You are on page 1of 9

IV FRUM NACIONAL DO MEIO AMBIENTE XIII SEMANA DE EDUCAO AMBIENTAL IX ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAO IV SIMPSIO DE POLTICAS SOCIAIS I SEMINRIO

DE GESTO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL 2006

ELABORAO E PRODUO DE UM JOGO DA VELHA ECOLGICO COMO MATERIAL ALTERNATIVO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA E EDUCAO AMBIENTAL PIZZINATO, Grasiane Raquel1*; SOUZA, Daniele Cristina1;& NASCIMENTO

JNIOR, Antnio Fernandes1; - 1GEA - Grupo de Estudos em Ecologia, Etologia e Educao Ambiental do curso de Cincias Biolgicas da Universidade Paranaense/ UNIPAR campus Toledo - *grpjhs@yahoo.com.br.

RESUMO Diante da atual crise ambiental, sendo um dos seus fatores a falta da conscincia ambiental da maioria da populao. A educao ambiental visa formao de novos valores e habilidades nos cidados. Buscando, uma nova estratgia de reconhecimento ao meio ambiente e novos mtodos para o ensino, este trabalho tem por objetivos a elaborao e produo de um jogo pedaggico como material alternativo para o ensino de ecologia e educao ambiental, alm de divulgar animais do Paran. Buscando dessa forma levar ao aluno a tomar conhecimento da importncia da preservao das espcies a partir do conhecimento cientifico repassado. Para a construo do jogo foi selecionado animal utilizado no jogo, sendo a capivara (Hidrochaerus hidrochaeris) representada por dois machos, posteriormente com uma caixa de madeira forma-se a base do jogo da velha na parte superior, os animais so pintados em tecido, recortados circularmente e costurados formando uma bola oval que ser utilizada pelos jogadores. O jogo realizado da seguinte maneira: o jogo pode ser jogado com no mximo dois integrantes, cada integrante ser representado por um animal, onde possuir cinco figuras desse animal. Inicia o jogo quem vencer no par ou mpar, e assim por diante at o fim do jogo, vence o jogo quem fizer primeiro a seqncia de trs animais iguais, podendo esta ser na linha vertical, horizontal ou na diagonal. Atravs das atividades ldicas os alunos assimilam os conceitos de ecologia e a importncia da preservao do meio ambiente de uma forma motivadora e interessante, onde a aula deixaria de ser montona e passaria a ser mais descontrada. Palavras-chaves: Jogo ecolgico, Ensino de Ecologia e Educao Ambiental.

163

INTRODUO Atualmente estamos enfrentando grandes problemas com a questo ambiental. H uma discusso sobre a relao educao meio ambiente que se contextualiza em um cenrio atual de crises nas diferentes dimenses, econmica, poltica, social, tica e ambiental, sobre a gravidade da crise ambiental que se manifesta tanto local quanto globalmente (GUIMARAES, 2000). E de acordo com Bastos (2005) apud Paiva (1999), com as agresses fauna e flora, os ecossistemas sofrem modificaes na estrutura de suas comunidades, com diminuio das populaes e perda da biodiversidade, alcanando indivduos e espcies. A gravidade da crise ambiental aponta para a ameaa a vida pela dimenso dos problemas ambientais (GUIMARES, 1995). A educao ambiental se constitui, portanto em uma ao conscientizadora que tem por objetivo levar o homem, nos seus diferentes papis, a reassumir sua condio de componente do ecossistema. (SORRENTINO et al, 1995) Pois segundo Pimenta (s/n) insere-se em uma perspectiva de formao da cidadania planetria , trabalhando no s com grupos locais mas com o seu territrio e recursos naturais, como pertencendo ao sistema ambiental. A educao sendo a base para formar uma cidadania consciente agente de novos processos educativos que conduzam as pessoas por caminhos onde desperte a possibilidade de mudana, melhorias e qualidade do seu ambiente total (DIAS, 2000) visto que de acordo com Pickler et al (2005) visando a formao de habilidades e valores nos cidados, para que haja uma melhor relao homem-natureza na sociedade atual e futura. No processo educativo o professor agente principal para suscitar o interesse, motivar, estimular a aprendizagem. (MTSCHELE e GONSALES FILHO, 1997). Neste processo a ludicidade se manifesta atravs do conhecimento de variedades e novidades, mesmo que seja o mesmo assunto, enriquecem o contedo, proporcionando ao individuo acesso ao conhecimento e ao desenvolvimento. (RAMOS in MTSCHELE e GONSALES FILHO, 1997). Com base no pressuposto da utilizao do jogo didtico para o ensino, (PIZZINATO, 2005; SOUZA e NASCIMENTO JNIOR, 2005 no prelo) o seguinte trabalho tem por objetivo elaborao e produo de um jogo pedaggico para auxiliar no ensino de ecologia e divulgao da capivara educao ambiental.

