You are on page 1of 6

Governo do Estado de Pernambuco GRE Serto do Moxot Ipanema - Arcoverde Plo Senador Vitorino Freire - Turma 63 Multimeios Didticos

Tutora: Adriana Menezes Cursista: Jos Ricardo D. M. Lima

Resumo Mdulo 15 Informtica aplicada educao Unidade 1 Histrico da Informtica no Brasil O Brasil deu os primeiros passos, no caminho da informtica educativa, em 1971, de acordo com o livro Projeto Educom, quando pela primeira vez, se discutiu o uso de computadores no ensino de fsica, em seminrio promovido em colaborao com a Universidade de Dartmouth/EUA. O computador era utilizado como objeto de estudo e pesquisa, propiciando uma disciplina voltada para o ensino de informtica. Segundo o livro Projeto Educom, o primeiro estudo utilizava terminais de teletipo e display num experimento simulado de fsica para alunos do curso de graduao. Em 1980, o computador era visto como recurso auxiliar do professor no ensino e na avaliao. No incio de 1983, foi institudo o Ncleo Interdisciplinar de Informtica Aplicada Educao (Nied) da Unicamp, j com o apoio do MEC, tendo o projeto Logo como o referencial maior de sua pesquisa, durante vrios anos. A Secretaria Especial de Informtica (SEI) nasceu como rgo executivo do Conselho de Segurana Nacional da Presidncia da Repblica em plena poca da ditadura militar e tinha por finalidade regulamentar, supervisionar e fomentar o desenvolvimento e a transio tecnolgica do setor. O I Seminrio Nacional de Informtica na Educao, na Universidade de Braslia (UnB), contou com a participao de especialistas nacionais e internacionais, constituindo-se no primeiro frum a estabelecer posio sobre o tema, destacando a importncia de se pesquisar o uso do computador como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem. O computador foi reconhecido como um meio de ampliao das funes do professor e jamais como ferramenta para substitu-lo. Em dezembro de 1981, foi divulgado o documento Subsdios para a Implantao do Programa Nacional de Informtica na Educao, esse documento recomendava que as iniciativas nacionais deveriam estar centradas nas universidades e no diretamente nas Secretarias de Educao, pois era necessrio construir conhecimentos tcnicocientficos para depois discuti-los com a sociedade brasileira. O MEC a SEI e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (CNPq) promoveram, na Universidade Federal da Bahia, o II Seminrio Nacional de Informtica na

Educao, visando coletar novos subsdios para a criao dos projetos-piloto a partir de reflexes dos especialistas das reas de educao, psicologia, informtica e sociologia. Recomendou-se ainda, a partir do II seminrio, que as aplicaes do computador no deveriam se restringir ao 2 grau, de acordo com a proposta inicial do governo federal, mas procurar atender a outros graus e modalidades de ensino. De acordo com os relatrios de pesquisas, o Educom produziu, num perodo de cinco anos, quatro teses de doutorado, 17 teses de mestrado, cinco livros, 165 artigos publicados, mais de duas centenas de conferencias e palestras ministradas, alm de vrios cursos de extenso, especializao e treinamento de professores. Sistemas de autor e vrios softwares educacionais foram desenvolvidos, dos quais alguns foram os primeiros colocados em concursos nacionais. O Projeto Formar foi criado por recomendao do Comit Assessor de Informtica e Educao (CAIE) do Ministrio da Educao (MEC). O Projeto Formar foi operacionalizado por meio de dois cursos de especializao em Informtica na Educao, em nvel de ps-graduao lato sensu, realizados na Unicamp, em 1987 e 1989. A rea de informtica educativa passou ento a ser um dos destaques do Programa de Capacitao de Recursos Humanos em reas Estratgicas (Rhae), do Ministrio de Cincia e Tecnologia. De modo geral, na rea de produo de software, o Proninfe estabelecia como uma de suas diretrizes a criao de equipes interdisciplinares de produo e avaliao de programas educativos computacionais, devidamente qualificados para anlise de questes sociolgicas, psicopedaggicas e epistemolgicas. Os Ncleos de Tecnologia Educacional (NTE) so locais dotados de infra-estrutura de informtica e comunicao que renem educadores e especialista em tecnologia de hardware e software. O CETE foi criado para viabilizar e apoiar as aes do Programa Nacional de Informtica na Educao (Proinfo) e est situado na sede do MEC, em Braslia. Suas principais contribuies so: Estabelecimento de redes de comunicao. Divulgao de produtos. Disseminao de informaes. Promoo do uso de novas tecnologias por meio de atividades nas reas de telemtica e infra-estrutura de informaes.

