You are on page 1of 20

Este arquivo faz referncia prova de Profissional Jnior Direito do rgo PETROBRAS DISTRIBUIDORA, aplicada por CESGRANRIO no ano

o 2010

Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade com o MEIO AMBIENTE.

03
PR OFISSION AL JNIOR PROFISSION OFISSIONAL FORMAO: DIREIT O DIREITO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material:

a) este caderno, com os enunciados das 70 questes das Provas Objetivas e das 2(duas) questes da Prova Discursiva, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

CONHECIMENTOS BSICOS LNGUA PORTUGUESA II Questes 1 a 10 Pontos 1,0 LNGUA INGLESA II Questes Pontos 11 a 20 1,0 INFORMTICA IV Questes 21 a 25 Pontos 1,0 CONHECIMENTOS ESPECFICOS Questes Pontos Questes Pontos 26 a 40 1,3 56 a 70 2,0 41 a 55 1,7

b) um Caderno de Respostas para o desenvolvimento da Prova Discursiva, grampeado ao CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA grampeado ao Caderno de Respostas da Prova Discursiva e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTA PROVA DE QUESTES OBJETIVAS E DISCURSIVAS DE 5 (CINCO) HORAS , findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente , entregar O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA grampeado ao Caderno de Respostas da Prova Discursiva. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no segundo dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br) .

06

07 08

09 10

11

12

ABRIL / 2010

LNGUA PORTUGUESA II
O Homem e o Universo Somos criaturas espirituais num cosmo que s mostra indiferena

50

55

10

15

20

25

30

35

40

45

Algo paradoxal ocorre quando nos deparamos com nossa pequenez perante a Natureza. Por um lado, vemo-nos como seres especiais, superiores, capazes de construir tantas coisas, de criar o belo, de transformar o mundo atravs da manipulao de matria-prima, da pedra bruta ao diamante, da terra inerte ao monumento cheio de significado, dos elementos qumicos a plsticos, avies, bolas e pontes. Somos artesos, meio como as formigas, que constroem seus formigueiros aos poucos, trazendo coisas daqui e dali, erigindo seus abrigos contra as intempries do mundo. Por outro lado, vemos nossas obras destrudas em segundos por cataclismas naturais, prdios que desabam, cidades submersas por rios e oceanos ou por cinzas e lava, nossas criaes arruinadas em segundos, feito os formigueiros que so achatados sob as sandlias de uma criana, causando pnico geral entre os insetos. O paradoxo se intensifica mais quando olhamos para o cu e vemos a escurido da noite ou o azul vago do dia, aparentemente estendendo-se ao infinito, uma casa sem paredes ou teto, sem uma fronteira demarcada. E se pensamos que cada estrela um sol, e que tantas delas tm sua corte de planetas, fica difcil evitar a questo da nossa existncia csmica, se estamos aqui por algum motivo, se existem outros seres como ns ou talvez muito diferentes mas que, por pensar, tambm se inquietam com essas questes, buscando significado num cosmo que s mostra indiferena. O que sabemos dos nossos vizinhos csmicos, os outros planetas do Sistema Solar, no inspira muito calor humano. Vemos mundos belssimos e hostis vida, borbulhantes ou frgidos, cobertos por pedras inertes ou por molculas que parecem traar uma trilha interrompida, que ia a algum lugar mas, no meio do caminho, esqueceu o seu destino. S aqui, na Terra, a trilha seguiu em frente, criou seres de formas diversas e exuberantes, compromissos entre as exigncias ambientais e a qumica delicada da vida. Se continuarmos nossa viagem para longe daqui, veremos nossa galxia, soberana, casa de 300 bilhes de estrelas, nmero no to diferente do total de neurnios no crebro humano. A pequenez ainda maior quando pensamos que a Terra, e mesmo o Sistema Solar inteiro, no passa de um ponto insignificante nessa espiral brilhante que se estende por 100 mil anos-luz. Porm, se o que vemos no Sistema Solar, a incrvel diversidade de seus planetas e luas, uma

60

65

70

indicao, imagine que surpresas nos esperam em trilhes de outros mundos, cada um gro de areia numa praia. Ao olhar para o Universo, o homem nada. Ao olhar para o Universo, o homem tudo. Esse o paradoxo da nossa existncia, sermos criaturas espirituais num mundo que no se presta a questionamentos profundos, um mundo que segue, resoluto, o seu curso, que procuramos entender com nossa cincia e, de forma distinta, com nossa arte. Talvez esse paradoxo no tenha uma resoluo. Talvez seja melhor que no tenha. Pois dessa inquietao do ser que criamos significado, conhecimento e aprendemos a lidar com o mundo e com ns mesmos. Se respondemos a uma pergunta, devemos estar prontos a fazer outra. Se nos perdemos na vastido do cosmo, se sentimos o peso de sermos as nicas criaturas a questionar o porqu das coisas, devemos tambm celebrar a nossa existncia breve. Ao que parece, somos a conscincia csmica, somos como o Universo pensa sobre si mesmo.
Marcelo Gleiser, Folha de So Paulo, 31 de janeiro de 2010.

1
O texto O Homem e o Universo tem como cerne um paradoxo. O paradoxo de que trata o texto se d entre (A) a reflexo do ser humano e a indiferena do Universo. (B) a breve existncia humana e a infinitude do Universo. (C) a conscincia csmica humana e o vasto Universo. (D) a pequenez do ser humano e o universo imensurvel. (E) a pergunta e a resposta que cada pergunta gera.

2
Anttese uma figura de linguagem com a qual se salienta uma oposio de ideias por meio de sentenas ou palavras. O fragmento que contm uma anttese : (A) Somos artesos, meio como as formigas, (. 8-9) (B) vemos nossas obras destrudas em segundos por cataclismas naturais, (. 12-13) (C) se pensamos que cada estrela um sol, e que tantas delas tm sua corte de planetas, fica difcil evitar a questo da nossa existncia csmica, (. 23-25) (D) Ao olhar para o Universo, o homem nada. Ao olhar para o Universo, o homem tudo. (. 53-54) (E) somos como o Universo pensa sobre si mesmo. ( . 69-70)

3
A conjuno e pode assumir diferentes funcionamentos e apresentar valores semnticos diferentes. O trecho em que e pode expressar ideia contrastiva : (A) ... e vemos a escurido da noite ... (. 20) (B) Vemos mundos belssimos e hostis... (. 33) (C) criou seres de formas diversas e exuberantes, (. 38-39) (D) e mesmo o Sistema Solar inteiro, (. 45-46) (E) que procuramos entender com nossa cincia e, de forma distinta, com nossa arte. (. 58-59)

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

4
O autor se utiliza de diversas analogias no texto. Nos fragmentos a seguir, os termos em negrito em que NO ocorre analogia (A) Somos artesos, meio como as formigas, que constroem seus formigueiros ... (. 8-10) (B) ... vemos nossas obras destrudas ... por cataclismas naturais, ... que so achatados sob as sandlias de uma criana ... (. 12-17) (C) ... estendendo-se ao infinito, uma casa sem paredes ou teto, ... (. 21-22) (D) E se pensarmos que cada estrela um sol, ... (. 23) (E) ... se o que vemos no Sistema Solar, ... de seus planetas e luas, uma indicao, ..., cada um gro de areia numa praia. (. 48-52)

8
Observe as afirmativas feitas a partir do quarto pargrafo. I - Para que haja vida, deve existir um equilbrio entre as condies do ambiente e as aes e transformaes dos elementos. II - Os outros planetas do Sistema Solar esto to afastados que no produzem calor para os seres humanos. III - Em algum planeta do Sistema Solar, existem elementos que poderiam se transformar em formas de vida. Est correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II. (C) I e II. (D) I e III. (E) II e III.

