar que ao longo do histrico de atendimento das crianas com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao, so encontradas muitas dificuldades e tambm avanos conforme os que apresentaremos a seguir. Partimos do direito promulgado na Constituio Federal189 que tem como objetivo principal a promoo do bem de todos os cidados sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao (art.3 inciso IV). Esse documento ainda decreta nos artigos 205 e 206 I, respectivamente, a educao como garantia de direito de todos, garantindo o pleno desenvolvimento da pessoa preparando-a para o exerccio da cidadania e estabelece igualdade de condies de acesso e permanncia na escola. A Lei 9394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB)190 da Educao Nacional dedica um captulo inteiro educao especial trazendo o
MARQUES apud VEIGA, I. P. A. Projeto Poltico-Pedaggico da escola: uma construo coletiva. In: VEIGA, I. P. A.Projeto Poltico-Pedaggico da Escola: uma construo possvel. (Org.) Campinas: Papirus, 2010. 189 BRASIL, Constituio 1988. Constituio [da] Republica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, 1988. 190 BRASIL. Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 9.394/ 1996.
188

99

suporte e o aparatos necessrios para atender as necessidades dos alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao nas escolas de Ensino Regular. Essa incluso, atendendo a referida lei, deve partir principalmente da escola, em se adaptar s diversidades dos alunos criando um currculo, mtodos, tcnicas e recursos educativos, formao dos profissionais e organizao especfica para que ocorra efetivamente a educao inclusiva nas escolas. O contexto legal da educao especial tenta seguir uma linha de superao nas prticas excludentes mostrando certos avanos em relao ao atendimento da criana com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao, porm estes avanos ainda mostram-se muito complexos e duvidosos quando se referem educao inclusiva de forma educativa. Observamos tambm a Poltica Nacional de Educao Especial na perspectiva da Educao Inclusiva191 que salienta o atendimento das crianas com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao nas escolas da Educao Bsica, uma vez que a Educao Especial perpassa por todos os nveis. Segundo Mantoan
A incluso um desafio, que ao ser devidamente enfrentado pela escola comum, provoca melhoria da educao bsica e superior, pois para que os alunos com e sem deficincia possam exercer o direito a educao em sua plenitude, indispensvel que essa escola 192 aprimore suas praticas a fim de atender as diferenas.

Quando pensamos na elaborao do Projeto Poltico Pedaggico, temos em mente a organizao didtica, pedaggica, metodolgica e institucional com a participao de todo o corpo docente, o que podemos chamar de gesto democrtica na qual a pretenso aquela que o objetivo central da educao deve ser a construo de personalidades mais autnomas, crticas, que almejam o exerccio competente da cidadania. Para tanto, ela deve embasar-se nos princpios democrticos da justia, da igualdade, da equidade e da participao ativa de todos os membros da sociedade na vida publica e poltica.193
191

BRASIL. Ministrio da Educao. Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva. Incluso:revista da Educao Especial. V. 04, n. 1, Braslia: jan./jun., 2008. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. 192 MANTOAN apud DRAGO, R. Incluso na Educao Infantil. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. 193 ARAUJO apud DRAGO, R; RODRIGUES, P. S. Projeto Poltico Pedaggico: reflexes para construo de uma escola participativa. (p 141 149) In: DRAGO, R. PASSAMAI, H. B.

100

Mesmo a LDB194 garantindo a educao como direito de todos, vislumbramos no cotidiano escolar uma realidade totalmente oposta: as pessoas com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao, frequentemente, so excludas dos ambientes comuns a ainda permanecem sem acesso muitos recursos oferecidos a populao, e isso por serem diferentes do padro esttico imposto pela mdia e pela prpria sociedade. Contudo, as escolas devem oferecer tambm formao continuada aos docentes para capacitao e melhoria no desenvolvimento de seu trabalho, pois com os avanos tecnolgicos, os professores precisam se preparar e adequar aos novos momentos da sociedade. Perrenoud195 salienta que:
A formao continuada visava e sempre visa atender a defasagem entre o que os professores durante sua formao inicial e o que foi acrescentado a partir da evoluo dos saberes acadmicos e dos programas, da pesquisa didtica e, de forma mais ampla, das cincias da educao.

