You are on page 1of 41

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Prezado(a) amigo(a),

Espero que tenha sido uma semana proveitosa de estudos. Estamos na reta final de nosso curso. Hoje teremos a penltima aula, no que diz respeito ao contedo. Eis a programao:

AULA 8 Comunicao na organizacionais.

CONTEDO gesto pblica e gesto de redes

Tudo pronto? Ento vamos ao trabalho!

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

I.

COMUNICAO NA GESTO PBLICA

1.1. Introduo Na aula 03 de nosso curso estudamos as principais caractersticas do processo de comunicao, em especial o conceito e os componentes do processo de comunicao. Antes de ingressarmos na abordagem da comunicao no contexto da Administrao Pblica, faremos uma breve reviso, por meio de exerccios.

1. (FCC / BAHIAGS / 2010) No processo de comunicao, a percepo e interpretao, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida denominada: a) codificao. b) feedback positivo. c) decodificao. d) tautologia. e) resposta.

O Modelo de Comunicao, j contemplando o feedback do receptor em direo ao emissor, a fim de prover uma medida do quo precisa foi a transmisso da mensagem, assim representado:

A fim de enviar a mensagem ao receptor, seu contedo deve ser, preliminarmente, codificado em linguagem oral ou escrita, em smbolos etc. Aps a efetiva transmisso da mensagem, via um canal (um meio fsico, como uma carta, ou a prpria propagao do som no ar), h a sua
2

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI decodificao pelo receptor (percepo e interpretao), visando compreenso de seu contedo. Assim, a alternativa C est correta.

2. (ESAF / ATRFB / 2012 - adaptada) Julgue as assertivas abaixo:

I.

A codificao pelo emissor, a transmisso, a decodificao e o feedback constituem o processo de comunicao.

II. A comunicao formal somente se consolida nos fluxos direcionais descendente e lateral. O fluxo ascendente exclusivo da comunicao informal. III. Como atividade gerencial a comunicao deve proporcionar motivao, cooperao e satisfao nos cargos. a) E E C b) C E E c) C C E d) C E C e) E C E Vejamos os comentrios s assertivas: I. Todos os componentes citados na assertiva (codificao, transmisso atravs do canal), decodificao e feedback) efetivamente constituem o processo de comunicao, conforme podemos verificar no esquema exposto na resoluo da questo anterior. A assertiva est certa. A comunicao formal, em uma organizao, aquela que flui por meio dos canais hierrquicos institucionalmente constitudos. Pode se dar em trs direes: descendente: flui de um nvel hierrquico superior a um inferior; ascendente: flui de um nvel hierrquico inferior a um superior, e

II.

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI horizontal: flui entre membros administrativas pertencentes a um hierrquico. / unidades mesmo nvel

Dessa forma, a assertiva est errada. III. A motivao, a cooperao e a satisfao nos cargos so proporcionadas, grosso modo, pelo exerccio da liderana, afetando diretamente o comportamento dos indivduos. Contudo, a liderana, entendida como um processo de influncia interpessoal, d-se eminentemente por meio da comunicao entre indivduos. Dessa maneira, podemos considerar a assertiva correta. Resposta: D.

3. (CONSULPLAN / TSE / 2012) Atualmente, as organizaes esto tentando melhorar as suas comunicaes internas e externas, devido ao grande nmero de problemas gerados pela inadequao dessas comunicaes. Qual o procedimento recomendado na tentativa de maximizar a eficcia da comunicao organizacional? a) Utilizar linguagem tcnica na elaborao de relatrios e emails. b) Usar de forma correta e constante o processo de retroao. c) Distanciar-se do mundo dos colaboradores. d) Aumentar o grau de entropia do sistema organizacional. Vejamos os comentrios s alternativas: a) O uso de linguagem tcnica deve restringir-se s ocasies em que se faz necessria (por exemplo, na redao de laudos, pareceres e relatrios mais complexos). J em e-mails, deve-se buscar a linguagem mais adequada situao. Entre amigos, em geral a linguagem coloquial. J em e-mails que tratam de assuntos de trabalho, o padro a linguagem mais formal. De qualquer forma, o emprego de linguagem tcnica no usual em e-mails. A alternativa est errada. b) O processo de retroao ou de feedback permite verificar se a compreenso da mensagem, pelo receptor, deu-se de forma apropriada. Caso o processo no tenha sido eficaz (por vezes devido

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI a rudos), a retroao possibilitar que aes sejam tomadas a fim de completar o processo de comunicao. A alternativa est correta. c) Logicamente, distanciar-se do mundo dos colaboradores (= dos funcionrios da organizao) vai de encontro consecuo de uma comunicao eficaz. Deve-se sempre buscar a empatia com relao aos receptores, ou seja, colocar-se mentalmente na posio do receptor, de modo a vislumbrar como ele ir receber a mensagem. Ao distanciar-se do mundo do colaborador, a empatia ficar, certamente, comprometida. A alternativa est errada. d) De forma geral, a entropia mede o grau de organizao de um sistema. Quanto maior a entropia, menos organizado o sistema em estudo, ou seja, mais catico ele . Logicamente, em um sistema catico, a eficcia da comunicao ser comprometida. A alternativa est errada. Resposta: B.

4. (FCC / TRT 4 Regio / 2011) Para reduzir as dificuldades de comunicao nas organizaes pblicas derivadas do padro burocrtico de gesto recomendvel: a) investir em novas Tecnologias da Informao. b) incentivar os fluxos descendentes de informao. c) concentrar o fluxo de informao oficial na Intranet. d) fortalecer os fluxos laterais ou horizontais de informao. e) eliminar os fluxos informais de informao. O modelo burocrtico organizacional preconizado pelo socilogo alemo Max Weber ainda possui caractersticas bastante fortes na Administrao Pblica. De acordo com este modelo, a organizao deveria primar por ser extremanente racional, caracterizada por cargos formalmente bem definidos, com hierarquia, autoridade e responsabilidades claras e delimitadas. O processo de comunicao, neste contexto, era dado quase que somente seguindo-se as relaes hierrquicas ascendentes e descendentes. Os fluxos lateriais ou horizontais de informao, ou seja, a comunicao dentro de unidades organizacionais que ocupam um mesmo nvel hierrquico, so tnues no modelo burocrtico.
5

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Desta forma, a fim de reduzir as dificuldades de comunicao em uma organizao com caractersticas burocrticas, h de se robustecer a comunicao horizontal. Com esse entendimento, a alternativa d est correta. H de se mencionar que o inventimento em novas tecnologias da informao entendido como fator que promove a comunicao, de modo geral, nas organizaes. Assim, a alternativa a no est 100% errada. O fato que as novas TIs devero ser empregadas, prioritariamente, para facilitar a comunicao horizontal, ok? Resposta: D.

5. (CESPE / INSS / 2008) A comunicao institucional utiliza tcnicas de relaes pblicas, marketing, publicidade, propaganda e jornalismo.

At o momento, estvamos abordando to somente a comunicao interpessoal. Contudo, iremos agora nos ater denominada comunicao institucional, responsvel por disseminar os valores e as aes julgadas pertinentes de uma organizao para seu pblico, seja ele interno ou externo. A comunicao institucional um concieto intimamente relacionado ao de relaes pblicas. Este, por sua vez, assim definido pela Associao Brasileira de Relaes Pblicas (ABRP)1: Entende-se por Relaes Pblicas o esforo deliberado, planificado, coeso e contnuo da Alta Administrao para estabelecer e manter uma compreenso mtua entre uma organizao pblica ou privada e seu pessoal, assim como entre essa organizao e todos os grupos aos quais ela est ligada direta ou indiretamente.

