You are on page 1of 7

IV ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP

2008

A ORGANOLOGIA E A ADAPTAO TIMBRSTICA NA MSICA ARMORIAL1 Rafael Borges Aloan2 Resumo Esta comunicao procura apontar a relevncia da escrita idiomtica na msica armorial, tendo como base as trajetrias de grupos como a Orquestra Armorial de Cmera e o Quinteto Armorial. Foram estudados os instrumentos tpicos nordestinos e suas equivalncias aos instrumentos da orquestra clssica. A ambientao instrumental inicialmente proposta pela msica armorial e o possvel uso de conjuntos mistos. Apresenta um breve histrico do Marimbau (caracterstico instrumento armorial), as alternativas adotadas pelos grupos armoriais referentes s suas formaes instrumentais e a resistncia de msicos e compositores de formao erudita em misturar instrumentos populares e eruditos. Palavras-chave: Msica armorial Instrumentos populares nordestinos Adaptao timbrstica Abstract This paper intends to show the importance of written language in armorial music, based on the work of groups such as Orquestra Armorial de Cmera and Quinteto Armorial. Typical brazilian northeastern instruments were studied, and their equivalency to instruments of the classical orchestra. The instrumental environment, originally proposed by the armorial music, and the experience of mixed instrumental sets. Presents a brief historic of the Marimbau (typical armorial instrument), the different sorts of instrumental sets adopted by armorial groups and the resistance of some musicians and composers to incorporate popular instruments into the classical orchestra. Key Words: Armorial music Brazilian popular instruments Timbristic adaptation

Introduo Frente acelerao da chegada de influncias estrangeiras no Brasil e com o intuito de salvaguardar as razes das expresses populares nordestinas, Ariano Suassuna, em 1970, funda o Movimento Armorial. Com pesquisas acerca do fazer cultural sertanejo, surge como uma forma de resistncia aos elementos modificadores dessas manifestaes e ainda com o intuito de criar uma arte erudita brasileira baseada nas razes populares utilizando a tcnica europia para assumir-se como raa e cultura3. Desde o incio do Movimento Armorial houve a preocupao referente mistura de instrumentos populares nordestinos e instrumentos da orquestra clssica europia, tendo a escrita idiomtica como ferramenta fundamental nesse processo de ambientao instrumental. Uma forte resistncia em relao insero de instrumentos populares !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
1 Comunicao retirada de monografia de concluso de curso em Licenciatura Plena em Educao Artstica Habilitao em Msica do Instituto Villa-Lobos, Centro de Letras e Artes da Unirio. 2 Graduao em Licenciatura Plena - Habilitao em Msica Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) 3 Santos, 1999, p. 174.

!
22

IV ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


!

2008

nordestinos foi bem marcante no curso dessa nova categoria de msica que surgia. Tal resistncia se justificava, entre diversos outros motivos, pela falta de homogeneidade dos grupos e pela dificuldade na afinao desses instrumentos ditos rsticos. Um trabalho de adaptao timbrstica e organolgica se fez necessrio para que, atravs de uma formatao esttica, a msica armorial atingisse seus objetivos iniciais. Os grupos de msica armorial Em 1969, criado, por Ariano Suassuna e Cussy de Almeida, um quinteto composto por duas flautas, viola de arco, violino e percusso, a partir da formao do terno (modelo de grupo popular), substituindo os pfanos pelas flautas e as rabecas pelo violino e viola de arco (como rabecas aguda e grave), e percusso pela zabumba, dando continuidade, ento, construo do repertrio. No ano seguinte Cussy de Almeida funda a Orquestra Armorial de Cmera, integrando a ela os msicos do quinteto anterior. A formao instrumental se dava basicamente por seis violinos, duas violas, dois violoncelos, contrabaixo, duas flautas transversais, cravo, violo, viola sertaneja e berincelo (uma espcie de amlgama de berimbau e violoncelo criado a partir do Movimento Armorial). A percusso da Orquestra chamada por Cussy de Zabumba, fazendo referncia formao instrumental, tambm chamada em Pernambuco de Terno de Pfanos, composta por um bombo, caixa clara e pratos (acompanhado por pfanos, o que no o caso nesta orquestra).
Na orquestra ela [a rabeca] substituda por seis violinos e duas violas de arco. A viola de dez ou doze cordas, mais conhecida como viola sertaneja, um instrumento de som nobre, a exemplo do requintado cravo europeu. A caracterstica do som pinado em cordas duplas, d a ambos a possibilidade de se alternarem na execuo das msicas criadas para eles. O pfano (...) na orquestra substitudo por duas flautas transversais4.

