You are on page 1of 9

Como do conhecimento geral, existem muitos veculos a circular nas nossas estradas que nem valor comercial tm.

. normal que isto acontea, as companhias de seguros tentam tudo para que o valor de indemnizao seja sempre o menor possvel. Baseando-se na falta de informao e por vezes na falta de preparao dos lesados. Se sofreu um acidente de viao e no teve culpa, este artigo foi feito a pensar em si, e para que saiba como reclamar os seus direito. A falta de informao acerca deste assunto, acaba por impedir que seja feita a devida justia e, na maioria das vezes, conduz aceitao do que dito e estipulado pela companhia de seguros. Lembre-se do seguinte, o seu carro, seja ele qual for, tenha ele o valor que tiver, preenche-lhe as sua necessidades, pelo que para si, deixa de ser um bem transacionvel. Assim, legtimo dizer que o seu automvel vale o que o mercado estiver disposto a pagar por ele. Atente-se para o seguinte facto: Um veculo usado fica desvalorizado e vale pouco dinheiro, mas, mesmo assim, pode satisfazer as necessidades do dono, enquanto a quantia, por vezes irrisria, referente ao valor comercial, pode no reconstituir a situao que o lesado teria se no fosse o dano. O Supremo Tribunal de Justia, no acrdo de 5 de Julho de 2007, in Coletnea de Jurisprudncia, apreciou, com fora de caso julgado, uma concreta situao de facto, cujo sumario se transcreve: I- A privao do uso de veculo automvel em consequncia de danos sofridos em acidente de trnsito, constitui, s por si, um dano patrimonial indemnizvel. II- Esse dano avalivel em dinheiro, sendo a medida do dano definida pelo valor que tem no comrcio a utilizao desse veculo, durante o perodo em que o dono est dele privado. III- A reposio natural s ser inadequada quando houver manifesta desproporo entre o interesse do lesado, que deve ser reconstitudo, e o custo da reposio natural que o lesante ter que suportar. IV- Este princpio no pode redundar em benefcio do lesante para no restituir o lesado situao que existiria se no se tivesse verificado a leso. V- No basta a simples onerosidade da reparao para afastar a reconstituio in natura. A restaurao natural s de afastar quando constitua um encargo desmedido e desajustado. VI- Um veculo usado fica desvalorizado e vale pouco dinheiro, mas, mesmo assim, pode satisfazer as necessidades do dono, enquanto a quantia, por vezes irrisria, referente ao valor comercial, pode no reconstituir a situao que o lesado teria se no fosse o dano. Existem algumas empresas no mercado que dispem de ferramentas que estabelecem cotaes de carros usados e esta uma das informaes que vai necessitar quando se vir forado a recorrer aos meios judiciais. Sim, porque a resoluo por valor venal resolve-se em tribunal, nunca se consegue resolver ao telefone com a companhia de seguros.

Nas notas seguintes, vamos explicar de uma forma simples, de como dever proceder, para que no futuro a resoluo dos conflitos seja mais fcil e mais favorvel. Neste artigo, vamos tambm salientar alguns casos resolvidos na malha dos tribunais.

