You are on page 1of 26

Manual de Instrues

GC 100SR

GC 100SR

NDICE
INFORMAES DE SEGURANA CONHECENDO O EQUIPAMENTO INSTALAO DO CARTO SIM INSTALANDO O CARTO DE MEMRIA INSTALANDO A BATERIA CARGA DA BATERIA CARGA DA BATERIA UTILIZANDO A BASE OPERAES BSICAS INFORMAES DOS CONES FUNES CHAMADAS MENSAGENS AJUSTES APLICATIVOS EMERGNCIA MULTIMDIA MEUS ARQUIVOS CONTATOS FUNES ESPECIAIS CORREO DE PROBLEMAS RECOMENDAES DE SEGURANA 04 05 06 06 07 07 08 09 10 12 13 13 14 15 15 16 17 17 18 18 19

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

Leia todas as recomendaes de segurana deste Manual cuidadosamente antes de utilizar seu aparelho de forma a garantir uma utilizao segura e correta. As descries neste manual so baseadas nas configuraes padro de seu telefone. As imagens e as telas capturadas utilizadas neste manual podem apresentar diferenas na aparncia em relao ao produto atual. O contedo deste Manual pode apresentar diferenas entre o produto ou o software fornecido pelos provedores de servios ou operadoras, e est sujeito a mudanas sem nenhum aviso prvio.

INFORMAES DE SEGURANA
Leias as instrues de segurana apresentadas no final deste manual para usar o seu equipamento de forma adequada, segura e livre de erros. Siga as regulamentaes da sua regio para uso de celulares.

Bateria
Se um material condutivo tocar na parte externa do terminal da bateria, poder haver um pequeno curto-circuito e assim provocar ferimento ou at queimadura. Para evitar o risco deste tipo de acidente, tome muito cuidado para no tocar o equipamento em partes metlicas enquanto estiver recarregando a carga da bateria, ou quando guard-lo dentro da bolsa. No exponha o seu equipamento gua. Tal procedimento poder danific-lo.

Acessrios e baterias
Utilize somente acessrios e baterias originais.

CONHECENDO O EQUIPAMENTO
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Lado esquerdo Tecla volume + Tecla volume Tecla Lanterna Conexo USB Entrada para fone de ouvido Lado direito Chave para travar as teclas Tecla para ligar a cmera Frontal 8. Tecla para mensagem 9. Tecla para chamar uma ligao 10. Display 11. Tecla de direo 12. Tecla de direo 13. Tecla para voltar tela anterior Tecla para finalizar uma chamada / Ligar e desligar o equipamento Vista traseira 14. Cmera 15. Tecla SOS

Base Carregador 16. Conector cabo USB da base de recarga

16 11 10 1

14 1 2 15

6 3 8 9 7 12 13

4 5

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

INSTALAO DO CARTO SIM


O carto SIM e suas partes metlicas podem se danificar facilmente. Por isso, tome muito cuidado ao inserir ou remover o carto. Retire a tampa traseira e insira o carto SIM de modo que a superfcie de contato fique voltada para baixo e a parte cortada do carto fique voltada para a parte inferior do telefone.

INSTALANDO O CARTO DE MEMRIA


Voc poder usar um carto micro SD (no fornecido) para armazenar suas fotos e outras informaes. Insira o carto de memria conforme mostra a ilustrao.

INSTALANDO A BATERIA
Instale a bateria de modo que suas partes metlicas fiquem alinhadas com as partes metlicas do celular. Empurre a bateria para que ela fique travada dentro do compartimento. Recoloque a tampa traseira pressionando-a at que ela fique travada no dispositivo.

CARGA DA BATERIA
A sua bateria vem com carga parcial para permitir a utilizao imediata. Quando o indicador de carga da bateria estiver muito baixo, faa o seguinte: 1.Conecte o adaptador a uma tomada eltrica. 2.Conecte a outra extremidade do cabo no celular. Durante o procedimento de carga, o adaptador aquece um pouco. Isso normal. 3.Quando a barra da bateria localizada na parte superior esquerda do celular parar de se mover, significa que a carga da bateria est completa. A bateria atinge a carga completa em torno de 4 horas.

NOTAS: A bateria tambm ser recarregada quando o celular estiver conectado ao computador via cabo USB. No utilize o aparelho quando conectado a uma tomada eltrica.

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

CARGA DA BATERIA UTILIZANDO A BASE


1. Conecte a base a uma tomada eltrica, atravs do adaptador. Uma luz vermelha indicar que a
base est ativada.

2. Coloque o celular sobre a base. 3. Quando a barra da bateria localizada na parte superior esquerda do celular parar de se mover e uma luz verde acender, significa que a carga da bateria est completa.