Suassuna comea a achar que a Orquestra, com o passar do tempo, soava um tanto europeizada5. E sempre resistiu ao fato de no haver instrumentos populares em sua formao. Apoiava-se no argumento de que entre as maiores preocupaes em relao s possveis formaes dos grupos de msica armorial estavam os timbres dos instrumentos e suas interpretaes, que deveriam estar de acordo com a msica popular feita no Nordeste do Brasil. A Orquestra Armorial buscou uma formao instrumental mais homognea, composta por instrumentos prprios de uma orquestra clssica, diferente do Quinteto Armorial que mesclou instrumentos populares e eruditos, buscando uma variedade maior de timbres. A resistncia de alguns compositores, entre eles Cussy de Almeida, de incorporar determinados instrumentos populares Orquestra se dava em funo da uniformidade sonora propcia de uma orquestra formada exclusivamente por instrumentos sinfnicos. A adaptao ou substituio instrumental era muitas vezes conscientemente deixada de lado por determinados compositores ditos nacionalistas, fazendo com que peas nas quais figuram elementos musicais tipicamente brasileiros fossem executadas atravs de instrumentao clssica europia. Isso se dava, possivelmente, pela ambio de projeo internacional de suas obras e pela dificuldade de encontrar no exterior instrumentos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
4 5

Almeida, 1975. Lima, 2004.

!
23

IV ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


!

2008

exticos ou msicos que os executassem6. Suassuna ento funda, em 1970, o Quinteto Armorial. O novo grupo era formado por viola sertaneja, violino (e rabeca), flauta (e pfano) e percusso. Esta ltima tendo o marimbau como instrumento mais significativo. O Quinteto Armorial contava com uma instrumentao mais popular e fiel s formaes dos grupos de musica tradicional que a Orquestra Armorial. O contato com instrumentistas populares foi de essencial importncia nesse trabalho de ajuste estilstico ao compor e interpretar. Apesar de possuir instrumentos clssicos europeus, como o violino de Antnio Nbrega, o Quinteto mantinha essa proposta de aproximao sonora e interpretativa como uma das principais preocupaes, como afirma o violeiro e diretor musical do Quinteto, Antnio Jos Madureira:
Optamos primeiro em formar um conjunto de cmera, cinco msicos, com alguns instrumentos que fossem instrumentos populares ou instrumentos eruditos que tivessem equivalncia com o instrumento popular. E mesmo esses [msicos] eruditos tiveram que passar por um reaprendizado para que fossem tocados dentro do estilo da msica nordestina7.

Alguns msicos e compositores da poca com formao erudita, mesmo atrelados ao Movimento, como um dos membros originais do Quinteto Armorial, Jarbas Maciel, por exemplo, apresentavam certa dificuldade em incorporar instrumentos tradicionais e rsticos (como a rabeca e o marimbau) s suas composies. Isso era justificado atravs do receio de possvel desafinao da orquestra, causada pelo uso desses instrumentos populares. Suassuna explicava que ele [Jarbas Maciel] estranhava um pouco, porque ele um msico tradicional, um msico de orquestra sinfnica (...) tem uma formao erudita, ento ele achava desafinado8.
Cinco instrumentos de presena bem marcante nas manifestaes musicais do povo do nordeste foram eleitos e convocados a participar dessa primeira experincia. Novos timbres seriam experimentados, outras linguagens se revelariam, fornecendo-nos novos dados para uma composio organizada, que rompesse as barreiras entre msica erudita e msica popular (...) erudita enquanto concepo e elaborao, popular no seu sentido mais amplo9.