Concordando com esta afirmao do autor, percebemos que hoje o professor no pode se firmar somente em algo engessado que o remete ao passado, mas deve atualizar-se, assumir uma postura inovadora, construtiva e antenada com a realidade em que vive.

EDUCAO INFANTIL A Lei de Diretrizes e Bases da Educao196 dedica o Captulo II, seo II Educao Infantil trazendo no artigo 29 a Educao Infantil, [...] tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus aspectos fsico, psicolgico, intelectual e social [...].

ARAUJO, G.C. Projeto Poltico Pedaggico da Educao do Campo. Povos, territrios, saberes da terra, Movimentos sociais, sustentabilidade. Vitria; Programa de Ps-Graduao, 2010a. 194 Idem p. 6. 195 PERRENOUD apud DRAGO, R; RODRIGUES, P. S. O Projeto Poltico Pedaggico como articulador do trabalho da comunidade escolar: interculturalidade, interdisciplinaridade e campesinato. (p. 87-107) In: DRAGO, R. PASSAMAI, H. B. ARAUJO, G.C. Projeto Poltico Pedaggico da Educao do Campo. Povos, territrios, saberes da terra, Movimentos sociais, sustentabilidade. Vitria; Programa de Ps-Graduao, 2010b. 196 Idem p. 6.

101

A Educao Infantil tambm tem como base a Resoluo n 05197 de 17 de dezembro de 2009 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil a serem observadas na organizao de propostas pedaggicas na Educao Infantil. Essa resoluo nos d a concepo de currculo para a Educao Infantil definindo-o como conjunto de prticas com objetivo de buscar articular as experincias e os saberes das crianas com os conhecimentos de modo a promover o desenvolvimento integral das mesmas. A Resoluo n 05/09198 que reafirma as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educao Infantil (DCNEI) se articula com as LDB199 reunindo princpios, fundamentos e procedimentos para orientar as polticas pblicas na elaborao, planejamento, execuo e avaliao de propostas pedaggicas e curriculares para a Educao Infantil. A Educao Infantil, segundo a DCNEI200 deve respeitar os direitos e individualidade do desenvolvimento de cada criana a partir de princpios ticos, polticos e estticos que so definidos no artigo 6 na Resoluo 05/09 respectivamente por: I ticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e s diferentes culturas, identidades e singularidades; II Polticos: dos direitos de cidadania, do exerccio da criticidade e do respeito ordem democrtica; III Estticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expresso nas diferentes manifestaes artsticas e culturais. No Municpio de Vitria, a Educao Infantil, estruturada como primeira etapa da Educao Bsica, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educao que por meio da Lei 4747/08201 organiza-a baseada na j citada Lei 9394/96202. ENSINO FUNDAMENTAL O estudo sobre o Ensino Fundamental no Brasil ser desenvolvido seguindo os princpios da LDB203. Traremos tambm as especificidades desta etapa no
Resoluo CNE/CEB 05/2009. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 17 de dezembro de 2009, Seo 1, p.18. 198 Idem p. 12. 199 Idem p. 6. 200 Idem p. 12. 201 VITRIA, Prefeitura Municipal. Institui o Sistema Municipal de Ensino do Municpio de Vitria, Capital do Estado do Esprito Santo. Lei n 4.747 de 30 de julho de 1998. 202 Idem p. 6. 203 Idem p. 6.
197

