You are on page 1of 8

EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDRIO

Decreto-Lei n. 139/2012, de 5 de julho

Prova Escrita de Portugus


12. Ano de Escolaridade Prova 639/2. Fase
Durao da Prova: 120 minutos. Tolerncia: 30 minutos.
8 Pginas

2013
VERSO 1

Na folha de respostas, indique, de forma legvel, a verso da prova (Verso 1 ou Verso 2). A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de escolha mltipla. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. No permitida a consulta de dicionrio. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respetivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser claramente identificadas so classificadas com zero pontos. Ao responder, diferencie corretamente as maisculas das minsculas. Se escrever alguma resposta integralmente em maisculas, a classificao da prova sujeita a uma desvalorizao de cinco pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a opo escolhida. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado da prova.

Prova 639.V1/2. F. Pgina 1/ 8

GRUPO I
A
Leia o texto seguinte, constitudo pelas estncias 84 a 87 do Canto VII de Os Lusadas. Em caso de necessidade, consulte o glossrio apresentado a seguir ao texto.

Est. 84

Nem creiais, Ninfas, no, que fama desse A quem ao bem comum e do seu Rei Antepuser seu prprio interesse, Imigo da divina e humana Lei. Nenhum ambicioso que quisesse Subir a grandes cargos, cantarei, S por poder com torpes exerccios Usar mais largamente de seus vcios; Nenhum que use de seu poder bastante Pera servir a seu desejo feio, E que, por comprazer ao vulgo errante, Se muda em mais figuras que Proteio. Nem, Camenas, tambm cuideis que cante Quem, com hbito honesto e grave, veio, Por contentar o Rei, no ofcio novo, A despir e roubar o pobre povo! Nem quem acha que justo e que direito Guardar-se a lei do Rei severamente, E no acha que justo e bom respeito Que se pague o suor da servil gente; Nem quem sempre, com pouco experto peito, Razes aprende, e cuida que prudente, Pera taxar, com mo rapace e escassa, Os trabalhos alheios que no passa. Aqueles ss direi que aventuraram Por seu Deus, por seu Rei, a amada vida, Onde, perdendo-a, em fama a dilataram, To bem de suas obras merecida. Apolo e as Musas, que me acompanharam, Me dobraro a fria concedida, Enquanto eu tomo alento, descansado, Por tornar ao trabalho, mais folgado.
Lus de Cames, Os Lusadas, edio de A. J. da Costa Pimpo, 5. ed., Lisboa, MNE/IC, 2003

Est. 85 10

15

Est. 86

20

Est. 87

25

30

Prova 639.V1/2. F. Pgina 2/ 8

GLOSSRIO Camenas (verso 13) musas. errante (verso 11) inconstante. experto (verso 21) experiente. fria (verso 30) inspirao. hbito (verso 14) aspeto, aparncia. Proteio (verso 12) Proteu, deus que tinha a capacidade de se metamorfosear. rapace (verso 23) vida de lucro. taxar (verso 23) cobrar taxa ou imposto. torpes (verso 7) interesseiros, srdidos. vulgo (verso 11) povo.

Apresente, de forma clara e bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.

1. Caracterize, de acordo com as trs primeiras estncias transcritas, aqueles que o poeta recusa cantar.

2. Explicite os direitos reconhecidos ao povo, tendo em conta as estncias 85 e 86.

3. Interprete o sentido dos versos 25 a 28.

4. Relacione o estado de esprito do poeta com a referncia que faz a Apolo e s Musas (versos 29 a 32).

B
Com base na sua experincia de leitura, caracterize o pas sonhado por D. Miguel na pea Felizmente H Luar!, de Lus de Sttau Monteiro, fundamentando a sua exposio em referncias textuais pertinentes. Escreva um texto de oitenta a cento e trinta palavras.

Observaes: 1. P  ara efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.: /dir-se-ia/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2013/). 2. Um desvio dos limites de extenso indicados implica uma desvalorizao parcial (at 5 pontos) do texto produzido.

