You are on page 1of 4

PORTARIA CONJUNTA JF/DEPEN N. 276, de 20 de junho de 2012.

Disciplina o Projeto da Remio pela Leitura Federal. no Sistema Penitencirio

O MINISTRO CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIA FEDERAL e o DIRETORGERAL DO DEPARTAMENTO PENITENCIRIO NACIONAL, no uso de suas atribuies legais e regimentais, RESOLVEM: Art. 1 Instituir, no mbito das Penitencirias Federais, o Projeto Remio pela Leitura, em atendimento ao disposto na Lei de Execues Penais, no que tange Assistncia Educacional aos presos custodiados nas respectivas Penitencirias Federais. Pargrafo nico. O referido Projeto poder ser integrado a outros projetos de mesma natureza que venham a ser executados nas Penitencirias Federais. Art. 2 O Projeto visa possibilidade de remio da pena do custodiado em regime fechado, em conformidade com o disposto no artigo 126 da Lei n 7.210, de 11 de julho de 1984, alterado pela Lei 12.433/2011, de 29 de junho de 2011, concomitantemente com a Smula 341 do STJ, com o Art. 3, III da Resoluo n 02 do Conselho Nacional de Educao e com o Art. 3, IV da Resoluo n 03 do Conselho Nacional de Poltica Criminal e Penitenciria, o qual associa a oferta da educao s aes complementares de fomento leitura, atendendo a pressupostos de ordem objetiva e outros de ordem subjetiva. Pargrafo nico. O disposto neste artigo aplica-se s hipteses de priso cautelar. Art. 3 A participao do preso dar-se- de forma voluntria, sendo disponibilizado ao participante 01 (um) exemplar de obra literria, clssica, cientfica ou filosfica, dentre outras, de acordo com as obras disponveis na Unidade, adquiridas pela Justia Federal, pelo Departamento Penitencirio Nacional e doadas s Penitencirias Federais. Pargrafo nico. Tendo em vista a real efetivao do projeto, necessrio que haja nos acervos das Bibliotecas das Penitencirias Federais, no mnimo, 20 (vinte) exemplares de cada obra a serem trabalhadas no projeto.

Art. 4 Segundo o critrio objetivo, o preso ter o prazo de 21 (vinte e um) a 30 (trinta) dias para leitura de uma obra literria, apresentando ao final deste perodo uma resenha a respeito do assunto, possibilitando, segundo critrio legal de avaliao, a remio de 04 (quatro) dias de sua pena e ao final de at 12 (doze) obras lidas e avaliadas, ter a possibilidade de remir 48 (quarenta e oito) dias, no prazo de 12 (doze) meses, de acordo com a capacidade gerencial da Unidade. Art. 5 O critrio subjetivo possui embasamento legal no artigo 126 da n 7210, de 11 de julho de 1984, equiparando-se ao trabalho intelectual, e considerar-se- a fidedignidade e a clareza da resenha, sendo desconsideradas aquelas que no atenderem a esse pressuposto. Art. 6 O referido Projeto desenvolver-se- de acordo com: I - A seleo dos presos participantes e a orientao de suas atividades ser feita pela equipe de tratamento penitencirio, sendo que a avaliao das resenhas elaboradas ficaro a cargo de comisso especfica, a ser nomeada pelo Diretor de cada Penitenciria Federal e presidida pelo (a) Chefe (a) da Diviso de Reabilitao da respectiva Unidade. II - A comisso de que trata o inciso I do presente artigo ser composta por servidores das Unidades Prisionais Federais Especialistas em Assistncia Penitenciria, Tcnicos em Assistncia Penitenciria, Agentes Penitencirios Federais e por servidores de instituies parceiras. III - Podem participar do referido Projeto todos os presos da Unidade que tenham as competncias de leitura e escrita necessrias para a execuo das atividades referentes ao mesmo, principalmente aqueles que no estiverem sendo atendidos pela escola regular ou por outras oficinas/projetos extracurriculares. IV - A avaliao das competncias de que trata o inciso II do presente artigo ficar a cargo do(a) Pedagogo(a) da respectiva Unidade Penal Federal ou de servidor designado pelo presidida pelo (a) Chefe (a) da Diviso de Reabilitao da respectiva Unidade. V - O preso participante do Projeto receber orientaes para tal, preferencialmente, atravs de Oficinas de Leitura, sendo cientificado da necessidade de alcanar os objetivos propostos para que haja a concesso da remio de pena, a saber: a) ESTTICA: Respeitar pargrafo; no rasurar; respeitar margem; letra cursiva e legvel; b) LIMITAO AO TEMA: Limitar-se a resenhar somente o contedo do livro, isto , no citar assuntos alheios ao objetivo proposto;

c) FIDEDIGNIDADE: proibio de resenhas que sejam consideradas como plgio. VI - As Oficinas de Leitura, com vistas ao incentivo leitura e ao desenvolvimento da escrita como forma criativa de expresso, abranger um universo maior de participantes e ser realizada pela equipe de tratamento penitencirio e possveis colaboradores, em salas de aula ou oficinas de trabalho, em data previamente agendada junto a Diviso de Segurana e Disciplina. VII - A Comisso organizadora do Projeto analisar os trabalhos produzidos, observando os aspectos relacionados compreenso e compatibilidade do texto com o livro trabalhado. O resultado dever ser enviado, por ofcio, ao Juiz Federal da Execuo de Penas de cada Estabelecimento Penal Federal, para que este decida sobre o aproveitamento a ttulo de remio da pena, contabilizando-se 4 (quatro) dias de remio de pena aos que alcanarem os objetivos propostos. VIII - Aos integrantes da Comisso supracitada dever ser dada cincia dos termos do Artigo 130, da Lei n 7.210/84, acerca da possibilidade de constituio de crime por atestar com falsidade um pedido de remio de pena. Art. 7 A remio ser aferida e declarada pelo juiz federal corregedor, ouvidos o Ministrio Pblico Federal e a defesa. 1 A Direo da Penitenciria Federal encaminhar mensalmente ao juiz federal corregedor cpia do registro de todos os presos participantes do projeto, com informao referente ao item de leitura de cada um deles, de acordo com o Art. 4 deste dispositivo. 2 Ao condenado dar-se- a relao de seus dias remidos. Art. 8 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao.

JOO OTVIO DE NORONHA

AUGUSTO EDUARDO DE SOUZA ROSSINI

WALTER NUNES DA SILVA JNIOR Juiz Federal Corregedor da Penitenciria Federal em Mossor/RN

FLVIO ANTNIO DA CRUZ Juiz Federal Corregedor Substituto da Penitenciria Federal em Catanduvas/PR

DALTON IGOR KITA CONRADO Juiz Federal Corregedor da Penitenciria Federal em Campo Grande/MS

JULIANA MARIA DA PAIXO Juza Federal Corregedora da Penitenciria Federal em Porto Velho/RO Substituta

You might also like