102

municpio de Vitria, em acordo com a Lei 4747/08204. O Ensino Fundamental a segunda etapa da Educao Bsica no Brasil, sendo obrigatrio, gratuito nas escolas pblicas, atendendo crianas a partir dos seis anos de idade. O objetivo do Ensino fundamental a formao bsica do cidado, estando previsto no o artigo 32 da LDB205. Esta etapa apresentada com durao de oito anos pela lei nacional e a municipal. Entretanto, essa informao est desatualizada, pois em 2006 a Lei n 11.274206 amplia a durao do Ensino Fundamental para nove anos, tornando obrigatria a matrcula de crianas a partir de 6 anos no 1 ano do Ensino Fundamental e estabelecendo como prazo mximo para a implementao dessa lei pelos sistemas de ensino no ano de 2010. Dessa maneira, o Ensino Fundamental passou a ser dividido como: anos iniciais abrangendo do 1 ao 5 ano e anos finais abrangendo do 6 ao 9 ano. No municpio de Vitria, a Lei 4747/08207afirma a LDB208 e estabelece questes singulares e especficas do contexto da rede de ensino do municpio. As diretrizes curriculares para o Ensino Fundamental209 estabelecem princpios, fundamentos e procedimentos, a serem contemplados nos currculos, sempre relacionados aos aspectos de uma vida cidad, para as reas do conhecimento: Lngua Portuguesa; Lngua Materna (para populaes indgenas e migrantes); Matemtica; Cincias; Geografia; Histria; Lngua Estrangeira; Educao Artstica; Educao Fsica; Educao Religiosa. Nesse sentido, as diretrizes da Educao Especial210, no contexto do Ensino Fundamental, buscam difundir a ideia da incluso na rede municipal de ensino, e seguir na eliminao das barreiras que impedem a todos os alunos em receberem uma educao de igualitria e de qualidade. METODOLOGIA

Idem p. 16. Idem p. 6. 206 BRASIL, Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. 207 Idem p. 16. 208 Idem p. 6. 209 VITRIA, Prefeitura Municipal. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Secretaria Municipal de Educao, 2004. 210 VITRIA, Prefeitura Municipal. Diretrizes da Educao Especial. Secretria Municipal de Educao, 2004.
205

204

103

A partir de nossa busca em compreender e investigar como tem sido garantida a incluso e o atendimento educacional especializado, numa perspectiva inclusiva, de alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao, desenvolvemos um estudo baseado nos Projetos Poltico Pedaggico dos Centros Municipais de Educao Infantil e das Escolas de Ensino Fundamental pertencentes ao sistema de ensino do municpio de Vitria-ES. O municpio de Vitria foi o escolhido por ser um municpio que muito tem investido em aes tcnicas e pedaggicas com foco na incluso e tambm na escriturao e implementao dos projetos pedaggicos das escolas como possibilidade de dar maior autonomia s unidades de ensino, permitindo que essa construo seja realizada pelas escolas de acordo com a realidade de cada uma. Sendo assim, o municpio fundamenta sua poltica educacional em uma proposta de gesto democrtica, com eleio direta para diretores, planos de cargos e salrios para professores contratados e concursados, e incentivos formao continuada dos profissionais que atuam na escola. Nosso estudo de carter bibliogrfico-documental, pois nos atentamos a recolher um conjunto de documentos de uma realidade (nesse caso da realidade das escolas do municpio de Vitria) para efetivar uma anlise. Para o estudo. Seguimos dois procedimentos de pesquisa: anlise documental e questionrio. Para a coleta de dados, em um primeiro momento, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Educao de Vitria e buscamos todos os projetos polticos pedaggicos disponveis para consulta e pesquisa. No alcanando uma resposta favorvel na abordagem anterior decidimos, em um segundo momento, contatar as escolas atravs dos telefones disponibilizados pelo site da Secretaria Municipal de Educao, para solicitar o documento para a pesquisa. Com resposta inicialmente insatisfatria partimos para um terceiro momento da pesquisa na qual decidimos enviar questionrios a todos os CMEIs e EMEFs contendo dados da instituio e questes especficas que nos revelasse como se efetiva a incluso e o atendimento educacional especializado na escola. Nossa anlise ser de cunho quanti-qualitativo, sendo que levaremos em conta os nmeros e as respostas possveis de compararmos e quantificarmos, mas nosso foco principal em analisar qualitativamente o contedo dos questionrios.