Unidade 2 O uso do computador na escola como recurso pedaggico Com a informtica possvel realizar variadas aes, como se comunicar, fazer pesquisas, redigir tetos, criar desenhos, efetuar clculos e simular fenmenos. As utilidades e os benefcios no desenvolvimento de diversas habilidades fazem do computador, hoje, um importate recurso pedaggico. A introduo da informtica na escola como recurso pedaggico deve partir da constatao feita pela prpria comunidade escolar da necessidade de mudana no processo educacional, a fim de adequar o ensino s novas demandas sociais. Para incorporar a tecnologia no contexto escola, necessrio:

Verificar quais so os pontos de vista dos docentes e dos funcionrios em ralao aos impactos das tecnologias na educao. Discutir com os alunos quais so os impactos que as tecnologias provocam em suas vidas cotidianas e como eles se do com os diversos instrumentos tecnolgicos. Integrar os recursos tecnolgicos de forma significativa com o cotidiano educacional.

A utilizao dos ambientes de informtica pode ser classificada de duas maneiras: Sistematizada: quando os horrios so definidos previamente, durante o planejamento das aulas. No-sistematizada: o uso do ambiente de informtica livre e dependente do interesse e da necessidade do professor, que agenda seu horrio. Os alunos devem prender a ligar e desligar o computador devem iniciar todos os programas que sero utilizados durante a aula. No planejamento de aulas, devero ser descritos: os objetivos a serem atingidos, os contedos a serem abordados, a estratgia a ser utilizada e os recursos necessrios. Nesse momento, indicado o software a ser utilizado e, por fim, qual critrio de avaliao ser usado. Softwares utilizados na educao Existem vrios tipos de softwares que podem ser utilizados na educao, H os desenvolvidos especialmente para finalidades educativas, os educacionais, mas h tambm, diversos softwares existentes no mercado que podem ser utilizados na educao. Eles podem ser classificados nos seguintes grupos: Tutoriais: software que apresenta conceitos e instrues para realizao de tarefas especficas, em geral com baixa interatividade. Hoje so comuns os tutoriais que ensinam a utilizar programas de computador. Exercitao: software que possibilita atividades interativas por meio de respostas s questes presentadas. Os professores podem, por exemplo, apresentar conceitos comuns na sala de aula e, depois, propor exerccios sobre os conceitos no computador, a partir de software adequado. Investigao: por meio de programas de investigao, possvel localizar informaes a respeito de diversos assuntos. Um exemplo desse tipo de software so as enciclopdias, que agilizam a localizao de informaes mais adequadas e confiveis.

Os softwares de apresentao so programas muito utilizados para elaborar apresentaes de palestras e aulas (O Power Point da Microsoft o exemplo mais comum). Os softwares de programao so aqueles que permitem a criao de outros programas, sendo timo para estimular o raciocnio lgico.

Unidade 3 - A importncia da capacitao e do papel do funcionrio da educao Inserir a informtica na educao no apenas adquirir equipamentos e programas de computador para a escola. O sucesso e a eficcia de um projeto educacional que utiliza a informtica como mais um recurso, no processo pedaggico, exige capacitao e novas atitudes dos profissionais da educao diante da realidade e do contexto educacional. Conhecimento, viso crtica e conscincia do educador em relao ao seu papel so fundamentais. A partir do momento em que a escola disponibiliza computadores e softwares como auxilio para as aulas, torna-se imprescindvel saber avaliar os recursos para utiliz-los de forma adequada s suas necessidades. indispensvel que os professores e funcionrios sejam capacitados para utilizar e avaliar o computador e os softwares disponveis como instrumento pedaggico. Com a prtica, o funcionrio saber lidar com os imprevistos, como: O programa necessrio para a aula no est funcionando em todos os computadores. A tinta da impressora acabou antes da finalizao da impresso dos trabalhos. Nem todos os computadores possuem recursos de multimdia. A escola no possui um sistema de monitoramento adequado de acesso internet.

