You are on page 1of 6

CCNP ROUTE 642-902 :: redistribuio de rotas e Filtragem

A redistribuio necessria quando os protocolos de roteamento conectar e deve passar por rotas entre os dois.Isso pode acontecer em uma srie de situaes, mas alguns exemplos incluem:

Organizaes em transio protocolos de roteamento As empresas se fundem, e assim deve suas redes OSPF ou EIGRP usado na camada de acesso e distribuio de uma empresa e BGP usado no ncleo O desafio de redistribuir os protocolos de roteamento que cada protocolo de roteamento usa possuir mtrica e eles no so compatveis uns com os outros. Alm disso, no h nenhum algoritmo mgico que pode traduzir automaticamente mtricas entre, digamos, RP e BGP. Para lidar com este dilema, uma nova semente mtrica utilizado como um ponto de partida quando a redistribuio configurada.

Configurando Redistribuio
Para configurar a redistribuio entre os protocolos de roteamento, a redistribuir protocolo comando usado no mbito do protocolo de roteamento que recebe as rotas.
R1 (config-router) # redistribuir protocolo [ AS ] [ mtrica mtrica-vlaue ]

O campo de processo-id acima o nmero de AS para o RIP, EIGRP, BGP. Para OSPF, use o ID do processo. Alm disso, tanto RIP e EIGRP requerem o uso da palavra-chave mtrica!

Redistribuio EIGRP Exemplo:


R1 (config) # router EIGRP 10 R1 (config-router) # ospf redistribuir 20 mtrica 1000 100 255 1 1500

O exemplo acima mostra OSPF sendo redistruted em EIGRP com uma mtrica de 1000 100 255 1 1500. Isso um monte de nmeros diferentes para um custo EIGRP! Isso porque o EIGRP mtrica redistribuio requer que voc insira todo o clculo de mtrica manualmente:

largura de banda atraso confiana carregamento mtu Voc pode executar uma interface de programa na interface do roteador de sada antes de implementar a redistribuio para ver o que valoriza o roteador est usando atualmente.

OSPF redistribuio Exemplo:


R1 (config) # router ospf 100 R1 (config-router) # redistribuir EIGRP 10 sub-redes

O exemplo acima redistribui as rotas EIGRP em OSPF. A palavra-chave sub-redes no final do comando de redistribuio extremamente importante! Sem essa palavrachave, OSPF ir redistribuir redes em seus limites classful - no algo a maioria dos administradores querem. Se voc no us-lo o IOS ainda vai lhe dar um aviso. Certifique-se de inclu-lo.

Distribua Listas
Distribuir listas so listas de acesso aplicadas ao processo de roteamento, determinando que as redes so permitidos na tabela de roteamento ou includos em atualizaes. Eles actuam essencialmente como um filtro. Uma lista de acesso aplicada a = roteamento distribuir listas Ao criar uma lista de distribuio, use os seguintes passos: . Passo 1 Identificar os endereos de rede a ser filtrado e criar uma ACL - permitindo que as redes que deseja ser anunciado. Passo 2. Determine se voc deseja filtrar as atualizaes que vem no roteador ou deixando o roteador. Passo 3. Atribuir o ACL usando o comando distribuir lista.

Recebidas Distribua Listas:


R1 (config-router) # distribuir lista { acl-nmero | nome } em [ Interface - nmero do tipo ]

Listas de sada distrubute:


R1 (config-router) # distribuir lista { acl-nmero | nome } roteamento processo | AS-nmero ] para fora [interface- name |

Rota Mapas
Quando uma atualizao de roteamento chega a uma interface, uma srie de etapas ocorrem para process-lo corretamente. O diagrama abaixo mostra os passos e serve como base para o resto desta redistribuio de rotas e seo de filtragem.

Mapas de rotas so extremamente flexveis e so usados em uma srie de roteamento cenrios, incluindo:

Controlando redistribuio baseada na autorizao / negar declaraes A definio de polticas de roteamento baseado em polticas (PBR) Adicionar a tomada de deciso mais madura para decises NAT do que simplesmente usar tradues estticas Ao implementar BGP PBR

Mapas de rotas permitem que um administrador para definir o trfego especfico e, em seguida, tomar as medidas automticas contra ele para controlar como as informaes de roteamento so processadas e encaminhadas. Mapas de rotas usa a lgica semelhante If / Then declaraes de script simples. Em termos mapa de rotas, que corresponde trfego contra condies e conjuntos de opes para que o trfego. NOTA: Se voc tiver baixado o Guia Exame de Chave, voc vai notar a semelhana entre a estrutura de sintaxe de mapas de rotas e VACLs. Cada instruo em um mapa da rota tem um nmero de seqncia, que lido menor para o maior. O roteador pra de ler as declaraes quando atinge sua primeira declarao correspondente. Entenda que h uma implcita negar includo em todos os mapas de rotas. Se o trfego no corresponder a qualquer declarao, ele negado.

Bsico Route Map Configurao


R1 (config) # route-map { tag } autorizao | negar [ sequence_number ]

assim que todos os mapas de rotas comear. Permit significa que todo o trfego correspondente ao jogodeclarao que se segue processado pelo mapa da rota. Negar significa que todo o trfego correspondente aojogo declarao que se segue no processado pelo mapa da rota. Saiba a diferena.

Jogo e definir as condies


Se nenhuma condio de correspondncia existe, a declarao corresponde a qualquer coisa (similar a um "permitir que qualquer '). Se nenhuma condio conjunto existe, a declarao simplesmente permitido ou negado sem mudanas adicionais feitas. Se vrias condies de jogo so usados na mesma linha, ele interpretado como um OU lgico. Em outras palavras, se uma condio for verdadeira, a correspondncia feita. Por exemplo, o roteador iria interpretar 'match ab c "como" a ou b ou c'. Se vrias condies de jogo so usados em linhas consecutivas, ele interpretado como um E lgico. Em outras palavras, todas as condies devem ser verdadeiras antes de um jogo feito. Por exemplo, o roteador iria interpretar os seguintes comandos como partida a e b e c :
licena-mapa da rota EXEMPLO 5 jogo um jogo b

jogo c

Condies de jogo redistribuio de rotas importantes


endereo ip Refere-se a uma lista de acesso que permite ou nega redes prefixo-lista de endereos ip Refere-se a uma lista de prefixo que permite ou nega prefixos ip next-hop Refere-se a uma lista de acesso que permite ou nega ip prxima lpulo endereos IP ip route-fonte Refere-se a uma lista de acesso que permite ou nega endereos IP do roteador publicidade comprimento permite ou nega pacotes com base no comprimento (em bytes) mtricas permite ou nega rotas com mtricas especficas sejam redistribudas tipo de rota permite ou nega redistribuio com base no tipo de rota listados tag rotas pode ser etiquetado com um nmero que identifica

Importante redistribuio rota estabelecer condies


mtrica Define a mtrica para rotas redistribudas tag chave de uma rota com um identificador numerado

Mapa da Rota de Verificao


Use o mapa de rotas show de comando para verificar mapas de rotas e entradas PBR est filtrando como esperado.

You might also like