Cuidados
Use somente baterias originais para evitar qualquer tipo de superaquecimento interno do produto. No jogue a bateria ao fogo ou acondicione-a em ambiente com temperatura extremamente quente. No desmonte a bateria. No permita que a bateria sofra impactos fortes, nem tente perfur-la. Tal procedimento poder dani?car a bateria. Quando a bateria precisar ser constantemente recarregada, ou a sua carga se acabar muito rapidamente, ser preciso substitu-la por uma nova. No jogue a bateria em lixo domstico. Consulte as leis de sua regio para saber como proceder quanto ao descarte da bateria.

OPERAES BSICAS
Fazendo uma ligao
Digite o nmero desejado na tela de abertura do equipamento. Pressione a tecla verde para iniciar a chamada. Para finalizar a ligao, pressione a tecla vermelha.

Respondendo ou rejeitando uma ligao


Quando voc receber uma ligao, o display ir mostrar o nmero ou o nome da pessoa que est efetuando a chamada (se o nome dela estiver memorizado em Contatos). Para atender, pressione a tecla verde. Modo fone de ouvido/Bluetooth: quando o fone de ouvido estiver conectado e, ao entrar uma ligao, voc poder atender pressionando a tecla do fone de ouvido.

Operaes durante uma chamada


Pressione Opes para realizar as seguintes operaes durante uma chamada: Espera: A chamada atual fica retida. Finalizar a chamada: Pressione a tecla vermelha para finalizar a chamada. Nova chamada: Entre com o nmero da nova chamada. Lista telefnica: Entre em Contatos. Chamadas: Chamadas perdidas, Nmeros chamados, Chamadas recebidas, Chamadas deletadas. Mensagens: Escrever mensagem, Caixa de entrada, Rascunho, Caixa de sada, Mensagens enviadas, Mensagens transmitidas. Mudo: Liga e desliga o silenciamento da voz. Ajustando o silenciamento para a posio Desligado, a sua voz no pode ser ouvida do outro lado da linha. DTMF*: Liga e desliga a funo DTMF.
(*) Deve estar disponvel no carto SIM.

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

INFORMAES DOS CONES

10

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

CHAMADAS
Pressione a tecla Menu para entrar no Histrico de chamadas. Neste menu voc poder ver as chamadas perdidas, chamadas discadas, chamadas recebidas e as chamadas deletadas. Voc tambm poder voltar ao menu anterior pressionando a tecla Voltar.

MENSAGENS
Aqui voc poder enviar e receber mensagens. Entre no menu principal e selecione a opo Mensagens para realizar a operao. Dentro do menu mensagem, voc poder acessar as seguintes funes: Escrever mensagem > Caixa de entrada > Rascunhos > Caixa de sada > Mensagens enviadas > Mensagens transmitidas > Modelos > Ajustes de mensagens

Escrever mensagem
Aqui voc pode escrever uma mensagem de texto e envi-la, ou inserir um modelo de mensagem. Entre em escrever mensagem, selecione Mensagem de Texto ou Multimdia conforme sua necessidade.

Caixa de entrada
Voc pode entrar na Caixa de Entrada por meio do Menu Mensagens. Dependendo da modalidade selecionada, o celular poder vibrar ou acionar a campainha quando receber uma nova mensagem. NOTA: Tenha como hbito deletar as mensagens lidas para evitar que a caixa de entrada fique cheia.

Rascunhos
Use esta opo para memorizar as suas mensagens.

Caixa de sada
Entre na caixa de sada para visualizar as mensagens que no puderam ser enviadas.

Mensagens enviadas
Entre neste menu para visualizar as mensagens que foram enviadas com sucesso.

Mensagem de dados
Mensagem de dados um tipo de mensagem enviada pela operadora de Internet para celulares que possuem tecnologia GSM, como informaes sobre o tempo, situao do trnsito, etc. Para mais informaes sobre este servio, entre em contato com a sua operadora.

11

Modelos
Neste menu voc tem 10 grupos de modelos para editar, remover e escrever mensagem.

Ajustes de mensagem
Existem neste menu as possibilidades de Mensagem de texto > Mensagem Multimdia > Servios

AJUSTES
Som e alerta
Tipos de alerta > Tipos de campainha > Entrada de chamada > Volume da campainha > Teclas > Volume das teclas > Ligar > Desligar > Alerta do Sistema

Ajustes do celular
Neste menu voc pode ajustar: Hora e Data > Timer (ligar e desligar em horrios predeterminados) > Idioma > Display > Modo Flight > Brilho do LCD

STK
O contedo deste menu depende do servio do provedor.