A partir dessa definio, iremos nos aprofundar um pouco no conceito de Relaes Pblicas. Vejamos o quadro abaixo:

http://abrpsp.wordpress.com/about/definicao-rp/

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI RELAES PBLICAS O que ? uma funo administrativa, responsvel por gerenciar o relacionamento da organizao com diversos grupos sociais. As Relaes Pblicas visam compreenso mtua e manuteno de uma imagem favorvel da organizao com os grupos aos quais ela se vincula (= comunicao institucional). Esses grupos podem ser de duas categorias: Qual o objetivo? pblico interno - os prprios colaboradores da organizao pblico externo - os stakeholders (= todos aqueles que, direta ou indiretamente, afetam ou so afetados pelas atividades da organizao. Segundo a ABRP, so os acionistas, clientes, fornecedores, governos, indstria, comrcio, financiadores etc.), alm da prpria imprensa.

(de certa maneira, podemos considerar os colaboradores da organizao como inseridos no escopo dos stakeholders). Essencialmente, por meio de aes de comunicao institucional, que iro variar conforme o pblico-alvo que a organizao dirige-se, bem como conforme o canal escolhido. A comunicao institucional, modo de efetuao das relaes pblicas, emprega tcnicas de marketing, publicidade, propaganda e jornalismo. O documento de planejamento que define a quem, o que e como comunicar chama-se Plano de Comunicao. As funes bsicas de Relaes Pblicas so: Quais as funes bsicas? Assessoramento = prestao de assessoria cpula da organizao, no que diz respeito melhor maneira de se dirigir aos stakeholders; Pesquisa = levantamento da opinio e das expectativas dos stakeholders. Planejamento = elaborao de planos de comunicao, estimativa de gastos com iniciativas de relaes pblicas.
7

Como efetuada?

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI RELAES PBLICAS Execuo = divulgao propriamente dita. e comunicao

Considerando-se o modo como se d a comunicao institucional, constante da tabela acima, temos que a assertiva est correta.

Ao falarmos de comunicao na Administrao Pblica, essencial considerarmos a comunicao institucional, responsvel por prover no s a transparncia na gesto e a prestao de contas para com os rgos de controle e com a sociedade, mas tambm uma gesto participativa com os membros da comunidade. Assim, essencial nos familiarizarmos com os tpicos New Public Management (Nova Gesto Pblica), accountability e transparncia, abordados nas prximas sees.

1.2. Comunicao na Gesto Pblica: New Public Management, accountability e transparncia

New Public Management (Nova Gesto Pblica)

A trajetria da Administrao Pblica brasileira foi marcadapor trs reformas administrativas principais: a Reforma Burocrtica da dcada de 1930, a Reforma Desenvolvimentista decorrente do Decreto-Lei n 200/67 e, finalmente, a Reforma Gerencial materializada pelo Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (Pdrae), em 1995. No do escopo de nosso curso nos aprofundarmos no estudo destas reformas. O intuito apenas compreendermos o papel da comunicao no modelo de gesto mais atual da Administrao Pblica. A partir da Reforma Gerencial de 1995, prticas como a descentralizao administrativa, a orientao para resultados e o foco no cidado-cliente foram implementadas. Neste momento, iremos estudar um movimento chamado de Nova Gesto Pblica (ou New Public Management), que serviu de base para diversas reformas administrativas ocorridas no final do sculo
8

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI passado, em nvel mundial e que, no mbito do Brasil, serviu de fundamento s ideias da Reforma Gerencial de 1995. A Nova Gesto Pblica (NGP) ou a New Public Management (NPM) um movimento surgido no final da dcada de 1970 e incio da dcada de 1980, em pases capitalistas desenvolvidos, como reflexo da necessidade de mudana do modelo de atuao do Estado, colocado cada vez mais em xeque desde as crises do petrleo de 1973 e 1979. poca, havia uma severa crtica ao modelo burocrtico e intervencionista dos Estados, ento vigente. As crticas ao modelo burocrtico intensificavam-se ao passo que a crise financeira dos Estados agravava-se. Era necessria uma resposta em termos de mudana do modelo de gesto vigente. A resposta veio a partir de 1979/1980, quando os conservadores chegam ao poder, em especial nas figuras de Margareth Thatcher (do Partido Trabalhista, na Gr-Bretanha) e de Ronald Reagan (do Partido Republicano, nos Estados Unidos). A proposio inicial do chamado new public management (NPM) partia do pressuposto de que prticas administrativas tpicas do setor privado poderiam ser aplicadas no setor pblico. Os Estados foram acusados de serem responsveis pelas crises econmicas, sociais e administrativas que enfrentavam. Desta forma, em um primeiro momento, o NPM adotou as ideias do neoliberalismo (ou do Estado Mnimo), sendo que algumas economias foram amplamente desregulamentadas e o aparelhamento estatal, desmantelado afinal, o Estado era visto como vilo. Tal medida foi revista em momento posterior, ao se perceber que a resposta havia sido inadequada. Assim, o NPM passou a defender o papel do Estado como regulador e controlador (e no pleno executor), com aes voltadas satisfao do cidado-usurio. Um dos primeiros passos do NPM rumo administrao pblica gerencial foi o desenvolvimento de ferramentas de gesto do oramento, vinculando-se as finanas pblicas mais a objetivos almejados do que a regras rgidas do servio estatal. Os conceitos fundamentais da apresentados por Armstrong (1998): nova gesto pblica so assim

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Caractersticas fundamentais da Nova Gesto Pblica Reduo de custos e busca de maior transparncia na alocao de recursos; Introduo de mecanismos gerenciais de mercado (ou privados), no setor pblico; Introduo de sistemas de gesto por desempenho; de

Mudana nas polticas de pessoal, alterando a condio estabilidade de emprego e estabelecendo critrios de desempenho;

Aumento da nfase na qualidade do servio e na busca pela satisfao do consumidor (cidado-cliente).

O fato que, na percepo da poca, a Nova Gesto Pblica ficou em evidncia porque a Administrao Pblica Burocrtica havia exaurido suas possibilidades (BRESSER-PEREIRA, 2009, p. 211). A literatura que aborda o NPM usualmente faz referncia ao caso da Gr-Bretanha, no s por ter sido um esforo pioneiro na mudana do modelo gerencial, mas tambm pelo sucesso e pela uniformidade na implantao do NPM2. Ao longo das dcadas de 1980 e 1990, surgiram trs estgios (ou vises) da Nova Administrao Pblica: o gerencialismo puro (ou managerialism), o consumerism e o Public Service Orientation (PSO). H, no entanto, um ncleo comum entre estes estgios, sendo que tais vises so, por vezes, intercambiveis. A seguir veremos detalhes sobre estes estgios:

Gerencialismo Puro ou Managerialism

Consumerism

Public Service Orientation (PSO)

Os Estados Unidos, por ser formado por Estados Federados autnomos, apresentam uma significativa descentralizao administrativa, dificultando sobremaneira a implantao de um modelo nico de gerencialismo. O mesmo no ocorreu com a Gr-Bretanha, cujas condies polticas favoreciam a adoo dos ideais da Nova Administrao Pblica.

10

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI O Gerencialismo Puro ou Managerialism

O ponto central do gerencialismo puro a busca pela eficincia, identificando-se com os ideais neoliberais. Visa-se reduo dos custos do setor pblico e ao aumento de sua produtividade, reduzindo-se a mquina governamental por meio da privatizao de estatais e da modificao da estrutura (organizao) das atividades. As especificidades do gerencialismo puro so arroladas a seguir: Especificidades do Gerencialismo Puro

Foco na eficincia (e no na efetividade, ou seja, no impacto que o servio pblico ter sobre o cidado). O usurio do servio pblico visto como mero financiador do sistema; O modelo de gesto do setor privado pode ser diretamente implantado no setor pblico. No h a considerao de que as especificidades do setor pblico podem dificultar, por exemplo, a mensurao da eficincia e a avaliao do desempenho; H separao (independncia) entre poltica e administrao, de modo que seria possvel implantar um modelo de gesto gerencial independentemente do contexto poltico existente. No entanto, o desenvolvimento do modelo gerencial na Gr-Bretanha somente logrou xito devido a um forte apoio poltico dos conservadores para o avano da reforma.

Os conceitos deste estgio do NPM foram empregados, com maior ou menor intensidade, por todos os governos que realizaram reformas administrativas nas ltimas dcadas. Contudo, algumas das especificidades sofreram mudanas, descritas no estgio a seguir.