104

QUE

NOS

DIZEM

OS

PROJETOS

POLTICOS

PEDAGGICOS

QUESTIONRIOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAO INFANTIL Analisamos como os projetos trazem a incluso e o atendimento educacional especializado em seu bojo, no intuito de entender como acontecem as aes educativas nas escolas. Dos dois que temos em mos, fornecidos pela Secretaria Municipal de Educao (SEME), um busca atender dispositivos exigidos pela Constituio Federal211, LDB212 e Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA)213 no que se refere educao, apoio e atendimento s crianas de 0 a 5 anos de idade na instituio de ensino e organizao escolar democrtica colocando o aluno como centro do processo de ensino/aprendizagem a partir de uma perspectiva Vigotskyana, mas no aborda nenhum aspecto que evidencia o atendimento educacional especializado aos alunos com deficincia, transtorno globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotao. Este primeiro documento mostra-se como insuficiente e/ou superficial para uma instituio que tem por objetivo [...] aes educativas, fundamentado nos princpios da universalizao de igualdade de acesso e permanncia, gratuidade e sucesso institudo pela LDB em relao Educao Bsica [...] (CMEI F) j que no aborda ao longo do documento nenhuma medida de cunho inclusivo. O segundo PPP fornecido v a Educao Inclusiva como exerccio de Direitos e Deveres polticos, civis e sociais e aborda a poltica de educao inclusiva, descrevendo-a como uma prtica de favorecimento s crianas que apresentam NEE capacitando profissionais para atuarem na insero desses alunos confrontando as diferenas envolvendo toda a escola nesse processo. Este documento procurou atender os dispositivos dispostos no artigo 12 da Lei 9394/96214, procurando tornar a escola democrtica e transparente quanto s suas aes e tenta, a partir disso, mobilizar todos os funcionrios firmando compromisso com uma prtica pedaggica centrada no cotidiano escolar, na relao
211

212

Idem p. 4. Idem p. 6. 213 BRASIL. Congresso Nacional. Lei 8.069 - Estatuto da Criana e do Adolescente de 13 de Julho de 1990. Casa Civil, 1990. 214 Idem p. 6.

105

de respeito, atendimento de qualidade aos alunos e pais, envolvimento com grupos de estudos e formaes, assim como toda a organizao coletiva do CMEI. Mesmo os dois documentos analisados atenderem alguns pontos exigidos em cumprimento de leis brasileiras acerca da educao, como a LDB215, por exemplo, fica evidente a distino na construo e constituio de cada um, revelando a autonomia que as escolas tm na elaborao do PPP, Veiga216 diz que A principal possibilidade de construo do projeto poltico-pedaggico passa pela relativa autonomia da escola, da sua capacidade de delinear sua prpria identidade. Essa autonomia est alm de planejar um documento, constituir a identidade de uma instituio nos diversos campos administrativos, jurdicos, financeiros e pedaggicos. Dos centros que responderam os questionrios enviados, obtivemos os seguintes dados:
INSTITUIO CMEI A CMEI B CMEI C CMEI D CMEI E NMERO TOTAL DE ALUNOS No respondeu 522 320 485 532 NMERO DE ALUNOS ESPECIAIS 07 07 No respondeu 05 No respondeu

Os cinco questionrios recebidos afirmaram possuir PPP. O CMEI C declarou que mesmo tendo o documento j pronto, este se encontra em fase de reelaborao em grupos de estudos visando incluir todos nesse processo; e o CMEI D est em fase de reviso por ter sido construdo h trs anos. Em relao construo do PPP a Lei n 11.274217, de 6 de fevereiro de 2006, assegura que na elaborao e/ou implementao do PPP, o respeito ao pluralismo de ideias e concepes pedaggicas, garantindo a participao de todos os indivduos participantes ativos ou no do processo educativo na elaborao/execuo do projeto pedaggico das instituies, possibilitando avanos na explicitao do PPP, quatro instituies afirmaram incluir todos no processo, algumas contando com o auxilio de um profissional especializado, porm no relataram quais as dificuldades encontradas no processo de construo.
215

Idem p. 6. Veiga apud DRAGO, Rogrio. Incluso escolar e atendimento educacional especializado no contexto do projeto poltico pedaggico. Revista Brasileira de Poltica e Administrao da Educao, v. 27, n. 3, 2011b. 217 Idem p. 21.
216