Para acidentes de viao sem feridos e sem culpa no sinistro, o condutor dever proceder da seguinte forma:
O MOMENTO DO ACIDENTE Foi vtima de um acidente de viao, do qual no resultaram vtimas, mas o seu veculo automvel ficou muito danificado. Prepare-se para um penoso caminho para reclamar o que seu. Para que todo o processo no seja assim to penoso, o leitor dever seguir as indicaes descritas nos pontos seguintes. O QUE FAZER NO LOCAL DO ACIDENTE Deve desligar imediatamente o motor, pois nestas situaes, pode existir o risco de incndio ou derrame de leo ou gasolina. Depois, ligar directamente para os bombeiros ou autoridade policial, ainda que no hajam feridos, referindo que necessrio chamar os bombeiros ao local. De seguida, deve imediatamente verificar se existem feridos e chamar as unidades de emergncia mdica e as autoridades policiais. Sinalizar correctamente o local, colocando o tringulo distncia de 30 metros da ltima viatura, vestir o colete reflector e tomar as previdncias de segurana necessrias para com os restantes ocupantes da viatura. De seguida h que identificar o culpado e no deixar alterar a posio dos veculos, seja porque motivo for. Se tiver um telemvel com mquina fotogrfica, fotografe o acidente de vrios ngulos. Sempre que possvel obter os elementos de identificao de todos os intervenientes, condutor, veculo e testemunhas factuais independentemente de j terem sido chamadas as autoridades policiais, alguns condutores depois de restabelecidos do susto inicial fogem. Caso o condutor assuma a culpa acidente, preencha a declarao amigvel, no se esquea de responder corretamente s perguntas que a declarao amigvel tem no meio e de verificar se o outro interveniente do acidente tambm o fez. Depois de responder s questes que constam na declarao amigvel, importante assinalar no fundo da mesma o nmero de questes que ambos os intervenientes responderam. Se possvel, no campo disponvel s observaes, conseguir uma confisso de culpa do condutor culpado. Uma vez preenchida a declarao amigvel, solicite os documentos da viatura e a carta verde do culpado para ter a certeza que todos os dados esto correctos. mnima dvida chame a policia para tomar conta da ocorrncia. Nunca facilite nesta fase do processo, pois pode sairlhe bem caro no futuro.

PROCESSO PARA REPARAO No processo para reparao, esto englobadas todas as fases que o condutor deve ter em ateno, para tudo se desenrole sem grandes complicaes. Assim, neste processo deve seguir a seguinte metodologia: - Pedido do servio de assistncia em viagem; - Pedido de reboque; - Informar a oficina que vai receber o seu carro; - Solicitao do recibo do reboque; - Participao do sinistro companhia de seguros; - Pedido de peritagem; - Pedido de viatura de substituio; - Aguardar a posio da companhia de seguros; Tendo em conta a metodologia, o primeiro ponto , efectuar o pedido de assistncia em viagem, previsto nas coberturas da sua aplice de seguro. Assim, se o seu carro est muito danificado ao ponto de no poder circular, pea a assistncia em viagem. No momento em que o est a fazer, solicite o servio de um reboque e pea um txi para o transportar para casa ou para a oficina. Assim, que o reboque chegar, informe para que oficina que a sua viatura dever ser transportada. Solicite sempre ao servio de reboque o recibo desse servio. Existem alguns condutores que tm a dvida se podem enviar a viatura para uma oficina independentes. Podem enviar a viatura para a oficina que quiserem. Depois de concludo este processo, tem de fazer a participao Companhia de seguros e para isso tem de o fazer no prazo de 8 (oito) dias. Aps efectuada a participao companhia seguros, o seu carro vai ter de ser submetido a uma peritagem e posterior oramentao da reparao. Ateno! Se verificar que tempo que decorre da participao companhia de seguros e a peritagem muito demorado, entre em contacto com a companhia de seguros por fax ou por email, relatando o sucedido e informando que vai alugar uma viatura de substituio. Assim, o processo comea a ficar registado por escrito e a companhia sob a ameaa do aluguer de uma viatura de substituio, acelera os processos quase que de imediato. Quanto viatura de substituio, no se fique s pela ameaa, solicite mesmo a viatura de substituio, ligue para a companhia de seguros e pea uma relao dos rent-a-car que a companhia costuma a usar. Depois, dirija-se a um desses rente-a-car e alugue um automvel dentro da categoria do seu. No incio, voc que ter de arcar com os custos, mas depois,

