You are on page 1of 14

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

99

Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

Aps concluir o estudo desta lio, esperamos que voc possa:

identicar o objetivo das medidas de disperso; identicar o conceito de varincia; identicar o conceito de desvio-padro; identicar o conceito de coeciente de variao; executar operaes de clculo de varincia; executar operaes de clculo de desvio-padro; executar operaes de clculo de coeciente de variao.

Veja os temas que voc ir estudar nesta lio: Tema 1 Finalidade das medidas de disperso. Tema 2 Clculo das medidas de disperso: varincia, desvio-padro e coeciente de variao.

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

101

CONVERSA INICIAL
Provavelmente voc j se familiarizou com as principais operaes estudadas at o momento, principalmente aquelas relacionadas captao de dados, apresentao tabular de dados, apresentao grca de dados e estatstica descritiva. Todos esses conceitos, regras e instrumentos, associados com outros conhecimentos e habilidades, sero muito teis quando, no seu dia-a-dia pessoal e profissional, voc for incumbido de realizar tarefas que envolvem a Estatstica Bsica, inclusive a elaborao de certos relatrios. Conforme voc estudou na Lio 4, as medidas descritivas dividem-se em medidas de tendncia central e medidas de disperso. Nesta lio voc estudar trs medidas de disperso: a varincia, o desvio-padro e o coeciente de variao.

TEMA 1 FINALIDADE DAS MEDIDAS DE DISPERSO

Qual a nalidade das medidas de disperso?

As medidas de disperso servem para indicar a ocorrncia de muita discrepncia entre o valor mnimo e o valor mximo de um conjunto de dados. Essas medidas indicam se os dados esto concentrados ou dispersos e o quanto so adequados para representar um conjunto.

Entenda melhor esse conceito com as explicaes a seguir:

102

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

Tomemos como referncia a mdia de altura dos brasileiros. O Brasil apresenta uma grande miscigenao de povos e, por isso, h uma grande variao (disperso) na altura dos habitantes. Quando se diz que a altura mdia do brasileiro de 1,65m, com certeza h pessoas de 1,20m a 2,20m.

Em pases onde no ocorre essa miscigenao to marcante, para uma populao com altura mdia de 1,65m, provavelmente, os extremos iro variar entre 1,55m e 1,75m. Perceba que a mdia a mesma, mas os extremos dos dados so bastante diferentes. Para entender melhor as medidas de disperso, vamos retomar um pouco as medidas de tendncia central, mais precisamente a mdia aritmtica simples.

Acompanhe nos exemplos a seguir:

Exemplo n 1 Caso algum se referisse a uma mdia de 58,1, pode ser que voc no imaginasse que 9 e 100 fazem parte desse conjunto, no mesmo? Esses nmeros esto muito longe da mdia, mas bastante razovel pensar que a mdia 63,3 inclui o valor 55 ou 70. Conra:

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

103

A = { 50, 55, 60, 65, 70, 75 } B = { 9, 9, 40, 80, 81, 88, 100 }

Mdia aritmtica = 62,5 Mdia aritmtica = 58,1

Dois grupos de nmeros podem possuir a mesma mdia, mas serem muito diferentes na amplitude de variao de seus dados. Por exemplo:

Grupos (dados observados) A B C

Nmeros 5; 5; 5 4; 5; 6 0; 5; 10

Nesse caso, a mdia dos trs grupos igual a 5. Exemplo n 2 Observe outra situao-problema: Trs operadores de determinada Unidade Operacional dos Correios triam objetos em 3 caixetas de correspondncias, simultaneamente. Ao nal da operao, a mdia de objetos triados foi a mesma para os trs operadores.

Ser que a quantidade triada, em cada caixeta, foi a mesma?

104

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

Verique na tabela:

Quantitativo de Objetos Triados Operador Caixeta 1 1 2 3 450 310 50 Caixeta 2 210 290 400 Caixeta 3 120 180 330 Mdia 260 260 260

No exemplo dos grupos: A, B e C, a mdia aritmtica dos objetos triados a mesma, mas h variao dos dados. Dessa forma, uma maneira mais minuciosa e completa de apresentar os dados (alm de aplicar uma medida de tendncia central como a mdia), aplicar uma medida de disperso.

Quando um conjunto de dados varia pouco em relao mdia, porque essa mdia representa bem o conjunto.

TEMA 2 CLCULO DAS MEDIDAS DE DISPERSO: VARINCIA, DESVIO-PADRO E COEFICIENTE DE VARIAO

Anal, como proceder para efetuar o clculo das medidas de disperso?