106

No que se refere incluso, que a nossa pesquisa se props analisar, dos questionrios respondidos um no aborda a educao inclusiva e nem relata se h o atendimento educacional especializado, porm relata ter um currculo flexvel e aberto; dois deles disseram estar inserindo a educao inclusiva a partir de reavaliao de alguns conceitos e reestruturao/reelaborao do PPP; os outros dois relataram contemplar a incluso adotando prticas pedaggicas que auxiliam no desenvolvimento do trabalho, mas disseram ainda haver [...] necessidade de mais dilogos e aprimoramentos nesse item. (CMEI A). Nesse contexto, percebemos que os centros tm se esforado para ter aes que garantam a participao de todos os alunos, enfrentando o desafio da diferena, porm, visvel a resistncia, descaso, falta de entendimento e dilogo na escola, o que no permite que a incluso seja efetiva. ESCOLAS MUNICIPAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL Nossa anlise tratar do Projeto Poltico Pedaggico, seus objetivos e finalidades, para que o trabalho desenvolvido na escola alcance a todos os alunos. Nesse sentido analisaremos tambm como est sendo contemplada a incluso de alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotao, bem como a proposta de atendimento educacional especializado. Em relao formatao, organizao e contedo, cada PPP apresenta uma forma diferente. Observamos a relao da escola com a construo do PPP, que acontece de forma autnoma, para que seja possvel a escola expressar no projeto o contexto em que se localiza, caracterstica das famlias e comunidade, os alunos que atendem entre outros pontos que devem estar presentes no PPP, e que cada escola constituiu de uma maneira. No que tange incluso apostamos no conceito trazido por Drago; Rodrigues218 quando salientam que vivemos numa diversidade humana extremamente rica, em constante mudana e que todas as pessoas, independentes

218

DRAGO, R; RODRIGUES, P. S. O Projeto Poltico Pedaggico como articulador do trabalho da comunidade escolar: interculturalidade, interdisciplinaridade e campesinato. (p. 87 107)In: DRAGO, R. PASSAMAI, H. B. ARAUJO, G.C. Projeto Poltico Pedaggico da Educao do Campo. Povos, territrios, saberes da terra, Movimentos sociais, sustentabilidade. Vitria; Programa de Ps-Graduao, 2010b.

107

de caractersticas e peculiaridades que marcam a diversidade humana, so seres nicos em sua existncia. Dessa maneira, o PPP dever contemplar a incluso em sua mais ampla definio, pensando a diversidade religiosa, sexual, tnica e a incluso os alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotao. No contexto dos projetos aos quais tivemos acesso, percebemos um sentido duvidoso nas propostas e construo de alternativas para alcanar a todos. Dos treze PPPs analisados, em dois no foram encontradas nenhuma pontuao em relao incluso (educao especial e/ou educao inclusiva) ou em relao aos alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotao. Dos dois projetos um trata apenas de identificar e caracterizar a escola, o outro tambm caracteriza a escola e ainda traz histrico e uma grande listagem de contedos. Observamos assim a despreocupao em destacar as aes educativas em relao aos alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotao ou de ao menos citar essas crianas como tambm sujeitos das escolas. Cinco documentos trazem subcaptulos referentes educao especial numa perspectiva da educao inclusiva de alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotao. Analisamos trs projetos que dedicam um captulo inteiro para a educao especial na perspectiva inclusiva trazendo: apresentao do tema, objetivos gerais e especficos, organizao do trabalho, operacionalizao-ao organizativas, formao dos profissionais, sala de aula e de recurso multifuncionais, aes de todos os envolvidos com a escola (profissionais da educao e comunidade escolar), entre outras propostas para o trabalho a ser realizado na escola atender a todas as crianas sem distino ou separao, percebendo a todas em suas diversas possibilidades. Sendo assim, dos treze projetos, seis apresentam superficialmente ou nada apresentam em relao educao especial e/ou educao inclusiva. Observamos a negligncia, descaso e falta de compromisso das escolas em compor o PPP com o tema, o que nos faz pensar que a construo do projeto no foi to pensada e discutida como est proposto. Com isso se torna urgente repensar as prticas da escola, as aes e trabalhos desenvolvidos com alunos e avaliar se realmente