O Consumerism

O gerencialismo puro, a partir da segunda metade da dcada de 1980, passou a sofrer crticas relacionadas nfase restrita eficincia, sem dispensar maior ateno aos impactos dos servios pblicos aos cidados (efetividade). Assim, surge o consumerism, a segunda onda do NPM, que passa a focar o usurio do servio pblico como cliente-cidado.
11

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI As especificidades do consumerism so arroladas a seguir: Especificidades do Consumerism

Foco na perspectiva do cliente-cidado (ou cliente-usurio). O usurio do servio pblico no mais visto como mero financiador do sistema, mas sim como o propsito de se prestar o servio pelo Estado. Assim, a reduo de custos pelo Estado est subordinada consecuo da satisfao pelo cliente. Da mesma forma, ocorre a descentralizao administrativa e poltica, de forma a alocar a gesto mais prxima ao cidado, possibilitando uma melhor avaliao e fiscalizao; Introduo da perspectiva da qualidade, em parte devido difuso da gesto da qualidade total3 no setor privado. Com a adoo do referencial da qualidade, evitava-se incorrer na perda do nvel dos servios em virtude de uma eventual reduo de custos do Estado. Surge o planejamento estratgico aplicvel s organizaes pblicas, bem como se incentiva um modelo contratual no servio pblico (seja entre organizaes pblicas e privadas ou entre as prprias organizaes pblicas).

O consumerism recebeu crticas, em especial pelo fato de a relao entre o prestador do servio pblico com seu consumidor ser mais complexa do que a relao existente no mercado (setor privado). H, por exemplo, servios que devem ser prestados pelo Estado e que no podem ser delegados (sade, educao, previdncia etc.), e que no oferecem ao consumidor a possibilidade de escolha, como ocorreria no mbito do mercado. Dessa forma, o conceito de consumidor passou a ser substitudo pelo de cidado, no estgio descrito a seguir.

A Gesto da Qualidade Total GQT (ou Total Quality Management) uma filosofia administrativa que defende a a aplicao da qualidade em todas as atividades feitas na organizao, em todas as suas reas e nveis (compras, finanas, vendas, rea jurdica etc., e no somente no setor de produo). Concebida na dcada de 1970, teve grande difuso na dcada seguinte, como uma resposta das empresas norte-americanas invaso em seus mercados de produtos japoneses de alta qualidade.

12

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

Public Service Orientation (PSO)

Trata-se do estgio mais atual do New Public Management (NPM), ainda vigente. Surge a partir do incio da dcada de 1990, no s na GrBretanha e nos Estados Unidos, mas tambm em vrios outros pases da Europa. Nesta viso, o conceito de consumidor substitudo pelo de cidado, tendo em vista que cidadania implica direitos e deveres, e no s a liberdade de escolha de servios pblicos. As especificidades do Public Service Orientation (PSO) so arroladas a seguir:

Especificidades do Public Service Orientation (PSO)

Substituio do conceito de cliente/consumidor pelo de cidado. No h mais o carter de passividade do cliente, conforme retratado no consumerism. A cidadania pressupe a participao ativa (do cidado) na escolha dos dirigentes, na formao das polticas pblicas, na avaliao dos servios pblicos, bem como na exigncia da prestao de contas (= accountability) dos rgos administrativos sociedade; Busca pela equidade, ou seja, pela observncia da isonomia no tratamento dos administrados (um dos fundamentos da Administrao Pblica). Esta perspectiva visa a minimizar uma das falhas do consumerism, que peca a no responder efetivamente quem so os consumidores ou os clientes. Assim, haveria a possibilidade, no consumerism, daqueles que se organizarem melhor serem mais bem atendidos pelo Estado. Este tratamento desigual combativo na PSO. Resgate dos ideais de transparncia, de participao poltica e de bem comum como forma de evitar prticas patrimonialistas e clientelistas. Salienta-se que a PSO uma viso vigente, ainda em formao, que torna evidente que para se reformar o Estado fundamental alinhar um novo modelo organizacional para o setor pblico com o exerccio da cidadania. O quadro abaixo traz uma sntese dos trs estgios do NPM:
13

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

GERENCIALISMO PURO (Managerialism) Eficincia / reduo de custos (economia)

CONSUMERISM Qualidade / planejamento estratgico / modelo contratual Cliente (ou consumidor) do servio prestado. Descentralizao administrativa e poltica, como forma de aproximar os prestadores de servios aos consumidores.

PUBLIC SERVICE ORIENTATION (PSO) Cidadania, equidade, transparncia, accountability Cidado (com direitos e deveres) Forma de promover a participao poltica, bem como de implementar polticas pblicas.

Focos / Objetivos

Viso sobre o usurio do servio pblico

Financiador do setor pblico

Descentralizao

Forma de se obter maior eficincia

Relembra-se apenas que estes estgios no so contraditrios entre si. So, na realidade, vises muitas vezes complementares, que retratam a evoluo das ideias que fundamentam a administrao pblica gerencial.

IMPORTANTE! Tendo em vista o exposto, o processo de comunicao inserido na Administrao Pblica atualmente como forma de envolver o cidado-cliente de forma participativa, visando consecuo do ideal democrtico e ao exerccio da cidadania. A comunicao institucional transcende a mera prestao de contas pelo Estado: , em si, um mecanismo de promoo da participao poltica pela sociedade.

14

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI 6. (FUNCAB / Prefeitura de Porto Velho RO / 2009) ...cidadania pressupe a comunicao entre os vrios setores da sociedade, exigindo uma comunicao capaz de integrar Estado, governo e sociedade em prol de polticas pblicas que procurem atender as necessidades sociais (Oliveira, M. J. C.). A comunicao pblica, dentro da proposta de construo da cidadania, aquela que: a) praticada pelo governo com o objetivo de prestar contas; b) adota o marketing poltico, buscando atingir a opinio pblica atravs de mtodos publicitrios em busca de respostas rpidas e efeitos imediatos; c) envolve o cidado de maneira mais diversa, participativa, estabelecendo um fluxo de relaes comunicativas entre Estado e sociedade; d) define tcnicas persuasivas para abordar os assuntos e a forma como eles sero apresentados aos cidados; e) adota as novas tecnologias para atrair cidados e formar opinio.

Vejamos a anlise das alternativas:

a) A comunicao pblica, dentro da proposta de construo da cidadania, transcende a mera prestao de contas, passando a buscar uma gesto participativa, promovendo a participao poltica do cidado. A alternativa est errada. b) A comunicao pblica, no contexto considerado na questo, no envolve o marketing poltico com vistas a atingir a opinio pblica. No se trata de propaganda do governo, mas da promoo de formas de interao com a sociedade, visando sua participao na efetivao de polticas pblicas. A alternativa est errada. c) A alternativa expe sem equvocos o objetivo principal da comunicao na gesto pblica, no que concerne interao Estado sociedade. Est, portanto, correta. d) A comunicao na gesto pblica no visa a persuadir os cidados, mas sim promover sua participao, criando um ambiente democrtico. A alternativa est errada. e) A comunicao pblica realmente conta com novas tecnologias, em especial as constantes do chamado Governo Eletrnico. No entanto,
15

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI o objetivo no formar opinio, e sim promover a transparncia na gesto e incentivar o debate democrtico com os cidados. A alternativa est errada. Resposta: C