Ajustes de chamada
Chamada em espera > Desvio de chamada > Restrio de chamadas > Chaveando Linha

Ajustes avanados
Rediscagem automtica > IP Dial > Tempo de chamada > Modo de resposta

Ajustes de Internet
Seleo de rede > GPRS

Ajustes de segurana
Segurana SIM > Segurana do celular

12

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

Bluetooth
Use esse recurso para transferir dados, usar fone de ouvido sem fio, por exemplo. Para prolongar a durao da bateria, desligue este dispositivo quando no estiver sendo utilizado.

Conectividade
Menu referente aos servios de Internet.

Restaurando os padres de fbrica


Selecione esta opo para inicializar o aparelho com os padres de fbrica.

APLICATIVOS
Neste menu voc pode organizar suas tarefas, ajustar o alarme e usar a calculadora.

EMERGNCIA
Segurando a tecla SOS por at 5 segundos o aparelho realiza chamadas, envia mensagens de texto (SMS) solicitando ajuda e informa sua localizao, automaticamente, para at 5 nmeros previamente definidos. Caso o primeiro nmero chamado no esteja disponvel, a mensagem SMS e sua localizao so disparadas para o mesmo, e o segundo nmero registrado acionado. Isso se repetir sucessivamente para at os 5 nmeros previamente definidos. Se o telefone que receber a ligao atender, a conversa feita normalmente. O aparelho emite tambm um som de alerta do tipo sirene, podendo ou no ser ativado atravs de: Menu, Emergncia, Alerta SOS, selecionando as opes Vibra, Sirene ou Desligado. NOTA: Ligaes e SMS sero cobrados conforme pacote de sua operadora. Essa funo depende da cobertura de sinal de sua operadora. A preciso da localizao informada depende da quantidade de satlites visveis. Para funcionamento da funo GPS necessria perfeita comunicao do aparelho com os satlites disponveis, o que ocorre preferencialmente em ambientes externos. A CBTD no se responsabiliza pela preciso no posicionamento geogrfico informado na funo SOS. O posicionamento exato ou aproximado depende do nmero de satlites captados.

Funes disponveis 1. Opes do boto SOS ativo ou no, quando o teclado estiver bloqueado Menu, Emergncia, Boto sempre ativo, selecione a opo sim ou no 2. Opes de tipo de alerta (sirene, vibrao ou nenhum) Menu, Emergncia, Alerta SOS, selecionando as opes Vibra, Sirene ou Desligado

13

3. Opo de edio da mensagem de emergncia a ser enviada (Padro de fbrica: Urgente! Preciso de ajuda) Menu, Emergncia, Editar mensagem SOS 4. Opo de viva-voz Menu, Emergncia, Modo SOS , selecione a opo desejada. 5. Opo de desativar a funo SOS (Padro de fbrica: ligado) Menu, Emergncia, Boto SOS selecione entre Desligado ou Ligado 6. O telefone oferece a opo Rastreamento, em que seus contatos podem receber sua localizao via GPS atravs de um SMS. Para essa funo, basta que os seus contatos registrados enviem uma SMS com o texto CP para o seu aparelho SafePhone GCS100SR. Aps alguns minutos, eles receberao um SMS com a sua localizao, incluindo mapa e endereo.
NOTA: A Funo GPS depende da visualizao de satlites, ou seja deve ser utilizada em ambientes externos.

Ativando a funo SOS


No Menu selecione a opo Menu, Emergncia, Rastreamento selecione Visvel para todos ou Visvel somente para nmeros SOS e digite at 5 nmeros de sua confiana.

Funo rastreamento
O telefone oferece a opo Rastreamento, em que seus contatos podem receber sua localizao via GPS atravs de um SMS. Para essa funo, basta que os seus contatos registrados enviem um SMS com o texto CP (Confirme Posio) para o seu aparelho SafePhone GCS100SR. Aps alguns minutos, eles recebero um SMS com a sua localizao, endereo e um link com mapa. A funo pode ser ativada para todos os nmeros ou apenas para os seus contatos de emergncia. NOTA: recomendamos ativar essa funo somente para seus contatos de emergncia. SMS sero cobrados conforme o pacote da operadora. Essa funo depende da cobertura de sinal de sua operadora. A preciso da localizao informada depende da quantidade de satlites visveis. Para funcionamento da funo GPS necessria perfeita comunicao do aparelho com os satlites disponveis, o que ocorre preferencialmente em ambientes externos A CBTD no se responsabiliza pela preciso no posicionamento geogrfico informado na funo rastreamento. O posicionamento exato ou aproximado depende do nmero de satlites captados.

MULTIMDIA
Dentro deste menu voc pode tirar fotos com tima qualidade e ouvir suas msicas memorizadas no carto micro SD (no fornecido). As fotos tiradas so memorizadas em uma pasta padro denominada Fotos.

