You are on page 1of 3

Como administrar o namoro

Autor: Alan Ribeiro Site: www.sobrerelacionamento.com Esse material faz parte da biblioteca de relacionamentos 60 dias Pode ser distribudo livremente, presenteie algum que precisa do que est escrito aqui.

Muitos namoros acabam porque o casal no soube administrar a relao, isso fato. Mas o que administrar um namoro? De que modo pode ser feito isso? Voc j parou para pensar que o namoro, mesmo tendo sentimentos envolvidos, pode ser tratado com certas atitudes pensadas e planejadas assim como feito em uma empresa? Se a resposta para esta ultima pergunta for no, ento eu convido voc a ler este nosso artigo at o fim, pois irs encontrar uma nova maneira de ver o namoro e saber a importncia de aplicar certos mtodos administrativos no mbito dos relacionamentos. O namoro precisa ser bem administrado, caso contrrio ele pode chegar ao fim. H algum tempo criamos o artigo que fala sobre o marketing do relacionamento amoroso, e hoje faremos algo semelhante, pois vamos te ensinar, com base na regra dos negcios, como administrar um namoro. Planeje seu namoro Toda grande empresa necessita fazer um planejamento para alcanar seus objetivos, assim tambm no namoro. preciso que voc, junto com seu par, planeje as coisas que vocs pretendem alcanar juntos, tanto as de curto prazo, como as de longo prazo, tendo em vista que h dois tipos de planejamento a se fazer, tais so eles: Planejamento estratgico do relacionamento O planejamento estratgico onde so feitas as decises mais importantes na vida de um casal, sejam noivos, namorados, cnjuges, eles precisam ter uma estratgia do que fazer. Essa a parte onde vocs dois vo sentar e definir os rumos da relao. Aqui vocs precisam conversar muito ( importante discutir a relao) e definir objetivos de longo alcance para os dois, tais como: Como vocs querem estar daqui a 1 ano? O que vocs vo fazer para permanecerem juntos at l? Se h algum que pode atrapalhar vocs dois, como vocs podem contornar isso? Como fazer para a famlia apoiar? Se pensam em casar-se, quando seria isso?

Querem ter filhos depois do casamento? Sei que talvez voc diga: Vamos viver o agora, o amanh a Deus pertence ou talvez voc ache que essas coisas de casamento e filhos ainda no o momento para pensar, mas aqui estou apenas usando alguns exemplos para mostrar que necessrio ter um planejamento de namoro ao longo prazo, pois isso garante estabilidade no relacionamento. Planejamento operacional do relacionamento Esse planejamento dentro de um relacionamento aquele que vem tratar das coisas a curto prazo. E vem tratar mais da parte prtica do que da parte terica. aqui que vocs vo ter que por a mo na massa (sem pensamentos maldoso, por favor). O planejamento operacional diz respeito ao que vocs dois vo fazer para se divertir, passar o tempo, encontrar algo incomum, etc, etc, etc, veja s: Planejar ir ao cinema; Planejar ir a um bom restaurante; Curtir uma piscina ou uma praia; Fazer uma viagem de fim de semana juntos; Cozinhar algo para o outro; Enfim, existem uma infinidade de coisas que vocs podem fazer a curto prazo e que passam pelo crivo do planejamento operacional. Caso queira mais dicas, considere ler 10 ideias para fazer com seu par. Controle os processos dentro do seu relacionamento Uma empresa precisa ter sob controle tudo que nela executado, pois assim a empresa tem como saber se algo est dando errado e, com base nisso, tomar decises que a levem para o lado certo. Do mesmo modo voc precisa ter isso dentro do seu relacionamento. Preste muita ateno em tudo que acontece dentro da sua vida amorosa com uma pessoa. s vezes ns deixamos coisas importantes passarem despercebidas porque no estamos controlando bem os processos sentimentais. No estou aqui dizendo que voc tem que se tornar um poo de cimes, no isso. Alis, nada tem haver com cimes. Quero que voc preste mais ateno na pessoa que est com voc, apenas isso. Muitas vezes no percebemos quando algo acontece com nosso amor antes que seja tarde demais. Voc precisa manter isso sob controle. Se algo

est diferente do usual, preocupe-se em saber o porqu. Veja alguns exemplos para aprender a controlar os processos: Seu amor sempre te encontra com um beijo, mas um dia ele no faz isso, preste ateno para saber o que aconteceu, pois talvez ele(a) esteja precisando da sua ajuda e no queira te falar; Voc planejam um programa a dois durante o ms inteiro, ai na ultima semana parece que algo est desmotivando a viagem. Descubra o que e elimine logo; Est havendo um indcio de que algum vai tocar em um assunto delicado que no bom para vocs dois. Retire-se do local com a pessoa; Ou seja, voc tem que estar bem atento, controlando tudo que acontece a volta do seu relacionamento e que pode contribuir para atrapalha-lo. No para voc virar uma pessoa neurtica, somente para voc ter mais sensibilidade e maturidade para lidar com possveis problemas; Fique atento ao feedback (retorno) O ultimo processo de administrao do namoro o feedback, ou seja, avaliar os resultados obtidos e saber se so bons ou ruins e o que podem fazer para melhorar. Isso puramente uma coisa: Dilogo. Vocs dois precisam conversar com muita frequncia sobre tudo. Precisam avaliar o que vocs fizeram e que deu certo ou errado para o namoro. Tome alguns exemplos: Se vocs foram a algum lugar que se mostrou desagradvel, no voltem l; Se vocs esto notando que muitas coisas que vocs fazem juntos esto se repetindo continuamente, faam algo totalmente diferente para no cair na rotina; Se seu amor te disser gostou de tal atitude sua, ento tenha mais dessas atitudes; Se seu amor te disser que no gostou de tal coisa, ento no faa mais; Enfim, procurem conversar para saber o que d certo no namoro de vocs e o que no d, pois assim tero sempre um retorno (feedback) do que fazer ou do que no fazer no relacionamento. Feito tudo isso, pode ficar tranquilo que o namoro est sendo bem administrado e, somando isso a outros fatores, vocs ainda tero um longo tempo de relacionamento pela frente (quem sabe para sempre!).

You might also like