Accountability e Transparncia

O termo accountability no pode ser traduzido com preciso para a lngua portuguesa. Logicamente, isso no implica a incapacidade de definio precisa do conceito a que se refere. De forma geral, accountability refere-se ao dever do agente pblico de prestar contas aos cidados. , essencialmente, o processo de comunicao, sociedade, das aes tomadas pela Administrao Pblica. As origens do desenvolvimento deste conceito so remotas, podendo ser relacionadas ao momento em que as sociedades passam a conceber a existncia da atividade de controle externo (em pases como Inglaterra, Frana e Espanha, no final da Idade Mdia, j havia embries de Cortes de Contas). Foi justamente a ideia de controle externo que se consolidou em um dos primeiros mecanismos de limitao de poder do governante. A preocupao com a limitao do poder do soberano espelhada de forma mais evoluda na Teoria da Separao dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio), concebida por Montesquieu no sculo XVIII. Segundo esta teoria, a prpria distribuio de funes entre os Poderes age como cerceador da autoridade: um mesmo ente no pode legislar, executar a lei e julgar os eventuais desvios da norma. Eis a base do constitucionalismo. Contudo, foi somente a partir das dcadas de 1980 e 1990 que a accountability entrou de vez na agenda das sociedades recm-sadas dos governos militares, a exemplo da grande maioria dos pases da Amrica Latina. A (re)democratizao, no final do sculo passado, implicou a necessidade do aumento da cobrana dos governantes por parte dos cidados. o que foi defendido, por exemplo, pelo Ministrio da Administrao Federal e Reforma do Estado (MARE), em 1997, em um contexto de plena implantao dos ideais da Nova Gesto Pblica:

16

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Sem dvida um objetivo intermedirio fundamental em qualquer regime democrtico aumentar a responsabilizao (accountability) dos governantes. Os polticos devem estar permanentemente prestando contas aos cidados. Quanto mais clara for responsabilidade do poltico perante os cidados, e a cobrana destes em relao ao governante, mais democrtico ser o regime. (Caderno Mare n 1, 1997, p. 49)

Aps uma extensa anlise dos principais autores que abordam a accountability (ODonnel, Schedler, Mainwaring), Mota (2006, p. 58) nos apresenta duas definies abrangentes deste conceito:

Accountability consiste na relao obrigacional legal que determina que quem recebeu um encargo pblico deve prestar esclarecimentos de seus atos, motivando-os, e se apurada alguma irregularidade, estar sujeito sano.

Accountability um mecanismo de controle de poder com a natureza jurdica de uma relao obrigacional objetiva extra-contratual (isto , legal) que coage os agentes encarregados da administrao dos interesses pblicos a explicar seus atos discricionrios, tornando pblicas as suas motivaes, quando provocados institucionalmente, sob pena de punio legal.

Mota (2006) chama ateno a dois aspectos essenciais desta ltima definio. Primeiramente, o que determina se o sujeito est ou no submetido necessidade de prestar contas de seus atos o fato de administrar interesses pblicos. Outro aspecto diz respeito sano: se for apurado abuso de poder ou desvio de finalidade, haver aplicao de penalidade. Tanto Schedler quanto Mainwaring listam 3 (trs) dimenses da accountability, dispostas no quadro a seguir:

17

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI
DIMENSES DA ACCOUNTABILITY

DIMENSO Informao / Transparncia

DISCRIMINAO Tambm conhecida como answerability, a mera disponibilizao de informaes sociedade e s demais instncias de controle. Tambm conhecida por responsiveness (ou responsividade), envolve pedidos de explicao sobre os atos. H, nesta dimenso, uma obrigao legal e institucional de fornecer informaes e responder a questionamentos. Tambm conhecida por enforcement, refere-se capacidade, tambm legal e institucional, de serem aplicadas penalidades nos casos de serem identificadas irregularidades, ou de as informaes no serem fornecidas.

Explicao / Justificao

As instituies de accountability podem deter alto ou Sano / Coero baixo poder de enforcement, de acordo com os exemplos abaixo: / Punio Alto poder de enforcement: tribunais de contas, rgos de auditoria (CGU etc), agncias reguladoras, comisses parlamentares, conselhos administrativos etc.; Baixo poder de enforcement: organizaes da sociedade civil, imprensa etc.

Ademais, h autores que fazem classificaes de tipos de accountability. As mais relevantes accountability vertical, horizontal e societal so apresentadas no quadro abaixo:

TIPOS DE ACCOUNTABILITY

TIPO

DISCRIMINAO a prestao de contas efetuada exclusivamente em nvel de Governo, podendo ser entre os Poderes (sistema de freios e contrapesos), ou entre rgos, por meio de tribunais de contas, Ministrio Pblico, agncias reguladoras e demais rgos de
18

Horizontal

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI
TIPOS DE ACCOUNTABILITY

TIPO

DISCRIMINAO controle. Trata-se de uma ao entre iguais (ambos o fiscalizado e o fiscalizador so da esfera pblica). A accountability horizontal , de certa maneira, uma forma de controle burocrtico, efetuado entre organizaes que mantm entre si relaes pouco flexveis, estabelecidas em normas legais. Refere-se aos processos de prestao de contas entre o Governo e os cidados. H, assim, uma relao entre atores (governo e cidado) que esto em patamares distintos, o que justifica o nome vertical. Os principais mecanismos de controle que dispem os cidados so o voto eleitoral e a ao popular4. Trata-se de um controle e uma fiscalizao de agentes pblicos por parte de grupos da sociedade civil. Diferentemente da accountability vertical, os mecanismos de controle so os movimentos sociais (influenciando a agenda poltica do Governo) e as denncias, protagonizadas por entidades como ONGs, sindicatos, associaes diversas ou a imprensa. (h autores que inserem este tipo de accountability na categoria vertical). Os agentes da accountability sociental no possuem, contudo, o poder legal para aplicarem sanes contra transgresses de agentes pblicos.

Vertical

Societal (ou social)

No Brasil, atualmente, h uma situao de fraca accountability (FURTADO, 2012). H carncia de organizao e de conscincia por parte da sociedade e dos cidados no seu papel de fiscalizador. Contudo, h de se registrar que recentemente houve progressos significativos em prol da consecuo da primeira dimenso da
Ao popular o direito do cidado, assim normatizado pelo inc. LXXIII do art. 5 da CF/88: LXXIII - qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia;
4

19

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI accountability - transparncia. Houve macios investimentos do Governo com vistas disponibilizao de informaes em portais da Internet. Outro grande progresso refere-se recente entrada em vigncia da Lei n 12.527/2011 (mais conhecida como Lei de Acesso Informao), que abrange a Administrao Direta e Indireta das trs esferas da federao, bem como a criao da Comisso Nacional da Verdade, que visa a investigar violaes dos direitos humanos, ocorridas no Brasil, entre 1946 e 1988.

7. (ESAF / SEFAZ SP / 2009) Considerado fundamental governana no setor pblico, o processo pelo qual as entidades pblicas e seus responsveis devem prestar contas dos resultados obtidos, em funo das responsabilidades que lhes foram atribudas por delegao de poder, denomina-se: a) Transparncia. b) Integridade. c) Equidade. d) Responsabilidade Fiscal. e) Accountability. Esta questo foi inserida nesta aula apenas para reforar o contedo exposto. A prestao de contas das entidades pblicas e de seus responsveis (ou seja, daqueles que administram os interesses pblicos) justamente o conceito de accountability essencialmente um processo de comunicao por parte da Administrao Pblica acerca de sua atuao. Resposta: E.