MEUS ARQUIVOS
Realce a opo Meus Arquivos a partir do menu principal. Veja a seguir as diferentes operaes:

14

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

Memorizar
Abrir Aparece a lista de todas as pastas e arquivos. Formato Formato do arquivo memorizado. Detalhes Visualiza detalhes, como o nome do arquivo, espao total e espao livre no carto de memria.

Pastas
pressione Opes para as seguintes operaes: Abrir Mostra a rvore do arquivo da pasta atual e a lista de todas as pastas. Nova pasta Criar uma nova pasta com nome. Renomear Muda o nome da pasta. Deletar Deleta a pasta. Classi?car Acomoda as pastas e arquivos por nome, tipo, tempo ou tamanho.

Arquivos
pressione Opes para as seguintes operaes: Reproduzir pressione para iniciar a reproduo. Enviar Enviar uma pasta como mensagem ou Bluetooth. Nova pasta Criar uma nova pasta. Renomear Renomear a pasta atual. Deletar Deleta a pasta atual. Classi?car Acomoda as pastas e arquivos por nome, tipo, tempo ou tamanho. Copiar Copia o arquivo atual para qualquer outra pasta deste equipamento. Mover Move o arquivo atual para qualquer outra pasta deste equipamento. Detalhes Verifica data e tamanho.

CONTATOS
Realce a opo Contatos a partir do menu principal. Voc poder adicionar novos nmeros de seus contatos.

FUNES ESPECIAIS
Funo lanterna
Mude a chave para cima e para baixo para ligar e desligar a lanterna.

15

Ajuste de volume a um toque


Use esta funo para um ajuste rpido no volume da campainha ou da msica que estiver ouvindo. Pressione (+) para aumentar o volume e () para diminuir.

Bloqueio do teclado
Uma chave na lateral direita do telefone para que voc possa travar as teclas do aparelho. Para isso, deslize a chave LOCK para baixo para travar as teclas. Para destravar, bata deslizar esta chave para cima.

CORREO DE PROBLEMAS
Muitas vezes quilo que parece ser um defeito pode ser solucionado por voc mesmo. Tente as aes corretivas abaixo antes de solicitar o Servio Autorizado. O celular no liga. Verifique se a bateria est instalada corretamente. Verifique se a carga da bateria est muito baixo. Troque a bateria, ou d uma nova carga nela. Se voc digitou o cdigo PIN errado trs vezes, o telefone trava. Neste caso, digite o cdigo PUK (disponvel em sua operadora). SIM card invlido. Quando a mensagem SIM Card invlido aparece no display do aparelho, tente as seguintes aes: Desligue o equipamento, e depois torne a lig-lo novamente. Se o seu carto SIM pr-pago, certifique-se que ele tenha crditos. Sinal fraco ou sem sinal. Voc pode estar em uma regio onde o sinal muito fraco. Procure um local mais alto para melhorar o sinal, ou fique mais prximo da janela se voc estiver em um prdio. "Position Failure" A Localizao retorna com a seguinte frase: "Position Failure" O telefone est em uma rea onde o sinal de satlites esto bloqueados. A conversao fica cortando. Sinal fraco. Finalize a ligao e procure um local com sinal mais forte. A bateria est com pouca carga ou sem carga. Aumente o volume do microfone. No Possvel realizar uma chamada. Certifique-se de que o nmero digitado est correto e que voc pressionou a tecla Verde (chamar). Verifique se o nmero chamado foi introduzido no item Restrio de Chamada. Verifique o ajuste de restrio de chamadas.

16

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

No possvel receber uma chamada. Veri?que se o aparelho est ligado. Verifique se a mensagem Sem Sinal aparece no display do aparelho. Verifique se o nmero chamado foi introduzido em Restrio de Chamada. A tela est escurecida. Verifique o nvel da bateria. Se o nvel da bateria est muito baixo, recarregue-a. Ajuste o brilho do display. O equipamento pode ter sido afetado pela umidade. Elimine a umidade. Se todas as tentativas acima no deram resultado, entre em contato com o SAC (Servio de Atendimento ao Cliente). No tente abrir ou consertar o equipamento. Tal procedimento cancela a garantia.

ANATEL
Este produto est homologado pela Anatel, de acordo com os procedimentos regulamentados pela resoluo n 242/2000 e atende aos requisitos tcnicos aplicados incluindo os limites de exposio da Taxa de Absoro Especfica referente a campos eltricos, magnticos e eletromagnticos de radiofrequncia, de acordo com a Resoluo n 303/2002 e n 533/2009.