5
Observe: Porm, se o que vemos no Sistema Solar, a incrvel diversidade de seus planetas e luas, uma indicao ... (. 48). A indicao a que se refere o texto (A) o nosso do Sistema Solar. (B) a possibilidade de nos surpreendermos com o que existe em outros mundos. (C) o fato de haver planetas e luas diversos entre si. (D) a certeza de que a Terra um ponto insignificante no Universo. (E) a ideia de que o universo se estende por 100 mil anos-luz.

9
Considerando os fragmentos a seguir, de acordo com o texto O Homem e o Universo, quanto pontuao, tem-se que em (A) ou talvez muito diferentes (. 27), os travesses podem ser substitudos por parnteses, mas no por vrgulas. (B) buscando significado num cosmo que s mostra indiferena (. 29-30), pode-se usar vrgula antes de que. (C) Vemos mundos belssimos e hostis vida, borbulhantes ou frgidos, cobertos por pedras inertes ou molculas... (. 33-35), o sinal de dois pontos (:) pode ser colocado aps a palavra mundos. (D) veremos nossa galxia, soberana, casa de 300 bilhes de estrelas (. 42-43), podem ser retiradas as vrgulas sem alterar o sentido da sentena. (E) seja melhor que no tenha. Pois dessa inquietao do ser... (. 61), o ponto pode ser substitudo por uma vrgula.

6
O perodo escrito de acordo com a norma padro (A) O formigueiro, sobre cuja a destruio foi atribuda s crianas, era muito antigo. (B) O astrnomo de cuja teoria lhe falei vem ao Brasil no prximo semestre. (C) O planeta que moramos tem condies para abrigar vrias formas de vida. (D) A constelao cuja a estrela principal se chama Alpha Centauri fica no Hemisfrio Sul. (E) O planeta Marte, cujo vizinho prximo da Terra, no parece ter gua em sua superfcie.

10
Analisando as proposies a seguir, luz da norma culta da lngua portuguesa, aplicada a trechos retirados do texto, tem-se que (A) se fosse uma palavra feminina em lugar de plsticos (. 8) , deveria ser usado acento grave, por exemplo, dos elementos qumicos bolsas. (B) o plural de cidado tambm segue a regra para emprego do plural do termo arteso em Somos artesos (. 8-9). (C) o termo meio em meio como formigas (. 9) indica oralidade e tem o mesmo emprego que meio em meio ambiente. (D) se o nmero 300 (l. 42) estivesse por extenso, seria trezentas para concordar com estrelas em 300 bilhes de estrelas (. 42-43) (E) o termo que em imagine que surpresas nos esperam em trilhes de outros mundos (. 50-51) pode ser substitudo por quantas sem prejuzo de sentido.

7
Em se sentimos o peso de sermos as nicas criaturas a questionar o porqu das coisas, encontra-se acentuado o termo porqu. Em qual das seguintes frases o acento est empregado corretamente? (A) Ele no sabe por qu no pergunta. (B) O motivo de qu ele reclama absurdo. (C) Ele reclama no sei de qu. (D) Seguimos nos perguntando porqu no temos uma resposta definitiva. (E) So grandes as mudanas porqu o mundo vem passando.

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

LNGUA INGLESA II
Happy 150th, Oil! So Long, and Thanks for Modern Civilization
By Alexis Madrigal WIRED SCIENCE, August 27, 2009

50

55

10

15

20

25

30

35

40

45

One hundred and fifty years ago on Aug. 27, Colonel Edwin L. Drake sunk the very first commercial well that produced flowing petroleum. The discovery that large amounts of oil could be found underground marked the beginning of a time during which this convenient fossil fuel became Americas dominant energy source. But what began 150 years ago wont last another 150 years or even another 50. The era of cheap oil is ending, and with another energy transition upon us, weve got to extract all the lessons we can from its remarkable history. I would see this as less of an anniversary to note for celebration and more of an anniversary to note how far weve come and the serious moment that were at right now, said Brian Black, an energy historian at Pennsylvania State University. Energy transitions happen and I argue that were in one right now. Thus, we need to aggressively look to the future to whats going to happen after petroleum. When Drake and others sunk their wells, there were no cars, no plastics, no chemical industry. Water power was the dominant industrial energy source. Steam engines burning coal were on the rise, but the nations energy system unlike Great Britains still used fossil fuels sparingly. The original role for oil was as an illuminant, not a motor fuel, which would come decades later. Oil, people later found, was uniquely convenient. To equal the amount of energy in a tank of gasoline, you need 200 pounds of wood. Pair that energy density with stability under most conditions and that, as a liquid, it was easy to transport, and you have the killer application for the infrastructure age. In a world that only had a tiny fraction of the amount of heat, light, and power available that we do now, people came up with all kinds of ideas for what to do with oils energy: cars, tractors, airplanes, chemicals, fertilizer, and plastic. The scale of the oil industry is astounding, but its becoming clear the worlds oil supply will peak soon, or perhaps has peaked already. People discuss about the details, but no one argues that oil will play a much different role in our energy system in 50 years than it did in 1959. The search for alternatives is on. If that search goes poorly as some Peak Oil analysts predict human civilization will fall off an energy cliff. The amount of energy we get back from drilling oil wells in the middle of the Gulf of Mexico continues to drop, and alternative sources dont provide usable energy for humans on the generous terms that oil long has.

60

65

70

Yet humans with an economic incentive to be optimistic become optimists, and the harder we look, the more possible alternatives we find. The big question now is whether the cure for our oil addiction will come with a heavy carbon side effect. Over the next 20 years, synthetic fuels made from coal or shale oil could conceivably become the fuels of the future. On the other hand, so could advanced biofuels from cellulosic ethanol or algae. Or the era of fuel could end and electric vehicles could be deployed in mass, at least in rich countries. With the massive injection of stimulus and venture capital money into alternative energy thats occurred over the past few years, the solutions for replacing oil could already be circulating among the labs and office parks of the country. To paraphrase technology expert Clay Shirky talking about the media, nothing will work to replace oil, but everything might. If history tells us anything, its that energy sources can change, never tomorrow, but always some day. What is required is to operate without fear and to take energy transitions on as a developmental opportunity, Black said.
slightly adapted from: http://www.wired.com/wiredscience/ 2009/08/oilat150/#ixzz0gW1mC0Zm, access on Feb. 10, 2010.

11
The authors intention in this text is to (A) complain about the useless efforts and investments in new sources of energy. (B) celebrate the fact that oil has been the worlds cheapest form of energy ever known. (C) support the worldwide view that oil is the only possible source of energy for the future. (D) prove that oil production is large enough to supply all the worlds energy needs for the next 150 years. (E) stress the relevance of oil in the history of civilization and the need for alternative energy sources.

12
Alexis Madrigal comments that oil was (A) initially used to supply energy for lighting purposes. (B) less important as an energy source in the last century than biofuels. (C) a cheap fuel for most industrial uses and will certainly continue to be so. (D) found to be inappropriate to replace wood in providing energy for motors. (E) relatively important due to its by-products, for pharmaceuticals, fertilizers and plastics.

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

13
According to Brian Black in paragraphs 3 (lines 12-19) and 13 (lines 70-72), energy transitions should be (A) understood as phases of uncertainty when historians become more serious and aggressive. (B) celebrated as a special event that represents the end of non-lucrative periods in oil production. (C) seen as opportunities to reflect on past achievements and evaluate the right investments for the future. (D) taken as fearful periods in which people feel hopeless about the unstable supply and distribution of energy. (E) considered serious moments in history since they always bring unexpected and dangerous consequences.

