You are on page 1of 3

E.

DR ALFREDO BACKER ALUNAS: Bruna Auxiliadora, Aline Rodrigues, Cristina, Thas da Silva TURMA: 1002CN N: 06; 01; 10; 47

CANCR
O QUE O CANCR ?
Cncer o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenas que tm em comum o crescimento desordenado (maligno) de clulas que invadem os tecidos e rgos, podendo espalhar-se (metstase) para outras regies do corpo. Dividindo-se rapidamente, estas clulas tendem a ser muito agressivas e incontrolveis, determinando a formao de tumores (acmulo de clulas cancerosas) ou neoplasias malignas. Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de clulas que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida. Os diferentes tipos de cncer correspondem aos vrios tipos de clulas do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de cncer de pele porque a pele formada de mais de um tipo de clula. Se o cncer tem incio em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele denominado carcinoma. Se comea em tecidos conjuntivos como osso, msculo ou cartilagem chamado de sarcoma. Outras caractersticas que diferenciam os diversos tipos de cncer entre si so a velocidade de multiplicao das clulas e a capacidade de invadir tecidos e rgos vizinhos ou distantes (metstases).

TIPOS DE CANCR

Cncer Anal Cncer de Boca Cncer Colo-retal Cncer do Colo do tero HPV Cncer de Esfago Cncer de Estmago Cncer de Fgado

Hepatoblastoma Cncer Infantil (particularidades) Cncer de Laringe Orientaes aos pacientes laringectomizados Cncer de Pele Melanoma No-melanoma Cncer de Mama Cncer do Pncreas Cncer de Pnis Cncer de Prstata Cncer de Pulmo Cncer de Ovrio Cncer de Testculo Leucemia Linfoma de Hodgkin Linfoma No-Hodgkin Tumores de Ewing (Sarcoma de Ewing, PPNET e Tumor de Askin)

DIAGNSTICO DO CANCR

O cncer uma patologia com localizaes e aspectos clnico-patolgicos mltiplos e no possui sintomas ou sinais patognomnicos, podendo ser detectado em vrios estgios de evoluo histopatolgica e clnica. Destes fatos resulta, em grande parte, a dificuldade do seu diagnstico e a afirmativa de que a suspeita de cncer pode surgir diante dos sintomas os mais variados possveis. O paciente, ao procurar um mdico, no sabe ainda a natureza da sua doena e, assim, no procura diretamente um especialista. Setenta por cento dos diagnsticos de cncer so feitos por mdicos no-cancerologistas, o que evidencia a importncia destes profissionais no controle da doena. O mdico chega a uma suposio diagnstica atravs de vrias etapas, durante as quais deve proceder a uma anlise cuidadosa, com base principalmente em seu conhecimento do caso e da patologia, olhando sempre o paciente como um todo, no se restringindo ao sistema-alvo da sua especialidade. Neste processo, toma diversas decises, cujo acerto ou erro repercute sobre a sobrevida do paciente e/ou sua qualidade de vida. No Brasil, muito ainda tem de ser feito para que os mdicos assumam a responsabilidade que lhes cabe quanto preveno e ao controle do cncer. A adequao das condutas diagnsticas e teraputicas, e a agilidade no encaminhamento do caso constituem o mago do exerccio efetivo de tal responsabilidade. Estudos de Casos Exerccio diagnstico com base em 14 estudos de casos, exemplificando diferentes nveis de complexidade do diagnstico. Sistematizao necessrio sistematizar as bases diagnsticas do cncer, objetivando a avaliao da

leso inicial e a pesquisa de metstases.

TRATAMENTO

O tratamento do cncer pode ser feito atravs de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula ssea. Em muitos casos, necessrio combinar essas modalidades. Radioterapia perguntas e respostas (pdf) um tratamento no qual se utilizam radiaes para destruir um tumor ou impedir que suas clulas aumentem. Estas radiaes no so vistas e durante a aplicao o paciente no sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinao com a quimioterapia ou outros recursos usados no tratamento dos tumores. Quimioterapia perguntas e respostas (pdf) um tipo de tratamento, em que se utilizam medicamentos para combater o cncer. Eles so aplicados, em sua maioria, na veia, podendo tambm ser dados por via oral, intramuscular, subcutnea, tpica e intratecal. Os medicamentos se misturam com o sangue e so levados a todas as partes do corpo, destruindo as clulas doentes que esto formando o tumor e impedindo, tambm, que elas se espalhem pelo corpo. Transplante de medula ssea - perguntas e respostas um tipo de tratamento proposto para algumas doenas malignas que afetam as clulas do sangue. Ele consiste na substituio de uma medula ssea doente, ou deficitria, por clulas normais de medula ssea, com o objetivo de reconstituio de uma nova medula.

BIBLIOGRAFIA: WWW.INCA.COM.BR

You might also like