You are on page 1of 6

LAUDMUS: Rumo à Implantação e Gerenciamento de uma Lista de Audição Musical Online (Projeto)

Alexandre Reche e Silva – UFRN alereche@gmail.com

Resumo: Este projeto aponta dois problemas comumente experimentados durante um curso de Música. O primeiro relacionado a dificuldades de acesso a um repertório com obras da música ocidental. O segundo relacionado à falta de articulação deste repertório com seu conteúdo teórico. Propomos, então, a elaboração e gerenciamento de links para uma antologia de música online baseada em itens de domínio público, fazendo uso de software livre.

Palavras chave: mapas mentais, repertório, software livre, aprendizagem, material didático

  • 1 Introdução

A proposição da Lista de Audição Musical Online (LAUDMUS) refere-se à elaboração e gerenciamento de links para uma antologia de música online baseada em itens de domínio público. Devemos levar em conta que para nossa finalidade é necessário que as partituras e as gravações dos títulos levantados estejam disponíveis na internet e não violem nenhuma lei de direito autoral. Ela será realizada na forma de um mapa mental publicado na Internet 1 . As entradas, a princípio, estarão organizadas por período histórico, contendo seus compositores emblemáticos e algumas de suas obras. O usuário terá acesso à partitura da obra (em formato pdf, por exemplo) juntamente com o áudio ou vídeo das obras, em seus sites de origem. A LAUDMUS funcionará com um diretório de links de acesso a conteúdos hospedados em sites da rede mundial de computadores. Isto quer dizer que os arquivos não necessitam estar carregados no nosso servidor. O usuário, através dos links, será direcionado a vários sites e poderá então usufruir do conteúdo selecionado.

  • 2 Propostas para Desenvolvimento de Atividades

2.1 Atividades de ensino

Uma vez iniciada sua implantação, a LAUDMUS desenvolverá seu potencial de funcionar como uma “espinha dorsal” para os cursos de Música e suas diversas disciplinas curriculares. Tal desenvolvimento também dependerá de um diálogo: tanto o protótipo a ser implantado proverá sugestões de repertório para ser utilizado nas disciplinas dos Cursos, quanto aceitará sugestões para inclusão, advinda de seus professores. Assim, visamos contribuir para o acréscimo de consistência à estruturação dos cursos como um todo, beneficiando também os alunos com um material que lhes dê suporte no que tange o conhecimento de um repertório básico, articulado com a conscientização dos

  • 1 Um protótipo está disponível em http://www.musica.ufrn.br/mapasmentais.html. Um instantâneo encontra-se no Anexo 1 deste projeto.

conteúdos teóricos que lhe são característicos, i.e., uma sinergia de fato, entre literatura e estruturação musical. Desta forma, o freqüente hiato entre o formato livro-texto e o repertório musical tenderá a diminuir progressivamente, uma vez que o aluno poderá compreender não somente o processo analítico, exemplificado em um recorte musical, mas também a relação deste recorte com seu contexto de origem. Ademais, é notória a carência desse tipo de recurso na bibliografia em Português e também de sua disponibilidade gratuita e de acesso mundial – características estas presentes no formato escolhido de página web. Com isso, o benefício de tal empreendimento se estende a toda comunidade de língua portuguesa.

conteúdos teóricos que lhe são característicos, i.e., uma sinergia de fato, entre literatura e estruturação musical.

FIGURA 1 – A Lista de Audição Musical Online (LAUDMUS) como um eixo integrador das disciplinas curriculares dos Cursos de Música

  • 2.2 Atividades de pesquisa

A implantação da LAUDMUS pressupõe esforços continuados de um grupo de trabalho que tem entre suas linhas de pesquisa, a elaboração de material didático através de recursos de informática e música. Com a indexação dos dados musicais poderemos gerar um índice didático para que o usuário possa procurar por determinados tipos de acordes ou formatos composicionais peculiares dentro da LAUDMUS. O grupo se incumbirá do desenvolvimento das várias tarefas oriundas das fases de elaboração e de gerenciamento (como por exemplo, manutenção do site, catalogação de obras, geração de índices de buscas e solicitação de serviços junto ao administrador do sistema e de recursos tecnológicos e bibliográficos junto às instituições de fomento à pesquisa). Para tanto, será necessário a vinculação das atividades de pesquisa com programas de bolsa no nível de graduação (PET, PIBIC). Assim, fomentaremos a interação dos níveis de graduação e de pesquisa.

Abertura do Laboratório de Informática à comunidade, mediante inscrições prévias, para realização de audições comentadas de itens da LAUDMUS. As audições podem ser tematicamente classificadas (por gênero/estilo, étnica, geográfica, histórica, etc.). Seus participantes poderão acompanhar a música com a partitura já impressa: uma experiência com grande potencial de marcar o imaginário daqueles que pela primeira vez, se vêem relacionando o fenômeno musical com a sua grafia, ainda que auxiliados por um facilitador. As audições comentadas também podem contemplar acessos a conteúdos e fatos transversais, como eventos na história da Arte, da Ciência e da Filosofia. Futuramente, as audições podem se tornar uma série de programas a serem publicados em sites na web designados para este fim (como o Google Video e o Youtube) ou ainda serem transmitidos através de parcerias com os meios de comunicação – além de ambientes de teleconferência. Assim, o conteúdo elaborado pode atingir setores sociais não contemplados pelos formatos oferecidos. Proporcionaremos assim, um maior acesso dos membros de comunidades diversas a um conteúdo cultural diversificado, apresentando-lhes artefatos da história da humanidade em seus contextos múltiplos. Dessa forma, visamos contribuir com alternativas para a diminuição da desigualdade social através da arte educação. Neste processo, a utilização da Música também instigará a curiosidade dos participantes a outras áreas do conhecimento (como História, Ciência e Tecnologia, Filosofia, etc.)

