You are on page 1of 4

Os 7 segredos para acabar com a timidez

Autor: Alan Ribeiro Site: www.sobrerelacionamento.com Esse material faz parte da biblioteca de relacionamentos 60 dias Pode ser distribudo livremente, presenteie algum que precisa do que est escrito aqui.

Nos ltimos dias eu estava na faculdade conversando com um amigo quando ele me disse que era muito tmido e perguntou o que poderia fazer para superar a timidez. Expliquei pra ele algumas coisas que achava ser importante para quem quer ter mais desenvoltura para se comunicar e expliquei que existem os mais variados casos em que uma pessoa pode apresentar a timidez. Eu tambm j fui muito tmido, mas nos dias atuais isto no bem uma verdade, pois, apesar de em alguns casos preferir no me manifestar, hoje em dia no tenho problema algum para falar em pblico para uma grande platia ou tomar a atitude de chegar em alguma mulher que me interesse. Quando ele me props conversar sobre o assunto timidez eu logo pensei: Por que no fazer uma postagem com algumas dicas que ajudem as pessoas que passam pela mesma dificuldade do meu amigo?. O texto seguinte o resumo de tudo que tive de aprender para superar a maldita timidez. Os 3 maiores casos de timidez A timidez acontece quando temos medo de nos expor a certas situaes que podem gerar constrangimentos. Caso 1 Dizer para algum que est afim: Esta situao nos pe o receio de sermos rejeitados e passarmos vergonha diante daquela pessoa que gostamos. Muitos homens tem medo de chegar numa garota e falar que gostaria de ter algo com ela e o mesmo se d com muitas mulheres. Caso 2 Falar em pblico: Quando algum fica na frente de varias pessoas a possibilidade de sentir-se tmido muito grande, pois voc se pe no centro das atenes e passa a ter maior probabilidade de sofrer constrangimento na frente de muita gente, o que para muitos uma dificuldade enorme. Caso 3 Medo de expressar opinies: Tambm acontece que muitas pessoas so tmidas para dar suas opinies na frente das outras, pois o receio de ser constrangido por falar alguma besteira acaba travando o crebro do tmido e impedindo-o de desenvolver qualquer tipo de assunto. Agora que j identificamos os casos que acontece para que haja timidez, vamos as dicas para superar este problema. 1 - Entenda que o primeiro passo seu.

No adianta nada a pessoa ser tmida se no admitir para si mesma que este um problema a ser superado. Primeiro a pessoa tem que querer deixar a timidez de lado, pois se ela no quiser nenhuma mudana acontecer e, em muitos casos, a pessoa passa por invisvel para as outras pessoas e isso um problema grande. Veja bem, no estou falando aqui que ser tmido algo mau ou ruim e sim que a atitude de timidez pode causar problemas para a vida pessoal. Uma pessoa pode ser mais recatada em muitos aspectos, pois sua personalidade, mas ela tem que entender que existem casos e casos e, em muitas situaes, necessrio deixar a timidez de lado para poder se impor e conseguir ser ouvido e ter algum destaque no meio social. 2 O mapa no o territrio. Existe uma premissa da programao neurolinguistica (PNL) que diz que o mapa no territrio, se vocs ainda no ouviram falar, vo entender agora. Quando o Brasil comeou a ser colonizado ele foi dividido em 13 capitanias de norte a sul e era assim que voc via o mapa naquela poca. Hoje em dia voc v o Brasil divido em 27 estados incluindo o distrito federal e assim que os mapas atuais so mostrados. Porm o tamanho do Brasil o mesmo de antes, a rea de cobertura brasileira a mesma, o territrio nacional ainda continua como antes. O que quero dizer com isso que o que mudou foi a forma de ver o pas no mapa e no o territrio brasileiro propriamente dito. assim que o tmido tem que entender a situao que ele passa, como um mapa. Ele ser a mesma pessoa (territrio), mas pode mudar a forma de ver as coisas (mapa). Fui claro? Uma pessoa tmida v a situao possivelmente constrangedora com medo, enquanto uma pessoa confiante v a situao como um desafio ou oportunidade. 3 A primeira atitude a mais importante de todas. Joo, um rapaz muito tmido, estava sentado na sala de aula quando o professor comeou a pergunta as coisas para a turma. Joo tinha todas as idias para responder as perguntas do professor, mas no conseguia levantar a mo para tomar a posse do assunto por receio de falar alguma coisa errada e virar alvo de risos dos colegas. Mas num sbito de coragem extrema ele falaou: - Professor!!! Posso falar? Essa foi a atitude mais difcil de ser tomada por Joo, mas depois que o professor olhou pra ele e disse: - Pode. Ele comeou a falar e, ao perceber que as pessoas o ouviam, conseguiu expressar tudo que tinha pra dizer. Essa primeira atitude do Joo de querer falar torna as outras muito mais fceis de serem executadas. O problema que o tmido tem essa dificuldade de tomar a primeira atitude e sempre acabam deixando a oportunidade passar e deixando de serem ouvidos. A mesma coisa acontece quando uma pessoa tmida quer conhecer algum. Ela pode ficar dias, meses, anos querendo falar com aquela pessoa e no conseguir dizer uma s palavra. Mas quando ela consegue dizer um simples oi, e a outra responde tambm com um ol, todas as seguintes interaes sero muito menos vergonhosas e mais fceis.