8. (CESPE / TRE MA / 2009) Os diversos sistemas do governo federal, que funcionavam isoladamente, passaram a trabalhar de forma integrada, delineando nova forma de governo-rede, agregando benefcios como maior confiabilidade das informaes e reduo de custos. Do ponto de vista da administrao, por exemplo, o Sistema Integrado de Administrao de Servios Gerais (SIASG) atua como ferramenta de apoio para atividades de gesto de materiais, licitaes, contratos e fornecedores. Acerca da tecnologia de informao, da gesto de redes e da comunicao na gesto pblica, assinale a opo correta.
20

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI a) Os avanos na tecnologia da informao produzem profundos impactos na administrao pblica. Apesar de a reforma gerencial proporcionar mais informaes e melhor qualidade aos dirigentes pblicos, a transparncia pblica no contribui para garantir carter mais democrtico e orientado para a consolidao da cidadania. b) Considerando que a informao sempre imperfeita, pois sofre influncia dos editoriais, de presses e interesses que caracterizam as sociedades, a comunicao pela Internet possibilita maior interao quanto s polticas, aos projetos e s medidas adotadas pelo governo, apesar de no poder ser considerada como um instrumento de comunicao institucional deste. c) Ainda que a rede do governo oferea acesso a informaes sobre as polticas, os projetos e as aes governamentais, bem como sobre a tramitao de demandas dirigidas aos rgos pblicos ou de interesse do cidado, falta a ela a integrao necessria com os sistemas administrativos informatizados dos variados rgos, limitando o acesso dos cidados s informaes, principalmente quanto aos gastos governamentais.

d) O aumento das tecnologias de informao no setor pblico tem gerado maior nvel de burocratizao dos servios de gesto governamental, pois demanda atualizaes frequentes dos dados daquelas organizaes que lidam com o governo. e) O uso das tecnologias de informao e comunicao promove avanos significativos na gesto da informao pelo servio pblico, o que possibilita a reduo dos custos, o aperfeioamento dos processos e a capacitao para prestar servios e informaes de melhor qualidade, promovendo a transparncia das aes governamentais. Vejamos os comentrios s alternativas:

a) A transparncia pblica, tambm conhecida como answerability, uma das dimenses da accountability, vista na aula passada. A falta de transparncia impe obstculos significativos ao controle social e
21

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI de rgos externos, afastando-se do ideal participao popular. A alternativa est errada. democrtico de

b) A comunicao pela Internet efetivamente empregada como instrumento de comunicao institucional de diversos rgos pblicos. H, inclusive, agncias oficiais de notcias de rgos pblicos (por exemplo, no Congresso Nacional), que se manifestam institucionalmente via os sites desses rgos. A alternativa est errada. c) Por previso da Lei de Responsabilidade Fiscal, muito dos esforos iniciais no mbito do Governo Eletrnico eram voltados ampla divulgao, inclusive em meios eletrnicos de acesso pblico, de receitas e despesas pblicas, alm de aspectos oramentrios. Assim, hoje chegamos a um patamar em que h facilidade de acesso aos gastos governamentais (no Portal da Transparncia, Comprasnet etc.). A alternativa est errada. d) A informatizao do setor pblico aliada de peso da maior eficincia governamental, afastando-o de disfunes burocrticas. O uso de TICs possibilita maior rapidez no processamento de dados, bem como melhor oferta aos cidados de servios e de informaes oriundas da administrao pblica. A alternativa est errada. e) A alternativa espelha de forma apropriada muitos dos benefcios advindos da aplicao das TICs no setor pblico. Est, portanto, correta. Resposta: E

II.

GESTO DE REDES ORGANIZACIONAIS

Poucos so os construtos mais em pauta na mdia atual do que as redes. Em virtude de portais de relacionamento na Internet em especial o facebook as redes sociais so responsveis por significativas mudanas em termos de comportamentos dos indivduos em nossa comunidade. H de se mencionar, contudo, que a expresso rede vem sendo usada h tempos nas cincias sociais. Em especial na Antropologia e na Psicologia, o termo empregado como instrumento de anlise das relaes que so construdas pelos indivduos no crculo social (MIGUELETTO, 2001). Este conceito foi extrapolado para as organizaes,
22

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI agora se visando interorganizacionais. compreenso da dinmica das relaes

O estudo das redes organizacionais tem por objetivo a elucidao dos fluxos de recursos, de informaes e de poder entre os atores participantes. O foco principal a compreenso do modo como as relaes esto estruturadas, visando a uma conformao das ligaes entre os atores de modo mais eficiente.

2.1. Teoria das Redes: Perspectiva histrica A Administrao , em si, uma cincia jovem. Remonta do incio do sculo passado, em virtude do aumento exponencial de produo decorrente da Revoluo Industrial. Contudo, a despeito de contar com (apenas) pouco mais de cem anos de existncia, sua evoluo foi significativa neste perodo. Um dos maiores objetivos da Administrao elucidar a forma como as organizaes poderiam ser mais eficientemente organizadas. Para isso, ao longo do tempo, foram considerados distintos fatores que, sua poca, eram entendidos como capazes de influenciar de forma preponderante o desempenho organizacional. Assim, ao longo do sculo XX, foram elaboradas distintas Teorias Organizacionais, especialmente voltadas a sedimentar o modo como a diviso de trabalho, a hierarquia e a autoridade so vistas e levadas s prticas nas organizaes. Inicialmente, foi desenvolvida a chamada Abordagem Clssica da Administrao, constituda por suas correntes tericas: a Administrao Cientfica, de Taylor que dispensava nfase s tarefas, e a Teoria Clssica, de Fayol cuja ateno voltava-se estrutura. De qualquer modo, ambas as correntes vinham o componente humano na organizao como a pea de uma mquina, ignorando traos intrnseco aos funcionrios. Mas ser que essa viso do homem como componente da mquina organizacional foi, por si s, suficiente para predizer a eficincia da empresa?

23

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI No, no foi. A viso mecanicista que se tinha do empregado, entendido como desprovido de aspectos humanos e psicolgicos, gerou um ambiente de forte explorao e de rgido controle, o que nem sempre acarretava aumento da produtividade. Uma crtica emblemtica a essa viso administrativa do incio do sculo passado apresentada no filme Tempos Modernos (1936), de Charles Chaplin.

Eis o contexto (e um dos motivos principais) do surgimento da chamada Escola de Relaes Humanas, surgida na dcada de 1930, em decorrncia dos trabalhos de Elton Mayo na Western Electric Company (WEC), uma empresa norteamericana de componentes telefnicos situada no bairro de Hawthorne, em Chicago. De acordo com esta corrente terica, a nfase recai sobre as pessoas, passando-se, pela primeira vez, a tomar cincia do conceito de organizao informal, atribudo aos grupos sociais espontaneamente formados. Em seguida, desenvolveu-se a Teoria da Burocracia, elaborada pelo socilogo alemo Max Weber (1864-1920), mas desenvolvida dentro da Administrao na dcada de 1940, como uma resposta s parcialidades da Abordagem Clssica excessivamente mecanizada e da Escola de Relaes Humanas excessivamente centrada no indivduo. Com o tamanho e a complexidade crescentes das organizaes (que no mais eram somente fbricas), era necessria a elaborao de um modelo de organizao extremanente racional, caracterizada por cargos formalmente bem definidos, com hierarquia, autoridade e responsabilidades claras e delimitadas. A esta modelo denominou-se organizao burocrtica. Note que, at este momento, as teorias organizacionais estavam integralmente voltadas para o interior das organizaes. Os aspectos externos eram simplesmente ignorados. Foi somente na dcada de 1970 que Bertalanffy desenvolve a chamada Teoria Geral dos Sistemas (TGS), segundo a qual a organizao vista como inserida em um sistema mais amplo, no mais podendo ser concebida como um sistema fechado. Alis, segundo aquele autor, a noo de sistema fechado no existe na natureza, sendo apenas um artifcio criado pelo homem a ttulo de melhor analis-lo. Logicamente,

24

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI o nico sistema fechado existente o prprio universo, incapaz de estabelecer fluxos para seu exterior. Dessa forma, a cincia da Administrao passou a voltar os olhos para o ambiente (externo) das organizaes, considerarando aspectos como disponibilidade de recursos externos, relaes com outras organizaes, relaes com o governo, regulamentaes oriundas de rgos externos, bem como ameaas impingidas e oportunidades disponibilizadas a partir de aspectos oriundos do ambiente organizacional. Podemos dizer que o insight provido pela Teoria Geral dos Sistemas, ao contemplar o estudo do ambiente no qual a organizao est inserida, gerou um impulso ao desenvolvimento de novas correntes tericas que a sucederam. Neste escopo, podemos citar: Teoria da Contingncia parte do pressuposto que no h uma estrutura pr-definida capaz de otimizar a eficincia organizacional. A estrutura tima depender de alguns fatores contingenciais (incertos), tais como estratgia, tamanho da organizao, tecnologia empregada, caractersticas do mercado etc; Ecologia Organizacional a abordagem ecolgica das organizaes considera a escassez de recursos no ambiente e a competitividade do mercado como fatores responsveis por promover uma espcie de seleo natural. O ambiente, nesta viso, atua determinando quais competidores tero xito, selecionando os mais fortes e eliminando os mais fracos (MORGAN, 1996).

