You are on page 1of 13

Algoritmos Exerccios no Visualg

Introduo Programao BSI DEINFO - UFRPE

Exerccios
1. Determinar se um nmero par ou mpar e positivo ou negativo 2. Ler trs notas de um aluno, calcular a mdia e informar se ele foi aprovado (Mdia 7), reprovado (Mdia < 7) ou aprovado com louvor (Mdia = 10)

Exerccios
3. Fazer um algoritmo que: Leia um nmero indeterminado de linhas contendo cada uma a idade de um indivduo. A ltima linha que no entrar nos clculos, contm o valor da idade igual a zero. Calcule e escreva a idade mdia deste grupo de indivduos. Escreva tambm a maior idade e a menor

Exerccios
4. Faa um algoritmo que calcule a soma dos nmeros inteiros de 1 a 100. 5. Fazer um algoritmo para calcular e escrever a soma dos cubos dos nmeros pares compreendidos entre B e A (B > A). B e A so lidos pelo teclado.

Exerccios
6. Faa um algoritmo que l uma temperatura em Fahrenheit e calcula a temperatura correspondente em Celsius. Ao final o programa deve exibir as duas temperaturas.
Usar a frmula: C = (5 * (F-32) / 9)

Exerccios
7. Numa eleio existem trs candidatos identificados pelos nmeros 1, 2 e 3. Faa um algoritmo que compute o resultado de uma eleio. Inicialmente o programa deve pedir o nmero total de votantes. Em seguida, deve pedir para cada votante votar (informando o numero do candidato) e ao final mostrar o nmero de votos de cada candidato.

Exerccios
8. Nmero primo aquele que s divisvel por ele mesmo e pela unidade. Fazer um algoritmo que determine e escreva os nmeros primos compreendidos entre um intervalo fornecido pelo usurio.

Exerccios

Exerccios
10. Anacleto tem 1,50m e cresce 2 centmetros por ano, enquanto Felisberto tem 1,10 e cresce 3 centmetros por ano. Construa um programa que calcule e apresente quantos anos sero necessrios para que Felisberto seja maior que Anacleto.

Exerccios
11. Construa um programa que exiba a tabuada de 1 at N.

Exercicios
12. Fazer um algoritmo para calcular e escrever a seguinte soma:
37x38/1 + 36x37/2 + 35x36/2 + ... + 1x2/37

Exerccios
13. Desenvolva um algoritmo que efetue a leitura de trs valores numricos representando os lados de um tringulo. O algoritmo dever verificar e informar se os lados fornecidos formam realmente um tringulo (cada lado menor que a soma dos outros dois lados). Se esta condio for verdadeira, dever ser indicado qual tipo de tringulo foi formado: issceles (dois lados iguais e um diferente), escaleno (todos os lados diferentes) ou eqiltero (todos os lados so iguais).

Exerccios
13. Tem-se um conjunto de dados contendo a altura e o sexo (masculino, feminino) de 50 pessoas. Fazer um algoritmo que calcule e escreva: - a maior e a menor altura do grupo; - a mdia de altura das mulheres; - o nmero de homens; -A porcentagem de homens e de mulheres.

You might also like