You are on page 1of 94

Abertura de Empresa - Registro do Capital Social

Resumo:
Em todas empresas, independente do tipo societrio, os primeiros lanamentos contbeis a serem registrados no Livro Dirio, so os fatos praticados na fase de constituio. Assim, estudaremos neste Roteiro de Procedimentos os lanamentos contbeis ue devero ser feitos no momento da constituio de uma empresa, desde a subscrio at! a integral"ao de capital.

1) Introduo:
A constituio de uma empresa consiste, primeiramente, no arquivamento de seus atos constitutivos na Junta Comercial do Estado, no caso de empresrio ou sociedade empresria (*), ou no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas, no caso de associaes e undaes, de sociedades simples e de Cooperativas! Esse documento deve mencionar, entre outras clusulas, o respectivo capital social (**), o qual pode compreender "ens, suscetveis de avaliao pecuniria!
Nota: LEI N 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002. Institui o C i!o Ci"i#. (*) Art! #$%& 'alvo as e(cees e(pressas, considera)se empresria a sociedade que tem por o"*eto o e(erccio de atividade prpria de empresrio su*eito a registro +art! #,-./ e, simples, as demais! $a%&!%a'o (ni)o: 0ndependentemente de seu o"*eto, considera)se empresria a sociedade por aes/ e, simples, a cooperativa! +!!!. (**) Art! ##-& A sociedade constitui)se mediante contrato escrito, particular ou p1"lico, que, al2m de clusulas estipuladas pelas partes, mencionar& +!!!. 000 ) capital da sociedade, e(presso em moeda corrente, podendo compreender qualquer esp2cie de "ens, suscetveis de avaliao pecuniria/ +!!!. Art! 3!456& 7 contrato mencionar, no que cou"er, as indicaes do art! ##-, e, se or o caso, a irma social!

8epois de arquivados os atos constitutivos da empresa dever ser eito a a"ertura da escrita cont"il, onde se tem primeiramente os lanamentos de su"scrio do capital e, em seguida, a integrali9ao total ou parcial do capital su"scrito! Assim, temos que capital su"scrito 2 a cota que cada acionista:scio se compromete a contri"uir para a ormao de uma sociedade e capital integrali9ado trata)se da e etiva entrega da sua cota parte para o patrim;nio social da sociedade! A integrali9ao do capital social poder ser e etuada com contri"uies em din<eiro, ou em qualquer esp2cie de "ens +mveis ou imveis. suscetveis de avaliao em din<eiro, inclusive cr2ditos! Estudaremos neste Roteiro de Procedimentos os lanamentos cont"eis que devero ser eitos no momento da constituio de uma empresa, tanto em din<eiro como em "ens!
Base Legal: Artigo 7 da Lei das S/A's (Lei n 6.404 de 15/12/1976).

) Conceitos:
!1) Capital Social:
Capital 'ocial representa os investimentos e etuados pelos proprietrios ou acionistas para a"ertura ou e(panso de uma empresa! =uma viso mais cont"il, capital social 2 a parcela do patrim;nio lquido de uma empresa ou entidade oriunda de investimentos na orma de aes, se sociedade an;nima, ou quotas, se sociedade por quotas de responsa"ilidade limitada, e etuado pelos proprietrios ou acionistas, o qual a"range no somente as

parcelas entregues pelos acionistas, mas tam"2m os valores o"tidos pela prpria empresa e que, por deciso dos proprietrios ou acionistas, so incorporados no capital social! 7s lucros ainda no distri"udos pela sociedade, mesmo que este*am em conta de >Reservas>, representam uma esp2cie deinvestimento dos acionistas, pois estes renunciam ? sua retirada em orma de lucros e dividendos para omentar a empresa, o"*etivando assim, manter a mesma no mercado ou patrocinar seu crescimento! A ormali9ao desse investimento d)se pela incorporao de lucros ou reservas para o capital social da sociedade, na orma esta"elecida pela lei e estatuto social!
Base Legal: Artigo 5 da Lei das S/A's (Lei n 6.404 de 15/12/1976).