17
In the fragment nothing will work to replace oil, but everything might. (lines 66-67) the verbs will and might, respectively, convey the idea of (A) possibility, doubt. (B) fact, high probability. (C) probability, suspicion. (D) future possibility, certainty. (E) certainty, remote probability.

18
In paragraph 9 (lines 50-54), Alexis Madrigal shows concern for the (A) convenient implications of oil addiction to the ecological balance. (B) choice of heavy carbon as an easy alternative fuel to substitute oil. (C) few alternative sources of energy that would effectively replace oil. (D) environmental impact of the sources of energy that might replace oil. (E) optimistic human beings who pay incentives to choose alternatives to oil.

14
In the fragments people came up with all kinds of ideas for what to do with oils energy (lines 35-36) and The amount of energy we get back from drilling oil wells (lines 45-46), the phrases came up with and get back, can be replaced without change in meaning by, respectively, (A) prevented miss (B) proposed recover (C) supplied destroy (D) suggested invest (E) discarded collect

19
The fragment energy sources can change, never tomorrow, but always some day. (lines 68-69) implies that (A) energy sources may eventually change. (B) energy sources will certainly change overnight. (C) it is highly unlikely that energy sources will change one day. (D) it is possible to predict when the energy sources should change. (E) it is possible to anticipate the changes energy sources have to go through and their timing.

15
The pair of words that express opposing ideas is (A) ...remarkable... (line 11) extraordinary . (B) ...sparingly. (line 25) economically. (C) ...tiny... (line 33) huge. (D) ...drop, (line 47) fall. (E) ...deployed... (line 59) used.

20
The title of this text is a reference to all of the facts below EXCEPT for (A) the high return on investments in drilling oil in the last 150 years. (B) the anniversary of the discovery of the first commercial oil source. (C) all of the modern developments that the finding of oil made possible. (D) a need to say goodbye to oil as new energy sources must be developed. (E) the long history of oil as a major economic industry in the modern world.

16
The expression in bold type introduces a consequence in (A) But what began 150 years ago... (line 7) (B) Thus, we need to aggressively look to the future... (lines 17-18) (C) If that search goes poorly (lines 43-44) (D) Yet human with an economic incentive to be optimistic... (lines 50-51) (E) On the other hand, so could advanced biofuels... (line 57)

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

INFORMTICA IV
21
O funcionrio de uma empresa criou, a pedido de seu diretor, uma apresentao no PowerPoint 2003 para ser exibida em uma reunio, contendo vrios slides. Posteriormente, foi solicitado a este funcionrio que alterasse a ordem dos slides dentro da apresentao. Qual o procedimento a ser executado pelo funcionrio para atender a essa solicitao? (A) Deletar os slides a serem alterados e recri-los no fim da apresentao, indicando a nova ordem. (B) Selecionar uma ou mais miniaturas de slide na guia Slides , no modo de exibio Normal, e arrastar a seleo para o novo local. (C) Selecionar o modo de exibio Visualizar impresso, no menu Janela, e renumerar os slides. (D) Selecionar a opo Layout do Slide, no menu Formatar, e escolher a nova ordem dentre as sugeridas. (E) Selecionar Grades e guias, no menu Exibir, e realocar os slides na ordem correta.

23
Um usurio tentou acessar um site na Internet por meio do navegador da Microsoft Internet Explorer e recebeu como resposta a seguinte mensagem: O Internet Explorer no pode exibir a pgina da Web. Esse problema pode ter sido causado por vrios motivos, dentre os quais NO se inclui (A) erro de digitao no endereo. (B) site temporariamente indisponvel. (C) conectividade com a Internet perdida. (D) navegador no reconhecido pelo site. (E) servidor de Nomes de Domnio (DNS) no acessvel.

24
Em uma empresa, foi criada uma norma determinando que todos os documentos produzidos devem ter o nome e o endereo da empresa inseridos no incio de cada pgina. Com o Microsoft Word 2003, possvel atender a essa norma sem a necessidade de digitar essas informaes a cada nova pgina includa no documento, mas utilizando-se o comando Cabealho e rodap que se encontra no menu (A) Arquivo. (B) Editar. (C) Exibir. (D) Formatar. (E) Tabela.

22
Uma das inovaes dos sistemas operacionais da atualidade o conceito de multitarefa, que facilita as operaes bsicas e a manipulao e organizao de arquivos dos usurios de computadores pessoais. Com relao ao exposto acima, analise as afirmativas a seguir. I - Uma pasta ou diretrio pode conter outras pastas ou diretrios, que so chamados de subpastas ou subdiretrios. II - Para facilitar a identificao, so permitidos nomes de at oito caracteres para arquivos e programas dentro das pastas. III - Arquivos gerados por softwares diferentes, quando executados simultaneamente, geram erros de acesso e identificao. IV - Os arquivos podem ser organizados nas pastas por ordem alfabtica, tipo ou data de alterao, entre outras formas. Esto corretas as afirmativas (A) I e IV, apenas. (B) II e III, apenas. (C) I, II e III, apenas. (D) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV.

25
Entre os grandes problemas da atualidade relacionados confidencialidade das informaes um refere-se preveno da invaso dos computadores por pessoas mal-intencionadas. A principal forma de evitar danos causados por softwares espies dos quais essas pessoas se utilizam para alcanarem seus objetivos (A) utilizar apenas webmail para leitura das correspondncias eletrnicas. (B) efetuar rotinas de backup semanais no disco rgido do computador. (C) compartilhar os principais documentos com pessoas idneas. (D) possuir software antivrus e mant-lo sempre atualizado. (E) navegar na internet sempre sob um pseudnimo.

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
26
Em projeto de construo de um gasoduto no territrio nacional deve-se considerar, entre outros quesitos, que (A) a necessidade de submisso da atividade ao prvio procedimento de licenciamento ambiental depender da anlise das caractersticas e peculiaridades do projeto pelo rgo ambiental competente, tais como extenso e localizao do gasoduto. (B) no curso do licenciamento ambiental dever ser elaborado Estudo Prvio de Impacto Ambiental, com seu respectivo Relatrio de Impacto Ambiental, tendo em vista ser a atividade potencialmente causadora de significativo impacto ambiental. (C) como se trata de atividade que deve se submeter ao prvio licenciamento ambiental, devero ser realizadas audincias pblicas, que tm como finalidade expor aos interessados o projeto que se pretende construir. (D) caso o projeto do gasoduto contenha previso de se desenvolver em terras indgenas, o rgo ambiental estadual, competente para anlise do pedido de licena ambiental, dever considerar o exame tcnico procedido pela FUNAI. (E) a obteno da Licena Prvia (LP), expedida pelo rgo ambiental competente, autoriza a instalao do gasoduto, de acordo com as especificaes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes.

28
Considere as afirmaes a seguir acerca das normas ambientais brasileiras. I - As pessoas jurdicas podem ser responsabilizadas administrativa, civil e penalmente por danos ambientais, sendo que, para a reparao destes, prescinde-se da existncia de culpa. II - O meio ambiente um bem de uso comum do povo, que deve ser preservado para as presentes e futuras geraes, e o Ministrio Pblico tem legitimidade para ajuizar Ao Civil Pblica para apurar responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente. III - A Unio, os estados e os municpios possuem competncia comum para proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas, devendo ser editada lei complementar que estabelea normas para cooperao entre os entes federativos. IV - Em que pese destacar sua importncia para a sadia qualidade de vida da coletividade, o Supremo Tribunal Federal (STF) entendeu que o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado no um direito de terceira gerao. V - A inverso do nus da prova em ao civil pblica de responsabilidade por danos causados ao meio ambiente foi refutada recentemente pelo STJ. So corretas APENAS as afirmativas (A) I e IV. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e III. (E) I, II e V.