Por isso a necessidade de tomar a primeira atitude, pois todas as outras vem mais naturalmente e desacompanhadas da timidez exagerada. 4 A prtica acaba com a vergonha e leva a perfeio. Lembro a primeira vez que fui convidado a dar aula, eu tinha 16 anos e era aluno de um cursinho denominado Cursos Professor Carlos Diniz, devo muito a esse professor de matemtica que me ajudou a superar varias coisas, embora ele no saiba exatamente disso. Certo dia ele ia dar uma aula de Geometria plana, assunto esse que eu me destacava de maneira louvvel, mas ele ia se atrasar vinte minutos e ligou pedindo para a secretria me chamar e dizer pra eu dar a aula at ele chegar. Quando eu soube tremi na base, fiquei com medo pensando: Como eu ia dar uma aula para mais de 100 pessoas sendo que eu era somente um aluno como eles?. O medo de falar em publico me travou. Tomei coragem e fui la na frente da turma do cursinho e disse: Gente, o Carlos vai se atrasar e pediu pra eu dar a aula at ele chegar, mas eu no tenho a menor condio de fazer isso porque to morrendo de vergonha de vocs. Hoje me pergunto se precisava de mais coragem pra dar a aula ou pra dizer isso, mas ainda no entendo. Quando eu disse isso o irmo do professor chegou comigo e falou: Voc vai ser um bom professor no futuro. At agora eu tambm no entendi porque ele disse isso. Minha primeira aula que dei foi de fsica, passei a tarde toda estudando para preparar o material e explicar as coisas da melhor maneira possvel. Eu e alguns amigos tnhamos combinado que seria coisa simples, iam participar no mximo de 5 a 10 pessoas da aula. Mas quando o cursinho inteiro ficou sabendo que eu ia da uma aula de fsica pros amigo, todo mundo resolveu aparecer e a sala, com capacidade para mais de 100 pessoas, ficou quase toda cheia. Mais uma vez tremi na base. E no foi s no sentido literal eu tremi mesmo e, l no fundo, eu escutava o pessoal dizendo: Olha s, ele ta tremendo. E isso s piorou o que eu tava sentindo. Porm hoje em dia j dei muitas aulas, j falei para mais de 10.000 pessoas. J ensinei pessoas novas e pessoas mais velhas. Trabalhava vendendo um cd-rom para estudantes e tinha que fala para mais de 500 pessoas todo dia. De tanto falar em pblico, hoje no sinto medo e no tremo mais. verdade que sempre bate o nervosismo inicial, mas logo passa quando o assunto se desenvolve. Perdi essa timidez nica e exclusivamente na prtica. O mesmo se d para aqueles que tem dificuldade de chegar em uma mulher. Se ele resolver fazer isso todo dia, vai se tornar normal e a vergonha acaba. Se uma pessoa tem vergonha de expor sua opinio na frente dos outros, mas ficar exposta a situaes onde sua opinio extremamente necessria, vai se acostumar e perder o receio. A prtica acaba com a timidez. 5 preciso entender que todos passam por situaes de constrangimento vrias vezes na vida.

O tmido no ser a primeira pessoa a se sentir constrangido na frente de algum e tambm no ser a ultima. Quando a pessoa que tem timidez entende isso de maneira concreta, fica mais fcil aceitar que isto normal e aceitar que as vezes isso pode acontecer, mas no significa razo para temer nenhuma situao. 6 Gere em si auto-confiana. A melhor maneira de conquistar algo, independente do que seja, acreditar em si mesmo. Confiar na nossa prpria capacidade elimina vrios medos, inclusive a timidez exagerada. 7 Leia, leia bastante. Uma coisa que aprendi sobre se expressar que quanto mais se tem conhecimento sobre vrios assuntos, mas se quer mostrar ele para as outras pessoas. Quando lemos com freqncia bombardeamos nossa cabea de idias novas querendo sair para que o mundo saiba. Adotei a prtica de ler um livro seguido do outro e assim estou sempre cheio de idias para serem discutidas. Muitas das postagens aqui do meu blog sobre relacionamento vem das idias que adquiri em livros dos mais variados tipos, principalmente de livros sobre relacionamentos. Quem l tambm gera confiana em si e tem propriedade para falar de muitas coisas, perdendo assim a vergonha de se expor. Quem l fica velho e no perde a conscincia, treina o crebro diariamente para coisas complicadas, se destaca com sua personalidade, tem facilidade para lhe dar com pessoas, tem sempre assunto para discutir e tem um mundo novo dentro da prpria cabea. Eu leio quando estou no nibus, quando tenho tempo. Leio umas 2 horas por dia (1 hora pra ir para faculdade e outra pra voltar pra casa). Mas creio que 15 minutos do seu tempo dirio sejam necessrios para comear a entender as vantagens de uma boa leitura freqente. Concluso Embora a timidez no seja algo recriminvel, pode causar muitos problemas para as pessoas tmidas, pois passam por invisveis e no recebem destaque dos que esto em volta. Mas todas as dicas acima podem dar uma luz para entender que caminho seguir para ser algum mais visvel.

You might also like