You are on page 1of 3

QUALIDADE DE VIDA

Lazer e trabalho Conceitos bsicos Berger& Mclnman ( 1993:729) Qualidade de vida reflete ao harmoniosa dos objetivos e desejos de algum. Felicidade a abundncia de aspectos positivos sobre uma ausncia de aspectos negativos. Fatores Scio-ambientais Moradia, Transporte, Segurana, Assistncia mdica, Condies de trabalho e remunerao, Educao, Opes de lazer, Meio- ambiente. Fatores Individuais Hereditariedade, Estilo de vida, Hbitos alimentares, Controle do estresse, Atividade fsica habitual, Relacionamentos, Comportamento preventivo Lazer Lazer um conjunto de ocupaes s quais o indivduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se e entreter-se ou, ainda para desenvolver a sua informao ou formao desinteressada, sua participao social voluntria ou a sua livre capacidade criadora depois de se livrar ou desembaraar das obrigaes profissionais, familiares e sociais. (Dumazedier, 1976, apud Oleias) A palavra lazer deriva do latim licere, ou seja, "ser lcito", "ser permitido". Poderamos definir lazer, como uma forma de voc utilizar seu tempo dedicando-se a uma atividade que voc goste de fazer, o que no significa que seja sempre uma mesma atividade. Esta atividade pode ser uma entre tantas outras. No campo da educao pode-se identificar as atividades de lazer como aes integradoras dos Quatro pilares da educao, propostos por Delors: Aprender a conhecer e a pensar Aprender a fazer Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros Aprender a ser Tipos de lazer

Houve um importante desenvolvimento do lazer durante a segunda metade do sculo XX e do XXI, pode se dizer que uma importante diversificao do mundo do lazer ao ponto que podemos falar de diferentes tipos de lazer, suficientemente distintos entre si como para definirmo-los separadamente: Lazer Noturno: se trata de todo o lazer associado a noite e atividades em que elas se desenrolam, bares, discotecas, e outros lugares em que a msica e a dana so os pilares centrais. Lazer espetculo: todo lazer relacionado com os espetculos, entre os que podemos distinguir os culturais (teatro,concertos,exibies pera, cinema,shows, espetculos, apresentaes culturais) e os desportivos.

Lazer esportivo: se refere a prtica de algum esporte. Lazer alternativo: o lazer alternativo tem duas vertentes, uma que se refere ao lazer alternativo noturno, que na maioria dos casos dirigido a jovens maiores de 18 anos, para proporcionar uma alternativa mais sadia em suas sadas noturnas. Enquanto que um novo ramo do lazer alternativo, se refere a um tipo de lazer no convencional, no esportivo e no de espetculo na que o participante ator principal de seu lazer. Este tipo de lazer tambm conhecido como lazer experiencial. Qualidade de vida no trabalho Qualidade de Vida no Trabalho: o conjunto de aes de uma empresa que envolve diagnsticos e implantao de melhorias e inovaes gerenciais, tecnolgicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condies plenas de desenvolvimento humano para e durante a realizao do trabalho Ana Cristina L. Frana (1996) Meio Ambiente do Trabalho: o conjunto de condies existentes no local de trabalho relativos qualidade de vida do trabalhador. Avaliao 1. Cite dois tipos de lazer. 2. Qual a definio de Meio Ambiente de Trabalho ? 3. Fale sobre a relao da qualidade de vida e sade. 4. Explique porque fatores ambientais, como assistncia mdica, moradia e transporte podem afetar a sade psicolgica e fisiolgica das pessoas?

5. O estilo de vida sedentrio relacionado com uma alimentao inadequada pode ocasionar quais problemas e como influenciam a qualidade de vida da populao? 6. Pessoas que trabalham vrias horas na mesma posio podem gerar quais danos ao corpo? 7. Atividades realizadas no tempo livre das pessoas, sendo elas prazerosas podem trazer quais benefcios sade?

You might also like