Ambiente de operao
Este equipamento atende aos requisitos de exposio radiofrequncia, seja quando usado em posio normal, junto ao ouvido, seja quando posicionado a uma distncia mnima de 1,5 cm do corpo. Para mais informaes, consulte o site da ANATEL - www.anatel.gov.br

RECOMENDAES DE SEGURANA
Para prevenir ferimentos em voc mesmo ou em outras pessoas, ou danificar seu aparelho, leia todas as seguintes informaes antes de us-lo. Aviso: Previna choque eltrico, fogo e exploses. No utilize extenses ou tomadas soltas. No manuseie o fio do carregador com as mos molhadas ou desligue o carregador puxando-o pelo cabo. No entorte ou dani?que o ?o do carregador. No utilize seu aparelho enquanto estiver efetuando a carga da bateria ou toque nele com as mos molhadas. No coloque a bateria ou o carregador em curto. Guarde este Guia de Instalao para consultas futuras. No deixe que a bateria ou o carregador caiam ou sofram algum impacto. No use carregadores no aprovados pelo fabricante.

17

No utilize seu aparelho durante uma tempestade. No manuseie uma bateria danificada ou com vazamento. Para opes seguras de descarte de baterias on de ltio, entre em contato com um Posto Autorizado de Assistncia Tcnica Gradiente mais prxima. Manuseie e descarte as baterias e carregadores com cuidado. Use apenas baterias e carregadores aprovados pela Gradiente, os quais foram especificamente desenvolvidos para seu telefone. Baterias ou carregadores incompatveis podem causar ferimentos graves ou danificar o seu telefone. Nunca incinere as baterias. Siga todos os regulamentos locais ao descartar as baterias usadas. Nunca coloque baterias ou telefones dentro ou em cima de aparelhos de aquecimento, tais como, forno microondas, fogo ou aquecedor. As baterias podem explodir se forem superaquecidas. Nunca esmague ou perfure a bateria. Evite expor a bateria a altas presses externas, o que pode lev-la a um curto-circuito interno ou superaquecimento. Eliminao correta deste produto. Este desenho exibido no produto ou no seu material indica que ele no deve ser descartado junto com outros lixos domsticos no final da sua vida til. Para impedir danos ao meio ambiente ou sade pblica devido a descartes no controlados, este produto dever ser separado de outros tipos de lixo e reciclado de forma responsvel. Os usurios que desejarem descartar estes produtos de forma segura para o meio ambiente devero procurar os postos de recolhimento nas Autorizadas Gradiente. Proteja as baterias e carregadores contra danos. Evite expor as baterias a temperaturas muito baixas ou muito altas. Temperaturas elevadas podem causar deformao no telefone e reduzir a capacidade de carga da bateria e a vida til de seu aparelho. Evite o contato da bateria com objetos de metal, o que pode ocasionar um dano temporrio ou permanente a ela. Nunca use um carregador ou bateria que esteja danificado. Cuidado: Siga todas os avisos e regras de segurana ao utilizar seu telefone em reas restritas Desligue seu aparelho em lugares restritos. Cumpra com todos os regulamentos que restrinjam o uso de um dispositivo mvel em uma rea especfica. No use o aparelho prximo a outros dispositivos eletrnicos. A maioria dos aparelhos eletrnicos utiliza sinais de frequncia de rdio. O seu telefone pode interferir em outros aparelhos eletrnicos. No utilize seu aparelho prximo a um marca-passos. Evite utilizar seu aparelho a uma distncia mnima de 15 cm de um marca-passos se possvel, uma vez que seu aparelho pode interferir com o marca-passos. Para minimizar possveis interferncias com um marca-passos, utilize seu aparelho do lado oposto de seu corpo em que est o marca-passos.