! ) Subscre"er Capital Social:


'u"screver Capital 'ocial 2 o ato irrevogvel pelo qual os proprietrios ou acionistas irmam compromisso de contri"uir com certa quantia para empresa, ou se*a, 2 o ato que ormali9a a vontade deles em adquirir um valor mo"ilirio! E*+,-#os: 'u"screver cotas nas sociedades de responsa"ilidade limitada/ su"screver aes, de"@ntures nas sociedades an;nimas/ su"screver cotas de undos de investimentos/ entre outros! Esta"elece a Aei das ':ABs que o acionista que no i9er o pagamento do capital su"scrito icar de pleno direito constitudo em mora, su*eitando)se ?s sanes previstas em lei e respondendo civilmente, na es era *udicial ou e(tra*udicial, como se vendedor o osse!
Base Legal: Artigo 10 e 106 da Lei das S/A's (Lei n 6.404 de 15/12/1976.).

!#) Integrali$ar Capital Social:


0ntegrali9ar Capital 'ocial 2 o ato pelo qual os proprietrios pagam o compromisso assumido na su"scrio de Capital 'ocial, dessa orma, 2 ato reali9ado aps a su"scrio do capital!
Base Legal: Artigo 10 e 106 da Lei das S/A's (Lei n 6.404 de 15/12/1976).

#) %odalidades de Integrali$ao de Capital:


Para e eitos didticos, podemos dividir a integrali9ao de capital em tr@s modalidades distintas, a sa"er& 0! 00! 000! Em din<eiro/ Em "ens/ ou Em cr2ditos! =os su"itens seguintes veremos em detal<es cada uma dessas modalidades!

#!1) Integrali$ao de Capital em &in'eiro:


C a orma mais comum de integrali9ao de capital! =esta modalidade o scio se compromete a entregar determinada quantia em din<eiro ? sociedade, ? vista ou nos pra9os acordados!

#! ) Integrali$ao de Capital com Bens:


A integrali9ao de capital tam"2m poder ser eita com "ens, mveis ou imveis, sendo necessria uma avaliao pr2via dos "ens quando utili9ado o valor de mercado na trans er@ncia! A Lei das S/A's e(ige tr@s peritos ou empresa especiali9ada, nomeados em assem"l2ia geral, para essa avaliao!
Base Legal: Artigo 8 da Lei das S/A's (Lei n 6.404 de 15/12/1976).

#! !1) Integrali$ao por (essoa )*sica:


C autori9ado ?s pessoas sicas trans erirem "ens ?s pessoas *urdicas a im de integrali9ar capital su"scrito, sendo permitido utili9ar o valor constante na 8eclarao de 0mposto de Renda do scio ou o valor de mercado do "em, o"servando)se o seguinte& a! Dtili9ando)se do valor constante da 8eclarao de 0mposto de Renda, o scio dever lanar nesta declarao as aes ou quotas pelo mesmo valor do "em trans erido, no se l<es aplicando as regras de distri"uio dis arada de lucros/ Dtili9ando)se do valor de mercado, a di erena entre o valor constante da 8eclarao de 0mposto de Renda e o valor de mercado do "em ser tri"utvel como gan<o de capital do scio!

"!

#! ! ) Integrali$ao por (essoa +ur*dica:


Eam"2m 2 autori9ado ?s pessoas *urdicas trans erirem "ens para outras pessoas *urdicas, a im de integrali9ar capital su"scrito! A trans er@ncia poder ser eita pelo valor cont"il ou pelo valor de mercado dos "ens, sendo que nesta segunda <iptese, a di erena positiva entre o valor de mercado e o valor cont"il ser tri"utvel a ttulo de gan<o de capital na empresa que os trans ere!