Prova 639.V1/2. F. Pgina 3/ 8

GRUPO II
Leia o excerto de uma entrevista realizada por Carlos Vaz Marques ao poeta Antnio Osrio, na sequncia da publicao do seu livro O Concerto Interior. Em caso de necessidade, consulte as notas e o glossrio apresentados a seguir ao excerto. 1

O que que o levou a decidir contar a sua vida? Toda a minha poesia , em certo sentido, uma biografia. O Joo Gaspar Simes, quando saiu o meu primeiro livro e com toda a razo , interrogou-se: Mas quem este poeta Antnio Osrio que ningum conhece? Depois observou: Este homem, ao contrrio da poesia de hoje, s escreve sobre sentimentos vividos. E um facto. Eu nunca escrevi nada sobre este mundo todo que no fosse isso: a cadela que eu amei, os pssaros, o Sol, a Lua. Em certo sentido, um poeta nos antpodas de Fernando Pessoa. Eu no quero estabelecer comparaes dessas. Mas h pessoas que j viram isso: que eu estou num outro lado.

10

Do lado do vivido mais do que do intelectualizado? Exatamente. lsso, sim. Estas suas memrias podem ser lidas como uma espcie de livro de instrues para os leitores da sua poesia? O livro [O Concerto Interior] tambm isso. Ajuda. Se as pessoas no perceberam, por exemplo, o poema Volto contigo a Ulisses, eu explico o poema todo. Eu estava doente, a minha me tinha pavor de que eu morresse tuberculoso e lia-me o Ulisses. Isso conrma que este livro a chave para a sua poesia. Em certo sentido, a revelao dos recessos da minha poesia, de um certo nmero de segredos. Todos temos segredos e eu revelo alguns, importantes, que ajudam o leitor a perceber que aquele sujeito que lia o Dante ou o Cames era um indivduo que podia morrer. A sua poesia ainda tem segredos para si? A minha poesia uma luta contra a morte. Contra esse erro que a morte. Mas tem zonas obscuras ou tudo nela cristalino para si? A vida cristalina, a morte repelente. Nunca percebi como, no mistrio da criao, pode existir a morte. Nisso sou do contra. E procuro o qu? Procuro exaltar tudo o que a vida tem de bom. Da ter um livro que se chama A Ignorncia da Morte; procura bani-la do seu horizonte potico? Exatamente. E na vida prtica.

15

20

25

30

Paradoxalmente e at com um certo grau de ironia , parece ter sido a doena a permitir-lhe orientar-se na direo da poesia. Exatamente. Que me orientasse, no; que fosse orientado pela minha me. A minha me, naquela minha idade tinha oito anos quando adoeci , podia ter-me lido o Borda dgua ou outra coisa, mas s me lia poetas italianos e gregos: o Homero, o Dante.

Prova 639.V1/2. F. Pgina 4/ 8

35

Pode dizer-se que se lhe aplica a mxima de que h males que vm por bem? A me tentou compensar-me, tentou lutar contra a minha morte dando-me poesia. Tenho de agradecer a ddiva da poesia. Escreve at que foi salvo ao mesmo tempo pelo mdico, pelo amor dos pais e pela ddiva da poesia. verdade. A poesia deu-me uma alma enorme. Eu estava na cama, queria ir para a praia, mas a me, lendo-me aquelas aventuras do Ptroclo e do Heitor, a maravilha da Odisseia, despertou-me um outro entusiasmo. Tinha aquilo todos os dias e queria.
Ler, n. 117, outubro de 2012 (adaptado)

40

GLOSSRIO e NoTas Borda dgua (linha 33)  publicao anual que contm informaes sobre mars, feriados e as culturas prprias de cada ms. Joo Gaspar Simes (linha 2) escritor e ensasta portugus. Ptroclo e Heitor (linha 41) personagens de Ilada de Homero. recessos (linha 18) lugares mais recnditos ou escondidos, ntimos.

1. Para responder a cada um dos itens de 1.1. a 1.7., selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreva, na folha de respostas, o nmero de cada item e a letra que identifica a opo escolhida. 1.1. De acordo com o contedo da entrevista, a poesia de Antnio Osrio distingue-se da dos seus contemporneos pelo seu carcter (A) fantasista. (B) metafsico. (C) autobiogrfico. (D) intelectualizado. 1.2. Relativamente obra potica de Antnio Osrio, O Concerto Interior constitui uma (A) explicao. (B) contradio. (C) fatalidade. (D) incoerncia. 1.3. Relativamente morte, o poeta tem uma atitude de (A) resignao. (B) insurreio. (C) apatia. (D) indiferena.