A organologia da msica armorial A construo de um tipo de msica erudita brasileira seria impossvel sem organologia e escrita idiomtica prprias que dessem aos grupos de msica armorial, alm da formao, um sotaque prprio atravs de instrumentos rsticos originalmente utilizados na msica tradicional feita pelo brasileiro sertanejo. Apesar de preocupada em buscar e promover as razes e a alma do povo brasileiro, do homem sertanejo, a msica armorial sempre foi destinada a um pblico consumidor de msica erudita e s salas de concerto. Ariano Suassuna e alguns compositores armoriais, principalmente Antnio Madureira, propunham uma instrumentao que remetesse os ouvintes aos toques speros, arcaicos da viola e da rabeca dos cantadores. Alguns instrumentos inicialmente utilizados por compositores armoriais tiveram que sofrer uma aclimatao ao tipo de msica que estavam, a partir de ento, servindo. Fosse adaptando-se atravs da interpretao (como foi o caso do violino de Antnio Nbrega), !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Santos, 1999, p.177.! Madureira, citado por Lima, 2004. 8 Ariano Suassuna, citado por Lima, 2000. 9 Madureira, 1976.!
6 7

!
24

IV ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


!

2008

fosse buscando seu correspondente em terras brasileiras. importante destacar que a validade do uso de instrumentos prprios de uma determinada manifestao musical e a escrita idiomtica s se fazem vlidas se interpretados tambm de maneira especfica. A representao sonora de um instrumento se d atravs de trs atributos: altura intensidade e timbre. De maneira subjetiva esse ltimo pode ser entendido como a cor ou a qualidade do som. O timbre a caracterstica do som que nos permite distinguir fontes sonoras que produzem a mesma frequncia, ou seja, o sotaque do instrumento. Por essa razo a correspondncia entre o timbre de dois ou mais instrumentos facilmente encontrada dentro de diferentes (e at dspares) universos musicais. Com efeito, pode-se dizer que a msica armorial fundiu a monodia prpria dos cantores cegos atravs da rabeca e do marimbau com a polifonia do violo, descendente do alade, e o som metlico da viola brasileira de 10 cordas remetendo ao som do clavicrdio ou do cravo. Bem como as rabecas substituindo os violinos e violas de arco. Os msicos armoriais lanaram mo de uma transposio tcnica e de efeitos de um instrumento para outro adaptando e fazendo correlaes timbrsticas entre esses. A maneira de tocar prpria dos cantadores nordestinos era somada tcnica instrumental j utilizada pelos msicos de formao erudita. Esses msicos e compositores desde o incio experimentaram diversos artifcios em busca da concretizao dessa msica erudita nordestina, se valendo, por exemplo, de orquestra mista. Com instrumentos populares e sinfnicos transpondo a tcnica de um para o outro, e estruturao de orquestra sobre modelos de grupos populares. Totalizando toda sorte de instrumentos tocados por cada um dos componentes do Quinteto Armorial temos: viola sertaneja e zabumba (Antnio Jos Madureira), violo, ganz e matraca (Edilson Eullio), marimbau e tambor (Fernando Torres Barbosa), flauta, pfano e pratos (Egildo Vieira do Nascimento), e violino, rabeca e caixa (Antnio Carlos Nbrega de Almeida). O Marimbau O marimbau armorial possui duas cordas afinadas em oitavas, apoiadas sobre cavaletes numa estrutura de madeira em forma de caixa de ressonncia com abertura. tocado atravs de uma vareta que quando percutida nas cordas faz resultar as notas dadas pela outra mo com o uso de um vidro cilndrico. O instrumentista o apia em seu colo na posio horizontal. Outras variaes na descrio da estrutura do instrumento tambm so encontradas, como tendo suas cordas tensionadas em cavaletes sobre latas ou cabaas, que servem de caixa de ressonncia, nas duas extremidades de uma tbua horizontal. O primeiro marimbau (ou berimbau de lata) visto por Suassuna consistia num arame pregado numa tbua e esticado por cima de duas latas que servem de cavalete para o arame e de caixa de ressonncia10. De origem africana, o marimbau foi adaptado pelo arteso nordestino Joo Batista de Lima. Pode-se dizer que a histria desse instrumento e sua difuso se confundem com a histria do Quinteto Armorial. Suassuna, a partir de livros brasileiros do sculo XIX, descobre o nome desse estranho instrumento que conheceu pelas mos de um tocador de berimbau de lata conforme descreve:
Me lembro bem que o primeiro tocador de berimbau de lata que eu trouxe era um homem muito pobre, sem mo, a mo dele tinha sido cortada em algum

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
10

Suassuna, 1977, p.19, citado por Lima, 2000, p.12.