27
Sobre a criao de uma Estao Ecolgica, analise as assertivas abaixo. - O proprietrio de terreno includo dentro dos limites da Estao Ecolgica pode impetrar mandado de segurana contra o ato de criao da Unidade de Conservao, com fundamento em seu direito lquido e certo a participar de consulta pblica no realizada antes da criao desta unidade de conservao. II - A Estao Ecolgica uma das categorias de unidade de conservao da natureza de proteo integral e as reas particulares includas em seus limites devem ser desapropriadas. III - Includo dentro dos limites da Estao Ecolgica pode ajuizar ao de indenizao em face do Estado, tendo em vista que esta Unidade de Conservao tem como objetivo a preservao do meio ambiente e a realizao de pesquisas cientficas, configurando-se o esvaziamento de seu direito de propriedade. IV - A Estao Ecolgica uma das categorias de unidade de conservao da natureza dentre as quais se incluem as reas de preservao permanente. (So) correta(s) APENAS a(s) assertiva(s) (A) I e II. (B) II e III. (C) III e IV. (D) I, II e IV. (E) I, III e IV. I

29
Um contrato de compra e venda internacional de mercadorias estabelece o preo da mercadoria em dlares norte-americanos FOB Porto do Rio de Janeiro, conforme os INCOTERMS. Os Termos Internacionais de Comrcio (INCOTERMS) (A) no integram o contrato, pois o Brasil no ratificou a Conveno de Viena sobre Compra e Venda Internacional de Mercadorias. (B) integram o contrato, como clusulas contratuais padronizadas, desde que as partes especifiquem que o contrato se reger pelos INCOTERMS 2000 da CCI. (C) so parte integrante do contrato, pois esto previstos em normas imperativas do Tratado de Paris, do qual o Brasil parte. (D) so aplicveis ao contrato, subsidiariamente, para determinar a lei aplicvel e o foro do contrato no silncio das partes. (E) estabelecem a submisso obrigatria do contrato arbitragem junto Cmara de Comrcio Internacional de Paris.

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

30
Duas empresas brasileiras estabelecem, em um contrato internacional, a via arbitral para soluo dos conflitos, devendo a dita arbitragem ocorrer no Uruguai. Surgiu uma controvrsia entre as partes quanto forma de cumprimento de uma obrigao contratual, e uma das partes prope a instaurao da arbitragem, conforme previsto no contrato. O laudo arbitral que deu ganho de causa a uma das partes (A) somente pode ser executado no Uruguai, sede da arbitragem, porque o Brasil no ratificou a Conveno de Nova York. (B) no precisa ser homologado, porque a Conveno de Nova York dispensa a homologao judicial dos laudos arbitrais. (C) prescinde de homologao, porque o Protocolo de Las Leas permite a execuo direta dos laudos arbitrais do Mercosul. (D) precisa ser homologado pelo Supremo Tribunal Federal, mesmo sendo um laudo arbitral proveniente de pas membro do Mercosul. (E) precisa ser submetido ao processo de homologao pelo Superior Tribunal de Justia para poder ser executado no Brasil.

32
Suponha a seguinte situao: em 2007, a BR Distribuidora firmou contrato com empresa privada. Posteriormente, foi promulgada emenda constitucional que afetava obrigaes assumidas pela BR Distribuidora relativas ao pagamento mensal dos valores acordados no contrato. Considerando que a emenda constitucional nada dispe sobre retroatividade, em tal caso, a emenda constitucional (A) no dotada de retroatividade, pois tem vigncia imediata, mas afeta apenas as obrigaes futuras. (B) dotada de retroatividade mnima, pois tem vigncia imediata, mas afeta apenas as obrigaes futuras. (C) dotada de retroatividade mdia, pois tem vigncia imediata, mas afeta apenas as obrigaes futuras. (D) dotada de retroatividade mxima, pois tem vigncia imediata e afeta todas as obrigaes contratuais (pagas, pendentes e vincendas). (E) dotada de retroatividade mxima, mas no afeta os termos do contrato, que est protegido pelo ato jurdico perfeito.

33
Considere as seguintes afirmaes a respeito da Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO): I - a LDO de iniciativa privativa do Presidente da Repblica; II - o projeto de LDO no admite emenda que trate de matria no oramentria; III - o projeto de LDO pode ser rejeitado pelo Congresso Nacional; IV - a LDO, por se tratar de Norma de efeitos concretos, no pode ser objeto de ADIn. Esto corretas APENAS as afirmaes (A) I e II. (B) II e III. (C) I, II e IV. (D) I, III e IV. (E) II, III e IV.

31
Um contrato de compra e venda entre uma empresa brasileira e uma empresa norte-americana contm clusula indicando como foro competente o Rio de Janeiro, e outra clusula indicando as leis das Ilhas Cayman como aplicveis ao mesmo. O contrato foi assinado nos Estados Unidos, em um estado onde h plena autonomia da vontade para escolha da lei aplicvel. Caso o contrato seja objeto de uma disputa judicial no foro escolhido, a clusula de lei aplicvel (A) ser considerada invlida, porque as Ilhas Cayman no guardam suficientes vnculos com o contrato para justificar a escolha da lei desse pas. (B) no ser considerada vlida no Brasil, pois o artigo 9o da Lei de Introduo ao Cdigo Civil tem carter imperativo. (C) ser considerada vlida porque, nos termos do artigo 9o da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, a lei aplicvel ao contrato a do local da sua constituio. (D) no ser vlida no Brasil, pois a clusula de lei aplicvel deve sempre seguir a clusula de foro. (E) ser considerada invlida no Brasil, tendo em vista que o contrato foi firmado entre duas empresas que no tm sede nas Ilhas Cayman.

34
Em 2002, entrou em vigor uma lei federal que regulava a cobrana de determinado tributo, de acordo com a Constituio de 1988. Em 2009, no entanto, foi aprovada uma emenda constitucional que tornou a lei incompatvel com a Constituio. Para que uma empresa no recolhesse mais o tributo, com base na tese da incompatibilidade entre a lei federal e a emenda constitucional de 2009, qual ao o seu advogado deve ajuizar? (A) Mandado de segurana. (B) Mandado de segurana coletivo. (C) Mandado de injuno. (D) Arguio de descumprimento de preceito fundamental. (E) Ao direta de inconstitucionalidade.

