You are on page 1of 7

Transporte de Membrana

Prof. Dr. Clodoaldo de S


Membrana Celular

Fosfolipdio

Transporte de Membrana - Lquido Intra e Extra-Celular

A bicamada Lipdica da membrana celular no miscvel com os lquidos intra e extra-celular. A membrana constitui uma barreira para o movimento da maioria das molculas de gua e das substncias solveis em gua.

Transporte de Membrana: Fludo intra e extracelular

Transporte de Membrana: Difuso A difuso refere-se ao movimento aleatrio de substncias seja pelos espaos intermoleculares da membrana, ou por protenas carreadoras. A energia que produz a difuso a energia do movimento cintico normal da matria.

Transporte de Membrana: Transporte Ativo O transporte ativo refere-se ao transporte de ons ou de outras substncias atravs da membrana em combinao com uma protena carreadora contra um gradiente de energia (p.e. gradiente de concentrao) exigindo uma fonte adicional de energia alm da cintica.

DIFUSO
As molculas e ons nos lquidos corporais esto em movimento constante. O movimento destas partculas o que os fsicos chamam de calor: > movimento > calor.

Esse movimento nunca cessa sob quaisquer condies, exceto na temperatura de zero absoluto.

Difuso O movimento contnuo das molculas entre si nos lquidos corporais chamado de difuso.

Caractersticas da Difuso Ocorre de uma regio de maior concentrao para uma de menor concentrao. No h competio entre a difuso de diferentes substncias.

Difuso Simples Difuso de substncias Lipossolveis Atravs da Bicamada Lipdica O2, CO2, N e lcool so altamente solveis.

Difuso Facilitada o processo que envolve uma protena carreadora especfica no transporte das substncias. Difuso por Canais Proticos Costumam ser seletivamente permeveis a determinadas substncias. Muitos desses canais podem ser abertos ou fechados por comportas.

Difuso por Canais Proticos - As Comportas dos Canais Proticos Representam um mecanismo de controle da permeabilidade dos canais. Acredita-se que sejam alteraes conformacionais da forma da prpria molcula da protena.

Regulao das Comportas dos Canais Proticos

Regulao pela voltagem: Neste caso, a conformao molecular da comporta responde ao potencial eltrico atravs da membrana. Exemplo: As comportas dos canais de sdio e Potssio que so responsveis pelo potencial de ao nos nervos - transmisses nervosas. Regulao dos Canais Proticos: Regulao por agentes qumicos Alguns canais proticos s abrem pela fixao de outras molculas protena, causando alterao conformacional na molcula da protena abrindo ou fechando o canal. Exemplo: Efeito da acetilcolina sobre o canal da acetilcolina, abrindo a comporta desse canal, resultando num poro que permite a passagem de todos as molculas sem carga e ons positivos de dimetro menor que 0,65 nm.

Difuso Simples x Facilitada Difuso Simples regulada pelo gradiente de concentrao da substncia difusora. Difuso Facilitada Tende a ter um valor mximo.

DIFUSO SIMPLES X FACILITADA

FATORES QUE AFETAM A INTENSIDADE DA DIFUSO


Permeabilidade da Membrana A permeabilidade da membrana depende: Da sua Espessura: > espessura < difuso Da Lipossolubilidade: > solubilidade > difuso Do n de canais proticos por unidade de rea. Da Temperatura: > temperatura >movimentao trmica das molculas e ons > difuso. Do peso molecular da substncia difusora: < tamanho > difuso

Permeabilidade da Membrana: Coeficiente de Difuso da Membrana D=PxA Onde: D = Coeficiente de Difuso P = Permeabilidade A = rea Total Diferena de Concentrao: Gradiente de concentrao. Potencial Eltrico: Se um potencial eltrico for aplicado entre as duas faces da membrana os ons iro se mover atravs da membrana, embora no exista diferena de concentrao para provocar tal movimento. Diferena de Potencial Eltrico

Diferena de Presso: Presso significa a soma de todas as foras das diferentes molculas que atingem uma rea unitria da membrana em um determinado instante (Ex.: O capilar possui uma presso cerca de 20mmHg maior no seu interior que no exterior).

TRANSPORTE ATIVO
Ocorre quando a membrana celular transporta molculas ou ons contra um gradiente de concentrao com gasto de energia. As principais substncias que atravessam a membrana pelo processo de transporte ativo so: Na+ K+ Ca+ H+ Cloreto e outros ons. Transporte Ativo Primrio Bomba de Sdio-Potssio (Na+ - K+) um processo de transporte que bombeia ons de sdio para fora da clula ao mesmo tempo que bombeia ons potssio para dentro da clula. TRANSPORTE ATIVO PRIMRIO Bomba Na+ - K+ Uma das funes da bomba controlar o volume das clulas. A bomba Na+- K+ a base do funcionamento dos nervos para a transmisso de sinais neurais por todo o sistema nervoso.

Bomba de Clcio Em situaes normais a concentrao de ons de clcio no citossol de praticamente todas as clulas cerca de 10.000 vezes menor que no lquido extracelular. Existem dois tipos de bomba de clcio de transporte ativo primrio: Uma na membrana celular que bombeia clcio para fora da clula. Outra bombeia o clcio para uma ou mais organelas vesiculares internas da clula (retculo sarcoplasmtico das clulas musculares e as mitocndrias de todas as clulas). Transporte Ativo Primrio de ons de Hidrognio Em dois pontos do corpo existem sistemas de transporte ativo importante para ons de hidrognio: No estmago Nos rins.

TRANSPORTE ATIVO SECUNDRIO So duas as formas de transporte ativo secundrio: Co-transporte Contratransporte

Co-transporte Ocorre quando as molculas so transportadas na dependncia de outras. Exemplo O transporte da glicose e dos aminocidos para o interior da clula feito em co-transporte junto com o sdio. Contratransporte Os mecanismos mais importantes de contratransporte so: Sdio-Clcio: O sdio se move para o interior da clula e o clcio para o exterior da clula fixados a mesma protena de transporte na forma de contratransporte. Sdio-hidrognio: Mesmo sistema de transporte do mecanismo Sdio-Clcio. OSMOSE A substncia mais abundante a se difundir atravs da membrana celular a gua (nos dois sentidos). O Processo de movimentao efetiva da gua causado por diferena de concentrao da prpria gua chamado de OSMOSE.

Difuso de gua e Outras Substncias no Lipossolveis por Canais Proticos Embora insolvel em lipdios a gua passa facilmente atravs da membrana por canais proticos. A quantidade total de gua que se difunde atravs da hemcea a cada segundo cerca de 100 vezes o volume da prpria hemcea. Outras molculas insolveis em lipdios tambm passam atravs de canais proticos e a velocidade de passagem est relacionada ao tamanho da molcula. Ex.: A molcula de uria 20% maior que a gua, entretanto sua velocidade de passagem pela membrana cerca de 1000 vezes menor.

You might also like