ser a companhia de seguros a pagar o aluguer da viatura desde o incio e para isso ter de ter no s os contratos de aluguer, bem como todas as facturas e recibos do que pagou. No menos importante e para no ter problemas com o rente-a-car, quando levantar a viatura de substituio, acompanhe o funcionrio do rent-a-car no processo de verificao do estado de conservao do carro que vai levantar. Quero-lhe lembrar, que muito importante toda a ateno. Pois, se por algum motivo levantar um carro do rent-a-car e no verificar correctamente o seu estado de conservao, mais tarde, o rent-a-car vai-lhe cobrar os danos que no verificou anteriormente. Assim, se verificar, um risco, uma jante riscada, ou pneu ferido, furos nos bancos, qualquer coisa que ache anormal, pea para que fique registada na ficha de registo de anomalias e que vai ficar junto do seu contrato de aluguer. Outra coisa importante, ouvir o motor, se lhe parecer que o trabalhar no normal, pea para trocar a viatura e caso lhe seja recusado, alegando ser normal o trabalhar do motor, ento pea para lhe colocarem um carro igual para que possa dissipar dvidas. Continuando com o ponto da peritagem, perfeitamente normal que as partes normalmente discordem. Pois, as companhias de seguros tentam sempre indemnizar pelo o valor mnimo o que por vezes no o suficiente para restabelecer ao condutor lesado a sua qualidade de vida e que esta dependia do veiculo que possua, independentemente do seu valor comercial ou venal. precisamente neste ponto que os problemas comeam. Repare no seguinte: Se imaginar que o seu carro tem 10 ou mais anos, correcto pensar que o seu valor de mercado naturalmente inferior ao valor que o seu dono especta. Assim sendo, se o seu carro tiver um valor no mercado de carros usados de 2000 e a reparao integral de todos os danos sofridos for de 3500, natural que a companhia de seguros v tentar pagar s o seu valor venal, que por norma sempre muito inferior ao valor comercial da mesma. Acontece que, com o valor que a companhia lhe pretende indemnizar, voc j mais conseguir comprar um carro igual e em condies semelhantes, que lhe permita ter a mesma qualidade de vida que tinha com o seu automvel. Embora irnico, o leitor no pediu a ningum para lhe destrurem o carro, que tinha um determinado valor de mercado e que depois de destruda a sua propriedade, querem lhe pagar menos de metade do real valor do seu carro. S h uma palavra para definir esta situao: Injustia. E quando h falta de justia, o caminho certo so os tribunais. Mas, se o caminho so os tribunais, ento ter de tomar outras medidas, vamos explica-las mais frente. PROCEDIMENTOS SEGUINTES No havendo entendimento entre as partes quanto aos valores a indemnizar, o processo ter forosamente que ir para as malhas dos tribunais. Assim, muito importante estar munido de provas, porque mais tarde utilizar como pea de prova em tribunal. importante que o condutor tenha na sua posse, todas as comunicaes que estabeleceu com a companhia de seguros, para isso fundamental que o faa sempre por fax, email ou se ao balco da companhia solicite um documento carimbado e assinado pelo funcionrio que o

atendeu. Esse documento dever constar o assunto que l foi tratar. Depois, todas as facturas de despesas com transporte, digo todas, so todas (exemplo: se o seu carro lhe permitia levar os filhos para a escola e levar o cnjuge para o trabalho, ir para o seu local de trabalho, ento vai ter de ter factura dos transportes que utilizou para esses fins, ida e volta), isto , todo o que necessitar para repor a rotina natural da sua mobilidade familiar e profissional e que fazia com o seu veculo. Juntar tambm as factura relativas ao aluguer da viatura de substituio, despesas de comunicaes (exemplo: envio de faxs). OUTROS DANOS Quero tambm chamar a sua ateno para o seguinte: Se em resultado do acidente o condutor tiver tido danos em acessrios como computadores, culos, telemveis ou outra coisa qualquer que estivesse a transportar no momento do acidente, no se esquea de registar esses danos se possvel, no momento em que a policia est a fazer o levantamento dos danos, mas, caso no seja possvel, faa-o posteriori, juntando as facturas dos equipamentos e se no as tiver, pedir s empresas facturas proformas d equipamentos iguais. Depois pea a substituio natural dos mesmos. A companhia de seguros obrigada a indemnizar os danos nesses equipamentos. Uma vez, reunidos todos os elementos de prova, estes sero apresentados em tribunal, onde ser solicitada a sua reposio natural dos outros danos, a pagamento da reparao da viatura ou indemnizao adequada, o pagamento de todas as facturas apresentadas e os respectivos juros. Assim, quantos mais anos passarem para a resoluo do processo, mais juros se somam. Depois, existe a situao de o concessionrio oficial da marca dar o carro como irrecupervel. Neste caso, pode sempre procurar oramentos mais baixos que se situem no valor de mercado do seu carro.