108

estamos oportunizando uma formao cidad, para uma vida democrtica e para a diversidade. Vale ressaltar que nos outros sete projetos encontramos a abordagem do tema, mesmo que de diferentes maneiras, mas trazendo aes e reflexes importantes que devem estar presentes nos documentos. Isso pode sugerir que as escolas aderem educao da perspectiva inclusiva, valorizando a diferena, a diversidade em seus vrios aspectos, propondo o apoio, desenvolvimento e formao de todos os alunos, em favor de uma educao mais humana, mais democrtica219. Em relao ao atendimento educacional especializado, dos treze projetos analisados, trs trazem o atendimento educacional especializado. Uma EMEF prope o atendimento educacional especializado articulado proposta pedaggica do ensino comum, a ser ofertado aos alunos com deficincia, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotao em um processo de identificar, elaborar e organizar recursos pedaggicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participao dos alunos, considerando as suas necessidades especficas; disponibilizar programas de enriquecimento curricular, o ensino de linguagens e cdigos especficos de comunicao e sinalizao, ajudas tcnicas e tecnologias assistiva, dentre outros (EMEF Q). Dos dados coletados a partir dos questionrios respondidos, podemos visualizar que:
INSTITUIO EMEF A EMEF B EMEF C EMEF D EMEF E EMEF F NMERO DE ALUNOS ATENDIDOS No respondeu No respondeu 554 750 670 No respondeu NMERO DE ALUNOS COM DEFICINCIA 11 No respondeu 12 07 10 03

Sobre o PPP, se possui, no possui ou ainda se est em construo, trs escolas afirmam possuir o PPP completo; as outras trs afirmam que o PPP est em construo. As escolas que afirmaram ter o documento em processo de construo apresentam alguns obstculos nesse processo em relao dificuldade de
219

MANTOAN, Maria Teresa Eglr. Incluso Escolar: O que ? Por que? Como fazer? So Paulo: Moderna, 2003.p. 56

109

encontros com todos os profissionais da escola por motivos de greve dos profissionais, outros assuntos priorizados e rotatividade de profissionais. So apontadas tambm a dificuldade em relao estrutura fsica por estarem em lugares alternativos e provisrios, sem ter um lugar definitivo. Entretanto, destacamos que essa participao de todos no pode ser negada, sendo que os profissionais da escola sejam responsveis em buscar estratgias para os encontros, discusses e debates. As escolas que esto em processo de construo do PPP garantem que a construo do documento est sendo realizada nos grupos de estudo e trabalho de discusses coletivas, envolvendo todos os seguimentos realizando debates com todos os envolvidos para a construo do PPP. Em relao a como pensado/contemplado a incluso de alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao na escola, duas escolas trazem o trabalho sendo realizado atravs de projetos envolvendo todas as crianas, uma opo das escolas para ajudar no desenvolvimento das crianas. CONSIDERAES FINAIS Nossas reflexes sobre as prticas polticas e pedaggicas nas escolas e o processo inclusivo de alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotao na escola comum, nos revelou um universo cheio de desafios, incoerncias e abismos. Pensar a incluso pensar na garantia de direitos a todos os alunos, no acesso s escolas com ensino de qualidade, e permitir que esse aluno cresa, desenvolva e participe ativamente das relaes polticas, pedaggicas e sociais na escola e comunidade. Ao olharmos para esse desafio, acreditamos que as escolas tem se empenhado para afirmar uma ao educativa digna para a escola, que abrace a todos os seus alunos, com comprometimento, esforo e participao do coletivo. Entretanto, ainda precisamos caminhar para fazer da escola um lugar de todos. Afirmamos, ento, uma escola que muda e se transforma, traz o novo para o processo educativo, interage com o diferente, com postura democrtica, se esforando para proporcionar uma educao de qualidade, formando cidados participativos na sociedade. Nesse sentido, a escola deve apresentar um Projeto

110

Poltico Pedaggico coerente, definindo suas as prticas pedaggicas e polticas, ressaltando seus espaos, relaes, contextos e propostas. Construdo a partir da unio de profissionais, alunos e famlias, para expor no projeto a identidade da escola, sua concepo de mundo e suas especificidades. Sobre a incluso de alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotao, o documento dever identificar a postura e aes da escola, trazendo o trabalho a ser realizado com os alunos. Dessa forma, o processo de incluso requer para alm de formao, valorizao do diferente entre outros fatores, mas sim uma reflexo do contexto de incluso da escola, construo de prticas e caminhos a serem seguidos buscando confrontar o que est sendo imposto pela sociedade. Sobre nossa anlise dos PPPs, percebemos que mesmo as instituies possuindo autonomia para formular tal documento, estas se mostram, de certa forma, irregulares no cumprimento de leis que exijam, por exemplo, atendimento e incluso dos alunos com deficincia, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotao. Sabendo que este atendimento deve ser contemplado no documento e que este define a identidade da instituio, conclumos que as escolas do municpio de Vitria esto longe de construir uma educao pautada nas legislaes vigentes onde a incluso ocorra de fato e que de forma democrtica consigam atrair a participao de todos os envolvidos no processo educativo em tomadas de decises de maneira efetiva.