As medidas so calculadas pela aplicao de frmulas que utilizam smbolos. Para melhor entendimento dessas frmulas sero apresentados alguns desses smbolos, ou seja, voc vai conhecer a notao utilizada nas frmulas.

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

105

Notao o conjunto dos smbolos utilizados nas frmulas para expressar corretamente as medidas e potncias envolvidas nos dados.

Genericamente, um nmero pertence a um conjunto e representado por uma letra e um ndice: xi. A notao x representa um dado qualquer de um conjunto onde o ndice i indica a ordem do nmero no conjunto. Se i = 1 porque se trata do primeiro elemento do conjunto; sendo i = 2 o segundo elemento e assim por diante.

Acompanhe um exemplo:

O conjunto {7, 8, 10, 9} representa as notas obtidas por um empregado dos Correios que participou do Curso de Formao de Tcnicos Operacionais TOP. Observe a representao: x1 = 7 x2 = 8 x3 = 10 x4 = 9 O tamanho do conjunto representado pela letra n. Nesse exemplo, n = 4, ou seja, o conjunto possui 4 elementos. A letra n indica ainda, o maior valor possvel para i.

A letra grega , chamada sigma tambm um smbolo importante e representa o somatrio ou a soma de um conjunto de nmeros. A soma de um conjunto de n elementos representada pela seguinte frmula:

106

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

De posse dessas informaes, conhea as medidas de disperso.

Varincia Vamos comear pela varincia. Para a estatstica, a varincia de uma varivel aleatria uma medida da sua disperso estatstica, indicando quo longe, em geral, os seus valores se encontram do valor esperado. O seu smbolo s. Observe a frmula:

onde,

s a varincia; xi o i-simo dado observado; a medida de tendncia central; n a quantidade de dados.

Para exemplicar, vamos utilizar a mdia aritmtica como medida de tendncia central, a partir da situao de postagens de cartas simples abordada nas lies anteriores:

Dia da semana Quantidade de cartas simples Segunda-feira Segunda-feira Quinta-feira Quarta-feira Quinta-feira Quarta-feira Tera-feira Tera-feira Sexta-feira Sexta-feira Somatrio 1.027,0 1.259,0 1.852,0 1.935,0 2.004,0 2.004,0 2.198,0 2.312,0 2.327,0 2.561,0 1.947,9 1.947,9 1.947,9 1.947,9 1.947,9 1.947,9 1.947,9 1.947,9 1.947,9 1.947,9 848.056,8 474.583,2 9.196,8 166,4 3.147,2 3.147,2 62.550,0 132.568,8 143.716,8 375.891,6 2.053.024,9

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

107

Desvio-padro O desvio-padro representado pela raiz quadrada da varincia, seu smbolo s e o seu clculo efetuado por meio da utilizao da seguinte frmula:

Veja um exemplo, a partir daquele apresentado para a varincia:

Voc provavelmente percebeu que o desvio-padro uma medida mais fcil de ser entendida, pois se encontra na mesma dimenso dos dados e no ao quadrado. Coeficiente de variao Para quem no possui formao em estatstica, talvez seja a medida mais simples de ser usada para verificar se os dados esto variando muito ou pouco. Trata-se da diviso do desvio-padro pela medida de tendncia central utilizada e o seu valor varia entre zero e um. Sua frmula a seguinte:

108

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

Partindo ainda do exemplo apresentado anteriormente e considerando que foi utilizada a mdia aritmtica para calcular o desvio-padro, ento temos:

Veja 2 importantes dicas para facilitar a sua compreenso:

Quanto menor o coeciente de variao, menos dispersos esto os dados, ou seja, esto mais prximos da medida de tendncia central utilizada. Uma vez que o coeciente de variao do exemplo apresentado foi de 0,25, isso indica que os dados esto bastante concentrados em relao mdia. Sendo assim, pode-se concluir que a postagem de cartas simples no perodo observado, segue um padro regular e ocorre pouca variao.