!
25

IV ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


!

2008

acidente, eu no sei, e ele amarrava aquela coisa de bater, ele amarrava no brao, no punho, e com a mo que ele tinha ele fazia deslizar o vidrinho para fazer as msicas11.

O marimbau provavelmente o instrumento mais caracterstico e marcante da msica armorial por ter sido, de certa maneira, recriado a partir das necessidades desta. Antnio Madureira no livro Iniciao Msica do Nordeste, diferencia o berimbau-de-lata do marimbau, tomando o segundo como criao do Quinteto Armorial.
No Quinteto Armorial, criamos um instrumento a partir do berimbau- de-lata. As suas latas foram substitudas por uma caixa de ressonncia de madeira e ao invs de uma corda, adaptamos duas. Para esse instrumento que perdeu as caractersticas orgnicas e no acsticas do berimbau-de-lata, resolvemos adotar um nome que aparece nos antigos livros de viajantes que vieram ao Brasil descrevendo instrumentos de corda, provavelmente da famlia dos arcos musicais: marimbau12.

Tambm pelo seu timbre marcante, e pelo uso de uma de suas cordas tocando quase todo o tempo a nota fundamental do tom como nota pedal, o marimbau possibilita ao intrprete portamentos (sem retirar o vidro da corda), notas soltas e efeitos percussivos. Ao ser tocado em conjunto deve ter sua corda solta afinada a partir da nota R do pfano. Por ser um instrumento de corda no pinada ou friccionada, mas percutida, de timbre rstico e fanhoso, e pela sua afinao imprecisa, prpria dos instrumentos destemperados do Nordeste do Brasil, tornou- se instrumento fundamental na atmosfera musical armorial. Breves notas sobre o Pfano e a Rabeca Muito comumente a rabeca levianamente estigmatizada como um instrumento, diferentemente do violino, desafinado ou impreciso. No entanto a grande maioria dos rabequeiros do Nordeste do Brasil so msicos autodidatas ou ensinados pelos prprios pais, sem formao acadmica. Ao contrrio do que acontece com muitos violinistas que, por sua vez, imprimem na execuo do instrumento uma clara preocupao no que se refere a um estudo tcnico de afinao. Assim atesta o maestro Cussy de Almeida sobre o violino ser um instrumento que no admite o amadorismo13. Haja visto a tcnica e a afinao de rabequeiros como Antnio Nbrega (ex Quinteto Armorial) e Luiz Fiaminghi (grupo Anima), ambos tambm violinistas e de formao erudita. A msica armorial tinha, entre suas referncias timbrsticas, os cantadores sertanejos, em especial a dos cegos rabequeiros que, alm de uma voz anasalada, no apresentavam um som limpo e puro tirado de suas rabecas. Soando roufenha, melanclica e quase interior14, e com menor volume sonoro que o violino. Com poucos pizzicatos ou vibratos e presena constante de cordas soltas (nota pedal) ou duplas, bastante comum o uso exclusivo da primeira posio da mo esquerda do rabequeiro, caminhando pouco pelo brao do instrumento. Com um toque mais spero e agressivo que o do violino, o arco comumente usado da metade para a ponta (contrria mo do instrumentista), de modo a percutir as cordas, quicando nelas em spiccato. Muito comum tambm a presena de motivos rtmicos em notas curtas, sem que o arco perca o ponto de contato com as cordas. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Suassuna citado por Lima, 2000. Madureira, s/ed, s/d.! 13 Almeida, 1975. 14 Cascudo, 1984, p.183.
11 12

!
26

IV ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


!

