You are on page 1of 8

Escola EB2/3 Napoleo Sousa Marques

25 de Abril de 1974

Trabalho realizado por: Ana Sofia Costa Fonseca N: 3 Turma: 601

ndice
NDICE ................................................................................................................................................. 2 I. 1. INTRODUO ............................................................................................................................ 3 CONTEXTUALIZAO ..................................................................................................................... 3 1.1. Causas da revoluo .............................................................................................................. 3 A REVOLUO DOS CRAVOS ................................................................................................ 4 DEPOIS DA REVOLUO .................................................................................................... 5 CONCLUSO .......................................................................................................................... 7 BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................................... 7

II. III. IV. V.

I. Introduo
Neste trabalho iremos abordar como foi que se deu a revoluo do dia 25 de Abril em Portugal, contextualizando os acontecimentos que antecederam e levaram a esta revoluo. Ser tambm explicado o que aconteceu neste dia, e alguns acontecimentos aps a revoluo.

1. Contextualizao
Depois do fim da 2 Guerra Mundial, em 1945, os principais pases Europeus, acabaram com as suas Ditaduras e iniciaram Regimes Democrticos. Portugal, tambm simulou uma abertura do regime, surgindo um Movimento de Unidade Democrtica, cujo objectivo era concorrer s eleies para combater o Regime Salazarista, mas acabaram por desistir e mais tarde por ser perseguidos. Em 1958, houve um momento de grande oposio ao regime: o General Humberto Delgado, era candidato da oposio s eleies, parecia muito popular, contudo s teve 25% dos votos, afirmando que as eleies foram fraudulentas, o que no lhe valeu de nada, acabando por ser perseguido pela PIDE e mais tarde morto.

1.1.

Causas da revoluo

O tardio desenvolvimento econmico:

Portugal, durante a 2 Guerra Mundial alcanou um perodo de alguma prosperidade econmica mas, no fim do conflito no acompanhou o desenvolvimento econmico dos outros pases da Europa, pois, Salazar recusou o apoio do Plano Marshall, adoptando a poltica de orgulhosamente ss, a nvel politico, econmico e social. O pas tinha uma balana comercial desfavorvel, uma mo-de-obra pouco qualificada e uma elevada taxa de analfabetismo. Em 1960, Portugal aderiu EFTA, o que possibilitou um desenvolvimento a nvel industrial, mas este limitou-se regio de Lisboa, enquanto que o resto do pas continuava pouco industrializado e com uma agricultura pouco desenvolvida. A emigrao:

Como as condies de vida dos Portugueses eram difceis e havia grande necessidade de mo-de-obra nos pases industrializados (Frana e Alemanha) os salrios nestes pases eram elevados e havia a possibilidade de fugir s guerras coloniais, todas estas razes contriburam para o aumento da emigrao em Portugal.

Os movimentos de independncia e a guerra colonial:

Pases como a Inglaterra, Frana e Holanda concederam a independncia s suas colnias, mas o Regime de Salazar ops-se afirmando que no possua colnias mas sim provncias ultramarinas. A recusa da descolonizao por Salazar originou a formao de movimentos de libertao que mais tarde originaram guerras. O Marcelismo: Em 1968, Salazar (figura 1) sofreu um acidente que o tornou incapaz de continuar frente do governo, sendo substitudo por Marcello de Caetano1 que governou seguindo o lema evoluo na continuidade que constou em dois blocos: uma maquilhagem das instituies repressivas que basicamente constou na alterao dos nomes dos rgos e instituies repressivas; e numa poltica social, tendo fundado a ADSE. Nas eleies de 1969 voltaram a ir a votos aps 44 anos, mas as eleies foram novamente fraudulentas.
Figura 1- Antnio de Oliveira Salazar

II. A Revoluo dos cravos


Com a persistncia de Salazar e Caetano de manter a situao de guerra colonial, a falta de liberdade e a crise econmica pela qual o pas atravessava, um grupo de militares das foras armadas revoltaram-se contra o regime. Estes organizaram-se e, em 1973 criam o Movimento das Foras Armadas (MFA), que tinha como principais objectivos acabar com a guerra, dando independncia s colnias e pr fim ao regime autoritrio, transformando Portugal num Regime Democrtico. Ento a 25 de Abril de 1974, ocorreu um movimento social, que deps o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933. Para os militares saberem quando avanar foram lanadas duas "senhas" na rdio, A primeira foi a msica "E Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, a segunda foi "Grndola, Vila Morena", de Zeca Afonso, que ficou ligada para sempre ao 25 de
Figura 3- Capites de Abril