#!#) Integrali$ao de Capital com ,*tulos de Cr-dito:


Prescreve nossa Lei das Sociedades Anni as (Lei n 6.404/1976) o seguinte&
Art. 7 ! ca"ita# socia# "oder$ ser %or ado co a.a#ia(/o e din*eiro. contri&'i()es e din*eiro o' e +'a#+'er es",cie de &ens s'scet-.eis de

Como podemos veri icar no te(to legal supra citado, o capital social pode compreender qualquer esp2cie de "ens, desde que suscetveis de avaliao em din<eiro, inclundo ai os ttulos de cr2dito! Ee(to parecido encontramos no 01digo 0i.i# de 20022 na dic(/o de se' artigo 9972 333&
Art. 997. A sociedade constit'i4se "artes2 (...) 333 4 ca"ita# da sociedade2 e7"resso e a.a#ia(/o "ec'ni$ria8 (...) oeda corrente2 "odendo co "reender +'a#+'er es",cie de &ens2 s'scet-.eis de encionar$6 ediante contrato escrito2 "artic'#ar o' "5&#ico2 +'e2 a#, de c#$'s'#as esti"'#adas "e#as

Assim, 2 per eitamente possvel a integrali9ao de capital com ttulos de cr2dito! A d1vida que ainda pode surgir 2 se o ttulo pode ser trans erido legalmente da propriedade dos scios para o da sociedade! =esse sentido, esta"elece o 01digo 0i.i# de 2002, em seu artigo $F, que se consideram "ens mveis para os e eitos legais& 0! 00! 000! as energias que ten<am valor econ;mico/ os direitos reais so"re o"*etos mveis e as aes correspondentes/ os direitos pessoais de carter patrimonial e respectivas aes! Conclumos da anlise desse dispositivo legal, que os ttulos de cr2dito, tais como nota promissria, letra de cGm"io, duplicata, contratos ou qualquer outro ttulo, e(ecutivo ou no, inserem)se per eitamente na categoria de "ens mveis (1), passveis de serem trans eridos a terceiros! 8esta orma, a integrali9ao de capital tam"2m pode ser eita com a tradio de cr2ditos! =a tradio de cr2ditos o scio acionista:quotista trans ere ? sociedade os direitos de cr2dito que possuem perante terceiros, com concordGncia da sociedade! Ca"e o"servar que o scio su"scritor responder pela e(ist@ncia do cr2dito e pela solv@ncia do devedor! =o caso de ttulos de cr2dito, a tradio 2 levada a e eito atrav2s do instituto do endosso, isto 2, pela oposio de assinatura do "ene icirio do ttulo em seu verso, de modo a possi"ilitar sua circulao! Como representam um direito do titular de <aver para si a importGncia e(pressa na cam"ial, os ttulos de cr2ditos, em 1ltima anlise, representam um "em materiali9ado em um direito potestativo em ace do devedor!
Nota: (1) E(clumos os c<eques da lista de ttulos de cr2dito, pois ele, na verdade, 2 uma ordem de pagamento ? vista! 7s c<eques >pr2)datados> representam, na verdade, uma anomalia no uso da ordem de pagamento, em"ora recon<ecido por parte da doutrina como ttulo de cr2dito! Base Legal: Artigos 72 102 9 2 e 2: da Lei das S/A's (Lei n 6.404 de 15/12/1976) e8 artigos 8: e 9972 3 da Lei 10.406/2002.

.) ,ratamento Cont/bil:
A empresa dever controlar o capital social no grupo Patrim;nio Aquido, su"grupo >Capital> do Halano Patrimonial, lanando)se o seu valor nas seguintes contas&

3!

Ca-ita# .o)ia# Auto%i/a o ()onta + )ont%o#+): Erata)se de um limite esta"elecido no Estatuto da empresa que autori9a o Consel<o de Administrao a aumentar o capital social, independente de re orma estatutria/ Ca-ita# .o)ia# a .u0s)%+"+% ()onta ainda no su"scrito/ + )ont%o#+): Erata)se da parcela de Capital Autori9ado

%! F! 6! 5!

