You are on page 1of 4

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUMICA LABORATRIO DE EQ III Roteiro do Experimento Trocador de Calor de Placas 1.

OBJETIVO GERAL Determinar o coeficiente global de troca trmica em um trocador de calor de placas e a transio do regime de escoamento de laminar para turbulento. 2. TEORIA O processo de troca de calor entre dois fluidos a diferentes temperaturas, separados por uma parede slida possui extensa aplicao na engenharia. O equipamento empregado para tal processo denominado trocador de calor. Trocadores de calor so classificados quanto ao tipo do escoamento e sua construo. O mais simples dentre estes equipamentos aquele onde dois fluidos, um quente e outro frio, escoam em direes opostas ou no, em um tubo concntrico. No arranjo em paralelo, os fluidos, quente e frio entram e saem pelo mesmo lado e escoam na mesma direo. Enquanto que no arranjo em contracorrente, eles entram, escoam e saem em direes opostas, como mostra o esquema na Figura 1.

Figura 1: Tipos de escoamento em um trocador de calor: (a) paralelo (b) contracorrente Os principais tipos de trocadores de calor: o casco tubo, tubos concntricos e de placas. Este experimento ser realizado em um trocador de placas da Alfa Laval modelo CB26-54H. Este tipo de trocador composto de placas corrugadas, onde o fluido quente escoa em uma direo em cmaras alternadas, enquanto que o fluido frio em contracorrente nas outras cmaras. Um diagrama esquemtico desse trocador encontra-se na Figura 2. Os fluidos so direcionados para suas respectivas cmaras utilizando-se uma gaxeta ou uma solda. O trocador de placas usado quase que exclusivamente para transferncia de calor entre lquidos, embora atualmente este venha sendo utilizado em aplicaes onde ocorre mudana de fase (condensao e vaporizao).

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUMICA LABORATRIO DE EQ III Roteiro do Experimento Trocador de Calor de Placas
Entrada fluido quente Sada fluido frio Placa s

Parede externa Sada fluido quente Entrada fluido frio

Figura 2: Diagrama de um trocador de placas em contracorrente A determinao do coeficiente global de troca trmica um dos principais pontos na anlise de um trocador. Este coeficiente definido como a resistncia trmica total entre os dois fluidos, e determinado considerando a resistncia de ambos os fluidos conduo e conveco. Trocadores de calor de placas possuem coeficiente global de transferncia que chegam a ser de 3 a 5 vezes maiores que os de trocadores casco e tubo projetados para o mesmo fim, o que resulta em uma rea de troca bem menor para uma mesma aplicao. Estes valores altos para o U se devem induo de fluxo turbulento entre as placas o que tambm contribui para reduzir problemas relacionados incrustao. Como a resistncia transferncia de calor, dada pelo inverso do coeficiente global, a soma das resistncias individuais transferncia de calor, o coeficiente global de transferncia pode ser obtido por:

1 1 1 x U hq h f k placa
O termo

x k placa

representa a resistncia do material ao processo de transferncia de

calor por conduo, sendo

x a espessura da placa e k placa a condutividade trmica do

material da placa e hq e h f so os coeficientes convectivos de transferncia de calor dos fluido quente e frio, respectivamente.

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUMICA LABORATRIO DE EQ III Roteiro do Experimento Trocador de Calor de Placas O coeficiente de transferncia de calor convectivo pode ser calculado utilizando nmeros adimensionais como na seguinte correlao:

Nu a Reb Pr c

hD k

O valor do parmetro c pode ser considerado igual a 0,4. Os valores do parmetro b dependem do tipo de regime de escoamento. A regio de transio em trocadores de placas lisas normalmente maior que em trocadores de placas corrugadas. Os parmetros a e dependem do tipo do escoamento, laminar ou turbulento. 3. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS Trocador de calor de placas confeccionado em ao inoxidvel, com medidores de temperatura na entrada e sada dos fluidos quente e frio. Tanque pulmo com resistncia eltrica para armazenamento de gua quente. Bomba para circulao do fluido quente. Medidores de vazo. Painel de aquisio de dados. Tubulaes, vlvulas e mangueiras.

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL Para se determinar essas constantes a e b variam-se as vazes das correntes fria e quente, anotando tambm as temperaturas de entrada e sada de cada uma delas, quando o sistema estiver operando em regime permanente. Com a vazo das correntes sero obtidas as velocidades das mesmas e consequentemente os valores do nmero de Reynolds e de Prandtl. 5. CLCULOS O grupo dever definir uma aplicao industrial de troca trmica, contextualizada em um determinado processo qumico, a qual utilizar gua como fluido frio, devendo definir as condies de operao de cada corrente e a partir da, utilizando os valores obtidos para os parmetros a e b, dimensionar um trocador de calor de placas que ir realizar a aplicao definida. Ainda, no relatrio referente prtica realizada devero constar: descrio detalhada dos equipamentos (modelo, fabricante, faixa de medida, incertezas) utilizados;

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUMICA LABORATRIO DE EQ III Roteiro do Experimento Trocador de Calor de Placas um esquema da montagem experimental com identificao das partes componentes e uma legenda; anlise crtica do experimento, com sugestes de possveis melhorias e principalmente uma anlise de todas as fontes de erros experimentais que o grupo julgar importantes e significativas, com uma projeo das variveis que mais influenciam nos clculos das grandezas desejadas; determinao do coeficiente global de transferncia de calor, os parmetros a e b para clculo do Nu e a quantidade de calor trocada. anlise e discusso dos resultados obtidos e tambm comentrios sobre a influncia da vazo de escoamento dos fluidos quente e frio; comparao entre os dados experimentais obtidos e dados da literatura, discutindo as causas de possveis diferenas encontradas entre eles; sugestes para prximos trabalhos. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Kern, D., Processos de Transferncia de Calor, McGraw Hill, 1999. Perrys Chemical Engineers Handbook. 7 ed. McGraw -Hill Book Company, New York, 1999). Coulson, Richardson. Chemical Engineering. vol. 6. 3 ed. Butterworth Heinemann. Oxford, 2003 Incropera, F.P.; Dewitt, D.P.; Transferncia de calor e de massa; 5a. ed, Rio de Janeiro: Editora LTC, 2003.

You might also like