Para acidentes de viao com feridos e sem culpa no sinistro, o condutor dever proceder da seguinte forma:
Neste captulo vou-me centrar s na forma de como deve agir perante o quadro da existncia de feridos. Quanto ao restante, tudo o que j foi escrito, aplica-se a este captulo. O MOMENTO DO ACIDENTE Foi vtima de um acidente de viao, mas agora com feridos graves e ligeiros. Mas, o condutor parte lesada e no culpada. O QUE FAZER NO LOCAL DO ACIDENTE Se lhe for humanamente possvel, desligar a viatura de imediato. muito importante, pois em ambiente de acidente a possibilidade de ocorrncia de incndio ou exploso pode ocorrer. Chamar a emergncia mdica, as autoridades policiais e bombeiros. De imediato, diagnosticar quem est a necessitar de cuidados mdicos, mas sem os mover da posio que se

encontram, deixe isso para a emergncia mdica. Impedir que os curiosos se ajuntem e que toquem nos feridos. Depois da chegada da emergncia mdica, v ao hospital e d entrada nas urgncias informando que foi alvo de acidente de viao. Sujeite-se a todo o tipo de exames, no esconda nada. No fim, pea ao hospital para lhe fornecer todos os exames que efectuou e guarde-os, pois, estes podero ser-lhe muito teis no futuro. No preciso dizer que tudo isto se aplica a todos os intervenientes no acidente (estou a falar das outras partes bem como todos os ocupantes). Depois de efectuar a participao companhia de seguros e que consta os danos corporais, normal que esta a encaminhe para uma clinica privada ou hospital privado no sentido de mandar fazer diagnsticos complementares, para verificarem o seu estado de sade e efectuando as correces necessrias para repor dentro da medida do possvel o seu estado de sade igual ao que tinha antes do sinistro. Para isso, a companhia poder inclusive de submeter o condutor a cirurgias correctivas ou tratamentos de mdio e longo prazo como a fisioterapia. Mas, nem sempre assim, existem muitas pessoas que tm um medo terrvel dos hospitais quem no tem, e, evitam fora toda as operaes. Neste caso a companhia de seguros agradece. Mas, existem casos em que os diagnsticos so mal feitos e ocorre a conhecida negligencia mdica, onde o lesado no v restabelecida correctamente o seu estado de sade. Quando isto acontece, normal as companhias de seguros tentem de todas as formas que a lei permite fugir responsabilidade. Por esta razo, importante que sempre que tiver um acidente, v ao hospital e solicite a entrega de todos os diagnsticos efectuados, esses no mentem. No entanto, mesmo que a companhia de seguros tenha agido de forma correcta, natural que o seu estado de sade nunca mais venha a ser o mesmo, pelo menos, no que qualidade de vida diga respeito. Neste capitulo, reclame sempre, nem que para isso tenha de ir para tribunal. A companhia tem de o indemnizar pela perda natural de qualidade de vida em resultado do acidente. Esta uma matria em que o condutor devidamente acompanhado por um advogado sai sempre a ganhar monetariamente, pois quanto sade, j no se pode dizer o mesmo. O NATURAL COMPORTAMENTO DA COMPANHIA DE SEGUROS Independentemente da obteno de oramentos mais baixos, a seguradora no vai querer assumir os valores envolvidos, pois mais vantajoso dar o seu carro como perda total. As companhias de seguros aliceram esta sua posio na resultado do diagnstico de peritagem. Sem querer denegrir a imagem dos peritos, estes trabalham para as companhias de seguros e so realmente peritos a defender os interesses das companhias de seguros, pois so estas que asseguram os seus rendimentos. igualmente importante salientar que, nem sempre a companhia de seguros o Lobo Mau, pois existe muito condutor que utiliza o seguro automvel de forma fraudulenta, provocando