164

METODOLOGIA Para a elaborao e produo do jogo segui-se a metodologia descrita por Souza e Nascimento Jnior (2005 no prelo). Seguiram-se as seguintes etapas: (1) elaborou-se um jogo se baseando no tradicional jogo da velha, mais para substituir o X e O usou-se uma ilustrao da face de uma espcie da fauna paranaense, sendo escolhida a representao de dois machos da espcie: Capivara (Hidrochaerus hidrochaeris); (2) Para a confeco do jogo produziu-se uma caixa de madeira, formando o tabuleiro do jogo possuindo 30 cm de comprimento por 30 cm de largura, com 3 cm de altura, (3) posteriormente, essa caixa foi pintada com verniz; (4) Na parte superior da caixa , para delimitar os quadrados foi pintado faixas na cor marrom formando a ilustrao do jogo da velha; (5) A face dos animais foi desenhada em tecido e pintada com tinta acrilex, referente a cor natural do animal; (6) Envolvendo a face do animal, foram pintados cinco na cor verde e restante na cor azul para diferencia-los; (7) Foram recortados circularmente a face de cada animal, esse que permanecera na parte superior, a parte inferior utilizou-se o mesmo tecido com a mesma medida, posteriormente costurou-se as margens, preenchendo com algodo, formando uma bola oval, repetindo-se isso em cada animal. Estabeleceram-se as regras do jogo.

DESENVOLVIMENTO Como resultado do trabalho obteve-se o prottipo de um Jogo da Velha Ecolgico (figura 1), formado pelo tabuleiro (figura 2) e as 10 peas (faces da capivara) 5 azuis e 5 verde o qual possui as seguintes regras: o jogo pode ser jogado com no mximo dois integrantes, cada integrante ser representado por um animal, onde cada um possuir cinco figuras desse animal cada um de uma cor. Inicia o jogo quem vencer no par ou mpar, em seguida a vez do prximo jogador e assim por diante at o fim do jogo. Vence o jogo quem fizer primeiro a seqncia de trs animais iguais, podendo esta ser na linha vertical, horizontal ou na diagonal.

165

Figura 1 O Jogo da Velha Ecolgico

Figura 2 O Jogo da Velha Ecolgico .Os jogos ecolgicos podem ser um importante instrumento, tanto no ensino de ecologia quanto na educao ambiental, pois os mesmos possibilitam aos seus jogadores a representao e aproximao dos componentes do meio ambiente e quando aplicado de forma orientada pelo educador traz-se a possibilidade do contato com conhecimentos cientficos sobre a ecologia. (SOUZA e NASCIMENTO JNIOR, 2005 no prelo). O

166

Jogo da Velha Ecolgico possui o mesmo carter, pois possibilita simbolicamente a abordagem de conceitos da ecologia tais como habitat, nicho ecolgico entre outros. Possibilita a explicao sobre a relao intraespecfica e territorialismo, onde o educador de forma planejada ir utilizar o jogo como metfora e explicar o conceito, por exemplo quando o aluno estiver jogando ele tem em mente que as capivaras tem que ocupar uma trinca para ganhar o jogo, a partir de tal aspecto relaciona-se como se d o comportamento da capivara na natureza, sendo esta uma espcie territorialista, onde a trinca formada corresponder o territrio e a competio existente entre as capivaras verdes e azuis corresponder a competio intraespecfica pelo territrio (trinca). Em atividades com utilizao jogos onde aluno exposto a conhecimentos cientficos apresentados de forma diferenciada, ldica, espera-se que por esses aspecto se desencadeiam novas experincias no aprendizado, onde torna-se mais fcil de assimilar conceitos tericos e de os relacionar com a realidade ambiental e isto repercutindo no grupo participante das atividades, assim como Macagnan et al (2004) relata, os jogos aplicados em oficinas para os alunos do ensino fundamental favorecem na aprendizagem e com eles so adquiridos conhecimentos sobre o comportamento dos animais, ecologia, na medida em que os alunos jogam de maneira observadora, participativa e cooperativa. Calisto & Nascimento Jnior (2004) tambm falam da importncia dos jogos para o conhecimento dos animais da regio e que os alunos descobrem nesse mtodo um interesse no visto em aulas habituais. O fato que os professores passam os contedos na teoria, com apoio do livro, tornando-se desgastante e cansativos, e de acordo com Penteado (2001) onde relata, que h um desinteresse por parte dos professores que se apiam no ensino livresco, onde h um ensino que pouco se leva da escola para a vida e assim vai se repetindo e se conservando. Para Freire (1994) a tradio pedaggica insiste ainda hoje em limitar a educao a sala de aula. A educao ambiental deve atingir todos os cidados, incluindo alunos e professores de uma forma integradora, a educao atravs de jogos uma alternativa, sendo a escola um local adequado, onde o ensino pode se tornar ativo e participativo, pois se torna diferente aprender, de uma forma motivacional, analisando os conceitos e relacionando-os com o meio ambiente de forma prazerosa.