Ca-ita# .o)ia# .u0s)%ito ()onta -at%i,onia#): Erata)se do montante que os acionistas se comprometeram em aplicar na empresa/ Ca-ita# .o)ia# a Int+!%a#i/a% ()onta -at%i,onia#): Erata)se de uma conta redutora da Conta Capita 'ocial 'u"scrito e representa o montante ainda no integrali9ado pelos acionistas/ ou Ca-ita# .o)ia# Int+!%a#i/a o ()onta -at%i,onia#): Eam"2m c<amado de Capital 'ocial Reali9ado, corresponde ao montante e etivamente integrali9ado pelos acionistas em din<eiro, "ens ou cr2ditos! Erata)se da di erena entre o Capital 'ocial 'u"scrito e o Capital 'ocial a 0ntegrali9ar, no rece"endo assim lanamentos a d2"ito ou a cr2dito! Ieremos nesse captulo como conta"ili9ar a su"scrio e integrali9ao do capital social, tanto em din<eiro como em "ens!
Base Legal: Artigo 182 da Lei das S/A's (Lei n 6.404 de 15/12/1976.).

.!1) Integrali$ao em &in'eiro:


Para e eito de e(empli icao, admitamos que tr@s pessoas decidam criar uma empresa +de responsa"ilidade limitada. para industriali9ao e com2rcio de produtos eletr;nicos, a Iiva( 0nd1stria e Com2rcio de Eletr;nicos Atda!, e que cada scio se comprometa a entregar RJ F44!444,44 para compor o capital social da sociedade! Assim, teramos as seguintes conta"ili9aes&
$+#a su0s)%i12o o Ca-ita# .o)ia#: 8 ) Capital 'ocial a 0ntegrali9ar +PA. ) RJ #44!444,44 C ) Capital 'ocial 'u"scrito +PA. ) RJ #44!444,44

$+#o "a#o% int+!%a#i/a o o )a-ita# +, in3+i%o: 8 ) Hanco c: Kovto! +AC. ) RJ #44!444,44

C ) Capital 'ocial a 0ntegrali9ar +PA. ) 'cio Joo ) 'cio Carlos ) 'cio Rap<ael ) RJ F44!444,44 ) RJ F44!444,44 ) RJ F44!444,44

L+!+n a: AC& Ativo Circulante/ e PA& Patrim;nio Aquido!

.! ) Integrali$ao em Bens:
'upon<amos agora, que um dos scios, Rap<ael, decida integrali9ar seu capital com um imvel de sua propriedade avaliado por empresa especiali9ada em RJ %54!444,44, sendo RJ $4!444,44 do terreno e RJ 3-4!444,44 das construes! A di erena ser entregue em din<eiro ? sociedade no momento da li"erao do laudo pericial! =esse caso teramos as seguintes conta"ili9aes&
$+#a su0s)%i12o o Ca-ita# .o)ia# o .)io Ra-3a+#: 8 ) Capital 'ocial a 0ntegrali9ar +PA. ) RJ F44!444,44

C ) Capital 'ocial 'u"scrito +PA. ) RJ F44!444,44

$+#o "a#o% int+!%a#i/a o o )a-ita# +, in3+i%o: 8 ) Hanco c: Kovto! +AC. 8 ) Edi icaes +A0. 8 ) Eerrenos +A0. ) RJ 54!444,44 ) RJ 3-4!444,44 ) RJ $4!444,44

C ) Capital 'ocial a 0ntegrali9ar +PA.) RJ F44!444,44

L+!+n a: AC& Ativo Circulante/ A0& Ativo 0mo"ili9ado/ e PA& Patrim;nio Aquido!

Kesmo procedimento dever ser tomado na integrali9ao com cr2ditos, apenas dever ser alterado as contas do Ativo Circulante envolvidas!

0) Adiantamento para )uturo Aumento de Capital:


As alteraes tra9idas na Lei das S/A's pelas Leis 11.6:8/2007 e 11.941/2009 no trataram especi icamente dos adiantamentos para Luturo Aumento de Capital 'ocial +ALAC.! Eodavia, estes devem ser tratados ? lu9 do princpio da ess@ncia so"re a orma, assim, conclumos que& a! "! 7s adiantamentos para uturos aumentos de capital reali9ados, sem que <a*a a possi"ilidade de sua devoluo, devem ser registrados no Patrim;nio Aquido, aps a conta de Capital 'ocial/ e Caso <a*a qualquer possi"ilidade de sua devoluo, devem ser registrados no Passivo =o Circulante!
Base Legal: 3tens 68 e 69 da ;eso#'(/o 0<0 n 1.159.