Mais recentemente em especial a partir do final da dcada de 1970, surge um crescente interesse na relao mantida entre as organizaes, em seus mercados. Passa a haver, no meio acadmico, uma exploso de trabalhos voltados s chamadas redes interorganizacionais, fato que justificado por Nohria e Eccles (1992) a partir de trs fatores: emergncia, poca, de um novo modelo de competio no mercado, em especial em indstrias italianas e no Vale do Silcio. Ao passo que o antigo modelo organizacional era o da firma de grande porte, hierarquizada e verticalizada, o novo modelo o de redes de relaes laterais entre organizaes;

25

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI significativo desenvolvimento de tecnologias de informao e comunicao (TICs), viabilizando o crescimento da relao entre organizaes, e maior maturidade dos estudos organizacionais no que diz respeito compreenso do ambiente externo das empresas.

A seguir, veremos com maiores detalhes as caractersticas da Teoria das Redes Organizacionais, iniciando, logicamente, pelo conceito de rede.

2.2. O conceito de redes

De acordo com Fischer e Melo (2004, p. 21), o termo rede deriva do latim rete, que significa entrelaamento de fios, cordas, cordis, arames, com aberturas regulares fixadas por malhas, formando uma espcie de tecido. Em conceito anlogo, Castells (2001) define rede como um conjunto de ns interconectados. Em termos organizacionais, podemos falar de redes sociais, sendo estas entendidas como conjuntos mltiplos de relaes, seja internamente, seja no ambiente externo. Nessa tica, a organizao, por si s, compe uma rede social (internamente). Em nosso caso, devemos nos voltar ao estudo das redes interorganizacionais, nas quais cada n uma organizao, e os fios so as relaes mantidas por um grupo especfico de organizaes inseridas no mercado, por meio das quais fluem recursos bens, pessoas ou informaes. H de se frisar que, em uma rede, as relaes mantidas entre as organizaes so duradouras, e no espordicas. Este o entendimento de Oliver (1990, p. 241), segundo o qual as relaes em uma rede de organizaes so transaes relativamente constantes, fluxos e ligaes que ocorrem entre uma ou mais organizaes em seus ambientes. Indo alm, uma definio completa de redes assim apresentada por Olivieri (2003, p. 1):
26

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Redes so sistemas organizacionais capazes de reunir indivduos e instituies, de forma democrtica e participativa, em torno de causas afins. Estruturas flexveis e estabelecidas horizontalmente, as dinmicas de trabalho das redes supem atuaes colaborativas e se sustentam pela vontade e afinidade de seus integrantes.

Alguns traos devem ser salientados nessa conceituao:

Redes em cincias sociais so modos de estruturao de relacionamentos. Nos casos de indivduos, podemos falar em redes sociais, de modo genrico. Ao abordarmos organizaes, nos ambientes em que esto inseridas, falamos de redes interorganizacionais, composta por entidades independentes, com relaes especficas entre si; Ao estruturar-se uma rede interorganizacional, objetiva-se chegar a uma situao de maior vantagem, se comparada a um quadro no qual as organizaes comportam-se de forma estanque (isolada). Assim, usualmente, almeja-se uma participao ativa de seus elementos, de forma democrtica; As redes so estruturadas em torno de objetivos comuns, compartilhados por seus componentes; As redes so flexveis por natureza, podendo facilmente mais bem adaptar-se s contingncias do ambiente; As relaes entre os componentes da rede so horizontais, ou seja, no h uma base hierrquica que proveja lgica rede. Nesse sentido, vale a meno contribuio de Whitaker (1993, p. 1):

Uma estrutura em rede [...] corresponde tambm ao que seu prprio nome indica: seus integrantes se ligam horizontalmente a todos os demais, diretamente ou atravs dos que os cercam. O conjunto resultante como uma malha de mltiplos fios, que pode se espalhar indefinidamente para todos os lados, sem que nenhum dos seus ns possa ser considerado principal ou central, nem representante dos demais. No h um chefe, o que h uma vontade coletiva de realizar determinado objetivo.

27

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI 9. (CESPE / TRE MA / 2010) Um dos principais pressupostos da gesto em redes organizacionais a existncia de organizaes independentes, mas que possuam relaes especficas e dinmicas que demandam gerenciamentos que objetivem a obteno de melhores resultados globais.

A assertiva est de acordo com caractersticas das redes organizacionais. Resposta: certa.

que

vimos

acerca

das

2.3. Razes para a formao de redes

Qual a razo para a existncia de organizaes? Por mais genrica que possa parecer esta questo, sua resposta pode elucidar muito acerca da Teoria das Redes Organizacionais. Na dcada de 1970, o economista Oliver Williamson desenvolveu as bases da chamada Teoria dos Custos de Transao que, sob a tica da economia, responde a questo proposta. Imagine que voc deseja vender bicicletas. Imagine, ainda, que voc no quer montar uma organizao, mas agir individualmente, fazendo cada transao diretamente no mercado. Assim, inicialmente, voc busca no mercado algum para fabricar um par de rodas. Em seguida, faz nova busca para algum fabricar um quadro. Busca, aps, vendedores de pneus, de correntes. Por fim, contrata algum para montar a bicicleta. Cada transao (troca de servios, bens e informaes atravs de interfaces tecnologicamente separadas5), por envolver negociaes que se do diretamente no mercado, esto sujeitas incerteza (devido s mais diversas variveis) e ao oportunismo dos agentes envolvidos. Neste caso, no h uma relao de dependncia entre os envolvidos, mas apenas transaes entre atores independentes. A fim de minimizar a incerteza e o oportunismo inerentes ao mercado, existe a opo de que voc monte uma organizao voltada construo e venda de bicicletas, estabelecendo uma relao de hierarquia e autoridade inerente s diversas tarefas envolvidas. Assim voc poder
5

Entende-se por interfaces tecnologicamente separadas as etapas interligadas do processo de produo separveis tecnologicamente. Por exemplo, a transferncia de insumos entre uma indstria e um produtor rural uma transao, pois a indstria e o produtor utilizam-se de tecnologias separveis, distintas

28

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI fazer uma superviso mais direta aos envolvidos, passando, logicamente, a haver uma relao de dependncia entre os atores. No entanto, nem sempre o estabelecimento de uma organizao vivel ou, ainda, a melhor opo. H situaes em que so tantas as tarefas envolvidas, que a organizao a ser montada seria um verdadeiro monstro detentora de uma estrutura complexa, expressivamente verticalizada e que, dessa forma, implicar um nus significativo para sua manuteno. Uma alternativa, neste caso, seria a adoo de um modelo hbrido de governana a organizao em redes. Trata-se de uma opo intermediria, situada entre o mercado e a hierarquia. Nas redes, passa a ocorrer relaes estveis entre as organizaes participantes, visando a um objetivo comum.

Oliver (1990) lista seis fatores que justificam a formao de redes organizacionais, conforme exposto no quadro a seguir. FATORES QUE PROMOVEM A FORMAO DE REDES FATOR Necessidade CARACTERSTICA O estabelecimento de relaes entre empresas, em uma rede, d-se por necessidade, como forma de mais bem tirarem proveito dos escassos recursos do ambiente. As relaes entre empresas, em uma rede, so promovidas pelo poder de influncia de umas sobre as outras. H situaes em que a formao de redes organizacionais d-se por motivos de cooperao, colaborao e coordenao, convergindo para o propsito de se buscarem interesses e objetivos comuns. A busca por maior eficincia interna mas suas mais diversas vertentes pode promover a busca por relaes duradouras com outras organizaes, buscando-se o melhor custo-benefcio nas aes da empresa.
29

Assimetria de poder

Reciprocidade

Eficincia

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI FATORES QUE PROMOVEM A FORMAO DE REDES FATOR CARACTERSTICA Estritamente ligada busca por eficincia, a formao de redes pode ser buscada como forma de se prover estabilidade s relaes da organizao com o seu ambiente, ao invs de submeter-se integralmente incerteza do mercado. A participao de uma organizao em uma rede pode promover um maior reconhecimento do ambiente sobre suas aes. H, assim, um incremento de confiabilidade nas aes da empresa.