167

CONSIDERAES FINAIS O presente trabalho mostra a produo de um jogo ecolgico da velha, propondo-o como material didtico pedaggico alternativo para trabalhar no ensino de Ecologia e Educao Ambiental, onde se visa proporcionar ao aluno a compreenso de conceitos da ecologia, alm de possibilitar o conhecimento de animais pertencentes a fauna do Paran. Posteriormente o jogo ser aplicado para verificao de seu potencial educativo, como uma ferramenta motivadora. BIBLIOGRAFIA BASTOS, R. A.; SILVA, J. C.; NASCIMENTO JNIOR. A.F. Produo de fantoches de cone para divulgao e ensino do comportamento animal. EAE 2005, XXIII Encontro anual de Etologia. Assis-SP: UNESP, 2005, (54-1). CALISTO, A. P. L. & NASCIMENTO JNIOR, A. F. Elaborao de jogos da memria para o ensino da Etologia. In: ANAIS DO XXII ENCONTRO ANUAL DE ETOLOGIA: comportamento e desenvolvimento sustentvel. Campo Grande-Ms: Elohim reprodues, 2004, (472-1). DIAS, G.F. Educao ambiental: princpios e prticas. So Paulo: Gaia,2000 FREIRE, P. Educao e mudana. 20 ed. So Paulo: Paz e Terra,1994. GUIMARES, M. A dimenso ambiental na educao. 3 ed. Campinas, SP: Papiros, 1995. GUIMARES, M. A dimenso ambiental na educao. Campinas, SP: Papiros, 2000. GUTIRREZ. F. PRADO. C. Ecopedagogia e cidadania planetria. So Paulo: Cortez, 2000. MACAGNAN, D. C.; BONETT, L. P. & NASCIMENTO JNIOR, A. F. Domin etolgico: uma estratgia ldica ao ensino e divulgao de Etologia. In: ANAIS DO 168

XXII

ENCONTRO

ANUAL

DE

ETOLOGIA:

COMPORTAMENTO

DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL. Campo Grande-Ms: Elohim reprodues, 2004,(442-1). MACAGNAN, D. C.; SOUZA, D.C.; NASCIMENTO JNIOR, A. F. A utilizao de jogos como forma de abordar a importncia da preservao. In: ANAIS DO IV SIMPSIO REGIONAL DE MATA CILIAR. Marechal Cndido Rondon,PR: UNIOESTE, 2005. MTSCHELE, M. S.; GONSALES FILHO,J. Oficinas Pedaggicas: a arte e a magia do fazer na escola. 3 ed. So Paulo: Loyola,1997. PENTEADO. H. D. Meio ambiente e formao de professores. So Paulo: Cortez,2001. PICKLER,M.A.; SOUZA. D.C.; NASCIMENTO JNIOR. A.F. Confeco de mscaras de animais regionais do Paran na educao infantil: uma tcnica para o ensino de ecologia, etologia e educao ambiental. In: Anais EAE 2005, XXIII Encontro anual de Etologia. Assis-SP: UNESP, 2005, (66-1). PIMENTA, Marcia. Ecologia para um desenvolvimento sustentvel. Revista Ecologia e desenvolvimento. A.12, N.107, P 44-46. PIZZINATO, G. R.; NEIVERTH, A.; MACCARI, M. M.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F. Elaborao e produo de um jogo da velha ecolgico para auxiliar no ensino de Ecologia e Educao Ambiental. In: V CONGRESSO IBERO AMERICANO DE EDUCAO AMBIENTAL. Joinville,SC,2006 no prelo SORRENTINO,M. TRAJBER. R.; BRAGA.T. (Org). CADERNOS DO III FRUM DE EDUCAO AMBIENTAL. So Paulo: Gaia,1995. SOUZA, D.C.; NASCIMENTO JNIOR, A. F. Jogos ecolgicos: uma avaliao de sua utilizao como subsdio ao ensino de ecologia e educao ambiental. In: ANAIS DO

169

III FRUM NACIONAL DO MEIO AMBIENTE E XII SEMANA DE EDUCAO AMBIENTAL. Santa Rosa: UNJUI, 2005. p.133-139. SOUZA, D. C & NASCIMENTO JNIOR, A.F. Jogos didtico-pedaggicos ecolgicos: uma proposta para o ensino de Cincias, Ecologia e Educao Ambiental. V ENPEC ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAO EM CINCIAS, 2005 no prelo

170

You might also like