prejuzos enormes s companhias de seguros. E, por esta razo normal, alguns procedimentos, que algumas companhias adoptam. Mas, voltando ao assunto dos peritos. Nunca se intimide com o que diz o perito o decide colocar no seu relatrio ou diagnstico. Como sabe, os peritos encontram-se ao servio das companhias de seguros. Este facto faz com que, os juzes no valorizem muito o seu testemunho em tribunal. Isto acontece porque os magistrados sabem da parcialidade dos peritos. Caso recuse a proposta que a seguradora lhe fez, perfeitamente normal que quem tem o processo em mos lhe possa fazer algumas ameaas de forma bem mascarada, invocando o Decreto-Lei 291/07 e muitos mais. O objectivo claro, fazer o condutor desistir de ir mais adiante. O que se esquecem na maioria das vezes que, este mesmo Decreto-Lei est rechiado de deveres para com as companhias de seguros e que nem todas cumprem conforme o decretado. Isto posto, tudo o que a companhia no quer a ida a tribunal. Com a ajuda certa, isto , com um advogado, est na hora de serem contabilizados todos os danos patrimoniais e no patrimoniais e juntar ao respectivo pedido de indemnizao. Assim, a recusa da companhia de seguros em devolver-lhe um veculo idntico ao que tinha antes do acidente comea a contar euros a partir daqui. E j no se trata s da viatura, mas sim, a sua vida alterada e prejudicada que vai a tribunal. Existe um culpado que ao abrigo de uma aplice de seguro, transferiu a sua responsabilidade para uma companhia de seguros que por sua vez se recusou a assumir essa culpa e disponibiliza um valor medocre para o ressarcir dos danos causados.?A lei diz simplesmente o seguinte: O valor venal do veculo antes do sinistro corresponde ao seu valor de substituio no momento anterior ao acidente. Uma das fontes onde pode recorrer para valor venal de viaturas usadas o INE. No domnio da responsabilidade civil, o princpio geral o da reconstituio da situao que existiria se no se tivesse verificado o evento que obriga reparao art.562 do Cdigo Civil. O dever de indemnizar compreende no s o prejuzo causado, como os benefcios que o lesado deixou de obter em consequncia da leso; na fixao da indemnizao pode o tribunal atender aos danos futuros, desde que sejam previsveis, nos termos do art.564 do Cdigo Civil. A indemnizao fixada em dinheiro, sempre que a reconstituio natural no seja possvel, no repare integralmente os danos ou seja excessivamente onerosa para o devedor; a indemnizao em dinheiro tem como medida a diferena entre a situao patrimonial do lesado, na data mais recente que puder ser atendida pelo tribunal, e a que teria nessa data se no existissem danos; e se no puder ser averiguado o valor exacto dos danos, o tribunal julgar equitativamente dentro dos limites que tiver por provados, nos termos art. 566 do Cdigo Civil. CASOS RESOLVIDOS EM TRIBUNAL

Existem muitos casos de pessoas que ao acharem-se injustiadas decidiram levar os casos para o tribunal. - Acrdo do Tribunal da Relao do Coimbra, de 11-03-2008, relactor VIRGLIO MATEUS, in www.dgsi.pt), refere no seu sumrio: 1. regra fundamental na responsabilidade civil por facto ilcito a reparao integral do dano. 2. Por essa regra, o lesado tem o direito de ser indemnizado pelo custo do pretendido conserto do veculo num valor entre 2 995,85 e 3 944,75 e em bom esta do de conservao e de utilizao, ainda que a seguradora considere haver perda total e o valor venal no momento anterior ao acidente seja inferior quele custo. 3. O regime instaurado pelo DL 83/06 ao aditar ao DL 522/85 os artigos 20-A a 20-O (entretanto substitudos pelo regime do DL 291/07- S.O.R.C.A.) visa directamente apenas a regularizao extrajudicial de sinistros, no termo de cujo processo de regularizao a seguradora deve apresentar ao lesado uma proposta razovel de indemnizao, podendo esta aferir-se pelo valor venal do veculo no caso de perda total. 4. No tendo o lesado aceitado essa proposta, nada justifica a aplicao directa desse regime ao caso que ele apresente a juzo, onde pode fazer valer o direito reparao nos termos do Cdigo Civil. 5. Tendo ficado privado do uso do veculo sinistrado que lhe pertencia e utilizava, o lesado tem o direito indemnizao pela privao do uso, independentemente da existirem ou no outros danos resultantes dessa privao do uso, dado que esta em si mesma um dano (art. 1305 e 483 n 1 do CC).