No processo de implantao e utilizao da informtica, importante que os administradores escolares tambm tenham uma viso dos benefcios da incorporao da tecnologia no dia-a-dia a escola e atuem na construo da nova prtica pedaggica proporcionada pelo uso do computador e dos seus objetivos. O coordenador de informtica tem um papel muito importante no desenvolvimento e no gerenciamento do processo pedaggico com o uso do computador. Ele deve estra atento e envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas para que possa sugerir atividades pedaggicas envolvendo a informtica. Um coordenador precisa reunir algumas habilidades, como: Conhecer o projeto pedaggico da escola. Ter uma viso abrangente dos contedos disciplinares estar atento aos projetos pedaggicos das diversas reas, verificando sua contribuio Mostrar ao professor que o laboratrio de informtica deve ser extenso de sua sala de aula, e a aula deve ser dada por ele e no por uma terceira pessoa. Pesquisar e analisar os softwares educativos.

Unidade 4 - O uso da internet na educao A escola no pode ignorar a influncia da internet na vida das pessoas da sociedade moderna. Ao contrrio, a escola pode utilizar a internet como mais um recurso para dinamizar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem Alguns dos principais ganhos pedaggicos possveis com a internet so: Acessibilidade a fontes inesgotveis de assuntos para pesquisas.

Estmulo curiosidade. Estmulo ao raciocnio lgico.

importante destacar que a navegao a internet precisa de bom senso, intuio e gosto esttico. Bom senso para saber selecionar, em rpidas comparaes, as pginas mais importantes. Intuio para aprender por tentativa, acerto e erro a localizar o que procuramos. Gosto esttico para reconhecer e apreciar as pginas melhor elaboradas. No imenso universo da internet, podemos encontrar contedos de boa e m qualidade. Por isso, o educador deve estar preparado para ajudar os educandos a localizar contedos de qualidade e transformar os textos pesquisados em conhecimentos teis. Servios da internet H vrios servios disponveis na internet que podem ser utilizados tanto para uso pessoal, quanto para fins educacionais, entre eles: Sites, pgina ou home page abrindo um site, uma pgina ou home page que temos acesso s variadas informaes em forma de texto, imagens e sons na internet. Na educao o servio pode ser utilizado para pesquisas e estudos de temas ligados s disciplinas. Envio e recebimento de arquivos Por meio da internet, possvel enviar e receber arquivos de programas, imagens e sons. Podemos baixar arquivos de pginas da internet e tambm baixar ou enviar arquivos por meio do correio eletrnico (e-mail). Correio eletrnico ou e-mail o servio que nos permite enviar e receber mensagens pela internet por meio de um endereo eletrnico pessoal. As contas de e-mail podem ser criadas nos provedores de acessos particulares, pagos, ou em sites que oferecem esse servio de forma gratuita, possibilitando que voc receba e envie mensagens de correio eletrnico de qualquer computador que esteja conectado internet. Lista de discusso Esse servio rene pessoas com os mesmos interesses e objetivos para trocas de ideias, opinies e informaes. importante estabelecer algumas regras bsicas para o uso da lista de discusso num projeto educacional, podemos citar algumas: As listas devem sempre agrupar aqueles que tenham os mesmos objetivos e interesses. Padronizar o formato dos arquivos a serem enviados com os levantamentos dos trabalhos escolares, bem como especificar os programas que devero ser usados pelo projeto.

Padronizar como devero ser mencionados os assuntos das mensagens. Dessa forma, os usurios abriro apenas as mensagens que so de interesse especfico da escola.

Projeto pedaggico com a utilizao da internet Para que a escola passe a utilizar a internet como recurso pedaggico, importante que os profissionais da educao sejam conscientizados sobe suas implicaes e aspectos positivos e negativos, conheam seus servios e sejam capacitados para trabalhar com suas ferramentas com fins pedaggicos.

You might also like