You are on page 1of 11

Apresenta As 95 Teses afixadas por Martinho Lutero na Abadia de Westminster a 31 de outubro de 1517, fundamentalmente "Contra o Comrcio das Indulgncias"

Movido pelo amor e pelo empenho em prol do esclarecimento da verdade, discutir-se- em Wittemberg, sob a presidncia do Rev. Padre Martinho Lutero, o que segue. Aqueles que no puderem estar presentes para tratarem o assunto verbalmente conosco, o podero fazer por escrito. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amm.

1 Tese

Dizendo nosso Senhor e Mestre Jesus Cristo: Arrependei-vos... etc., certamente quer que toda a vida dos seus crentes na terra seja contnuo e ininterrupto arrependimento.

2 Tese

E esta expresso no pode e no deve ser interpretada como referindo-se ao sacramento da penitncia, isto , confisso e satisfao, a cargo dos sacerdotes.

3 Tese

Todavia no quer que apenas se entenda o arrependimento interno; o arrependimento interno; o arrependimento interno nem mesmo arrependimento quando no produz toda sorte de mortificao da carne.

4 Tese

Assim sendo, o arrependimento e o pesar, isto , a verdadeira penitncia, perdura enquanto o homem se desagradar de si mesmo, a saber, at entrada para a vida eterna.

5 Tese

O papa no quer e no pode dispensar de outras penas alm das que imps ao seu alvitre ou nem acordo com os cnones, que so estatutos papais.

6 Tese O papa no pode perdoar dvida, seno declarar e confirmar aquilo que j foi perdoado por Deus, ou ento o faz nos casos que lhe foram reservados. Nestes casos, se desprezados, a dvida em absoluto deixaria de ser anulada ou perdoada.

7 Tese Deus a ningum perdoa a dvida sem que ao mesmo tempo o subordine, em sincera humildade, ao ministro, seu substituto.

8 Tese Cnones poenitentiales, que so as ordenanas de prescrio da maneira em que se deve confessar e expiar, apenas so impostos aos vivos, e, de acordo com as mesmas ordenanas, no dizem respeito aos moribundos.

9 Tese Eis por que o Esprito Santo nos faz bem mediante o papa, excluindo este de todos os seus decretos ou direitos o artigo da morte e da necessidade suprema.

10 Tese Procedem desajuizadamente e mal os sacerdotes que reservam e impe aos moribundos penitncias cannicas ou para o purgatrio a fim de ali serem cumpridas.

11 Tese Este joio, que o de transformar a penitncia e satisfao, prevista pelos cnones ou estatutos, em penitncia ou penas do purgatrio, foi semeado enquanto os bispos dormiam.

12 Tese Outrora cannica poenae, ou seja, penitncia e satisfao por pecados cometidos, eram impostos, no depois, mas antes da absolvio, com a finalidade de provar a sinceridade do arrependimento e do pesar.

13 Tese Os moribundos tudo satisfazem com a sua morte e esto mortos para o direito cannico, sendo, portanto, dispensados, com justia, de sua imposio.

14 Tese Piedade ou amor imperfeitos da parte daquele que se acha s portas da morte, necessariamente resultam em grande temor; logo, quanto menos o amor, tanto maior o temor.

15 Tese Este temor e espanto em si to s, sem nos referirmos a outras coisas, basta para causar o tormento e o horror do purgatrio, pois se avizinham da angstia do desespero.

16 Tese Inferno, purgatrio e cu parecem ser to diferentes quanto o so um do outro o desespero completo, incompleto ou quase desespero e certeza.

17 Tese Parece que assim como no purgatrio diminuem a angstia e o espanto das almas, tambm deve crescer e aumentar o amor.

18 Tese Bem assim parece no ter sido provado, nem por boas razes e nem pela Escritura, que as almas do purgatrio se encontram fora da possibilidade do mrito ou do crescimento no amor.

19 Tese Parece ainda no ter sido provado que todas as almas do purgatrio tenham certeza de sua salvao e no receiem mais por ela, no obstante ns termos esta certeza.

20 Tese Por isso o papa no quer dizer e nem compreender com as palavras perdo plenrio de todas as penas o perdo de todo o tormento, mas to s as penas por ele impostas.

21 Tese Eis por que erram os apregoadores de indulgncias ao afirmarem ser o homem perdoado de todas as penas e salvo mediante indulgncia do papa.

22 Tese Com efeito, o papa nenhuma pena dispensa s almas do purgatrio das que, segundo os cnones da igreja, deviam ter expiado e pago na presente vida.