- Acrdo do Tribunal da Relao do Porto, de 07-09-2010, relactor HENRIQUE ARAJO, in www.dgsi.pt), refere no seu sumrio: I. Com a publicao do DL 291/2007, de 21 de Agosto, assistiu-se a um reforo da tutela dos lesados, estendendo-se o regime aos danos corporais e alterando-se a frmula de clculo de indemnizao por perda total do veculo cfr. arts. 20-I do DL 83/2006 e o art. 41, ns 1 e 3 do DL 291/2007. II O legislador teve ainda o ensejo de acautelar expressamente cfr. parte final do n. 3 do art. 41 no quadro da indemnizao por perda total, o princpio da reparao natural do dano concreto ou real, tal como consagrado no artigo 562 do CC. III Neste enquadramento, o valor venal do veculo que o legislador de 2007 faz corresponder ao valor de substituio no ter um limite, mas ser antes a base de clculo da indemnizao, sem que fique prejudicado o princpio da reposio natural. IV Esse diploma, tal como o que o antecedeu (DL 83/2006), teve como objectivo reduzir a conflitualidade existente entre as seguradoras e os seus segurados e terceiros e reforar a proteco dos interesses econmicos dos consumidores, atravs da introduo de procedimentos a adoptar pelas empresas de seguros e da fixao de prazos com vista regularizao rpida de litgios e do estabelecimento de princpios base na gesto de sinistros. V Assim, mediante a apresentao de uma proposta razovel de indemnizao apresentada pela seguradora, fundada nos critrios estabelecidos nesse diploma (291/2007), pode o segurado ou o terceiro aceit-la, resolvendo-se em definitivo o litgio.

VI Porm, se no houver acordo, e se houver necessidade de recorrer s vias judiciais, a determinao da espcie e o quantum da indemnizao passam a ser regulados pelos regras e princpios gerais da responsabilidade civil e da obrigao de indemnizao, entre os quais avultam, de um lado, o princpio da reparao in natura e, de outro, o princpio da reparao integral do dano, ficando afastada a aplicao dos critrios previstos no Captulo III do DL 291/2007, designadamente o art. 41..

- Acordo do Tribunal da Relao do Porto, de 29-11-2011, relactor JOS CARVALHO, in www.dgsi.pt), refere no seu sumrio: I O Autor foi obrigado a recorrer ao txi, como transporte alternativo, para assegurar as suas necessidades de mobilidade, enquanto esteve privado do uso do seu veculo. II A deslocao em transportes pblicos pressupe a subordinao do utente aos respectivos horrios. Usando o automvel o Autor no tinha que se subordinar a horrios estabelecidos pr outrem. III A reconstituio da situao que existiria se o seu veculo no tivesse sofrido os estragos provocados no acidente obtinha-se disponibilizando ao Autor um meio de transporte que facultasse a sua deslocao quando pretendesse e hora que entendesse mais conveniente. A deslocao de txi satisfazia esse desiderato.

- Acordo do Tribunal da Relao do Porto, de 20-03-2012, relactor M. PINTO DOS SANTOS, in www.dgsi.pt), refere no seu sumrio: I Dano biolgico tanto pode ser considerado e quantificado autonomamente como no mbito dos danos patrimoniais ou no patrimoniais, dependendo, nesta segunda alternativa, de determinar ou no perda ou diminuio dos proventos profissionais (se sim, como dano patrimonial; se no, como dano moral). II Nada impede aquela autonomizao desde que o dano biolgico no seja duplamente valorado como dano autnomo e como dano patrimonial ou no patrimonial, conforme os casos). III O dano no patrimonial e o dano biolgico, quando este no acarrete perda ou diminuio dos rendimentos profissionais, so quantificados com recurso equidade, embora no cmputo do segundo possam (devam) ter-se em conta, como instrumentos auxiliares do julgador, as tabelas financeiras ou as frmulas matemticas que vm sendo consideradas na jurisprudncia. O dano biolgico consiste na diminuio ou leso da integridade psico-fsica da pessoa, em si e por si considerada, e incidindo sobre o valor homem em toda a sua concreta dimenso Joo Antnio lvaro Dias.

- See more at: http://www.grandelata.com/video/as-companhias-de-seguros-naoquerem-que-voces-saibam-disto-vejam-/6084#sthash.egWez59e.dpuf

You might also like