18

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

No utilize seu aparelho em hospitais ou prximo a equipamentos mdicos que possam ser interferidos por rdio frequncia. Se voc utiliza algum equipamento mdico, contate o fabricante do aparelho para garantir a segurana do seu equipamento em relao a radiofrequncia. Se estiver utilizando um aparelho auditivo, contate o fabricante do mesmo para informaes sobre radiofrequncia. Alguns aparelhos auditivos podem ter interferncia da frequncia de rdio do seu aparelho. Contate o fabricante para garantir a segurana do seu ouvido. Desligue o telefone em ambientes potencialmente explosivos. Sempre cumpra com as regulamentaes, instrues e placas de lugares potencialmente explosivos. No use seu aparelho em postos de gasolina (postos de servios) ou prximo de produtos qumicos ou inflamveis. No armazene ou carregue lquidos inflamveis, gases ou materiais explosivos no mesmo compartimento em que voc guarda seu aparelho, suas peas ou acessrios. Desligue seu aparelho quando estiver em um avio. O uso de celulares em avies ilegal. Seu telefone pode interferir com os instrumentos de navegao do avio. Dispositivos eletrnicos no motor do veculo podem apresentar mau funcionamento devido a radiofrequncia de seu aparelho. Cumpra com todas as normas de segurana e regulamentos em relao ao uso de aparelhos celulares enquanto estiver dirigindo. Nunca use seu aparelho celular enquanto dirige, isso proibido por lei. Cuidado apropriado e uso adequado de seu aparelho. Mantenha seu aparelho seco. A umidade e todos os tipos de lquidos podem danificar partes dos dispositivos ou circuitos eletrnicos. Quando mido, desligue o aparelho e tire a bateria. Seque o aparelho com uma toalha e leve-o a um servio autorizado. No utilize ou guarde seu aparelho em locais sujos e empoeirados. Poeira pode causar mau funcionamento do aparelho. No deixe seu aparelho em lugares inclinados. Se o aparelho cair, pode ser danificado. No utilize ou guarde seu aparelho em locais quentes ou gelados. Seu aparelho pode explodir se deixado dentro de um veculo fechado a uma temperatura de at 80 C. No exponha seu aparelho diretamente ao sol por muito tempo (como sobre o painel do carro). Guarde a bateria entre 0 C a 40 C.

19

No guarde seu aparelho junto a objetos de metais, como moedas, chaves e colares. Seu aparelho pode apresentar deformao ou mau funcionamento. Se os terminais da bateria tiverem contato com objetos de metal, pode causar fascas. No guarde seu aparelho prximo a campos magnticos. Cartes com tarjas magnticas, incluindo carto de crdito, chaves e cartes de telefone podem ser dani?cados por campos magnticos. Evite carregar estojos ou acessrios com fecho magntico ou permitir que seu telefone entre em contato com campos magnticos por longos perodos. No deixe seu aparelho prximo a superfcies quentes, microondas, fornos ou containers de alta presso. A bateria pode vazar. Seu aparelho pode se aquecer e causar um incndio. No derrube ou cause impactos em seu aparelho A tela de seu aparelho pode ser dani?cada. Se entortar ou deformar, seu aparelho ou partes dele podem ter mau funcionamento. Garanta vida til mxima para a sua bateria e carregador. Evite deixar a bateria carregando por mais de uma semana, j que o excesso de carga pode diminuir a vida til dela. Com o tempo, baterias no utilizadas podem descarregar e precisam ser recarregadas antes do uso. Quando um carregador no estiver sendo utilizado, desligue-o da tomada. Utilize a bateria apenas para o seu propsito especfico. Utilize acessrios, carregadores e baterias aprovados pelo fabricante Utilizar baterias, carregadores ou acessrios no aprovados pela Gradiente pode diminuir a vida til de seu aparelho, bem como causar mau funcionamento do mesmo e danos ao usurio. Este dispositivo no foi projetado para ser utilizado com qualquer tipo de antena externa ou acessrio similar no fabricado pela Gradiente. O uso de acessrios no originais poder danificar seu dispositivo mvel e ocasionar perda da garantia do produto. A Gradiente no se responsabiliza pela segurana do usurio que utiliza acessrios no fornecidos ou no aprovados pela Gradiente, alm do cancelamento da garantia. Ao utilizar seu aparelho, segure-o de forma confortvel, pressione os botes suavemente, use funes especiais que reduzam o nmero de botes que voc deve pressionar (tais como modelos de texto e edio de texto), e faa pausas frequentes. Proteja sua audio A exposio excessiva sons acima de 85 decibis pode causar danos a audio. A exposio a sons altos enquanto dirige pode desviar sua ateno e causar um acidente. Sempre diminua o volume do aparelho antes de conectar os fones de ouvido em uma fonte de udio e utilize a configurao mnima de volume necessria para ouvir suas conversaes ou msicas.