Estabilidade

Legitimidade

2.4. Gesto de Redes na Administrao Pblica

Em termos de esforos organizacionais, poucos so os assuntos que estiveram tanto em pauta, nos ltimos anos, quanto a estruturao de redes na Administrao Pblica brasileira. Se h algumas dcadas o Estado brasileiro agia em prol da consecuo de polticas pblicas basicamente por suas prprias iniciativas e recursos, hoje podemos afirmar que h a busca da constituio de redes, moldando uma nova forma de interao entre o Estado e a sociedade. Nesse sentido, o Estado vem buscando maior integrao entre entidades das Administraes Direta e Indireta, bem como atuao conjunta com os chaamdos Segundo e Terceiro Setor6, buscando sinergia em prol das solues para as demandas sociais. Em termos histricos, apenas recentemente o Brasil vem vivendo o seu processo de redemocratizao, tendo sado de um regime militar h cerca de menos de trs dcadas. O marco desta redemocratizao a prpria Constituio Federal de 1988 (a Constituio Cidad), que, entre outros aspectos, robusteceu o carter social e representativo, pregando a expanso dos temas da cidadania e da democracia. Ademais, a CF/88 consagrou alguns princpios da participao direta da sociedade civil como modo de favorecer a democracia, promovendo a estruturao de redes.
6

O chamado Primeiro Setor composto pelo Estado, ao passo que o Segundo Setor formado por empresas privadas.

30

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI As organizaes no-governamentais (ONGs) e outras formas de organizao da sociedade civil surgem com maior significncia a partir do final da dcada de 1980, vindo a substituir os movimentos sociais populares que haviam se destacado em meados da mesma dcada (GOHN, 2005). Ainda com destaque no que diz respeito s iniciativas do Estado na formao de redes, podemos citar as parcerias pblicoprivadas (PPPs), assim definidas por Maral Justen Filho:

[...] parceria pblico-privada um contrato organizacional, de longo prazo de durao, por meio do qual se atribui a um sujeito privado o dever de executar obra pblica e (ou) prestar servio pblico, com ou sem direito remunerao, por meio da explorao da infraestrutura, mas mediante uma garantia especial e reforada prestada pelo Poder Pblico, utilizvel para a obteno de recursos no mercado financeiro. Nas PPPs, o ente privado oferta ao Estado (e sociedade), algum tipo de servio ou de bem de utilidade pblica voltada infraestrutura (p. ex., leitos de hospitais, presdios etc.) sendo, em contrapartida, remunerada aps a finalizao da obra.

10. (ESAF / AFRFB / 2009 - adaptada) Governana pode ser entendida como um modelo horizontal de relao entre o conceito de governana possui um carter mais amplo que o conceito de governabilidade. Entre os diversos conceitos de governana, podemos citar o apresentado por Secchi (2009, p. 358). [...][governana] um modelo horizontal de relao entre atores pblicos e privados no processo de elaborao de polticas pblicas De acordo com esta concepo, vemos que a governana do Estado est atualmente baseada nas iniciativas para a formao de redes entre atores pblicos e privados. A assertiva est certa.

31

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI 11. (ESAF / AFRFB / 2009 adaptada) As parcerias pblicoprivadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenao de atores estatais e no estatais, tpico da governana. Da mesma forma que a questo anterior, a assertiva alternativa apresenta um exemplo (as PPPs) da relao entre atores pblicos e privados na implementao de polticas pblicas, convergindo para a definio de Secchi (2009, p. 358) no que concerne estruturao de redes na governana do Estado. A assertiva est correta.

12. (FGV / SEFAZ RJ / 2009) Levando em considerao a evoluo do conhecimento administrativo, no que diz respeito s perspectivas das organizaes em rede, assinale a afirmativa incorreta. a) Todas as organizaes podem ser consideradas redes sociais. b) O ambiente uma rede formada por organizaes interconectadas. c) As decises dos atores sociais devem ser compreendidas com base na racionalidade. d) Os contatos entre grupos organizacionais exercem presso sobre seus membros. e) As comparaes entre organizaes devem levar em considerao as caractersticas das redes onde elas esto inseridas. Vejamos os comentrios s alternativas: a) Como vimos, as organizaes, no que concerne a seus ambientes internos, podem ser consideradas redes sociais, em especial quanto estrutura de relaes entre seus colaboradores. A alternativa est correta. b) A alternativa condiz com o que vimos sobre as caractersticas das redes. Est, portanto, correta. c) A deciso racional dos atores uma caracterstica da Teoria da Burocracia e no da perspectiva das redes organizacionais. d) Logicamente, ao se estabelecerem relacionamentos entre organizaes, estas passam a ser stakeholders uma das outras,
32

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI passando a exercer presso sobre o comportamento de seus membros. A alternativa est correta. e) A insero da organizao em determinada rede pode ser uma fonte de vantagem competitiva. Logicamente, tal fato deve ser levado em considerao quando da comparao com outras organizaes. A alternativa est errada. Resposta: C.

13. (ESAF / MPOG / 2009) Comportando a interao de estruturas descentralizadas e modalidades inovadoras de parcerias entre estatais e organizaes sociais ou empresariais, a abordagem de redes de polticas pblicas se constitui em uma recente tendncia da administrao pblica em nosso pas. Sua proliferao, porm, acarreta vantagens e desvantagens sua gesto. Como desvantagem, podemos citar o fato de que as redes: a) propiciam o desenvolvimento de uma gesto adaptativa. b) garantem a presena pblica sem a necessidade de criao ou aumento de uma estrutura burocrtica. c) possibilitam a definio de prioridades de uma maneira mais democrtica. d) dificultam a prestao de contas dos recursos pblicos envolvidos, por envolver numerosos atores governamentais e privados. e) garantem a diversidade de opinies sobre o problema em questo, por envolverem mais atores. Vejamos os comentrios s alternativas: a) A gesto adaptativa decorrente da flexibilidade tpica das redes certamente uma vantagem. A alternativa est errada. b) Esta uma das principais vantagens das redes de polticas pblicas, em especial das PPPs. A alternativa est errada. c) Logicamente, ao promover o maior dilogo com a sociedade civil, as redes formadas pelo Estado provm uma vantagem na definio de prioridades afetas s demandas sociais. A alternativa est errada.

33

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI d) A dificuldade na prestao de contas logicamente diretamente proporcional ao nmero de atores envolvidos o que, certamente, ser maior em uma rede de relacionamentos. A alternativa est certa. e) Diversidade de opinies vai ao encontro (= a favor) da participao democrtica doa atores sociais, sendo esta uma virtude promovida pelas redes. A alternativa est errada. Resposta: D.

Ficamos aqui nesta aula. A prxima aula (que ser disponibilizada na prxima segunda-feira) ir abordar a gesto de pessoas do quadro prprio e terceirizadas. Bons estudos!

34

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI QUESTES APRESENTADAS NESTA AULA

1. (FCC / BAHIAGS / 2010) No processo de comunicao, a percepo e interpretao, por parte do receptor, do significado da mensagem recebida denominada: a) codificao. b) feedback positivo. c) decodificao. d) tautologia. e) resposta.

2. (ESAF / ATRFB / 2012 - adaptada) Julgue as assertivas abaixo:

I.

A codificao pelo emissor, a transmisso, a decodificao e o feedback constituem o processo de comunicao.