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

35
Sobre as sociedades de economia mista e suas subsidirias que explorem atividades econmicas pode-se afirmar que - no necessria autorizao legislativa para a criao de subsidirias, desde que haja previso para esse fim na prpria lei que instituiu a empresa de economia mista matriz; II - as sociedades de economia mista que exploram atividade econmica esto sujeitas fiscalizao do TCU; III - as sociedades de economia mista que exploram atividade econmica e suas subsidirias no esto sujeitas ao princpio da licitao nos contratos de obras e servios; IV - as sociedades de economia mista que exploram atividade econmica esto sujeitas ao regime jurdico prprio das empresas privadas. Esto corretas APENAS as afirmaes (A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) I, III e IV. (E) II, III e IV. I

37
O presidente de uma sociedade de economia mista federal formulou consulta sua assessoria jurdica indagando sobre a aplicao do limite mximo de remunerao previsto no artigo 37, inciso XI, da Constituio da Repblica (subsdio mensal, em espcie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal) no mbito daquela entidade. A assessoria jurdica dever responder que (A) as sociedades de economia mista so dotadas de personalidade jurdica de direito privado e, por essa razo, no se submetem s restries remuneratrias prprias das entidades integrantes da Administrao pblica direta. (B) as sociedades de economia mista, embora dotadas de personalidade jurdica de direito privado, submetemse ao regime de direito pblico no que tange aos direitos e s obrigaes trabalhistas, estando, por essa razo, submetidas ao limite mximo de remunerao. (C) as sociedades de economia mista federais so dotadas de ampla autonomia administrativa e, por tal razo, gozam de absoluta independncia para a instituio da poltica remuneratria de seus empregados, sem qualquer submisso ao regime juspublicista. (D) o limite mximo de remunerao previsto no artigo 37, inciso XI, da Constituio da Repblica aplica-se s sociedades de economia mista federais e suas subsidirias quando receberem recursos da Unio para pagamento de despesas de pessoal ou de custeio em geral. (E) o limite mximo de remunerao previsto no artigo 37, inciso XI, da Constituio da Repblica aplica-se somente s sociedades de economia mista federais institudas aps a entrada em vigor da Emenda Constitucional no 19/98, oportunidade em que foi estabelecida a restrio remuneratria.

36
O Tribunal de Contas da Unio (TCU) instaurou, em 2009, Tomada de Contas Especial visando apurao de irregularidades e identificao de responsveis em decorrncia de atos praticados no mbito de sociedade de economia mista federal. A esse respeito, de acordo com a jurisprudncia atual do Supremo Tribunal Federal, conclui-se que (A) o TCU extrapolou suas competncias constitucionais, pois no lhe lcito exercer o controle externo sobre entidades dotadas de personalidade jurdica de direito privado, uma vez que seus servidores esto sujeitos ao regime celetista. (B) a atuao do TCU juridicamente correta desde que a sociedade de economia mista em questo seja uma empresa estatal dependente, conforme critrios estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. (C) o instituto da Tomada de Contas Especial no aplicvel s sociedades de economia mista, pois seus bens e direitos so privados, no se confundindo com o patrimnio pblico, de modo que eventual leso no atinge o errio. (D) a postura do TCU inconstitucional, pois invade as competncias regulatrias e sancionatrias outorgadas s agncias reguladoras para controlar os diversos segmentos de atuao das sociedades de economia mista federais. (E) a postura do TCU juridicamente correta, pois sua competncia abrange a instaurao de Tomada de Contas Especial de administradores das entidades integrantes da administrao indireta federal, inclusive sociedades de economia mista.

38
Em mbito federal, o direito da Administrao Pblica de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios (A) no se submete a prazo decadencial, em decorrncia do princpio da legalidade. (B) decai em dez anos, contados da data da cincia do vcio de legalidade, salvo comprovada m-f. (C) decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. (D) decai em trs anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. (E) prescreve em cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, cargo em comisso ou funo de confiana.

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

39
O Governador de determinado Estado-membro da Federao brasileira declarou de utilidade pblica, para fins de desapropriao, imvel pertencente a municpio situado em seu territrio. Analisando a juridicidade do decreto expropriatrio em tela, conclui-se que a desapropriao pretendida pelo Governador (A) juridicamente impossvel, pois os bens pblicos so imprescritveis. (B) juridicamente possvel, desde que tenha sido precedida de autorizao legislativa. (C) juridicamente possvel, desde que tenha sido precedida de autorizao por decreto da Chefia do Poder Executivo Federal. (D) no tem base legal, pois a desapropriao forma derivada de aquisio da propriedade. (E) no tem base legal, pois os bens pblicos no so expropriveis. 40 A respeito das hipteses de dispensa e inexigibilidade de licitao previstas na Lei Federal no 8.666/93, analise as assertivas abaixo. I - Nos casos de dispensa e de inexigibilidade de licitao, se comprovado superfaturamento, respondem solidariamente pelo dano causado Fazenda Pblica o fornecedor ou o prestador de servios e o agente pblico responsvel, sem prejuzo de outras sanes legais cabveis. II - O procedimento licitatrio dispensvel, a critrio da autoridade administrativa, para a aquisio de bens e servios comuns, assim considerados aqueles cujos padres de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pela Administrao, por meio de especificaes usuais no mercado. III - As hipteses de inexigibilidade de licitao encontram-se taxativamente previstas na Lei de Licitaes e Contratos Administrativos.

42
Suponha-se que determinada empresa, estando em dbito com a fazenda pblica municipal em razo do no recolhimento do imposto sobre servios relativo ao ltimo ano, promova o parcelamento do valor devido, de acordo e na forma das condies estabelecidas em lei prpria. Nesse caso, o parcelamento (A) suspende a exigibilidade do crdito tributrio. (B) concede remisso ao crdito tributrio. (C) extingue o crdito tributrio. (D) exclui o crdito tributrio. (E) promove a compensao com crditos vencidos do sujeito passivo contra a Fazenda Pblica Municipal.

43
A contribuio social pode ser cobrada pela (A) Unio, somente. (B) Unio, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municpios, desde que no seja cobrada a contribuio previdenciria de seus servidores para aplicao em benefcio destes. (C) Unio, livremente, e pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municpios desde que seja a contribuio previdenciria cobrada de seus servidores para aplicao em benefcio destes. (D) Unio, pelos estados e pelo Distrito Federal. (E) Unio e, de forma suplementar, pelos estados.

44
A vedao constitucional cobrana de tributos, antes de decorridos noventa dias da data em que tenha sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, NO se aplica (ao) (A) fixao da base de clculo do Imposto sobre Servios. (B) fixao da base de clculo do Imposto sobre Veculos Automotores. (C) Imposto sobre Grandes Fortunas. (D) Imposto Territorial Rural. (E) Imposto sobre Produtos Industrializados.

45
Com base na legislao da poca, a alquota do IPI para determinado produto, em 2006, era de 20%. Atravs de sucessivas alteraes, tal alquota passou para 15% em 2007, 5% em 2008 e 25% em 2009 e 2010. Em janeiro de 2010, a Receita Federal verificou que certa indstria, fabricante desse produto, no recolhera o IPI correspondente aos perodos de 2006, 2007, 2008 e 2009. Para fins de lanamento, o Fisco deve utilizar-se da alquota de (A) 5% para todos os perodos, com base no princpio da retroatividade da lei mais benigna aplicvel ao contribuinte. (B) 15% para todos os perodos. (C) 15% para 2006 e 2007 e da alquota de 5% para 2008 a 2010. (D) 20% para todos os perodos. (E) 20% para 2006, 15% para 2007, 5% para 2008 e 25% para 2009.

correto APENAS o que se afirma em (A) I. (B) II . (C) III. (D) I e II. (E) I e III.

41
NO cabe ao Estado instituir imposto sobre (A) circulao de mercadorias. (B) transmisso causa mortis e doao, de quaisquer bens e direitos. (C) prestao de servios de comunicao. (D) prestao de servios de transporte municipal. (E) prestao de servios de transporte interestadual.

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

10

46
Qual o rgo da sociedade annima de capital aberto que tem competncia para a alienao de bens do Ativo Permanente de uma companhia? (A) Diretoria. (B) Assembleia Geral. (C) Conselho Fiscal. (D) Conselho de Administrao. (E) Conselho Consultivo.