20

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

Tenha cuidado ao usar o aparelho enquanto estiver andando. Sempre tenha conscincia de seus arredores para evitar ferimentos em voc e nos outros. No carregue seu celular nos bolsos de trs ou em volta da cintura. Voc pode se ferir ou danificar o aparelho caso voc sofra uma queda. No desmonte, modifique ou conserte seu aparelho. Qualquer alterao ou mudana em seu aparelho pode anular a garantia do fabricante do telefone. Para reparos, leve seu telefone para uma Autorizada Gradiente. No desmonte ou perfure a bateria pois isto pode causar exploso ou incndio. No pinte ou cole adesivos em seu aparelho. A tinta e os adesivos podem impedir o movimento de suas partes e prejudicar o funcionamento adequado. Se voc alrgico a pintura ou as partes metlicas de seu telefone, voc poder desenvolver coceira, eczema ou inchao da pele. Quando isso acontecer, pare de utilizar o produto e consulte seu mdico. Ao limpar o aparelho: Limpe-o com uma toalha limpa. Limpe os terminais da bateria com um pano macio e seco. No utilize produtos qumicos ou detergentes. No use seu dispositivo se a tela do aparelho estiver trincada ou quebrada. Vidro quebrado pode causar leses em suas mos ou rosto. Leve o celular a uma Autorizada Gradiente para trocar a tela. No use o aparelho para nenhuma outra funo diferente de sua finalidade. Evite perturbar as outras pessoas enquanto estiver utilizando o telefone em lugares pblicos. No permita que crianas utilizem o aparelho. Seu aparelho no um brinquedo. No permita que crianas brinquem com o aparelho, pois elas podem se ferir, danificar o aparelho ou efetuar chamadas que aumentem sua conta telefnica. Instale telefones mveis e equipamentos com cuidado. Certifique-se de que dispositivos mveis ou equipamentos instalados em seu veculo esto montados com segurana. Evite colocar seu telefone e acessrios prximo ou sobre o air bag. Equipamentos sem fio instalados inadequadamente podem causar ferimentos graves se o air bag in?ar rapidamente. Permita apenas que pessoal qualificado faa reparos no seu telefone. Caso contrrio, poder danific-lo e anular a garantia.

21

Manuseie cartes SIM e cartes de memria com cuidado. No remova um carto enquanto o telefone transfere ou acessa informaes, uma vez que isso poderia resultar em perda de dados e/ou danos ao carto ou ao dispositivo. Proteja os cartes de choques intensos, eletricidade esttica e rudo eltrico de outros dispositivos. No toque nos contatos ou terminais dourados do carto com seus dedos ou com objetos de metal. Se estiver sujo, limpe o carto com um pano macio. Assegure o acesso a servios de emergncia. Chamadas de emergncia a partir de seu telefone podem no ser possveis em algumas reas ou circunstncias. Antes de viajar para reas remotas onde no haja sinal, planeje um modo alternativo para contatar servios de emergncia. Certifique-se de fazer cpia de segurana de dados importantes. A Gradiente no se responsabiliza por perda de dados. No distribua material de direitos autorais protegidos. No distribua material de direitos autorais protegidos que voc tenha gravado de outros sem a permisso do proprietrio do contedo. Visto que isto pode violar leis de direitos autorais. O fabricante no se responsabiliza por qualquer problema ilegal causado pelo usurio atravs do uso ilegal de material de direitos autorais. Embora a SAR seja determinada no nvel mximo de potncia autorizado, o nvel real de SAR do telefone quando em operao pode ser bem inferior ao valor mximo. Isto ocorre porque o telefone projetado para operar em mltiplos nveis de potncia, de forma a utilizar apenas a potncia exigida para atingir a rede. De forma geral, quanto mais perto voc estiver de uma antena de estao de base, menor ser a potncia de sada. Antes que um modelo de telefone seja disponibilizado para sua venda ao pblico, deve ser testado e certificado pela ANATEL que o mesmo no excede os limites estabelecidos nos requisitos adotados pelo governo para exposio segura. Os testes so executados nas posies e localizaes exigidas pela ANATEL para cada modelo (por exemplo, junto ao ouvido ou junto ao corpo). Quando utilizado para transmisso de dados o celular deve estar a uma distncia mnima de 1,5 cm do corpo do usurio, incluindo a antena do telefone, retrada ou estendida. O mesmo deve ocorrer no caso de transmisso de voz com a utilizao de acessrios, fornecidos e aprovados pela Gradiente. Embora possam existir diferenas entre os nveis de SAR para os diversos telefones e diferentes posies, todos eles atendem s exigncias governamentais para exposio segura.

22

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

TERMO DE RESPONSABILIDADE
Alguns contedos e servios acessveis atravs deste dispositivo pertencem a terceiros, e so protegidos por direitos autorais, patente, marca registrada e/ou outras leis de propriedade intelectual. Tais contedos e servios so fornecidos somente para seu uso pessoal e no comercial. Voc no pode usar quaisquer contedos ou servios quando no autorizados pelo proprietrio do contedo ou provedor do servio. Voc no pode modificar, copiar, republicar, enviar, postar, transmitir, traduzir, vender, criar trabalhos derivados, explorar ou distribuir de qualquer maneira ou meio, quaisquer contedos ou servios exibidos por este dispositivo. Servios de terceiros podem ser encerrados ou interrompidos a qualquer momento, e a Gradiente no faz nenhuma representao ou garantia que quaisquer contedos ou servios permanecero disponveis por qualquer perodo. Contedos e servios so transmitidos por terceiros por meio de redes e instalaes de transmisso, sobre os quais a Gradiente no possui controle algum. Sem limitao generalidade deste termo de responsabilidade, a Gradiente expressamente nega qualquer responsabilidade ou obrigao sobre qualquer interrupo ou suspenso de qualquer contedo ou servio disponibilizado por meio deste dispositivo.