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

109

Nesta lio voc aprendeu que:

As medidas de disperso servem para indicar a ocorrncia de muita discrepncia entre o valor mnimo e o valor mximo de um conjunto de dados. Quando um conjunto de dados varia pouco em relao mdia, porque essa mdia representa bem o conjunto. A varincia de uma varivel aleatria uma medida da sua disperso estatstica, indicando quo longe, em geral, os seus valores se encontram do valor esperado. O desvio-padro representado pela raiz quadrada da varincia. O coeficiente de variao obtido por meio da diviso do desvio-padro pela medida de tendncia central utilizada e o seu valor varia entre zero e um. As medidas de tendncia central (mdia aritmtica, moda e mediana), descrevem apenas uma das caractersticas dos valores numricos de um conjunto de observaes: o da tendncia central. Porm, nenhuma delas informa sobre o grau de variao ou disperso dos valores observados. Em qualquer grupo de dados, os valores numricos no so semelhantes e apresentam desvios variveis em relao tendncia geral da mdia. Por isso, as medidas de disperso servem para avaliar o quanto os dados so semelhantes e o quanto esto distantes do valor central. Servem tambm para avaliar qual o grau de representao da mdia.

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

111

EXERCCIO
Instrues: 1. Este exerccio tem o objetivo de consolidar a sua aprendizagem. 2. Aps a concluso, verique as Respostas e Comentrios das Atividades de Autoavaliao da Aprendizagem, disponveis no nal deste livro didtico. 3. Se necessrio, retorne aos contedos para reforar a sua aprendizagem. 4. Este exerccio no valer nota.

Questo n 1

Escreva a letra V para as afirmativas verdadeiras e a letra F para as falsas, em relao ao objetivo das medidas de disperso. ( ( ( ) As medidas de disperso indicam a ocorrncia de muita discrepncia entre o valor mnimo e o valor mximo de um conjunto de dados. ) As medidas de disperso indicam os valores centrais ou tpicos de um conjunto. ) As medidas de disperso indicam a mdia aritmtica de um conjunto de dados e tm a finalidade de auxiliar a compreenso dos problemas e a representao de ideias e conceitos. ) As medidas de disperso indicam se os dados esto concentrados ou dispersos e o quanto so adequados para representar um conjunto.

Selecione a alternativa que apresenta a CORRETA indicao, de cima para baixo: A. ( B. ( C. ( D. ( ) V, F, F, V ) V, F, V, F ) V, V, F, F ) V, V, V, F

112

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

Questo n 2

Associe os conceitos s respectivas medidas de disperso: (1) Varincia (2) Desvio-padro (3) Coeciente de variao ( ( ( ) Diviso do desvio-padro pela medida de tendncia central utilizada, sendo que seu valor varia entre zero e um. ) Raiz quadrada da varincia. ) Indica quo longe, em geral, os seus valores se encontram do valor esperado.

Selecione a alternativa que apresenta a CORRETA associao, de cima para baixo: A. ( B. ( C. ( D. ( ) 3, 2, 1 ) 1, 2, 3 ) 2, 3, 1 ) 2, 1, 3

Questo n 3

O cliente Brasil Representaes S/A tem um contrato de postagem de Sedex a faturar com os Correios. De acordo com os dados abaixo e tendo como base a mdia aritmtica, calcule a varincia, o desvio-padro e o coeciente de variao. a) O valor da varincia : ___________________________________________________ b) O valor do desvio-padro : _______________________________________________ c) O valor do coeciente de variao : ________________________________________

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

113

Dias de Postagem 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

Peso dos objetos (Kg) 1,020 0,890 2,560 1,560 0,750 1,800 0,560 0,480 1,250 0,720 0,320 0,560

peso-mdia

(peso-mdia)

Varincia Desvio-padro Coeciente de variao

114

Estatstica Bsica Lio 5 Medidas Descritivas Medidas de Disperso

Parabns! Voc concluiu o estudo da lio 5!

Faa, agora, uma autoavaliao da sua aprendizagem. Relembre os objetivos de aprendizagem apresentados no incio desta lio:

identificar o objetivo das medidas de disperso; identificar o conceito de varincia; identificar o conceito de desvio-padro; identificar o conceito de coeficiente de variao; executar operaes de clculo de varincia; executar operaes de clculo de desvio-padro; executar operaes de clculo de coeficiente de variao.

Verifique agora:

Se voc atingiu os objetivos de aprendizagem desta lio,

ento verique se h pendncias nas lies estudadas; verique sua agenda de estudo no cronograma de atividades no Guia do Participante; acesse o ambiente UniCorreios Virtu@l no endereo http://unicovirtual/moodle/, faa seu login e realize as seguintes atividades: a) Avaliao da Aprendizagem Final; b) Avaliao de Reao (pesquisa de satisfao).

no atingiu os objetivos de aprendizagem desta lio,

retorne aos contedos necessrios para reforar a sua aprendizagem.

You might also like