II. A comunicao formal somente se consolida nos fluxos direcionais descendente e lateral. O fluxo ascendente exclusivo da comunicao informal. III. Como atividade gerencial a comunicao deve proporcionar motivao, cooperao e satisfao nos cargos. a) E E C b) C E E c) C C E d) C E C e) E C E 3. (CONSULPLAN / TSE / 2012) Atualmente, as organizaes esto tentando melhorar as suas comunicaes internas e externas, devido ao grande nmero de problemas gerados pela inadequao dessas comunicaes. Qual o procedimento recomendado na tentativa de maximizar a eficcia da comunicao organizacional? a) Utilizar linguagem tcnica na elaborao de relatrios e emails.
35

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI b) Usar de forma correta e constante o processo de retroao. c) Distanciar-se do mundo dos colaboradores. d) Aumentar o grau de entropia do sistema organizacional.

4. (FCC / TRT 4 Regio / 2011) Para reduzir as dificuldades de comunicao nas organizaes pblicas derivadas do padro burocrtico de gesto recomendvel: a) investir em novas Tecnologias da Informao. b) incentivar os fluxos descendentes de informao. c) concentrar o fluxo de informao oficial na Intranet. d) fortalecer os fluxos laterais ou horizontais de informao. e) eliminar os fluxos informais de informao. 5. (CESPE / INSS / 2008) A comunicao institucional utiliza tcnicas de relaes pblicas, marketing, publicidade, propaganda e jornalismo.

6. (FUNCAB / Prefeitura de Porto Velho RO / 2009) ...cidadania pressupe a comunicao entre os vrios setores da sociedade, exigindo uma comunicao capaz de integrar Estado, governo e sociedade em prol de polticas pblicas que procurem atender as necessidades sociais (Oliveira, M. J. C.). A comunicao pblica, dentro da proposta de construo da cidadania, aquela que: a) praticada pelo governo com o objetivo de prestar contas; b) adota o marketing poltico, buscando atingir a opinio pblica atravs de mtodos publicitrios em busca de respostas rpidas e efeitos imediatos; c) envolve o cidado de maneira mais diversa, participativa, estabelecendo um fluxo de relaes comunicativas entre Estado e sociedade; d) define tcnicas persuasivas para abordar os assuntos e a forma como eles sero apresentados aos cidados; e) adota as novas tecnologias para atrair cidados e formar opinio.

36

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI 7. (ESAF / SEFAZ SP / 2009) Considerado fundamental governana no setor pblico, o processo pelo qual as entidades pblicas e seus responsveis devem prestar contas dos resultados obtidos, em funo das responsabilidades que lhes foram atribudas por delegao de poder, denomina-se: a) Transparncia. b) Integridade. c) Equidade. d) Responsabilidade Fiscal. e) Accountability. 8. (CESPE / TRE MA / 2009) Os diversos sistemas do governo federal, que funcionavam isoladamente, passaram a trabalhar de forma integrada, delineando nova forma de governo-rede, agregando benefcios como maior confiabilidade das informaes e reduo de custos. Do ponto de vista da administrao, por exemplo, o Sistema Integrado de Administrao de Servios Gerais (SIASG) atua como ferramenta de apoio para atividades de gesto de materiais, licitaes, contratos e fornecedores. Acerca da tecnologia de informao, da gesto de redes e da comunicao na gesto pblica, assinale a opo correta. a) Os avanos na tecnologia da informao produzem profundos impactos na administrao pblica. Apesar de a reforma gerencial proporcionar mais informaes e melhor qualidade aos dirigentes pblicos, a transparncia pblica no contribui para garantir carter mais democrtico e orientado para a consolidao da cidadania. b) Considerando que a informao sempre imperfeita, pois sofre influncia dos editoriais, de presses e interesses que caracterizam as sociedades, a comunicao pela Internet possibilita maior interao quanto s polticas, aos projetos e s medidas adotadas pelo governo, apesar de no poder ser considerada como um instrumento de comunicao institucional deste. c) Ainda que a rede do governo oferea acesso a informaes sobre as polticas, os projetos e as aes governamentais, bem como sobre a tramitao de demandas dirigidas aos
37

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI rgos pblicos ou de interesse do cidado, falta a ela a integrao necessria com os sistemas administrativos informatizados dos variados rgos, limitando o acesso dos cidados s informaes, principalmente quanto aos gastos governamentais. d) O aumento das tecnologias de informao no setor pblico tem gerado maior nvel de burocratizao dos servios de gesto governamental, pois demanda atualizaes frequentes dos dados daquelas organizaes que lidam com o governo. e) O uso das tecnologias de informao e comunicao promove avanos significativos na gesto da informao pelo servio pblico, o que possibilita a reduo dos custos, o aperfeioamento dos processos e a capacitao para prestar servios e informaes de melhor qualidade, promovendo a transparncia das aes governamentais.

9. (CESPE / TRE MA / 2010) Um dos principais pressupostos da gesto em redes organizacionais a existncia de organizaes independentes, mas que possuam relaes especficas e dinmicas que demandam gerenciamentos que objetivem a obteno de melhores resultados globais. 10. (ESAF / AFRFB / 2009 - adaptada) Governana pode ser entendida como um modelo horizontal de relao entre o conceito de governana possui um carter mais amplo que o conceito de governabilidade. 11. (ESAF / AFRFB / 2009 adaptada) As parcerias pblicoprivadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenao de atores estatais e no estatais, tpico da governana.

12. (FGV / SEFAZ RJ / 2009) Levando em considerao a evoluo do conhecimento administrativo, no que diz respeito s perspectivas das organizaes em rede, assinale a afirmativa incorreta. a) Todas as organizaes podem ser consideradas redes sociais.
38

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI b) O ambiente uma rede formada por organizaes interconectadas. c) As decises dos atores sociais devem ser compreendidas com base na racionalidade. d) Os contatos entre grupos organizacionais exercem presso sobre seus membros. e) As comparaes entre organizaes devem levar em considerao as caractersticas das redes onde elas esto inseridas.

13. (ESAF / MPOG / 2009) Comportando a interao de estruturas descentralizadas e modalidades inovadoras de parcerias entre estatais e organizaes sociais ou empresariais, a abordagem de redes de polticas pblicas se constitui em uma recente tendncia da administrao pblica em nosso pas. Sua proliferao, porm, acarreta vantagens e desvantagens sua gesto. Como desvantagem, podemos citar o fato de que as redes: a) propiciam o desenvolvimento de uma gesto adaptativa. b) garantem a presena pblica sem a necessidade de criao ou aumento de uma estrutura burocrtica. c) possibilitam a definio de prioridades de uma maneira mais democrtica. d) dificultam a prestao de contas dos recursos pblicos envolvidos, por envolver numerosos atores governamentais e privados. e) garantem a diversidade de opinies sobre o problema em questo, por envolverem mais atores.

39

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI

GABARITO 1- C 3- B 5- C 7- E 9- C 11- C 13- D 2- D 4- D 6- C 8- E 10- C 12- C

40

NOES DE ADMINISTRAO PBLICA ANALISTA JUDICIRIO (REA ADMINISTRATIVA) TRT 1 REGIO PROFESSOR RENATO FENILI Referncias

BERTALANFFY, L. Teoria Geral dos Sistemas. 3 Edio. Petrpolis: Vozes, 1977. Captulo 2, p. 52-81. CASTELLS, M. A Era da Informao: Economia, Sociedade e Cultura . Vol. I A Sociedade em Rede, 5 edio. So Paulo: Paz e Terra, 2001. FISCHER, T.; MELO, V. P. Organizaes e interorganizaes na gesto do desenvolvimento scio-territorial. Revista Organizaes & Sociedade, v. 11, ed. especial, p. 13-41, 2004. OLIVIERI, L. A importncia histrico-social das Redes. Informaes para o Terceiro Setor. Rio de Janeiro, 2003. Rede de

PALUDO, A. V., Administrao Pblica: Teoria e Questes. 2 Edio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. WEBER, M. Economia e Sociedade: Fundamentos da Sociologia Compreensiva, v. 2. Braslia: Editora UnB, 2004. WHITAKER, F. Rede: uma estrutura alternativa de organizao. Revista Mutaes Sociais, v. 2, n. 3, 1993.

41

You might also like