23 Tese Verdade que se houver qualquer perdo plenrio das penas, este apenas ser dado aos mais perfeitos, que so muitos poucos.

24 Tese Logo, a maioria do povo ludibriado com as pomposas promessas do indistinto perdo, impressionando-se o homem singelo com as penas pagas.

25 Tese Exatamente o mesmo poder geral que o papa tem sobre o purgatrio, qualquer bispo e cura dalmas o tem no seu bispado e na sua parquia, quer de modo especial e quer para com os seus em particular.

26 Tese O papa faz muito bem em no conceder o perdo s almas em virtude do poder das chaves (coisa que no possui), mas pela ajuda ou em forma de intercesso.

27 Tese Pregam futilidades humanas quantos alegam que no momento em que a moeda soa ao cair na caixa a alma se vai do purgatrio.

28 Tese Certo que, no momento em que a moeda soa na caixa, vem lucro, e o amor ao dinheiro cresce e aumenta; a ajuda, porm, ou a intercesso da igreja to s correspondem vontade e ao agrado de Deus.

29 Tese E quem sabe, se todas as almas do purgatrio querem ser libertadas, quando h quem diga o que sucedeu com S. Severino e Pascoal.

30 Tese Ningum tem certeza da suficincia do arrependimento e pesar verdadeiros, muito menos certeza pode ter de haver alcanado pleno perdo dos seus pecados.

31 Tese

To raro como existe algum que possui arrependimento e pesar verdadeiros, to raro tambm aquele que verdadeiramente alcana indulgncia, sendo bem poucos os que se encontram.

32 Tese Iro para o diabo, juntamente com os seus mestres, aqueles que julgam obter certeza de sua salvao mediante breves de indulgncia.

33 Tese H que acautelar-se muito e ter cuidado daqueles que dizem: A indulgncia do papa a mais sublime e mais preciosa graa ou ddiva de Deus, pela qual o homem reconciliado com Deus.

34 Tese Tanto assim que a graa da indulgncia apenas se refere pena satisfatria, estipulada por homens.

35 Tese Ensinam de maneira mpia quantos alegam que aqueles que querem livrar almas do purgatrio ou adquirir breves de confisso no necessitam de arrependimento e pesar.

36 Tese

Tudo o cristo que se arrepende verdadeiramente dos seus pecados e sente pesar por ter pecado, tem pleno perdo da pena e da dvida, perdo esse que lhe pertence mesmo sem breve de indulgncia.

37 Tese Todo e qualquer cristo verdadeiro, vivo ou morto, participante de todos os bens de Cristo e da Igreja, por ddiva de Deus, mesmo sem breve de indulgncia.

38 Tese Entretanto se no devem desprezar o perdo e a distribuio deste pelo papa. Pois, conforme declarei, o seu perdo consiste numa declarao do perdo divino.

39 Tese extremamente difcil, mesmo para os mais doutos telogos, exaltar diante do povo ao mesmo tempo a grande riqueza da indulgncia e, ao contrrio, o verdadeiro arrependimento e pesar.

40 Tese O verdadeiro arrependimento e pesar buscam e amam o castigo; mas a profuso da indulgncia livra das penas e faz com que se as aborrea, pelo menos quando h oportunidade para tanto.

41 Tese necessrio pregar cautelosamente sobre a indulgncia papal, para que o homem singelo no julgue erradamente ser a indulgncia prefervel s demais obras de caridade ou melhor do que elas.

42 Tese Deve-se ensinar aos cristos, no ser pensamento e opinio do papa que a aquisio de indulgncias de alguma maneira possa ser comparada com qualquer obra de caridade.

43 Tese Deve-se ensinar aos cristos, proceder melhor quem d aos pobres ou empresta ao necessitado do que os que compram indulgncia.

44 Tese que pela obra de caridade cresce o amor ao prximo e o homem torna-se mais piedoso; pelas indulgncias, porm, no se torna melhor seno mais seguro e livre da pena.

45 Tese Deve-se ensinar aos cristos que aquele que v seu prximo padecer necessidade e a despeito disto gasta dinheiro com

Gracias por visitar este Libro Electrnico


Puedes leer la versin completa de este libro electrnico en diferentes formatos: HTML(Gratis / Disponible a todos los usuarios) PDF / TXT(Disponible a miembros V.I.P. Los miembros con una membresa bsica pueden acceder hasta 5 libros electrnicos en formato PDF/TXT durante el mes.) Epub y Mobipocket (Exclusivos para miembros V.I.P.) Para descargar este libro completo, tan solo seleccione el formato deseado, abajo:

You might also like