Enviar
Acessar Registre)se

HroMse
Do4n#oa Add =ote AinN 0ncorporar 'alvar para ler mais tarde de F3
R+a )ast

# 5 - RAZONETE E BALANCETE5.1
$

INTRODU

%&
O

Esses dois assuntos raramente s o ob'eto de uest o nas provas dos concursos, mas o dom
(

niodesses instrume ntos cont

beis
!

indispens vel para ue voc


)

possa n os
*

compreender como tamb


!

m solucionar cerca de +,- das uest . es pr ticas da mat


!

ria. 5.2 - RAZONETE

/amb
!

m denominado Gr fico em

0
T
1

ou Conta em

T
1

, corresponde
2

redu

o da Contado Ra o.

Dos uatro livros utili"ados pela 3ontabilidade 4Di rio, Ra" o, 3ai5a e 3ontas 3orrentes6, oRa" o
!

o mais important e sob o ponto de vista cont bil, pois atrav


!

s dele se controla separadamente o movimento de cada conta. 7 controle

individuali"ado das contas


!

importante parase con8ecer os seus saldos e elaborar demonstra

.
es cont

beis, como 9alancetes, 9alan

os e outras.:as escolas, cu'o ob'etivo


!

fa"er o estudante compreender o mecanismo do processo cont

bil,em substitui

o ao livro Ra" o tem;se utili"ado, o Ra"onete, com grandes vantagens principalmentepor sua simplicidade e

facilidade de visuali"a

o do movimento de d
!

bito e cr
!

dito nele lan

ado.Para soluciona r, em concurso, a ado

o do Ra"onete si mplifica e facilita o racioc


(

nio,permitindo obter o resultado

dese'ado em tempo redu"ido.Esse gr fico em T ser empregado para controlar o movimento individuali"ado

das contas.Por e5emplo: Cai!aD C Esse


!

o Ra"onete da 3onta 3ai5a. :o lado es uerdo, lado do d


!

bito, lan


aremos todas asimport
<

ncias ue representarem d
!

bito de 3ai5a. :o lado direito, lado do cr


!

dito, lan


aremos todasas import
<

ncias ue representarem cr
!

dito de 3ai5a. E!em"#o : escriturar no Di

rio e no Ra"onete:#. =nvesti mento inicial, em din8eiro: R> ?,,.,,,.@. 3ompr a de um autom
*

vel, a vista: R> A,,.,,,.B. Dep


*

sito efetuado no 9anco do 9rasil CDA: R> E,.,,,. a$ Lan

amento% no Di rio Caixaa Capital Investimen to inicial ................

........................... 600.000 FFFFFFFFFFFFFFF FFFFFFFFF FFFFF FFFFFFFFFFFFFFF FFFFF Ve


(

culosa CaixaCompra de um autom


*

vel .......................... ....... 400.000 FFFFFFFFFFFFFFF FFFFFFFFF FFFFF FFFFFFFFFFFFFFF FFFFF Bancos Conta Movimento

Banco do Brasil S/Aa Caixa Dep


*

sito efetuado nesta data ....................... .... 0.000 FFFFFFFFFFFFFFF FFFFFFFFF FFFFF FFFFFFFFFFFFFFF FFFFF

&$ Ra onete%C a i ! a C a " i t a # D C D C ? , , . , , , A , , . , , , ? , , . , , , E, .,,,AE,.,,,

'e
(

c(#o% Banco % Conta )o *imento D 3 D 3 A , , . , , , E , . , , ,

7bserve ue o Ra"onete funciona como um Ra" o simplificado, pois seus lan

amentos s oe5tra
(

dos do livro Di rio.C o utili"ados tantos Ra"onetes em T uantas s

o as contas utili"adas na escritura

o doDi rio. Lan

amos os valores no d
!

