You are on page 1of 8

QUESTO 1 - Observe as figuras abaixo e coloque um X no jornal.

a) b) c) d)

QUESTO 2 Existe uma nova revista em quadrinhos nas bancas: Turma da Mnica Jovem Para que servem as revistas em quadrinho? Marque a resposta certa.

a- ( b- ( c- ( d- (

) Dar uma notcia ) Divertir o leitor ) Convidar para uma festa ) Ensinar a fazer uma comida

QUESTO 3- Marquinho gosta de organizar suas revistinhas pelo nome, em ordem alfabtica. Marque a opo que mostra como Marquinho organiza suas revistas. a) Chico Bento, Magali, Mnica, Casco, Cebolinha b) Casco, Cebolinha, Chico Bento, Magali, Mnica c) Magali, Mnica, Chico Bento, Cebolinha, Casco d) Cebolinha, Chico Bento, Casco, Mnica, Magali QUESTO 4 Marina quer telefonar para sua colega Juliana. Marina circulou, na agenda, s o nmero do telefone da colega para destaca-lo. Faa como Marina e circule s o nmero do telefone de Juliana:

JULIANA

3462 8687

QUESTO 5 Susana ganhou um joguinho de letras. Ao brincar ela misturou as letras com o seu joguinho de nmeros. Ajude Susana a separ-los. Faa uma cruz no que ela dever colocar na caixa de letras.

1 W 6 32

M B 7 K

6 4 D M

0 X 8 11

L U C E

Z A S U

5 2 18 9

15 J Q 45

G 3 V Z

N H 9

QUESTO 6 Risque o desenho cujo nome tem a mesma quantidade de slabas que P

QUESTO 7 Escreva o nome dos desenhos.

QUESTO 8 Faa uma + na palavra que tem o mesmo nmero de slabas que TARTARUGA. a) c)

martelo crocodilo

b) d)

jabuticaba feijo

QUESTO 9 Leia com ateno o texto abaixo e responda: Troco um par de patins azuis, tamanho 33, por uma bola. Falar com Pedro 2ano tarde. Quem est trocando os patins?___________________________ Por qual brinquedo ele troca os patins? ____________________________ Qual a cor e o nmero dos patins? _____________________________________ De que turma ele ?_____________ Em que turno ele estuda? _________________ Questo 10 O assunto principal do texto acima :

A compra de patins e bola c) o tamanho dos patins


a) QUESTO 11

A troca dos patins por uma bola d) A turma do Pedro


b)

Uma guia, saindo do seu ninho no alto de um penhasco, capturou uma ovelha e a levou presa s suas fortes garras. Uma gralha, que testemunhara a tudo, tomada de inveja, decidiu que poderia fazer a mesma coisa. Ela ento voou para o alto e tomou impulso, e com grande velocidade, atirou-se sobre uma ovelha, com a inteno de tambm carreg-la presa s suas garras. Ocorre que estas acabaram por ficar embaraadas no espesso manto de l da ovelha, e isso a impediu inclusive de soltar-se, embora o tentasse com todas as suas foras. O pastor das ovelhas, vendo o que estava acontecendo, capturou-a. Feito isso, cortou suas penas, de modo que no pudesse mais voar. noite a levou para casa, e entregou como brinquedo para seus filhos. Que pssaro engraado esse?, perguntou um deles. Ele uma gralha meus filhos. Mas se voc lhe perguntar, ele dir que uma guia.

Leia o texto: Complete de acordo com o texto: Quem conta a histria o ________________(o narrador um personagem) Os personagens da histria so: ____________________________________________ _____________________________________________ O local onde a histria se passa ___________________________ . ( cidade campo) A histria se passa no ______________________(presente passado)

O que causou toda a trama da histria foi o fato de a) ( b) ( c) ( d) ( ) o caador cortar as asas da gralha. ) a guia ter capturado uma ovelha. ) o caador ser muito esperto. ) a gralha ficar com inveja da guia.