23

TERMO DE GARANTIA
A CBTD Companhia Brasileira de Tecnologia Digital assegura ao proprietrio/consumidor deste aparelho a garantia exercida de acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor. Oferece prazo legal de 90 dias da data da emisso da Nota Fiscal de venda, mais 275 dias de garantia adicional (exceto para os acessrios), perfazendo um total de 365 dias, desde que o aparelho tenha sido instalado e utilizado conforme orientaes contidas no Manual de Instrues e tenha sido destinado exclusivamente a uso domstico ou amador.

1. A garantia vlida pelo prazo acima especificado, contado a partir da data de aquisio pelo primeiro comprador/ consumidor, mesmo que a propriedade do produto tenha sido transferida. 2. Durante o perodo estipulado, a garantia cobre totalmente a mo de obra e peas no reparo de defeitos devidamente constatados como sendo de fabricao. Somente um tcnico autorizado pela CBTD est habilitado a reparar defeitos cobertos pela garantia, mediante apresentao da Nota Fiscal de venda. 3. A CBTD poder incluir no reparo, a substituio de peas ou placas, por novas ou recondicionadas equivalentes. 4. A CBTD no se responsabiliza por indenizaes superiores ao valor do produto devido a qualquer perda de uso, perda de tempo, inconvenincia, prejuzo comercial, perda de lucros, ou outros danos diretos ou indiretos, decorrentes do uso ou da impossibilidade de uso do produto. 5. A GARANTIA no ser vlida se o produto necessitar de modificaes ou adaptaes para habilit-lo a operar em qualquer outro pas que no o Brasil. 6. Todos os acessrios que acompanham o produto esto cobertos pela garantia por 90 dias, conforme determinao legal, e aps o vencimento dela, de responsabilidade do prprio usurio a reposio dos mesmos em caso de danos ou perda. 7. A CBTD no se responsabiliza nem oferece nenhuma garantia quanto cobertura, disponibilidade ou qualidade dos servios oferecidos pelas companhias telefnicas.

A GARANTIA PERDE SEU EFEITO SE:


a) a instalao ou utilizao do produto estiver em desacordo com as recomendaes do Manual de Instrues; b) o produto sofrer qualquer dano provocado por acidente, queda, agente da natureza, maus-tratos e uso de produtos abrasivos ou qumicos ou ainda alteraes e consertos realizados por pessoas no-autorizadas pelo fabricante. Por precauo, recomendado desconectar o produto da tomada quando no for us-lo por longo perodo; c) a Nota Fiscal e/ou nmero de srie do produto estiverem adulterados, rasurados ou danificados; d) os defeitos ou desempenho insatisfatrio forem provocados pela utilizao de acessrios ou dispositivos de leitura em desacordo com as especificaes tcnicas da CBTD, normas tcnicas oficiais ou pela utilizao de rede eltrica imprpria ou sujeita a flutuaes excessivas; e) ocorrer danos ou mau funcionamento do aparelho, causados pela instalao de softwares no fornecidos com o aparelho; 24

Manual de Instrues

safePhone GC 100SR

f) ocorrer oxidaes geradas por contato com lquidos, umidade, vapor, entre outros; g) o produto for examinado, alterado, adulterado, fraudado, ajustado, corrompido ou consertado por pessoa no autorizada pelo fabricante;

A GARANTIA NO COBRE:
a) transporte e remoo do produto para conserto. Se o consumidor desejar ser atendido no local indicado por ele, ficar a critrio do Servio de Assistncia Tcnica CBTD a cobrana ou no da taxa de visita, devendo o consumidor consultar quando solicitar o servio; b) eliminao de interferncias externas ao produto, que prejudiquem seu desempenho, bem como dificuldades de recepo inerente ao local onde o produto utilizado; c) perda de arquivos devido a descuido durante a transferncia de dados ou manuseio incorreto.

Imagens meramente ilustrativas. CONTATO: sac@gradiente.com www.gradiente.com

Este equipamento opera em carter secundrio, isto , no tem direito proteo contra interferncia prejudicial, mesmo de estaes do mesmo tipo e no pode causar interferncia a sistemas operando em carter primrio.

25

sac@gradiente.com www.gradiente.com Impresso na R.P.C.

014AII060000210

You might also like