Abril. Ento a revoluo iniciouse e foi liderada por um

Figura 2- capa do jornal A capital sobre o golpe militar

Eliseu Alves, Ana Silva, Manuela Mendes, Snia Botelho, Saber em aco, Histria e geografia de Portugal, Porto Editora, pgina 141

movimento militar (figura 2), o Movimento das Foras Armadas (MFA)1, que era composto na sua maior parte por capites, destacando-se Salgueiro Maia (figura 3), que tinham participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos. Este movimento surgiu por volta de 1973, baseando-se inicialmente em reivindicaes corporativistas como a luta pelo prestgio das foras armadas, acabando por se estender ao regime poltico em vigor. Com reduzido poderio militar e com uma adeso em massa da populao ao movimento, a resistncia do regime foi praticamente inexistente e infrutfera. Como no houve a violncia habitual das revolues (manchada de sangue inocente), o povo ofereceu flores (cravos) aos militares que os puseram nos canos das armas. (figura 4) Em vez de balas, que matam, havia flores por todo o lado, significando o renascer da vida e a mudana! O movimento confiou a direo do Pas Junta de Salvao Nacional, que assumiu os poderes dos rgos do Estado.
Figura 4- Soldados com cravos nos canos das armas.

A 15 de Maio de 1974, o General Antnio de Spnola (figura 5) foi nomeado Presidente da Repblica. O cargo de primeiro-ministro seria atribudo a Adelino da Palma Carlos. Seguiu-se um perodo de grande agitao social, poltica e militar conhecido como o PREC (Processo Revolucionrio Em Curso), marcado por manifestaes, ocupaes, governos provisrios, nacionalizaes e confrontos militares que, terminaram com o 25 de Novembro de 1975.
Figura 5- General Antnio Spnola

Estabilizada a conjuntura poltica, prosseguiram os trabalhos da Assembleia Constituinte para a nova constituio democrtica, que entrou em vigor no dia 25 de Abril de 1976, o mesmo dia das primeiras eleies legislativas da nova Repblica.

Na sequncia destes eventos foi institudo em Portugal um feriado nacional no dia 25 de Abril, denominado como "Dia da Liberdade".

III. Depois da revoluo


Logo em 1974, comeou um ciclo de reunies que foram passos decisivos para o processo de descolonizao das colnias, e, em pouco mais de um ano, nasceram em frica cinco novas naes: A Guin-Bissau, Moambique, Cabo Verde, S.Tom e Prncipe e Angola. Os dois territrios restantes, Macau e Timor, Macau foram entregues

China cumprindo um acordo e Timor foi ocupado em 1975 pela Indonsia e viu a sua independncia reconhecida em 2002. Os Portugueses que viviam nas colnias, sofreram alguns confrontos violentos com os habitantes das colnias e cerca de 500000 portugueses abandonaram as terras que tinham e regressaram a Portugal.1

IV. Concluso
Com a realizao deste trabalho fiquei a saber que o 25 de Abril deu-se porque Portugal atravessava uma grave crise econmica, o capital era investido na guerra colonial e a economia pouco evoluiu, e as crises do petrleo fizeram aumentar os preos tambm em Portugal. Houve a necessidade de procurar alternativas para redefinir a economia. Ento foi criado um Movimento das Foras Armadas (MFA), que tinha como principais objectivos acabar com a guerra, dando independncia s colnias e pr fim ao regime autoritrio, transformando Portugal num Regime Democrtico. Foi uma revoluo pacfica, onde o povo saiu rua, e os soldados usaram cravos nos canos das suas armas. por este acontecimento que para alm do dia 25 de Abril ser o dia da liberdade, tambm designado por revoluo dos cravos.

V. Bibliografia
1- Eliseu Alves, Ana Silva, Manuela Mendes, Snia Botelho, Saber em aco, Histria e geografia de Portugal, Porto Editora, pgina 141 2- Ftima Costa, Antnio Marques, Histria e Geografia de Portugal - 6. Ano , Porto Editora, pginas

You might also like