49
Analise as afirmaes a seguir, com base na Lei no 11.101/ 2005 (que regula a recuperao judicial, a extrajudicial e a falncia do empresrio e da sociedade empresria). - As obrigaes a ttulo gratuito no so exigveis do devedor na recuperao judicial e na falncia. II - A decretao da falncia das concessionrias de servios pblicos implica extino da concesso, na forma da lei. III - O prazo de contestao na falncia de 15 (quinze) dias. Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es) (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III. I

47
Com relao aos ttulos de crdito, analise as afirmaes a seguir. - O ttulo de crdito o documento necessrio para o exerccio do direito literal e autnomo nele contido, somente produzindo efeitos quando se coaduna com os requisitos da lei. II - A letra de cmbio uma ordem de pagamento vista ou a prazo. III - A nota promissria uma ordem de pagamento a prazo. IV - A duplicata uma ordem de pagamento vista ou a prazo. V - O cheque uma ordem de pagamento vista. So corretas APENAS as afirmaes (A) I e II. (B) III e IV. (C) III, IV e V. (D) I, II, III e V. (E) I, II, IV e V. I

50
Considerando que a relao de trabalho temporrio enseja uma relao trilateral envolvendo o trabalhador temporrio, a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora dos servios ou empresa cliente, de acordo com a disciplina da Lei no 6.019/74 e do Decreto no 73.841/74, tem-se que (A) uma das excees legais vedao de terceirizao de atividade-fim da empresa tomadora, em razo de seu carter contnuo (artigo 10 da Lei no 6.019/74) e de suas finalidades especficas. (B) a nica modalidade de terceirizao em que o trabalhador presta servios de natureza pessoal ao tomador, sem que haja a configurao do vnculo de emprego com este, sendo que a vinculao permanece com a empresa de trabalho temporrio. (C) a contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, nos termos da Smula no 331, item I, do C. T.S.T. , formando-se o vnculo sempre com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho de temporada. (D) se confunde o trabalhador temporrio com o empregado contratado por prazo certo, pois este ltimo tambm possui vnculo de emprego com o tomador dos respectivos servios, regendo-se pelas disposies da CLT (artigo 433 e seguintes). (E) se confunde o trabalhador temporrio com o empregado contratado por prazo certo, pois a Lei 6.019/74 no instituiu rol de direitos menos favorveis do que a CLT (artigo 433 e seguintes).

48
Em qual dos contratos mercantis abaixo NO se aplicam as regras gerais previstas em lei? (A) Na compra e venda mercantil, o vendedor, alm de transferir o domnio da coisa vendida, tambm se compromete por vcio redibitrio e evico. (B) Na compra e venda mercantil, no que diz respeito responsabilidade pelo transporte da mercadoria transacionada, via de regra, cabem ao comprador as despesas com a tradio. (C) Na representao comercial, inexiste vnculo de emprego entre o representado e o representante comercial autnomo, sendo que a subordinao deste quele tem carter empresarial, para fins do exerccio da atividade econmica. (D) Na comisso mercantil, o comissrio, em nome prprio, obriga-se a realizar negcios mercantis por conta do comitente, assumindo, portanto, responsabilidade pessoal perante terceiros pelos atos praticados. (E) No contrato de franquia, o empresrio (franquiador) licencia o uso de sua marca a outro (franquiado) e presta-lhe servios de organizao empresarial, com ou sem venda de produtos.

11

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

51
Sucesso trabalhista, tambm conhecida por alterao contratual subjetiva, traduz-se, em sntese, na substituio de empregadores, com imposio de crditos e dbitos. A esse respeito, considere as afirmaes a seguir. I - A caracterizao est contida no art. 10 da CLT, ao versar que qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa poder afetar os direitos adquiridos por seus empregados. II - A caracterizao est contida no art. 448 da CLT, ao versar que a mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa poder afetar os contratos de trabalho dos respectivos empregados. III - A utilizao do termo empresa na lei ressalta a despersonalizao do empregador, enfatizando a vinculao do contrato de trabalho prpria atividade empresarial, independente de quem venha a ser titular. IV - A preciso dos preceitos legais relativos sucesso no permite que a jurisprudncia proceda ao processo de adequao do sentido das normas s constantes transformaes ocorridas na realidade concreta. So corretas APENAS as afirmaes (A) I (B) III (C) II e IV (D) I, II e III. (E) II, III e IV.

53
Nos termos dos artigos 2o e 3o da CLT, pressuposto configurador da relao de emprego a (A) prestao de servios por pessoa jurdica a um tomador. (B) impessoalidade em relao ao empregado. (C) eventualidade dos servios prestados. (D) subordinao jurdica. (E) no onerosidade.

54
A competncia para julgamento de embargos de terceiros na execuo por carta precatria do juzo (A) deprecante, salvo se versarem, unicamente, sobre vcios e irregularidades da penhora, avaliao ou alienao de bens, praticados pelo juzo deprecado, em que a competncia ser deste ltimo. (B) deprecante, salvo se versarem, sobre erros essenciais e omisses, praticados pelo juzo deprecado, em que a competncia ser deste ltimo. (C) deprecante, salvo se versarem, sobre atos de serventia, praticados pelo juzo deprecado, em que a competncia ser deste ltimo. (D) deprecado, em qualquer hiptese, durante toda a execuo. (E) deprecado, pois os embargos podem ser oferecidos tanto no juzo deprecante quanto no deprecado.

55
cabvel Recurso de Revista fundado em contrariedade Orientao Jurisprudencial, em Procedimento Sumarssimo? (A) Sim, pois o TST tambm est afeito a esse rito. (B) Sim, pois as orientaes jurisprudenciais nada diferem dos enunciados de smulas trabalhistas. (C) Sim, por expressa autorizao legal prevista na CLT. (D) No, pois a previso legal no est contida na CLT, mas sim na exposio de motivos do CPC. (E) No, por ausncia de previso legal na CLT.

52
Os altos empregados so assim entendidos como aqueles que, dentro do universo interno empresarial de hierarquia e distribuio de poderes, acabam por concentrar prerrogativas de direo e gesto prprias do empregador. Trata-se de ocupantes de cargos de chefia, direo ou demais funes de gesto que se caracterizam pela elevada fidcia do empregador e recebem tratamento legislativo diferenciado, posto que, no raras vezes, a sua atuao confunde-se com a do prprio titular do empreendimento. So eles: (A) os empregados ocupantes de cargos ou funes de gesto ou de confiana, regidos pelo artigo 62, inciso II, da CLT, com exceo do setor bancrio. (B) os empregados ocupantes de cargos ou funes de confiana bancrios, regidos pelo artigo 222 da CLT. (C) os acionistas minoritrios com o status jurdico de empregados subordinados. (D) os prepostos da pessoa jurdica com o status jurdico de empregados subordinados. (E) a figura do diretor eleito, exclusivamente, que tenha sido empregado da empresa.

56
Nos termos da dico do art. 496 da CLT, quando a reintegrao do empregado estvel for desaconselhvel, dado o grau de incompatibilidade resultante do dissdio, o tribunal do trabalho poder converter aquela obrigao em indenizao. Tal faculdade, dada ao tribunal, encontra-se lastreada, como uma exceo, ao princpio processual trabalhista da(o) (A) fungibilidade. (B) celeridade. (C) duplo grau. (D) dispositivo. (E) contraditrio.

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

12

57
Em contrato de fiana bancria, foi estipulada dupla garantia: nota promissria e cauo com duplicatas. Esse fato, por si s, representa (A) condio potestativa pura, sendo nula. (B) enriquecimento sem causa do credor. (C) bis in idem que o Direito repudia. (D) a possibilidade de opo do credor por uma delas. (E) abuso de direito por desequilibrar o contrato.

61
A teoria e disciplina clssicas das transferncias de riquezas, se resultaram adequadas a um sistema econmico individualista e pouco dinmico, no podiam satisfazer as exigncias da moderna economia de massas, caracterizada pelo extraordinrio incremento do volume de trocas e pela crescente estandardizao e impessoalidade.
ROPPO, E. O contrato. So Paulo: Almedina, 2009, p. ??

