You are on page 1of 5

1 UNIVERSIDADE REGIONAL CENTRO DE CINCIAS JURDICAS CURSO DE DIREITO

PARLAMENTARISMO: O MODELO ALEMO

BLUMENAU 2013

2 SUMRIO 1 2 3 INTRODUO ................................................................................................ 2 PARLAMENTARISMO .................................................................................. 3 TIPOS DE PARLAMENTARISMO .............................................................. 4

REFERNCIAS ............................................................................................................. 5

INTRODUO

Este trabalho tem por objeto a apresentao do parlamentarismo. Oferece atravs de um breve resumo histrico, o incio do sistema e suas caractersticas. Expe a evoluo do parlamentarismo e difere os tipos deste sistema. Definidas essas fundamentaes, surge a descrio do modelo alemo, utilizado a partir de 1918, tendo um recesso durante o perodo de Hitler e retornando aps a Constituio de 1949. Alguns pontos da ordem cronolgica foram retirados de fontes no to confiveis pela falta de autores relatando tais perodos. Para o desenvolvimento do tema, o presente trabalho foi desdobrado em trs captulos. O primeiro apresenta a fundamentao do parlamentarismo, sua histria e

3 caractersticas. O segundo contempla os trs tipos do parlamentarismo. No terceiro captulo, toda ateno se volta para o parlamentarismo alemo, apresentando o contexto histrico, seus percalos e o modelo que segue nos dias atuais. Na ltima parte do relatrio, apresentam-se em sntese, as consideraes finais, do que se procurou demonstrar no tocante ao tema, ante o desenvolvimento do trabalho. Por fim, cumpre anotar que as eventuais omisses na abordagem do tema continuam um desafio tanto para o autor como para os que se interessam pelo assunto.

PARLAMENTARISMO

O parlamentarismo um sistema onde os poderes, Executivo e Legislativo, necessitam de cooperao poltica. Autores narram sua trajetria sendo sempre destaque o modelo ingls, pois este sempre foi precursor no tema, Dallari afirma:

A Inglaterra pode ser considerada o bero do governo representativo. J no sculo XIII, o mesmo que assistiu elaborao da Carta Magna, numa rebelio dos bares e do clero contra o monarca, ir ganhar forma de parlamento. No ano de 1265 um nobre francs, Simom de Montefort, neto de inglesa e grande amigo de bares e eclesisticos ingleses, chefiou uma revolta contra o rei da Inglaterra, Henrique III, promovendo uma reunio que muitos apontam como a verdadeira criao do parlamento. (DALLARI, 1995, p.195)

Na segunda metade do sculo XIV, o parlamento ingls j se apresentava com sua fisionomia atual: cmara dos lordes e cmara dos comuns. (SOARES, 2004, p 358). O parlamentarismo pode ser utilizado em monarquias e em Repblicas, fazendo com que se alastrasse na Europa. Pases como Blgica, Alemanha, utria, Grcia, Finlndia, Espanha e Frana o adotaram, alm de muitos outros. Para Groff(2003, pag 138), existe no sistema parlamentarista um mecanismo de equilbrio, isto porque o Chefe de Estado difere do Chefe de Governo que a figura central do sistema. Afirma ainda que dos governos do mundo so do tipo parlamentarista. Soares(2004, p 355) apresenta o conceito de parlamentarismo de forma suscinta: forma de regime representativo dentro do qual a direo dos negcios pblicos pertence ao parlamento e ao chefe de Estado, por intermdio de um gabinete responsvel perante a representao nacional.. Sendo um sistema poltico representativo, o poder Executivo ou conselho de Ministros, dirige a poltica geral do pas. o rgo dinmico e responsvel; o eixo de todo o mecanismo. (MALUF, 2010, P 262). Cita ainda as peas essencias do sistema, so elas:
a) organizao dualstica do Poder Executivo; b) colegialidade do rgo governamental; c) responsabilidade poltica do Ministrio perante o Parlamento; d) responsabilidade poltica do Parlamento perante o Corpo Eleitoral; e) interdependncia dos Poderes Legislativos e Executivo (MALUF, 2010, p 262)

TIPOS DE PARLAMENTARISMO

O sistema possui sempre um Chefe de Estado, que figura importante e possui um papel de especial relevncia nos momentos da crise, quando necessrio indicar um novo Primeiro Ministro aprovao do parlamento. (DALLARI, 1995, p 198) E um Chefe de Governo, que a central do parlamentarismo, pois ele que exerce o

5 poder executivo, (...) ele apontado pelo Chefe de Estado para compor o governo. (DALLARI, 1995, p 198) Apesar de o parlamentarismo ser utilizado em vrios pases, h modelos diferentes sendo seguidos. Primeiramente vamos especificar os trs modelos mais conhecidos e referenciais do sistema, sendo eles os modelos ingls, francs e alemo. Como j tratado anteriormente, o parlamentarismo tm seu bero na Inglaterra, desta forma fcil perceber porque o modelo ingls o mais conhecido. Conforme apontado por Groff (2003, p 140) No parlamentarismo britnico, o fato de haver uma fuso entre o Legislativo e o Executivo, e o fato de existirem dois partidos fortes, conservador e trabalhista, so responsveis pela estabilidade do sistema.

REFERNCIAS

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do estado. 19. ed. Sao Paulo : Saraiva, 1995. 260p. GROFF, Paulo Vargas. Modelos de parlamentarismo: ingls, alemo e francs. Braslia: Revista de Informao Legislativa, a. 40 n. 160, out/dez 2003. MALUF, Sahid; MALUFE NETO, Miguel Alfredo. Teoria geral do estado. 30. ed. So Paulo : Saraiva, 2010. xiii, 407 p SOARES, Mario Lcio Quinto. Teoria do Estado: Introduo. 2. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2004. 404p. Disponvel em: http://www.libertarianismo.org/livros/mlqstdestado.pdf. Acesso em: 15 nov. 2013.

You might also like