bito ou no cr
!

dito das contas conforme estas este'am debitadasou creditadas no Di rio.Para facilitar a identifica

o de onde obtivemos os valores, colocamos a es uerda de cadacalor o n


G

mero do lan

amento do Di

rio de onde foi e5tra


(

do.Ap
*

s elaborados os Ra"onetes, somamos os movimentos de cada conta, a e5emplo do ue


!

feito no livro Ra" o. c$ +a#do da Conta+a#do da conta


!

a diferen

a entre o total dos valores lan


ados a d
!

bito e o total dos valoreslan

ados a cr
!

dito na referida conta.Esse saldo ser

devedor uando o total dos valores lan

ados a d
!

bito for superior ao total dosvalores lan

ados a cr
!

dito na mesma conta. Por outro lado, o saldo ser credor uando o total dosvalores lan

ados a cr
!

dito for superior ao total dos valores lan

ados a d
!

bito na mesma conta.He'a: Cai!a # , , B , A , @ , I, /otal

E , /otal @#,7bs erve ue o lado do d


!

bito totali"ou @#, e o lado do cr


!

dito, E,.
J

/otal do d
!

bito ........................ ......................... @#,


J

4menos6 total do cr
!

dito ........................ ........... E,


J

Caldo ..................... ............................... ............ #?,

B:este caso, como od


!

bito superou o cr
!

dito, o saldo
!

devedor e dever ser colocado noRa"onete abai5o dos totais, no lado correspondente. He'a: Cai!a

# , , B , A , @ , I, / o t a l E , /otal @#,Caldo #?, 5., - BALANCETE K uma rela

o de contas e5tra
(

das do livro Ra"

o 4ou dos Ra"onet es6 com seus sald osdevedores e credores.7s 9alanc etes podem diferir uns dos outros com rela

o ao n
G

mero de colunas utili"adas: unspoder o conter apenas duas colunas, sendo uma destinada aos saldos devedores e outra aos

saldoscredoresL outros poder o conter colunas destinadas ao movimento 4total do d


!

bito e do cr
!

dito decada conta6 ou at


!

mesmo para se lan

ar valores dos lan

amentos de a'ustes, conforme o interessedo

contabilista.He'a o ue disp . e a :orma 9rasileira de 3ontabilidade, :93 /.@.I


$

Do 9alancete:

0
#

7 9alancete de verifica

o do Ra" o
!

a rela

o de contas, com seus respectivos saldos,e5tra


(

dos do Ra" o em determinada data.@


$

7 grau de detal8amento do 9alancete dever ser consent


<

neo com sua finalidade.B


$

7s elementos m
(

nimos ue devem constar do 9alancete s o:a6 identifica

o da EntidadeLb6 data a ue se refereLc6 abrang


)

nciaLd6 identifica

o das contas e respectivos gruposLe6 saldos das contas, indicando se devedores ou credoresLf6 soma d os

saldos devedores e credores.A


$

7 9alancete ue se destinar a fins e5ternos


2

Entidade dever conter nome e assinatura

docontabilista respons vel, sua categoria profissional e n


G

mero do registro no 3R3.E


$

7 9alancete deve ser levantado, no m


(

nimo, mensalmente.
1

K f cil elaborar um 9alancete de Herifica

o, partindo dos Ra"onetes abai5o. Im


*

* e i ' e
(

c(#o% A . , , , @ . , , , @ , . , , , B . ,

, , @ A . , , , E . , , , )
*

*ei% e Uten%
(

#io% -romi% %
*

ria% a "a.ar # . , , , B . , , , A .

