You are on page 1of 4

1 SIMULADO DE CINCIAS 5 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I Aluno(a)_______________________________ 01. Observe a imagem.

Os objetos da ilustrao esto em movimento graas presena.

(A) Pela saliva que engolimos. (B) Pelo estmago, quando digerimos. (C) Pelo suor que transpiramos pela pele. (D) Pelo sangue que circula por todo o corpo. 04. Os tubares so peixes valiosos, pois desempenham um papel crucial na limpeza dos oceanos, tragando animais mortos e refugos. Os tubares so os animais mais capacitados sensorialmente. Tem uma capacidade incrvel de perceber estmulos de todos os tipos, sendo capaz de perceber uma gota de sangue em um milho e meio de gotas de gua a uma distncia de 30 metros. A capacidade dos tubares perceberem o sangue na gua est ligada

(A) Do calor. (B) Da gua. (C) Da luz. (D) Do ar. 02. Observe o desenho.

(A) A viso. (B) Ao olfato. (C) O paladar. (D) A audio.


05. Observe a imagem A precipitao fica mais intensa em algumas pocas do ano porque. (A) As nuvens acumulam mais calor. (B) A neve acumulada nas montanhas derrete. (C) Os dias ficam quentes e a evaporao aumenta. (D) Os ventos sopram com mais fora do oceano para o continente. 03. Tudo o que comemos vira pedacinhos menores durante a digesto. Os pedacinhos ficam to pequenos que podem ser aproveitados pelas clulas. Os alimentos chegam s clulas

O rgo apontado o: (A) Esfago. (B) Intestino delgado. (C) Estmago. (D) Intestino grosso. 06. Observe a figura.

(C) Retira-se a cobertura vegetal dos morros prejudica o solo. (D) As casas fortalecem a estrutura do solo.

08. Observe os quadrinhos.

A sombra da rvore e do menino mostram os perodos do dia: matutino, meio-dia e vespertino, que so determinados: Assinale a informao verdadeira sobre as camadas da Terra. (A) Ncleo a camada intermediria e os cientistas acreditam que ele seja formado por ferro. (B) O manto formado por um material quente e pastoso chamado magma. (C) O material pastoso que expelido pelos vulces em erupo fica no ncleo. (D) na crosta terrestre que ocorre com frequncia a formao de lenis d'gua 07. A foto a seguir foi tirada na poca das chuvas, quando so comuns as notcias de deslizamentos, principalmente em morros ocupados pela populao. (A) Pela posio vertical da rvore e do menino. (B) Pela posio do menino em relao rvore. (C) Pelo movimento da Terra em torno de si mesma (D) Pelo fuso horrio especfico de cada ponto da superfcie da Terra. 09. Observe a figura e leia o texto.

O nome do movimento que a Terra faz ao redor de si mesma (A) Inclinao (B) Movimentao (C) Rotao (D) Translao 10. Observe a imagem. Isso acontece principalmente porque: (A) Existe grande quantidade de terra nos morros. (B) O solo dos morros se desfaz com maior facilidade.

(A) Eucariontes (B) Procariontes (C) Unicelulares (D) Pluricelulares 13. Leia as informaes.

A astronomia a cincia natural que estuda corpos celestes, e fenmenos que se originam fora da atmosfera Com esta Cincia, diversos estudos e muitas descobertas sobre o universo aconteceram. Podemos afirmar que o sistema solar: (A) ocupado por apenas oito astros. (B) onde se encontram os cometas, nos quais vivem os seres vivos. (C) Constitudo por planetas, com os seus satlites, e por milhares de asterides e de cometas. (D) o conjunto de astros e galxias. 11. Observe atentamente a tirinha. Sobre os ossos do corpo humano correto afirmar que: (A) Eles protegem rgos vitais, produzem clulas sanguneas, sustentam e locomovem o corpo, reservam minerais e prendem os msculos por meio de tendes. (B) Eles so os nicos responsveis pelos movimentos que realizamos. (C) Nosso corpo possui cerca de 150 ossos. (D) Todo encontro de dois ossos chamado de tendo e nos possibilita andar, correr, danar e realizar todos os movimentos 14. Um dos maiores riscos para as populaes que vivem prximas aos lixes a decomposio do lixo orgnico (geralmente alimentos), que forma um lquido escuro chamado chorume. Quando em excesso, esse lquido pode atingir as guas do subsolo (os lenis freticos) e contaminar as guas de poos e nascentes, dificultando o abastecimento de gua potvel (que se pode beber) na regio atingida. As correntezas de gua da chuva tambm podem carregar esse material para os rios e mares.

O problema ambiental que est sendo abordado : (A) Poluio do ar (B) Aumento do lixo (C) Desmatamento (D) Destruio da camada de oznio 12. Leia o texto.

Quanto ao nmero de clulas, as amebas so:

Observe as imagens acima e responda: Qual o melhor local para colocar o lixo das cidades? (A) No aterro sanitrio (B) A cu aberto (C) Nos rios e mares. (D) Nos lixes 15. Observe a imagem e responda.

MARQUE O CARTO RESPOSTA

Nessa cadeia alimentar: (A) A planta, na cadeia alimentar, representa o produtor, porque produz seu prprio alimento. (B) A ave desta cadeia alimentar se alimenta de caranguejo. Ela um animal herbvoro. (C) O caranguejo se alimenta das folhas da planta. Ento ele um animal carnvoro. (D) Os peixes esto se alimentando da lagosta, porque eles so animais herbvoros.

You might also like