Prova 639.V1/2. F. Pgina 5/ 8

1.4. O despertar de Antnio Osrio para a poesia resulta (A) da observao da natureza. (B) de vivncias da infncia. (C) de leituras da obra pessoana. (D) da conscincia da eternidade. 1.5. A questo iniciada por Mas (linha 23), relativamente questo colocada na linha 21, corresponde (A) introduo de uma ideia nova, oposta anterior. (B) a uma sntese da opinio do entrevistado. (C) a uma leitura alternativa da obra do poeta. (D) clarificao daquilo que se pretende perguntar. 1.6. No contexto em que ocorre, a expresso Tenho de agradecer (linhas 36 e 37) transmite um valor de (A) possibilidade. (B) obrigatoriedade. (C) permisso. (D) concesso. 1.7. Na frase A me tentou compensar-me, tentou lutar contra a minha morte dando-me poesia. (linha 36), os pronomes pessoais desempenham, respetivamente, as funes sintticas de (A) predicativo do sujeito e complemento direto. (B) complemento indireto e complemento direto. (C) complemento direto e complemento indireto. (D) predicativo do sujeito e complemento indireto.

2. Responda de forma correta aos itens apresentados. 2.1. Transcreva a orao subordinada adverbial presente no excerto seguinte. Se as pessoas no perceberam, por exemplo, o poema Volto contigo a Ulisses, eu explico o poema todo. (linhas 14 e 15). 2.2. Classifique o ato ilocutrio presente em A sua poesia ainda tem segredos para si? (linha 21). 2.3. Indique o valor da orao subordinada adjetiva relativa presente em Da ter um livro que se chama A Ignorncia da Morte (linha 27).

Prova 639.V1/2. F. Pgina 6/ 8

GRUPO III
O artigo 1. da Declarao Universal dos Direitos do Homem proclama que todos os seres humanos devem agir uns para com os outros em esprito de fraternidade. Num texto bem estruturado, com um mnimo de duzentas e um mximo de trezentas palavras, apresente uma reflexo sobre a importncia da fraternidade na sociedade contempornea. Fundamente o seu ponto de vista recorrendo, no mnimo, a dois argumentos e ilustre cada um deles com, pelo menos, um exemplo significativo.

Observaes: 1. P  ara efeitos de contagem, considera-se uma palavra qualquer sequncia delimitada por espaos em branco, mesmo quando esta integre elementos ligados por hfen (ex.: /dir-se-ia/). Qualquer nmero conta como uma nica palavra, independentemente dos algarismos que o constituam (ex.: /2013/). 2. R  elativamente ao desvio dos limites de extenso indicados um mnimo de duzentas e um mximo de trezentas palavras , h que atender ao seguinte:

um desvio dos limites de extenso indicados implica uma desvalorizao parcial (at 5 pontos) do texto produzido; um texto com extenso inferior a oitenta palavras classificado com zero pontos.

FIM

Prova 639.V1/2. F. Pgina 7/ 8

COTAES GRUPO I
A 1. ............................................................................................................ 20 pontos Contedo (12 pontos) Estruturao do discurso e correo lingustica (8 pontos) 2. ............................................................................................................ 15 pontos Contedo (9 pontos) Estruturao do discurso e correo lingustica (6 pontos) 3. ............................................................................................................ 15 pontos Contedo (9 pontos) Estruturao do discurso e correo lingustica (6 pontos) 4. ............................................................................................................ 20 pontos Contedo (12 pontos) Estruturao do discurso e correo lingustica (8 pontos) B ............................................................................................................ 30 pontos Contedo (18 pontos) Estruturao do discurso e correo lingustica (12 pontos) 100 pontos

GRUPO II
1. 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. ................................................................................................... ................................................................................................... ................................................................................................... ................................................................................................... ................................................................................................... ................................................................................................... ................................................................................................... 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 5 pontos 50 pontos

2.

2.1. ................................................................................................... 2.2. ................................................................................................... 2.3. ...................................................................................................

GRUPO III
Estruturao temtica e discursiva................................................. 30 pontos Correo lingustica........................................................................ 20 pontos 50 pontos TOTAL.......................................... 200 pontos

Prova 639.V1/2. F. Pgina 8/ 8

You might also like