58
As proposies a seguir apresentam uma caracterizao de posse seguida de uma explicao que encontra fundamento legal, EXCETO, (A) at prova em contrrio, a posse mantm suas caractersticas iniciais / fato este que envolve tanto suas qualidades como sua origem. (B) a posse existe como um todo unitrio e incindvel / a presena ou ausncia de certos elementos que vai especific-la. (C) a posse justa no tem vcios desde a origem / se os detentores mantm a coisa em seu poder. (D) a violncia estigmatiza a posse / sendo violenta, a posse no merece a proteo do direito. (E) a posse precria representa a frustrao da confiana / tal precariedade ocorre em momento posterior apreenso da coisa.

A anlise do texto acima remete a qual das seguintes concepes a respeito de contrato? (A) A impessoalidade na construo do vnculo contratual atinge o princpio da relativizao dos efeitos dos contratos. (B) A nova realidade econmica permitiu o desenvolvimento de um novo paradigma de contratao. (C) O contrato deixa de guardar relao com a autonomia da vontade, visto que passa a ser padronizado. (D) O princpio da tipicidade contratual ganha fora, na medida em que se insere na tendncia de crescente homogeneizao dos vnculos contratuais. (E) As clusulas contratuais so cada vez mais genricas e estandardizadas , o que remete a uma interpretao extensiva.

62
So requisitos do instituto da leso, EXCETO (A) onerosidade excessiva para um dos contratantes. (B) desproporcionalidade das prestaes. (C) imprevisibilidade do fator de desestabilizao do contrato. (D) inexperincia de um dos contratantes. (E) imperativo em contratar de uma das partes.

59
Se o scio se utilizar da sociedade como escudo protetivo e passar a ocultar seus bens pessoais no patrimnio da sociedade, configurar-se- hiptese de (A) desconsiderao inversa. (B) conflito de interesses entre partes relacionadas. (C) desconsiderao da personalidade jurdica da sociedade. (D) responsabilidade subsidiria da sociedade. (E) confuso patrimonial fraudulenta.

63
Jos e Amanda Gonalves ingressam com ao de resciso de negcio jurdico em face de Leandro e Maria Vidal, alegando que as partes celebraram uma promessa de compra e venda do apartamento X, da Rua Y, ocasio em que os rus registraram que declaram os proprietrios que nada existe contra seus nomes e o imvel em tela que possa impossibilitar a efetivao deste compromisso de compra e venda, sendo certo que o imvel estava hipotecado. Sabe-se que os autores s retiraram as certides relacionadas ao apartamento, quando j haviam pago 70% do valor do imvel. Nesse caso, a venda (A) nula porque os autores foram vtimas de erro substancial, que lhes turbou a vontade. (B) anulvel, ante a presena de erro escusvel por parte dos autores. (C) vlida e no h nenhuma falsidade na afirmativa dos rus, ante a natureza jurdica da hipoteca. (D) no produz efeitos, visto que a falsa representao da realidade suprime a vontade dos autores. (E) est sujeita a uma condio suspensiva, qual seja a baixa da hipoteca.

60
A imputao de responsabilidade civil, portanto, supe a presena de dois elementos de fato, que so a conduta do agente e o resultado danoso; e de um elemento lgiconormativo, o nexo causal.
Ministro CARLOS FERNANDO MATHIAS

Considerando o contexto acima, o carter lgico-normativo do nexo causal se vincula (A) ao elo referencial que conecta conduta e dano. (B) aos efeitos indiretos relacionados conduta danosa. (C) ao grau de culpa do agente do dano. (D) reprovabilidade da conduta danosa. (E) a qualquer condio com potencial para produzir o dano.

13

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

64
A BR S.A. prope cerca de cem aes cognitivas, de contedo similar, distribudas a juzos com competncia cvel do Poder Judicirio do Estado do Rio de Janeiro. Cerca de trinta dessas aes so apresentadas Segunda Vara Cvel da Comarca da Capital que instrui, na ntegra, cinco dessas aes, proferindo sentena de mrito com a improcedncia do pedido. A autora apresentou recurso tempestivo em todas as aes. Com base nas seguidas decises proferidas, o magistrado indeferiu a petio inicial das aes restantes, julgando improcedentes os pedidos nelas contidos. No sistema adotado no Brasil, o ato do juiz que indeferiu a inicial (A) despido de arrimo legal. (B) agravvel. (C) apelvel. (D) passvel de retratao. (E) recorrvel.

66
Caio, Gerente comercial da Empresa X estatal de economia mista, aps os trmites de estilo, subscreve, como representante legal da empresa, contrato de prestao de servios com a Empresa Y, especialista na manuteno de cabos eltricos. Durante o perodo de dez meses, o servio transcorre normalmente. No dcimo-primeiro ms, a empresa Y falha, seguidamente, na prestao dos servios avenados, sofrendo multa prevista no contrato. Inconformada, a empresa contratada impetra mandado de segurana contra o ato do Gerente comercial da Empresa X. No desenvolvimento da anlise desse caso, constatou-se que (A) a ao popular cabvel diante do prejuzo para a Administrao Pblica. (B) o mandamus perfeitamente cabvel por ser o ato atacado de autoridade. (C) as caractersticas peculiares das empresas controladas pelo Estado permitem, regra geral, o manejo da ao mandamental. (D) os atos de gesto comercial das empresas pblicas ou sociedades de economia mista no so atacveis por mandado de segurana diante da novel legislao. (E) os atos de gesto comercial somente esto infensos ao controle mandamental, se praticados pelo presidente da empresa pblica ou sociedade de economia mista.

65
Um motorista profissional surpreendido por veculo de propriedade da Empresa X, em via pblica, que colide com o seu automvel, gerando inmeros prejuzos. O veculo utilizado para servios que o motorista presta como profissional autnomo e permaneceu em reparos pelo perodo de trinta dias. Aps tentativa amigvel, ele no obtm sucesso na reparao dos danos causados e prope ao com pedido condenatrio, fixando o valor de causa em R$ 30.000,00, correspondente aos danos causados. Regulamente citada, a empresa apresenta contestao, impugnando os documentos mostrados pelo autor, que anexou aos autos somente um oramento, no permitindo a comparao com outras empresas especialistas em reparos automotivos. No anexa documentos e nem requer outras provas. Foi designada audincia de instruo e julgamento, no tendo as partes apresentado outros documentos, nem testemunhas e ainda no tendo requerido prova pericial. Aps as alegaes finais, o magistrado profere sentena, em audincia, julgando procedente totalmente o pedido formulado, condenando a r nas custas e em honorrios de dez por cento do valor dado causa. No houve recurso, ocorrendo o trnsito em julgado. Analisando o caso, verifica-se que (A) a empresa deveria ter apresentado reconveno. (B) a prova pericial deveria ter sido determinada quando da impugnao ao documento apresentado. (C) a contestao sem documentos caracteriza a revelia. (D) o valor da causa no est adequado ao benefcio econmico postulado. (E) as partes, no tendo apresentado outras provas, permitem que ocorra a sentena de mrito.