, , , A . , , , C a l d o # . , , , E.,, ,

A E%to/(e de )ercadoria % Cai!a

B . E , , @ . , , , # . , , , # . E , , # . E , , @ . , , , E . , , , B . , , , FFFFFFF FFFFFFFFFFF FFFFF ?.,,,C aldo B.,,, FFFFFFFFF

FFFFFFFFF F Caldo A.E,, D("#icata% a -a.ar Ca "ita# # . E , , I . , , , B , . , , , #.,,,M. ,,,Caldo?.E,, 0ornecedore% A.,,,

Ba#ancete de *erifica

o+ALDON N DEORDE)CONT A+DE'EDOR C REDOR # =m


*

v e i s @ A . , , , ; ; ; ; @ He
(

c u l o s E . , , , ; ; ; ; BO
*

veis e Ptens
(

lios E.,,, ;;;;A Promiss


*

rias a Pagar ;;;; #.,,,E Esto ue de O ercadorias B., ,, ;;;;? 3 a i 5 a A . E , , ; ; ; ;

I Duplicata s a Pagar ;; ;; ?.E,,M 3 a p i t a l ; ; ; ; B , . , , , + Qorneced ores ;;;; A .,,, TOTAI+ ................. ......

A#.E,, A#.E,, :o 9alancete apre sentado, consta to das as contas ue figuram nos Ra"o netes, com seusres pectivos saldos transcritos.A soma da coluna do saldo devedor tem de ser igual a soma da

coluna do saldo credor, por ueos fatos cont beis s o registrados no livro Di rio pelo m
!

todo das partidas dobradas, cu'o princ


(

piofundamental estabelece ue, na escritura

o, a cada d
!

bito deve corresponder um cr


!

dito de igualvalor. Assim, ao relacionarmos em um 9alancete todas as contas utili"adas pela 3ontabilidade

deuma empresa, com seus respectivos saldos devedores e credores, a soma da coluna do d
!

bito ter deser igual a soma das colunas do cr

dito. 1 - A-URA

%&
O DO RE+ULTADO DO E2ERC

R
CIO E BALAN

O -ATRI)ONIAL+I )-LI0ICADO

Apostila de 3ontabilidade ; Ra"onete E 9alancete


Do4n#oa ou I,-%i,a
Adicionar a Coleo

5,67
REA8'

42
REA8CA'E'

262
EKHE8 I0EO'

Pu"lis<ed "P

Qelipe Leo

.+!ui%

8us)a%
E0PPressione Ctrl)Lpara uma "usca rpida no documento
ads not "P t<is site

=nformao e Avaliao
Cate.oria3 Pes uisa SOatemtica e engen8aria C#a%%ifica45o3 Data de ,BD#,D@,#@ en*io3 Direito% Attribution :on; A(torai%3 commercial Ta.%3 Conta"ilidade
apostilas

<#ag %or ina""ro"riate content

Hai(e e imprima este documento


Escol<a um ormato para a9er o doMnload

!P8L

!EQE
D+s)a%%+!a%

Recomendados

6 p!

3ontabilidade ; 3urso de :o.es de 3ontabilidade ,? Ra"onete e 9ala...


Contaconta 36$5#6 Reads

3$ p!

3ontabilidade Ra"onetes Resolvidos


tri"utoconta"il F6,53 Reads

% p!

Lanamentos em Ra"onetes Resolvidos ,,


66#,3 Reads

- p!

Ra"onete, 9alancete e 9alano


apostilaconta"il %%4$% Reads =e(t

Oais Deste Psurio

-6 p!

Qarmacologia ==
Lelipe Aeo F5% Reads

, p!

Qarmacocin!tica ; Resumo
Lelipe Aeo 34,$ Reads

, p!

3ontrole de Tualidade de Ervas Oedicinais


Lelipe Aeo 36- Reads

5 p!

3onceitos gerais de Qarmacologia e farmacocin!tica


Lelipe Aeo 3## Reads =e(t

:otes

Post =ote
.o0%+

'o"re 'cri"d Hlog Junte)se a nossa equipeR Contactanos

$%+,iu,


.u-o%t+

Premium Reader Ao*a 'cri"d

Anun)i+ )onos)o
Comece AdC<oices A*uda P!L! Pressione


.)ios

L+!a#

8esenvolvedores Eermos Privacidade CopPrig<t S CopPrig<t %43F 'cri"d 0nc! Angua& portugu@s

You might also like