Questo 15 As palavras destacadas no texto se referem: a) s ovelhas b) guia c) gralha d) ao pastor

QUESTO 16 Complete de acordo com o texto: O ninho da guia fica ___________________________________________________ Quem testemunhou a captura da ovelha pela guia foi_____________________________ As garras da gralha ficaram presas no _________________________________________________________________________

QUESTO 01 Leia o texto: A importncia do oznio O oznio um gs superimportante. Alm de suas caractersticas qumicas, ele tem a funo de proteger a superfcie do planeta Terra da radiao ultravioleta, que faz muito mal sade de pessoas, animais e plantas. O oznio faz, portanto, o papel de um escudo protetor que repele a parte indesejvel da radiao solar. O que significa a palavra repele, sublinhada no texto? a) ( b) ( ) aceita ) afasta b) ( ) filtra d) ( ) protege

QUESTO 02 Qual a idia defendida pelo texto? a) ( b) ( c) ( d) ( ) A importncia do gs oznio para a terra. ) Os efeitos da radiao ultravioleta na terra. ) A radiao solar na terra. ) As caractersticas do gs oznio.

QUESTO 03 Leia a tirinha

Na tirinha, Maluquinho e seu amigo fingem catar minhocas. Isto aconteceu porque a) b) c) d) ( ( ( ( ) eles iriam pescar. ) eles gostam de brincar na terra. ) queriam esconder figurinhas. ) no queriam dividir o chocolate.

QUESTO 04 Leia o texto complete a frase abaixo: Fifi era a lagarta que nasceu do ovo que alguma borboleta ps sobre uma folha qualquer. Ao nascer, comia sem parar. Comia tanto que, quando atacava as plantas, no sobrava nenhuma folha sequer. As plantas ficavam sem folhas porque ________________________________________. QUESTO 05 Leia o texto com ateno: A Fuga de Douradinho Douradinho era um peixinho lindo. Vivia no fundo do rio com seu pai Dourado e sua me Douradina. Um dia Douradinho resolveu nadar nas margens do rio. Ele brincava feliz, dando saltos sobre as guas! De repente caiu em uma rede. Quando a rede saiu da gua, puxada por um menino, Douradinho pulava, pulava, tentando cair de novo no rio Ele sentiu a mo do menino agarr-lo. Prendeu a respirao e num ltimo esforo entrou entre os dedos do garoto e revirou o corpinho que brilhava com a luz do sol. S pensava em uma coisa: tinha de fugir! O que acontecer com Douradinho? ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------QUESTO 06 O texto: A Fuga de Douradinho serve para: ( ) instruir ( ) informar

( ) divertir ( ) convidar

QUESTO 07 Um dia Douradinho resolveu nadar nas margens do rio. A expresso em negrito, no texto acima, indica a) ( b) ( c) ( d) ( ) o modo como Douradinho nadava. ) o lugar onde Douradinho nadava. ) porque Douradinho foi nadar nas margens do rio. ) quando Douradinho foi nadar nas guas do rio.

QUESTO 08

O ponto de exclamao do terceiro quadrinho indica a) ( b) ( c) ( d) ( ) a tristeza de Maria por ter que comer. ) a surpresa de Maria ao ver Magali. ) a admirao de Maria por Magali ) o medo de Maria ao ver Magali.

QUESTO 9 Este e-mail foi trocado entre a) ( b) ( c) ( d) ( ) amigos adolescentes. ) dois amigos. ) duas crianas. ) entre colegas de trabalho.

QUESTO 10 Leia o texto, observando a linguagem empregada pelo autor e responda: Sou fio das mata, cant da mo grossa, Trabaio na roa, de inverno e de estio. A minha chupana tapada de barro S fumo cigarro de paia de mio. A linguagem do texto mais usada por: a) ( b) ( c) ( d) ( ) caipiras ) intelectuais ) escritores de livros tcnicos ) jornalistas

QUESTO 11 Veja a tirinha:

Escreva abaixo, a verdade contada pelo Casco durante o campeonato de verdades. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

You might also like