You are on page 1of 3

A fabricante nmero um de processadores do mundo disponibiliza sete modelos principais de CPUs com mltiplos ncleos.

Talvez voc j tenha visto nomes como Dual Core, Core2Duo, Core2Quad ou Core i7, no entanto pode ser que voc no tenha a mnima idia das diferenas reais entre eles. A princpio fcil perceber que um Dual Core possui dois ncleos, mas ento o que o Core2Duo traz de diferente? Abaixo voc vai conferir descries sobre cada processador, porm este artigo visa apenas descrever as configuraes internas de cada um e mostrar o tipo de tarefa que cada um desses CPUs foi designado, por isso no espere uma tabela comparativa com preos e indicaes de qual o melhor. Pentium D Lembra dos antigos Pentium 4? Pois , o Pentium D a juno de dois processadores Pentium 4. Muitos usurios pensam que o Pentium D um processador de ncleo duplo excelente, porm a histria um pouco diferente. Assim como acontecia com o Pentium 4, tudo se repetiu no Pentium D. A Intel precisava colocar dois ncleos com uma freqncia muito alta para conseguir um bom desempenho. A memria cache dos Pentium D razoavelmente suficiente, porm como a Intel parou de investir neste tipo de CPU, atualmente os valores de memria e at a prpria velocidade destes processadores no proporcionam bons resultados em games e aplicativos pesados. Pentium Extreme Edition Pelo nome no parece, mas os tais Pentium Extreme Edition so processadores de duplo ncleo tambm. A diferena entre estes e os Pentium D , basicamente, que o Extreme Edition um processador com dois Pentium 4 Extreme Edition trabalhando em conjunto. Com um desempenho um pouco melhor, algumas tecnologias a mais que auxiliam no trabalho pesado, este processador ganhou pouca fama, pois logo foi substitudo por outros modelos. O Pentium 4 Extreme Edition trabalhava com a tecnologia HT (a qual simulava dois processadores num s), a qual permitia um ganho de at 30% em mltiplas tarefas. Como o Pentium Extreme Edition uma evoluo, ele traz dois ncleos que operam com a tecnologia HT. Sendo assim, os dois ncleos do Pentium Extreme Edition simulam dois ncleos virtuais, de modo que o processador disponibiliza quatro ncleos para o sistema.

Pentium Dual Core O Pentium Dual Core surgiu praticamente na mesma poca do Core 2 Duo. Tendo a arquitetura (sistema interno de peas) baseada no Core 2 Duo, o Pentium Dual Core trouxe apenas algumas limitaes. O to falado FSB (barramento frontal) tem velocidade menor, a memria interna (cache) do processador menor e os modelos disponveis trazem clocks (velocidades) mais baixos. Para o usurio que procura apenas navegar na internet e realizar tarefas simples, este processador pode ser uma excelente escolha, visto que a relao custo-benefcio dele uma das melhores quando se fala em processadores Intel de duplo ncleo. Core 2 Quad Descendentes dos Core 2 Duo, os novos Core 2 Quad nada mais so do que processadores com quatro ncleos e um sistema interno muito semelhante aos seus antecessores. Ainda novos no mercado, os Core 2 Quad apresentam desempenho relativamente alto, porm em algumas tarefas eles perdem para os Dual Core.

O grande problema nos Quad Core (termo adotado para falar a respeito de qualquer processador de quatro ncleos) a falta de programas aptos a trabalhar com os quatro ncleos. Alm disso, o custo destes processadores ainda no ideal para os usurios domsticos. Core 2 Extreme Quad Core Apesar da grande performance apresentada pelos Core 2 Quad, a Intel conseguiu criar um processador quase idntico com maior velocidade. Apresentando dois modelos com a velocidade de

clock superior, a Intel criou estes processadores especificamente para gamers e usurios fanticos por overclock.

A ltima palavra em tecnologia o Core i7. A nova linha de processadores da Intel opera com quatro ncleos, velocidade semelhante a dos Core 2 Quad e quantidade de memria cache parecida. As mudanas so diversas, comeando pelo suporte de memria DDR3 e abrangendo at o modo de comunicao com os outros itens do PC.

O novo Intel Core i7 traz a tecnologia HT, a qual simula mltiplos ncleos e tende a aumentar o desempenho significativamente para aplicaes que trabalhem com a diviso de processamento. Segundo o site da Intel, estes novos processadores podem simular at oito ncleos, isso se o sistema operacional for compatvel com a tecnologia. Como estes processadores so lanamento, o preo deles astronmico (dificilmente encontra-se um processador dessa linha por menos de mil reais), sendo indicado apenas para entusiastas e pessoas com muito dinheiro. A performance do Core i7 sem dvida superior a qualquer outro processador, no entanto talvez no seja uma boa idia comprar estes processadores agora, visto que no h programas que exijam tamanho poder de processamento.

You might also like