 

ATIVIDADES

Ensino

Pesquisa

Extensão

Sinergia entre literatura e estruturação musical (superação do paradigma livro-texto)

Formação de um grupo para implantação e gerenciamento do site da LAUDMUS

Veiculação do material didático em aulas de ensino a distância

Integração das disciplinas curriculares de Música através de repositório comum de literatura musical

Captação de recursos junto a Instituições de fomento à Pesquisa

Audições comentadas no Laboratório de Informática da Escola de Música

 

Vinculação do grupo com programas de bolsas no nível de graduação

Publicação das audições na Internet

   

Exibição das audições em rádio e televisão educativas

Quadro 1 – Síntese das aplicações da LAUDMUS nos três vieses da atividade acadêmica

REFERÊNCIAS

1) Bibliográficas

BURKHART, Charles. Anthology for Musical Analysis. 6th ed. Belmont, CA:

Thomson/Schirmer, 2008. With 2 CDs. Postmodern update by William Rothstein.

BURKHOLDER, J. Peter; PALISCA, Claude V. eds. Norton Anthology of Western Music, 5th ed. 2 vols. New York: W. W. Norton, 2006.

COHEN, A.; WHIT, J. Anthology of Music for Analysis. Englewood Cliffs, NJ: Prentice- Hall, 1965.

DELIO, Thomas; SMITH, Stuart Saunders. Twentieth-Century Music Scores. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall,1989.

GOMBRICH, E. H. História da arte. Rio de Janeiro: Zahar eds., 1977.

KOSTKA, Stefan; GRAYBILL, Roger eds. Anthology of Music for Analysis. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2004.

KOHS, Ellis B. Musical Form, Studies in Analysis and Synthesis. Boston, MA: Houghton Mifflin, 1976.

SCARUFFI, Piero. A Brief History of Classical Music - Through its Essential Compositions. Disponível em <http://www.scaruffi.com/music/classic.html> acessado em 15.05.08.

TUREK, Ralph. Analytical Anthology of Music. 2nd ed. New York, NY: McGraw-Hill, 1992. Instructor's reference manual.

WENNERSTROM, Mary. Music Theory Pedagogy – Selected Bibliography. Indiana University, 2007. Disponível em <http://www.music.indiana.edu/department/theory/resources/ped_bib.pdf > acessado em

22.05.08.

2) Multimidiáticas

[1] Classicalcat - The Free Classical Music Directory <http://www.classiccat.net/>.

Purpose: Classic Cat is a directory with links to over 5000 free to download classical performances on the internet, sorted by composer and work. The site is specialized in audio files, but video, sheetmusic, lyrics and midi links are also available. The video section is growing rather fast at the moment.

[2] CPDL - The Choral Public Domain Library < http://www.cpdl.org/>

The primary purpose of CPDL is to create a repository of editions of music in the public domain.

[3] Karadar Bertoldi Ensemble

<www.karadar.com/>

Popular classical selections in MP3 and MIDI formats. Contém também links para textos de canções (lieder), libretos de ópera e galeria de fotos.

[3] WIMA - Werner Icking Music Archive <http://icking-music-archive.org/>

Contém partituras e partes prontas para imprimir, na sua maioria em formato PDF. (Existe uma introdução ao site em Português.)

[4] The Mutopia Project: Free sheet music for everyone <http://www.mutopiaproject.org/>

Open-source sheet music in PDF, PS, and GNU LilyPond formats. Mostly classical, with a little jazz.

[5] PCO - Peabody Concert Recordings <http://www.peabody.jhu.edu/pcorecordings>

Gravações da Orquestra da Peabody Institute of the Johns Hopkins University, entre 2000 e 2006, disponibilizadas em formato mp3.

[6] Wikipedia:Sound/list <http://en.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:Sound/list>

This is an incomplete list of full length copyleft/public domain musical works available on Wikipedia or Wikimedia Commons, with special emphasis on works that are (or should be) linked in Wikipedia articles.

Anexo 1 – LAUDMUS: O início da implementação.

Anexo 1 – LAUDMUS: O início da implementação. FIGURA 2 – Um instantâneo da Lista de

FIGURA 2 – Um instantâneo da Lista de Audição Musical Online (LAUDMUS), na forma de um mapa mental (o software livre utilizado é o Freemind – disponível em http://freemind.sourceforge.net/). Neste mapa vê-se o primeiro nível hierárquicos, referente aos períodos da História da Música ocidental, além de informações adicionais (à esquerda). O segundo nível se refere aos compositores emblemáticos de cada período; o terceiro, as obras em destaque; o quarto nível os links para a gravação da obra, bem como o arquivo de sua partitura.