67
Nero, brasileiro, empresrio, residente na Comarca de Varre-Sai, supreendido com ato citatrio em execuo fiscal proposta pelo INSS e distribudo ao Juzo Estadual da Comarca de Varre-Sai. Aduz, em defesa, a incompetncia absoluta daquele Juzo para conhecer e julgar o processo, requerendo a remessa dos autos ao Juzo Federal. A alegao defensiva rejeitada, prosseguindo-se com a execuo, tendo sido penhorado o nico bem imvel de Nero, onde o mesmo habita com sua esposa e cinco filhos. Nesse caso, de acordo com a legislao, deve-se considerar que a(o) (A) penhora em tela no cabvel, pois no se trata de tributo incidente sobre o imvel. (B) a competncia do Juzo estadual origninria. (C) execuo fiscal, como procedimento especial, admite a penhora de bem de famlia. (D) a incompetncia do Juzo estadual relativa. (E) recurso contra a deciso que fixou a competncia do Juzo deve ser julgado por Tribunal de Justia.

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

14

68
Caio, brasileiro, comerciante, promove ao de despejo em face de Empdocles, pela falta de pagamento dos alugueres, correspondentes a trs meses de locao. O ru, regulamente citado, no apresenta contestao, sendo declarada sua revelia e julgado procedente o pedido. No prazo de recurso, o ru ingressa nos autos e apresenta apelao, julgada por acrdo unnime do tribunal, negando provimento ao recurso. Inconformado, apresenta recurso extraordinrio, aduzindo violao ao devido processo legal, bem como aos princpios do contraditrio e da ampla defesa, nenhum deles objeto de anlise, pelo acrdo, que se limitou a aferir a ausncia de pagamento dos alugueres devidos, a inexistncia de purga da mora e, ainda, a ausncia de vcios no ato citatrio, temas constantes de lei federal. Nessas condies, tem-se que (A) o recorrente apresentou fundamento comprobatrio da repercusso geral do seu caso. (B) o revel pode recorrer, ao seu cientificado do processo, no prazo de recurso. (C) o recurso especial incabvel, diante dos fundamentos do acrdo. (D) o recurso extraordinrio deve ser admitido pela instncia de origem, por preencher os pressupostos legais. (E) o recurso extraordinrio, caso ultrapasse a instncia de origem, deve ser conhecido, por ausncia de prequestionamento.

70
Nero prope ao de cobrana por meio do procedimento sumrio em face de Empdocles tendo requerido provas documental, testemunhal e pericial. Anexou rol de testemunhas e quesitos de percia. Foi realizada audincia de conciliao, sem acordo. Aps, foi determinada prova pericial, nomeado experto, fixados os honorrios que no foram depositados. O magistrado proferiu despacho, intimando a parte autora, por publicao no Dirio Oficial, para depositar os honorrios, em cinco dias, pena de perda da prova requerida. Silente o autor, foi proferida sentena de improcedncia, por ausncia de provas dos fatos articulados na exordial. No prazo para oferecimento de embargos de declarao, ingressou nos autos Claudius, filho de Nero, por meio do seu representante judicial, comunicando o falecimento do seu pai, em data anterior ao despacho publicado, aduzindo ser nico herdeiro e postulando a declarao de nulidade de todos os atos praticados a partir da data do falecimento e requerendo a suspenso do processo. Analisando esse caso, tem-se que (A) a habilitao dos sucessores deve ocorrer aps a suspenso do processo. (B) prazos so interrompidos atravs dos embargos de declarao. (C) o falecimento comunicado aps a sentena incide a precluso. (D) os atos processuais, aps o falecimento, so perfeitos. (E) os embargos declaratrios no so de molde a permitir a declarao de nulidade dos atos processuais.

69
trio, regularmente representado por seu genitor, impetra mandado de segurana contra ato do Governador do Estado de So Paulo, tendo em vista que aduziu ter sido preterido em concurso pblico nas vagas destinadas a portadores de necessidades especiais, consoante previso normativa. O processo foi distribudo,originariamente, a Desembargador do TJ/SP que, aps proceder aos trmites legais, levou seu voto ao rgo colegiado para julgamento. O acrdo proferido pelo rgo competente do TJ/SP denega a segurana, por maioria de votos. Inconformado, trio apresenta recurso especial, dirigido ao Superior Tribunal de Justia, que no admitido pelo rgo de origem, sendo interposto agravo de instrumento, tambm no conhecido. Diante disso, o(a) (A) recurso ordinrio, no caso, somente caberia, se procedente o pedido. (B) recurso cabvel o ordinrio de apelao. (C) caso seria de recurso extraordinrio. (D) deciso deve ser atacada por recurso ordinrio. (E) deciso, no sendo unnime, caberiam embargos infringentes.

Co n t i nu a

15

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

QUESTES DISCURSIVAS
Questo no 1
O Ministrio Pblico do Estado do Paran,em litisconsrcio com o Ministrio Pblico Federal, promove ao civil pblica em face de uma distribuidora e de cerca de cem postos de gasolina que portam a bandeira desta, aduzindo violaes diversas a dispositivos do Cdigo do Consumidor, bem como de regras pertinentes livre concorrncia, apresentando, juntamente com a pea exordial, inmeros documentos,incluindo pareceres tcnicos. Regulamente citados, os rus apresentam contestao, utilizando o prazo em dobro previsto em lei, apresentando documentos com suas defesas, bem como tambm pareceres tcnicos sobre a questo. O magistrado diante do quadro probatrio julga antecipadamente a lide, acolhendo o pedido na integralidade, impondo o recolhimento das custas do processo e honorrios advocatcios, pro rata, de dez por cento do valor dado causa aos sucumbentes. Inconformados, todos os rus ofertaram apelao recebida no duplo efeito. O Tribunal Regional Federal acolheu o recurso, declarando a nulidade do processo a partir da sentena e determinando a produo de prova pericial. Inconformados, os rgos ministeriais apresentaram embargos de declarao com intuito de prequestionar matria no ventilada na deciso. Os embargos foram rejeitados. A seguir, foram apresentados recursos especial e extraordinrio, julgados desertos, por falta de pagamento das custas devidas. Houve recurso de tal deciso. Analisar o texto, enfocando aspectos da ao civil pblica, competncia dos recursos, das custas, da sucumbncia, das provas, da anulao da sentena. (valor: 10,0 pontos)

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

_______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

SC

U
16

_______________________________________________________________________________________________________

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

_______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

SC

U
17

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

_______________________________________________________________________________________________________

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

Questo no 2
Distribuidora X se insurge em face de procedimento adotado pela Empresa Y denominado faturamento antecipado, prtica que pretende seja reconhecida como abusiva e ilcita. Em linhas gerais, a Empresa Y realiza um faturamento de valores correspondentes a produtos solicitados pela Distribuidora X e por esta no retirados no curso do ms superveniente, fazendo, inclusive, incidir encargos (juros). A cobrana e o pagamento de tais valores, segundo a Empresa Y, so condies para o prosseguimento da relao com a X. A Empresa Y fundamenta sua prtica na lei, nas prticas do mercado e na ento vigente Portaria 72/2000 da ANP. Art. 10. O saldo de quota ser incorporado quota do ms seguinte. E, de acordo com o seu Artigo 2o, IX: A t. 2o Para os fins desta Portaria, ficam estabelecidas as seguintes definies: IX - saldo de quota: volume no recebido ou no retirado pelo distribudo;. Sabe-se que a Distribuidora X no tem linha de crdito a seu favor junto Empresa Y e que, no contrato, h clusula (tambm impugnada pela distribuidora) a qual consigna que o pagamento para os adquirentes sem crdito pr-aprovado deve ocorrer em uma nica parcela e vista. Analise a situao jurdica vivenciada pelas empresas, emitindo parecer que esgote a fundamentao e a argumentao possveis. (valor: 10,0 pontos)

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

SC

U
18

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

_______________________________________________________________________________________________________

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

_______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________

SC

U
19

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

_______________________________________________________________________________________________________

PROFISSIONAL JNIOR FORMAO: DIREITO

You might also like