You are on page 1of 2

A Evoluo do Brincar Os jogos que aparecem na primeira infncia so como sementes que sero germinadas durante toda a vida

da pessoa, e permitam que ela possa a) b) c) d) e) f) g) h) Tocar e ser tocada Olhar e ser olhada Escutar e reproduzir sons e ritmos Realizar movimentos Manipular objetos e materiais diversos Explorar prprio corpo e o dos outros Espelhar e imitar Realizar aes para reter/soltar, aparecer/desaparecer, encontrar/perder, juntar/separar.

As crianas brincam desde muito cedo, alguns afirmam que desde o tero. No comeo nem precisa de brinquedo, pois brincam com o prprio corpo e com quem esta a sua volta. Observe uma sntese da evoluo das brincadeiras nas diversas frases da criana: a) Ao nascer: brinca com o olhar, pois j estabelece uma ralao com os outros atravs do olhar. b) 01 ms: acompanha objetos com o olhar, e tambm j sorri. c) 02 meses: a relao com as pessoas agora inclui os primeiros sons. d) 03 meses: j tem capacidade de segurar objeto colocados em suas mos. Exercita com isso a motricidade e o tato. e) 04 meses: a brincadeira de esconder j comea ser feita, para isso usa-se do lenol. Comea a pegar objetos espontneos. f) 07 meses: participao mais ativa nas brincadeiras, pega e joga objetos espontaneamente no cho, exercita noes de distncia , altura causa e efeito. g) 09 meses; fase de imitaes, pois j consegue imitar gestos e sons. h) 12 meses: j consegue unir, separar, por, tirar e encaixar coisas. A brincadeira j mais ativa, pois comea a andar e a dizer as primeiras palavras. i) 18 meses: o contato com a gua, terra e areia trs muito prazer para a criana, auxiliando tambm em seu desenvolvimento. Comea a perceber sons que saem dos objetos. j) 02 anos: participa junto com as outras crianas, mas suas brincadeiras no so em grupos, cada um brica para seu lado. k) 03 anos: passa a gostar de jogos de montar, por exemplo, cubos. Reconhece formas e cores. Imita atividades escolhidas. A imaginao cada vez mais ampliada. l) 04 anos: brinca de forma cooperativa. A fantasia est muito presente, sendo comum o amigo imaginrio. Muitas vezes confunde a fantasia com a realidade. m) 05 anos: comea a tomar gosto pelos jogos de poucas regras. n) 06 anos: gosta de ganhar sempre, sente prazer em jogos com contato social. o momento de novos relacionamentos, pois j est saindo da fase egocntrica. o) 07 anos: comea a gostar de jogos de equipe, portanto o momento ideal para se passar noes de cooperao e respeito mtuo. d muita importncia as regras do

jogo passando mais tempo discutindo as regras do que jogando. A tendncia no haver a mistura de meninos e meninas (cabe ao professor evitar que isto acontea). p) 08 a 10 anos: maior capacidade de reflexo, memria, raciocnio concreto e abstrato, torna-se cada vez mais importante. q) 10 a 12 anos: excesso da disputa, separao dos sexos, meninas pr-pberes, meninos ainda infantis, sentem necessidade de aceitao no grupo e cooperao entre sexos.

No existe uma preciso matemtica quanto as idades descritas, pois variaes podem e devem acontece, pois estamos falando de humanos e os humanos no so exatos. Interessantes perceber como o jogo permeia as nossas vidas, pois jogamos o tempo todo sem querer.

You might also like