REFERNCIAS BRASIL. Constituio 1988. Constituio [da] Republica Federativa do Brasil. Braslia: Senado Federal, 1988. __________. Poltica Nacional de Educao Especial na Perspectiva da Educao Inclusiva. Incluso:revista da Educao Especial. V. 04, n. 1, Braslia: jan./jun., 2008. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. __________. Resoluo CNE/CEB 04/2009. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 5 de outubro de 2009, Seo 1, p. 17. __________. Resoluo CNE/CEB 05/2009. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 17 de dezembro de 2009, Seo 1, p.18.

111

__________. Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 9.394/ 1996. __________. Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Disponvel em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_ 03/leis/l4024.htm>. __________. Ministrio da Educao. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Lei n 11.274, de 06 de fevereiro de 2006. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11274.htm>. __________. Ministrio da Educao. Ensino Fundamental de nove anos Orientaes gerais. Coordenao geral do Ensino Fundamental. Secretria de Educao Bsica, 2004. Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/noveanorienger.pdf>. DRAGO, Rogrio. Incluso escolar e atendimento educacional especializado no contexto do projeto poltico pedaggico. Revista Brasileira de Poltica e Administrao da Educao, v. 27, n. 3, 2011. Disponvel em: <http://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/26413/15405>. DRAGO, Rogrio. Incluso na educao infantil. Rio de Janeiro. Wak Editora, 2011. DRAGO, R; RODRIGUES, P. S. Projeto Poltico Pedaggico: reflexes para construo de uma escola participativa. (p. 141 149)In: DRAGO, R. PASSAMAI, H. B. ARAUJO, G.C. Projeto Poltico Pedaggico da Educao do Campo. Povos, territrios, saberes da terra, Movimentos sociais, sustentabilidade. Vitria; Programa de Ps-Graduao, 2010a. DRAGO, R; RODRIGUES, P. S. O Projeto Poltico Pedaggico como articulador do trabalho da comunidade escolar: interculturalidade, interdisciplinaridade e campesinato. In: DRAGO, R. PASSAMAI, H. B. ARAUJO, G.C. Projeto Poltico Pedaggico da Educao do Campo. Povos, territrios, saberes da terra, Movimentos sociais, sustentabilidade. Vitria; Programa de Ps-Graduao, 2010b. FARIA, Vitria Lbia Barreto de. SALLES, Ftima Regina Teixeira Dias. Currculo na Educao Infantil: Dilogo com os demais elementos da proposta Pedaggica. So Paulo: Scipione, 2007. FERREIRA, M. E. GUIMARES, M. Educao Inclusiva. Rio de Janeiro. DP&A, 2003. MANTOAN, Maria Teresa Eglr. Incluso Escolar: O que ? Por que? Como fazer? So Paulo: Moderna, 2003. RODRIGUES, Paulo da Silva. DRAGO, Rogrio. Projeto Poltico Pedaggico Juntos Construindo uma nova escola. Vitria Aquarius. 2008. VEIGA, I. P. A. Projeto Poltico-Pedaggico da escola: uma construo coletiva. In: VEIGA, I. P. A.Projeto Poltico-Pedaggico da Escola: uma construo possvel. (Org.) Campinas: Papirus, 2010. VITRIA, Prefeitura Municipal. Institui o Sistema Municipal de Ensino do Municpio de Vitria, Capital do Estado do Esprito Santo. Lei n 4.747 de 30 de julho de 1998. Disponvel em: <http://sistemas.vitoria.es.gov.br/webleis/Arquivos/1998/L4747.PDF>. _________. Prefeitura Municipal. Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Secretaria Municipal de Educao, 2004. Disponvel em: <http://www.vitoria.es.gov.br/arquivos/20100218_ens_fund_dir_curriculares.pdf>.

112

_________.Prefeitura Municipal. Diretrizes da Educao Especial. Secretria Municipal de Educao, 2004. Disponvel em: <http://www.vitoria.es.gov.br/arquivos/20100218_ens_fund_dir_edu_especial.pdf>.

You might also like