2008

Alm da msica armorial, compositores de formao acadmica, como Jos Eduardo Gramani, se valeram da rabeca na busca por uma maior variedade timbrstica em suas obras. No CD Mexericos da Rabeca (1997) Gramani interpreta composies suas fazendo uso de diversos tipos de rabeca, explorando as diversas possibilidades sonoras desse instrumento. A furao e afinao do pfano normalmente so feitas a partir de uma conta-dechegar15, no existindo na maioria dos casos uma frmula matemtica aplicada construo do instrumento. Essa disposio no corresponde exatamente aos princpios que regem as leis da fsica da escala temperada16. A afinao corrigida controlando a fora do ar projetado pelo intrprete ou por fechamentos parciais e combinaes dos furos. Madureira afirma ainda que os intervalos tocados isoladamente podem apresentar certas diferenas de afinao, porm quando executados dentro de um contexto meldico, o ouvido se encarregar de interpret-los e corrigi-los naturalmente17. Consideraes finais Ao longo de quase quatro dcadas, desde o anncio oficial do Movimento Armorial, a msica proposta se modificou de forma dinmica, assim como qualquer manifestao artstica. A inteno de salvaguardar as razes da msica popular, no entanto, se mantm presente no apenas no trabalho dos grupos armoriais hoje em atividade, mas em diversos grupos de msica popular no ligados ao Movimento Armorial, mas influenciados por ele. Assim como houve mudanas e aprimoramentos no que tangencia a instrumentao utilizada na concepo das peas e formao dos grupos em pouco mais de quinze anos (do incio da dcada de 70 at meados da dcada de 80) a msica armorial experimentou uma evoluo natural em sua trajetria. Partindo da Orquestra Armorial de Cmera e do Quinteto Armorial at chegar a grupos como Sa Grama, Quarteto Romanal, Grupo Gesta, entre outros. Alm dos grupos citados nesta comunicao, o rol de grupos armoriais (ou diretamente influenciados pelo Movimento Armorial) em atividade compreende tambm diversos outros, entre eles o Grupo Gesta, o Pedra Lispe, o msico Antlio Madureira e o Grupo Armorial Ariano Suassuna. Alm dos ex-integrantes do Quinteto Armorial, Egildo Vieira e Antnio Nbrega. Aps passar pela pesquisa instrumental e timbrstica, nos dias de hoje cada grupo opta por uma formao distinta, contudo mantendo determinadas caractersticas irrevogveis da proposta inicial, evocadoras das manifestaes musicais populares do Nordeste brasileiro. Sem abarcar preceitos estabelecidos pela prtica instrumental e interpretativa de grupos participantes da fundao do Movimento Armorial e responsveis pela construo dessa nova categoria musical que surgia ento. Muitas vezes abrindo mo de paradigmas pr-estabelecidos, ainda que conscientes destes. Referncias bibliogrficas ALMEIDA, Cussy de. Texto de apresentao do LP Chamada (Orquestra Armorial). Direo de Cussy de Almeida. Discos Continental, 1975. !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Guerra-Peixe, 2007, p. 94. Madureira, s/ed, s/d. 17 Madureira, s/ed, s/d.!
15 16

!
27

IV ENCONTRO DE HISTRIA DA ARTE IFCH / UNICAMP


!

2008

CASCUDO, Luis da Camara. Vaqueiros e Cantadores. So Paulo, SP: Editora USP, 1984. GUERRA-PEIXE, Csar. Estudos de Folclore e Msica Urbana. ARAJO, Samuel (Organizador). Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2007. LIMA, Ana Paula Campos. A Msica Armorial. Pernambuco, 2000. In; http://www.unicap.br/armorial/movimento/produtos/amusica- armorial.pdf. Acesso em 17 de agosto de 2008. ______ Msica Armorial (Do experimental fase Arraial). Curta-metragem. RecifePE, 2004. MADUREIRA, Antnio Jos. Texto de apresentao do LP Aralume (Quinteto Armorial). Discos Marcus Pereira, 1976. ____________ Iniciao Msica do Nordeste atravs dos seus instrumentos, toques e cantos populares. Projeto de pesquisa subvencionado pelo Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). Braslia, DF: s/ed, s/d. MEDAGLIA, Jlio. Msica Impopular. So Paulo, SP: Editora Global, 1988. SANTOS, Idelette Muzart Fonseca dos. Em Demanda da Potica Popular -Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1999. SUASSUNA, Ariano. Texto de apresentao do LP Orquestra Armorial. Direo de Cussy de Almeida. Discos Continental, 1975. TRAVASSOS, Elizabeth. Modernismo e Msica Brasileira. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar Editor, 2003.!

!
28

You might also like